eu escolhi, mesmo estando aprovado em ou- tros … · nas alguns links de notícias que comprovam...

12
BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020 Militares curados da Covid retornam ao trabalho para fortalecer a segurança Em meio a pandemia que assola milhares de vidas e inviabiliza empresas dos mais diversos setores, muitos profissionais adotam como alternativa o modelo de trabalho home office, enquanto outros que não possu- em essa opção, tentam através das orientações dos órgãos oficiais de saúde, minimizar a exposição ao vírus durante a realização de suas atividades. Essa é a realidade dos policias militares que estão nas ruas em detrimento da segurança local. Pag. 03 SOBRE O DESCONTO DA PENSÃO PM/BM DE- CORRENTE DA APLICA- ÇÃO DA LEI FEDERAL 13.954/2019 No dia 25 participamos de uma reunião na Procuradoria Geral do Estado, onde participaram o Pro- curador Geral, João Paulo Sete, o procurador Marcos Mota, o Dire- tor Presidente do Acre previdên- cia, a Assessoria Jurídica da AME e a presidência da AME. Pag. 04 MANIFESTAÇÃO SOBRE A INSTITUIÇÃO DA DI- RETRIZ GERAL DE PLANEJAMENTO E EMPRE- GO DA PMAC Após publicação da Diretriz Geral de Planejamento e Emprego da PMAC e sobre as questões suscitadas por essas, a AME/AC conta- tou o Comando pra esclarecimento sobre esta, de modo que o mesmo informou que o documento é como sugere uma diretriz nor- mativa, que precisa prever todas as possibilidades vindouras, não instituindo mudanças para o cenário atual como a RP Tipo 02, até mesmo porque o momento não é oportuno para tal. Pag. 06 AME CONVERSA COM A POLICLINICA SOBRE ATENDIMENTO AOS MILITA- RES E DEPENDENTES ACO- METIDOS POR COVID Na manhã do dia 22, a Associação dos Militares do Acre esteve em con- versa com o diretor da POLICLINICA, Cel PM Wagner, para tratar de assun- tos de interesse dos sócios quanto ao momento impar que vivenciamos, em decorrência da Pandemia do COVID- 19... Pag. 07 EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS CERTAMES, ESCOLHI ESSA PROFISSÃO POR VOCAÇÃO E AMOR. Pag. 06

Upload: others

Post on 13-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

Militares curados da Covid retornam ao trabalho para fortalecer a segurança

Em meio a pandemia que assola milhares de vidas e

inviabiliza empresas dos mais diversos setores, muitos

profissionais adotam como alternativa o modelo de

trabalho home office, enquanto outros que não possu-

em essa opção, tentam através das orientações dos

órgãos oficiais de saúde, minimizar a exposição ao

vírus durante a realização de suas atividades. Essa é

a realidade dos policias militares que estão nas ruas

em detrimento da segurança local. Pag. 03

SOBRE O DESCONTO DA PENSÃO PM/BM DE-CORRENTE DA APLICA-ÇÃO DA LEI FEDERAL 13.954/2019

No dia 25 participamos de uma

reunião na Procuradoria Geral do

Estado, onde participaram o Pro-

curador Geral, João Paulo Sete, o

procurador Marcos Mota, o Dire-

tor Presidente do Acre previdên-

cia, a Assessoria Jurídica da AME

e a presidência da AME.

Pag. 04

MANIFESTAÇÃO SOBRE A INSTITUIÇÃO DA DI-

RETRIZ GERAL DE PLANEJAMENTO E EMPRE-

GO DA PMAC

Após publicação da Diretriz Geral de Planejamento e Emprego da PMAC e sobre as questões suscitadas por essas, a AME/AC conta-tou o Comando pra esclarecimento sobre esta, de modo que o mesmo informou que o documento é como sugere uma diretriz nor-mativa, que precisa prever todas as possibilidades vindouras, não instituindo mudanças para o cenário atual como a RP Tipo 02, até mesmo porque o momento não é oportuno para tal.

