estado do cearÁ prefeitura municipal de umari · resposta aos desastres, em caso de risco...

6
ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE UMARI ADMINISTRAÇÃO RUMO AO PROGRESSO CNPJ: 07.520.372/0001-98 DE 12 DE ABRIL OE 2016. DECRETO N2 005/2016, Declara Situação Caracterizada como Emergência as áreas afetadas pela Seca 1.4.1.2.0, e da outras Conforme IN/MI 01/2012. Anormal Situação de do Município COBRADE, Providências, A Senhora MIRINEIDE PINHEIRO MOURA, Prefeita do Município de Umari, localizado no estado do Ceará, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal e com fundamento na Lei Federal nº12. 340, de 1 ° de dezembro de 201 O; e no Inciso VI do artigo 8° da Lei Federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012 e CONSIDERANDÓ: 1 - Que o desastre decorreu da escassez de chuvas desde o ano de 2012, em 2016, de Janeiro a Abril o período historicamente considerado como quadra chuvosa no município, tendo se registrado nesse período apenas 511.8mm, bem abaixo (-38,3%) da media histórica, que é de 830.2mm, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). Em consequência disso verificou-se urna perda na produção agricola até o ano de 2016, tendo uma perca de 75% na safra deste ano, conforme relatório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATERCE). Como também registrmarn-se no ano de 2016 perdas consideráveis na atividade pecuária, provocando a venda de rebanhos de bovinos, ovinos e caprinos e outros a preços abaixo do mercado devido a falta de água e alimentação para os animais. Registrou-se também a redução das águas do açude que abastece o Município e que, embora esteja chovendo no Município, não foi possível ocorrer a recarga, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), que monitora o reservatório. O baixo nível do lençol freático dificulta também a captação de água dos Poços Profundos. li - O desastre atingiu os seguintes distritos e localidades: Distrito de Pio X e Distrito de Logradouro, Distrito Sede e demais comunidades: Agrovila, Alegre, Altos, Amarração, Baixiodos Gaviões, Bananeira, Baraúnas, Barrocas, Bela Vista, Belo Monte, Brás, Cabaceira, Cachaço, Cajazeirinha, Calabaço, Canto, Cruzeta, Currais Novos, Gameleira, lracema, ltabira, Jenipapeiro, Lagoa Nova, Lagoa seca, Lagoa Tapada, Morada Nova, Pé de Serra, Pedras Emendadas, Pitombeira, Pombas, Rosa Sol, Saco, Santa Gertrudes(Pobre), Santa Terezinha, Santelmo, São José, Serraria, Sitio Novo, Timbaúba, Torto,. Trapiá, Ubaeira 1, Utíaeira li, Umarizinho, Várzea da Serra, Veneza e Vila Nova; Rua 3 de Agosto, 200 - CEP: 63310-000 - Centro - Umari-CE

Upload: hadang

Post on 09-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE UMARI

ADMINISTRAÇÃO RUMO AO PROGRESSO CNPJ: 07.520.372/0001-98

DE 12 DE ABRIL OE 2016. DECRETO N2 005/2016,

Declara Situação Caracterizada como Emergência as áreas afetadas pela Seca 1.4.1.2.0, e da outras Conforme IN/MI 01/2012.

Anormal Situação de do Município

COBRADE, Providências,

A Senhora MIRINEIDE PINHEIRO MOURA, Prefeita do Município de Umari, localizado no estado do Ceará, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal e com fundamento na Lei Federal nº12. 340, de 1 ° de dezembro de 201 O; e no Inciso VI do artigo 8° da Lei Federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012 e

CONSIDERANDÓ:

1 - Que o desastre decorreu da escassez de chuvas desde o ano de 2012, em 2016, de Janeiro a Abril o período historicamente considerado como quadra chuvosa no município, tendo se registrado nesse período apenas 511.8mm, bem abaixo (-38,3%) da media histórica, que é de 830.2mm, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). Em consequência disso verificou-se urna perda na produção agricola até o ano de 2016, tendo uma perca de 75% na safra deste ano, conforme relatório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATERCE). Como também registrmarn-se no ano de 2016 perdas consideráveis na atividade pecuária, provocando a venda de rebanhos de bovinos, ovinos e caprinos e outros a preços abaixo do mercado devido a falta de água e alimentação para os animais. Registrou-se também a redução das águas do açude que abastece o Município e que, embora esteja chovendo no Município, não foi possível ocorrer a recarga, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), que monitora o reservatório. O baixo nível do lençol freático dificulta também a captação de água dos Poços Profundos.

