espaço

4
FATOS E NAVES DE ASTRONAUTAS

Upload: grupocapelo

Post on 09-Jul-2015

196 views

Category:

Self Improvement


1 download

TRANSCRIPT

FATOS E NAVES DE

ASTRONAUTAS

• Fatos surpreendentes:• 1. Os astronautas crescem quando estão no espaço.• 2. Úrano foi, originalmente, chamado de George em homenagem ao Rei George III da

Grã-Bretanha.• 3. Neptuno foi o primeiro planeta do nosso sistema solar a ser descoberto pelos

matemáticos.• 4. Úrano é o único planeta que rota pelos lados, e Vénus, o único que gira ao

contrário.• 5. A primeira criatura enviada ao espaço foi Laika, uma pequena cadela russa.• 6. A órbita da Lua ao redor da Terra caberia perfeitamente dentro do Sol.• 7. Embora os astronautas do Apollo usassem uma caneta especial de gravidade zero,

no final da década de 1960, um mito urbano dizia que a NASA gastou milhões de dólares tentando desenvolver uma caneta que funcionasse no espaço, enquanto os russos usavam um lápis.

As Naves Espaciais

Os primeiros protótipos das naves soviéticas e norte-americanas começaram a voar a partir de 1959. Ao mesmo tempo, os dois países treinavam intensamente as suas futuras tripulações espaciais [ americanos] e [ soviéticos ].Os soviéticos efetuaram no mínimo 6 lançamentos, e os americanos 9, com naves sem tripulantes ou tripuladas por uma fauna variada (pulgas, vermes, gatos, cães, macacos). Muitas vidas animais foram perdidas, e outras cobaias foram recuperadas a salvo.

A nave Vostok

A primeira perda humana documentada, relacionada a naves tripuladas, foi a do astronauta soviético Valentin V. Bondarenko, num incêndio em treinamento no simulador da nave Vostok, no dia 23 de março de 1961.

A resposta americana foi quase imediata: em 5 de maio de 1961 foi lançada a Mercury MR3 (Freedom 7), com o astronauta Alan Shepard, o primeiro americano a subir ao espaço. Ao contrário de Gagarin, porém, Shepard realizou apenas um vôo balístico; o tempo da viagem foi de 15 minutos, dos quais 5 sem gravidade.John Glenn, a bordo da Mercury MA6 (Friendship 7), lançada em 20 de fevereiro de 1962, finalmente realizou o primeiro vôo orbital americano, praticamente 1 ano após Gagarin.

A nave Mercury