Pag. 06

AME CONVERSA COM A

POLICLINICA SOBRE

ATENDIMENTO AOS MILITA-

RES E DEPENDENTES ACO-

METIDOS POR COVID

Na manhã do dia 22, a Associação

dos Militares do Acre esteve em con-

versa com o diretor da POLICLINICA,

Cel PM Wagner, para tratar de assun-

tos de interesse dos sócios quanto ao

momento impar que vivenciamos, em

decorrência da Pandemia do COVID-

19... Pag. 07

EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU-

TROS CERTAMES, ESCOLHI ESSA PROFISSÃO POR

VOCAÇÃO E AMOR. Pag. 06

Page 2: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

CARTA ABERTA A SOCIEDADE ACREANA

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

Os militares do Acre estão sempre em prontidão, não importa a situação, sempre estará ao lado da sociedade 24/7 (24 horas do dia nos 7 dias da se-mana) como reza a célere frase matrimonial, "Na alegria (carnavais, jogos, shows, expoacre, etc...) e nas tristezas (catástrofes, tragédias naturais ou causadas, enchentes, incêndios, pandemias etc...) até que a morte os separe.

A sociedade sabe que para qualquer situação pode contar conosco, pois servir e protegê -los não é só nossa missão, é nosso prazer, nossa satisfação. Estamos em todos locais do Estado garantindo o funcionamento deste, alicerçando o Estado Demo-crático de direito e garantindo a manutenção dos direitos fundamentais dos nossos cidadãos.

Estamos na saúde, na educação, no judiciário, no legislativo, no Ministério Público, no Detran, aero-portos e em quase todos órgãos estatais, fazendo a segurança dos profissionais, usuários e autorida-des, planejamento, gestão, em fim servindo e pro-tegendo.

Você já imaginou uma hora sem os militares nas ruas? Bem é inimaginável né! Pois quem socorrerá a aflita vítima de um crime? Quem resguardará o direito de ir e vir? Quem impedirá que o caos asso-le a cidade, que o criminoso não terá êxito no seu intento? Que o trabalhador possa trabalhar sem importuno, que o vendedor possa atender seu cli-ente, que o consumidor faça a aquisição sem preo-cupações? Que o professor poderá lecionar, o mé-dico medicar, o Deputado legislar, o magistrado jul-gar, o executivo gerir? Parece até exagero, mas não é, os militares estaduais são a barreira de sus-tentação do Estado, tanto que sua função se con-funde com o próprio funcionamento deste, peso que carregamos em nossos ombros, amor que os-tentamos no lado direito ďa nossa farda, o pavilhão acreano.

Valorize quem cuida e protege você! Para que entendam que não é exagero, segue ape-nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação do isolamento social, que nunca existiu para os militares estaduais acrea-nos até aqui.

Pois aqui, não tem home Office, aqui tem missão a cumprir, e nossa missão é guarnecer você e seus direitos, mesmo com o risco de nossa Vida.

Associação dos Militares do Acre Não há ninguém tão forte quanto todos nós juntos

Ofertamos essa singela homenagem a todas as mães policiais e bombeiros militares, como também a todas as mães de nossos heróis e heroínas.

A maternidade é sem sombras de dúvidas uma dádiva celes-te, o amor materno é de longe o maior amor que alguém pode experimentar neste mundo, maior que este, só o amor de Deus.

Ser mãe e militar é certamente um duplo sacerdócio digno de ser louvado, conciliar a maternidade com as atribuições castrenses é com certeza algo muito delicado, pois ambos exigem dedicação exclusiva. Por isso rendemos-vos essa sin-gela homenagem a todas as mães da PMAC e CBMAC. E as mães de nossos heróis militares estaduais nossa conti-nência e reverência, pois são vossos joelhos dobrados que promovem nos céus a proteção pra que os guardiões cum-pram sem dano sua missão.

A todas, feliz Dia das Mães!!!

AME-AC - FELIZ DIA DAS MÃES

Page 3: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

Militares curados da Covid retornam ao trabalho para fortalecer a segurança

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

Em meio a pandemia que assola milhares de vidas e inviabiliza empresas dos mais diversos setores, muitos profissionais adotam como alternativa o mo-delo de trabalho home office, enquanto outros que não possuem essa opção, tentam através das ori-entações dos órgãos oficiais de saúde, minimizar a exposição ao vírus durante a realização de suas atividades. Essa é a realidade dos policias militares que estão nas ruas em detrimento da segurança local. Mesmo com todas as precauções, no início do mês de abril, quatro policiais militares foram acometidos pelo Corona vírus. Ao perceberem os sintomas, to-dos foram imediatamente afastados das funções e orientados ao tratamento em isolamento social. Na manhã desta quarta-feira (06), após a realiza-ção de exames e alta médica, os militares já se apresentaram ao Batalhão de Operações Especiais

