estratégico dos próximos cinco anos, e ser médico, mas ... · chado, engenheiro eletricista. n...

8
FECHAMENTO AUTORIZADO. PODE SER ABERTO PELA ECT | DEVOLUÇÃO PARA FUNDAÇÃO ITAIPU-BR | R. Comendador Araújo, 551, 9° andar | 80420-000 | Curitiba - PR O paulista João Gilberto Machado queria ser médico, mas se formou Engenhei- ro Eletricista e amou trabalhar na área técnica. Página 7 ONDE ANDA VOCÊ A nova funcionária de Itaipu vem do Piauí, desafiou a distância, o clima, a separação dos familiares, mas já está adaptada à nova realidade. Página 6 QUEM CHEGOU DESTAQUE Fibra concentra esforços no planejamento estratégico dos próximos cinco anos, e inicia definição de sua política interna de investimentos. Página 2 Ano 30 nº 236 Set-Out/18 ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DA FUNDAÇÃO ITAIPU-BR DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL. FIBRA - COMPROMISSO ATRAVÉS DO TEMPO Notícias A FIBRA AGORA TEM WHATSAPP ESSE É UM NÚMERO QUE VOCÊ PRECISA TER Anote aí: (41) 3321-4010 CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO BEM-VINDO À FIBRA Página 3

Upload: dinhlien

Post on 29-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

FECHAMENTO AUTORIZADO. PODE SER ABERTO PELA ECT | DEVOLUÇÃO PARA FUNDAÇÃO ITAIPU-BR | R. Comendador Araújo, 551, 9° andar | 80420-000 | Curitiba - PR

O paulista João Gilberto Machado queria ser médico, mas se formou Engenhei-ro Eletricista e amou trabalhar na área

técnica. Página 7

ONDE ANDA VOCÊA nova funcionária de Itaipu vem do Piauí, desafiou a distância, o clima, a separação

dos familiares, mas já está adaptada à nova realidade. Página 6

QUEM CHEGOUDESTAQUEFibra concentra esforços no planejamento

estratégico dos próximos cinco anos, e inicia definição de sua política interna de

investimentos. Página 2

Ano 30

nº 236Set-Out/18

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DA FUNDAÇÃO ITAIPU-BR DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL. FIBRA - COMPROMISSO ATRAVÉS DO TEMPO Notícias

A FIBRA AGORATEM WHATSAPPESSE É UM NÚMEROQUE VOCÊ PRECISA TERAnote aí: (41) 3321-4010

CONHEÇA TAMBÉM O PROJETOBEM-VINDO À FIBRAPágina 3

2 SET-OUT/2018

COMUNICAÇÃO

Queremos participar da constru-ção do futuro e não simples-mente estar lá. O mundo está

mudando muito rápido, e nós estamos nos dedicando para acompanhar as demandas decorrentes das mudanças.

Há seis meses iniciamos a gestão partindo desse princípio. Além da administração da Fibra como um todo, enfatizamos o uso da tecnologia em nosso relacionamento com os Participantes, como forma de oferecer um atendimento mais rápido e eficaz. Investimos nesse ponto porque a comunicação de qualquer instituição com seu público nunca foi tão intensa quanto agora.

A comunicação é uma poderosa ferramenta de relacionamento e uma conquista dos usuários de produtos e serviços. Para nós representa um desafio diário gerir o nosso negócio e prestar contas com transparência aos nossos Participantes.

CABE A NÓS NOS ADAPTAR A ESSA FORMA DE COMUNICAÇÃO PARA MANTER UM RELACIONA-MENTO EM TEMPO INTEGRAL COM QUEM UTILIZA NOSSOS SERVIÇOS. FOI POR ISSO QUE ADERIMOS AO WHATSAPP.

As demais formas de comunicação continuam valendo, mas adicionamos o WhatsApp ao nosso cardápio de comunicação porque ele permite um contato com o Participante cada vez mais interativo, ágil e personalizado.

