escola de esportes na natureza - vr projetos sociais e culturais na natureza_site.pdf · a escola...

13
Escola de esportes na Natureza

Upload: ngodien

Post on 17-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Escola de esportes

na Natureza

INTRODUÇÃO

O Brasil reúne condições ideais para a prática de esportes na Natureza. Temos temperaturasdo ar e da água amenas, clima relativamente calmo e uma infinidade de lugares paradisíacos paraexplorar se locomovendo de forma sustentável, a pé, de bicicleta e com caiaques.

Apesar deste enorme potencial, os esportes na natureza ainda são pouco praticados no Brasil.

A Escola de esportes na Natureza utilizará em seu primeiro ano de atuação a canoagemoceânica como pilar de seus cursos / expedições, e a partir do seu segundo ano incluirá outrasmodalidades esportivas em suas atividades.

OBJETIVOS GERAIS

Utilizar a canoagem oceânica como ferramenta de educação complementar em umprograma anual para 216 alunos da rede pública de ensino e/ou jovens em situação devulnerabilidade social, em Araraquara e outras cidades a serem definidas em conjunto com opatrocinador (cidades a até 500 KM de distância de Ubatuba).

Estimular no aluno uma relação mais profunda e sustentável com o meio ambiente,desenvolver as habilidades esportivas da canoagem oceânica, e habilidades pessoais como liderança,trabalho em equipe e tomada de decisão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Realizar 16 expedições/cursos com 2 dias de duração, na região de Ubatuba - SP, para grupos de 12 alunos, entre Março e Dezembro de 2015;

• Realizar 2 expedições/cursos com 9 dias de duração, em Julho de 2015, na região de Ubatuba - SP, para grupos de 12 alunos, em Julho de 2015;

• Capacitar os alunos em técnicas de remada, planejamento e realização de expedições de canoagem oceânica, de maneira segura e divertida;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver as habilidades pessoais esociais necessárias para a prática dacanoagem oceânica: capacidade deliderança, tomada de decisão e manejode riscos, auxiliando nodesenvolvimento integral do indivíduoe na sua formação para o exercício dacidadania e a prática do lazer;

• Despertar e estimular no aluno umarelação mais profunda e sustentávelcom o meio ambiente, estimulandoações de mínimo impacto ambientaldurante a prática esportiva e tambémnos hábitos cotidianos dos alunos.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

A Escola de esportes na Natureza, em seu primeiro ano de atuação, utilizará acanoagem oceânica como pilar de seus cursos / expedições, e a partir do seu segundo anopassará a incluir em suas atividades outras modalidades esportivas e cursos de capacitaçãoprofissional.

As expedições/cursos serão voltadas principalmente para alunos e educadores darede pública de ensino, com idade mínima de 14 anos, que comporão no mínimo 60% dopúblico beneficiado pelo projeto. O restante dos beneficiados serão oriundos de escolasparticulares, e/ou entidades de assistência a jovens em situação de vulnerabilidade social. Osalunos poderão ser portadores de necessidades especiais (deficientes) ou não, desde que adeficiência não impeça os alunos de remar e caminhar.

O projeto terá um website em formato de rede social, possibilitando assim que osseus ideais sejam divulgados para um grande número de pessoas, aumentando assim onúmero de pessoas beneficiadas pelo projeto, e possibilitando que os jovens ocupem parte doseu tempo livre na internet interagindo dentro de um ambiente associado ao esporte equalidade de vida, reduzindo assim as chances para se interessarem ou se envolverem comdrogas e outras atividades negativas.

As expedições/cursos ocorrerão na região costeira do Sudeste do Brasil, em Ubatuba - SP.

Haverá dois tipos de expedição/curso:

1 - Introdutório - Com dois dias de duração, esta expedição/curso será realizada aos finais de semana e proporcionará aos jovens um contato inicial com a canoagem como forma de lazer bem como à cultura tradicional caiçara e formas sustentáveis de interação com o meio ambiente.

2 - Intermediário - Com 9 dias de duração, esta expedição/curso capacitará os alunos a planejar e realizar as suas próprias expedições de caiaque. As atividades terão nível de dificuldade intermediário, e serão realizadas em Julho, durante o período de férias escolares.

METODOLOGIA

A metodologia de ensino aplicada neste projeto é a mesma utilizada nas maiores e maisrenomadas instituições mundiais de ensino de esportes na Natureza, tais como N.O.L.S.http://www.nols.edu/ e Outward Bound http://www.outwardbound.org/ que estão em atividade desdeos anos sessenta, tendo formado mais de 200.000 alunos.