(BOPE), prontos para o serviço e em condições de combate ao crime. “A minha sensação hoje é de vida, esperança e re-cuperação. Estou muito feliz em retornar ao traba-lho, adoro minha profissão e as condições que ela me proporciona para ajudar as pessoas. Sabemos que o Estado precisa de nós, e estamos à disposi-ção para servi- lo.” Cumprir a missão é um sacerdócio para os policiais militares do Estado do Acre. A ação destes milita-res não é exceção, mas praticamente uma regra na Caserna, a Associação dos Militares reconhecem esta nobre atitude que reflete o caráter daquela que é a Policia Mais honesta do Brasil, e em nome des-tes homenageia todos os militares que estão nas ruas sem recuar, sem cair, sem temer.

No dia 4 de Maio o MP fez ameaça ao governo, para que ele não reconheça um direito que o Próprio gover-no reconhece, e com justiça encaminhou para que nossos Parlamentares de igual forma corrijam essa injustiça praticada contra os Militares acreanos, esta-mos e sempre estaremos na vanguarda de qualquer situação, enquanto a maioria dos que recebem salá-rios acima do teto estão em home office para proteger-se do COVID, nós estamos no flanco de guerra, nas ruas, servindo e protegendo nossa Sociedade, e o fa-remos, não só por força do dever, mas por amor ao sacerdócio que abraçamos com desvelo e coragem.

"Ser policial é sobretudo uma razão de ser é enfrentar a morte mostrar-se forte no que acontecer."

EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OUTROS CERTAMES,

ESCOLHI ESSA PROFISSÃO POR VOCAÇÃO E AMOR.

Page 4: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

SOBRE O DESCONTO DA PENSÃO PM/BM DECORRENTE DA APLICAÇÃO DA LEI FEDERAL 13.954/2019

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

No dia 25 participamos de uma reunião na Procura-

doria Geral do Estado, onde participaram o Procura-

dor Geral, João Paulo Sete, o procurador Marcos

Mota, o Diretor Presidente do Acre previdência, a

Assessoria Jurídica da AME e a presidência da

AME.

Na reunião o Procurador Geral informa que após

detido estudo, considerou apropriado o Processo

Administrativo para atender o Pleito do desconto da

pensão PM/BM decorrente da Lei Federal

13.954/2019.

A Procuradoria encaminhou o estudo ao Diretor do

Acre previdência, que anexou a este os requerimen-

tos e estudos da Assessoria Jurídica da AME sobre

a matéria, ficando acertado que até sexta (29/05)

essa questão há de ser solucionada.

Sabemos da grande aflição de nossos irmãos afeta-

dos, visto que desde janeiro lutamos pra que fosse

evitado. O governo ante a justa argumentação jurí-

dica da nossa Assessoria decidiu por reaver o pare-

cer contrário dado no mês passado e, assim, resol-

ver esse problema.

A resolução administrativa é bem mais célere que a

judicial, que mesmo tendo liminar em 72 horas, terá

mérito julgado e inúmeros recursos que se arrastari-

am por muito tempo.

Ressaltamos ainda que a decisão jurídica pode

acarretar na mudança da lei a ser aplicada sobre os

militares acreanos - como a decisão do Estado do

Rio Grande do Sul e Mato Grosso -, que obtiveram

no STF o direito de manter as alíquotas de 14% e

não a da lei federal.

Em reunião na AME, tais argumentações foram ex-

postas aos nossos militares da Reserva Remunera-

da ST Candeias e Sgt Aslan, que têm acompanha-

do essas tratativas, para que os mesmos, cientes

da proposta de solução que nos foi apresentada,

transmitissem aos demais companheiros militares

inativos, reformados e pensionistas.

Page 5: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

MAIS DE 12 ASSOCIADOS ATENDIDO MAIS DE 6 ASSOCIADOS ASSISTENCIA-

DOS PELA AME/AC

MAIS DE 18 ATENDIMENTOS JURÍ-

DICO REALIZADOS PELA BANCA DE

ADVOGADOS DA AME/AC

ESPAÇO LASER 25% a vista ou cartão parcelado

DROGARIA TAVEIRA 5 A 10% a vista ou em 6X s/ juros no cartão

AJI CENTRO AUTOMOTIVO 12% a vista em alinhamento e balanceamento e 5 a 10% em oleo e filtros

CROSS TRAINING WOF 68 10% a vista no pacote wolf individual top

DRº SHAPE 10% a vista 5% parcelado no cartão

AÇÃO EVENTOS 10% a vista 5% parcelado no cartão

VIDRO ACRE 10% a vista nos vidros temperados e comum e 20% nos parabrisa

ESPAÇO DE BELEZA UNABELLA 10% a vista

OTICA MAIS 35% a vista, 30% no cartão de credito 1x ou 25% parcelado no cartão.

