escola tÉcnica do arsenal de marinha - etam 10...

10
ESCOLA TÉCNICA DO ARSENAL DE MARINHA - ETAM 1 0 Semestre de 2016 CADERNO: 2 INFORMAÇÕES: l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h l Internet: hp://concursos.biorio.org.br l E-mail: [email protected] Concurso Público de Acesso aos Cursos Técnicos LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração da prova é de 4 (quatro) horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado. 3 - Os três úlmos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respecvas assinaturas. 4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas) e nem copiar o gabarito (assinalamentos), pois a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em hp://concursos.biorio.org.br na data prevista no cronograma. INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA 1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém 60 (sessenta) questões objevas, está completo. 2 - Cada questão da Prova Objeva conterá 4 (quatro) opções e somente uma correta. 3 - Confira se seus dados, o curso escolhido, indicados no cartão de respostas, está correto. Se notar qualquer divergência, nofique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado. 4 - Confira atentamente se o curso e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, nofique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. 5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado. 6 - Se você marcar mais de uma alternava, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternavas indicadas seja a correta. AGENDA l 13/12/2015, Provas Objevas. l 14/12/2015, Disponibilização do Gabarito Preliminar Oficial. l 14/12/2015, Disponibilização Exemplar dos Cadernos de Questões (Modelos de Provas). l 16/12/2015, Disponibilização da Imagem do Cartão de Resposta. l 17 a 18/12/2015, Interposição de Recursos Administravos quanto as questões da Prova Objeva. l 12/01/2016, Resposta ao Recurso contra as questões da Prova Objeva. l 13/01/2016, Disponibilização do Resultado Final das Notas das Provas Objevas. l 19/01/2016, Avaliação Médica para Pessoas com Deficiência (PCD). l 25/01 a 26/01/2015, Matrícula dos Classificados.

Upload: buiminh

Post on 12-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESCOLA TÉCNICA DO ARSENAL DE MARINHA - ETAM10 Semestre de 2016

CADERNO: 2

INFORMAÇÕES: l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18hl Internet: http://concursos.biorio.org.br l E-mail: [email protected]

Concurso Público de Acesso aos Cursos Técnicos

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 4 (quatro) horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado. 3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após

aposição em ata de suas respectivas assinaturas. 4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas) e nem copiar o gabarito (assinalamentos), pois a imagem do seu

cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br na data prevista no cronograma.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém 60 (sessenta) questões objetivas, está completo.2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 4 (quatro) opções e somente uma correta.3 - Confira se seus dados, o curso escolhido, indicados no cartão de respostas, está correto. Se notar qualquer divergência,

notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

4 - Confira atentamente se o curso e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja

a correta.

AGENDA

l 13/12/2015, Provas Objetivas.l 14/12/2015, Disponibilização do Gabarito Preliminar Oficial.l 14/12/2015, Disponibilização Exemplar dos Cadernos de Questões (Modelos de Provas).l 16/12/2015, Disponibilização da Imagem do Cartão de Resposta.l 17 a 18/12/2015, Interposição de Recursos Administrativos quanto as questões da Prova Objetiva. l 12/01/2016, Resposta ao Recurso contra as questões da Prova Objetiva. l 13/01/2016, Disponibilização do Resultado Final das Notas das Provas Objetivas.l 19/01/2016, Avaliação Médica para Pessoas com Deficiência (PCD).l 25/01 a 26/01/2015, Matrícula dos Classificados.

