esmalte nao irrompido

3
REFERÊNCIAS DA AULA DE ESMALTE NÃO-IRROMPIDO 1. CONTEÚDO DOS SLIDES 2. CAPÍTULO DE ESMALTE DENTAL DO LIVRO DE FEJERSKOV &. MJOR Esmalte Dental Características gerais ---- - tecido mais duro do corpo humano (96% de mineral, em peso, e 85% de mineral em volume) que cobre a coroa dentária; - origem ectodérmica; - não possui células, prolongamentos celulares nem fibras colágenas. Formado por cristais de hidroxiapatita - Ca10(PO4)6(OH)2 – proteínas (amelogenina e enamelina), lipídios e água; - formado por ameloblastos , que deixam marcas (visíveis ao microscópio) entre as porções de esmalte depositadas diarimante e mensalmente, tornando o esmalte propício para estudos comparativo da evolução das espécies. Esmalte prismático e interprismático ---- - Prisma : filamento de cristais compactados. Se estendem da junção com a dentina até a superfície do esmalte; * Diâmetro: 4-5 micrômetro - Interprismático : cristais com direção diferente daquela dos cristais dos prismas. Sua quantidade aumenta em direção à superfície do esmalte. - Limite prismático (bainha) : maior quantidade de espaços intercristalinos, com mais proteínas e água do que o restante do tecido. Entidades estruturais ---- Trajeto dos prismas:

Upload: marcolaseu

Post on 18-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

histologia dental

TRANSCRIPT

REFERNCIAS DA AULA DE ESMALTE NO-IRROMPIDO

REFERNCIAS DA AULA DE ESMALTE NO-IRROMPIDO

1. CONTEDO DOS SLIDES

2. CAPTULO DE ESMALTE DENTAL DO LIVRO DE FEJERSKOV &. MJOR

Esmalte Dental

Caractersticas gerais ----

tecido mais duro do corpo humano (96% de mineral, em peso, e 85% de mineral em volume) que cobre a coroa dentria;

origem ectodrmica;

no possui clulas, prolongamentos celulares nem fibras colgenas. Formado por cristais de hidroxiapatita - Ca10(PO4)6(OH)2 protenas (amelogenina e enamelina), lipdios e gua;

formado por ameloblastos , que deixam marcas (visveis ao microscpio) entre as pores de esmalte depositadas diarimante e mensalmente, tornando o esmalte propcio para estudos comparativo da evoluo das espcies.

Esmalte prismtico e interprismtico ----

Prisma: filamento de cristais compactados. Se estendem da juno com a dentina at a superfcie do esmalte; * Dimetro: 4-5 micrmetro

Interprismtico: cristais com direo diferente daquela dos cristais dos prismas. Sua quantidade aumenta em direo superfcie do esmalte.

Limite prismtico (bainha): maior quantidade de espaos intercristalinos, com mais protenas e gua do que o restante do tecido.

Entidades estruturais ----

Trajeto dos prismas:

ESMALTE NODOSO: rea de prismas com trajeto bastante irregular e sinuoso, presente nas regies incisais e pontas de cspide

TRAJETO RETILNEO: tero esterno do tecido;

DEMAIS REAS: trajeto sinuoso. H contedo proteco maior que nas outras reas.

Entidades estruturais ---- Estriaes transversais: segmentaes dos prismas em intervalos regulares. Relacionadas com a deposio diria de matriz e com dimenso de 4 micrmetros.

Estrias de Retzius: reas de maior concentrao de matria orgnica, relacionadas com a deposio de matriz de 5-20 dias e variam de 20-80 micrmetros. Linha Neonatal: presente nos dentes decduos e no 1 molar permanente.

Periquimatas: representao das estrias de Retzius na superfcie do esmalte.

Cristais do esmalte ---- Eixos: longo eixo (c) paralelo quele dos prismas. Os outros eixos transversais (a) no tm orientao definida.

Tamanho: espessura varia de 25-39 nanmetros e a altura varia de 45-90 nm.

Espaos Intercristalinos: contm gua e matriz orgnica. Aumentam de tamanho em certas regies do esmalte, por razo da ao dos ameloblastos e da ao dos cidos dos acmulos microbianos (nos dentes irrompidos).

Entidades estruturais ---- Tufos: so reas prismticas e interprismticas hipomineralizadas. Surgem na juno com a dentina e entram no esmalte num curto trajeto. So numerosos e segum o trajeto dos prismas. Tm aspecto ramificado.

Lamelas: reas com maior concentrao de matrias orgnica, que se estendem da juno com a dentina at a superfcie do esmalte. Podem seguir ou no o trajeto dos prismas.

Juno amelo-dentinria: face irregular, com socavaes e reentrncias.

Fusos do esmalte: so projees dos prolongamentos odontoblsticos para dentro do esmalte. Aspecto retilneo.

Superfcie do esmalte no-irrompido ---- Periquimatas e linhas de imbricao (30-100micrmetros): mais visveis na regio cervical. Menos visveis coma idade e ausentes nos dentes decduos;

Ultraestrutura (MEV): zona cervical coberta por epitlio gengival; zona supra-cervical zona central; - zona oclusal.

Superfcie do esmalte no-irrompido ---- Ultraestrutura Zona cervical: com camadas de esmalte com limites ondulados e grande rea de esmalte aprismtico liso.

Zona supra-cervical: esmalte prismtico, orifcios dos processo de Tomes (TPP), orifcios focais e capacetes do esmalte.

Zona central: protuses adamantinas (50-100 micrm.). TPP com superfcie porosa.

Zona oclusal: hipoplasias circulares.