SESC/ ACRE R$ 40,00 reais a cada 12 meses e R$ 5,00 reais Dependente, academia

R$90,00, Restaurante R$ 26,00 reais o Kg.

UNINTER 10% de Desconto

BOOK STORE NOVA ALIANÇA 5% a vista 10% no cartão, em todos os produtos, exceto os que já estão em

promoção

TAPIRÍ CAÇA E PESCA 20% de desconto em material de pesca em geral, pagando a vis-

ta (Dinheiro, Cartão de credito ou debito); 15% para pagamento a vista

(Dinheiro, Cartão de credito ou debito) para armas e 10% para Munições;

CROS XXI Baixada do Sol 10% de desconto na mensalidade e matricula Gratis

SORRISO SAÚDE Colsulta para orçamento grátis no plano fidelidade.

ESPAÇO LASER 25% de desconto

OTICA VERÃO Armações gratuita/ Exame de vista 70 Reais

CLINICA ORION (PSICÓLOGO) Desconto de 20% a 40%

UNINORTE 25% de desconto na mensalidade em alguns cursos.

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

Convênios AME/AC

CONHEÇA OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA AME/AC

Page 6: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

MANIFESTAÇÃO SOBRE A INSTITUIÇÃO DA DIRETRIZ GERAL DE PLANEJA-

MENTO E EMPREGO DA PMAC

Após publicação da Diretriz Geral de Planejamento e Emprego da PMAC e sobre as questões suscita-das por essas, a AME/AC contatou o Comando pra esclarecimento sobre esta, de modo que o mesmo informou que o documento é como sugere uma di-retriz normativa, que precisa prever todas as possi-bilidades vindouras, não instituindo mudanças para o cenário atual como a RP Tipo 02, até mesmo por-que o momento não é oportuno para tal.

Quanto ao TCO, também prevê a possibilidade de confecção deste, ao molde do que já ocorre em Es-tados como Santa Catarina e Minas Gerais, porém

ainda é apenas uma previsão.

Esclarecemos, assim, que ambas as situações – Adoção da RP Tipo 02 e Confecção de TCO por parte da Polícia Militar – não estarão sendo efetiva-das em nossas Unidades.

Nossa manifestação é totalmente contrária quanto à adoção da RP Tipo 02, pois entendemos que é um retrocesso quanto ao modelo de policiamento os-tensivo a ser empregado, haja visto a realidade en-frentada hoje diante da criminalidade.

A Associação dos Militares do Acre felicita a "Briosa" Instituição Policia Militar do Acre por seus 104 anos de história servindo e protegendo a soci-edade acreana.

História que revela a grandeza de uma instituição que é considerada a Policia Mais honesta do Bra-sil, que mesmo sem o devido reconhecimento, não deixa de ofertar o seu melhor, guarnecendo de forma louvável com desvelo, audácia, coragem e amor ao juramento sacrificial feito ante o pavilhão acreano de servir e proteger o filhos desta Terra com o risco da própria vida.

Parabéns aos Guardiões da Estrela Altaneira.

Page 7: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

Na manhã do dia 22, a Associação dos Militares do

Acre esteve em conversa com o diretor da POLI-

CLINICA, Cel PM Wagner, para tratar de assuntos

de interesse dos sócios quanto ao momento impar

que vivenciamos, em decorrência da Pandemia do

COVID-19, onde como em toda demanda social, os

militares estão no front da Guerra, o que tem cau-

sado um alto índice de contaminação diário deste,

que até ontem (21/05) já afetou mais de 300 milita-

res.

Após ouvir a Associação, o Diretor antecipou a mui-

tos dos pedidos da associação e comunicou algu-

mas ações que já estão definidas, entre elas desta-

camos:

1) Publicação de Protocolo de Atendimento aos mi-

litares e dependentes em suspeição ou que foram

contagiado pelo COVID/19;

2) A Contratação de Profissionais para atendimento

específico ao COVID;

3) Fez solicitação dos Órgãos de saúde para o for-

necimento de medicamentos terapêuticos, profiláti-

cos e curativos para serem fornecidos aos contami-

nados com o COVID;

4) Relatório de Acompanhamento aos afetados;

Dentre estas ações destacamos a urgência da con-

tratação de médico específicamente pra clinicar os

usuários acometidos com a COVID-19, o Coman-

dante Geral da PMAC já havia antecipado essa in-

formação, em que o Comando juntamente com a

Direção da POLICICLINICA, tem tentado, porém

tem se esbarrando na baixa oferta de profissionais

da saúde, ante a elevada demanda ocasionada pe-

la pandemia do Corona Vírus.

