escola bíblica dominical · 2020. 12. 21. · mãos com a paz do senhor. estamos, hoje, no dia 20...

32
INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM 1 Dez. 2020 | Volume 1 | nº 21 Escola Bíblica Dominical 20 de dezembro de 2020 A publicação desta semana apresenta os pontos principais tra- tados na Escola Bíbli- ca Dominical de 20 de dezem- bro de 2020. No Brasil tivemos um total de 5.236 participações através de respostas enviadas por igrejas de cidades de todos os 26 es- tados do Brasil, além do Distri- to Federal. Do Exterior, tivemos 220 parti- cipações (colaborações) rece- bidas dos nossos irmãos de 135 igrejas, em 24 países, princi- palmente dos grupos de jo- vens. Tivemos ainda o recebimento de 105 vídeos com a gravação das respostas, num total de 15 do exterior e 90 em língua por- tuguesa, recebidos de 76 igre- jas. As principais participações do Brasil (por Estado) e do Exteri- or (por país) foram registradas, em percentuais, e estão ilus- tradas nas tabelas ao lado. Errata Referente ao Boletim EBD de 13 de dezembro de 2020. Onde se lê: Ele é professor de jovens e em- baixador do Brasil em Roma. (Pg. 3) Leia-se: Ele é professor de jovens e Cônsul-Geral Adjunto em Mi- lão. Onde se lê: As contribuições são tão volu- mosas que enviamos duas participações por grupo. (Pg.8) Leia-se: As contribuições de alguns grupos são tão volumosas que, em algumas semanas envia- mos duas contribuições da- quele grupo, além das indivi- duais. Participações 20 de dezembro de 2020 Brasil Exterior Estado Participação País Participação Rio de Janeiro 26,41% Estados Unidos 38,18% São Paulo 26,00% Bolívia 23,18% Espírito Santo 11,09% Canadá 10,00% Minas Gerais 7,09% Portugal 7,27% Alagoas 5,83% Itália 4,55% Pará 4,44% Argentina 2,27% Bahia 3,71% Espanha 2,27% Paraná 2,47% Peru 1,82% Fonte: Portal Presbitério - EBD Participações por Continentes Participações por País América do Norte 106 Estados Unidos 84 América do Sul 77 Bolívia 51 Europa 38 Canadá 22 América Central 9 Portugal 16 África 7 Itália 10 Ásia 5 Oceania 3 Editorial O Livre Exame das Escrituras O Sangue e a Palavra - Parte III

Upload: others

Post on 01-Feb-2021

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 1

    Dez. 2020 | Volume 1 | nº 21

    Escola Bíblica Dominical 20 de dezembro de 2020

    A publicação desta semana apresenta os pontos principais tra-tados na Escola Bíbli-ca Dominical de 20 de dezem-bro de 2020.

    No Brasil tivemos um total de 5.236 participações através de respostas enviadas por igrejas de cidades de todos os 26 es-tados do Brasil, além do Distri-to Federal. Do Exterior, tivemos 220 parti-cipações (colaborações) rece-bidas dos nossos irmãos de 135 igrejas, em 24 países, princi-palmente dos grupos de jo-vens.

    Tivemos ainda o recebimento de 105 vídeos com a gravação das respostas, num total de 15 do exterior e 90 em língua por-tuguesa, recebidos de 76 igre-jas. As principais participações do Brasil (por Estado) e do Exteri-or (por país) foram registradas, em percentuais, e estão ilus-tradas nas tabelas ao lado.

    Errata Referente ao Boletim EBD de 13 de dezembro de 2020. Onde se lê:

    Ele é professor de jovens e em-baixador do Brasil em Roma. (Pg. 3) Leia-se: Ele é professor de jovens e Cônsul-Geral Adjunto em Mi-lão. Onde se lê: As contribuições são tão volu-

    mosas que enviamos duas participações por grupo. (Pg.8) Leia-se: As contribuições de alguns grupos são tão volumosas que, em algumas semanas envia-mos duas contribuições da-quele grupo, além das indivi-duais.

    Participações 20 de dezembro de 2020

    Brasil Exterior

    Estado Participação País Participação

    Rio de Janeiro 26,41% Estados Unidos 38,18%

    São Paulo 26,00% Bolívia 23,18%

    Espírito Santo 11,09% Canadá 10,00%

    Minas Gerais 7,09% Portugal 7,27%

    Alagoas 5,83% Itália 4,55%

    Pará 4,44% Argentina 2,27%

    Bahia 3,71% Espanha 2,27%

    Paraná 2,47% Peru 1,82%

    Fonte: Portal Presbitério - EBD

    Participações por Continentes Participações por País

    América do Norte 106 Estados Unidos 84

    América do Sul 77 Bolívia 51

    Europa 38 Canadá 22

    América Central 9 Portugal 16

    África 7 Itália 10

    Ásia 5

    Oceania 3

    Editorial

    O Livre Exame das Escrituras O Sangue e a Palavra - Parte III

  • 2 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    Eu saúdo todos os nossos ir-mãos com a paz do Senhor. Estamos, hoje, no dia 20 de dezembro, em nossa penúlti-ma Escola Bíblica Dominical deste ano.

    Temos muitos motivos para glorificar o nome do Senhor pelos benefícios que temos recebido na Escola Bíblica Do-minical. Há um crescimento, um interesse cada vez maior das cidades e dos diversos Es-tados aqui do Brasil e de vários outros países.

    Estamos com a responsabili-dade de trazer o ensino. E, ho-je, vou passar alguns detalhes para que todos possam com-preender o grande valor da Escola Bíblica Dominical. Temos recebido muitas contri-buições e testemunhos de vá-rios locais de todo o mundo, mostrando o valor da Escola Bíblica Dominical. Do Caza-quistão, recebemos um teste-munho vindo da igreja em Ak-tau, às margens do Mar Cás-pio, da Igreja Palavra Viva, Pr. Andrey Yatluk. Da Malásia, recebemos um testemunho da irmã Franciley

    da Costa Teixeira de Deus, da igreja em Ipoh, na Província de Perak. Esta igreja fica a 100 km da capital Kuala Lampur. Ela é esposa do Diácono Clerwey Gracindo de Deus. O grande valor alcançado resi-de naquilo que o Espírito San-to está operando na vida das pessoas: uma operação de dentro para fora. Para subir para a eternidade não existe outro recurso: so-mente o Espírito Santo. E nada melhor do que uma família reunida no estudo da Palavra. Isso é que é importante.

    Recebemos testemunhos da

    Coréia do Sul, da irmã Meejin Park, da igreja em Seul, esposa do diácono Sanghoon Park.

    Do Japão, recebemos também os testemunhos de irmãos, como o da jovem Rafaela Ois-hi, do grupo de jovens da Igre-ja em Toyota-Nagoya – na Pro-víncia de Aichi-ken, Pastor Da-vid Vieira.

    Da Oceania, recebemos os tes-temunhos do Pr. Douglas, o qual é responsável pela Obra na Oceania, elencando as bên-çãos da Escola Bíblica Domini-cal, além de outros irmãos. Então, estamos vendo a forma pela qual Deus está operando. Estamos vendo aquilo que al-guns, que estão perto, ainda não estão entendendo. Irmãos, a distancias enormes, fusos horários diferentes, se reúnem para meditar na Palavra de Deus. Há uma participação, um grande interesse. Deus tem levantado uma Obra e também uma oposição à Obra, para tirar as vidas do ca-minho, pois a hora é chegada. Estamos vendo as perguntas e respostas da semana. Mas, eu me ative aos testemunhos, porque não podemos deixar

    Síntese da palavra do presidente

    O Livre Exame das Escrituras O Sangue e a Palavra - Parte III

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 3

    de falar desta grande opera-ção. É motivo para oração. Todos os testemunhos citados estão relatados neste Boletim, na matéria referente à Trans-missão especial para as igrejas do Exterior 12h, podendo ser ob-tidos, em sua íntegra, no canal oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

    Voltando ao assunto da Escola Bíblica Dominical, vimos a car-ta escrita à igreja de Sardes. A situação histórica, antes da Reforma Religiosa do século XVI, possui algumas nuances proféticas. Vamos observar que as grandes ba-talhas foram contra a Palavra. Estas ba-talhas começaram antes do período medieval, quando a Bíblia foi traduzida para o latim, como língua oficial. Os únicos que podiam conhecer eram os clérigos, os padres. Aí veio o período medieval. As grandes batalhas foram contra a Pala-vra. Pedro Valdo, na França (Lyon), converteu-se ao cristia-nismo em 1174, encomendou a tradução da Bíblia para uma linguagem popular e começou a pregá-la ao povo, mesmo sem ser sacerdote. Vamos encontrar John Wyclif-fe, na Inglaterra. Eles tinham a Bíblia como norma de fé. Na-quela época, o cristianismo dizia que a Bíblia não podia ir para a mão dos crentes, por-que não sabiam interpretar. E foi por isso que Lutero lutou. A palavra ia ficar.

    Jonh Huss, outro pré-

    reformador, morreu na foguei-ra, queimado vivo, em Praga. Defendia a suprema autorida-de das escrituras. A autoridade não estava nos dirigentes da igreja. Mas a autoridade era da Palavra.

    Savonarola, em Florença, Itália, morreu enforcado e depois teve o seu corpo queimado no meio da rua. Pregava os profe-tas, o antigo testamento, pre-gava a Palavra. Foram os pro-tomártires da Reforma Religio-sa do século XVI.

    Hoje, vamos às duas respostas. O que estava na parábola do reino, que dizia acerca do te-souro que estava escondido no campo? Quando a Palavra foi redescoberta, o que apare-ceu? A perola de grande pre-ço, que é Jesus. Quem conhe-ce a pérola de grande preço é o Espírito Santo. A pérola se desenvolve em torno do irri-tante colocado dentro dela. Da mesma forma, isso acontece com o homem. Quando o Es-pírito Santo opera na sua vida, ele luta a todo o tempo contra o pecado. Aquilo que foi colo-cado no seu coração é que traz esta insatisfação. Um dia, o Espírito Santo vai tomar a pé-

    rola.

    Vamos ver a questão dos dog-mas. Dogma foi uma maneira que a religião usou para defi-nir as suas posições. Não te-mos nada a ver com os dog-mas. A Bíblia diz que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. É algo que já está definido. Para quem quer par-ticipar de uma religião, precisa crer nos dogmas que são con-tra a Palavra. O dogma é aqui-lo que não é verdadeiro, uma imposição religiosa.

    Por exemplo, o cor-po de Maria está no seu sepulcro. Dizer que Maria foi assun-ta aos céus, em 1950, é um dogma. O dogma é algo que não precisa ser explicado: uma im-posição de uma ver-dade que não está na Bíblia. Para quem conhece a Palavra de Deus, o

    dogma é aquilo que não nos leva à eternidade e que está fora da verdade da Palavra. Não existe purgatório, confes-sionário, a missa não pode ser uma repetição do sacrifício de Jesus, mas para tudo isso há os seus seguidores. A igreja precisa estar atenta a isso. Para o próximo domingo, va-mos ter a nossa última Escola Bíblica Dominical do ano.

    Que o Senhor nos abençoe.

    Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros

    Presidente da Igreja Cristã Maranata

    O Livre Exame das Escrituras O Sangue e a Palavra - Parte III

    Para visualizar o conteúdo da Escola Bíblica Dominical, acesse o nosso canal do

    YouTube clicando aqui ou pelo endereço youtube.com/igrejacristamaranataoficial

    https://www.youtube.com/watch?v=wa-9vD2kNtU&t=1093s

  • 4 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    O tema de estudo e evangeli-zação no mês de dezembro para as classes de Crianças, Intermediários e Adolescentes é: “O Natal”.