2

ESCOLA TÉCNICA DO ARSENAL DE MARINHA-ETAM CADERNO 2

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO

O GOSTO DA SURPRESA Betty Milan

Nada é melhor do que se surpreender, olhar o mundo com olhos de criança. Por isso as pessoas gostam de viajar. Nem o trânsito, nem a fila do aeroporto, nem o eventual desconforto do hotel são empecilhos neste caso. Só viajar importa, ir de um para outro lugar e se entregar à cena que se descortina. Como, aliás, no teatro. O turista compra a viagem baseado nas garantias que a agência de turismo oferece, mas se transporta em busca de surpresa. Porque é dela que nós precisamos mais. Isso explica a célebre frase “navegar é preciso, viver não”, erroneamente atribuída a Fernando Pessoa, já que data da Idade Média. Agora, não é necessário se deslocar no espaço para se surpreender e se renovar. Olhar atentamente uma flor, acompanhar o seu desenvolvimento, do botão à pétala caída, pode ser tão enriquecedor quanto visitar um monumento histórico. Tudo depende do olhar. A gente tanto pode olhar sem ver nada quanto se maravilhar, uma capacidade natural da criança e que o adulto precisa conquistar, suspendendo a agitação da vida cotidiana e não se deixando absorver por preocupações egocêntricas. Como diz um provérbio chinês, a lua só se reflete perfeitamente numa água tranquila.

QUESTÃO 1“Nem o trânsito, nem a fila do aeroporto, nem o eventual desconforto do hotel são empecilhos”; a forma de reescrever-se essa frase que mantém o seu sentido original é:

(A) O trânsito, ou a fila do aeroporto, ou o eventual desconforto do hotel são empecilhos.

(B) O trânsito, a fila do aeroporto, o eventual desconforto do hotel não são empecilhos.

(C) Trânsito, filas do aeroporto, eventual desconforto do hotel são empecilhos.

(D) Ora o trânsito, ora a fila do aeroporto, ora o eventual desconforto do hotel são empecilhos.

QUESTÃO 2O par de palavras abaixo que não é formado, respectivamente, por substantivo + adjetivo é:

(A) eventual desconforto.(B) monumento histórico.(C) capacidade natural.(D) vida cotidiana.

QUESTÃO 3”Nada é melhor do que se surpreender, / olhar o mundo com olhos de criança”. Nesse primeiro período do texto, a segunda parte dele:

(A) conclui um raciocínio anterior.(B) explica algo dito anteriormente.(C) diz a mesma coisa com outras palavras.(D) localiza no tempo os fatos da primeira parte.

QUESTÃO 4O primeiro parágrafo do texto mostra três ocorrências (sublinhadas) do vocábulo SE; a afirmação correta sobre essas ocorrências é:

(A) a primeira e a segunda ocorrência mostram a mesma função.

(B) a segunda e a terceira ocorrência mostram a mesma função.

(C) todas as ocorrências mostram a mesma função.(D) todas as ocorrências mostram funções diferentes.

QUESTÃO 5 A frase correta em relação ao que é expresso no segundo e terceiro períodos do primeiro parágrafo é:

(A) as pessoas gostam de viajar contanto que não haja empecilhos.

(B) as pessoas gostam de viajar, mas há empecilhos.(C) as pessoas gostam de viajar, por isso há empecilhos.(D) as pessoas gostam de viajar apesar dos empecilhos.

QUESTÃO 6O conectivo, retirado de frases dos dois primeiros parágrafos do texto, que tem seu valor erroneamente indicado é:

(A) “Por isso as pessoas gostam de viajar” / causa.(B) “mas se transporta em busca de surpresa” / oposição.(C) “Como, aliás, no teatro” / conformidade.(D) “em busca de surpresa” / finalidade.

QUESTÃO 7“Só viajar importa”; a reescritura dessa frase que altera o seu sentido original é:

(A) viajar só importa.(B) só importa viajar.(C) só importa a viagem.(D) só a viagem importa.

3

ESCOLA TÉCNICA DO ARSENAL DE MARINHA-ETAM CADERNO 2

QUESTÃO 8“O turista compra a viagem baseado nas garantias que a agência de turismo oferece, mas se transporta em busca de surpresa. Porque é dela que nós precisamos mais. Isso explica a célebre frase “navegar é preciso, viver não”, erroneamente atribuída a Fernando Pessoa, já que data da Idade Média”.

Todos os termos sublinhados nesse segmento se referem a termos anteriores; aquele que está erradamente identificado é:

(A) que / garantias.(B) dela / surpresa.(C) que / dela.(D) isso / frase.

QUESTÃO 9No terceiro parágrafo do texto, a alusão à flor serve para:

(A) indicar uma possível surpresa para a criança.(B) mostrar que as coisas próximas também produzem surpresa.(C) demonstrar que a natureza supera as obras humanas.(D) ironizar as pessoas que só estão felizes em viagem.

