estado do rio grande do sul cÂmara municipal de … · gabinete do vereador reginaldo rocha ... v...

3
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CÂMARA MUNICIPAL DE ALVORADA GABINETE DO VEREADOR REGINALDO ROCHA Um Mandato Em Defesa da ComunidadeAv. Getúlio Vargas, nº 2266, 2º andar - Alvorada/RS – CEP: 94810-001 | Fone: 3483-9427 | Gabinete 16 E-MAIL: [email protected] | FACEBOOK: www.facebook.com/RochaReginaldoPSB Projeto de Lei nº ____ /2017 Vereador Reginaldo Rocha Cria ouvidorias em unidades de pronto atendimento à saúde (PAM8), UPAs e hospitais no município. Art. 1º. Fica criada a Ouvidoria em unidades de pronto atendimento à saúde (PAM8), UPAs e hospitais no município, durante todo o seu expediente, tendo por objetivo assegurar de modo permanente e eficaz o melhoramento da qualidade na prestação do serviço público e privado, servindo de apoio na correção das ações irregulares cometidas na prestação de serviços de saúde à população. Parágrafo único. A Ouvidoria deve ser instalada no setor de emergência das unidades de pronto atendimento à saúde (PAM8), UPAs e hospitais. Art. 2°. A Ouvidoria será o canal de comunicação direta entre a sociedade e o órgão de saúde, recebendo reclamações, denúncias, sugestões e elogios, de modo a estimular a participação do cidadão no controle e avaliação dos serviços prestados. Art. 3°. Compete à Ouvidoria do órgão de saúde: I – receber e apurar denúncias e reclamações sobre atos considerados ilegais, arbitrários, desonestos, indecorosos, ou que contrariem o interesse público, praticados por servidores públicos do município ou agentes públicos; II – receber sugestões e solicitações e encaminhá-las à direção; III – diligenciar junto à direção para providenciar a prestação de informações e esclarecimentos sobre atos praticados ou de sua responsabilidade, objeto de denúncia ou reclamações, na forma do inciso I deste artigo; IV – informar ao interessado as providências adotadas em razão de seu pedido, excepcionados os casos em que a lei assegurar o dever de sigilo; Parágrafo único. São consideradas para efeitos desta Lei: I - DENÚNCIAS: Comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade na administração ou no atendimento por órgão de saúde.

Upload: vobao

Post on 11-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULCÂMARA MUNICIPAL DE ALVORADA

GABINETE DO VEREADOR REGINALDO ROCHA

“Um Mandato Em Defesa da Comunidade”Av. Getúlio Vargas, nº 2266, 2º andar - Alvorada/RS – CEP: 94810-001 | Fone: 3483-9427 | Gabinete 16

E-MAIL: [email protected] | FACEBOOK: www.facebook.com/RochaReginaldoPSB

Projeto de Lei nº ____ /2017Vereador Reginaldo Rocha

Cria ouvidorias em unidades depronto atendimento à saúde(PAM8), UPAs e hospitais nomunicípio.

Art. 1º. Fica criada a Ouvidoria em unidades de pronto atendimento à saúde (PAM8),UPAs e hospitais no município, durante todo o seu expediente, tendo por objetivoassegurar de modo permanente e eficaz o melhoramento da qualidade na prestação doserviço público e privado, servindo de apoio na correção das ações irregulares cometidasna prestação de serviços de saúde à população.

Parágrafo único. A Ouvidoria deve ser instalada no setor de emergência das unidadesde pronto atendimento à saúde (PAM8), UPAs e hospitais.

Art. 2°. A Ouvidoria será o canal de comunicação direta entre a sociedade e o órgão desaúde, recebendo reclamações, denúncias, sugestões e elogios, de modo a estimular aparticipação do cidadão no controle e avaliação dos serviços prestados.