    Em decorrência da suspensão das reuniões presenciais das Crianças, Intermediários e Adolescentes, ocasionada pela pandemia do novo coronaví-rus (COVID-19), as aulas estão sendo veiculadas através do canal oficial da Igreja Cristã Maranata no YouTube. O material para as aulas está disponível através do endere-ço eletrônico: ciasmarana- ta.org.br.

    O cronograma das aulas está

    especificado na tabela a se-guir.

    Atividades do Mês

    Programação das classes de crianças, intermediários e adolescentes

    Dias Assuntos CIAs de 3 a 15 anos Assuntos Crianças de 0 a 3 anos

    06/12 - 16h (YouTube) Certamente cedo venho - Ap 22:20 Nasce o Salvador - Lc 2:10-11

    13/12 - 16h (YouTube) O anúncio do nascimento de Jesus - Lc 1:30-31 Os anjos anunciam o nascimento de Jesus - Lc 2:14

    20/12- 16h (YouTube) Louvor pelo nascimento de Jesus - Lc 2:28-29 Nasce o Rei dos reis - Is 9:6

    26/11 - 16h (YouTube) Cântico de Davi ao Rei dos reis - II Sm 23:2-3 Davi louva ao Senhor - Sl 139:14

    Nesta próxima sexta-feira, dia 25 de dezembro de 2020, às 20h, será transmitida uma mensagem especial de natal, por meio dos canais oficiais digitais da Igreja Cristã Mara-nata, especialmente pelo You-Tube.

    Por ser uma sexta-feira, os templos não estarão abertos. O Culto de oração de quinta-feira, dia 24/12/2020, ocorrerá normalmente, com a obser-vância dos protocolos das au-toridades sanitárias e de saú-de).

    Mensagem especial para o dia 25 de dezembro

    Fonte: Comunicado ICM 187/20, de 17/12/2020

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 5

    Ocorreu, no último final de semana, o programa “Anun-ciando o Evangelho Eterno”.

    O programa desta semana abordou, no quadro “Lições do Maanaim”, o assunto “Graça e Fé”.

    O programa é exi-bido na Rede TV todos os sábados, às 8h, e todos os domingos, às 14h00.

    Programa Anunciando o Evangelho Eterno

    Informe Semanal 14 a 20 de dezembro de 2020

    Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

    YouTube Mundo Sexta-feira 21h

    RedeTV Brasil Sábado (08h) | Domingo (14h)

    TV Capixaba Espírito Santo Sábado (09h)

    Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

    Band FM (FM 94,9) Grande Vitória (ES) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

    Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

    Rádio Sim (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

    Rádio Sim (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

    Rádio Sim (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

    Rádio Sim (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

    Rádio Sim (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

    Rádio Sim (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

    Rádio Sim (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

    Rádio Sim (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

    Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

    Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

    Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ) Sábado (10h) | Domingo (10h)

    Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG) Sábado (10h)

    Rádio Imparsom (FM 100,1) Governador Valadares (MG) Domingo (08h)

    Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS) Domingo (15h30)

    Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

    Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

    Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

    Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

    *Horário de Brasília

    Para visualizar o programa Anunciando o Evangelho Eterno, acesse o nosso canal do YouTube clicando aqui ou pelo endereço youtube.com/igrejacristamaranataoficial

    https://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficial

  • 6 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    Nesta semana foi dado conti-nuidade ao 1º Seminário Inter-nacional da Igreja Cristã Mara-nata, transmitido pelo canal oficial no YouTube, sempre às terças e sextas-feiras.

    Foram disponibilizados os epi-sódios 9 (nove) no dia 15/12 e 10 (dez) no dia 18/12, que aborda-

    ram os temas “O Espírito Santo e a Salvação” e “O Espí-rito Santo e a Salva-ção, uma advertên-cia!”, respectiva-mente.

    Informe Semanal 14 a 20 de dezembro de 2020

    Seminário Internacional - A Palavra

    Para visualizar o Seminário Internacional transmitido nas redes sociais, acesse o nosso canal do YouTube clicando aqui ou pelo endereço youtube.com/igrejacristamaranataoficial

    Às 15h (hora de Brasília), no domingo, dia 20 de dezembro, ocorreu a transmissão especial para as igrejas do Brasil, com a participação dos pastores, obreiros, jovens e senhoras. Nesta edição, participaram os irmãos de São João do Meriti (RJ): Daniel Pruss, Catharine Cervino, Felipe Fajoli e Pr. Mi-chal Pruss. Para a pergunta 2

    participou o Pr. Raimundo Ar-tini (Manaus – AM). Para a per-gunta 3 participaram os ir-mãos da região do Distrito Fe-deral: a irmã Rosilene Roriz Meireles e o Pr. Leandro Gui-marães Rodrigues.

    As transmissões foram realiza-das por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

    Transmissão especial para as igrejas do Brasil

    Para visualizar a Transmissão Especial para toda igreja, acesse o nosso canal do YouTube clicando aqui ou pelo endereço youtube.com/igrejacristamaranataoficial

    https://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficialhttps://www.youtube.com/watch?v=UXmG2zAHvsk

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 7

    Ocorreu, no domingo, 20 de dezembro, às 12h00, horário de Brasília, a transmissão especial para as igrejas do exterior. A reunião contou com o teste-munho de pastores sobre a Obra no exterior, além das res-postas às perguntas da Escola Bíblica Dominical, dadas por vários jovens, obreiros e se-nhoras.

    Pr. Andrey Yatluk, da Igre-ja Palavra viva Cazaquistão

    A paz do Senhor Jesus! Nós estamos estudando na Escola Bíblica Dominical o tema: Doutrina da Igreja Apostólica e a Reforma Religiosa do Século XVI. Alguns Princípios Doutri-nários apresentados na Refor-ma Religiosa do Século XVI foram destinados a combater dogmas religiosos que invadi-ram a igreja. Nós gostaríamos de citar alguns desses Princí-pios: 1º. Princípio é Jesus como único mediador entre Deus e os homens. 2º. Princípio: o sa-cerdócio universal do crente e 3º Princípio: livre exame das escrituras. Esses três princípios doutrinários combatem os dogmas: culto a Maria, Assun-ção de Maria, existência de Purgatório. O 2º Dogma é a mediação humana para ter acesso a Deus. Alguém que precisava de algum sacerdote humano para Deus poder ouví-lo. E também como era proi-bido, a partir de 1229, ao povo de ler a Palavra, eu creio que seja o maior pecado. Então, só reforçando: Jesus, o único me-diador entre Deus e os ho-mens, em 1º Timóteo 2:5 está escrito: “Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os ho-

    mens, Jesus Cristo, homem”. Os apóstolos, quando estavam no sinédrio, eles proclamaram essa verdade, como está es-crito em Atos 4:12: “Em nenhum outro há salvação, porque debai-xo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. O pró-prio Senhor Jesus falou em João 14:6: “Disse-lhes Jesus: eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. O Segundo Princípio, o sacerdócio universal do cren-te, em João 16:23 está escrito: “O Senhor disse: e naquele dia nada me perguntareis, na verda-de, na verdade vos digo: que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo há de dar”. Cada crente tem acesso, através de Jesus Cristo, ao Pai celestial. Em Atos 12:5 está escrito: como a igreja estava intercedendo pela libertação do apostolo Pedro, “Pedro, pois, estava guar-dado na prisão, mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus”. E terceiro Princípio, o livre exa-me das escrituras, quando o Senhor Jesus falava com os fariseus, com as pessoas religi-osas daquele tempo, ele disse a eles em Mateus 15:6: “E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus”. Em

    João 5:39 ele também disse o seguinte: “Examinais as escritu-ras, porque cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam”. O apostolo Paulo ensinou Timóteo em 2 Timóteo 3:17 e ele disse: “Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para correção, para edificação”. Glória a Deus por isso. Amém.

    Irmã Franciley da Costa Teixeira Deus Malásia A paz do Senhor para os ir-mãos. Nós somos aqui da igre-ja da Malásia. Nesse momento tão especial nós estamos jun-tos com o Brasil, assistindo aos cultos on-line. As Escolas Bíbli-cas Dominicais têm sido uma bênção para a nossa família. Nós temos semanalmente re-cebido as perguntas, onde juntos nos reunimos e busca-mos as respostas. Temos expe-riências com o Senhor. Cresce-mos através da Palavra em família. Eu tenho percebido que este trabalho tem edifica-do o meu lar e meu filho ado-lescente que tem se integrado mais na igreja, o qual tem bus-cado mais a presença do Se-nhor através da leitura. Tam-bém minha filha intermediária

    Informe Semanal 14 a 20 de dezembro de 2020

    Transmissão especial para as igrejas do Exterior

  • 8 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    tem recebido uma benção através dos cultos on-line.

    Pr. Hyungkun Lee Coréia do Sul Com a paz do Senhor Jesus, e gostaria de expressar minha gratidão aos irmãos de todas as igrejas da Igreja Cristã Ma-ranata, incluindo Brasil e Esta-dos Unidos. Aproveitando esta oportunidade, gostaria de ex-pressar minha gratidão aos pastores e administradores do Presbitério, especialmente ao Pastor Gedelti, que supervisio-na o Ministério e o pastor Gil-son que trabalha com a Obra no Exterior.

    A Escola Bíblica Dominical, transmitida pelo YouTube, contribui muito para o Minis-tério do Espírito Santo. Em pri-meiro lugar, amplia a compre-ensão e o conhecimento da Palavra do Senhor, ensinando claramente a doutrina essenci-al básica da Bíblia com o po-der do Espírito através da Pa-lavra Viva revelada pelo Espíri-to Santo.

    Em segundo lugar, a Escola Bíblica Dominical revela a Pa-lavra da Verdade ao mundo, pela luz do Senhor, para que aqueles que se acostumaram com os ensinamentos falsos e contaminados de várias seitas e líderes baseados no conheci-mento humano e experiên-cias, possam ser despertados e renascidos na palavra da ver-dade. Especialmente, faz com que a igreja, a noiva de Jesus se prepare para a vinda do Se-nhor quando vier. Em terceiro lugar, dada a situ-ação em que as igrejas estão fechadas devido à dissemina-ção do coronavírus, a Escola Bíblica Dominical oferece uma nova oportunidade para todos

    aqueles que estão sedentos pela Palavra do Senhor, ter acesso a ela além das limita-ções de tempo e espaço, a qualquer momento e em qual-quer lugar. Por fim, a disseminação da doutrina pelo mundo através da Escola Bíblica Dominical desempenha um papel impor-tante na consolidação de to-das as igrejas da Igreja Cristã Maranata espalhadas pelo mundo em Um no Corpo do Senhor Jesus Cristo com “uma Verdade, um Espírito e uma fé.” Oramos para que o Minis-tério do Espírito Santo através da Escola Bíblica Dominical continue a prosperar.

    Jovem Rafaela Oishi Japão (Grupo de Jovens da Igreja em Toyota-Nagoya – na Província de Aichi-ken) A paz do Senhor Jesus. Eu te-nho recebido grandes bên-çãos através do ensino da Es-cola Bíblica Dominical, tenho recebido várias experiências como por exemplo, experiên-cias com os anjos, dons espiri-tuais e outras experiências co-mo na minha escola que eu tive oportunidade de falar so-bre o meu Deus e pude expli-car para a minha professora sobre quem era Jesus e que ele veio a este mundo e mor-reu por nós, ressuscitou, e foi preparar um lugar pra nós na eternidade. Então independentemente do idioma que falamos, a impor-tância de nós sermos servos de Deus pois quando somos servos do Senhor as demais coisas são acrescentadas, en-tão queria dizer aos jovens que não pela experiência dos nos-sos pais, mas sim a nossa ex-

    periência própria com o Se-nhor por isso precisamos pedir ao Senhor mais experiências com Ele. Amém.