li - O desastre atingiu os seguintes distritos e localidades: Distrito de Pio X e Distrito de Logradouro, Distrito Sede e demais comunidades: Agrovila, Alegre, Altos, Amarração, Baixiodos Gaviões, Bananeira, Baraúnas, Barrocas, Bela Vista, Belo Monte, Brás, Cabaceira, Cachaço, Cajazeirinha, Calabaço, Canto, Cruzeta, Currais Novos, Gameleira, lracema, ltabira, Jenipapeiro, Lagoa Nova, Lagoa seca, Lagoa Tapada, Morada Nova, Pé de Serra, Pedras Emendadas, Pitombeira, Pombas, Rosa Sol, Saco, Santa Gertrudes(Pobre), Santa Terezinha, Santelmo, São José, Serraria, Sitio Novo, Timbaúba, Torto,. Trapiá, Ubaeira 1, Utíaeira li, Umarizinho, Várzea da Serra, Veneza e Vila Nova;

Rua 3 de Agosto, 200 - CEP: 63310-000 - Centro - Umari-CE

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE UMARI

ADMINISTRAÇÃO RUMO AO PROGRESSO CNPJ: 07.520.372/0001-98

Ili- Que em decorrência dos seguintes danos, Os dados Humanos (afetados) referem-se a população com dificuldade de acesso a água potável para consumo, bem como a alimentos básicos, em consequência das perdas agrícolas de 2016;

IV - Que o parecer da (o) Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), relatando a ocorrência deste desastre é favorável à declaração de Situação de Emergência.

DECRETA:

Art. 1°. Fica declarada Situação de Emergência nas áreas do município contidas no Formulário de Informações do Desastre - FIDE e demais documentos anexos a este Decreto, em virtude do desastre classificado e codificado como Seca - COBRADE: 1.4.1.2.0 conforme IN/MI nº 01/2012.

Art. 2°. Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do (a) Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Art. 3°. Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

Art. 4°. De acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5° da Constituição Federal, autoriza­ se as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a: 1 - penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; 11 - usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.

Endereço: Rua 03 de Agosto, Cep. 63.310-000 Tel. Prefeitura: (88) 3578-1161 Tel. Comdec: (88) 8872-2491 Email: [email protected]

Rua 3 de Agosto, 200 - CEP: 63310-000 - Centro - Umari-CE

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE UMARI

ADMINISTRAÇÃO RUMO AO PROGRESSO CNPJ: 07.520.372/0001-98

Parágrafo único: Será responsabilizado o agente da defesa civil ou autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população.

Art. 5°. De acordo com o estabelecido no Art. 5° do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, autoriza-se o inicio de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre. § 1º. No processo de desapropriação, deverão ser consideradas a depreciação e a desvalorização que ocorrem em propriedades localizadas em áreas inseguras. § 2°. Sempre que possível essas propriedades serão trocadas por outras situadas em áreas seguras, e o processo de desmontagem e de reconstrução das edificações, em locais seguros, será apoiado pela comunidade.

Art. 6º. Com base no Inciso IV do artigo 24 da Lei nº 8.666 de 21.06.1993, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários ás atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos.

Art. 7°. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação devendo viger por um prazo de 180 (cento e oitenta) dias.

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE,

CUMPRA-SE.

Mirineide Pinheiro Moura Prefeita Municipal

Rua 3 de Agosto, 200 - CEP: 63310-000 - Centro - Umari-CE

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE UMARI

ADMINISTRAÇÃO RUMO AO PROGRESSO r A1t CNPJ: 07.520.372/0001-98 ==-- a

SECRETARIA DE AGRICULTURA/ COMDEC

Laudo

O desastre da Seca decorrido da escassez de chuvas entre os anos de 2012 a 2016

impactou negativamente na renda econômica Privada do nosso Município, ocasionando

uma diminuição considerada na oferta do prestação de serviço essencial a população, e

com isso ocasionando nos setores da agricultura que contamos com aproximadamente

800 (oitocentos) agricultores que perderam suas safras agrícolas; Na pecuária temos

aproximadamente 412 ( quatrocentos e doze) criadores que tiveram muitas despesas com

. o seu rebanho onde tiveram que se dispor na compra de rações e, por conseguinte na

redução do rebanho que foram vendidos a preços a baixa de mercados. No comercio

temos aproximadamente 75 (setenta) estabelecimentos comerciais de nosso município

que foram atingidos também através da baixa movimentação econômica, que através

disso o houve desemprego e com os mesmos não obtiveram lucros na vendas de seus

comércios. Com isso o Município de Umari - CE por meio da Secretaria Municipal de

Agricultura, através do Secretário Gonçalo Edson Rufino Ferreira fez esse

levantamento em todo o município visitando cada setor e colhendo as devidas

informações que vai sendo informadas neste laudo conforme dados econômicos

informados no FIDE sobre os setores de nossa economia privada. E por fim ficamos no

aguardo para qualquer esclarecimento.

