“eu sou porque tu És” - gbissau.comptico-regu... · fez-me pensar que a tolerância é uma...

2
"A Academia Ubuntu constituiu para mim um conjunto de ferramentas que me permitiram crescer, tanto a nível pessoal, como a nível profissional. Fez chegar a minha vida, entre tantas outras coisas, a possibilidade de reavaliar as minhas fragilidades e potencialidades, permitindo que, por meio dessa avaliação, pudesse colocar toda a minha força e sabedoria ao serviço do bem comum, através do conceito de liderança servidora e empreendedorismo social. " Edson Incopté, participante na 1a edição e formador na 2a edição da Academia Ubuntu Portugal "A Academia significou para mim um renovar, um curar de feridas, dando também a possibilidade de esperança. Sinto que a Academia também foi muito isto na minha vida: um rejuvenscer. Sinto-me também uma ferramenta importante nesta entrega ao outro e neste curar de feridas, tanto a nível pessoal como a nível social ou comunitário. Por isso, obrigado Academia pelo tanto crescimento que me proporcionou ao longo destes 2 anos." Filipa Archer, participante na 2a edição da Academia Ubuntu Portugal "O que tenho a dizer à Academia, a todos os que coordenam, trabalham e a tornam tão forte e especial, é que a Academia deu-me a conhecer, de uma forma mais enfatizada, líderes que me tornaram melhor pessoa. Deram-me também conscicência das minhas capacidades e das minhas potencialidades e isso tornou-me uma pessoa um poco maior. Maior porque me fez pensar que o mundo é um espaço de construção. Fez-me pensar que a tolerância é uma coisa que tem que existir sempre Fez-me pensar naquilo que eu tenho no meu coração, na minha cabeça e nas minhas mãos para construir um mundo melhor. Estaremos sempre juntos, muito obrigada!" Paula Almeida, participante na 2a edição da Academia Ubuntu Portugal. “O Ubuntu é a essência do ser humano. Fala-nos do facto que, sozinho, ninguém pode existir como ser humano. Lembra-nos a nossa interdependência. Ninguém pode ser Humano por si próprio mas, quando tem esta qualidade – Ubuntu – é conheci- do pela sua generosidade. Nós pensamo-nos muitas vezes apenas como indivíduos, separados uns dos outros, mas estamos ligados. O que cada um de nós faz, afeta o mundo inteiro. Quando fazemos o bem, ele espalha-se para toda a humanidade.” Desmond Tutu, 2008 1ª edição - 2014/15 Programa de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança para a intervenção social. “EU SOU PORQUE TU ÉS” Projecto financiado pela União Europeia através do Programa UE-PAANE Uma iniciativa

Upload: ngoliem

Post on 08-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

"A Academia Ubuntu constituiu para mim um conjunto de ferramentas que me permitiram crescer, tanto a nível pessoal, como a nível profissional. Fez chegar a minha vida, entre tantas outras coisas, a possibilidade de reavaliar as minhas fragilidades e potencialidades, permitindo que, por meio dessa avaliação, pudesse colocar toda a minha força e sabedoria ao serviço do bem comum, através do conceito de liderança servidora e empreendedorismo social. " Edson Incopté, participante na 1a edição e formador na 2a edição da Academia Ubuntu Portugal

"A Academia significou para mim um renovar, um curar de feridas, dando também a possibilidade de esperança. Sinto que a Academia também foi muito isto na minha vida: um rejuvenscer. Sinto-me também uma ferramenta importante nesta entrega ao outro e neste curar de feridas, tanto a nível pessoal como a nível social ou comunitário. Por isso, obrigado Academia pelo tanto crescimento que me proporcionou ao longo destes 2 anos." Filipa Archer, participante na 2a edição da Academia Ubuntu Portugal

"O que tenho a dizer à Academia, a todos os que coordenam, trabalham e a tornam tão forte e especial, é que a Academia deu-me a conhecer, de uma forma mais enfatizada, líderes que me tornaram melhor pessoa. Deram-me também conscicência das minhas capacidades e das minhas potencialidades e isso tornou-me uma pessoa um poco maior. Maior porque me fez pensar que o mundo é um espaço de construção. Fez-me pensar que a tolerância é uma coisa que tem que existir sempre Fez-me pensar naquilo que eu tenho no meu coração, na minha cabeça e nas minhas mãos para construir um mundo melhor. Estaremos sempre juntos, muito obrigada!" Paula Almeida, participante na 2a edição da Academia Ubuntu Portugal.

“O Ubuntu é a essência do ser humano. Fala-nos do facto que, sozinho, ninguém pode existir como ser humano. Lembra-nos a nossa interdependência. Ninguém pode ser Humano por si próprio mas, quando tem esta qualidade – Ubuntu – é conheci-do pela sua generosidade. Nós pensamo-nos muitas vezes apenas como indivíduos, separados uns dos outros, mas estamos ligados. O que cada um de nós faz, afeta o mundo inteiro. Quando fazemos o bem, ele espalha-se para toda a humanidade.” Desmond Tutu, 2008

1ª edição - 2014/15Programa de capacitação de jovens com elevado potencial de liderançapara a intervenção social.