QUESTÃO 10“do botão à pétala caída” equivale a:

(A) do diminuto ao grandioso.(B) do antes ao depois.(C) da beleza à feiura.(D) do nascimento à morte.

QUESTÃO 11A frase abaixo que NÃO exemplifica uma forma de comparativo é:

(A) “Nada é melhor do que se surpreender”.(B) “Porque é dela que nós precisamos mais”.(C) “pode ser tão enriquecedor quanto visitar um monumento”.(D) “A gente tanto pode olhar sem ver nada quanto se maravilhar”.

QUESTÃO 12Um exemplo de construção com linguagem coloquial é:

(A) “Nada é melhor do que se surpreender”.(B) “Por isso as pessoas gostam de viajar”.(C) “A gente tanto pode olhar sem ver nada”.(D) “Como diz um provérbio chinês”.

QUESTÃO 13O item em que o termo sublinhado exerce uma função diferente dos demais é:

(A) olhos de criança.(B) gostam de viajar.(C) agência de turismo.(D) agitação da vida cotidiana.

QUESTÃO 14A surpresa é natural na criança exatamente porque:

(A) ela pouco conhece do mundo.(B) ela quase não viaja.(C) ela não tem poder de observação.(D) ela gosta de mostrar suas descobertas.

QUESTÃO 15O provérbio chinês, citado ao fim do texto, - A lua só se reflete perfeitamente numa água tranquila – equivale a dizer que:

(A) o adulto precisa copiar qualidades infantis.(B) o mundo da criança é mais belo que o do adulto.(C) a tranquilidade é importante para se ver a beleza.(D) a natureza se mostra perfeitamente ao homem infantil.

INGLÊS

TEXTO 1

(http://www.toonsonline.net/wp-content/uploads/2015/09/ 327-300x280.jpg acessado em 26 de outubro de 2015)

QUESTÃO 16A fala do rapaz (“All very fine, but do they have wifi?”) mostra que ele quer:

(A) tirar fotos de Marte.(B) tornar-se astronauta.(C) estar sempre conectado.(D) saber a localização do planeta.

4

ESCOLA TÉCNICA DO ARSENAL DE MARINHA-ETAM CADERNO 2

TEXTO 2GOOD NEWS

(http://resources.yesican-science.ca/trek/mars/water/mars_water.html acessado em 26 de outubro de 2015)

Scientists have long talked about the possibility of water on Mars, pointing to ancient river channels, polar ice caps and trace amounts of moisture in the soil. But now there’s evidence, based on data from the Mars Reconnaissance Orbiter, that briny water may actually flow down the hillsides of the red planet. Where it comes from – deep underground or collected from the thin atmosphere – and whether it shows signs of life remain unanswered questions. All the more reason to go there and find out.

(MACLEAN’S, 12 de outubro de 2015, p. 8)

QUESTÃO 17O objetivo do texto é:

(A) explicar a cor vermelha do planeta Marte.(B) publicar uma descoberta científica recente.(C) incentivar o leitor a ir ao planeta vermelho.(D) persuadir os leitores a se tornarem cientistas.

QUESTÃO 18De acordo com o texto, a Mars Reconnaissance Orbiter, uma sonda robótica, enviou provas definitivas de que de fato lá há:

(A) água salgada corrente.(B) canais de rios antigos.(C) gelo nas capotas polares.(D) umidade no solo marciano.

QUESTÃO 19Em “Scientists have long talked about the possibility” a palavra em destaque introduz uma noção de:

(A) peso.(B) tempo.(C) espaço.(D) comprimento.

QUESTÃO 20“Find out” é sinônimo de:

(A) see.(B) come.(C) achieve.(D) discover.

FÍSICA

QUESTÃO 21Uma onda se propaga no ar a uma velocidade de 300 m/s. Se o comprimento de onda é de 0,5 cm, então a frequência dessa onda, em kHz, é igual a:

(A) 40 kHz.(B) 50 kHz.(C) 60 kHz.(D) 70 kHz.