A Diretoria

Editorial

DIRETORIA EXECUTIVA: Mariana Favoreto Thiele (diretora-superintendente), Andréa Silva Medeiros (diretora de Admi-nistração e Processos), Florício Medeiros da Costa (diretor de seguridade). CONSELHO DELIBERATIVO: Rosimeri Fauth Ramadas Martins (presidente), Victor Hugo Marmelo dos Passos Filho (presidente substituto), Dalton Fernando Costa,

Viviane Aparecida da Silva, Paulo Henrique Guerra Zuchoski e José Antonio Santos. CONSELHO FISCAL: Andreia Moreira Camelo (presidente), Clerione Raquel Herther da Rocha (presidente substituta), Cláudia Regina Dal Moro Borges e Dieb Tannouri. COMITÊ DE INVESTIMENTOS: Flúvio Ricardo Nascimento (presidente), Alexandre Mugnaini (presidente subs-tituto), Emerson Orsini Ferrari, André Rodrigo Holdefer, Flaviano da Costa Masnik e Marco César Castella. | JORNALISTA

RESPONSÁVEL: Maria Júlia Jacubiak - Reg. Prof. DRT 857 | PROJETO GRÁFICO: Elize Garcia Design Studio - www.elizegarcia.com - [email protected] | IMPRESSÃO: Gráfica Exklusiva, (41) 3273.6467 - www.exklusiva.com.

br - [email protected] | CONTATOS DA FIBRA EM CURITIBA: Rua Comendador Araújo, 551, 9° andar, CEP 80420-000. Curitiba - PR - Telefone (41) 3321.4001 e 0800414404 - email: [email protected] | ESCRITÓ-

RIO EM FOZ DO IGUAÇU: Centro Executivo de Itaipu - Telefone: (45) 3520.5210 | SITE: www.fundacaoitaipu.com.br. As matérias publicadas no Fibra Notícias são de caráter meramente informativo, não gerando qualquer

espécie de direito ou obrigação por parte da Fibra.

EXPEDIENTE

2

Destaque

A Diretoria Executiva e todos os colaboradores da Fibra estão concentrados no esforço para a

definição de metas que vão orientar seu planejamento de 2019 a 2023. Essa é uma tarefa que anualmente mobiliza a instituição na avaliação das ações realizadas no ano, extrain-do delas os pontos fortes, bem como a definição de estratégias para su-peração de desafios futuros, sempre com foco em assegurar a sustentabi-lidade de seu plano previdenciário.

Neste ano esse trabalho teve como objetivo revisitar o Marco Filosófico da organização (missão, visão e valores), e a partir daí mapear as necessidades de adequação ou melhoria de um ponto ou outro.

RESULTADOS ESPERADOS Por isso o Planejamento estratégico

dos próximos cinco anos foi construído a muitas mãos.

“Todos os colaboradores partici-param da análise de cenário interno

e externo, identificando oportunida-des e ameaças do nosso seguimen-to. Foram aproveitadas as experi-ências e os conhecimentos de cada um, e claro, o resultado foi enrique-cedor. A conclusão é que, ao somar nossas forças, pudemos chegar numa clareza maior do caminho a percorrer. Nosso objetivo é ser capaz de direcionar a instituição frente às oportunidades”, comenta Mariana Favoreto Thiele, diretora-superinten-dente da Fibra.

METAS CUMPRIDASToda análise e levantamento de

insumos que compõem o Planeja-mento ocorreu nos meses de julho e agosto. A finalização dos objetivos, indicadores, iniciativas e orçamen-to foi realizada entre setembro e novembro. Após essa etapa, todos os documentos serão submetidos à apreciação do Conselho Deliberativo, ainda neste ano.

SET-OUT/2018

Fibra trabalha para garantir o futuro dos Participantes.

PHO

TO B

Y RA

WPI

XEL

ON

UN

SPLA

SH

PLANEJAMENTOESTRATÉGICO

Notícias 3

Comunicação

Lançado neste mês, o Bem vindo à Fi-bra é um projeto da TV Fibra em que você diz, ao vivo e em cores, o que a

instituição representa para a sua vida.

COMO FUNCIONA?É só gravar um vídeo curto no ce-

lular dizendo o seu nome e “o que é a Fibra para você”. Pronto, aí é só enviar. “Aqui nós vamos incluir uma vinhe-ta no seu vídeo e publicar em uma área específica da nossa TV para ser visualizado por todos os Participan-tes”, explica Malton Ferreira Moroz, Gerente de Relacionamento com o Participante.

COMO PARTICIPAR?Primeiro você cadastra o WhatsApp

da Fibra no seu celular, e a partir do aplicativo faz a sua gravação e envia para o WhatsApp da Fundação (41) 3321-4010. Mas atenção: a duração do vídeo deve ser de no máximo 20 segundos.

