equilÍbrio, serenidade e uniÃo no combate ao covid-19 · 2020-04-27 · 2 equilÍbrio, serenidade...

48
VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 1 27/04/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIAS: ANÁLISE, SAÚDE EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 Por Reis Friede* Foto: Noel Celis/AFP via Getty Images. I. INTRODUÇÃO A atual pandemia de SARS-CoV-2 (também conhecida como COVID-19) 1 pode ser considerada como o maior desafio que a humanidade já enfrentou, desde os desastres da peste negra no final do século XIV (um surto bacteriano transmitido por pulgas e ratos pretos que levou a óbito entre 75 a 200 milhões na Eurásia, incluindo um terço da população europeia) e, principalmente, das diversas pandemias virais de gripe que a humanidade testemunhou, com ênfase na chamada espanhola, entre 1918-20 (o primeiro surto de H1N1 registrado na história), que infectou (diretamente) 500 milhões de pessoas (mais de 25% da população mundial) e matou entre 50 e 100 milhões de pessoas. “Cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 internados na UTI morrem. Vivemos das pequenas alegrias; dos pacientes que se recuperam (...) Há um estresse enorme no hospital, porque existe também uma pandemia de pânico (...)” (RONALDO DAMIÃO; Diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ, O Globo, 08/04/2020, p. 8)

Upload: others

Post on 28-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 1

27/04/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIAS: ANÁLISE, SAÚDE

EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 PorReisFriede*

Foto:NoelCelis/AFPviaGettyImages.

I . INTRODUÇÃO AatualpandemiadeSARS-CoV-2(tambémconhecidacomoCOVID-19)1podeserconsiderada como o maior desafio que a humanidade já enfrentou, desde osdesastresdapestenegranofinaldoséculoXIV(umsurtobacterianotransmitidoporpulgaseratospretosque levouaóbitoentre75a200milhõesnaEurásia,incluindo um terço da população europeia) e, principalmente, das diversaspandemias virais de gripe que a humanidade testemunhou, com ênfase nachamada espanhola, entre 1918-20 (o primeiro surto de H1N1 registrado nahistória),que infectou (diretamente)500milhõesdepessoas (maisde25%dapopulaçãomundial)ematouentre50e100milhõesdepessoas.

“Cercade80%dospacientescomCOVID-19internadosnaUTImorrem.Vivemosdaspequenasalegrias;dospacientesqueserecuperam(...)

Há um estresse enorme no hospital, porque existe também uma pandemia depânico (...)” (RONALDO DAMIÃO; Diretor do Hospital Universitário PedroErnesto–UERJ,OGlobo,08/04/2020,p.8)

Page 2: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

2 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

O SARS-CoV-2 éuma terceiramodalidadede coronavírusda classe SARS (comcapacidade de transmissão entre humanos) que desencadeia uma doençainfecciosa (supostamente) respiratória (a exemplo do SARS-CoV-1 e doMERS)que pode causar no ser humano, – dependendo da carga viral contraída e dacapacidadeindividualdosistemaimunológico–,desdeumsimplesresfriadoatécomplicações extremamente gravosas, como pneumonia, insuficiênciarespiratória e um conjunto de complicações inflamatórias que, transcendendoaospulmões,podeatingirtodososórgãosdoserhumano,levandoaoóbito.

“A COVID-19 pode afetar qualquer parte do corpo, com consequênciasdevastadoras, e não apenas os pulmões. Ela ataca também os rins, fígado,coração,cérebroeintestinos.

Amaioriadospacientes,emestadograve,temsidoacometidapormicrotrombosque,nacirculaçãopulmonar,impedemachegadadosanguepararemoveroCO2e levaroxigênioaosdemaisórgãos, formandocoágulossanguíneosquepodemconduziràemboliapulmonar,AVC,etc.(...).

Os pulmões costumam ser atacadas primeiro. Neles, o coronavírus mata ascélulasdosalvéolosefazcomqueelesserompam.Opulmãoficainflamadoeacirculação dos vasos do sistema respiratório é afetada o que, por si só, podeconduziràmortedoinfectado.

Mas os rins também são severamente atingidos, e entre 40% e 60% dospacientes internados emUTIprecisamdediálise.Osmicrotrombos afetam tãointensamente a circulação que seus efeitos são visíveis, em alguns casos, emnecrosedasmãosedospés(...).

ACOVID-19é,nessesentido,umadoençaextremamentegraveecomplexa(...).”(HARLANKRUMHOLZ;UniversidadedeYale,OGlobo,22/04/2020,p.11)

“É importante lembrar que o agravamento dos casos de COVID-19 se devejustamenteàpossibilidadedeocorrênciadeuma'tempestadeimunológica',umainflamação generalizada causada pela resposta descontrolada do organismo”(NELSONSPECTOR;Hematologista–UFRJ,OGlobo,07/04/2020,p.9)

Trata-se, portanto, de um vírus extremamente perigoso, e considerado“inteligente”,pela suaelevada capacidadede sobrevivência, emdecorrênciadeseu (surpreendentemente) elevado coeficiente de incidência (númerode casosnovos/população),–queo fazcapazde,acadavetorhumano, infectaroutrostrês(ovírusH1N1,porexemplo,contaminavaemmédiaapenasentre1,2e1,3pessoa) –, associado a um baixo coeficiente de letalidade (capacidade dopatógeno de conduzir à morte), permitindo, desta feita, a sobrevida de seuhospedeiro(inclusiveassintomático)e,consequentemente,asuaprópria(postoqueomesmoéincapazdesemantervivopormaisde72horasemsuperfícies“mortas”),preservando,porconsequência,umalto(eindesejável)coeficientedevirulência(capacidadedogermedeagrediredeserletalaooutroorganismo).

“O H1N1 passava emmédia para 1,2 ou 1,3 pessoa e tinha um contágiomaisvagaroso. Com isso, levou quase um ano emeio para que a doença rodasse omundo infectandopessoaspordiferentespaíses. Já aCOVID-19é capazde sertransmitidaparaaté3pessoas”(ÁTILAIAMARINO;OGlobo,07/04/2020,p.6)

Page 3: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 3

Neste sentido, o patógeno que teve origem na China, na cidade de Wuhan,província deHubei, emmeados de novembro de 20192, espalhou-se de formaexponencial, fazendo com que a Organização Mundial de Saúde (OMS)declarasse,em30de janeirode2020,queonovocoronavírusseconstituíaemuma emergência de saúde pública de importância internacional, obrigando oBrasil,em4defevereirode2020(dataanterioraoCarnavalnopaís,queocorreuentre22e26de fevereiro), adeclarar estadodeemergênciade saúdepúblicaparaprevenirachegadae,posteriormente,combateradoençanoBrasil.

Em11demarçode2020,emfacedoagravamentodasituação,aOMSdecretouque a chamada COVID-19 se havia convertido em uma pandemia, significandoque a doença estava sendo transmitida de forma sustentada (e disseminadaexponencialmente)emtodososcontinentes.

Especula-se que se acaso a OMS não tivesse negligenciado de sua principalfunçãode“alertainternacional”(eadecretaçãodapandemiahouvesseocorridologonoiníciodadoença,emmeadosdefevereiro,quandojáhaviaatingidomais

Page 4: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

4 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

de100países),asuspensãodasfestividadesdeCarnavalnoBrasilteria,porsisó,impedidoosurto(emsuaatualdimensão)emnossopaís.

I I . O COMBATE À PANDEMIA DE COVID-19 É de amplo conhecimento que baixar a febre do paciente, embora seja umprocedimento fundamental, não cura a doença. De igual modo, cuidadospaliativossãoimportantes,mastambémnãoeliminamaenfermidade.

O emprego dessa analogia inicial tem um objetivo simples: provocar umareflexão(verdadeiramentedesapaixonadaeisentadeideologiaspolíticas)sobredeterminadasmedidas e posturas já adotadas (e a serem implementadas) emrelaçãoàpandemiadeSARS-CoV-2(vírus), tambémconhecidacomoCOVID-19(síndrome).

“OSARS-CoV-2éumvírus extremamente transmissível que, emmédia, infectaatétrês indivíduos. Issoocorreparticularmentepela formadovírus.Eleéumacoroade espinhos.Eosutilizapara entrar, dominar a célula eusaromaterialgenéticodelapara semultiplicar aceleradamente.Apessoa infectadaviraumafábricadevírusantesqueossintomasapareçam.Issofazcomquepassedeumapessoaparaoutracomgrandeeficiência,dificultandoofimdapandemia.(...)ACOVID-19desencadeiaumprocessoinflamatóriosignificativo,comelevadataxadeletalidadeemfunçãodaidade:42%dospacientesentre80e89anosirãoaóbito; 32% entre 70 e 79; e 8% entre 60 a 69 anos. Abaixo de 60 anos, aletalidadecaisignificativamente.Noscasosgraves,ospulmõesficaminflamados,podendo ficar mais rígidos e não responder aos procedimentos usuais, comoaltos níveis de pressão expiratória final. Além disso, estamos vendo que os

Page 5: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 5

pacientes apresentam embolia pulmonar. (...)” (PATRÍCIA ROCCO, Chefe doLaboratóriodeInvestigaçãoPulmonardaUFRJ;OGlobo,24/03/2020,p.5)

Muitoemborasejaimportante,nestemomentocrítico,reconhecermosquepoucosabemossobrecomosuperaresseincríveldesafio,éfatoqueopoucosabernãosignificanadasaber.

“(...) O vírus da COVID-19 é muito mais transmissível e letal do que a gripecomum. E é imprevisível. (...) Ele não causa uma pneumonia clássica. (...) ApneumoniadaCOVID-19émuitodiferentedacomum.Elasecaracterizaporserintersticialeevoluicomfibrosepulmonar,muitasvezesprecoce.Astomografiasdospulmõesmostrammarcasqueseparecemcomfibrosesantigas(algoinéditona literaturamédica). (...) Oprocesso inflamatórioémuitogrande. A COVID-19causauma imensa inflamação.Elacomeçapelospulmões,masdepoisdeespalhapelo corpo. (...) A maioria dos casos começa como uma gripe comum e evoluirapidamenteparainsuficiênciarespiratóriaagudadecorrentedeumapneumonia.Mas a inflamação é tão grande que leva à sépsis, ou inflamação generalizada.Todo o corpo começa a falhar. Na terceira fase vemos o paciente sofrer desíndrome de angústia respiratória (Sara), necessitando de ventiladores. E otempo que os pacientes graves precisam de ventilação é chocante e um dosfatores que ameaçam de colapso os sistemas de saúdo (do mundo inteiro).MesmonagripeH1N1,quecausouumapandemiaem2009eaindamatamuitagentenoBrasilenomundo,elenãoétãogrande.NagripeH1N1,porexemplo,otempodeventilaçãoartificialéde,emmédia,setedias.NaCOVID-19,de20dias,àsvezesatémais.(...)”(MARGARETHDALCOLMO,daEscolaNacionaldeSaúdePública–ENSP,daFiocruz,OGlobo,27/03/2020,p.5)

Portanto, a questão central do problema reside em como usar (comracionalidade e sem passionalidade) o pouco do que sabemos em prol docombateao (novo)vírusqueameaçaasaúdepúblicamundial,oqueperpassa,necessariamente, por três elementos de ação basilares: equilíbrio, serenidadeeunião3.

“O que aprendemos sobre o patógeno (COVID-19): sua imensa capacidade detransmissão, seu polimorfismo de manifestações clínicas, sua distribuiçãoepidemiológica, com a grande maioria de casos leves e autolimitados, sua altaletalidade em grupos etários mais idosos e portadores de condições de risco.Aprendemos, comosquenosantecederamnaepidemia,queneménecessárioserinimigoparaentrarnamesmaguerra,comosevêcomospaíseseuropeus,eemnossocaso,quepodíamosnosprepararmelhorparareceberaprimeiraondadaepidemia.

