#estudodirigido#

1
Questões – Sistema cardiovascular 1. Um paciente com doença arterial coronária submete-se a uma arteriografia coronariana que revela redução de 50% no diâmetro do lúmen da artéria coronária descendente anterior. Para qualquer gradiente de pressão arteriovenosa, como será o fluxo sanguíneo por essa artéria, se comparado ao normal? 2. Qual dos vasos é considerado o principal regulador do fluxo sanguíneo? Como ele exerce esse controle? 3. O fluxo sanguíneo renal é determinado pela colocação de um fluxômetro na artéria renal esquerda de uma mulher. Simultaneamente, sondas são colocadas em sua artéria e veia renais esquerdas, para determinar a pressão. O fluxo renal medido é de 500 mL/min. A pressão medida na artéria renal é 100 mmHg, e na veia renal, 10 mmHg. Qual é a resistência vascular do rim esquerdo dessa mulher? 4. Caracterize fluxo laminar e turbulento (número de Reynolds). 5. Mencione quatro condições que podem tornar o fluxo sangüíneo turbilhonar. 6. As arteríolas são consideradas vasos de resistência. Sabendo que os valores de 20, 50, 20, 6 e 4 correspondem às resistências em série de artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias, respectivamente, explique o porquê da afirmativa acima. 7. Cite as 5 etapas seqüenciais de ritmicidade elétrica que culminam com a contração cardíaca. 8. Por que o nodo sino atrial é normalmente o marcapasso do coração? 9. Qual a importância funcional do retardo na condução elétrica ao nível do nodo atrioventricular? 10. Por que no sistema ventricular de Purkinje o impulso cardíaco é transmitido com elevada velocidade? 11. De onde provém o cálcio necessário para a contração muscular cardíaca? 12. Defina volumes diastólico e sistólico finais e volume ejetado. Mencione seus valores em mL. 13. Explique o que é “contração isovolumétrica” 14. Coloque na sequência CORRETA os eventos do ciclo cardíaco abaixo, considerando o início da sístole ventricular: 1. Ejeção 1. _____________________________________ 2. Contração isovolumétrica 2. _____________________________________ 3. Enchimento 3. _____________________________________ 4. Relaxamento isovolumétrico 4. _____________________________________ 15. No que consiste o mecanismo de Frank-Starling? 16. Sabe-se que a circulação possui um controle humoral, exercido por substâncias como o óxido nítrico e a epinefrina, que por sua vez causam vasodilatação e vasoconstrição, respectivamente. Entretanto, existe também um controle neural. Nesse contexto, descreva o papel do sistema nervoso autônomo no controle circulatório.

Upload: monitoriadefisio

Post on 24-Sep-2015

64 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

.

TRANSCRIPT

  • Questes Sistema cardiovascular

    1. Um paciente com doena arterial coronria submete-se a uma arteriografia coronariana que revela reduo de 50% no dimetro do lmen da artria coronria descendente anterior. Para qualquer gradiente de presso arteriovenosa, como ser o fluxo sanguneo por essa artria, se comparado ao normal?

    2. Qual dos vasos considerado o principal regulador do fluxo sanguneo? Como ele exerce esse controle?

    3. O fluxo sanguneo renal determinado pela colocao de um fluxmetro na artria renal esquerda de uma mulher. Simultaneamente, sondas so colocadas em sua artria e veia renais esquerdas, para determinar a presso. O fluxo renal medido de 500 mL/min. A presso medida na artria renal 100 mmHg, e na veia renal, 10 mmHg. Qual a resistncia vascular do rim esquerdo dessa mulher?

    4. Caracterize fluxo laminar e turbulento (nmero de Reynolds).

    5. Mencione quatro condies que podem tornar o fluxo sangneo turbilhonar.

    6. As arterolas so consideradas vasos de resistncia. Sabendo que os valores de 20, 50, 20, 6 e 4 correspondem s resistncias em srie de artrias, arterolas, capilares, vnulas e veias, respectivamente, explique o porqu da afirmativa acima.

    7. Cite as 5 etapas seqenciais de ritmicidade eltrica que culminam com a contrao cardaca.

    8. Por que o nodo sino atrial normalmente o marcapasso do corao?

    9. Qual a importncia funcional do retardo na conduo eltrica ao nvel do nodo atrioventricular?

    10. Por que no sistema ventricular de Purkinje o impulso cardaco transmitido com elevada velocidade?

    11. De onde provm o clcio necessrio para a contrao muscular cardaca?

    12. Defina volumes diastlico e sistlico finais e volume ejetado. Mencione seus valores em mL.

    13. Explique o que contrao isovolumtrica

    14. Coloque na sequncia CORRETA os eventos do ciclo cardaco abaixo, considerando o incio da sstole ventricular: 1. Ejeo 1. _____________________________________ 2. Contrao isovolumtrica 2. _____________________________________ 3. Enchimento 3. _____________________________________ 4. Relaxamento isovolumtrico 4. _____________________________________

    15. No que consiste o mecanismo de Frank-Starling?

    16. Sabe-se que a circulao possui um controle humoral, exercido por substncias como o xido ntrico e a epinefrina, que por sua vez causam vasodilatao e vasoconstrio, respectivamente. Entretanto, existe tambm um controle neural. Nesse contexto, descreva o papel do sistema nervoso autnomo no controle circulatrio.