Além de expressar seu sentimento pela Fibra, você vai poder acompanhar e ver os seus amigos. Participe.

AGORA FICOUMAIS FÁCIL A NOSSACOMUNI-CAÇÃO

Em setembro a Fibra deu mais um passo em direção à tecnologia, visando uma comunicação mais ágil e efi-ciente com os Participantes. Lançou o seu WhatsApp.

Queremos nos aproximar das pessoas e estreitar nos-

so relacionamento.

Cadastre agora esse número na sua lista de contatos: (41) 3321-4010 Você vai precisar dele!

O WhatsApp já está presente em nossas vidas, seja nas relações pessoais como profissionais. Por ser gratuito e oferecer um serviço de troca de mensagens, fotos e áudios

em tempo real, em todo o mundo, mais de 1,3 bilhão de pessoas já aderiram a esta ferramenta. E como a Fibra está trabalhando para ficar cada vez mais próxima dos Partici-pantes, também precisava se valer dessa tecnologia.

ESTÁ É MAIS UMA CONQUISTA DA NOSSA COMUNICAÇÃO!

Interligado ao nosso sistema de Gestão de Relacionamento, a qual-quer hora do dia ou da noite você vai poder enviar suas solicitações, que serão respondidas durante o horário comercial.

PHO

TO B

Y RA

WPI

XEL

ON

UN

SPLA

SH

4 SET-OUT/2018

Para iniciar o processo de revisão anual de sua Política de Inves-timentos (PI), a Fibra realizou no

dia 25 de setembro um workshop para discussão do cenário macro econômi-co, nacional e internacional, visando gerar insumos para a definição da nova política. O evento foi dirigido aos colegiados e diretoria executiva, e contou com a presença dos especialis-tas em mercado financeiro, Zeina Latif, Sílvio Campos e Rogério Rodrigues.

Além das apresentações realizadas, foram iniciadas as discussões para adequação da PI à nova legislação que norteia os investimentos, Resolução CMN n° 4.661.

TENDÊNCIAS DO MERCADOEm sua exposição, Zeina Latif

abordou aspectos da economia local e internacional, e comentou sobre o cenário eleitoral brasileiro, destacando os desafios do próximo presidente em relação às reformas.

Sílvio Campos comentou sobre a evolução recente do crescimento global e a expectativa de crescimen-to para os próximos anos. Detalhou

dados da economia norte-americana e o cenário brasileiro. Apresentou uma projeção para os próximos dez anos e finalizou analisando os principais indicadores do mercado.

O consultor da Mercer, Rogério Ro-drigues, iniciou sua exposição demons-trando o cenário econômico utilizado para elaboração do estudo de ALM. Também detalhou as fontes de informa-ção para os indicadores macroeconô-micos, e explicou as hipóteses utili-zadas para as projeções de retorno de cada um dos segmentos de aplicação.

Para o Gerente Financeiro da Fibra, Marcos Aurélio Litz, “o evento foi importante para apontar as tendên-cias que embasarão as discussões a serem refletidas na Política de Inves-timentos para 2019”.

Finalizadas os trabalhos no Co-mitê de Investimentos, a revisão da Política será submetida à apreciação do Conselho Deliberativo, em dezem-bro, e na sequência divulgada aos Participantes.

O vídeo sobre o evento está dispo-nível na TV Fibra.

Investimentos

FIBRA SE PREPARA PARAENFRENTAR OS DESAFIOS DE 2019

ZEINA LATIFDoutora em Eco-nomia pela USP e economista-chefe da XP Investimentos, uma das maiores corretoras de valores do Brasil. Foi econo-

mista sênior para a América Latina no Royal Bank of Scotland (RBS), economista-chefe do ING no Brasil, com passagens pelos bancos Real e HSBC, economista-sênior da Tendências Consultoria Integrada e professora do IBMEC. Ela também escreve colunas semanais para o Broadcast da Agência Estado.

SÍLVIO CAMPOS NETOEconomista formado pela USP e mestre em Economia de Em-presas pela Funda-ção Getúlio Vargas

(FGV/SP). É economista-sênior da Tendências Consultoria Integrada desde de 2011 e responsável pelo acompanhamento de mercados e economia internacional. Atuou por seis anos como economista-chefe do Banco Schahin e foi professor de Macroeconomia nas Faculdades Oswaldo Cruz (2005 a 2017).