Aprendemos,sobretudo,aolharnúmeroscomocuidadodeespecialistas,aouvircientistas e autoridades sanitárias comummisto de perplexidade e confiança,quenãohátratamentomedicamentosoefetivoatéomomento,queosmelhorescuidadosde terapia intensivadesuportesãoaindaa salvaçãopossívelparaoscasos graves. E que,mais que respiradores em CTIs, o isolamento social (pelomenos por ora) é a arma mais poderosa para conter a disseminação.Considerandootemponecessárioparaatingiraproteçãoimunológicaedeumavacina,estamosembuscadeumtratamentoeficaz,comprovadocientificamentepelasmelhores práticas de pesquisa, e que semostre efetivo, nomundo real,paraseraplicado.”(MARGARETHDALCOLMO;OGlobo,07/04/2020,p.9)

Page 6: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

6 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

I I .1 . O COMBATE À PROLIFERAÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19

Sob esta ótica, é cediço admitir que o clássico procedimento de quarentenaapresenta-se, apenase tão somente, comomedida (restritivamente)genéricae(de natureza) emergencial e que, por este motivo, deve ser considerada (emesmo executada) apenas em um primeiromomento, sobretudo com a nítidaintençãodepropiciarvaliosolapsotemporalparaquesepossadesenvolverumaestratégia (realmenteefetiva)de combateàpandemia4, conformedemonstraminúmeros exemplos históricos e mesmo atuais, que podem ser extraídos deváriospaísesatingidos,nopresentemomento,pelaCOVID-195,6.

“Aquarentenaéhorrível,masnecessária:aCOVID-19éumadoençacontagiosaetodaapopulaçãoestávulnerável, jáquenãoexisteumavacinaouumantivirallicenciadoparaestefim.Porissoháumgrandepotencialdequemuitaspessoasadoeçamaomesmotempo.” (EDIMILSONMIGOWSKI; InfectologistadaUFRJ,OGlobo,07/04/2020,p.6)

Trata-se,destarte,deumaformadecombateàproliferaçãodapandemiaenãopropriamentedeummodo(efetivo)deresolver(emdefinitivo)oproblema.

“Éprecisoacharumaalternativaàquarentenatotal,porqueelalevaráà‘mortedaeconomia’ (...)odesligamentoeconômicoporalgumassemanasénecessário,poisajudará a salvar muitas vidas, mas é preciso ter melhores opções, já que aeconomia não poderá ficar fechada por um ano, um ano e meio. A solução éexpandir maciçamente a capacidade de testagem da COVID-19, para que sejapossívelexaminarparteimportantedapopulaçãoacadaumaouduassemanas.Seria a única maneira de permitir a retomada segura da economia, sem umaexplosão de casos.” (ALAN GARBER; Reitor da Universidade Harvard, O Globo,29/03/2020,p.30)

Aindaquesejaobrigatórioreconheceraexistênciadeumaunanimidade(entreos especialistas) quanto à necessidade do emprego demedidas de segregaçãopopulacionalmaisamplasqueodistanciamentosocial7, aquestão, também,–eporforçadeseusinerentesefeitosdecorrentes–,estálongedasimplicidadecomquenormalmenteé tratada,mormentepelasváriasmodalidadesde isolamentoexistentes8 e, consequentemente, pelas vantagens e desvantagens do empregoque cada tipo de quarentena apresenta e que, por esta razão, devem serconsideradas (com inteligência científica e sensibilidade política) para que sepossarealizar,emcadamomento(emfacedaprópriadinâmicaepidemiológica),comnecessáriasabedoria,amelhoropção.

“Osresultadosindicamqueoisolamentodaquelesquepodemficaremcasatemajudado a atenuar o crescimento da curva de contaminação.” (PAULO MOLL,PresidentedaRedeD’Or;OGlobo,02/04/2020,p.8)

Nuncaépordemais lembrarquenenhumtipodequarentena,–nemmesmoamais radical de todas, que consiste no completo isolamento social (de toda apopulação) –, possui (efetivamente) o poder de curar a doença, até mesmoporque, independentemente da duração dessamedida, não há garantia (real eabsoluta)dequeovírusnãovoltaráacircular.Eexatamenteporestarazãoqueaforma de quarentena (ou mesmo uma combinação de diferentes tipos) e aduraçãodamedidadevemsersopesadas,emumcontextoderealenfrentamento

Page 7: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 7

darealidade(incluídaasuacorrespondentedialética),comimpositivoequilíbrio,serenidadeeindispensávelcooperação.

“o isolacionismo de longo prazo levará ao colapso econômico sem oferecerproteçãorealcontradoençasinfecciosas.Portanto,overdadeiroantídotoparaaepidemianãoéasegregação,masacooperação.”(YUVALNOAHHARARI;LiçõesparaumaPandemia,OGlobo,24/03/2020,SegundoCaderno,ps.1/2)

Comamesmaposturadeponderaçãoesensatez,–eumindispensávelclimadesolidariedade –, também resta fundamental admitir que, em um determinadomomento, precisaremos encontrar uma inafastável alternativa para aquarentena, sobretudo se amodalidade introduzida no seio social tiver sido adenominada total ou, ainda que parcial, a opção inicial escolhida tiver sido ahorizontal(emrelaçãoaopúblicoconfinado)oupassiva(emrelaçãoàpopulaçãosadia),considerandoquetodasestaspossuemoreconhecidopoderdedanificarseriamente (ou até mesmo destruir, no caso específico da modalidade maisradical) a economia nacional, ocasionando, por outras vias, os mesmos males(incluindoosindesejáveisóbitos)quesedesejaevitarpormeiodoisolamentodapopulação.

“Ninguém é obrigado a decidir morrer de fome ou de doença. Todas asliderançasjácompreenderamorecado:semcooperação,(união)esolidariedadenãohásaída.”(ANDRÉAPACHÁ;UrgenteéaVida,OGlobo,04/04/2020,p.3)

Vale advertir que qualquer que seja o caminho a ser adotado (e efetivamentetrilhado),interessantelembrarqueofimprecípuodetodapolíticapúblicadeveser,sempreeemprimeirolugar,acoletividadehumana.

“Nada,absolutamentenada,émaisimportantedoqueavidahumana,postoquequando o CRIADOR concebeu tudo e todas as coisas, criou, na qualidade deartistadouniverso,asuaobraprima,ouseja,ogênerohumano.

Portanto,nãohá(qualquer)espaçoparadiscussões(verdadeiramenteserenas)a respeitodaprimaziadavidasobrequaisqueroutroselementosexistenciais.”(REISFRIEDE;FragmentodePalestraProferidanaAulaMagnadaUniversidadeSantaÚrsulaem25/04/2019)

I I .2 . O COMBATE AOS EFE ITOS DA PANDEMIA DE COVID-19

Poroutrolado,apesardeserinegávelqueumaforteinjeçãoderecursospúblicosna economia constitua uma medida absolutamente relevante para manterempresaseempregos, importaobservarque,talcomocuidadospaliativos(queemdadomomentosãovitais),talexpedientetambémnãoresolveráemdefinitivoo problema, tratando-se, apenas, de uma forma (ainda que inadiável) decombaterosefeitosdapandemia.

“EpidemiadaFome:hámilhõesdebrasileirosquetrabalhamhojeparagarantiropãodeamanhãeque,deumahoraparaoutra,viramsuarendadespencarouzerardevidoàpandemiadecoronavírus.”(OGlobo,02/04/2020,p.12)

Vale consignar que tal processo (extraordinário) não significa, – como jáapressadamente anunciado por alguns economistasmenos atentos à realidade

Page 8: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

8 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

efetiva –, a eventual falência do sistema econômico neoliberal que apregoa amenor interferência do Estado na economia (o tradicional ideário do Estadomínimo), mas, ao reverso, uma extraordinária oportunidade de “repensar”, amédioe longoprazos,uma(nova)concepçãodeEstado inteligente,permitindoum novo “salto qualitativo” no contexto da própria dinâmica do sistemaeconômicocapitalista.

“MARIANAMAZZUCATO,ProfessoradaUCLdeLondres,noInternationalMediaCallvirtualdoFórumEconômicoMundial, falousobreonovopapeldoEstado,queelaesperaversurgirdacrisemundialpós-COVID-19.Rebatendoaideiadeque a crise de saúde, com suas consequências econômicas, mostrou anecessidade de um Estado forte, ela diz que o que procura não é o Estadomínimooumáximo,masoEstadointeligente(...)

MARIANA acredita que os Estados podem se reorganizar, com as empresasprivadas trabalhando comos organismos estatais paraqueopaís obtenhaumresultadomais inteligentedeseussetores.OEstado temqueatuarativamentepara coparticipar da criação do mercado, e não esperar que os problemasaconteçam,esóentãointervir.”(MERVALPEREIRA;EstadoInteligente,OGlobo,04/04/2020,p.2)

I I I . O COMBATE EFET IVO À PANDEMIA : O “ESMAGAMENTO” DA CURVA DE D ISSEMINAÇÃO V IRAL Destarte, sejapela experiência exitosadeoutrasnações (Coreiado Sul, Suécia,SingapuraeNovaZelândia,porexemplo), sejapeloconhecimentodisponível,amelhor solução para combater (direta e objetivamente) pandemias, –especialmente com as características do COVID-19 –, como bem adverte PAULROMER,PrêmioNobeldeEconomia, éa testagem(e retestagem)emmassadapopulação, viabilizando isolar apenas (e exclusivamente) as pessoascontaminadas,atravésdoqueconvencionalmentedenomina-seporquarentenainteligente (ou seja, a quarentena ativa, também nominada de isolamento desupressão), permitindo, por consequência, que pessoas sadias (por não teremtido contato com o vírus ou porque já adquiriram imunidade) continuemtrabalhandoegerandoasriquezasnecessáriasparaevitarocolapsoeconômicodopaís e, consequentemente, a própria impossibilidade (presente e futura)deprestaronecessáriosocorroàpopulaçãoinfectada.

“A única maneira segura de permitir que as pessoas voltem ao trabalho épromover testes em escala maciça e fornecer equipamentos de proteção emgrandesquantidadesàpopulação.Sefizermosisso,nãoenfrentaremosaescolhaterrívelqueenfrentamosagora,queéoumatarpessoasoumataraeconomia.(...)Há um consenso de que podemos sobreviver a um desligamento econômico poralgumassemanaseque issoajudaráasalvarmuitasvidas. Então, essa é a coisacerta a se fazer por enquanto.Mas precisamos termelhores opções dentro deummês,porquenãopodemosmanteraeconomiafechadaporumano,umanoemeio.”(PAULROMER;OGlobo,29/03/2020,p.30)

Afinal, o objetivoúltimodo conjuntodemedidasde combate aoCOVID-19 é aderrota final do patógeno como “esmagamento” da curva de disseminação dadoença,erradicando-a.

Page 9: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 9

“Nossoobjetivonãodeveserachataracurva;precisamosesmagá-la.Temosdeidentificar o inimigo, rastrear os seus movimentos e reconhecer as suasvulnerabilidades. Dessa forma, ao salvar vidas, a economia poderá serreorganizada.”(DANIELTABAK;OGlobo,07/04/2020,p.6)

Não obstante a indispensabilidade (e o eventual acerto) de diversas medidastomadas até o momento para a contenção, sobretudo, da velocidade dedisseminação do vírus (através de providências que objetivam o denominado“achatamento” da curva de propagação viral) e, paralelamente, para oevitamento do colapso da economia, – em essência posturas básicas (eindispensáveis) de “resfriamento do estado febril” e “cuidados paliativosemergenciais” –, somente a criação de uma verdadeira “barreira fronteiriça”entre o vírus e seus hospedeiros humanos, através da testagem emmassa dapopulação (criando cinturões de isolamento ativo, através, em um primeiromomento, da transição gradual da quarentena horizontal para a vertical e,posteriormente,apenasparaapopulaçãoinfectada),–apesardeserumasoluçãoextremamentedispendiosasobtodososaspectos–,constituiumaestratégiaquerealmente ostenta o real poder de exterminar com a doença9, criando,gradativamente, a possibilidade (real) de decretação de “zonas livres dapandemia”.

