este é novo modelo de papel timbrado para … · web viewdesde 2009, a ebata tem focado suas...

4
QUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA Este documento é uma das ferramentas de análise utilizadas pelo Imaflora/Rainforest Alliance no processo de auditoria de monitoramento anual FSC® do manejo florestal da EBATA - Produtos Florestais Ltda., com sede na Lote 13, Quadra 06, Setor B.Distrito Industrial Icoaraci, bairro Maracacuera, Belém, Pará, Brasil e área de manejo florestal UMF I A Lote Sul da Flona Saracá-Taquera localizados nos municípios de Oriximiná e Terra Santa, Estado do Pará, Brasil. Dessa forma, gostaríamos de consultá-lo (a) sobre a atuação do empreendimento na região. A sua opinião é muito importante para que nossa equipe de auditores possa avaliar se o manejo florestal da empresa está respeitando as normas do FSC. Todos os comentários serão respondidos e tratados com confidencialidade. Agradecemos, antecipadamente, sua valiosa contribuição e se tiver alguma dúvida, estamos à disposição. 1. Você tem algum comentário (pontos positivos e/ou negativos) sobre o manejo florestal do empreendimento? SIM NÃO Se sim, quais? 2. Você conhece ou sabe da existência de áreas importantes para conservação na região de atuação do empreendimento? SIM NÃO Se sim, por favor, indique quais são as áreas e, se possível, onde se localizam.

Upload: truongtu

Post on 03-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

QUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA

Este documento é uma das ferramentas de análise utilizadas pelo Imaflora/Rainforest Alliance no processo de auditoria de monitoramento anual FSC® do manejo florestal da EBATA - Produtos Florestais Ltda., com sede na Lote 13, Quadra 06, Setor B.Distrito Industrial Icoaraci, bairro Maracacuera, Belém, Pará, Brasil e área de manejo florestal UMF I A Lote Sul da Flona Saracá-Taquera localizados nos municípios de Oriximiná e Terra Santa, Estado do Pará, Brasil.

Dessa forma, gostaríamos de consultá-lo (a) sobre a atuação do empreendimento na região. A sua opinião é muito importante para que nossa equipe de auditores possa avaliar se o manejo florestal da empresa está respeitando as normas do FSC. Todos os comentários serão respondidos e tratados com confidencialidade.

Agradecemos, antecipadamente, sua valiosa contribuição e se tiver alguma dúvida, estamos à disposição.

1. Você tem algum comentário (pontos positivos e/ou negativos) sobre o manejo florestal do empreendimento?

SIM NÃO

Se sim, quais?

2. Você conhece ou sabe da existência de áreas importantes para conservação na região de atuação do empreendimento?

SIM NÃO

Se sim, por favor, indique quais são as áreas e, se possível, onde se localizam.

3. Você conhece ou sabe da existência de outras áreas florestais do empreendimento que não estão relacionadas no escopo do processo de certificação?

SIM NÃO

Se sim, quais e onde se localizam?

Importante: Ao responder este questionário você não precisa se identificar. Porém se você quiser conversar diretamente com a equipe do Imaflora durante a auditoria teremos a satisfação de agendar uma conversa.

Você gostaria de ser contatado por telefone durante esse processo? _____sim _____nãoSeu nome: ___________________________ Telefone:_(___)____________ e-mail:_______________________________

Indique outras pessoas ou entidades que, em sua opinião, devam participar do processo de consulta pública do empreendimento.

Nome Instituição Tel./fax/e-mail Área de Atuação

Abaixo, segue breve descrição do manejo florestal realizado pelo empreendimento.

Resumo público do manejo florestal da EBATA Produtos Florestais Ltda.

A EBATA Produtos Florestais Ltda., fundada em 1987, fabrica vários produtos de madeira sólida, especialmente pisos de madeira, a partir de madeiras nativas da Amazônia Brasileira. Com larga experiência no mercado madeireiro internacional, exporta anualmente para mais 70 clientes em 35 países diferentes, com volumes mais significativos para os Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão e Caribe. Desde 2009, a EBATA tem focado suas vendas também no mercado interno, onde passou de menos de 2% das vendas em anos anteriores para 10% em 2010. Seus produtos são reconhecidos no mercado internacional como produtos de alta qualidade e para produzi-los, utiliza-se máquinas de alta tecnologia importadas e nacionais, buscando as melhores técnicas de controle de produção e qualidade. Sua planta industrial conta com 32.000 m² de área e está localizada no Distrito Industrial de Icoaraci, na cidade de Belém, capital do Estado do Pará.Em 2009, finalizou a construção de sua usina de energia elétrica através da queima dos resíduos industriais madeireiros, gerando energia limpa para a indústria e otimizando a utilização do produto florestal. A EBATA produz: Decks, pisos e assoalhos, forros, paredes, suportes de deck, deck modular, tacos, rodapés e roda-teto. Sua produção atual é de 80% de produtos acabados e 20% de madeira serrada. No ano de 2009, a EBATA recebeu Certificado de Cadeia de Custódia, onde se tornou apta a receber, processar e vender produtos certificados em sua planta industrial. Possui experiência em cadeia de Custódia e controles de estoque e produção.Em 2010, a EBATA venceu a 2° Licitação para Concessão Florestal, Concorrência N° 01/2009, promovida pelo Serviço Florestal Brasileiro, nos termos da Lei n° 11.284/2006 e do Decreto n° 6.063/ 2007 da Área de Manejo Florestal II da Floresta Nacional Saracá-Taquera. Atualmente desenvolve o PMFS nessa área e em 2013 obteve a certificação FSC® de sua atividade de manejo florestal.Agora vencedora da Concorrência N° 02/2012, onde foi concedida a UMF 1A, com área de 26.898 hectares, a qual fica entre os municípios de Oriximiná e Terra Santa, através do Contrato de Concessão Florestal assinado em 25 de março de 2014, celebrado novamente entre Ebata e União, através do Ministério do Meio Ambiente e por meio do Serviço Florestal Brasileiro, órgão gestor das Concessões Públicas Federais.Na referida UMF, o modelo de exploração desenvolvido é o baseado na Exploração de Impacto Reduzido (EIR), sendo que este modelo será colocado em prática também na UMF 1A da Flona Saracá-Taquera (LoteSul). Todas as técnicas a serem aplicadas neste processo, serão descritas com detalhes nos POAs que podem ser acessados junto ao Plano de Manejo no site do Serviço Florestal Brasileiro - http://www.florestal.gov.br/florestas-sob-concessao?id=104.

Você pode enviar esse questionário das seguintes formas:

Via correio: Estrada Chico Mendes, 185 – Bairro Sertãozinho – 13426-420 – Piracicaba - SP

Via e-mail: [email protected] fax: (19) 3429-0809

Entregar pessoalmente a equipe do Imaflora durante a avaliação preliminar de campo, que ocorrerá em 04 a 08 de dezembro de 2017 sob responsabilidade do Engenheiro Florestal David Escaquete. Se preferir, entre em contato conosco pelo telefone: (19) 9 8157 2132.