ROGÉRIO RODRIGUESAdministrador de Empresas pela PUC de São Paulo e pós-graduado em Administração de

Investimentos Financeiros pela Insper. É Consultor de Investimen-tos da Mercer Investments desde 2012, e já trabalhou como analista financeiro na GPS Investimentos e no Banco de Boston.

Os especialistas convidados

Notícias 5

Segundo a Pesquisa O Preparo para Aposentadoria no Brasil, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito

(SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com 3.818 entrevistados, oito em cada dez brasilei-ros admitem que não estão se preparan-do para a aposentadoria. Ou seja, 78% não se planejam para essa fase da vida e apenas 19% se planejam. Entre os que es-tão se preparando, o percentual aumenta para 25% entre os homens, 26% entre os mais velhos e 30% nas classes A e B.

Por outro lado, de acordo com o IBGE, entre 2005 e 2015 a quantidade de pessoas com idade entre 0 e 14 anos diminuiu de 26,5% para 21% no país. Mas o percentual de pessoas com mais 60 anos passou de 9,8% para 14,3%, parcela que pode dobrar nos próximos 24 anos.

A pesquisa mostrou ainda, que as pessoas que não se preparam para a aposentadoria, não o fazem pelos se-guintes motivos: o dinheiro não acom-panha o orçamento, estão desemprega-das, ou começaram a guardar dinheiro,

mas não continuaram por problemas financeiros; ou porque têm outros planos e prioridades. Já as pessoas que começaram a se pro-gramar, mas não guardam dinheiro, enfrentam adver-sidades como: problemas financeiros, desemprego e

imprevistos familiares e/ou pessoais.

PLANOS DE POUPAR PARA A APOSENTADORIA NÃO DEVEM SER DESCARTADOS

Um dado importante apontado pela pesquisa é que a maioria das pessoas que pararam de poupar para a aposen-tadoria (92%) pretende voltar. Contudo, 52% não têm certeza de quando vão retomar sua reserva financeira.

É importante mencionar, que 77% dos entrevistados afirmam ter uma meta de guardar dinheiro para a aposentadoria. A grande maioria (91%) está conseguindo manter essa meta – 69% guardam dinhei-ro mensalmente, 18% a cada 2 ou 3 meses e 5% aproximadamente 3 vezes ao ano. Apenas 6% não têm frequência certa. Em média, o valor reservado, independente-mente da frequência de reserva, é de R$ 371,38. Atualmente, o valor médio total aplicado e destinado à aposentadoria é de R$ 20.726,76. A pesquisa também re-velou que as pessoas buscam diferentes meios para se planejar para a aposenta-doria, são eles: poupança, INSS pago pela empresa e INSS pago por conta própria.

Dos que têm outros planos que não envolvem a aposentadoria: 56% pretendem comprar a casa própria, 44% continuar os estudos e 27% com-prar um carro novo.

PLANO PRIVADOOutro ponto relevante apresentado no

estudo indica a percepção dos brasileiros sobre os planos de previdência privada como complemento financeiro ou alter-nativa ao sistema previdenciário público, a que todo trabalhador tem direito. Cerca de 12% dos participantes se preparam para a aposentadoria com um plano de previdência privada. Destes, 72% pos-suem um plano de coparticipação com o empregador e 28% paga integralmente o plano. Essa contribuição tem valor médio de R$ 191,28 mensais, representando apro-ximadamente 5,48% do salário.

Para todos os que pretendem se aposentar aos 61 anos, os objetivos de se manter ativos são uma constante. Eles buscam envelhecer com saúde para poder via-jar, permanecer mais tempo com amigos e familia-res e até adquirir novos hobbies.

FONTE: PROGRAMA PÉ DE MEIA

78% DOS BRASILEIROS ADMITEM NÃOSE PREPARAR PARA A APOSENTADORIA

Quem se planeja visa cumprir objetivos de uma aposentadoria plena.

Educação Previdenciária

6 SET-OUT/2018

A declaração é de Eliane Sousa dos Reis, administradora de empresas contratada em julho

pela Itaipu. Natural de Teresina/PI, Eliane levou

pouco mais de três horas para sair de lá e aterrissar em Foz do Iguaçu. Porém, é como se tivesse mudado de país, são mais de três mil quilômetros entre as duas cidades. Isso sem contar a diferença de clima e cultura.