“Não há qualquer dúvida de que somente a testagem massiva com ocorrespondente isolamento da população infectada (quarentena ativa) é capazdepermitiranecessáriacontençãodadisseminaçãodedoençasinfecciosas.Esteéopreceitoprimário(decisivo)daGuerraBiológica.”(REISFRIEDE;Fragmentode Palestra Proferida no Curso de Política, Estratégia e Alta Administração doExército(CPEAEx)daEscoladeComandoeEstado-MaiordeExército–ECEMEem07/11/2019)

“Paraconterovírus,vocêprecisatestaraspessoascomfrequênciae,emseguida,isolaraquelascontaminadasporalgumassemanas.Masissosignificaquevocêsóprecisa isolar as pessoas que dão positivo. O restante das pessoas poderátrabalhar,seguirsuasvidas.”(PAULROMER;OGlobo,29/03/2020,p.30)

“Especialistasdizemqueexamesemmassaeisolamento(ativooudesupressão)sãocruciaisparareduziroimpactodaCOVID-19nospróximosmeses.”(OGlobo,07/04/2020,p.8)

Isso poderá exigir que expressa parte da capacidade industrial brasileira sejaadaptada (temporária e emergencialmente) para a fabricação de testes eequipamentos,alémdeumesforço(emparalelo)deimportação(emregimede“competiçãoselvagem”)deitensequivalentes.

“Para a derrota definitiva da COVID-19 são necessários alguns passos; osprincipaissão:

1.oferecermilhõesdetestesdiagnósticos(...),semestesnãoépossívelrastrearovíruseefetuarumatriagempopulacional;

2. fornecer aos profissionais de saúde proteção e equipamentos adequados:‘soldadosnãoseguemparaabatalhasemarmamentoadequado’;

Page 10: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

10 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

3.separarapopulaçãoemcincodiferentesgrupos:a)osqueestãoefetivamenteinfectados;b)osqueestãopresumivelmenteinfectados;c)osqueforamexpostosao vírus (e podem estar ou não infectados); d) os que não foram expostos ouinfectados; e) os que foram infectados, se recuperaram e estão imunes”(HARVEYFINEBERG;PresidentedaAcademiaNacionaldeMedicinadosEUA,OGlobo,07/04/2020,p.6)

Nesse sentido, cabe ao Estado brasileiro analisar e direcionar a atividadeindustrial para asurgentesdemandasdapopulaçãobrasileira.Umaespéciedeeconomiade“guerra”,quepoderáatémesmo(emparte)compensaraacentuadaquedaobservadaemoutrossetoresdaeconomia.

I I I .1 . ESTRATÉGIAS DE COMBATE À PANDEMIA DE COVID-19

OSecretáriodeDefesadosEUA,duranteosgovernosGERALDFORD–1975/77eGEORGE W. BUSH – 2001/06, DONALD RUMSFELD, afirmou, durante aCampanhadoIraque,que“você(sempre)vaiparaaguerracomoexército(easarmas)quevocêdispõe,enãocomoexército(easarmas)quevocêalmejater”.

A peremptória afirmação se tornou, mais do que nunca, atual, em face daverdadeiraguerraglobalqueahumanidadetravacontraaCOVID-19.

Não há qualquer dúvida (e, portanto, nenhuma divergência entre osespecialistas) de que somente com a descoberta de uma vacina(comprovadamenteeficaz),–aexemplodeoutrasepidemiasepandemias–,serápossívelresolver,emdefinitivo,oangustianteproblemaquevemdesafiandoasmentesdosmaisbrilhantescientistasdetodosospaíses.

“AsoluçãoderradeiracontraaCOVID-19sóvirácomoadventodeumavacina.”(NELSONSPECTOR;Hematologista–UFRJ,OGlobo,07/04/2020,p.9)

Nãoobstanteaassertiva,arealidadequeseapresenta,atéopresentemomento,é a de que nenhuma nação (apesar dos incríveis esforços) logrou desenvolveruma preparação biológica que forneça (inconteste) imunidade adquirida ativaparaoSARS-CoV-2.

Por efeito consequente, estratégias alternativas de combate à pandemia deCOVID-19precisamser(imediatamente)consideradaspara,nomínimo,reduziroelevadíssimonúmerodeóbitosquesãoanunciadosdiariamente.

TalcomonaSegundaGuerraMundial(1939-45)quando–,naausênciadesorofisiológicoparaossoldados–, foiutilizado, improvisadamente,águadecocodeformaintravenosa emefetivosbritânicosnoSriLankae japonesesemSumatra(procedimentoquesomenteobtevecomprovaçãocientíficaem1954,atravésdosestudos, emparalelo, dosmédicos EISMAN, LOZANO eHAGER), não há tempoútil para que se completem (com todo o rigor e as cautelas convencionais) asdiversas pesquisas em andamento em todo o mundo, aguardando-se(pacientemente) as suas correspondentes (e esperadas) comprovaçõescientíficas.

Page 11: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 11

“Emumcenário restrito, impostopelasnecessidadesbásicasde sobrevivência,nãosobraespaçoparadivagaçõesacadêmicas.”(GEN.MAYNARDM.DESANTAROSA,DEFESANET,09/04/2020)

Em situações emergenciais, medidas extremas, – ainda que necessariamentefundamentadasemevidências10(situaçõesemqueaesperadaeficáciaeabaixatoxidade são testadas em pequenos grupos, com relativo êxito) –, podem (edevem),acritériomédico,ouvidoopaciente,emregimedecorresponsabilidade,ser implementados, como, por exemplo, a infusão de plasma dos pacientesconvalescentes(buscandocriarachamadaimunidadeadquiridapassiva).

“A infusão de plasma dos pacientes convalescentes de COVID-19 nosdoentes graves faz parte do pacote de medidas desesperadas para ostemposextremosemquevivemos.(...)

AestratégiafoiusadajánoséculoXIXcontraadifteria,masaformaderefiná-la traz novidades. Uma frente é a busca de um superanticorpoespecíficocontraonovocoronavírus,quepossaserusadocomoremédioeficaz.(...)

Oplasmadosconvalescenteséumamedidaextremaparaumasituaçãoextrema. (...)” (NELSON SPECTOR; Hematologista – UFRJ, O Globo,07/04/2020,p.9)

Porém, há outras linhas (paralelas) de ação que, igualmente, devem seravaliadas, considerando a opinião de diversos médicos que se encontramdiretamentena“linhadefrente”daguerracontraocoronavírus.11

“NocombateàAids, ficoumaisoumenosevidentequenenhumremédioemsieraumaespéciede‘baladeprata’contraovírus.Osremédioseramcombinadosnum coquetel.” (FERNANDO GABEIRA; Cloroquina sem Paixão, O Globo,13/04/2020,p.2)

Estaé,apropósito,aponderadaopinião,dentreoutrosprofissionaisdaáreadesaúde,dosmédicosespecialistasNISEYAMAGUCHIeLUCIANODIASAZEVEDO,que defendem o uso precoce (inclusive como alternativa para evitar asuperlotaçãohospitalar),–aindanoambientedomiciliar–,dahidroxicloroquina(uma droga de combate à malária e ao lúpus e que demonstrou capacidadeantiviral em 2003)12, combinada com o antibiótico azitromicina (eeventualmentezinco),deformapreliminar, jánosegundodiadeinfecção,alémde outros fármacos e formas de tratamento,13,14,15 em um contexto não (comoequivocadamentepropalado)demedicinaalternativa,mas,–ditodeformamaiscorreta–,demedicinaintegrativa.

“Nenhuma terapia semostrouefetiva contraaCOVID-19atéagora. (...)AAMA(AssociaçãoMédicaAmericana)listamuitasiniciativasjáfracassadasealgumasquedeixamcientistasaindaintrigados,semesconderafrustraçãocomafaltadeevidênciasparaasdrogasusadas.

Publicadono ‘Jama’,periódicoacadêmicodaassociação,esse trabalhovarreualiteraturamédicapublicada até25demarçode2020, quando109 testesparatrataraCOVID-19emadultosjáestavamregistrados.(...)

Page 12: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

12 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

Entre os fracassos mais evidentes está, por exemplo, o Tamiflu (oseltamivir).Efetivo contra gripe, o remédio chegou a ser usado inadvertidamente, emjaneiro, em pacientes com o novo coronavírus que não tinham recebidodiagnósticoadequado.Emumaavaliaçãoposterior,médicosconstataramqueadroganãofuncionava.

Em meio ao cenário de incertezas, um dos medicamentos que ainda nutremcerta esperançaéo antiviralremdesivir, criadooriginalmentepara combateroebola,masaevidênciadeeficáciaaindaéinsuficiente.

O remdesivir é um dos quatro tratamentos escolhidos para o programaSolidarity,daOMS(OrganizaçãoMundialdaSaúde),umtesteemgruposmaioresem vários países. As outras drogas no projeto são o anti-HIV Kaletra(combinaçãodelopinavireritonavir);ointerferon-beta,paraartritereumatoide;eahidroxicloroquina,usadacontramalária.(...)

A cloroquina não entusiasmou os autores da revisão do ‘Jama’, liderados pelofarmacólogoJAMESSANDERS.TestescomresultadospositivosnaFrançaforamfeitosemgrupospequenosenãocontabilizaramvoluntáriosexcluídospornãose adaptar à terapia. Um teste similar na China, também pequeno, mas comparâmetrosdecomparaçãomelhores,nãoobservoubenefícioevidente.

O kaletra, visto como promissor no início da epidemia, também tevedesempenhos ambíguos. Resultados de um teste com 199 pacientes na China,publicadosaindaemmarçono ‘NewEngland JournalofMedicine’,nãorelatamnenhumbenefíciodadroga.Cientistasacreditamque,talvez,osefeitossósejamperceptíveisempacientesgraves.

Neste cenário, há um fio de esperança maior para drogas como o arbidol,aprovadonaRússiaenaChinaparatratamentodegripe.Elereduziuumpoucoataxademortalidadenumtestecom67chineses.Omesilatodecamostat,drogajaponesa para pancreatite, mostrou boa eficácia em testes de tudo de ensaiocontra a COVID-19, grau de evidência que é preliminar, mas que poucas dasoutrassubstânciasatualmenteemavaliaçãopossuem.

PAOLO ZANOTTO, virologista do Instituto de Ciências Biomédicas da USP,considerouo estudo incompleto, apontandonomesde fármacos compotencialpromissor que já estão emergindo e não aparecem ainda no trabalho, como aivermectinaeaheparina,defendendoahidroxicloroquinaapesardasevidênciasinconclusivas,afirmando,nocasoespecíficodestefármaco,queresultadosmaisrobustos estão por vir.” (Nenhuma Droga para a COVID-19 tem EfeitoComprovado,OGlobo,15/04/2020,p.8)

Vale frisar, em oportuna adição elucidativa, que existe uma nítida (eextremamente relevante quanto à questão do emprego de fármacos e terapiasaindanãochanceladospelacomunidadecientífica)diferençaentreosvocábuloseficácia,eficiênciaeefetividade16, sendonecessáriodestacarque,emtemposdeguerra, não se busca (por impossibilidade lógica) a solução ideal da plenaefetividade (de qualquer protocolo médico) e, consequentemente, suacorrespondenteeficiênciae,sim,umaeficáciamínima(aindaquetemporáriaemsua validade)objetivandoestabelecer tempohábil para seprover (no futuro epor meio de pesquisas correspondentes e testes clínicos perfeitamente“randomizados”) uma resposta definitiva e derradeira com real, plena e

Page 13: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 13

completamente comprovada capacidade de erradicar o vírus e/ou curar adoença.

“EmmeadosdoséculoXVIII,ummédicodaMarinhabritânicachamado JAMESLIND conduziu o que pode ser considerado o primeiro teste clínicomedicamentoso.Naquelaépoca,oescorbuto–quehojesabemossercausadoporfalta de vitamina C – matava mais marinheiros do que as batalhas navais.Decidido a encontrar a cura, LIND pesquisou diários de bordo antigos epercebeu que navios que transportavam frutas cítricas tinhammenos doentes(estabelecendoumaevidênciainicial).