Art. 3°. Compete à Ouvidoria do órgão de saúde:

I – receber e apurar denúncias e reclamações sobre atos considerados ilegais, arbitrários,desonestos, indecorosos, ou que contrariem o interesse público, praticados porservidores públicos do município ou agentes públicos; II – receber sugestões e solicitações e encaminhá-las à direção; III – diligenciar junto à direção para providenciar a prestação de informações eesclarecimentos sobre atos praticados ou de sua responsabilidade, objeto de denúncia oureclamações, na forma do inciso I deste artigo; IV – informar ao interessado as providências adotadas em razão de seu pedido,excepcionados os casos em que a lei assegurar o dever de sigilo;

Parágrafo único. São consideradas para efeitos desta Lei:

I - DENÚNCIAS: Comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade naadministração ou no atendimento por órgão de saúde.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULCÂMARA MUNICIPAL DE ALVORADA

GABINETE DO VEREADOR REGINALDO ROCHA

“Um Mandato Em Defesa da Comunidade”Av. Getúlio Vargas, nº 2266, 2º andar - Alvorada/RS – CEP: 94810-001 | Fone: 3483-9427 | Gabinete 16

E-MAIL: [email protected] | FACEBOOK: www.facebook.com/RochaReginaldoPSB

II - RECLAMAÇÕES: Comunicação verbal ou escrita que relate insatisfação emrelação às ações e serviços prestados pelo órgão de saúde, sem conteúdo derequerimento. III - SUGESTÕES: Comunicação verbal ou escrita que proponha ação considerada útilà melhoria dos serviços prestados pelo órgão de saúde. IV - ELOGIOS: Comunicação verbal ou escrita que demonstra satisfação ouagradecimento por serviço prestado pelo órgão de saúde. V - INFORMAÇÕES: Solicitação de orientação ou ensinamento relacionado à área dasaúde.VI - SOLICITAÇÕES: Comunicação verbal ou escrita que, embora também possaindicar insatisfação, contenha requerimento de atendimento ou acesso às ações eserviços de saúde.

Art. 4°. Para efeitos de cumprimento desta lei, a atuação das ouvidorias deve atender,fundamentalmente, ao comando constitucional do art. 37, parágrafo 3º da ConstituiçãoFederal, que determina ao Poder Executivo, observadas as disposições legais, a instituire manter serviços de atendimento às reclamações e às sugestões dos(as) cidadãos(ãs).

Art. 5°. Em caso de descumprimento do disposto nesta lei será aplicada multacorrespondente a 1 (uma) UPR por dia.

Art. 6°. O Executivo Municipal deve regulamentar esta Lei no prazo máximo de 360(trezentos e sessenta) dias.

Art. 7°. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Gabinete do Vereador Reginaldo Rocha, 12 de setembro de 2017.

_____________________REGINALDO ROCHA,

VEREADOR.

JUSTIFICATIVA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULCÂMARA MUNICIPAL DE ALVORADA

GABINETE DO VEREADOR REGINALDO ROCHA

“Um Mandato Em Defesa da Comunidade”Av. Getúlio Vargas, nº 2266, 2º andar - Alvorada/RS – CEP: 94810-001 | Fone: 3483-9427 | Gabinete 16

E-MAIL: [email protected] | FACEBOOK: www.facebook.com/RochaReginaldoPSB

Senhor Presidente,Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores,

O Vereador que a presente subscreve, observadas as disposiçõesregimentais, submete à apreciação e deliberação do Plenário desta Casa o inclusoProjeto de Lei que visa a criação de ouvidorias em unidades de pronto atendimento àsaúde, hospitais e emergências no âmbito municipal.

O Ministério da Saúde, através da PORTARIA Nº 2.416, DE 7 DENOVEMBRO DE 2014, estabelece a organização e funcionamento dos serviços deouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). As ouvidorias são unidadesadministrativas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Único de Saúde, noâmbito dos governos federal, estadual e municipal, cuja missão é viabilizar os direitosdos(as) cidadãos(ãs) de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivastratadas adequadamente.

A sua função é intermediar as relações entre os(as) cidadãos(ãs) e osgestores do SUS, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação delaços de confiança e colaboração mútua, com fortalecimento da cidadania. O papel daouvidoria é garantir ao(à) cidadão(ã) ter sua demanda efetivamente considerada etratada, à luz dos seus direitos constitucionais e legais.

A atuação da Ouvidoria atende, fundamentalmente, ao comandoconstitucional do art. 37, parágrafo 3º da Constituição Federal que determina ao PoderExecutivo, observadas as disposições legais, a instituir e manter serviços de atendimentoàs reclamações e às sugestões dos(as) cidadãos(ãs).

A organização, o planejamento e o funcionamento das ouvidorias é umanecessidade e uma garantia à gestão participativa e sua atuação integrada, de saúdedos(as) cidadãos(ãs).

Diante do exposto, rogamos aos nobres vereadores pela aprovação desteProjeto de Lei.

Gabinete do Vereador Reginaldo Rocha, 12 de setembro de 2017.

_____________________REGINALDO ROCHA,

VEREADOR.