QUESTÃO 22

Um turista inglês passeia pelo Rio de Janeiro e, assustado com o calor, observa o termômetro urbano mostrado na imagem. O termômetro marca 42 graus Celsius. Curioso, ele converte a leitura para graus Fahrenheit e, assustado, obtém:

(A) 82,2 OF.(B) 98,4 OF.(C) 107,6 OF.(D) 111,4 OF.

QUESTÃO 23

“Construído sobre as ruínas das antigas Torres Gêmeas do World Trade Center, o One World Trade Center mede 1776 pés (número que corresponde ao ano da independência dos Estados Unidos e, por sua vez, à altura da antiga Torre 1 do WTC) ou seu equivalente em metros, 541 metros, e é o mais alto da cidade de Nova Iorque”.

A ordem de grandeza da altura em metros desse edifício é:

(A) 100

(B) 101

(C) 102

(D) 103

5

ESCOLA TÉCNICA DO ARSENAL DE MARINHA-ETAM CADERNO 2

QUESTÃO 24Um avião está a uma velocidade constante de 800 km/h. Sendo assim, esse avião percorre, a cada segundo, aproximadamente a seguinte distância em metros:

(A) 126(B) 222(C) 238(D) 320

QUESTÃO 25São, respectivamente, unidades de massa, de corrente elétrica e de temperatura termodinâmica no Sistema Internacional de Unidades:

(A) quilograma, ampere, kelvin.(B) newton, volt e celsius.(C) newton, ampere, celsius.(D) quilograma, watt, kelvin.

QUESTÃO 26Um corpo de 400 kg pesa, em Newtons, aproximadamente:

(A) 1.600 N.(B) 2.680 N.(C) 3.920 N.(D) 4.580 N.

ATENÇÃO: Use o texto a seguir para responder às duas próximas questões:

Um bloco de massa m = 20 kg está submetido a duas forças 1 F

e 2F

de mesma direção e sentidos contrários, e se

movimenta a uma velocidade v

de módulo constante, como mostra a figura a seguir.

QUESTÃO 27Se F1 e F2 são os módulos de 1 F

e de 2F

, respectivamente, então:

(A) 1 2 F F=

(B) 1 2 F F>

(C) 1 2 F F<

(D) 1 2 0 F F+ =

QUESTÃO 28Se, submetido a essas forças, o bloco percorreu uma distância de 10 metros em 2,5 segundos, então o módulo de v

é igual a:

(A) 4 m/s(B) 5 m/s(C) 2 m/s(D) 16 m/s.

QUESTÃO 29Numa academia, um aluno puxa uma corda elástica presa a uma parede com uma força de 90 N de módulo. A intensidade da força que a corda exerce sobre o aluno é igual a:

(A) 40 N.(B) 75 N.(C) 90 N.(D) 100 N.

QUESTÃO 30Uma bola de 500 g de massa é abandonada de uma altura de 40 m do solo e cai verticalmente. O módulo do trabalho realizado pela bola até atingir o solo é igual a: (use g = 9,8 m/s2).

(A) 196 J.(B) 206 J.(C) 232 J.(D) 264 J.

QUESTÃO 31Três amigos foram fazer uma trilha. André, o mais bem preparado fisicamente, completou o percurso em 2 h; Esteves fez o percurso em 2h30min, e Pedro, em 2h40min. Se WA, WE e WP são os módulos dos trabalhos realizados por André, Esteves e Pedro, respectivamente, então:

(A) WA > WE > WP.(B) WA < WE < WP.(C) WE < WA < WP.(E) WA = WE = WP.

QUESTÃO 32A potência média desenvolvida quando uma força horizontal de 20 N de módulo é submetida a um corpo e o desloca 5 metros em 1 minuto e 20 segundos é igual a:

(A) 0,85 W.(B) 1,25 W.(C) 1,50 W.(D) 1,60 W.

6

ESCOLA TÉCNICA DO ARSENAL DE MARINHA-ETAM CADERNO 2

QUESTÃO 33No ano de 2122, um cosmonauta que, na Terra, tem 76 kg de massa, chega a um planeta cuja aceleração da gravidade é igual a 2,0 m/s2. Assim, naquele planeta, a massa e o peso do cosmonauta valem respectivamente:

(A) 76 kg e 152N.(B) 68 kg e 304 N.(C) 76 Kg e 304 N.(D) 68 kg e 152 N.