Apesar da mudança radical, Eliane, que sempre morou em Teresina, está “tirando de letra” a experiência. “No início foi complicado, saí de um lugar onde é verão quase o ano todo e che-guei aqui no meio inverno. Sofri um pouco, mas já estou adaptada. Quanto ao trabalho, é bem diferente do que eu fazia, um bom desafio, pois a empre-sa é ótima, e fui muito bem recebida pelos colegas”. Segundo ela, o mais difícil foi deixar a família, os pais e os

três irmãos, mas teve o apoio de todos. “Além de ter uma história com o setor elétrico, essa é a empresa que escolhi para trabalhar”, completa.

Antes Eliane trabalhou na Ele-trobras Distribuição Piauí, onde ficou nove anos (2009 a 2018), os últimos sete anos como Auditora Interna. “Mas como a empresa estava em processo de venda da Distribuidora, fiquei inse-gura e comecei a pensar em outras oportunidades. Optei pela Itaipu, fiz o concurso em 2017, passei e cá estou”.

CURRÍCULOAlém da graduação em Administra-

ção de Empresas e Pós-Graduação em Gestão de Pessoas pela Universidade Estadual do Piauí, Eliane fez os cursos de Formação de Auditores, nível básico e intermediário (Eletrobras/Unise) e de Regulação Comercial na Distri-buição de Energia Elétrica (Fundação COGE), em 2014. Fez também os cursos de Contabilidade do Setor Elétrico (Fundação COGE), Controle e Auditoria Interna (ESAF), em 2013, e Espanhol, além de participar de eventos relacio-nados à sua área de atuação.

SEGURANÇAA adesão à Fibra, em agosto, foi

indiscutível. Eliane acredita que a previdência privada é necessária. “Eu já tinha um plano privado, mas como não é compatível com o da Fibra – que

ouvi dizer que será modificado – em breve farei a transferência. Não dá para ficar sem plano”, comenta.

NOVAS EXPERIÊNCIASAlém do trabalho, Eliane tem outro

projeto de vida: conhecer novos luga-res, povos e culturas, buscar sempre aprender algo novo. “Já comecei a colocar em prática esse projeto. Em abril viajei para Europa e Ásia, onde fui especialmente para conhecer a Tailândia, e passei também em Dubai. Foi uma experiência maravilhosa, pude provar novos sabores, conhecer luga-res espetaculares e conviver com um povo diferente e muito espiritualizado. Acredito que essas experiências con-tribuem para a nossa evolução como ser humano e nos trazem um conhe-cimento que não seria possível se ficássemos sempre no mesmo local. Então, pretendo aprender estando em movimento pelo mundo”, finaliza.

ELA VEIO DO NORDESTEPARA TRABALHAR EM ITAIPUA vida me deu a oportunidade de trabalhar em uma empresa de ex-celência em seu ramo de atuação, e que sabe valorizar o seu principal capital, as pessoas. Trabalhar com desenvolvimento de pessoas e com educação é particularmente especial, como disse Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas, pessoas transfor-mam o mundo”.

COM A MÃE, QUE VEIO PARA AJUDAR NA MUDANÇA.

EM TOUR PELA TAILÂNDIA

FESTA DE ENCONTRO DA FAMÍLIA FIORENTIN (MÃE DE ALEXANDRE).

Quem está chegando

ANTES DE IR PARA ITAIPU, ELIANE FEZ UMA FEZ UMA BELA VIAGEM DE TURISMO.

Notícias 7

Já estava preparado para voltar para São Paulo quan-do me convidaram para ficar na empresa. Foi a melhor proposta da minha vida, diz João Gilberto da Rocha Ma-chado, Engenheiro Eletricista.

Natural de Cachoeira Paulista/SP, aos 12 anos João Gilberto foi com a família morar na capital, e ape-

sar do desejo de ser médico, acabou se direcionando para a área técnica. Fez o curso de Eletrotécnica na Escola Técnica Federal de São Paulo, e depois o de En-genharia Elétrica na Universidade Pres-biteriana Mackenzie. ”No começo não gostava do curso, mas depois me reali-zei nessa área”, conta João, que sempre trabalhou com sistema de potências na proteção de linhas e geradores.

Sua vida profissional começou na Light São Paulo, depois foi para a Sace Equipamentos Elétricos do Grupo Brown Boveri, em Guarulhos, e mais tarde para a Themag Engenharia, que construiu a Hidrelétrica de Ilha Solteira e fez a maio-ria dos projetos das usinas da Cesp.