Da mesma forma a solicitação dos medicamentos

tem encontrado mesma dificuldade, oferta bem me-

nor que a demanda.

Quanto ao acompanhamento do usuário da Policli-

nica acometido do COVID, informou que pode ser

feito pela AÇÃO SOCIAL da POLICLINICA, através

do Contato, 3227-3638, com a SGT PM LARISSA.

Quanto aos testes, esclareceu que por Protocolo da

saúde, este pode ser feito apenas após o oitavo dia

do início dos sintomas, visto que antes disto o mes-

mo não terá eficácia, podendo atestar um "falso ne-

gativo".

Questionamos ainda quanto ao tratamento dado

aos militares inativos, o mesmo reafirma que estará

mais atento e que não há distinção quanto ao trata-

mento dispensado aos militares independente de

posto, graduação e se ativo ou inativo ou depen-

dentes, porém, quanto aos testes realizados na Po-

liclínica, estes por ação protocolar e por obrigação

imposta pelo fornecedor dos mesmos, Ministério da

Saúde, só podem ser realizados para os ativos.

Quanto ao afastamento dos militares, o Comando e

a Policlínica informou que orientaram a aplicação

das recomendações da Organização Mundial de

saúde, conforme cartilha anexa.

O Comandante-Geral da PMAC, Coronel Ulysses,

informou também que está buscando a disponibili-

dade de testes juntos aos órgãos competentes pra

atender a demanda crescente dos militares do inte-

rior, tendo previsão de recebimento dos testes no

início dessa semana.

"Mesmo com atenções voltadas as inúmeras de-

mandas da classe, estamos atentos a essa ques-

tão, que consideramos urgente e prioritária, acom-

panhando e não mensurado esforços pra que todos

nossos militares possam passar essa pandemia

sem ficar nenhum para trás", Kalyl Moraes, presi-

dente da AME AC

AME CONVERSA COM A POLICLINICA SOBRE ATENDIMENTO AOS MILITA-

RES E DEPENDENTES ACOMETIDOS POR COVID

Page 8: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

Page 9: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

APÓS CONSULTA DA AME, COMANDANTE DA PMAC COMUNICA QUE OS RECONVOCADOS DO

CORPO DE VOLUNTÁRIOS QUE ESTÃO EM PLENO EXERCÍCIO NAS OPMS FARÃO JUS AO AUXI-

LIO TEMPORÁRIO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE -ATS

O Presidente da AME consultou na manhã do dia 27, a Assessoria Jurídica da PM, para saber da legalidade da concessão da gratificação de insalubridade aos Militares que compõe o Corpo de Voluntários dos Reservistas.

No mesmo dia a tarde fomos informados pelo próprio Comandante Geral da PMAC, Cel Ulysses, que a Policia Militar fará o repasse do Auxílio aos Militares reconvoca-dos e que estão a serviço das unidades subordinadas a Policia Militar.

Coronel Ulysses, assim como a Associação dos Militares e as Assessorias Jurídicas, entendem que os militares

que estão a serviço da PMAC em pleno exercício das função “policial militar”, fazem jus ao recebimento do Au-xilio Temporário de Emergência em Saúde -ATS, nos termos da Lei Complementar 3631/2020.

Agradecemos ao Comandante Geral da PMAC, por sua presteza e solicitude para com as demandas da classe, mostrando com isso o respeito que tem a seus subordi-nados e aqui registramos o empenho do Secretário de Segurança Paulo Cézar em intermediar tal situação junto ao Governador Gladson Cameli e Vice-Governador Ma-jor Rocha.

