escada caracol

10
Exercício escada caracol no AutoCAD Prof.ª Ms Ana Cláudia Brandão Sanches ESCADA EM CARACOL Você sabe como calcular uma escada? Parte I Voce sabe que escada é um elemento da construção formada por uma série de degraus, destinadas a ligar locais com diferenças de nível? Você sabe que escada se calcula a medida do degrau?Para que serve um? Como projetar uma escada? Então, a primeira parte desta tarefa é descrever como será seu escada, melhor dizendo, de que material você irá fazê-lo, porque as dimensões estão descritas mais a frente. Parte II Agora vamos construir a escada em caracol. Crie um arquivo novo e nomeie-o ESC01+seus nomes.dwg e quando terminar o exercício envie à professora no e-mail [email protected] TODOS os componentes devem ser criados com o comando Solid. Para começar, ligue as funções, defina os parâmetros e ajuste o modo de visualização do desenho. Você já recebeu textos com os caminhos sobre isso anteriormente, lembra-se? Funções: Osnap; Grid; Snap; ... Ligue o Otrak este é NOVO para você. Ele auxilia no alinhamento das peças. ou Parâmetros: Units metros / decimal Limits ENT para entrar no comando que define a área a ser diagramada Defina Limits de acordo com a planta da escada Grid para definir o espaçamento do Grid Snap para definir o espaçamento do Snap Zoom ENT para acessar as opções de visualização Comandos NOVOS: Regen e/ou Redraw Digite-os sempre que precisar; quando um círculo parecer facetado ou mesmo se um preenchimento não aparece. Estes comandoa regeneram e/ou redesenham as aparência das formas geométricas de seu arquivo. Controle sempre as coordenadas dos pontos lendo os valores que aparecem quando está projetando.

Upload: thpedroso

Post on 05-Jul-2015

6.286 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: escada caracol

EExxeerrccíícciioo –– eessccaaddaa ccaarraaccooll nnoo AAuuttooCCAADD

Prof.ª Ms Ana Cláudia Brandão Sanches

ESCADA EM CARACOL – Você sabe como calcular uma escada?

Parte I

Voce sabe que escada é um elemento da construção formada por uma série de degraus, destinadas a ligar locais com diferenças de nível? Você sabe que escada se calcula a medida do degrau?Para que serve um? Como projetar uma escada?

Então, a primeira parte desta tarefa é descrever como será seu escada, melhor dizendo, de que material você irá fazê-lo, porque as dimensões estão descritas mais a frente.

Parte II

Agora vamos construir a escada em caracol. Crie um arquivo novo e nomeie-o ESC01+seus nomes.dwg e quando terminar o exercício envie à professora no e-mail [email protected]

TODOS os componentes devem ser criados com o comando Solid.

Para começar, ligue as funções, defina os parâmetros e ajuste o modo de visualização do desenho. Você já recebeu textos com os caminhos sobre isso anteriormente, lembra-se?

Funções:

Osnap; Grid; Snap; ...

Ligue o Otrak – este é NOVO para você. Ele auxilia no alinhamento das peças.

ou

Parâmetros:

Units metros / decimal

Limits ENT para entrar no comando que define a área a ser diagramada Defina Limits de acordo com a planta da escada

Grid para definir o espaçamento do Grid

Snap para definir o espaçamento do Snap

Zoom ENT para acessar as opções de visualização

Comandos NOVOS:

Regen e/ou Redraw

Digite-os sempre que precisar; quando um círculo parecer facetado ou mesmo se um preenchimento não aparece. Estes comandoa regeneram e/ou redesenham as aparência das formas geométricas de seu arquivo.

Controle sempre as coordenadas dos pontos lendo os valores que aparecem quando está projetando.

Page 2: escada caracol

EExxeerrccíícciioo –– eessccaaddaa ccaarraaccooll nnoo AAuuttooCCAADD

Prof.ª Ms Ana Cláudia Brandão Sanches

Iniciando o projeto

Desenhe, agora, dois círculos concêntricos (mesmo centro) de raios 12,5 cm e 1,5 m respectivamente. Ligue o Osnap nessa hora. Tome o cuidado de marcar os raios acompanhando a linha auxiliar Otrack horizontal ou vertical com o centro para ter certeza de

editar conferindo a distância correta.

Repare que, quando você está dentro de um comando, o que é mostrado é sempre a coordenada relativa em relação ao último ponto.