LIND conduziu, então, um experimento com12marinheiros bemdoentes. Elesforamdivididosaleatoriamente(‘randomizados’)emseisduplas,ecadaparteveamesmadieta, ficoualojadonomesmolocalerecebeuosmesmoscuidados.Aúnicadiferençaerao‘remédio’diário:porexemplo,umaduplarecebeuumcopodecidra,outrafrutascítricaseassimpordiante.

Emdois dias, osmarinheiros que receberam frutas já estavam curados.O queLINDfezfoiumesboçodetesteclínicorandomizado.”(NATALIAPASTERNAK;OGlobo,20/04/2020,p.7)

Porfim,igualmentedignodemenção,sãoas(ainda)persistentesdúvidasquantoàinfluênciadatemperaturaambientalnadisseminaçãodovírus17eemrelaçãoànatureza(precípua)daCOVID-19,existindofortesindicaçõesdesetratardeumvírusquedesenvolve(noserhumano)umadoençahematológica18(pneumonitequímica),–motivopeloqual já secogitada interferênciado tiposanguíneonamaior ou menor debilidade do paciente (cf.https://guiadafarmacia.com.br/estudo-sugere-relacao-de-tipo-sanguineo-com-vulnerabilidade-ao-coronavirus/ e https://veja.abril.com.br/saude/estudo-busca-relacionar-tipo-de-sangue-ao-risco-de-contrair-covid-19/, acesso em24/04/2020) –, e não propriamente uma enfermidade pulmonar (pneumoniaviral),razãodoelevadoíndicedeóbitosentreosdiabéticosepessoasidosas.

IV . DA NECESSÁRIA UNIÃO (E COOPERAÇÃO) NO COMBATE À COVID-19 Por outro prisma, não obstante as inúmeras dificuldades (de todos os tipos) aserem superadas, a atual crise pandêmica, indiscutivelmente, tambémrepresenta uma extraordinária oportunidade de repensar nosso modo de ser,principalmente, como gestor público (e, mais aprofundadamente, como sereshumanoscoletivos).

Defato,aspalavrasequilíbrioeserenidade,–aestaaltura–,devemsersomadasao vocábulo união19, – bem como ao termo cooperação –, algo absolutamentefundamental para que possamos reunir inteligências e esforços em prol docombate ao inimigo comumde toda ahumanidade.Afinal, disputas e vaidades(sejam no âmbito pessoal, seja na esfera de lideranças globais) são sempreinúteis,principalmenteemmomentosdecrise.

“É fundamental a união de cientistas de diferentes áreas na tentativa deentender o mecanismo de ação desse novo coronavírus, desenvolver vacinas,

Page 14: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

14 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

bemcomonovasterapiasparareduçãodaletalidade.”(PATRÍCIAROCCO;ChefedoLaboratóriodeInvestigaçãoPulmonardoInstitutodeBiofísicaCarlosChagas–UFRJ,OGlobo,10/04/2020,p.7)

IV .1 . COOPERAÇÃO (UNIÃO) E L IDERANÇA

Resta fundamental admitir que cooperação, em todos os níveis e,particularmente, no âmbito internacional, historicamente, revelou-se(consideradasasdiferentes fasesevolutivasdohomo sapiens) comoa resposta(derradeira)viabilizadora,emúltimaanálise,dasobrevivênciahumanaemfacedasdiversaspandemiasqueassolaramoplanetadesdeosseusprimórdios.

Nesse sentido, não há qualquer dúvida de que foi (justamente) a informaçãocompartilhada,–enão,comoapregoamalguns,oisolamentocomunitárioglobal–, o fator primordial que permitiu à “expertise” humana (reunida) vencer osinúmerosdesafiosquelheforamimpostosaolongodesuamilenarexistência.

“Epidemias mataram milhões de pessoas muito antes da atual era daglobalização.NoséculoXIV,nãoexistiamaviõesnemcruzeiros,eaindaassimaPesteNegraseespalhoudoLestedaÁsiaparaaEuropaOcidentalempoucomaisde uma década. Ela matou entre 75 e 200 milhões de pessoas. Na Inglaterra,quatroa cadadezpessoasmorreram.Florençaperdeu50milde seus100milhabitantes.

Emmarçode1520,umúnicoportadordevaríola,FRANCISCODEEGUIA,chegouao México. À época, a América Central não tinha trens, ônibus, nem sequerburros. Isso não impediu que, em dezembro, a varíola tivesse devastado toda aAmérica Central, tendo matado, segundo estimativas, até um terço de suapopulação.

Em1918,umacepadegripe(particularmentevirulenta)conseguiuseespalharempoucosmesesparaoscantosmaisremotosdomundo.Elainfectoumeiobilhãodepessoas –mais de umquarto da espécie humana. Estima-se que a gripe tenhamatado5%dapopulaçãodaÍndia.Na ilhadoTaiti,14%morreram.EmSamoa,20%.No total, a pandemiamatoudezenas demilhões de pessoas, – talvez até100milhões –, emmenos de um ano.Mais do que a PrimeiraGuerraMundialmatouemquatroanosdebatalhasbrutais.(...)

No entanto, a incidência e o impacto das epidemias diminuíram drasticamente.Apesar de surtos horrendos, como Aids e Ebola, no século XXI as epidemiasmatam uma proporção muito menor de humanos do que em qualquer outroperíododesdeaIdadedaPedra.Issoocorreporqueamelhordefesaqueossereshumanos têm contra patógenos não é o isolamento, é a informação. Ahumanidade tem vencido a guerra contra epidemias porque, na corridaarmamentista entre doenças e médicos, os patógenos dependem de mutaçõescegas,enquantoosmédicosdependemdaanálisecientíficadainformação.

Uma vez que os cientistas entenderam o que causa as epidemias, ficoumuitomais fácil lutar contra elas. Vacinas, antibióticos, higiene aprimorada e umainfraestrutura médica muito melhor permitiram que a humanidade ganhassevantagemsobreseuspredadoresinvisíveis.Em1967,avaríolaaindainfectou15milhões de pessoas e matou 2 milhões delas. Mas, na década seguinte, umacampanha global de vacinação contra a varíola foi tão bem-sucedida que, em

Page 15: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 15

1979, a Organização Mundial da Saúde declarou que a humanidade haviavencido e que a doença havia sido completamente erradicada. Em 2019,nenhuma pessoa foi infectada ou morta por varíola.” (YUVAL NOAH HARARI;LiçõesparaumaPandemia,OGlobo,24/03/2020,SegundoCaderno,ps.1/2)

Apesardeahumanidadetersetornado,comopassardotempo,maisvulnerávelaepidemias,–emfunção,sobretudo,dodesenfreadocrescimentopopulacionaledoconsequenteaumentodadensidadedemográfica(razãodefinidoradaorigemasiática e, em particular, chinesa da maioria das pandemias) –, a históriademonstrou(claramente)queauniãodossereshumanosfoiaindamaisfortedoquetodososdemaisfatores,praticamente“jogandoporterra”asprevisõesmaissombriasepermitindo,porconsequência,um futuroexistencial (relativamentepositivo)daraçahumana.

“No século que passou desde 1918, a humanidade se tornou cada vez maisvulnerável a epidemias, por uma combinação de crescimento populacional(descontrolado) e melhorias nos serviços de transporte. Um vírus pode sair deParisechegaraTóquioeàCidadedoMéxicoemmenosde24horas.”(YUVALNOAH HARARI; Lições para uma Pandemia, O Globo, 24/03/2020, SegundoCaderno,ps.1/2)

Porém, não pode haver efetiva união e verdadeira cooperação desprovidas deuma indispensável coordenação, o que implica dizer que a existência (real) deuma liderança legítima (quepossa inspirar organizar e financiar uma respostaúnicae contundente) resta absolutamente indispensávelparao enfrentamentodequalquercriseglobal,incluindopandemiasdetodasasnaturezas.

“Os países precisam levar a sério a realidade e não apenas uma merapossibilidade–dequepandemiasaindapioresdoqueaSARS-CoV-2estãopelafrente. As gerações futuras precisam estar mais bem equipadas, cominstrumentos de coordenação das respostas que sejam rápidos, automáticos eeficazes. Precisamos agir, sem rodeios e quase por reflexo, já nos primeirosmomentos das pandemias.” (ROBERTO AZEVEDO; Diretor-Geral da OMC, OGlobo,17/04/2020,p.16)

OgradualvaziodepoderglobaldeixadopelosEstadosUnidos(evidenciadopelasua renúncia tácita em relação à liderança mundial), – conforme já advertiaHARRYTRUMANem1947(emrelaçãoàsuaimportância)–,literalmentedeixouomundoàderivanosúltimosanos,gerando,emgrandeparte,oscatastróficosefeitosdaatualcrisenocombateàCOVID-19.

“Os povos livres do mundo esperam de nós que os apoiemos (...). Se nossaliderançafalhar,podemospôremperigoapaznomundoe,comtodaacerteza,obemestardestanação.”(HARRYTRUMAN;DiscursoProferidoem12/03/1947noCongressoNacional–EUA)

ÉcuriosoobservarqueotãocriticadoPresidenteGEORGEW.BUSH(2000-09),–extremamentepreocupado(àépoca)comacrisedoprimeirocoronavírus,SARS-CoV-1,entre2002e2004,e,igualmente,apreensivocomapossibilidadedeumaguerra biológica com os adversários dos EUA (apelidados na época deintegrantesdo“eixodomal”, incluindotambémaChina20)–,estudouafundoapandemiadegripeespanhola(eseusconsequentesresultados),determinandoa

Page 16: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

16 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

seusassessoresdesegurançainternaqueelaborassemumousadoplano,orçado(inicialmente)emsetebilhõesdedólares,parapreparareprotegerosEstadosUnidos de uma ameaça semelhante à que o mundo enfrenta nesse exatomomento,considerando(acimadetudo)quesemestasprovidências,omundo(eosEUA,emparticular)continuariamacombaterpandemiasdeformaprimitiva,pormeiodaestratégiadochamado“rebanhoimunizante”21.

“OPresidenteGEORGEW.BUSH, em2005,obcecadocom ‘AGrandeGripe’, dohistoriadorJOHNM.BARRY,ordenouacriaçãodomaisambiciosoeabrangenteplanonacionaldeprevençãoecombateapandemiasdequesetemnotícia.Seusassessores de segurança interna tiveram de elaborar diagramas globais, criarsistemasdealertaprecocedeumnovovírus, garantiroabastecimento federalem equipamentos hospitalares e financiar o desenvolvimento de uma vacinaseguraemvelocidademáxima.

Empalestrapara especialistas epesquisadoresdo InstitutoNacional de Saúdenaqueleano,BUSHdescreveucompresciênciacomoumapandemiasealastrariano país. E alertou: ‘Se esperarmos até o surgimento da pandemia, será tardedemais para nos prepararmos. Muitas vidas serão perdidas sem necessidadeapenasporquefalhamosemagirhoje’(...)

O projeto, entretanto, foi engavetado em delongas burocráticas e alternânciaspolíticas. Outras prioridades surgiram e foram sugando os US$7 bilhões quehaviamsidoalocadosaoplanodaépoca;umaninhariasecomparadaà injeçãode US$2 trilhões iniciais já liberados em 2020 para fazer frente aos estragoseconômicosdaCOVID-19.”(DORRITHARAZIM;JulgamentodaHistória,OGlobo,12/04/2020,p.3)

A própriaOrganizaçãoMundial de Saúde –OMS, umorganismomultinacional,que tambémdeveria servir comoentidadede coordenaçãono combateà atualpandemiadonovocoronavírus,tambémdemonstrouclaramenteasuacompletaineficiência, fruto de um visível processo de politização daquela entidade, fatoque, inclusive, acabou por conduzir o Presidente DONALD TRUMP aocancelamento de suas contribuições financeiras que representavam cerca de20%doorçamentototaldaquelaagênciainternacional.