    Jovem Daniel Cardoso Cordeiro Japão (Grupo de Jovens das Igrejas de Togo, em Nagoya) A paz do Senhor Jesus a todos os irmãos! Nós somos aqui da igreja de Nagoya, em Togo, na Província de Aichi, no Japão. A nossa experiência com a Esco-la Bíblica Dominical tem sido muito particular. Nós temos visto a operação do Senhor em nosso meio, por sinal muito poderosa. Em especial, ao tra-balharmos as respostas para as perguntas. Todos os irmãos têm participado muito ativa-mente das respostas, têm es-tudado durante a semana e quando nós nos ajuntamos para ver as respostas, temos visto uma operação maravilho-sa do Espírito Santo sobre as nossas vidas. Isso é muito inte-ressante porque muitas vezes temos visto o Senhor falando e quebrantando a sua igreja através dos louvores, ou da Palavra ou até mesmo através dos dons espirituais, mas o que nós temos experimentado nesta última hora é que o Se-nhor tem quebrantado a igreja nas respostas dos irmãos. In-dependentemente de ter fun-ções, ou da personalidade ser mais comunicativa ou mais introvertida, nós temos visto que o Senhor tem operado de forma muito maravilhosa em nosso meio.

    Pr. Douglas Spanghero Austrália e Nova Zelândia Saudamos a todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! É

    Informe Semanal 14 a 20 de dezembro de 2020

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 9

    uma benção participarmos desses testemunhos sobre a Obra no Exterior. Gostaria de falar sobre a Oceania, onde nós temos um grupo de apro-ximadamente 40 irmãos na Austrália e Nova Zelândia, que participam dos cultos, das reu-niões e acompanham efetiva-mente a Escola Bíblica Domi-nical. Os irmãos têm sempre enviado contribuições para a Escola Bíblica Dominical. E o que nós gostaríamos de con-tar aqui hoje é que, além dessa comunhão que os irmãos têm entre eles, porque ainda que distantes geograficamente, todas as terças feiras à noite eles se reúnem pelo Zoom, para poderem trabalhar as questões da Escola Bíblica Do-minical. O que nos traz grande alegria é a presença de novos convertidos. Novos converti-dos que participam dos cultos e que às terças-feiras partici-param do trabalho das ques-tões da Escola Bíblica Domini-cal. Eles aprendem mais a Pa-lavra, eles dão as suas contri-buições e participam da vida da igreja. O novo convertido é uma grande alegria para a igreja. Isso mostra que as igre-jas da Oceania são igrejas que prosperam no trabalho desta Obra e que a palavra de Deus tem crescido no coração dos irmãos e preparado também os nossos queridos para o grande dia do arrebatamento, com uma doutrina forte, dou-trina unificada e isso para nós é motivo de glorificação. Nós queremos então deixar o nos-so abraço a todos os partici-pantes e em especial os nos-sos irmãos da Oceania. A paz

    do Senhor!

    Diácono Josimar de Frei-tas Nova Zelândia

    A paz do Senhor Jesus aos amados pastores e demais ir-mãos de todo o Brasil. Damos glória a Deus, porque a Palavra do Senhor tem chegado aos confins da Terra, conforme ela mesma diz. A Escola Bíblica Dominical é, para nós, um mo-mento precioso para a igreja, um momento em que pode-mos fazer os ensinos da parte do Senhor. Podemos ver ir-mãos sendo edificados, forta-lecidos, na caminhada, e também e consolidando a doutrina do Senhor. Isso é fundamental. Também podemos dizer que a Escola Bíblica nos integra nes-te corpo, porque mesmo sen-do um grupo pequeno um grupo distante de nossa pátria, noutro país, sentimos como se fôssemos um, porque o assun-to é o mesmo. Nós estamos conectados num só Espírito. Não importa onde estamos ou com quantas pessoas nós es-tamos, mas nós nos sentimos participantes dessa igreja espi-ritual do Senhor. O Espírito Santo tem testificado isso em nosso coração e nós temos glorificado a Deus, porque Ele nos tem preparado para levar a mensagem da igreja fiel. Ma-ranata, o Senhor Jesus vem. Deus abençoe a todos.

    Diácono Paulo Martins Nova Zelândia Nós saudamos a todos com a paz do Senhor Jesus! Eu estou diácono aqui no país da Nova

    Zelândia. Eu gostaria de com-partilhar com os irmãos uma experiência que nós tivemos numa viagem missionária na cidade de Christchurch, na Ilha Sul da Nova Zelândia. Nes-sa ocasião o Senhor nos reve-lou uma Palavra para levar aos nossos irmãos que fica no livro de Mateus capítulo 11:28, que nos diz assim: “Vinde a mim, vós que estais cansados e opri-midos e eu vos aliviarei”. Ali, junto com os irmãos, pudemos compartilhar a experiência da doutrina dos apóstolos, apre-sentando o Senhor Jesus co-mo o nosso descanso. Apre-sentamos também nessa Pala-vra, o Senhor Jesus como o mediador entre Deus e os ho-mens. E também identifica-mos ali o Senhor Jesus como o sumo sacerdote, chamando o homem ali, para exercer nÊle o sacerdócio universal do crente. Um ato de fé para que todos aquele que não crê não pere-ça, mas tenha a vida eterna. Encerramos ali o culto e os ir-mãos ficaram quebrantados, visitados pelo Espírito Santo por uma Palavra que foi reve-lada pelo Senhor. Nós fomos ali edificados, na doutrina, na comunhão, na oração e no partir do pão. Com alegria compartilhamos aqui com os irmãos esta experiência para a nossa edificação e vivemos com unidade de corpo. Sabe-mos que a igreja no Brasil tem orado por nós aqui na Nova Zelândia. Nós agradecemos e nos despedimos aqui dos nos-sos irmãos com um abraço fraternal. A todos a paz do Se-nhor Jesus!

    Informe Semanal 14 a 20 de dezembro de 2020

    Para assistir a Transmissão Especial para o Exterior, acesse o nosso canal do YouTube clicando aqui ou pelo endereço youtube.com/igrejacristamaranataoficial

    https://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficial

  • 10 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    A situação da evolução da pandemia do Coronavirus (COVID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata. A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a necessidade de seguir as ori-entações já transmitidas, des-de o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispensáveis para o momen-to. O comunicado advertiu

    que devem ser evitadas aglo-merações em qualquer cir-cunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

    Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de reuniões com aglomeração, em observância às orientações

    dadas pelas autoridades sani-tárias e de saúde, mantendo as orientações de distancia-mento e proteção. A situação do quadro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Ma-ranata, no Brasil e Exterior, es-tá representada pelas tabelas específicas.

    Durante este período de pan-demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento e assistência aos visitantes e

    convidados foi disponibilizada por meio do telefone 0800-7073076. As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís-ticos dos atendimentos reali-zados.

    Informe Semanal 14 a 20 de dezembro de 2020

    Assistência 0800

    Motivo %

    Espiritual 37,63

    Enfermidade 29,70

    Familiares 18,41

    Conjugal 4,44

    Vida Secular 2,96

    Profissional 2,55

    Livramento 1,48

    Outros 1,08

    Litígio Justiça 0,94

    Sentimental 0,81

    Total Geral 100

    Período de apuração: 13/12 a 19/12/2020

    Fonte: Relatório de Assistência ICM - Plantão 24 horas

    A pandemia COVID-19

    Brasil Infectados Curados Enfermos

    Total 3.579 2.291 1.169

    Exterior Infectados Curados Enfermos

    Total 142 88 50

    Apuração: 19/12/2020

    Fonte: Portal Presbitério –COVID 19

    https://www.igrejacristamaranata.org.br/http://www.radiomaanaim.com.br/https://www.institutoicm.org.br/https://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficialhttps://www.instagram.com/igrejacristamaranata_oficial/https://www.facebook.com/igrejacristamaranata

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 11

    Agenda da Semana 21 a 27 de dezembro de 2020

    Data: Todos os dias

    Horário: 20h

    Local: YouTube

    Cultos Virtuais

    Clique aqui para assistir os cultos

    Data: 25/12/2020 (Sexta-feira)

    Horário: 21h00

    Local: YouTube

    Anunciando o Evangelho Eterno

    Clique aqui para assistir o programa

    Data: 27/12/2020 (Domingo)

    Horário: 10h

    Local: YouTube

    Escola Bíblica Dominical

    Clique aqui para assistir a EBD

    Data: 24/12 (Quinta-feira)

    Horário: 16h

    Local: YouTube

    Aulas para CIAs

    Clique aqui para assistir as aulas

    Data: 22/12 (Terça-feira) e 25/12 (Sexta-feira)

    Horário: 19h30

    Local: YouTube

    Seminário Internacional

    Clique aqui para assistir o programa

    https://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficialhttps://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficialhttps://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficialhttps://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficialhttps://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficial

  • 12 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    Agenda da Semana 21 a 27 de dezembro de 2020

    Data: 27/12 (Domingo)

    Horário: 12h

    Local: YouTube

    Transmissão Especial - Exterior

    Clique aqui para assistir as aulas

    Data: 27/12 (Domingo)

    Horário: 15h

    Local: YouTube

    Transmissão Especial - Toda Igreja

    Clique aqui para assistir a EBD

    Data: 25/12 (Sexta-feira)

    Horário: 20h

    Local: YouTube

    Mensagem Especial de Natal

    Clique aqui para assistir as aulas

    https://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficialhttps://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficialhttps://www.youtube.com/igrejacristamaranataoficial

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 13

    O 4º Princípio Bíblico é A SALVAÇÃO PELA GRAÇA, substituído no proces-so de salvação pela igreja romana, que ensinava a salvação pelas obras. Cite um texto bíblico que anula o dogma da salvação pelas obras.

    Perguntas da Semana 21 a 27 de dezembro de 2020

    Nos últimos assuntos tratados em nossa EBD, tivemos a oportunidade de rever três dos quatro princípios básicos da Reforma Religiosa do Séc. XVI (Séc. 16), que haviam sido substituídos por dogmas da igreja romana, motivo da reforma protestante, principalmente, por Lutero - “um home”, da parábola do tesouro escondido - Capítulo 13 de Mateus. A) Faça um esforço mental, citando os três princípios da reforma religiosa do Séc. XVI (Séc. 16), já estudados. B) Com a entrada dos dogmas, colocados pela igreja romana em substitui-ção à Doutrina Bíblica de Salvação, quais foram as pessoas da Trindade dis-pensadas, com base nos três princípios já citados, da doutrina evangélica? Resuma.

    Clique aqui para enviar a sua contribuição da Escola Bíblica Dominical.

    Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

    Para enviar uma participação escrita, acesse o endereço https://www.igrejacristamaranata.org.br/ebd/participacoes/

    Para participação em vídeo, envie um e-mail para [email protected]

    Onde acesso o Boletim Informativo para download?

    Você pode baixar pelos endereços https://www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/category/boletim-ebd/ ou https://institutoicm.org.br/ebd

    https://www.igrejacristamaranata.org.br/ebd/participacoes/

  • 14 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    Sites da Igreja Cristã Maranata

    Site Oficial da Igreja Cristã Maranata

    Você encontra neste site as informações sobre os cultos, Escola Bíblica Dominical, Boletins Informativos, informações sobre os Maanains, e muitas outras informações.

    Clique aqui para acessar

    Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata

    Neste site, você encontra as informações dos cursos ministrados pelo Instituto, os Boletins da Escola Bíblica Dominical, os temas doutriná-rios tratados em seminários, além da livraria virtual.

    Clique aqui para acessar

    Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes

    Você encontra neste site as aulas mensais e orientações para o traba-lho de crianças, intermediários e adolescentes, além de louvores, cole-tâneas e gestos dos hinos.