O resultado na tela deverá ser este:

Calculando a escada:

Antes de desenhar o primeiro degrau, vamos parar para pensar um pouco. Se dividirmos cada quadrante por quatro (90° ÷ 4 = 22,5°) teremos ao todo, nos três quadrantes, 12 pisos ou 13 alturas. Se mais tarde conferirmos 17,5 cm a cada degrau, poderemos vencer um pé-direito de 2,275m, uma medida razoável (não ideal). Agora, você pode traçar uma linha horizontal iniciando no centro do raio e tendendo a infinito e outra linha igualmente posicionada mas com um ângulo de 22,5 graus.

Essa segunda linha, você conseguirá digitar o ângulo travando a distância com a tecla Tab e em

seguida digitando o valor do ângulo.

Lembre-se de que o sentido positivo dos ângulos é, por definição, o anti horário.

Page 3: escada caracol

EExxeerrccíícciioo –– eessccaaddaa ccaarraaccooll nnoo AAuuttooCCAADD

Prof.ª Ms Ana Cláudia Brandão Sanches

Checando o degrau - Cada comando com seu tique nervoso

Você aprenderá, agora, outro comando NOVO que desenha objetos sólidos (bidimensional). Ele possui duas peculiaridades interessantes:

1. Refere-se aos modos de preenchimento

Existe dois modos de visualização dos sólidos: Fill On e Fill Off que correspondem,

respectivamente, ao modo cheio e ao vazado. Aconselho você a trabalhar sempre com o modo vazado (Off), pois caso contrário, seu desenho ficará visualmente carregado. Então digite:

Fill ENT para aplicar off ENT

2. Diz respeito à sequência de definição dos pontos

Na definição dos vértices do sólido,você terá que escolher o terceiro ponto na diagonal do segundo. Isto, no começo, não será muito natural, mas com o tempo você se acostumará com o procedimento.

Agora crie o degrau

Solid ENT é o comando de Draw para criar o degrau, e deve ser acionado pelo

teclado

Preste atenção: quando você for selecionar os vértices a ferramenta Osnap irá te ajudar melhor com a opção Intersecção ligada:

Observe quantos modos Osnap existem disponíveis, pois você poderá precisar de algum outro no futuro.

E, assim, você trabalhará com mais precisão.

Esse será o resultado criado SOBRE as

geometrias auxiliares. Simples não?!

1

3

4

2

Page 4: escada caracol

EExxeerrccíícciioo –– eessccaaddaa ccaarraaccooll nnoo AAuuttooCCAADD

Prof.ª Ms Ana Cláudia Brandão Sanches

Passando do plano para o espaço

Teremos com isso, o primeiro degrau de nossa escada. Para completar esta etapa, ainda falta copiá-lo em volta do pilar central, após lhe ter conferido uma espessura. Antes de continuar,

porém, quero expor-lhe dois novos conceitos do AutoCAD, que daqui prá frente, trabalhando em três dimensões, lhe serão de grande utilidade. Trata-se de duas propriedades dos objetos: Thickness e Elevation.

Thickness é justamente a espessura da peça, isto é, a distância em Z, entre suas faces.

Elevation é quando o objeto encontra-se elevado em relação à cota 0,0, isto é, a distância

entre a face inferior do objeto e o plano XY.

Modificando as propriedades dos objetos

Antes de continuar o trabalho, vamos apagar da tela, através do comando Erase, os elementos auxiliares que não são mais necessários, isto é, o círculo externo e as duas retas que serviram na construção do desenho. Regenere a tela, acionando o Regen e/ou Redraw (ou, se preferir F7 duas vezes) e verifique se, de fato, restam apenas dois elementos, utilizando o Select/Window.

Agora crie a espessura e elevação do degrau

Para que você compreenda perfeitamente estes NOVOS conceitos, vamos analisar qual T (Thickness) e o E (Elevation) dos objetos que temos na tela:

Pilar T 2.275 m que é a distância, de piso a piso, da nossa escada (ver figura X)

E 0 (zero) pois o pilar começa do chão (plano XY)

Degrau T 0.075 m (isto é 7,5 cm) que é a espessura do nosso degrau

E 0.10 m (10 cm) que é quanto nosso degrau terá que estar elevado do chão para que resulte numa altura de 0,175 m (17,5 cm).