NOTA - RESPOSTA

Em resposta a matéria vinculada no site correio 68 disponível

em https://correio68.com/2020/05/27/isonomia-salarial-

pretendida-pela-ame-e-prometida-por-rocha-e-uma-grande-

mentira-dispara-presidente-do-sinpol/ de título “isonomia salari-

al pretendida pela AME e prometida por Rocha é uma grande

mentira, dispara presidente do SINPOL”, a Associação dos

Militares vem a público esclarecer:

A Associação dos Militares em nenhum momento busca fomen-

tar degaste institucional entre as categorias, pois compreende-

mos que sob o olhar da sociedade e da constituição são estas

complementares e de grande importância para o Estado e para

a manutenção da ordem e da justiça. Fomentar o desgaste e

animosidade entre as Instituições coirmãs é portanto um gran-

de desfavor à Sociedade Acreana, para quem ambas firmaram

o compromisso de fornecer conjuntamente uma segurança

eficaz com o risco da própria vida.

Salienta-se, porém, que os militares do Acre, nossos represen-

tados, estão presentes em todos os momentos de nossa socie-

dade, mesmo nos mais difíceis, seja na alagação, nos incên-

dios florestais, na pandemia, em toda e qualquer situação, as-

sumindo inclusive em muitas destas situações, até mesmo atri-

buições de outros órgãos, apenas para não deixar nosso povo

desamparado. Prova cabal é que, neste momento, mais de 300

militares já foram diretamente afastados em decorrência da

COVID 19, fora os inúmeros dos que já foram contaminados e

já regressaram ao serviço, por entenderem a essencialidade de

sua função, mantendo assim, mesmo com toda a adversidade,

todas suas Unidades Operacionais em pleno funcionamento

sem o fechamento de nenhuma delas sequer.

Mesmo possuindo como boa parte das categorias uma defasa-

gem de mais de 50% no efetivo previsto e necessário, os milita-

res como sempre com elevada empatia social, têm se redobra-

do para manter o serviço e a proteção de nosso povo.

Entendemos sim que como posto, cada categoria deve buscar

o melhor para sua, tanto que nossa proposta e o prometido

pelo governo não é uma isonomia salarial com nenhuma cate-

goria, mas uma Progressão isonômica aos moldes das demais

categorias, pois diferente de todos, os militares conforme regra-

mento vigente a progressão salarial está unicamente vinculada

a promoção, que por força das leis castrenses não é automáti-

ca, mas exige vários requisitos, dos quais destaca-se a vaga

para o posto ou graduação, exigência existente apenas para os

militares.

Não é salutar fazer comparações, nisto concordamos, até mes-

mo pelas especialidades de cada categoria, quando principal-

mente o próprio texto constitucional excetua de uma delas boa

parte dos direitos que os demais possuem. Mas, elas são inevi-

táveis quando se tornam tão discrepantes, como é o caso em

apreço. Basta uma breve pesquisa no Portal de Transparência

do Estado e constatará que agentes de segurança pública com

mesmo tempo de serviço chegam a ter diferença de quase

100% de salários, ou que em outro ciclo, inicie sua carreira

com salário superior a quem já tem mais de 20 anos de servi-

ço. Assim como desde de 2019, os representantes de outras

categorias da Segurança Pública tem buscado isonomia no que

se refere a Previdência, inclusive na aludida matéria, que em

seu texto traz a informação inverídica de que a alíquota dos

militares seria de 7,5% quando de fato, essa alíquota nunca foi

aplicada aos militares estaduais acreanos, pois vigeu apenas

até dezembro de 2019, apenas para os militares da União.

A matéria ainda cita a possibilidade de um soldado ascender

funcionalmente à função de Major, dando transparecer aos que

não conhecem a realidade de que este fato é algo comum,

quando de fato este é a exceção das exceções, visto que a

ascensão na carreira exige vários requisitos, pois diferente das

demais, somos sujeitos não só aos regramentos estaduais mas

as regras castrenses das Forças Armadas, dos quais se desta-

ca, interstício, vaga, e a exigência de concluir com aproveita-

mento 5 Cursos de Formação e Especialização, tendo para tal

que galgar por 6 graduações e mais 4 postos, perfazendo as-

sim em termos comparativos 10 níveis e não apenas 5 como a

maioria, o que torna o feito indicado como “possível” em ape-

nas uma possibilidade jurídica, quando na verdade a esmaga-

dora maioria dos militares se transferem para a reserva na gra-

dação de Subtenente e apenas no fim de sua careira, que ago-

ra será de 35 anos de contribuição sendo exigido que destes,

30 anos sejam tempo exclusivamente militar.