    Clique aqui para acessar

    Louvor ICM

    No site do Departamento de Louvor da Igreja Cristã Maranata são en-contrados áudios, partituras e vídeos de hinos com imagens. A história dos hinos e várias animações estão também disponíveis.

    Clique aqui para acessar

    Rádio Maanaim

    Você encontra no site da Rádio Maanaim os programas, quadros, pedi-dos de oração, Escola Bíblica Dominical e conteúdos especiais da TV Web.

    Clique aqui para acessar

    https://www.igrejacristamaranata.org.br/https://www.institutoicm.org.br/http://www.ciasmaranata.org.br/https://www.louvoricm.org.br/http://www.radiomaanaim.com.br/

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 15

    Participação EBD - Exterior Nesta seção, registramos, nominalmente, a participação dos irmãos que enviaram as respostas às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 20 de dezembro de 2020.

    Alemanha Participação da Reunião do Grupo de jovens da Igreja em Munique - Pr. Ricardo Bravin - enviado pela irmã Lauzina Alves Becker:

    Pergunta 1: 1. Supremacia da fé sobre as obras Ef 2:8-9 o jus-to viverá da fé. 2. O Sacerdote universal do crente 1 Pe 2:5-9.

    3. Jesus Cristo como único me-diador (salvador) 1 Tm 2:5

    4. O livre exame das escrituras Jo 5:39

    5. A salvação é pela graça e não pelas obras

    Pergunta 2: Dogma é o ponto fundamental de uma doutrina religiosa que se apresenta co-mo algo indiscutível ou in-questionável. Exemplo: Assun-ção de Maria comungar pur-gatório e tantos outros. Pergunta 3: Jesus é a pérola de grande valor. Ele é o me-lhor de tudo que possa haver neste mundo ele é o tesouro mais valioso que o homem pode encontrar.

    E o Espírito Santo negociante de pérolas e sabe reconhecer o seu valor. Ou Espírito Santo nos faz entender que Jesus é o bem mais precioso que temos.

    Angola Participação da Igreja de Ma-culusso, em Luanda - Pr. José Eduardo Fonseca - Respostas enviadas pelo Grupo de obreiros: Pergunta 1: - Jesus como o único mediador. Dogma: A fi-gura do Papa

    - Sacerdócio universal do cren-te. Dogma: Só as figuras máxi-mas da igreja é que podiam entrar na presença de Deus. Pergunta 2: Dogmas são nor-

    mas ou máximas feitas no tempo do cristianismo segun-do os interesses pessoais, que não podiam ser contestadas por ninguém.

    Exemplo: - Maria mãe de Deus. - O purgatório

    Pergunta 3: O item profético de maior valor, que estava es-condido no tesouro da 5a pa-rábola do Reino é “JESUS”

    Bielorrússia Igreja em Minsk - Pr. Vassily Moscalenko - enviado pelo Obreiro Pavel Antonov:

    Pergunta 1: Martinho Lutero lutou contra o dogma de que a salvação e o perdão dos pe-cados ocorrem quando você compra indulgências ou faz boas obras. Ele também se opôs ao dogma de que além de Jesus Cristo existem outros mediadores entre Deus e o homem. Mas sabemos: “há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” 1 Tm 2:5, “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” Ef 2:8. Pergunta 2: Dogma é um ponto fundamental que a igre-ja considera como verdadeira e imutável. Dogma é usado na religião e vem da razão huma-na. Dogma é o oposto da reve-lação do Espírito Santo. Por exemplo, hoje existe um dog-ma de que haverá dois arreba-tamentos da igreja. E se você perdeu primeiro, pode alcan-çar o segundo. Mas na parábo-la das 10 virgens, vemos que 5 virgens prudentes entraram na casa do noivo apenas uma vez, e outras 5 ficaram na rua. Mt 25:1-12. Pergunta 3: Martinho Lutero encontrou a palavra revelada que veio da eternidade. O va-

    lor deste acontecimento é muito grande para nós, a igre-ja do tempo de breve. Porque a preparação da igreja para o arrebatamento começou quando Martinho Lutero rece-beu essa palavra. E hoje esta-mos no momento da conclu-são desta preparação.

    Bolívia Participação da Igreja Cen-tral de La Paz - Pr. Wilson Po-zo Galdo - enviado pelo ir-mão Javier Israel Soliz Garcia: Pergunta 1: Entre os dogmas combatidos, pode ser mencio-nado; No século XVI, indulgên-cias foram ensinamentos do clero católico que incentiva-vam a troca de valores materi-ais concedidos à Igreja Católi-ca em troca do perdão dos pe-cados e, consequentemente, da salvação das almas de cada pessoa e família até mesmo dos mortos, mas isso não con-cordava com a palavra. Nesse sentido, o princípio estudado no EBD; A supremacia da fé sobre as obras ensina que a salvação não é por obras, mas pela fé e isso não muda por-que é um ensinamento de Deus aos homens segundo Ef 2:8.

    Burundi Participação da Igreja de Nia-kabiga, Em Bujumbura, a Ca-pital - Pr. Alex Kazadi - Res-postas enviada pelo grupo de obreiros: Pergunta 1:

    1º Princípio: Jesus, o único me-diador (1 Tm 2:5 / Jo 14:6)

    O único mediador reconheci-do por nós é Cristo que sem-pre fez intercessão por nós noite e dia (Jo 10:7-9) porque ele é a única porta através da qual pode-

  • 16 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    mos entrar para ter acesso

    vida abundante, para a salva-ção e é só ele que deu a si mesmo como um resgate para nos dar vida.

    Através desta porta que é Je-sus Cristo é que as ovelhas que somos devem passar. Ele é a única passagem para ter aces-so a Deus, Jesus Cristo.

    Enquanto a Igreja Católica fala de Maria, mãe de Jesus como mediadora, Ele é que tem o prazer de clamar e interceder por nós, dando-nos acesso a Deus. 2º Princípio: Sacerdócio Uni-versal do Crente (Jo 16:23 e At 12:5) Jesus Cristo é reconheci-do como o verdadeiro sumo sacerdote em Hb 3:1 e em Hb 4:14 ele é o sumo sacerdote que nos permite ter acesso a Deus, porque os outros sacer-dotes são obrigados a oferecer sacrifícios diários, primeiro pe-los seus próprios pecados e depois pelos pecados das ou-tras pessoas (Hb 7:27 e Hb 8:6). Ele é o mediador da Nova Ali-ança. (1 Pe 2:5 e Ap 1: 6). Cristo nos fez sacerdotes para estar-mos a serviço de Deus (Ap 5: 10)

    3º Princípio: O livre exame das Escrituras (Mt 15:6 e Jo 5:39). Ele nos deu uma livre escolha, uma livre escolha da verdade, a fim de receber a vida que é através da palavra de Deus e é a única palavra de Deus que testemunha Cristo (Jo 5:41)

    Canadá Participação da Igreja em Ot-tawa - Pr. Cesario Sousa - en-viado pelo irmão Gilherme Gomes Monteiro:

    Pergunta 3: A parábola do tesouro escondido nos fala de um tesouro muito valioso, pelo

    qual um homem vende tudo o que tem para possuí-lo. O item profético de maior valor es-condido nesse tesouro é o pró-prio Senhor Jesus. A parábola da pérola nos confirma isso: Jesus é a pérola de grande va-lor, que leva o negociante a vender tudo o que tem para comprá-la. O grande valor do Senhor Je-sus para nós reside no alto preço que Ele pagou pelas nossas vidas, sofrendo a morte de cruz para nos dar o perdão dos pecados e a vida eterna. Mt 13:45-46 “Outrossim o reino dos céus é semelhante ao ho-mem, negociante, que busca bo-as pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, ven-deu tudo quanto tinha, e com-prou-a.” Participação da Igreja em Winnipeg - Pr. Cesario Sousa - enviado pelo Grupo de Obreiros:

    Pergunta 1: Grande parte das 95 das teses era para comba-ter as indulgencias, mostrando que a salvação é pela fé e não através de pagamentos ou obras. O livre exame das escri-turas nos permite ver que a salvação é pela fé em Jesus Cristo, e não há outro modo como podemos sermos salvos. Como diz o texto de Ef 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glo-rie.” Pergunta 2: Dogma, segundo o dicionário, é “ponto funda-mental de uma doutrina religi-osa, apresentado como certo e indiscutível”. Um exemplo se-ria o que eles chamam da infa-libilidade papal, mas sabemos que todos os homens erram, o único que nunca falhou foi Je-sus. A religião baseia sua dou-

    trina em ideias criadas por ho-mens, mas nós como igreja fiel, baseamos nossa fé na as doutrina relevada pelo Espírito Santo de Deus.

    El Salvador Participação da Igreja em El Salvador C.A. - Pr. Claudio Valadares - enviado pelo Pr. Juan Alberto Salguero Cace-res:

    Pergunta 1: Os princípios apresentados são: Jesus, o úni-co mediador entre Deus e os homens. Sacerdócio universal do crente. O exame gratuito das escrituras.

    Dogma combatidos: Culto a Maria, Assunção de Maria, Pur-gatório. Mediação humana para obter acesso a Deus. Proi-bição ao povo para ler a Bíblia.

    Pergunta 2: Segundo a defi-nição teológica: dogma é um ponto fundamental de uma doutrina religiosa apresentada como verdadeira e indiscutí-vel. Exemplo: a virgindade perpé-tua de Maria e sua Assunção. O Papa tem pleno poder su-premo e toma decisões sobre toda a igreja e não apenas em questões de fé e costume, mas também na disputa e governo da igreja. De acordo com esta declaração o poder do Papa é de grande jurisdição, universal e supremo, episcopal.

    Pergunta 3: O tesouro: É a pérola de grande preço que é nosso Senhor Jesus o único salvador dos homens. Mt 13:45-46. “Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negoci-ante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.”

    Equador Participação da Igreja de El

    Participação EBD - Exterior Nesta seção, registramos, nominalmente, a participação dos irmãos que enviaram as respostas às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 20 de dezembro de 2020.

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 17

    Batan, em Quito - Pr. Valder-ley Cruz - enviado pelo irmão Edwin Enrique Perez Ponce:

    Pergunta 1: Martinho Lutero publicou as 95 teses que de-ram início à Reforma. Dogma-1: 304 a.D. Os bispos começam a ser chamados de Papa. PRINCÍPIO 1: Jesus, o único mediador entre Deus e os homens; Pe 2:9. Dogma-2: 416 a. D. A Igreja tra-dicional começa a batizar re-cém-nascidos. PRINCÍPIO 2: Jesus, o único mediador entre Deus e os homens; Lc 3:21-22. Dogma 3: 593 a.D. Instituiu a Doutrina do Purgatório. PRIN-CÍPIO 3: Supremacia da fé so-bre obras; Ap 3:16

    Pergunta 2: Dogma é algo que você não pode provar. É uma proposição que se tem como firme e certamente, co-mo um princípio inegável, é a base fundamental de uma ide-ologia ou sistema de crenças.

    Espanha Participação da Igreja em Madri - Pr. Marcos Vinícios Pozo - enviado pela irmã: Ca-roline Amiel:

    Pergunta 1: - Dogma: o Paga-mento de indulgências. Princí-pio Doutrinário: salvação pela graça. - Dogma: Culto aos santos. Princípio Doutrinário: Jesus único mediador entre Deus e os homens. Pergunta 2: Dogma: uma doutrina de caráter indiscutí-vel. “PARA A IGREJA Católica, dogma é uma verdade de fé revelada por Deus. Logo, um dogma é imutável e definitivo; não pode ser mudado nem revogado, pois Deus, sendo Perfeito e Eterno, não está su-jeito à mudança.” Exemplos de

    dogmas: Maria mãe de Deus, Assunção de Maria, purgatório.