“AOMSquedeveria servirdebússolamundialparao combate àpandemiadeCOVID-19 deixou-se engambelar tolamente pela China no início da crise aoafirmarque‘investigaçãopreliminardasautoridadeschinesasatestanãohaverprovas de transmissão pessoa a pessoa do novo vírus’, quando o fato datransmissão já era de conhecimento de Pequim desde omês anterior. A OMStambém elogiou a ‘transparência’ do país asiático na divulgação de dadossabidamenteinconfiáveisecedeuàpressãodePequimparacondenarrestriçõesa viajantes saídos da China.” (DORRIT HARAZIM; Julgamento da História, OGlobo,12/04/2020,p.3)

“Onovocoronavírusse tornouoficialmenteumapandemianaquarta-feira,dia11demarçode2020,apósumanúnciodaOrganizaçãoMundialdaSaúde–OMS.

Naquele dia, o vírus já estava presente em 114 países com mais de 115 milpessoas infectadas e mais de 4 mil mortes registradas (a OMS simplesmentefalhouemsuaprincipalmissão)(...)”(BBCNews;16/03/2020)

Page 17: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 17

V. PR INCIPA IS CONCLUSÕES Porefeito conclusivo, é cediço reconhecerquea atual crisedesencadeadapelapandemia de SARS-CoV-2, – muito além de sua própria natureza e de suaextremapericulosidadeintrínseca–,étambémresultadopolíticodasostensivasambições chinesas de hegemonia e dominância global, associada à decisão(unilateral) norte-americana de recuar de seu histórico papel de liderança (earticulação) mundial, o que certamente conduzirá (forçosamente) a um novomundopósCOVID-19.

“EstamosenfrentandoaatualcrisemundialdeCOVID-19desprovidosdelíderesquepodeminspirar,organizarefinanciarumarespostaglobalcoordenada.

Duranteaepidemiadeebolade2014,osEstadosUnidosserviramcomoessetipodelíder.Opaíscumpriuumpapelsemelhantetambémduranteacrisefinanceirade 2008, quando reuniu países suficientes para impedir o colapso econômicoglobal.Mas,nosúltimosanos,osEUArenunciaramaoseupapeldelíderglobal.(...)

OvaziodeixadopelosEUAnãofoipreenchidopormaisninguém(retomandoasituação caótica do início do século XX)” (YUVAL NOAH HARARI; Lições paraumaPandemia,OGlobo,24/03/2020,SegundoCaderno,ps.1/2)

“Os Estados Unidos nãomais serão vistos como lídermundial, nomundo póspandemia,poisfalharamnotestedeliderança.

Comoresultadodofracassonorte-americano,éforçosoreconhecerqueaChinaganhou a guerra da COVID-19, apesar do ocultamento (doloso) inicial daepidemia, por parte de Pequim, e da fabricação de estatísticas chinesasaltamentesuspeitas”(KORISCHAKE;ForeignPolicy,20/03/2020).

NOTAS COMPLEMENTARES:

1 . SARS-COV-2 E COVID-19 Aindaexistemuitadesinformação sobreo SARS-COV-2 (queé adesignaçãodeum vírus) e sobre a COVID-19 (que alguns, equivocadamente, entendem ser atradução de uma doença, mas que tecnicamente é a denominação de umasíndrome).

Doença (enfermidade ou moléstia) é, em síntese, uma alteração biológica doestado de saúde de um ser vivo, manifestada por um conjunto de sintomas(perceptíveisounão).Jáumasíndromeé,emlinhasgerais,umconjuntodesinaisesintomasobservadosemváriosprocessospatológicos(diferentes)esemumacausaprecisamenteestabelecida.

De qualquer forma, o novo coronavírus (do gênero retrovírus e da espécieoriunda do morcego e de suas subespécies), é uma das mais de 30 castasidentificadas desde 1968, e o sétimo da linhagem SARS, além do terceiro tipo(depois do SARS-COV-1 e do MERS) provido de capacidade de produzir umazoonose(doençaoriundadainteraçãodohomemcomumanimal)capazdeser

Page 18: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

18 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

transmitidaentrehumanos,enão,–comoderegra,aexemplodagripeaviária–,restritamente entre o animal hospedeiro e o homem que teve contato com omesmo.

Umadasváriaspeculiaridadesdestenovovírusé,–odealémdecontarcomumcapsídeo (proteína que protege o material genético) –, também possuir uminvólucro ou envelope (pré-capsídeo) revestido de proteína S (spikolas) quepossui uma capacidade extremamente considerável de penetrar na célula dohospedeiro.Alémdisso,oSARS-CoV-2revela-seextremamentesimples(oqueotorna potencialmente perigoso), uma vez que não possui no seu núcleopropriamenteumDNA,esimumafitasimplesdeRNA,comelevadacapacidadedemutaçãoe,consequentemente,extraordináriacompetênciadeadaptação.

A sua elevada transmissibilidade (dotada de uma razão geométrica próximo aq=3),–muitosuperior,portanto,aoutrosvírusassemelhados–,esuaformadecontágio singular em quatro diferentes vias: gotículas, aerosol (pelo ar, demaneiraampla),óleo fecale tambémporcontatosemsuperfície(oquedenotaumaextraordináriahabilidadedesobrevivênciadeaproximadamente72horasfora de seu hospedeiro, notadamente em superfícies úmidas, escuras oudistantes da irradiação solar e em temperaturas médias entre 8 e 10 grausCelsius),tambémtornam,particularmente,estenovovírusmuitomaisperigosoe agressivo, inobstante o seu reconhecido baixo coeficiente de letalidade(próximode0,66%).

Dentreossintomasmaiscomuns,acarretadospelosquedesenvolvemadoença(umavezqueháumelevadíssimopercentualdeassintomáticos),seencontramahiposmia(perdaparcialdapercepçãoolfativa),ahipogeusia(reduçãopatológicada sensação relacionada ao paladar) e a perda de apetite, além dos doiselementos naturais curativos humanos: a inflamação e a febre (que buscadesenvolver as chaperonas, proteínas HSP de choque térmico, que objetivamestimularo sistema imune)que, entretanto,podemsereventualmentemortaisquandodesencadeadasdeformadescontrolada(hiperinflamaçãoeestadofebrilprolongadoeexcessivamenteelevado).

Nãoporoutrarazão,–nocombateaonovocoronavírus–,ohábitosaudáveldasauna seca, que permite através da sudorese e da ingestão concomitante (ouposterior) de líquidos, a saudável troca da água (hidratação de higienizaçãointrínseca)contidanocorpohumano.

2 . O H ISTÓRICO DA D ISSEMINAÇÃO DA COVID-19 Em dezembro de 2019, o Dr. LI WENLIANG, um oftalmologista do HospitalCentraldeWuhan,estranhouonúmeroanormaldedoentesdiagnosticadoscomproblemas pulmonares graves e decidiu, – por iniciativa própria –, realizaralgumaspesquisaseanálisestangentesaofato;elechegouàconclusãodequeacondiçãosetratavadealgumnovovírus,semelhanteàqueledenominadocomoSíndrome Respiratória Aguda Grave (mais conhecido por sua sigla em inglês,SARS), que, em 2003 (também na China), causou quase 800 mortes. O Dr. LItambém notou que todos os casos mais graves eram de indivíduos que

Page 19: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 19

laboravamnomercadodepeixesdeWuhane,combasenestasconstatações,nodia30dedezembrode2019,omédicoenviouumamensagemparaumgrupoprivado de colegas de profissão compartilhando com os mesmos suasdescobertasepedindoorientações.

Seguindo esse raciocínio, quatro dias após o Dr. LI ter enviado as ditasmensagens,homensfardadosadentraramemseuconsultórioeolevaramparaoescritóriodesegurançapúblicadoPartidoComunista,ondeelepermaneceupor18 horas, – em uma sala sem janelas –, sendo interrogado por autoridadeschinesas sobre o conteúdo daquela mensagem. Ao final da sessão, para serliberado, o médico foi obrigado a assinar um documento que o acusava dedivulgarinformaçõesfalsasedeperturbarseriamenteaordemsocial.

No dia 10 de janeiro de 2020, o Dr. LI WENLIANG começou a apresentarsintomasdadoençasobreaqualhaviaalertadoemdezembroe,emfevereiro,jácomo testepositivoparaCOVID-19, realizoumais algumaspublicaçõesonline,questionandoo porquêde o governo chinês continuar afirmandoquenenhummédicotinhasidoaindainfectadopeladoença.Nodia14dejaneirode2020,ogovernodaChina,–emumanotaparaaOrganizaçãoMundialdaSaúde–OMS–,declarouqueestudosrealizadosmostravamqueprovavelmenteestenovovírusnãoeratransmissívelentrehumanos,eque,porestemotivo,nãohavianenhummotivoparaalarde.

Nessa toada,contrariandoocomunicadodogovernochinês, tambémem14dejaneiro,oDr.LIemilharesdeoutroschinesesjáestavaminternados,infectadospelonovovíruspormeiodocontatocomoutrosdoentes.Aofinalde janeiro,onovovírusjáeranotórionaChina,comogovernofazendotodososesforçosparaimpedirquearealdimensãodatragédiafosseverificadapelomundoepelasuaprópriapopulação;taismedidasdogovernoresultaramnodesaparecimentodemais de uma dezena de jornalistas, como foi o caso de CHENQIUSHI, que emjaneiro filmou hospitais e diversos centros de triagem, – exibindo cenasespantosasepessoasgravementedoentes–,expondoclaramenteque,jánaquelaépoca, apesar de o governo chinês afirmar para omundo que o vírus não eraassim tãoperigoso,milharesde cidadãos já estavamsofrendoeperecendoemrazãodadoençacausadapelovírusemquestão.

OjornalistaCHENQIUSHIdesapareceumisteriosamentenoiníciodefevereiro;enodia26domesmomês,otambémjornalistaLIZEHUA,–quedesdeofinaldejaneiroestavaemWuhancobrindoasinformaçõessobreonovovírus(atividadeque já tinha resultado em várias detenções e avisos oficiais do PartidoComunista) –, estava voltando de uma visita que havia realizado ao Centro deVirologia de Wuhan quando ligou sua câmera e começou a transmitir umaperseguição. LI conseguiu retornar ao seu apartamento, porém com a câmeraainda ligada e transmitindo as imagens online: dois homens trajando pretoadentraramemseudomicílio,a câmera foidesligadae,desdeentão,LIZEHUAnuncamaisfoivisto.

Assimcomoessas,hámaisdeumadezenadehistóriassemelhantesenvolvendojornalistas chineses que, cobrindo a terrível crise causada pelo COVID-19,simplesmente desapareceram sem deixar rastros. Casos como o do Dr. LI

Page 20: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

20 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

WENLIANG, que foi obrigado a se calar após ter feito umadescoberta que emqualquer democracia liberal pelo mundo seria muito bem recebida pelasautoridades, e do desaparecimento de jornalistas que tentavam alertar asociedadechinesaeomundoparaagravidadedeumadoençaque,naépoca,aChinainsistiaemafirmarquenãoeratãoletalequeestavacontrolada,parecemindicar,–comoessasfontesrelatam–,queoPartidocomunistatentouimpedirque omundo soubesse dos riscos iminentes deste novo vírus; revelando umaimagemmaissuavedeumacrisequeaparentementejáeranotoriamentegrave.

Emsíntese,essademoraemcompartilharinformações,comooDr.LIWENLIANGintentou fazer, e também anúncios como o do dia 14 de janeiro de 2020 àOrganização Mundial da Saúde, podem ter feito a sociedade como um todoperderdiasesemanasimportantesparaaativaçãodemecanismodedefesa;umtempoperdidoquepotencialmentepoderia terpoupadoavidademilharesdepessoas. Para piorar ainda mais a situação, recentemente políticos chineses,comoosMinistrosdosNegóciosEstrangeiros,estãoafirmando,categoricamente,queapandemianãocomeçounaChina,comdiscursosinsinuandoqueoCOVID-19éumaespéciedearmabiológicaestrategicamenteplantadaemWuhanpelosEstadosUnidos.