QUESTÃO 34 João foi de carro de uma cidade A até uma cidade B. O primeiro trecho do percurso foi percorrido a uma velocidade média de 60 km/h em 1h30min; o segundo trecho foi percorrido a uma velocidade média de 40 km/h em 30 minutos; já o terceiro trecho foi percorrido a uma velocidade média de 30 km/h em 1 hora. A distância total percorrida por João nesta viagem foi então de:

(A) 100 km.(B) 110 km.(C) 120 km.(D) 140 km.

QUESTÃO 35O gráfico abaixo mostra a variação da velocidade (v) com que um móvel se deslocou no tempo (t).

A distância percorrida pelo móvel, em metros, foi igual a:

(A) 80 m.(B) 100 m.(C) 120 m.(D) 200 m.

QUESTÃO 36No circuito a seguir, V = 12 V, R1 = R2 = R3 = R5 = 1 e R4 = 2.

A intensidade de corrente elétrica total que passa pelo circuito é igual a:

(A) 2 A(B) 3 A(C) 4 A(D) 6 A

QUESTÃO 37As especificações de um chuveiro elétrico indicam 5.460 W ~ 127 V. Nessas condições, a resistência equivalente desse chuveiro vale aproximadamente:

(A) 2 ohms.(B) 3 ohms.(C) 4 ohms.(D) 5 ohms.

QUESTÃO 38Duas cargas elétricas positivas, q1 = q2 = 6 C, estão a 4,5 m uma da outra. O módulo da força de interação elétrica entre elas é igual a:

(A) 0,072 N.(B) 0,096 N.(C) 1,024 N.(D) 1,268 N.

QUESTÃO 39A densidade de uma substância é 0,8 g/cm3. A massa de 2 litros dessa substância, em quilogramas, é igual a:

(A) 1,0 kg.(B) 1,2 kg.(C) 1,4 kg.(D) 1,6 kg.

QUESTÃO 40Uma viga de aço (coeficiente de dilatação linear 12.10-6 OC-1) tem 10 m de comprimento a uma temperatura de 20 OC. Se aquecermos a barra até 120 OC, a dilatação sofrida pela barra, em centímetros, será de:

(A) 1,2 cm.(B) 1,8 cm.(C) 12,0 cm.(D) 18,0 cm.

7

ESCOLA TÉCNICA DO ARSENAL DE MARINHA-ETAM CADERNO 2

MATEMÁTICA

QUESTÃO 41A diagonal AG do cubo abaixo mede 3 cm.

O volume desse cubo, em cm3, é igual a:

(A) 8

(B) 2 3

(C) 3 2

(D) 3 3

QUESTÃO 42A divisão do número complexo z = 10 - 10i pelo número complexo w = 3 + i é igual a:

(A) 2 - 4i(B) 3 + i(C) 3 - 5i(D) 3,3 - 10i

QUESTÃO 43Avalie se os seguintes números são racionais (R) ou irracionais (I): 5 ; 3 7 ; π. Esses números são respectivamente:

(A) I, I e I.(B) R, I e R.(C) I, R e I.(D) R, R e R.

QUESTÃO 44

Calculando ( )( )2 3 2 3

0,02

- + obtemos:

(A) 2 3(B) 4 3(C) 50(D) 200

QUESTÃO 45O resto da divisão de P(x)=ax3-10x2-x+5 por (x-2) é igual a -13. Assim, a é igual a:

(A) 2(B) 3(C) 4(D) 5

QUESTÃO 46O seguinte polinômio possui 0 e -1 como raízes, sendo 0 uma raiz de multiplicidade 3.