    Estados Unidos Participação do Grupo de obreiros, Servas e Varões da Igreja em Medford, na Costa Leste - Pr. Abimael Pizoni: Pergunta 1: (Irmã Aline Reis): Lutero, quando levado diante do conselho da igreja para de-fender suas teses, foi pedido a ele que revogasse suas ques-tões, porém não poderia negar o que a ele lhe foi revelado, tamanho era o valor de sua descoberta: a salvação. Escondiam a verdade pra pre-gar a mentira: como a missa de sétimo dia, pra remir de pequenos pecados e liberando almas para o céu e outros mais. (Alcance em grupo): Culto à Maria: Jesus, o único mediador 1 Tm 2:5, At 4:12 e Jo 14:6

    - Confissão a padres/homem: Sacerdócio universal do crente Jo 16:23 - Povo proibido de ler a bíblia: Livre exame das escrituras Jo 5:39 - Indulgencias e Purgatório: Supremacia da fé. Pergunta 2: (irmã Daniela Lucca) - Dogma: um sistema baseado em uma criação de invenções humanasque se tor-na em verdades. (Irmã Elayne Reis): Ao estudar esses dogmas, constatei que são muitos registrados e de conceitos absurdos e anti-biblicos. (Irmã Euzilene Kaiser): Dogma: Coisas pelo homem criadas que se tornam indiscutíveis e os fracos seguem com convic-ção e sem entenderem que é uma mentira. Dogmas atuais como: agua no copo d’água e

    etc. (Irmã Fernanda Pizoni): Dog-ma: São conceitos de verdade, criado por uma pessoa ou um grupo, que fundamentam a base, os princípios da igreja. Esses dogmas são de um po-der incontestável, a ponto de que aquele que se levantasse contra, era considerado um herético, sofrendo assim as punições devidas. Exemplo: culto à Maria (Jesus usou a ex-periência das bodas de Caná quando diz “Mulher, que te-nho Eu contigo?” proposital-mente pra mostrar que o mila-gre não viria por intermédio dela. (Alcance dos varões): Dogma é aquilo que não pode ser com-provado. As pessoas são leva-das à acreditar, porém, não há comprovação na palavra de Deus (a bíblia).

    Participação da Igreja em Las Vegas NV, Chino Hills CA e Havaí - Pr. Dércio de Araújo Pontes:

    Pergunta 2: Dogma é um sis-tema oficial de princípios ou de doutrinas de uma religião, como catolicismo romano, ou os pontos de vista de um filó-sofo ou de uma escola filosófi-ca como Estoicismo. São deci-sões forçadas, como as de in-teresses ou autoridades políti-cas agressivas.

    - A criação do Purgatório - ano 590 - Gregório I. O culto à vir-gem Maria e a invocação de santos - ano 609 - Bonifácio IV. A confissão auricular - ano 1216. A decretação do Purgató-rio como doutrina em 1439

    - 2 Tm 4:4 “E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” - Gl 1:8 “Mas, ainda que nós mes-mos ou um anjo do céu vos anun-cie outro evangelho além do que

    Participação EBD - Exterior Nesta seção, registramos, nominalmente, a participação dos irmãos que enviaram as respostas às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 20 de dezembro de 2020.

  • 18 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    já vos tenho anunciado, seja aná-tema.” Pergunta 3: Mt 13:45-46 “Outrossim o reino dos céus é se-melhante ao homem, negocian-te, que busca boas pérolas; E, en-contrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.” Jesus é o item profético, a pérola de grande valor, que estava no tesouro escondido. Quando Lutero encontrou o tesouro que havia sido escondido pelo o inimigo, para que o homem, não conhecesse a verdade, que é a palavra de Deus, ele encontrou o centro de todo o projeto de Deus para a reden-ção do homem, que é Jesus essa pérola de grande valor, que se revela através da pala-vra revelada a nós. Jesus disse: “e conhecereis a verdade e a ver-dade vos libertará” Jo 8:32

    Itália Participação enviado pelo grupo de jovens da igreja de Milão - Pr. Alberto:

    Pergunta 1: Lutero combateu a “confissão” a um sacerdote, pois ele defendia o sacerdócio universal do crente. Esse prin-cípio encontra sólida base bí-blica: Ef 2:18 diz “Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito”. E em 1 Pe 2:5 diz: “Vós também como pe-dras vivas, sois edificados casa Espiritual e sacerdócio santo, pa-ra oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cris-to”. Ainda nesse mesmo tema, Lutero combateu a autopro-clamação da igreja de que o papa era o vicário (substituto) de Cristo na Terra. E isso base-ado na doutrina bíblica de que há apenas um mediador entre Deus e o homem: Jesus Cristo homem.

    Pergunta 2: Dogma é um

    princípio ou axioma filosófico ou teológico que tem algo co-mo verdade absoluta e indis-cutível ou ainda princípio fun-damental de uma doutrina religiosa. No caso da igreja católica no século 16, a venda de indul-gências era um dogma, que foi combatido por Lutero. A igreja dizia que o para era re-presentante de Pedro, a quem Jesus havia dado as chaves do Reino dos céus Mt 16:19. Sabe-mos que Jesus estava se refe-rindo ao Pentecostes, mas a igreja católica interpretava es-sa passagem bíblica como tendo poder de perdoar peca-dos, já que o papa julgava ter as chaves do reino (para ligar ou desligar). Mas há um só que pode perdoar pecados: Deus.

    Japão Participação do grupo de ir-mãos da Igreja em Hamama-tsu, na Província de Shizuoka - Pr. David Vieira - enviado pelo Diácono Victor Takashi Shirase:

    Pergunta 1: Princípios como: Jesus, o único mediador e o sacerdócio do crente, foram apresentados para combater os dogmas que ensina-vam que era de haver outro mediador. Interessante que em Jo 10:15-16 diz: “Assim como o Pai me conhece e eu também conheço o Pai e dou minha vida pelas minhas ovelhas”.

    Nesse período Jesus pregava para os Judeus, mas já aponta-va para seu sacrifício na cruz e assim ser nosso mediador (dou minha vida pelas minhas ovelhas). Ao mesmo tempo nos dando a benção de entrar-mos nos Santos dos Santos como está no verso 16 que diz: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, mas me

    convém agregar estas, ouvirão minha voz e haverá um rebanho e UM PASTOR” Nós não tínha-mos direito, mas nos fez sacer-dotes e coerdeiros dele e po-demos ouvir sua voz e tam-bém desfrutar da Palavra, por-que hoje estamos no aprisco, na presença dele protegidos por Ele até o grande dia.

    Peru Participação da Igreja Trujillo - Pr. Hugo Enrique Damian Castillo - enviado pela irmã: Carmen Ivett Valderrama Sanches: Pergunta 2: Dogma: Venda de indulgência. Significa: os pecados eram perdoados quando um homem deposita-va uma certa quantidade de dinheiro ou doava uma propri-edade à igreja. Porém na pala-vra descobrimos que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2:5) e além do mais em Hb 10:11 “E assim todo o sacerdote aparece cada dia, mi-nistrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;”, sabemos que o homem não é capaz de perdoar pecados, muito menos dinheiro ou bens materiais, pois Jesus já nos pa-gou com seu sangue. Dogma: Para a religião, é um princípio inegável, que deve ser restringido sem questionar ou refutar; carece de veracida-de, porque não pode ser com-provado através da palavra (a Bíblia). Exemplo: Penitência ou confissão de pecados a um padre, o que não é necessário porque como está escrito em Mt 21:22. “E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.”, isso é porque temos livre aces-so ao lugar santíssimo (Hb 10:19).

    A parábola da Pérola de Gran-

    Participação EBD - Exterior Nesta seção, registramos, nominalmente, a participação dos irmãos que enviaram as respostas às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 20 de dezembro de 2020.

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 19

    de Preço. Mt 13:45-46 “Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.” Isso nos diz sobre o Senhor Jesus, pois é através da palavra que conhecemos Jesus Cristo e o sacrifício que ele fez por nós, que ele como o tesouro é mantido em nossos corações.

    *************

    Amazonas Participação da Igreja em Manoa - Pr. Raimundo Napo-leão Artini Filho, enviado pe-lo irmão Ramon Ferreira Arti-ni: Pergunta 1: O ATO DE CON-FESSAR: ato idealizado e esta-belecido pelo cristianismo, que procurava promover uma falsa “reconciliação”, através de de-clarações perante o líder religi-oso, onde este dizia-se atuar em nome de Jesus Cristo. Isso vai contra ao que diz em 1 Jo 1:9 “Se confessarmos os nossos peca-dos, ele é fiel e justo para nos per-doar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” PRINCÍPIOS DE COMBATE: Sacerdócio Universal do Cren-te: 1 Pe 2:9 “Mas vós sois a gera-ção eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das tre-vas para a sua maravilhosa luz...”; Ap 1:6 “E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.” Jesus, O Único Media-dor entre Deus e os homens: 1 Tm 2:5 “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os

    homens, Jesus Cristo homem.” INDULGÊNCIAS: quando um familiar ou amigo morria, atra-vés da compra/aquisição de algum item, obtinha-se a “remissão” e/ou “perdão” par-cial ou total para este falecido (tudo dependendo do poder social, econômico e político). PRINCÍPIOS DE COMBATE: Jesus, O Único Mediador entre Deus e os homens: I Timóteo 2:5 - Atos 04:12 - "E em ne-nhum outro há salvação, por-que também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."). PURGATÓRIO: é o estado de “purificação”, um local de “castigo temporário”, Para quem morreu em pecado, cas-tigo e preparo para o inferno. Todavia, a alma de quem mor-reu em “estado de graça”, é preparada para o Reino dos Céus (segundo a afirmação por eles dita). PRINCÍPIO DE COMBATE Je-sus, O Único Mediador entre Deus e os homens: 1 Tm 2:5 “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os ho-mens, Jesus Cristo homem.” BULA PONTÍFICIA / TESOURO DO MÉRITO: mais uma das ações efetuadas pela corrup-ção do cristianismo, onde era concedido um alvará passado pela liderança religiosa, com força de Lei Eclesiástica, onde visava apresentar boas obras, destaque ao nome, feitos hu-manos à pessoa para quem fosse assim concedido.

    PRINCÍPIO DE COMBATE: Li-vre Exame das Escrituras (a Bíblia estava presa nos mostei-ros e somente o clero - e al-guns nobres - conseguia lê-la, pois estava toda escrita em

    latim.): Jo 5:39 “Examinais as Es-crituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam...” Supre-macia da Fé sobre as Obras (homem é justificado única e exclusivamente pela fé, sem o acréscimo das obras do mérito humano e, por meio dele, a tradição reformada é sustenta-da): Ef 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que nin-guém se glorie...”; Rm 3:28 “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.”

    Bahia Participação da Igreja em Mucuri - Pr. Isaias Cerqueira Fonseca - enviado pela irmã Rosimary Mendes Rios: Pergunta 2: Dogma é um ter-mo de origem grega que sig-nifica “o que se pensa é verda-de”. Ou seja, é aquilo que não pode ser comprovado (algo criado, heresia). As pessoas devem acreditar, mas não há comprovação.

    Alguns Exemplos de Dogma- O culto à virgem Maria e a in-vocação de santos no ano 609 por Bonifácio IV - A confissão auricular no ano 1216 no IV Concílio de Latrão - A decretação do Purgatório como doutrina em 1439 - Oração pelos mortos

    - A Imaculada Conceição de Maria em 1854, pelo Papa Pio IX

    - A assunção de Maria no ano 1950

    Nos textos: 1 Tm 4:7 “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em pieda-de”. 2 Tm 4:4 “E desviarão os ouvi-dos da verdade, voltando às fá-bulas.”

    Participação EBD - Brasil Nesta seção, registramos, nominalmente, a participação dos irmãos que enviaram as respostas às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 20 de dezembro de 2020.