Esta metodologia é conhecida como “educação experiencial ao ar livre”, e tem como pilarpedagógico principal a experiência real, direta e profunda com a disciplina esportiva que está sendoensinada. Isto significa que os alunos se reúnem com os instrutores no início do curso, para uma breveintrodução dos equipamentos a serem utilizados e o cronograma de atividades a serem executadas.Logo em seguida, a expedição/curso se inicia, e os alunos passam a aprender e imediatamente exercitar,de forma progressiva, os conhecimentos e técnicas necessárias à prática da canoagem oceânica , astécnicas de viagem e acampamento em regime de expedição em meio à natureza, e as habilidadespessoais e sociais inerentes à atividade, tais como: Trabalho em equipe, tomada de decisão e liderança,auxiliando no empoderamento e crescimento integral do indivíduo.

Esta metodologia é comprovadamente eficiente para garantir grande percentual deassimilação das técnicas e conhecimentos transmitidos, além de constituir uma experiência intensa,profunda, memorável e transformadora, que remove o aluno de sua zona de conforto, e faz com que eleexercite imediatamente as novas habilidades recém-adquiridas, utilizando a canoagem oceânica para oseu desenvolvimento integral e formação para o exercício da cidadania e prática do lazer de formasaudável, prazerosa e sustentável.

JUSTIFICATIVA

Além dos aspectos esportivos do projeto, existe uma particularidade muitointeressante inerente à prática de canoagem e dos esportes na Natureza em geral, que conferemérito e justificativa ao presente projeto. Na medida em que praticam esportes na Natureza emregime de expedição em ambientes selvagens, as pessoas realizam um intenso processo dedescobrimento e crescimento interior, pois para praticar estes esportes de forma eficiente,segura e prazeirosa, o esportista/expedicionário precisa ser capaz de administrar muitosconhecimentos diferentes, além das técnicas esportivas propriamente ditas. Nos esportespraticados em meio à Natureza em ambiente isolado, a pessoa tem que obrigatoriamenteaprender a lidar com as situações como elas são (e não como gostariam que fosse) e isso torna aexperiência educacional bastante concreta – não é um exercício ou uma dinâmica, é real. Éimportante o esportista/expedicionário saber avaliar as condições climáticas, que estão emconstante alteração por exemplo. Também é importante conhecer os seus próprios limites e olimite das pessoas que estão com ele, para poder gerenciar uma situação de risco caso ela seapresente.

A gestão de diversos fatores internos e externos em face a situações adversas é umahabilidade que será desenvolvida por este projeto e que será extremamente útil para ajudar osjovens a se desenvolverem de forma plena e integral, desempenhando efetivamente o seu papelcomo cidadão co-criador da sociedade na qual estão inseridos.

PERFIL DOS EMPREENDEDORES

A Patrolink Social é uma ONG especializada em realizar projetos sociais e esportivos. Opresidente da entidade é um apaixonado por esportes na natureza, que desde 1987 realizaexpedições em lugares selvagens se locomovendo de forma sustentável, a pé, de bicicleta,caiaque ou veleiro, e já realizou diversas expedições de canoagem, tais como a circunavegaçãodas principais ilhas do Sudeste do Brasil; Ilha Grande, Ilha Bela e Ilha do Cardoso, entre outrasexpedições no Brasil e no exterior. Esta experiência o motivou a conceber este projeto, paraviabilizar a mais pessoas entrarem em contato com o fascinante universo dos esportes naNatureza e da canoagem.

A Equipe de profissionais envolvida no projeto tem extensa experiência naorganização de expedições, cursos e projetos que envolvem canoagem oceânica e outrosesportes na Natureza. São profissionais brasileiros que atuam junto às mais renomadas escolasde esporte na natureza e educação ao ar livre do mundo, tais como N.O.L.S.http://www.nols.edu/ e Outward Bound http://www.outwardbound.org/ , atuando comoinstrutores em cursos realizados em diversos locais no mundo, tais como Chile (Patagônia), Brasil,Estados Unidos (Alaska) e Canadá, entre outros.

OPÇÕES DE INVESTIMENTO

Patrocínio exclusivo (valor integral aprovado para captação): 729.457,80

Patrocínio máster – 500.000,00

Patrocínio – 300.000,00

Apoio – 150.000,00

DURAÇÃO DO PROJETO:

12 meses

Incentivos fiscais:

Lei federal do esporte.

CONTRAPARTIDAS:

1 - Aplicação da logomarca da empresa de acordo com a cota selecionada para investimento, emtodos os materiais de comunicação e identificação do projeto:

• Folders e cartazes

• Website do projeto

• Equipamentos utilizados

• Camisetas e bonés dos alunos

2 - Possibilidade de selecionar as cidades e escolas que participarão no projeto, de acordo com acota adquirida:

• Patrocínio exclusivo: 16 cursos de 2 dias + 2 cursos de 9 dias = 18 cursos

• Patrocínio máster:11 cursos de 2 dias + 1 curso de 9 dias = 12 cursos

• Patrocínio: 5 cursos de 2 dias + 1 curso de 9 dias = 6 cursos

• Apoio: 4 cursos de 2 dias

Visite: www.vrprojetos.com.br

[email protected]

51 3737.0809