Assim trazemos as verdades dos fatos relatados, e ratificamos

o mesmo sentimento exposto pelo amigo presidente do SIN-

POL na supraindicada matéria, classe que, como relatado, teve

o justo e devido reconhecimento do poder público, reconheci-

mento que fora prometido aos militares em 2017 pelo governo

passado, mas não foi concretizado, e ratificado pelo atual Go-

verno em documento oficial assinado em ato solene das Enti-

dades Representativas dos Militares em 2018 no auditório da

Livraria Paim, o qual cobraremos para que não sejamos outra

vez vítima de estelionato eleitoral.

Page 10: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

MANIFESTAÇÃO DA ASSESSORIA JURÍDICA DA AME SOBRE SANÇÃO COM VETOS DO PLP

39/2020

No dia 27 de maio de 2020 fora publicado no Diário Ofici-al da União a sanção da lei Complementar nº 170 de 2020 (Plano Mansueto) aprovado pelo Congresso Nacio-nal e sancionada pelo Presidente da República.

Tal dispositivo legal trata a respeito das diretrizes que serão utilizadas pela União com o fim de ajudar os Esta-dos no que se refere a sua respectiva recuperação da crise financeira ocasionada pela pandemia do Coronaví-rus.

A Lei Complementar traz como pauta uma ajuda finan-ceira ao Estado do Acre no importe de R$ 198.356.805,66 (cento e noventa e oito milhões, trezen-tos e cinquenta e seis mil e oitocentos e cinco reais e sessenta e seis centavos). Entretanto o próprio texto le-gal ora sancionado pela presidência da República prevê a proibição de aumento de gastos com o pessoal até 31 de dezembro de 2021.

Quanto aos policiais militares do Estado do Acre, o texto legal não é certo e taxativo no que se refere as gratifica-ções de sexta parte, bem como os ganhos advindos de promoção de graduação militar.

O art. 8º, inciso IX da LC nº 170/2020 aduz que é proibi-do até dia 31 de dezembro de 2020: “ contar esse tempo como de período aquisitivo necessário exclusivamente para a concessão de anuênios, triênios, quinquênios,

licenças-prêmio e demais mecanismos equivalentes que aumentem a despesa com pessoal em decorrência da aquisição de determinado tempo de serviço, sem qual-quer prejuízo para o tempo de efetivo exercício, aposen-tadoria, e quaisquer outros fins ”.

A lei deixa claro que aumentos e ajustes salariais que resultem despesas com o pessoal estão suspensas. Acontece que a lei utiliza de verbetes que deixam mar-gens a entender que promoções ou até mesmo a gratifi-cação por sexta parte prevista na Constituição Estadual do Acre estariam permitidas a serem concedidas e seria computado seu período aquisitivo, seguindo orientação do próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes.

É imperioso ressaltar que para haver plena validade jurí-dica no âmbito estadual no tocante as forças militares auxiliares da LC 170/2020 mister se faz a edição de nor-ma expressa no âmbito do Estado do Acre a qual corro-bore os fundamentos da norma federal, sob pena de ine-ficácia da norma sob a ótica da Constituição Federal, vez que os militares são regidos por normas próprias, motivo pelo qual a Associação dos Militares estaduais irá acom-panhar, cobrar e fiscalizar todos os atores atuantes no processo de criação das referidas leis estaduais.

Dito Isto, a associação entende como prudente o aguar-do de instrução normativa a ser editada pelo Ministério da Economia, dirimindo expressamente as dúvidas exis-tentes, bem como para sedimentar o entendimento no tocante a garantia das promoções e concessão de tempo aquisitivo para a percepção de sexta parte e outras van-tagens preexistentes, ficando como certo e determinado que a AME/AC não aceitará qualquer condição que vise suprimir direito adquirido ou previsto em norma anterior à edição da Lei Complementar nº 170/2020.

Por fim, continuamos dialogando com as entidades re-presentativas a nível nacional, para o acompanhamento da matéria. As representações classistas nacionais com-preendem que aplicação desta lei não afeta as promo-ções, a transferência para reserva nem a contagem de tempo para inatividade, ficando vedado a contagem de tempo apenas para o gozo da Licença Especial.

Gozamos de mesmo entendimento, porém a prudência nos faz entender que é melhor aguardar pra consolida-ção do entendimento através de detido estudo da maté-ria, que ainda volta para o congresso para analisar a ma-nutenção ou derrubada dos vetos, um deles que excetua os servidores da segurança pública destes dispositivos.