  • 20 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    Distrito Federal Participação da Igreja em So-bradinho - Pr. Fábio Lúcio Soares Gomes - enviado pelo irmão Mateus Calebe Curado Fernandes:

    Pergunta 2: Em relação ao dogma, tem-se que este se caracteriza por ser um funda-mento a qual não há possibili-dade de ser discutido, ou seja, ao ser delimitado não existe a possibilidade de ser contraria-do. Sendo assim, o dogma de-limita princípios religiosos que devem ser seguidos sem con-tradições e ao menos tempo sem nenhuma graça divina. Em Mt 15:9, nos é falado: “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens”, isto é, os dogmas são conjunto de ordens que não foram ensinadas por Jesus Cristo nem por seus apóstolos como revelação para a igreja fiel. Como exemplo de dog-mas, tem-se: A comercializa-ção de indulgências, adoração a Santos e anjos (375 d.C.), cul-to a Maria (431 d.C.), doutrina do purgatório (593 d.C.), insti-tuição da confissão (1216 d.C.), dogma da Imaculada Concei-ção (1854 d.C.), infalibilidade do papa (1854 d.C.), Assunção de Maria (1950 d.C.) e Monopólio do conhecendo bíblico. Com tais dogmas sendo seguidos pelo povo, havia uma separa-ção entre o carnal e o espiritu-al, sobretudo com a infalibili-dade do Papa, onde ele era tido como o detentor do co-nhecimento, e o monopólio das escrituras bíblicas, haja vista que antigamente só um número restrito de pessoas tinham acesso direto as escri-turas. Tais características são errôneas e isso fica nítido na leitura de 1 Tm 2:5 “por que há

    um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.” e Jo 14:6 “Disse- lhe Jesus: eu sou o caminho e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim.” Assim posto, não há um intermediá-rio entre Deus e os homens, nos temos ligação direta ao pai. É importante também pontu-ar o texto bíblico de Cl 2:8 on-de diz: “tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofia e vás sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mun-do e não segundo Cristo”. Sendo assim, o dogma consiste em uma tradição que o homem elabora com o objetivo de deli-mitar a atitudes e ações do ser humano, mas sem nenhum preceito da palavra revelada. Ou seja, é algo carnal, que o homem estabelece para com outro homem e sem a ação do Espírito Santo naquele meio. Isto posto, é notório que a to-mada de filosofias e tradições humanas como verdades aca-ba por separar o homem da graça divina, que é revelada a nós por meio do Espírito San-to, onde Deus, e somente ele, é o caminho para a vida eter-na. A Contraposição enfrentada por Jesus mediante Saduceus e Fariseus, também é impor-tante a ser pontuada median-te o tema. Em relação aos Sa-duceus, nota-se nos livros de Mt 22:23-32 e At 23:6-8 que eles possuíam verdades car-nais que os separava no evan-gelho eterno, ou seja, a pre-sença de dogmas como a ne-gação da imortalidade da al-ma, incredulidade em favor da ressureição e a não convicção em anjos e espíritos fez com que eles se separassem do

    verdadeiro caminho do Espíri-to Santo. Por sua vez, os Fari-seus seguiam as leis das escri-turas, mas sem a palavra reve-lada por Deus, ou seja, viviam de aparência, por fora formo-sos e seguidores, mas em seu interior não possuíam a pala-vra avivada por meio da graça. Em síntese, nota-se que em inúmeros textos da Bíblia há uma relação do homem para com suas tradições carnais e sem a aplicação da palavra re-velada e do evangelho eterno em suas vidas. Sendo assim, o homem muitas vezes foca em filosofias e sutilezas elabora-das por ele mesmo e acaba às levando como oriundas da graça eterna, mas na verdade não passam de aparências e ações carnais sem nenhuma graça do Espírito Santo, o que faz com que o homem fique cada vez mais afastado do pai e sua obra redentora. Ou seja, a nossa verdade está na pala-vra e devemos viver a partir dela. A palavra é luz nas nossas vidas e é o que nos edifica e o que faz conhecermos mais de Deus.

    Mato Grosso Participação da Igreja em Tangará da Serra - Pr. Willian Krause enviado pelo irmão Cledson Mendes Rios: Pergunta 1: PRINCÍPIO APRE-SENTADO - Jesus, o único mediador - Sa-cerdócio Universal do crente - Mediação humana para ter acesso a Deus - O livre exame das Escrituras DOGMA COMBATIDO

    - Culto a Maria, Assunção de Maria, purgatório- Mediação humana para ter acesso a Deus - Proibição do povo de ler a

    Participação EBD - Brasil Nesta seção, registramos, nominalmente, a participação dos irmãos que enviaram as respostas às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 20 de dezembro de 2020.

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 21

    Bíblia no ano 1229. Escrita em Latim, e escondida nas cate-drais Jesus, o único mediador: 1 Tm 2:5, At 4:12 e Jo 14:6

    Sacerdócio Universal do cren-te: Jo 16:23, At 12:5, Ef 2:18 e Ap 5:10

    O livre exame das Escrituras: Jo 5:39 e Lc 4:17-19

    Paraná Participação da Igreja em Marialva - Pr. Fernando Cesar De Matos - enviado pelo ir-mão Valdecir Ramos Antone-li: Pergunta 2: Dogma - A Bíblia presa nos mosteiros, e ensina-da pelos religiosos. Princípio: Livre exame das es-crituras. Dogma é um pensa-mento que se torna um senso comum, mas que não tem comprovação. No caso estuda-do, os dogmas são criados pe-los homens, e não tem com-provação na palavra, são frutos da razão e promovem a here-sia. Inverdades que são repeti-das até que considerem como verdade. Um exemplo disso é a instituição dos “santos”, colo-cando em homens a media-ção com Deus, e condicionan-do às obras (em forma peni-tência ou promessa), as bên-çãos e a salvação. Jo 14:6

    Rio de Janeiro Igreja em Vassouras, Domin-gos de Almeida - Pr. Adílio Soares Muniz - enviado pela irmã Ana Paula Ferreira de Medeiros Carretiero: Pergunta 1: Dentre os diver-sos dogmas proclamados pela religião destacam-se três: a adoração e a utilização de pes-soas e objetos como forma de mediação e comunhão com Deus, o acesso dos homens a

    Deus somente através dos lí-deres religiosos e o manuseio da Bíblia restrito ao Clero. Es-tas teorias foram combatidas na Reforma Religiosa do sécu-lo XVI, por Lutero, através dos princípios bíblicos que reve-lam JESUS COMO ÚNICO ME-DIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Tm 2:5), o SACERDÓ-CIO UNIVERSAL DO CRENTE (“No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé ne-le.” Ef 3:12) e O LIVRE EXAME DAS ESCRITURAS (“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” Jo 5:39). Pergunta 2: Dogma é um ter-mo de origem grega que quer dizer “o que se pensa é verda-de”. Aquilo que se parece ser uma crença ou uma convic-ção, mas não há comprovação para tal. Um exemplo disso é o pensamento religioso de que a salvação é a consequência de boas obras. No entanto, a Pala-vra de Deus nos revela que “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Ef 2:8-9

    Rio Grande do Norte Participação da Igreja em Mi-rassol, Natal - Pr. Luando Dos Santos Lucindo - enviado pe-lo irmão Icaro Matheus Dan-tas Monteiro:

    Pergunta 3: JESUS CRISTO – YESHUA, que significa: SALVA-ÇÃO. “E o nome pelo qual se cha-ma é a Palavra de Deus” Ap 19:13. “Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negoci-ante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a” Mt 13:45-46. O tesouro escondido aponta, profeticamente, para a

    Palavra de Deus, que estava escondida no campo dos inte-resses religiosos da Igreja Apostólica Romana, daquela época. A pérola de grande va-lor é a SALVAÇÃO em Cristo Jesus, item profético de maior valor, a herança do crente, dei-xada por aquele que pagou o alto preço pelo resgate das nossas almas: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3:16

    Rio Grande do Sul Participação da Igreja em São Lourenço do Sul - Pr. Il-son Rogério Melo Da Silva - enviado pela irmã Maisa Syle-ne Neitzke Peglow: Pergunta 1: Um dos dogmas que Martin Lutero estava com-batendo era o fato de que na época, a igreja usava outros meios para interceder ao Pai. Um exemplo que temos é que na época, os membros não iam direto ao Pai através de Jesus (o nosso intercessor), mas eles achavam que preci-savam a interceder ao Pai atra-vés de um “Santo” ou uma “Santa.” Martin Lutero mostrou que Jesus é o nosso interces-sor e podemos ir direto ao Pai através de Jesus Cristo. Rm 8:34 “Quem os condenará? Pois é Cris-to quem morreu, ou antes quem ressuscitou de entre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” Ou-tro dogma que Martin Lutero combateu foi que muitos da igreja da época confessava seus pecados para homens e não diretamente para Deus. Martin Lutero ensinou que te-mos total acesso ao Pai e por isso podemos confessar nos-sos pecados diretamente para

    Participação EBD - Brasil Nesta seção, registramos, nominalmente, a participação dos irmãos que enviaram as respostas às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 20 de dezembro de 2020.

  • 22 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    Deus sem a necessidade de expor nosso pecado para qual-quer homem, qual seja a sua posição na sociedade ou na igreja. Hb 10:19 “Tendo pois, ir-mãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,”.

    Roraima Participação do grupo de Se-nhoras da Igreja do Jardim Floresta - Pr. Vinícios Barce-los De Medeiros – envido pela irmã Mineia Gerola Guima-rães Lacerda - Senhoras: Bru-na, Marcia, Antonia, Minéia, Marcela, Vanessa, Nágila, Leane:

    Pergunta 3: O item profético de maior valor que estava es-condido no tesouro da 5ª pará-bola é o Senhor Jesus. Jesus é a Pérola de Grande Valor, é o projeto de salvação para vida do homem, ele é a palavra e está na palavra. “Se clamares por conhecimento, e por inteli-gência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a te-souros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Se-nhor, e acharás o conhecimento de Deus”. Pv 2:2-5. O projeto em Jesus se dar a conhecer por meio da palavra, mas para ob-ter esse conhecimento e des-cobrir o valor do sacrifício de Jesus, do seu sangue, é neces-sário que a igreja rejeite o mundo e viva em santificação. A pérola de grande valor ocu-pa um lugar cada vez maior nas nossas vidas na medida em que rejeitamos a prática racional para viver o espiritual. Quando a igreja entende isso, ela caminha em Jesus, ele se revela a ela, e o pai nos dá o conhecimento profundo de vivermos dia após dia na obe-diência por meio da fé. É ne-cessário clamar, e clamar pelo sangue de Jesus, pois é nele

    que há vida eterna.

    São Paulo Participação da Igreja em Santo Amaro - Pr. João Evan-gelista Cidade Neto - enviado pelo irmão Julio Cesar Calle-ra: Pergunta 3: O item profético de maior valor da parábola de Mt 13.44 é JESUS, a perola que estava oculta, escondida no tesouro de grande valor. Essa perola, Jesus, podemos dizer que foi enterrada na história por volta do ano 317 quando o imperador Constantino institui o cristianismo como religião oficial, e a partir daí o valor de toda a palavra de Deus foi fi-cando sem valor, onde o esta-do passou a usar a religião co-mo instrumento para obter vantagens, com o casamento do estado com a religião. JE-SUS é a perola de grande valor, insubstituível no processo da salvação.

    Participação EBD - Brasil Nesta seção, registramos, nominalmente, a participação dos irmãos que enviaram as respostas às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 20 de dezembro de 2020.

  • INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 DEZ. 2020 | BOLETIM ICM • 23

    Participação EBD - Exterior Nesta seção, registramos, nominalmente, a participação dos irmãos que enviaram as respostas às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 20 de dezembro de 2020.