Paraagravaraindamaistodaessasituação,emWuhanfuncionaocentrochinêsdepesquisadearmasbiológicas,umadasúltimaspublicaçõesdoDr.LIantesdeperecer em razão da doença resume bem o que acontece na China: “umasociedade,parasersaudável,nãopodeterapenasumasóvoz”.

3 . UN IÃO E COOPERAÇÃO UmadasexplicaçõesparaosíndicesmoderadosdeinfecçãodoCOVID-19,–alémdaevidentequestãodassubnotificações–,é, segundoAUGUSTOPAULOSILVA,coordenador para a África do Centro de Relações Internacionais em Saúde daFiocruz,éaexistênciadoCentroparaaPrevençãoeControledeDoenças(CDC),vinculadoàUniãoAfricanaecriadoduranteaepidemiadeEbola,alémdeoutrosmecanismos regionais, que tem se demonstrado essenciais no combate aoCOVID-19.

A experiência com pandemias, como Aids; com epidemias, como Ebola; e comendemias, como malária e tuberculose, vem ajudando diversos países a seprepararemparadarrespostasrápidas.UmadasatividadesmaisimportantesdoCDC é preparação para emergências. E organizações regionais de saúde, naÁfrica Ocidental, Central e Austral, implementaram políticas públicas efuncionamemrede.

ALEXANDREDOSSANTOS,professordoInstitutodeRelaçõesInternacionaisdaPUC-Rio, destaca ainda as medidas rápidas tomadas. Nações com laços maisestreitoscomaChina, comoQuênia,TanzâniaeEtiópia,ecomaEuropa,comoArgéliaeMarrocos,fizeramatriageminicialdosturistas.

—Mesmoempaísesmaispobres,apopulaçãoeosgovernossabemcomoagirem casos de epidemia. Por isso, grande parte das nações africanas tomou

Page 21: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 21

medidasantesdepaíses como Itália,EUAouoBrasil –explica,destacando,noentanto,queostestescomeçaramaserdistribuídosmaistarde.

Mais de 20 países fecharam as fronteiras e 15 decretaram quarentenaobrigatória.Quasetodosfecharamescolas,igrejas,mesquitasebares.AÁfricadoSul,marcadapelanegligênciaparacombateradisseminaçãodoHIV,vemsendoumdospaísesmaiselogiados,commedidasqueincluemobloqueioinicialde21dias.

4 . O CLÁSSICO PROCEDIMENTO DE QUARENTENA ( ISOLAMENTO) Historicamente, o procedimento padrão (e emergencial) para a contençãotemporaldadisseminaçãopandêmicaviraléaquarentena,atravésdochamadoisolamentoou,nomínimo,odenominadodistanciamentosocial.

Umdosmaioresproblemasdaspandemiaséaausênciadesuacorrespondente(eimediata)percepção,emfacedesuaescalada“silenciosa”.

“Noinício,ninguémnotouachegadadachamadaGripeEspanhola.MergulhadosemproblemasdeabastecimentoenotíciasdaPrimeiraGuerraMundial (1914-18),adoecerparecianormalamilharesdecidadãos.(...)

Confundiam-na comoutrasdoenças, como cólera, dengue e tifo; sóno final dejunhode1918obteve-seainformaçãodequesetratavadegripe.Emoitomeses,eladeuavoltaaomundo,matandoentre50e100milhõesdepessoas.(...)

Rapidamente,comavelocidadedasmortes,apandemiadesembarcounoRiodeJaneiro.Acidadeparou.Comércio,escolas,igrejas,tudofechado.Elaceifavatãorápido que não havia tempo de enterrar os cadáveres. Contou NELSONRODRIGUESque, tossindo, aspessoas caíamna calçada, coma caraenfiadanobueiro.Quepassavaocaminhãodelimpezarecolhendooscorpos.Quededentrodas casas se ouvia: ‘Aqui temum!Aqui temum!’ Famintos aproveitavamparaatacararmazéns.Aclassemédiatremiaentreadoençaeocaossocial.Quefazer?

Os médicos coçavam a cabeça, afinal, a gripe não tinha causa específica. Foidefinida como ‘microbiana, endêmica e mundial’. E pior: não havia profilaxiaeficazaser feitanosespaçospúblicos.Oscuidadostinhamqueser individuais.(...) Empoucosmeses, aEspanholamatoualgo em tornode15mil pessoalnoRio, levandoparao leito seiscentosmil cariocas–oudois terçosdapopulaçãolocal.”(‘AEspanhola’:CrônicadeumaEpidemia,OGlobo,30/03/2020,p.1)

Portanto, em um primeiro momento, o grande problema é as pessoas seinfectarem ao mesmo tempo (ou em um período muito curto de tempo)colapsando,consequentemente,osistemadesaúdenacional.

“Entre 1603 e 1613, surtos periódicos de peste bubônica mataram quase umdécimodapopulaçãodeLondres.Quandoosóbitospassavamde30porsemana,as autoridades baixavam quarentena. Bordéis e teatros eram fechados, e osdoentes, trancafiados por 28 dias em suas casas, sob a vigília de guardas quepintavamumacruzvermelhanaporta.Nesseperíodo,todososteatrosdacapitalinglesaestiveramparados60%dotempo.

Page 22: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

22 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

Sócio de um deles, o Globe Theatre, WILLIAM SHAKESPEARE (1564-1616)passouasquarentenasescrevendo.Adoença,quedavafebreedorestãoterríveisquedoentessejogavamdasjanelas,costumavamatarapartirdodécimodia.(...)”(OGlobo,24/03/2020,p.5)

5 . AS RAZÕES PARA A RÁPIDA D ISSEMINAÇÃO DA COVID-19 NO NORTE DA ITÁL IA HámuitasrazõesparaexplicararápidadisseminaçãodaCOVID-19nonortedaItália.Estepaísabrigaasegundapopulaçãomaisidosadomundo(apósoJapão),é oberçoda IgrejaCatólica (comsuas tradiçõesde elevadaproximidade físicaem rituais religiosos e de cultura social demodo geral), alémdo clima frio noperíododeiníciodocontágio(janeirode2020).

Porém,poucodifundidaéaexistênciadecercade200milchinesestrabalhandonas confecções de roupas no norte da Itália (em estado precário), justamenteondeocorreuomaiornúmerodevítimas.

Por volta de 2010, segundo relatos, companhias chinesas adquiriram marcasitalianaseoptaramporenviarchinesesparaaLombardiaeaToscana(MilãoeFlorença), preservando, desta feita, o “made in Italy” tão “caro” à classemédiachinesa,consumidoraderoupasdegrife.

Este fluxo migratório teve, inclusive, o amplo apoio do Partido ComunistaItaliano através do slogan: “abrace um chinês” (disponível emhttps://noticias.r7.com/prisma/augusto-nunes/a-irresponsabilidade-assassina-18032020, acesso em: 30/03/2020 e https://www.dw.com/pt-br/a-triste-realidade-da-pequena-china-italiana/a-18841625, acesso em 30/03/2020),sendocertoqueasededaindústriafashionchinesaficaexatamenteemWuhan,epicentro da doença, local onde diversos chineses, erradicados na Itália,retornarampara festejaroAnoNovoChinês,voltando,posteriormente, à Itália(possivelmenteinfectados).

6 . OS MOT IVOS PARA A ACELERADA D ISSEMINAÇÃO DO COVID-19 NA ESPANHA SegundoreportagemdeALLESSANDROSOLER(OGlobo,31/03/2020,p.10),“arazãodamaior emergência sanitáriaque aEspanhaenfrentouemmaisdeumséculotemmúltiplascausas.

Políticosconservadores,porexemplo,têmrepetidoquearealizaçãodasmarchasde8demarçopeloDiaInternacionaldaMulherfoideterminanteparaadisparadanonúmerodecontágios.Temacaroàcoalizãoprogressistaquegovernaopaís,adefesadosdireitosdasmulheressesobrepôsaoscrescentesalertasquechegavamdaChina,naquelemomento,sobreanecessidadedeevitarmultidões.

Menos mencionados são outros eventos ocorridos naqueles dias. Partidas daLiga Espanhola de futebol por todo o país, um show com grande afluência depúblico com a estrela da música ISABEL PANTOJA em Madri, e até mesmo a

Page 23: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 23

convençãodopartidodeextremadireitaVoxnummegaginásioesportivolotadona capital espanhola tiveram lugar livremente. Alguns dias antes, milhares deespanhóis viajaram sem qualquer alerta ou restrição a Milão, epicentro daepidemianaItália,paraassistiraojogoAtalantaxValenciapelaChampions.

Com o bom tempo do fim do inverno, as famosas terrazas presentes nasprincipais cidades espanholas estiveram cheias de pessoas bebendo cerveja econfraternizandoporváriosfinsdesemanasseguidos,entrefevereiro–quandoChinaeItáliajáviviamumaescaladadecontágios–eadecretaçãodoestadodeemergênciaedoconfinamentopelopremierPEDROSÁNCHEZ,em13demarçode2020.”

7 . DAS D IFERENÇAS ENTRE ISOLAMENTO SOCIAL (QUARENTENA) E D ISTANCIAMENTO SOCIAL Existemimportantesdiferençasentreisolamento(quarentena)edistanciamentosociais.

Isolarsignificailhar,apartar,segregar,insular,excluir,discriminar,enclausurar,encarcerar,encasular,encastelar;ouseja,emúltimaanálise,separar(de formaestanque)doisdiferentesgrupospopulacionais.

Jádistanciar,deformamenosincisiva,setraduzpeloatodeafastar,–alongandoe/ou alargando os limites de contato –, dispersando (e, portanto,desaproximando)duasdiferentescomunidadessociais.

Emambososcasos,entretanto,oobjetivoéomesmo,–ouseja,odeprotegerapopulação do eventual contágio em relação, por exemplo, a uma pandemia –,ainda que a execução da medida protetiva visada seja realizada de maneiradiversa.

De modo geral, o isolamento (ainda que consideradas as suas diferentesgradações)é,pordefinição,umprocedimentomuitomaissevero(emrelaçãoaodistanciamento social), implicando, por efeito, em consequênciassocioeconômicasmuitomais duras e impactantes,motivo pelo qual, em linhasgerais, todas as formas de isolamento, com o passar do tempo, precisamnecessariamente evoluir para formas mais brandas, até se chegar ao simplesdistanciamento social, que pode ser, inclusive, executado com a utilização demáscaras (ou outros equipamentos) que reduzam (embora não eliminem) ocontatohumano.

8 . DAS D IVERSAS MODALIDADES DE QUARENTENA Existemdiversasmodalidadesdequarentena, cadaqual comdiferentes efeitospsicológicos,sociaise,sobretudo,sobreaeconomia.

“Pandemiasassolamahumanidadeháséculos.Ficaram famosasapestenegra,noséculoXIV,eagripeespanhola,noséculoXX.Milhõesmorreram,porfaltademeios para frear essas catástrofes sanitárias. Hoje tudo mudou. A ciência se

Page 24: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

24 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

tornou um recurso essencial para a vida humana, e orienta as mais eficazesiniciativasdecontençãoemitigaçãodasepidemias.Ficoucomprovadoqueumdos meios de reduzir a velocidade de transmissão de vírus letais como ocoronavírus é o isolamento social. Mal menor, porque ele também trazproblemas,principalmentesobreasaúdemental.Éprecisoestudaresseaspecto,paraencontrarosmeiosdecontrolá-lo.(...)

O isolamento social é indispensável, mas não inócuo: tem um custo psicológico,alémdosprejuízossociaiseeconômicos.Nãoháoutrasaídapararetardarefrearoavançodadoença,maséprecisodosarbemaduraçãodoisolamentoparaobterresultados sem prejuízos psicossociais graves. Esse é o desafio que temos pelafrente.”(ROBERTOLENT;Neurocientista–UFRJ,OGlobo,09/04/2020,p.8)

Achamadaquarentenatotal,–aquealgunsautoresconfundemcomachamadaquarentenahorizontal–,édetodasamaisradical,eaúnicacomrealcapacidadede conduzir à chamada “morte da economia” após um determinado tempo devigência (que é, por razões óbvias, muito difícil de precisar, em função deinúmerasvariáveisenvolvidas).