Page 11: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES DO ACRE ATRAVÉS DA SUA ASSESSORIA JURÍDICA OBTÉM IM-

PORTANTE VITÓRIA QUANTO A CONTRIBUIÇÃO DOS INATIVOS PARA A PENSÃO PM/BM

No dia 29 de maio de 2020, após reunião com o diretor presidente do ACREPREVIDÊNCIA a diretoria da Asso-ciação dos Militares do Estado do Acre – AME/AC em conjunto com sua assessoria jurídica, delinearam acerca da contribuição PM/BM após a alteração legislativa da Lei Federal 13.954/2019.

Como é cediço, os descontos por força da legislação federal aos militares inativos reservistas, reformados e pensionistas passaram a ser sobre nova base de cálculo, sendo a remuneração integral daquele que está na inati-va, incidindo alíquota de 9,5%.

Desse modo, os militares passaram a perder isenção tributária prevista no art. 14, inciso II da LCE 154/2005 que previa a contribuição sobre o que excedia o teto da previdência ou duas vezes o teto caso o militar fosse reformado por doença incapacitante.

Diante da situação, a AME/AC, desde a vigência da lei em 16 de dezembro de 2019 passou a diligenciar com o Governo Estadual e o ACREPREVIDÊNCIA a respeito da incidência da norma federal aos militares do Estado do Acre, uma vez que se reconhece os imensos prejuí-zos que a aplicação da norma provoca aos inativos no que tange aos seus rendimentos líquidos.

Após longas conversas, hoje fora confirmado pelo Diretor Presidente do ACREPREVIDÊNCIA que será aplicada a imunidade tributária sobre o teto do Regime Geral de Previdência Social a todos os militares inativos e pensio-nistas do Estado do Acre.

Portanto, aqueles que percebem até o teto da previdên-cia (R$ 6.101,06) estão imunes a contribuição previden-ciária por força constitucional e os militares que perce-bem rendimento bruto acima do teto contribuirão sob a alíquota de 9,5% do que excede.

É perceptível que a solução administrativa apresentada não contempla plenamente os policiais inativos reforma-dos por doença incapacitante, na qual anteriormente ha-viam isenção contributiva sobre aquilo que não excedia duas vezes o teto da previdência. Todavia, vale lembrar que o dispositivo constitucional que previa a imunidade dobrada foi revogado pela Reforma da Previdência em 2019, a saber o parágrafo 21 do artigo 40 da Constitui-ção Federal, razão que não foi possível a aplicação des-ta imunidade diferenciada aos reformados no âmbito ad-ministrativo.

No que se refere a esse grupo, pondera-se que a Asses-soria Jurídica da AME/AC irá proceder em encontrar o melhor caminho no âmbito do Poder Judiciário para bus-car salvaguardar o direito dos inativos reformados, uma vez que a solução administrativa atendeu em parte o pleito desse grupo.

Ante o exposto, a AME/AC agradece o empenho dos órgãos institucionais do Governo Estadual pela vitória parcial ora advinda após intensas diligências e informa que está a disposição a atender os interesses dos milita-res inativos associados.

Assim agradecemos e exaltamos a atitude do Excelentís-simo Senhor Governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, que sensibilizado pela Associação, moveu os órgãos estatais, Procuradoria Geral do Estado e Acre-previdência para atender essa justa demanda, sem a necessidade da judicialização, decisão essa que é impar e única entre os demais Estados, sendo o Estado do Acre o primeiro e único no país até aqui a adotar essa medida administrativa em favor dos militares.

Agradecemos também o empenho do Vice Governador do Estado, Major Rocha, dos Comandantes Gerais das Corporações, Cel PM Ulisses (PMAC) e Cel BM Batista (CBMAC), do Secretário da SEJUSP, Cel PM Paulo Ce-sar e do Deputado Estadual Sgt Cadmiel, que inclusive propôs um Ante Projeto de Lei sobre a matéria.

A decisão será publicada na próxima segunda, dia 01 de junho e passa a ser aplicada já para próxima folha de pagamento, junho/2020.

Veja como ficará:

Page 12: EU ESCOLHI, MESMO ESTANDO APROVADO EM OU- TROS … · nas alguns links de notícias que comprovam tudo que está expresso, são notícias do dia 20 de mar-ço, primeiro dia da decretação

BOLETIM ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO DE MILITARES DO ACRE ANO 01 N° 04 MAIO 2020

CONHEÇA NOSSO APLICATIVO

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gr.artecriacao.ameac&hl=pt_BR