(A) p(x) = (x+1)3 x(B) p(x) = (x-1)3 x(C) p(x) = x3 (x-1)(D) p(x) = x3 (x+1)

QUESTÃO 47A solução da equação 4 22 8 6 0y y- + = é:

(A) S = { }3, 1,1 , 3- -

(B) S = { }3, 1,1 , 3- -

(C) S = { }3, 2,1 , 2- -

(D) S = { }2, 1,1 , 2- -

QUESTÃO 48Se -24 + 3x = -2x + 31 então x é igual a:

(A) 6(B) 8(C) 9(D) 11

QUESTÃO 49Avalie se as afirmativas a seguir, acerca do gráfico da parábola f(x) = x2 - 2x - 8 são falsas (F) ou verdadeiras (V):

w A concavidade é para cima.w O gráfico intercepta o eixo dos x nos pontos x=-2 e x=4.w O vértice da parábola é o ponto (-1,-9).

As afirmativas são respectivamente:

(A) V, V e V.(B) V, V e F.(C) F, F e V.(D) F, F e F.

8

ESCOLA TÉCNICA DO ARSENAL DE MARINHA-ETAM CADERNO 2

QUESTÃO 50Há 20 anos, Manoel tinha o quádruplo da idade de Nestor. Daqui a 12 anos, Manoel terá o dobro da idade atual de Nestor. Se dividirmos a idade atual de Manoel pela idade atual de Nestor obtemos:

(A) 1,2(B) 1,4(C) 1,5(D) 2,0

Atenção: Use os dados a seguir para responder às duas próximas questões.

Considere os conjuntos A = { 1, 3, 5, 6} e B = { 2, 5, 9, 12} e a relação R : A → B, tal que R = { (a, b)| b = 2a - 1 } .

QUESTÃO 51A relação R é dada por:

(A) R = {(1, 1), (3, 5), (5, 9), (6, 11)}(B) R = {(1, 1), (3, 5), (5, 9)}(C) R = {(3, 5), (5, 9)}(D) R = {(1, 1), (3, 5), (5, 10), (6, 12)}

QUESTÃO 52O domínio e a imagem de R são, respectivamente, os conjuntos:

(A) D(R) = {1, 3, 5, 6} e I(R) = {2, 5, 9, 12)}.(B) D(R) = {1, 3, 5} e I(R) = {2, 5, 9)}(C) D(R) = {1, 3, 5, 6} e I(R) = {1, 5, 9, 11)}(D) D(R) = {3, 5} e I(R) = {5, 9)}

QUESTÃO 53Avalie se as afirmativas a seguir, acerca de logaritmos, são falsas (F) ou verdadeiras (V):

w ( ) ( ) ( )log ab log a log b= ×

w ( )( )

log alog b

= ( ) ( )log a log b-

w ( ) ( )log a log b- = ( )( )

log alog b

As afirmativas são respectivamente:

(A) V, V e V.(B) F, V e F.(C) F, F e F.(D) V, F e V.

QUESTÃO 54Calculando 10 3

2

1.000 2438

log loglog

× obtemos:

(A) 3(B) 5(C) 9(D) 12

QUESTÃO 55Se f(x) = |3 - 2x| - 2|x - 3|, então f(4) é igual a:

(A) 3(B) 5(C) 7(D) 9

QUESTÃO 56Observe o segmento de reta:

A seta indica o seguinte número:

(A) 0,14(B) 1,4(C) 0,4(D) 0,9

QUESTÃO 57Observe o polígono:

Os ângulos internos do polígono medem 90O, 90O, xO, (90 + 2x)O e (90 + 2x)O. Assim, x vale:

(A) 30O

(B) 36O

(C) 48O

(D) 60O

QUESTÃO 58Um artista vai pintar um painel que essencialmente mostrará um quadrado de 80 cm de lado inscrito em um círculo de raio r. Assim, r medirá aproximadamente [use 2 1,4≅ ]:

(A) 48 cm(B) 50 cm(C) 56 cm(D) 64 cm

9

ESCOLA TÉCNICA DO ARSENAL DE MARINHA-ETAM CADERNO 2

QUESTÃO 59

Calculando ( ) ( )30 60(60 ) (30 )

o o

o o

sen costg tg

obtemos:

(A) 1/4(B) 6(C) 3

(D) 2 / 3

QUESTÃO 60A hipotenusa de um triângulo retângulo mede 30 cm e um de seus catetos mede 18 cm. A área desse triângulo, em cm2, vale:

(A) 174(B) 188(C) 216(D) 232