Ainda assim, é consenso que qualquer forma de quarentena conduz,necessariamente,aefeitosperversossobreavidadaspessoaseaeconomiaemespecial, em forma de diferentes curvas crescentes em relação ao respectivotempodeduração.

“Nenhumasociedadeestáprontaparaumisolamentocomoagoraéexigido.(...)Acrise pode ser esquecida assim que for superada, mas o trauma (humano)permanecerá (...) Já nos encontramos emuma espécie de ‘depressão coletiva’”(ANDREW SOLOMON; Professor de Biologia Humana e Autor da Obra “ODemôniodoMeio-Dia”,OGlobo,2ºCaderno,02/04/2020,p.1)

Nãoporoutrarazão,apreferívelescolhapormodalidadesparciais(ouseletivas)deisolamento[exvi:quarentenaverticalouhorizontal,emrelaçãoàabrangênciado público alvo; quarentena ativa (isolamento de supressão) ou passiva(isolamentodemitigação),emrelaçãoàescolhapor isolaroscontagiadosparanãoespalharovírusouossadiosparanãosereminfectados;quarentenaseveraou branda, em relação ao grau de restrição do isolamento; etc.], exceto emsituações-limiteemqueseimpõe,porcircunstânciasemergenciaisenacompletaausênciadeoutrasopções, aquarentena total, aindaque (sempre)pelomenortempopossível, evitando,desta feita,queeste tipodeexpedientepossa causarmaisdanos(inclusiveóbitos)doqueefetivamenteevitá-los.

“Somos todos favoráveis ao isolamento como estratégia (provisória) decontençãodaCOVID-19.Masénecessáriohaverumatransição.Éfundamentaloinício de estudos sérios e simulações para ofertar à população uma saídaresponsável e organizada do isolamento” (LUDHMILA HAJJAR; O Globo,16/4/2020,p.5)

Page 25: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 25

9 . ISOLAMENTO AT IVO Nãoépossívelcombateroinimigo(ovírus)sevocênãosabeondeeleestá.

Page 26: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

26 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

Somente,portanto,comatestagememmassa(considerandoquecercade50%dos infectadosnão apresenta sintomatologia evidenciada) épossível realizar oisolamentoativo (ou isolamento de supressão), a única forma verdadeiramenteinteligente(eeficaz)decombaterapandemia.

Foi o que a Coreia do Sul e Singapura fizeram e, emmenor escala, o Japão –,mesmopossuindoamaiorpopulaçãoidosa(ouseja,omaiorgrupoderisco)domundo–,e,emparte,tambémaAlemanha,razãopelaqual,dentreospaísescomgrande índice de infectados apresenta uma dasmenores taxas de óbito (1%),comparativamente com a Itália (10%) ou com a China (4%), ainda que estaúltima nação, por estar submetida a um regime não-democrático, ostenteestatísticas,nomínimo,duvidosas.

“OJapãodoCOVID-19continuasendoummistérioparaoscientistas.VizinhodaChina, registrou seu primeiro caso ainda em janeiro. Nomês seguinte, escolasforamfechadaseeventosforamproibidos.Masacatástrofeesperadaparaopaíscommaiorpercentualdapopulaçãoidosanãoaconteceu,eoscasosconfirmadosdadoença,atéiníciodeabrilde2020,somampoucomaisde2mil,comapenas60 mortes (apesar das críticas à demora da decretação do estado deemergência).”(OGlobo,04/04/2020,p.12)

10 . AS IMPORTANTES D IST INÇÕES ENTRE INDÍC IO ( IND ICAÇÃO) , EV IDÊNCIA E COMPROVAÇÃO C IENT ÍF ICA Émuito importante estabelecer as nítidas diferenças entre indício, evidência ecomprovaçãocientífica.

Indício,éumvocábuloqueobjetivatraduzirumaprobabilidadeplausívelquantoaexistênciadaeficáciadeumprocedimentooutratamentomédico,permitindoasua eventual indicação em caráter provisório e, na maioria dos casos, comnaturezaemergencial.

Evidência, por seu turno, é um termo técnico que outorga a qualidade ou ocaráter de um procedimento ou tratamento médico que já foi amplamentetestado,aindaquesemumaconclusãodefinitivaemrelaçãoasuaplenaetotaleficácia.

Finalmente, comprovação científica é uma expressão que se exprime pelachancela (inclusive jurídica) de um procedimento ou tratamento em que acomunidade médica, praticamente de forma unânime, fundamentada eminúmerostrabalhoscientíficoscomprobatórios,asseguraasuadesejadaeficáciaeseucorrespondente“usoseguroeefetivo”.

11 . A LUTA CONTRA O DESCONHECIDO AguerracontraaCOVID-19éumalutacontraodesconhecido.

Segundo ensinamentos de SUN TZU (cf. A Arte da Guerra), “se conhecemos oinimigo,nãoprecisamostemeroresultadodabatalha”.Porém,estenãoéocaso,posto quemuito pouco sabemos sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2. Nesta

Page 27: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 27

hipótese, nada mais sábio que ouvir (atentamente e desprovido de vaidadesinúteis)ossoldadosnafrentedecombate,enão,–comoemoutrassituaçõesemque se conhece muito bem o adversário –, os generais atrás de suasescrivaninhasedistantedoteatrodeoperações.

Por esta sorte de considerações, nadamais sensato que permitir, – ainda queatravés de um protocolo de informação detalhada ao paciente (termo deconsentimento informado) –, em caráter excepcional, que o médico possa terplena e total autonomia para decidir (em conjunto com o infectado) quais osmedicamentos e tratamentos que deve ofertar (e efetivamente proveder) emrelaçãoaosseusdoentes.

Lembrando, por oportuno, que a medicina não é (e jamais será) uma ciênciaexata, e mesmo em situações em que a ciência médica ostenta (desejada)comprovaçãocientífica,amesma,emdecorrênciadaprópriadialéticaevolutiva,podemaistardeverificarosseusprópriosequívocos.

Foi o caso da heroína (cloridrato de diamorfina) e da aspirina (ácidoacetilsalicílico),medicamentos sintetizados, respectivamente, em 1898 e 1899,por FÉLIX HOFFMANN, da Bayer, em que o primeiro fármaco ostentou,inicialmente, a correspondente comprovação científica como sedativo da tosseem crianças (e também antidiarreico), tendo sido amplamente prescrito eutilizado entre 1898 e 1910 e, posteriormente, proibido a partir da década de1920 (somente o Reino Unido ainda admite o seu uso como analgésicohospitalar); ao passo que o segundomedicamento inicialmente foi usado commuitas cautelas (em decorrência de sua incipiente comprovação de eficácia),apenas obtendo a devida comprovação científica entre 1960 e 70, com osestudosde JOHNVALE,passandoaseradmitidaoficialmentecomo importanteanticoagulante(JEFFREYSDIARMUID;Aspirin:theremarkablestoryofaWonderdrugs,CHF,2008).

“A história ajuda a evitar a tentação de decidir pela opinião de políticos se ahidroxicloroquinadeveserministradaatodosospacientesportadoresdonovocoronavírus.Oencontrodaquímicacomoorganismohumanotemmistérios.Emuma mesma semana em 1897, na Alemanha, o químico alemão FELIXHOFFMANN criou duas drogas que fariam história por razões diversas: aaspirina e aheroína.ABayer,ondeHOFFMANNtrabalhava, encantou-secomaeficiência da heroína na supressão da tosse e no alívio das dores. Em poucotempo,aheroínaeraumeventoestrondoso,sendoreceitadalivrementeatéparabebês. Enquanto isso, a aspirina, sob suspeita de fazer mal ao coração,enfrentava resistência no meio médico. Mais tarde, entretanto, a aspirinafirmou-se como um analgésico bastante seguro, tomada sem receita médica,enquantoaheroína,porsertóxicaeviciarseususuários,tevesuavendabanidaa partir de 1920 na maioria dos países, sendo hoje restrita ao narcotráfico.”(EURÍPEDESALCÂNTARA;ChegadeOpiniões,OGlobo,11/04/2020,p.3)

12 . CLOROQUINA E H IDROXICLOROQUINA Acloroquinaéummedicamentousadonotratamentodamaláriaemregiõesdogloboemqueestadoençaéendêmica.

Page 28: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

28 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

Ofármacofoidescobertoem1934porHANSANDERSAG,daBayer,efazpartedalistademedicamentosessenciaisdaOMS.

Apesar de sua constatada eficácia e indicação para o tratamento damalária, adroga, a exemplo de qualquer outro medicamento, também possui algumasrestriçõesdeuso,emfunçãodealgunsefeitosadversosjáverificados,taiscomo:taquicardia, problemas associados à visão, diarreia, danos musculares e,eventualmente,atémesmocrisesepilépticas.

Ainda assim, emdecorrência deuma equação custo-benefício favorável ao seuemprego, o fármaco é amplamente indicado e utilizado com chancela dacomunidade médica internacional (The American Society of Health-SystemPharmacists,2015).

Já a hidroxicloroquina é um derivado da cloroquina, com o acréscimo de umamolécula de OH em sua formulação, viabilizando uma sensível redução datoxicidadeoriginal (cercade40%),permitindo,desta feita, a suautilização,deforma prolongada (e mesmo em uso contínuo) em doenças autoimunes, taiscomolúpus,artritereumatoide,febreQ,dentreoutrasenfermidades.

“Ahidroxicloroquinaéumderivadoquímicodacloroquina,sintetizadoapartirdainclusãodeumgrupoOH(umátomodehidrogênioeumdeoxigênio), formandoumamolécula de ação farmacológica semelhante, mas 40%menos tóxica paradosagens similares. A cloroquina é usada primariamente no tratamento damalária,eahidroxicloroquinaéusadatambémcontradoençasautoimunes,comoolúpus.”(OGlobo;09/04/2020,p.6)

De forma menos gravosa que a cloroquina, a hidroxicloroquina tambémapresenta efeitos colaterais importantes, particularmente de naturezacardiológica, além de problemas no trato gastrointestinal, nos sistemashematológicos,neurológicos,neuromuscularedermatológico,eaindanamácularetiniana.

Adrogafoisintetizadaem1946porSURREYeHAMMERe,subsequentemente,aprovada para usomédico nos Estados Unidos em 1955 (DAVID BROWNING;HydroxychloroquineandChloroquineRetionopathy,NYC,2014).

A substância consta como um dos medicamentos mais eficazes, seguros efundamentaisparaumsistemadesaúde(paraosdistúrbiosaqueelasepropõeatratar) segundo a OMS (World Health Organization Model List of EssentialMedicines,2019).

Apesarde(ainda)nãohaver(adevidaeansiada)comprovaçãocientífica,adrogasemostrou,–atravésdediversasevidênciasempíricas(sobretudoporrelatosdosmédicos que estão diretamente na “linha de frente” no combate da atualpandemiadonovocoronavírus)–,eficaznotratamentodoSARS-CoV-2(COVID-19), – aparentemente replicando, no caso do coronavírus, sua reconhecidacapacidadedeimpediroingressodoprotozoário,causadordamalária,nacélula–, razão pela qual, – na ausência de uma droga específica –, estar sendoamplamenteutilizadacomooprincipalfármaco(dentrodeumacombinaçãode

Page 29: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 29

medicamentos)na lutaentreavidaeamorte contraumdosmaisperigososeagressivosmicróbiosquesurgiunafacedaTerra.

“O SARS-CoV-2 é único em relação a outros patógenos. (...)Ele já surgiumuitobemadaptadoparahumanos,eagamavariadadequadrosclínicosqueproduz–deassintomáticosa severos– faz comque se espalhemuitoematemuitagente,habilidadesraramentepresentesnomesmomicrorganismo.