Vamos, agora, aprender o comando Change e modificar as propriedades dos objetos. Proceda

desta forma:

Pilar:

Change ENT para acessar o comando que modifica os objetos Botão esquer. para escolher o pilar (o círculo) P (Properties) ENT para dizer que modificaremos suas propriedades T (Thickness) ENT para definir a espessura da peça 2.275 para conferir-lhe a espessura de 2.275 m ENT duas vezes, para encerrar o comando

Degrau:

Barra espaço para repetir o comando Botão esquer. para escolher o degrau P (Properties) ENT para dizer que modificaremos suas propriedades T (Thickness) ENT para definir a espessura da peça 0.075 para conferir-lhe a espessura de 7,5 cm E (Elevation) ENT para definir de quanto a peça será elevada, em relação

ao chão 0.1 para suspendê-la a 10 cm ENT duas vezes, para encerrar o comando

Repare que, cada vez que desejamos passar de um objeto para outro, é necessário encerrar o comando anterior, de forma que ele seja executado, para em seguida chamá-lo novamente e aplicá-lo ao novo elemento. É um erro muito comum, no começo, esquecer-se deste detalhe. O resultado, como não podia deixar de ser, é um perfeito desastre!

Page 5: escada caracol

EExxeerrccíícciioo –– eessccaaddaa ccaarraaccooll nnoo AAuuttooCCAADD

Prof.ª Ms Ana Cláudia Brandão Sanches

Antes de copiar o degrau em volta do pilar central, vamos fazer um Check-up, para conferir as propriedades T e E dos objetos e verificar se deu tudo certo. Quero que você analise seu desenho em uma vista 3D. Lembra-se? Pode dividir a tela em 2 vistas.

Copiando o degrau em volta de seu eixo

Chegou, finalmente, o momento de copiar o degrau. O comando que executa esta operação é o Array, que você já utilizou em outras ocasiões. Portanto, é só refrescar a memória com o exercício do pergolado.

Array para acessar o comando que arranja os objetos Escolha as opções: Polar array

Centro de rotação Ângulo de rotação: 247.5° (270 – 22.5) Itens: 12

ENT para confirmar o default, que estabelece que os elementos serão

rotacionados enquanto estiverem sendo copiados.

Page 6: escada caracol

EExxeerrccíícciioo –– eessccaaddaa ccaarraaccooll nnoo AAuuttooCCAADD

Prof.ª Ms Ana Cláudia Brandão Sanches

Agora, é só esperar o resultado. Se tudo tiver sido executado corretamente, você terá a seguinte figura:

Prepare-se, agora, porque você terá que fazer bastante força. Os degraus que você está vendo em planta estão, na realidade, todos na mesma cota, a 10 cm do chão, que corresponde à Elevation que você conferiu ao primeiro deles. O que fazer com os outros 11?

Simples! Basta levantá-los, um a um, e colocá-los na altura correspondente. Vai dar trabalho, mas vai ser gratificante.

Quanto à espessura dos degraus, você não deverá se preocupar, pois eles já estão com 7,5 cm, referentes ao Thickness que você lhe conferiu inicialmente. No que diz respeito à Elevation, você terá que repetir a sequência do comando Change, indicando para cada degrau, a altura

(elevação) correspondente:

Change ENT para acessar o comando que modifica os objetos

Botão esquer. para escolher o segundo degrau

P (Properties) ENT para dizer que modificaremos suas propriedades

E (Elevation) ENT para definir de quanto a peça será elevada, em relação ao chão

0.275 para suspendê-la de 27,5 cm em relação ao chão

ENT duas vezes, para encerrar o comando

Barra espaço para repetir o comando

Para facilitar seu trabalho, relacionei a seguir, as alturas correspondentes a cada degrau:

1. 0.1

2. 0.275

3. 1.15

4. 1.325

5. 0.45

6. 0.625

7. 0.8

8. 0.975

9. 1.5

10. 1.675

11. 1.85

12. 2.025

Page 7: escada caracol

EExxeerrccíícciioo –– eessccaaddaa ccaarraaccooll nnoo AAuuttooCCAADD

Prof.ª Ms Ana Cláudia Brandão Sanches

Não faça força a toa!

