escola josé amaral de freitas

3
Escola José Amaral de Freitas 8º ano do Ensino Fundamental Área de Conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Língua Portuguesa Duração: 8 aulas Professor: Jaynnoã Fernando Silva Lopes PLANEJAMENTO DE SEQÜÊNCIA DIDÁTICA > Expectativa de Aprendizagem: empregar adequadamente os conectivos de acordo com a situação comunicativa. > Conhecimentos Prévios: classe morfológica das conjunções; termos essenciais da oração; termos integrantes da oração; termos assessórios da oração; estrutura do texto Artigo de Opinião. > Objetivos de Aprendizagem: 1. Cognitivos - distinguir as situações comunicativas (exposição, informação, produção literária...); - reconhecer as relações estabelecidas pelos conectivos; - compreender as relações semânticas entre os elementos ligados pelos conectivos; - apreender os efeitos de sentido provocados pelo emprego dos conectivos em diversas ocasiões; 2. Procedimentais - produzir um Artigo de Opinião, empregando corretamente os conectivos, conforme as relações a cujo estabelecimento se aspira; 3. Atitudinais - valorizar o uso correto dos conectivos na produção textual própria. > Conteúdos 1. Conceituais - situações comunicativas; relações de coordenação e subordinação; conjunções coordenativas e

Upload: jaynnoa-fernando

Post on 10-Nov-2015

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Modelo de Planejamento de Sequência Didática, planejada para o ensino dos conectivos no 8º ano do Ensino Fundamental.

TRANSCRIPT

Escola Jos Amaral de Freitas8 ano do Ensino Fundamentalrea de Conhecimento: Linguagens, Cdigos e suas TecnologiasComponente Curricular: Lngua PortuguesaDurao: 8 aulasProfessor: Jaynno Fernando Silva Lopes

PLANEJAMENTO DE SEQNCIA DIDTICA

> Expectativa de Aprendizagem: empregar adequadamente os conectivos de acordo com a situao comunicativa.

> Conhecimentos Prvios: classe morfolgica das conjunes; termos essenciais da orao; termos integrantes da orao; termos assessrios da orao; estrutura do texto Artigo de Opinio.

> Objetivos de Aprendizagem:1. Cognitivos- distinguir as situaes comunicativas (exposio, informao, produo literria...);- reconhecer as relaes estabelecidas pelos conectivos;- compreender as relaes semnticas entre os elementos ligados pelos conectivos;- apreender os efeitos de sentido provocados pelo emprego dos conectivos em diversas ocasies;2. Procedimentais- produzir um Artigo de Opinio, empregando corretamente os conectivos, conforme as relaes a cujo estabelecimento se aspira;3. Atitudinais- valorizar o uso correto dos conectivos na produo textual prpria.

> Contedos1. Conceituais- situaes comunicativas; relaes de coordenao e subordinao; conjunes coordenativas e subordinativas; conotao e denotao; relao de sentido entre os termos associados; naturezas das relaes coordenativas e subordinativas (adio, causalidade, concesso, adversidade, condio, finalidade...);2. Procedimentais- produo de Artigo de Opinio;3. Atitudinais- valorizao das normas de uso dos conectivos.

> Desenvolvimento1 aula: Realizao de atividade diagnstica. Nesta atividade, sero dados aos alunos diferentes textos para que preencham os espaos entre os termos com os adequados conectivos. Aps o preenchimento, os alunos lero em voz alta o texto com suas opes de conectivos e, brevemente, justificaro suas escolhas.2 aula: Aula expositiva, apresentando as situaes comunicativas, as relaes de coordenao e subordinao, e as conjunes mais usadas.3 aula: Aula expositiva sobre as naturezas das relaes coordenativas e subordinativas, levando em considerao os conceitos de conotao e denotao, a partir da leitura de um Conto de Machado de Assis.4 aula: Realizao de debate entre os alunos, mediado pelo professor, sobre um Artigo de Opinio, no que concerne ao emprego e classificao dos conectivos neste.5 aula: Aula expositiva de reviso sobre a estrutura do Artigo de Opinio, com orientaes sobre a forma de produo do mesmo, e incio da produo orientada.6 e 7 aulas: Orientao da produo e Entrega do Artigo de Opinio.8 aula: Devoluo da produo com a nota e as justificativas, e comentrios sobre as produes.

> AvaliaoA avaliao ser feita a partir das atividades desenvolvidas (diagnose, justificativa oral e debate), tendo maior peso para a nota final o Artigo de Opinio produzido. Os critrios para a valorao sero: o correto emprego das conjunes estudadas, a presena de todos os elementos prprios do gnero (ttulo, pargrafo introdutrio, a opinio, os argumentos, concluso, sugesto...), a coerncia do texto, a razoabilidade dos argumentos, a coeso e a clareza na expresso da opinio. Alm disso, h de se considerar a participao dos alunos nas aulas expositivas, atravs de suas intervenes nestas.

> Recursos- textos impressos.

REFERNCIASASSIS, Machado de. Obra completa, vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, Nova Fronteira, 2009.FERNANDES, Karen. A liberdade filha, e no dona do direito. Mdia sem Mscara, [S.l.], 13 set. 2013. Disponvel em: < http://www.midiasemmascara.org/artigos/aborto/14510-a-liberdade-e-filha-e-nao-dona-do-direito.html> . Acesso em: 02 ago. 2014.