especificação funcional - dda

6
Especificação Funcional e Técnica Projeto DDA – Débito Direto Autorizado Projeto Responsável ROLDÃO Módulo FI Consultor Funcional Alfredo Consultor Interno Key User Consultor Abap Requests geradas

Upload: regis0009

Post on 06-Dec-2015

228 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Especificação Funcional - DDA

TRANSCRIPT

Page 1: Especificação Funcional - DDA

Especificação Funcional e Técnica

Projeto DDA – Débito Direto Autorizado

Projeto

Responsável ROLDÃO

Módulo FI

Consultor Funcional Alfredo

Consultor Interno

Key User

Consultor Abap

Requests geradas

Page 2: Especificação Funcional - DDA

Conteúdo1. ÁREAS ENVOLVIDAS................................................................................................................................................. 32. OBJETIVO..................................................................................................................................................................... 33. CARACTERÍSTICAS.................................................................................................................................................... 34. PRÉ-REQUISITOS E ENTRADAS E CONFIGURAÇÕES FUNCIONAIS....................................................................3

Page 3: Especificação Funcional - DDA

1. ÁREAS ENVOLVIDAS

FI – Projeto DDA Débito Direto Autorizado

2. OBJETIVO

O DDA – Débito Direto Autorizado é um sistema que permitirá que todos os compromissos de pagamentos emitidos por meio de boletos de cobrança para os clientes Pessoas Físicas e Jurídicas sejam recebidos eletronicamente, por intermédio do Bradesco.

A emissão física dos boletos de cobrança será substituída por sua apresentação em forma eletrônica diretamente nos canais de atendimento Bradesco.

O sacado do título (boleto), Pessoa Física ou Jurídica, passará a ser tratado como “Sacado Eletrônico” e as obrigações de pagamento de boletos de cobrança, registradas em qualquer banco, que sejam destinadas à seu CPF/CNPJ poderão ser rastreadas eletronicamente pelo Bradesco proporcionando a visualização dos boletos de todos os bancos integrantes do sistema DDA.

Serão desenvolvidos 03 programa ABAP e 01 Tabela Z

Programa de importação do arquivo DDA – que através dos critérios de CNPJ, data de vencimento, Número NF e valor irá vincular os dados do arquivo na tabela Z com a partida em aberto no Contas a Pagar.

Relatório para que o usuário possa confirmar o vinculo da partida em aberto com o arquivo DDA armazenado na tabela Z.

Desenvolvimento da transação ZFDTA que irá substituir alguns registros criados no EDI de pagamento na transação F110 pelas informações do DDA armazenadas na tabela Z.

3. CARACTERÍSTICAS

COMPLEXIDADE AltaTIPO DE PROCESSAMENTO Desenvolvimento ABAPFREQUÊNCIA Sob Demanda

Page 4: Especificação Funcional - DDA

4. PRÉ-REQUISITOS E ENTRADAS E CONFIGURAÇÕES FUNCIONAIS

4.1 Recebimento do arquivo DDA ( arquivo de cobrança registrada ) enviado pelo Banco Bradesco.

4.2 Importação do Arquivo de Cobrança Registrada – DDA

Desenvolver programa ABAP para a importação do arquivo DDA gravado na máquina local do usuário conforme exemplo:

Estrutura para Leitura do Arquivo Retorno – Rastreamento de Cobrança:

Registro Header = 0Registro Transação = 1Registro Detalhe = 9

Para verificar se o arquivo retorno deverá ser lido a condição será a seguinte, registro header posição 1 = 0, posição 68 = 2 e posição 106 = 1 -> Ler o Arquivo

001 A 001 = 0 ( Registro Header )068 A 068 = 2 ( Rastreamento de Cobrança Bradesco e Conf. de Pagamento )106 A 106 = 1 ( Rastreamento de Cobrança Bradesco )

Obs: Caso o arquivo atenda aos critérios e for processado, criar um log de bloqueio para que o mesmo arquivo não seja processado novamente.

Caso contrário apresentar a seguinte mensagem: O arquivo processado não é um arquivo DDA

Page 5: Especificação Funcional - DDA

Para verificar se a linha do registro transação ( 1 ) será lida a condição será a seguinte, registro transação posição 001 A 001 = 1, posição 264 A 265 = 30 ou 264 A 265 = 31 e posição 277 A 278 = 01 -> Ler o Arquivo

001 A 001 = 1 ( Registro Transação )264 A 265 = 30 ( Título Bradesco )264 A 265 = 31 ( Título de Terceiros )277 A 278 = 01 ( Não Pago – Título em aberto )

Iremos salvar em uma tabela Z os dados do registro transação e identificar o documento contábil em aberto na tabela BSIK realizando a verificação entre CNPJ, Data de Vencimento e Valor.

4.3 Criar um relatório Z para realizar a confirmação entre o vinculo do arquivo DDA e a partida em aberto no Contas a Pagar.

Para os dados de pagamento do arquivo DDA que não encontrarem uma fatura em aberto na BSIK, criar um relatório de inconsistência, informando que existem dados de pagamento de um boleto de cobrança DDA e não existe o documento contábil no SAP.

4.4 Criar a transação ZFDTA com cópia da FDTA para quando executar esta transação, iremos inserir no registro transação do arquivo remessa do Bradesco, da fatura paga os seguintes dados:

Identificar pelo CPNJ, data de vencimento e valor o registro transação da partida em aberto que foi pago e trocar pelo registro transação gravado na tabela Z

Excessões:

Tipo de movimento 289 a 289 = 05 AlteraçãoCódigo do Movimento 290 a 291 = 00 Autoriza AgendamentoReconhecimento de Dívida 374 a 375 = 01 ( para títulos do Bradesco )Reconhecimento de Dívida 401 a 402 = 01 ( para títulos de Terceiros )Não será trocado as posições referentes a conta complementar, posições 479 a 486

Complementar com a especificação técnica