    Alemanha Cristiane Reis de Paula Konrad, Lauzi-na Alves Becker e Lauzina Al-ves_Becker

    Angola Obreiros do Grupo 1 e Senhoras do Grupo 1

    Argentina Emanuel Pablo Mammana, Nadia Par-ra, Pazini Adrian e Thiago Augusto Dias da Silva

    Bielorrússia Pável Antónov

    Bolívia Alvaro Everth Punma Patiño, Ana Ma-ria Argentina Balderrama Quezada, Andrea Lange Villafañe, Anenka Ca-macho de Segurola, Ariel Luna, Carola Luna Saavedra, Consuelo Ruiz Prado, Elsa Lili Pinto Huallpan, Eugenio de Oliveira Santos, Fabiana Orosco Perei-ra, Gabriel Espinoza Alarcón, Gabriela Ruth De Alencar Villarroel, Gilma Taru-payo, Gisela Paola Plata Catari, Graci-ela Vania Chuquimia Chávez, Isabel Rioja Aguilar, Ivette Bascopé Mauriel, Jairo Castllo Vargas, Javier Israel Soliz Garcia, Jenny Zurita Bustamante, Jes-sica Tatiana Molina Tarupayo, Jhenifer Vergara Montan, Jimena Claudia Beja-rano Villalba, Jonathan Vera Zurita, Jose Miguel Hinojosa Vargas, José Veizaga Jiménez, Juan Carlos Cabero Leniz, Lourdes Quispe Aliaga, Lúcio Soliz Gutierrez, Luis Andres Bejarano Villalba, M. Daniel Aparicio Bustios, Mabel Alejandra Muñoz de Oliveira, Mabel Rosario Lara Luna, Maria Apare-cida Brito de Jesus, Maria Cristina Ar-teaga de Mendoza, Maria José Fabre Ruiz, Melba Ninosca Chuquimia Chá-vez, Michelangelo Gabriel Estévez Mel-gar, Miguel Alejandro Palenque Clavi-jo, Miguel Angel Estevez, Myriam Be-cerra, Natalia Belen Aparicio Luna, Normando José Molina Tarupayo, Pa-mela Francys Ramos Garcia, Paola Alejandra Mendizabal Chávez, Rebeca Espinoza Alarcón, Rosário Pacheco de Meneses, Rosario Palacios Pabón, Ro-sio Candia Quiroga, Sara Aparicio e Veronica Gutierrez de Molina

    Canadá Adonias Novaes Guilherme, Ana Lúcia Tavares Monteiro, Ana Paula Loss Giu-rizatto da Costa, Andre Lucas Fernan-des Guilherme, Andre Oliveira, Cesario Sousa, Dorinha Silva, Erika Roberta Fernandes Guilherme, Gabriel DaSilva, Grupo de obreiros da ICM Winnipeg, Guilherme Gomes Monteiro, Karollina Loss Giurizatto Jenier, Marco Barcellos,

    Michel Meunier, Nelson José da Costa Neto, Paulo Jenier, Paulo Lizandro Jenier, Rafael Siqueira Lopes, Rayane Amaral Machado, Renato Hott, Samu-el Lisboa Rodrigues e Savithri Ratna-puli

    Colômbia Fabio Adán Lara Ordóñez e Luz Ange-la Molina de Lara

    El Salvador Juan Alberto Salguero Caceres

    Equador Edwin Enrique Perez Ponce, Esther Noemi Torres Chamba e Zoila Nuvia Aguirre Reascos

    Espanha Caroline Amiel, Deise Prado dos San-tos, Lukelia Coelho Moreira de Souza e Suelen Ferreira

    Estados Unidos Abimael Pizoni, Adamek Cortez, Ales-sandra Arcanjo, Alessandra de Oliveira Dias, Alessandro Afonso, Anderson de Maria, Antonio correia de mello, Bea-triz Pontes, Cilene Lima, Clara Maria Vianna Cunha, Claudia Marcia Lopes Pereira, Cleidson Max Pereira, Cristian L G Paula Dias, Daniel de Carvalho, David de Menezes Paula Dias, David G Vieira, Dercio de Araujo Pontes, Dilton Vieira Rodrigues Filho, Diogo de Oli-veira Ferreira, Donald Pelto, Eber Fon-tes, Elisio M Soares, Felipe Laia, Fer-nanda Torres, Gerson Beluci, Graça Rocha, Grupo de Assistencia- Fabio Ludolfo, Grupo de Jovens de Braden-ton, FL, Grupo de Jovens, Servas e Va-rões, Grupo de Jovens, servas e Varões, Guilherme Salazar, Hélida Gonçalves, Humberto Abranches Henriques, ICM Pompano Beach grupo A, Igreja Cristã Maranata de Worcester, Igreja de Fra-mingham, Isabela Pelto, Jose Guilher-me Gomes de Melo, José ramalho Filho, Jovens Costa Oeste, Jovens de Framingham, Leandro Barroso de Oliveira, Leonard Alves, Luciano Melo, Luis Amaral, Maghdielly Rubim Caval-cante Lima Mombrini, Maicon Assis, Marcelo Ribeiro Mombrini, Marcio Ramos, Marcio Santos, Marcos Oliveira (Grupo de Assistência 2 - Marlbo-rough), Martha Graziela Rodrigues, Newark - Jovens, Newark - Professo-res, Nilza Pessotti, Obreiros, Rafael Lima, Ramis Abbasov, Ramon De Pau-la, Raquel Pereira, Renato Rabelo Da-vila, Rodrigo Miranda Batista Pereira, Ronaldo Negrini, Ronildo Scherrer, Rose Moura, Rosilene Ferrante, Rosile-ne lopes Ferrante, Sara-Izabel Abbaso-va, Scheila do C. Maria, Senhoras da Igreja de Worcester, Senhoras Hallan-

    dale Beach Miami/FL, Senhoras Igreja de Newark - New Jersey, Stefano Ca-valcante Mombrini, Taylor Vieira, Thuany Costa e Carlos Felipe, Wallace Bertholdi de Laia e Wilson Demoura

    Guatemala Luís Humberto Monroy Hernández

    Inglaterra Carlos Eli Chiarelli, Igreja Greenwich e Jovens de Bournemount

    Itália Fernando de Lima Cattani, Grupo de Jovens da Igreja de Milão, Grupo de Jovens Mantova Treviso Torino, Grupo de obreiros, Grupo de Obreiros Milano, Italia, Grupo de Senhoras - ICM Milão, Hugo Pozo, Isabel Ferreira Cattani, Marigloria Maria De Jesus Santana e Suellen Pozo

    Japão Rogério Lucio Fujisawa e Victor Takas-hi Shirase

    Nicarágua Fernando Neri da Costa e Rita Pereira da Costa

    Panamá Grupo de Membros da Igreja do Pana-má

    Paraguai Fabiane Fonseca da Silva González e Sonia Abreu

    Peru Alfredo Landeras Gutierrez, Carmen Ivett valderrama Sanches, Juliana Landeras Gutierrez de Lopez e Mila-gros Janeth Damian Castillo

    Portugal Adejaime Mardegan, Deiler Alvim, Grupo de Jovens - ICM Lisboa, Grupo de Jovens - ICM Porto, Grupo de Obreiros e Jovens ? ICM Odivelas/Portugal, Grupo de senhoras - ICM Lisboa, Grupo de Senhoras - ICM Odi-velas, Grupo de Senhoras - Porto, Gru-po de Varões e Obreiros - ICM Porto, Jéssica Cristina Salvador Rosa Duarte Félix, Luiz Antonio de Azevedo Costa Filho, Marco Antônio Dias, Monique Aline de Orleans Carvalho de Almeida Fonseca Gonçalves de Azevedo Costa, Rebecca Prates Pinto Ribeiro e Renato & Danielle Nascimento

  • 24 • BOLETIM ICM | 20 DEZ. 2020 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

    Participação EBD - Brasil Nesta seção, registramos, nominalmente, a participação dos irmãos que enviaram as respostas às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 20 de dezembro de 2020.

    Acre Antonio Adriano de Souza, Claudio Rodrigues da Silveira, Francismarques dos Santos Araujo e Mar-celo Angeli Roza

    Alagoas Abmael Levy de Andrade Porto, Adauto José de Lima, Adonis Silva Macena, Adryele Lucena de Araújo, Adson Mikael Ferreira de Lima, Ailton Jose de Lima, Alair Lessa Lima Santos, Alan Carlos Porto da Silva, Albany Melo de Lima, Alberto Bruno Lins da Silva Moraes, Alessandra de Aguiar Silva Sousa, Alexandra Maria da Silva, Alexandre Gilberto Sobrei-ra, Alexandre José Moura da Silva, Alissanea Luiz dos Santos Sobreira, Alisson Izidio dos Santos, Altamir Sá Cavalcante, Alzira de Oliveira Alves, Amara Maria dos Santos, Ana Lucia Nunes de Lima, Ana Paula Severo da Silva Lima, Anderson Amaral Tenório Oliveira, Anderson David dos Santos Fran-ça, André Vinicius Rocha Firmino, Angela Maria Alves Morais, Anibia Roberta Laurentino da Silva, Anny Karina Roberto de Melo Cavalcante, Antônia Valéria de Lima, Antônio Carlos L. Marinho, Antônio Evandro Moreira Alves, Antônio Mota de Lima, Antônio Tenório de Brito, Ariane de Almeida Pon-tes, Aristides Firmino dos Santos Neto, Atos Vinícios Mendonça Alves, Aurelina Mykaela Lima Silva, Ayslan Marcus de Almeida Santos, Benedita Cicera dos Santos, Benedita Costa e Silva, Benedito Lopes da Silva, Caio Eduardo Mendonça Alves, Caio Lucian de Araújo Silva, Carlos Ewerton Lino da Silva, Cassio Janderson dos Santos Silva, Cecília Ramos da Silva, Célia Camêlo, Célio de Paula Silva, Celso da Silva Izidoro, Charlington Harryson Brechó Monteiro, Cicero dos Santos, Cicero José Laurentino da Silva, Cícero Pereira de Andrade, Claudete Alves da Silva, Claudio Jorge Rodrigues de Melo Junior, Cleonice Santos Bezerra, Creissiana Amâncio da Conceicão, Daniel da Silva Barbosa, Daniela de Amorim Pereira Souza, Daniella dos Santos Ferreira, Darilene Farias Guimarães, Davi Oliveira Araújo, Dayane Lourenço Ferreira, Débora Francine Silva Ladislau de Aquino, Delba Farias da Silva, Denylson de Calazans Sacra-mento, Dherick Gabriel Oliveira Santos, Dionê Farias Guimarães, Edilene Ferreira da Silva, Edileu-za Maria de Souza Santos, Edjane Maria Araújo de Souza, Edson Silva de Lima, Eduardo Jorge da Silva, Elidinaldo dos Santos, Elizandria Esteves do Rego, Elizangela Esteves Soares, Elizangela Maria dos Santos, Elvyna Melo Rego, Emanoel da Silva Taveira, Emanoel Messias Machado de Lima, Emanuele Araújo Ferreira, Emerson Diogo Silva de Aquino, Emerson Ferreira de Lima, Erivaldo Batista da Silva, Erwen Gabriel Virgulino, Estelita Maria da Silva Dias, Estephany Thalita Freitas dos Santos, Ester Viera Ferreira Nepomuceno Pereira, Eulália Letícia Barros Silva, Ewerthon Rubian Gomes da Silva, Ewerton Thiago Silva Aquino, Fábio Toledo de Albuquerque, Fabricio Antonio Nepomuceno Pereira, Fernanda dos Santos Cesario, Fernando Anderson Correia de Lucena Melo, Fernando José Lins Peixoto, Flávio Luiz da Silva, Francisco Jose Batista de Siqueira, Gabriel Ramos Silva, Geane Sebastiana da Silva, Genesis Ezequiel Gonzaga Ferreira, Geni da Silva Melo, Geraldo José de Lima, Geraldo Nunes da Silva, Gerfison Sobral Correia, Gerlon Silva de Oliveira, Gilvania de Melo Santos, Givanildo Alves dos Santos, Gleide Márcia da Silva Gomes, Gleyce Kelli Florencio Vasconcelos de Morais, Helena Belarmino da Silva, Hellen Karolyne Domingos Bastos, Iracema Gomes Ferro, Irônia Maria da Silva Costa, Isaac Levi da Silva, Isabel Cristina Fiqueiredo de Vasconcelos, Ismaelita Alves de Almeida Oliveira, Ivanildo Costa e Silva, Ivison Paulino dos Santos, Izaque Severo da Silva, Jaciete Maria da Silva, Jaelson da Silva, Jaelson da Silva Santos, Jailton Jacinto Ferreira, Jailton Silva dos Santos, Janaina de Lima Silva, Janaina Martins Lopes Gomes, Jean Phellipe Marques do Nasci-mento, Jenivaldo Gomes de Lima, José Alexandre Galvão da Silva, Jose Altair de Lima Lins, Jose Amauri Silva, José Antônio dos Santos, Jose Carlos Bezerra da Silva, Jose Carlos Eduardo da Silva, José Cicero Aprígio de Araujo, José Cicero da Silva, José Cícero dos Santos, José Cicero Matias, José Gaspon Ferreira dos Santos, José Gustavo Honorato da Silva, Jose Inácio da Silva, Jose Inaldo da Silva, José Ladinilson de Lucena Melo Júnior, José Lécio Timó-