Escolha sempre os degraus, indicando um ponto de seu perímetro externo, para que não haja ambiguidade na seleção dos elementos. Lembre-se também de que é necessário sempre encerrar o comando, antes de passar para o degrau seguinte. Caso contrário, todo seu esforço será inútil e seus degraus permanecerão no chão.

Verificando o resultado

Antes de continuar, vamos conferir se deu tudo certo visualizando a escada no espaço.

Aí está a sua escada, em três dimensões! Quando tiver conseguido um ponto de observação que seja do seu agrado, digite Hide, na área de comandos, e espere que o computador efetue

os cálculos necessários para apagar as linha escondidas. O efeito ficará ainda mais real.

Mas, para que a sua escada fique igual à minha, é necessário que você faça o patamar. Para

isto, volte para a planta e acione o comando Solid, como você fez o degrau, com a grande vantagem, agora, de que todos os pontos pertencem ao Grid. Desligue o Osnap se preferir.

Lembre-se de que, na definição dos vértices do sólido, você terá que escolher o terceiro ponto na DIAGONAL do segundo.

Resta, agora, ajustar as propriedades do sólido recém criado, para os valores:

Page 8: escada caracol

EExxeerrccíícciioo –– eessccaaddaa ccaarraaccooll nnoo AAuuttooCCAADD

Prof.ª Ms Ana Cláudia Brandão Sanches

escada caracol Elaborado por: Arq. Ana Cláudia B. Sanches Adaptado de: Elizabetta Romano 2011

Change

T 0.075 (isto é 7,5 cm) a mesma espessura do degrau

E 2.20 (isto é 2,20 m) quanto nosso patamar terá que estar acima do chão, para que resulte uma altura de 2,275 m, de piso a piso

Verifique em 3D se o patamar está inserido corretamente.

Caso haja algum erro de construção, redefina as propriedades do objeto. Quando tudo estiver certo, salve o desenho e prepare-se para transformar em bloco a escada em

caracol, de forma que ela passe a ser considerada, pelo programa, como um único elemento. A sequência é a mesma do pilar do pergolado:

Block para entrar na de criação de blocos

ESC150 nome do bloco, ESC para dizer que é uma escada e 150 para dizer que seu

diâmetro é de 1,5 m

Pick Point tanto para selecionar os objetos, quanto para escolher o Ponto Base (este pode ser o ponto central e inferior do pilar)

Page 9: escada caracol

EExxeerrccíícciioo –– eessccaaddaa ccaarraaccooll nnoo AAuuttooCCAADD

Prof.ª Ms Ana Cláudia Brandão Sanches

escada caracol Elaborado por: Arq. Ana Cláudia B. Sanches Adaptado de: Elizabetta Romano 2011

Finalmente, você está pronto para utilizar o comando Insert e trazer para a tela o bloco anteriormente criado. Repetiremos o operação duas vezes, de forma a ter uma escada que suba dois andares. Preste atenção:

Insert para acionar o comando que insere blocos

ESC150 para chamar o bloco anteriormente criado

Botão esquer.para escolher o ponto de inserção do bloco

Ative OSNAP e posicione sobre o ponto central e superior do pilar, de maneira que fiquem

os dois pilares alinhados.

Page 10: escada caracol

EExxeerrccíícciioo –– eessccaaddaa ccaarraaccooll nnoo AAuuttooCCAADD

Prof.ª Ms Ana Cláudia Brandão Sanches

escada caracol Elaborado por: Arq. Ana Cláudia B. Sanches Adaptado de: Elizabetta Romano 2011

Agora, voltando ao modo de visualização em 3D, verifique se o seu resultado está de acordo com o meu:

Para completar nosso trabalho e evitar que a escada leve do nada, para lugar nenhum,

vamos criar uma laje de 4 m X 5 m, apoiada em 4 pilares circulares, de 25 cm de diâmetro.

Deixarei que você quebre um pouco a cabeça para ajustar os novos Limits do desenho, escolher Grid e Snap apropriados, deduzir os valores corretos de Thickness e Elevation de cada objeto, copiar o pilar nos quatro cantos da laje, através do Array Rectangular e, finalmente, empilhar os andares.

Depois de escolher um ponto de observação adequado e executar o comando Hide, para apagar as linhas escondidas, veja se seu resultado está parecido com este:

Você acaba de descobrir que tem, em mãos, um poderoso jogo de montar, mais completo do que caixas e mais caixas de Lego, pois no AUTOCAD é você que cria suas próprias peças.