“EU SOU PORQUE TU ÉS”

Projecto financiado pela União Europeiaatravés do Programa UE-PAANE

Uma iniciativa

AVALIAÇÃOCada participante terá a hipótese de realizar a sua avaliação no fim de cada seminário. A avaliação de cada participante será realizada pela equipa de coordenação e terá como critérios:a) as intervenções ao longo das atividades da Academia Ubuntu;b) a realização das atividades de preparação propostas (como leituras, etc.)c) a assiduidade e pontualidade;d) os contributos espontâneos;e) o envolvimento no projecto a desenvolver;

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃOA Academia Ubuntu Guiné-Bissau atribuirá a cada partici-pante, que tenha concluído o programa de formação, um certificado de participação.

PROCESSO DE SELECÇÃOApós a análise das candidaturas, os candidatos pré-sele-cionados serão contactados para uma entrevista, processo após o qual se definirá o universo de participantes efetivos.

PARCEIROSO financiamento da iniciativa é da União Europeia, através do UE PAANE (Programa de Apoio aos Atores Não Estatais). Outros parceiros serão incluídos no processo.

DOCUMENTO DE COMPROMISSOApós a seleção, cada participante assinará um Documento de Compromisso, onde confirma a sua vontade de integrar e de se comprometer com a Academia Ubuntu, observando todas as disposições do presente regulamen-to.

FUNCIONAMENTOAs atividades da Academia decorrerão entre Novembro de 2014 e Novembro de 2015.As sessões realizam-se na sua maioria em Bissau, em regime semanal, tendencialmente aos Sábados, sem colidir com os horários escolares e horários normais de trabalho.A Academia Ubuntu terá dois seminários residenciais, em fins-de-semana.

FALTASCada participante terá um limite máximo de três faltas ao longo do tempo em que decorrerão os seminários da Academia Ubuntu, sendo que os dois seminários residen-ciais são de presença obrigatória.

A Academia encerrará cada uma destas fases com duas conferências, abertas ao público. A primeira para apresentação das “Vidas Ubuntu” e a segunda para apresentação dos projetos desenvolvidos.

DESTINATÁRIOSA Academia Ubuntu Guiné-Bissau destina-se a jovens com elevado potencial de liderança, com idades compreendi-das entre 18 e 35 anos.

Será dada preferência a jovens que já demonstram capaci-dades de liderança em projetos concretos em que se encontrem envolvidos nas suas comunidades. Essa avaliação prévia será feita através de duas cartas que cada candidato deve entregar: uma de candidatura e outra de recomendação de uma instituição.

CANDIDATURASOs participantes da Academia Ubuntu serão selecionados a partir de candidaturas espontâneas, que tenham a recomendação de uma instituição que desenvolva atividades com jovens. Podem ser Escolas, Universidades, Associações sociais, culturais ou desportivas, Paróquias, Mesquitas… A apresentação da candidatura deverá ser feita pelo candi-dato até dia 31 de Outubro de 2014, nas instalações do PAANE na Rua 10 Dr. Severino Gomes de Pina(Antigo Prédio do Ministério da Função Pública), emBissau, através de:

› entrega do formulário de candidatura (disponibilizado pela Academia) › entrega de uma carta de apresentação do candidato› entrega de uma carta de recomendação da instituição apoiante› entrega de uma fotografia meio-corpo (tipo passaporte)

CONCEITOA Academia Ubuntu Guiné-Bissau é um projeto de capaci-tação de jovens com elevado potencial de liderança, ativos em organizações da sociedade civil, com o objetivo que possam vir a desenvolver projetos de empreende-dorismo social ao serviço da comunidade.

Trata-se de um programa formativo de intervenção estru-turado em dois eixos, o primeiro centrado no desenvolvi-mento de competências de liderança dos jovens partici-pantes e nos seus projetos de vida, e o segundo na capaci-tação para a elaboração e implementação de projetos de empreendedorismo social.

Seguindo uma metodologia de educação não-formal, a Academia proporcionará aos participantes, pelo menos 15 seminários temáticos (com a duração de um dia e dois fins-de-semana residenciais), em regime semanal.

Numa primeira fase, os seminários estarão focados na liderança e nos projetos de vida dos participantes e, na fase seguinte, na elaboração de projetos de empreende-dorismo social (os participantes organizar-se-ão em pequenos grupos) que coloquem em prática o espírito Ubuntu.

Os seminários sobre liderança abordarão líderes de referência com uma visão Ubuntu, como Nelson Mandela, Martin Luther King, Desmond Tutu, Mahatma Gandhi, Aung San Suu Kyi e Amílcar Cabral, e factos históricos/rel-evantes como as Comissões Verdade e Reconciliação. Num outro registo, serão abordados temas como gestão de projetos, comunicação, negociação/mediação, gestão financeira, entre outros. Filmes, workshops, conferências e visitas, serão utilizadas como ferramentas.

REGULAMENTO

www.academiaubuntuguinebissau.org