    teo da Silva, José Mário da Silva, Jose Paulo Messias Junior, Jose Roberto Gomes Guimarâes, José Romildo Gomes da Silva, Jose Romildo Lopes da Silva, Jose Rosivaldo Silva dos Santos, Jose Vieira de Moraes, José Vitor da Silva, Jose Washington da Silva Lima, José Wilker de Menezes Cahet, José Winglison dos Santos, Josefa Irene da Conceição, Josi Luiza da Conceição, Josianne Olganez Rocha Firmino, Josivan de Oliveira Silva, Josué Alisson de Lima Santos, Juarez Luiz de França, Juliana de Jesus da Silva, Juliana Duarte Aciole Toledo, Juliana Faustino da Silva, Julyana Nunes de Lima, Juscelio Barros, Kaiany Kristiey Roberto Jorge, Kaillany Rayssa Lopes da Silva, Karine Ieda Ferreira dos Santos, Katiane Pereira Brito, Laercio Soares dos Santos, Lais Lima Barros, Lais Lins Ferreira de Bar-ros, Larissa Rocha Guimarães de Castro, Laudice Conceição da Siva, Laudineide Conceição da Silva, Laura Sara Mendonça Alves, Lean Gomes da Silva, Levi Rocha Firmino, Lindinalva Francisca Pereira, Livia Figueiredo de Vasconcelos Almeida Melo, Luan Matheus dos Santos, Luandersson Lima dos Santos, Luann Vitor Medeiros dos Santos, Lucas Figueredo de Vasconcelos Almeida, Lucas Galdino, Lucia Maria dos Santos Silva, Luciana Maria da Conceição Sampaio, Luciano Jacinto da Silva, Luci-mar Mendonça dos Santos, Luiz Felipe Salviano da Silva, Luiz Henrique de Lima Machado, Luiz Roberto Gauch Junior, Luiz Tomaz de Aquino, Luiza Gomes de Araujo, Luzia Maria da Silva Santos, Magda Gomes Portela, Marcelly Ferro Gauch Silva, Marcelo Ferreira, Marcio Jose Gonçalves de Souza, Marcos Antonio de Oliveira Lima, Marcos Antonio dos Santos Silva, Marcos Emanoel de Melo Ferreira, Marcos José Araújo Correia, Maressa Gabrielly da Silva Lima, Margarida Maria Costa Lima, Maria José Lima Borges, Maria Alexsandra da Silva, Maria Alves de Andrade, Maria Aurilourdes Melo Mota, Maria Bernadete Honorato Guimarães, Maria Caroline Sampaio Cavalcante, Maria Claudenice de Andrade Porto, Maria Conceição da Silva, Maria Cristina França Costa de Aquino, Maria das Granças Mala-faia Rocha dos Santos, Maria de Fatima dos Santos Matias, Maria de Lourdes Galdino Oliveira, Maria de Lourdes Santos de Araújo, Maria do Livramento do Nascimento Silva, Maria Geni, Maria Helena Paulino de Oliveira, Maria Iara Alves da Costa Cahet, Maria Irene da Conceição, Maria Ivaneide da Silva Lima, Maria Jose Batista, Maria José Ferreira Caetano, Maria Márcia da Silva Soares, Maria Margarete Andrade Batista, Maria Ranielle da Rocha Silva, Maria Sergia Ferreira de Souza, Maria Vitória da Rocha Silva, Marilene de Omena Ventura, Marinilda Barros dos Santos, Marivalda Calcante de Melo Ferreira, Marly da Silva Oliveira, Mayra Gomes de Andrade, Merylane Teixeira da Silva, Michelly Costa dos Santos Vasconcelos, Mirtes dos Santos Caval-cante, Misael Andrade dos Santos, Moises Gualber-to Barbosa, Monica Maria Vieira Ferreira Nepomu-ceno Pereira, Neide Maria da Conceição, Neuza Maria da Conceição, Newton César Santos, Oscar Cunha Neto, Paulo Batista de Lima, Paulo Tulio de Melo Cavalcante, Pedro Henrique da Conceiçao Souza, Pedro Neves Souza, Quitéria Maria da Rocha Silva, Quiterinha de Moraes Correia, Rebeca Martins Lopes Gomes, Rhayani Nunes de Lima, Rhuan Daniel Nunes de Lima, Rita de Cassia Ribeiro da Silva, Roberto Marques de Melo, Roberto Momberg Bonaparte, Robson Ferreira da Silva, Rômulo Jona-than Fradique, Rosany Cristina Gonsaga de Alencar Ribeiro, Rosilene Laurindo de Oliveira, Sabrina Milena Mendonça Alves, Sandra Maria Lopes Sacra-mento, Sarah de Araújo Honorato, Sebastiana Melo da Silva, Sebastiao Cirilo dos Santos, Sérgio Henri-que Paulino da Silva, Sidivania Soares Cavalcante da Silva, Silvan de Andrade Silva, Sofia Águida Mendonça Alves, Sonia Ferreira de Lima, Suellen Simplicio de Lima, Suely do Nascimento Santos, Suzel Solange de Almeida Goes Ferreira, Taciane Amaral Silva, Tainana Miguel da Silva, Tatiana do Amaral Silva, Ubirajara de Araújo Silva, Vailton Fideles Calheiros, Valdevan Nascimento da Silva, Valerita Nathália Gama Cavalcante, Valquiria Sá Cavalcante, Vaneide Gomes Ferro Gauch, Vanessa Lousane Araujo de Oliveira, Vera Lucia do Amaral Silva, Warner Rodrigues de Oliveira Filho, Weliton Ricardo de Araújo, Wellington Barbosa da Silva

    Junior e Willane Santos de Andrade

    Amapá Agnaldo Belo de Sousa, Alex Djalma Ferreira Panto-ja Rodrigues, Alice Garcia de Vargas, Ana Caroline Prata Belo de Sousa, Ana Maria Rocha Amador Rodrigues, Antonia Costa Andrade, Carlos Rinaldo Nogueira Martins, Carmen Regina Nogueira Mar-tins, Deolinda Pinheiro de Moraes, Deuza Maria Pinheiro de Moraes, Dimas Lúcio da Silva Ribamar, Elaine Cristhie Maciel Leite, Eliete Pinheiro de Moraes Alencar, Elilson Texeira de Moraes, Etevaldo Loila Palheta Bordalo, Ewilli Thiury Costa Paulino, Fernanda Carvalho de Souza, Izabel Prata Maduro, Jonnita Serejo Coelho, Justino Daniel Coelho de Araujo, Lucas Costa Paulino, Maria Benedita Silva dos Santos, Patricia Vilhena Sarmento, Raimundo Carlos de Souza, Rosilene Laurindo de Oliveira, Santi Clair Moraes da Silva, Simone Vasconcelos D Oliveira, Tilza Dias Coelho, Ulisses Fernandes Cardo-so, Ulisses Martins Cardoso Neto e Wendel Ferreira Rebelo

    Amazonas Andre Luiz Queiroz Medeiros, Edivane Bulcão Cabral, Everton Vilela Alves, Francisco Elton Pereira Batista Marques, Gerfersom da Silva Brasil, José Lucas de Oliveira Ferreira, Michel dos Santos Castro, Patricia Lahys Silva Garcez Régis, Rafaela Cunha da Silva Medeiros, Raimundo Peterson Mota Cabral, Ramon Ferreira Artini, Victoria Caroline F Brasil, Viviana Bulcao Bezerra Lopes e Wilson Vieira No-gueira

    Bahia Adson Mateus dos Santos Martins, Aldair Marinho da Cruz, Alenilde Nascimento de Oliveira Batista, Alex Correa da Silva, Alex Lima Teixiera, Alex Wiliam Santos Lima, Alexsandro Assis de Jesus Farias, Alexsandro Modesto de Almeida, Alicia Patrocinio Araujo, Aliciane da Silva Gouveia, Alicy Neres de Sousa, Aline Lopes de Santana Tavares, Aline Perei-ra da Silva, Amanda Oliveira dos Santos Melo Nasci-mento, Ana Carla Santos Magalhaes, Ana Clara Patrocinio Araujo, Ana da Silva Morais, Ana Lucia dos Santos Martins, Ana Mara Rodrigues Cerqueira Rocha, Ana Paula Ribeiro de Santana Araujo, An-dréia Chagas Santos Cachoeira, Andreia Patrocinio Araujo, Antonio Alves Mendes, Antonio da Silva do Carmo, Antonio Pereira da Silva, Ariel Pina Ribeiro, Aronaldo de Jesus Barbosa, Arthur de Souza Maro-to, Beatriz Jesuino Santos, Carla Priscila da Cruz, Carlos Alberto Araújo de Oliveira, Carlos José Go-mes, Carlos Miranda do Nascimento, Ciro Rigaud de Jesus Costa, Clarice Patrocinio Araujo, Claudio-nor Alves dos Santos, Cleber Carvalho de Melo, Cleide Fernandes Maximino, Cleidiane Martins Santos Oliveira, Cleviton Jose de Oliveira Silva, Daniel Ribeiro do Nascimento, Danilo de Santana Rocha, Davino Augusto Teodoro, Débora Cássia Santana Montalvão, Débora Evellyn de Oliveira Santos, Deusinara Paula Santos Ribeiro, Diego Menezes dos Santos, Dimas de Jesus Torres, Do-mingos Antonio Santos de Jesus, Douglas Costa da Silva, Edinalda Sousa Rocha Cruz, Edna dos Santos Batista, Edvandayse França Cardoso Franzin, Elias Elesbão Santos, Elilson Rocha de Oliveira, Elisia Maria Nazareno Santos, Elizabete Cerqueira da Costa Silva, Elton Antonio Jesus Freitas, Eunice Santos Sousa, Everaldo Azevedo Vilas Boas, Everson David dos Santos, Fabiana Leitão Bezerra Santos, Fanvia Oliveira de Melo Marques, Felipe da Rocha Nascimento, Felipe Marcelo Pimentel, Fernanda Melgaço Silva Bezerra, Florisvaldo de Sousa Franco, Francielle dos Santos Oliveira, Francisco de Mattos Siqueira, Gabriel Fo