Uma ri, 12 de Abril de 2016.

ª-~~~~}~ Secretário Municipal de Agricultura.

Rua 3 de Agosto, 200 - CEP: 63310-000 - Centro - Umari-CE

ESTADO DO CEARÃ PREFEITURA MUNICIPAL DE UMARI

ADMINISTRAÇÃO RUMO AO PROGRESSO CNPJ: 07.520.372/0001-98

COMDEC / UMARI

PARECER TÉCNICO Nº: 01/2016

Interessado: Prefeitura Municipal de Umari Assunto: Decretação e reconhecimento de situação de emergência Referência: Decreto nº.005/2016, de 12 de Abril de 2016. Desastre: Seca - COBRA DE: 1.4.2.1.0

DAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Consoante preceitua a Instrução Normativa nº O 1/2012, do Ministério da Integração Nacional):

A situação de emergência ou o estado de calamidade pública serão declarados mediante decreto do Prefeito Municipal. do Governador do' Estado ou do Governador do Distrito Federal.

!\ decretação se dará quando caracterizado o desastre e for necessano estabelecer uma situação jurídica especial, que permita o atendimento às necessidades temporárias de excepcional interesse público, voltadas à resposta <1os desastres, à reabil itação do cenário e à reconstrução das áreas atingidas;

Nos casos em que o desastre se restringir apenas à área do DF ou do Município, o Governador do Distrito Federal ou o Prefeito Municipal, decretará a situação de emergência ou o estado de calamidade pública, remetendo os documentos à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para análise e reconhecimento caso necessitem de ajuda Federal

O reconhecimento da situação ele emergência ou do estado de calamidade pública pelo Poder Executivo Federal dar-se-á mediante requerimento do Poder Executivo do Estado, do Distrito Federal ou do Município afetado pelo desastre.

O requerimento para fins ele reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública deverá· ser acompanhado ele parecer do órgão Municipal, Distrital ou Estadual de Proteção e Defesa Civil, fundamentando a decretação e a necessidade ele reconhecimento federal.

DA ANÁLISE

A presente documentação foi analisada com base nos critérios definidos na IN/MI nº O 1/2012. Após a leitura constatou-se que:

1 . A documentação obrigatória constante do §3° do artigo 1 1 foi preenchida e contém as informações necessárias para a análise técnica;

2. Os danos informados no Formulário de Informações do Desastre - FIDE são relativos ao fenômeno causador do desastre e se enquadram nos critérios mínimos estabelecidos nos parágrafos 1 º a 3° do artigo 4° (se S.E);

Rua 3 de Agosto, 200 - CEP: 63310-000 - Centro - Umarl-CE •••

ESTADO DO CEARA PREFEITURA MUNICIPAL DE UMARI

ADMINISTRAÇÃO RUMO AO PROGRESSO CNPJ: 07.520.372/0001-98

3. Os prejuízos econômicos públicos ou privados informados no Formulário de Informações do Desastre - FI DE são relativos ao fenômeno causador do desastre e se enquadram nos critérios mínimos estabelecidos nos parágrafos 4° ou 5° do artigo 4° (S.E).

4. Os danos e prejuízos decorrentes do evento adverso implicaram no comprometimento da capacidade de resposta Econômica e administrativa cio Poder Público Municipal;

5. O prazo para envio da documentação solicitando o reconhecimento, estabelecido no §2º do artigo 11 pode ser cumprido, desde que seja remetida até o dia 15/04/2016 .

. DA CONCLUSÃO

Com base na avaliação criteriosa das informações apresentadas nos documentos, conclui-se que os requisitos estabelecidos na IN/M I nº O 1/2012 para a decretação e para a solicitação de reconhecimento federal foram cumpridos.

Desta forma, sugere-se a remessa da documentação ao Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil para fins ele reconhecimento da Situação de Emergência declarada no município.

É o parecer.

Umari/CE, aos 12 de Abri I de 2016.

GZaL4=- ~ {i;-- GONÇALo EDSON ~RIRA Coordenador do COMDEC - Umari

2

Rua 3 de Agosto, 200 - CEP: 63310-000 - Centro - Umari-CE ••