Depois dessa experiência, João foi trabalhar na Engetest Engenharia, criada para prestar serviços para Itaipu, mas logo mudou de empresa e cidade. Foi para Foz do Iguaçu, trabalhar na ASEA, que se fundiu com a Brown Bo-veri e criaram a ABB do Brasil. “Fui para ABB, só que alocado na Itaipu, e quan-do terminou o trabalho comissionado, em 1988, fui convidado a continuar na empresa”, recorda João.

SONHO REALIZADONesse ano ele foi contratado pela

Engerio Logus para trabalhar na ma-nutenção eletroeletrônica de Itaipu, e no início de 1990 passou para o quadro

da empresa, onde ficou até se aposen-tar, em fevereiro/2007. Definitivamente estabelecido em Foz do Iguaçu, onde vive até hoje, João aderiu à Fibra, e hoje comemora: “sem a complementação de salário e outros benefícios, não sei o que seria de todos nós assistidos pela Fundação. Graças à Fibra mantenho o mesmo status de funcionário da Itaipu, ou até melhor, porque o plano é vitalí-cio”, comenta.

Depois de aposentado, João traba-lhou até 2014 como consultor para ABB e Siemens do Brasil.

BONS TEMPOSAo falar de Itaipu, João só tem

elogias para a empresa, não só pelos benefícios, mas especialmente pelo ambiente de trabalho. “Até hoje tenho amigos lá. Trabalhar no comissiona-mento das Maquinas Elétricas e Linhas de Transmissão foi uma rara opor-tunidade e uma grande experiência profissional”, diz ele, que mesmo não sendo funcionário naquela época, já se identificava com a empresa.

Hoje ele colhe os frutos de sua dedicação, pois sempre levou a sério o que considera importante para ser um bom profissional: boa formação, vocação, disciplina, disponibilidade e, acima de tudo, amor à profissão.

FUTUROAgora com 69 anos, João tem

um sonho: formar os filhos, vê-los trabalhando e cuidando de suas vidas, sem depender dos pais, e continuar torcendo pelo sucesso deles. Ele tem dois filhos do primeiro casamento – a Bruna, mãe de seus três netos, e o Thierry. Com a atual esposa, Eliane, ele tem quatro meninos, o mais velho com 22 anos e o caçula com oito, que justificam seu sonho.

Onde anda você

João Gilberto da Rocha Machado

TRABALHAR NA ITAIPU,UMA PROPOSTA IRRECUSÁVEL

MACHADO AINDA NA ATIVA

OS FILHOS BRUNA E THIERRY, E OS NETOS

COM A ESPOSA ELIANE

ELIANE E OS FILHOS DIUARY (EM PÉ), KEVIN, WILLY E O CAÇULA MIKE

8 SET-OUT/2018

ÁREA DO PARTICIPANTE CONFIGURAÇÃO POPUP

Atenção aposentados e pensionis-tas, antes de acessar o Demonstrativo de Pagamento na nova Área do Partici-pante, é preciso desbloquear o pop-up na página da Fibra.

COMO FAZER ISSO NO GOOGLE CHROME

Ao acessar o demonstrativo de pagamento, se ele não abrir é porque o pop-up de seu computador está blo-queado. Para desbloquear é fácil, cli-que no ícone circundado em vermelho.

Irão aparecer as seguintes opções:

Clique na opção sempre permitir e depois em Concluído. Feito isso, aperte a tecla F5 no seu teclado, e em segui-da tente abrir novamente seu demons-trativo de pagamento.

Quer saber como configurar nos de-mais navegadores? Assista na TV Fibra o vídeo explicativo.

Se mesmo assim você ainda não conseguir desbloquear sua tela, entre em contato conosco.

USO EXCLUSIVO DOS CORREIOS

Ausente Não existe o número indicado

Falecido

Recusado

Mudou-se

Endereço insuficiente:

Data: Rubrica do Responsável:

DEVOLUÇÃO PARA FUNDAÇÃO ITAIPU-BRR. Comendador Araújo 551, 9° andar, 80420-000 - Curitiba, PR

Desconhecido

Outro (especificar)

Recados Carteira de Investimentos SETEMBRO2018

Acompanhe mensalmente o resultado dos investimentos no aplicativo da Fibra, ou na Área do Participante.