Esse vírus é, portanto,muito diferente damaior parte dos vírus respiratóriosporqueosportadoresassintomáticostransmitemainfecçãotãobemquantoossintomáticos. Isso se torna muito mais problemático quando combinado aonúmerodedoentesgravesquesurgememproporçãoaonúmerodeinfectadoseo tempo que esses pacientes requerem de hospitalização.” (LUCIANA COSTA,ProfessoradoDepartamentodeMicrobiologiadaUFRJ,OGlobo,12/04/2020,p.11)

A ideia central (do uso desta medicação) é, principalmente, a de impedir adisseminação da doença (o que conduziria ao colapso do sistema de saúde) e,acimadetudo,reduziroelevadíssimonúmerodeóbitos.

“Oprincipalobjetivo(dousodahidroxicloroquina)éevitarqueopacientetenhaque ser hospitalizado por piora da COVID-19. Se reduzirmos as internações,reduziremos o uso da UTI, a entubação e o número de óbitos.” (ÁLVAROAVEZUM;AMetaéVerificarseHidroxicloroquinaReduzasInternações,OGlobo,09/04/2020,p.6)

Vale advertir que a COVID-19 é muito mais mortal (em função de suaextraordinária taxa de disseminação, ainda que sua letalidade sejareconhecidamente inferior a de outros patógenos) em comparação a outrasdoençaspandêmicasanteriores,motivocentraldaurgênciadoempregodetodososmeiosdecontenção,aindaquenãocompletamentecomprovadosemrelaçãoàsuaplenaeficáciaetotalsegurança.

“O novo coronavírus é dez vezes mais letal do que o H1N1. É sabido que aCOVID-19seespalharapidamenteetambémqueéletal:(nomínimo)dezvezesmais do que o vírus responsável pela pandemia de gripe em 2009.” (TEDROSADHANOMGHEBREYESUS,Diretor-GeraldaOMS,OGlobo,14/04/2020,p.10)

Em necessária adição, resta fundamental entendermos que nenhum tipo dequarentena per si assegura, em definitivo, uma real proteção contra qualquerpandemiae,emespecial,contraonovocoronavírus.Oúnicoisolamentoeficazéaquele que se estabelece entre o mundo humano e a esfera do vírus, o quesomente é possível através de uma imunidade (natural ou artificialmenteconcebida por meio de vacinas) ou pela destruição da doença por meiomedicamentoso.

“OqueessahistórianosensinaparaaatualepidemiadoCOVID-19?

Primeiro, que você não pode se proteger fechando permanentemente suasfronteiras.Mesmosevocêreduzirsuasconexõesglobaisaonívelda Inglaterraem1348,issoaindanãoseriasuficiente.(...)

Page 30: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

30 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

Em segundo lugar, a história indica que a proteção real vem docompartilhamentodeinformaçõescientíficasconfiáveisedasolidariedadeglobal.(...)

A cooperação internacional é necessária também para medidas efetivas dequarentena(...).

Na luta contra os vírus, a humanidade precisa proteger estritamente asfronteiras.Masnãoasfronteirasentreospaíses.Pelocontrário,precisaprotegera fronteira entre o mundo humano e a esfera do vírus. (...)” (YUVAL NOAHHARARI;LiçõesparaumaPandemia,OGlobo,24/03/2020,SegundoCaderno,ps.1/2)

Oportuno, mais uma vez, esclarecer que a utilização da hidroxicloroquina (eassociações) somente está sendo recomendada (pela maioria dos médicossocorristas) em decorrência da efetiva inexistência de uma droga que tenhademonstrado, com a devida comprovação científica, sua plena eficácia (ecorrespondentesegurançadeemprego)contraonovocoronavírus,aexemplodoTAMIFLU(OSELTAMIVIR)que,igualmente,foiempregadocontraapandemiadeinfluenzaH1N1em2009,comdiversasressalvas.

“Emrelaçãoaotratamento,atéomomento,nãohádisponívelummedicamentoque tenhademonstradoplena eficácia e completa segurançano tratamentodepacientes com infecção por SARS-CoV-2. Estudos estão em andamento equaisquer medicamentos utilizados com o objetivo de tratamento devem seradministrados sob protocolo clínico mediante aplicação do ‘termo deconsentimentolivreeesclarecido’.

Deve-se tercautelaaousarhidroxicloroquinaemassociaçãocomazitromicina,pois pode aumentar o risco de complicações cardíacas, provavelmente peloefeito sinérgicodeprolongaro intervaloQT.” (GRUPOFORÇACOLABORATIVACOVID-19BRASIL;OrientaçõessobreDiagnóstico,Tratamentoe IsolamentodePacientes,13/04/2020)

Também,emnecessárioesclarecimentoelucidativo, restaconsignarqueoutrassubstâncias estão sendo analisadas, – seja em conjunto com a própriahidroxicloroquina,sejadeformasingular–,comoobjetivoúltimodesecriarumprotocolomédicodesinérgicaaçãocontraaatualpandemia.

“Além da hidroxicloroquina, em combinação com o antibiótico azitromicina,outras substâncias estão sendo analisadas. Entre elas: lopinavir e ritonavir,usadas contra o HIV; esses mesmos dois remédios, em conjunto com asubstância interferon beta-1b, usada no tratamento de esclerose múltipla; e oantiviralremdesivir,paraoebola.”(OGlobo,08/04/2020,p.7)

Os detratores do emprego da hidroxicloroquina, por outro lado, argumentam,comalgumapropriedade,queoatualusodo fármaconãoseencontraapoiadoemachadoscientíficosaveriguadamenterobustosedevidamentepublicadosnasmelhores revistas científicas mundiais, esquecendo, todavia, que enquanto aalmejada“robustez”nãoéencontrada,amontoam-seonúmerodecadáveresnomundointeiro.

Page 31: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 31

“OusoamplodecloroquinaehidroxicloroquinacomoprofilaxiaetratamentodaCOVID-19 foi desaconselhado oficialmente pelas duas mais importantesentidades de médicos e cientistas do Brasil no dia 13/04/2020. Em notaconjunta, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional deMedicina (ANM) alertam que o uso indiscriminado da CQ e HCQ, não estáapoiadoemachadoscientíficosrobustosedevidamentepublicadosnasmelhoresrevistascientíficasmundiais.”(OGlobo,14/04/2020,p.10)

Também, uma crítica válida em relação aos que não admitem o uso(emergencial)dahidroxicloroquina,éadequeosmesmosnãosãomédicos(emsuamaioria) que estão diretamente em contato com os seus pacientes (e simadministradorese/oudetentoresdecargospolíticosqueseencontramafastadosda“clínicamédica”diária),alémdenãoofereceremqualqueralternativaviávelaotratamento(experimental)proposto(comeficáciaevidenciada,aindaquenãocomprovada), sendo certo que os indícios de que omedicamento é inócuo ouperigosoestáumbilicalmenteassociadoaumprotocoloequivocadodeutilizaçãodomesmo,hajavistaqueasevidênciasconhecidasatéomomentoindicamqueapenasousoprecoce(apartirdosegundodiada infecção)eemdosagensnãosuperiores a 400 mg / dia se mostraram realmente eficazes e relativamentesegurasnocombateàCOVID-19.

13 . PROTOCOLOS DE AUMENTO DA IMUNIDADE HUMANA Não existe (propriamente) nenhum protocolo, com a devida comprovaçãocientífica,paraoaumentodaimunidadehumana,particularmentenocombateàCOVID-19.

Édeamploconhecimento,entretanto,que,deummodogeral,amanutençãodobom funcionamento do intestino sobressai como medida fundamental para amanutenção da imunidade, uma vez que é neste órgão que se concentram osprincipaisinstrumentosimunizantesdoserhumano.

“Amelhorformadefortalecerosistemaimunológicoéahidratação.Ointestinoéoórgãocomomaiornúmerodecélulasdedefesa.”(OGlobo,07/04/2020,p.15)

Também,amedicinapossuifortesindícios(ealgumasevidências)dequeozinco(um mineral que atua no corpo humano, diferenciando os leucócitos quepercebem o invasor em células que o atacam, eliminando-o) é um elementoextremamenteimportanteparaaampliaçãodaimunidade,alémdoaminoácidoL-Glutamina(PHILIPSBILL;SportSupplementReview,3rdissue,Golden,1997).

“Adeficiênciadezincoestáassociadaamaiorsusceptibilidadeàsinfecçõesvirais,uma vez que ele interfere na síntese das hemoglobinas e na manutençãofuncionaldosistemaimune”(GILMARDESOUZA;GZH,21/03/2011)

Porém, de todos os oligoelementos, vitaminas e hormônios, – como medidaprofilática –, se sobressai a Vitamina D-3 (em essência um hormônio e nãopropriamenteumavitaminaemseusentidobioquímico),particularmentenoqueconcerne à proteção antiviral, conforme trabalhos científicos desenvolvidos

Page 32: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

32 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

recentementena Itáliaqueobjetivaramexplicarporqueonovo coronavírus sedesenvolveudeformaextremamenteacentuadanaquelepaís.

“Pesquisadores da Universidade de Turim, na Itália, divulgaram, emmarço de2020, estudo apontando a vitamina D-3 como importante na modulação dosistemaimunológicoe fortealiadanocombateaonovocoronavírus.Deacordocomo nutrólogo e especialista emmedicina preventiva,HUMBERTOARRUDA,mais de 95% das pessoas têm deficiência de vitamina D-3, o hormônio maisbenéfico às defesas do organismo, sendo interessante a suplementaçãoprincipalmentedeformainjetável.(...)

OsprimeirosdadospreliminarescoletadospelapesquisacomavitaminaD-3emTurimindicamquemuitospacienteshospitalizadosporCOVID-19apresentaramfalta no organismo, sobretudo os idosos mais frágeis. No estudo, os autoressugeriram garantir níveis adequados na população.” (Disponível emhttps://jc.ne10.uol.com.br/colunas/vida-fit/2020/03/5604216-coronavírus--entenda-como-a-vitamina-d3-atua-na-prevencao-da-COVID-19.html, acesso em05/04/2020).

Não por outra razão, a importância de que todas as pessoas (e, sobretudo, osidosos) se exponham ao sol, diariamente, por pelo menos 15 a 20 minutos,possibilitando a sintetização da Vitamina D-3 (a famosa helioterapia jápreconizadadesde1903porAUGUSTROLLIERepeloprêmioNobeldemedicinaNIELSR.FINSEN).

“Os vírus da gripe podem ser neutralizados pela luz solar, desinfetantes edetergentes” (SUAREZ, SPACKMAN, SENNE,BULAGA,WELCHeFROBERG;TheEffect of Various Disinfectants on Detection of Avian Influenza Virus by Realtime,RT-PCR,PMID14575118)

14 . O EMPREGO PROFILÁT ICO DA MEFLOQUINA NA RÚSSIA E A LARGA UT IL IZAÇÃO DA H IDROXICLOROQUINA NA MALÁSIA Mesmosemcomprovaçãocientífica,mascomfortesevidênciasmédicas,aRússiatem utilizado, desde o início da pandemia, de forma profilática, e em grandeescala,amefloquina(ummedicamentodesenvolvidonadécadade1970,comoumanálogosintéticodoquinino, que,de formadiversadahidroxicloroquina, éutilizadodeformapreventivacontraamalária)e,aoquetudoindica,combonsresultados, posto que mesmo tendo atravessado, no início da pandemia, uminverno rigoroso, o número de infectados e, igualmente, de óbitos verificadosnaquelepaís temsidoextremamentebaixoemcomparaçãocomoutrasnaçõeseuropeias.

“A Agência Federal deMedicina Biológica da Rússia (FMBA) revelou que estátrabalhando ‘em um esquema eficaz e seguro para prevenir a infecção porcoronavírusàbasedemefloquina,quenãoapenasexcederáopicodeincidência,mastambémocontrolaráefetivamentenofuturo’.

A mefloquina (também conhecida como cloridrato de mefloquina) é ummedicamento antimalárico de caráter profilático (de forma diversa dahidroxicloroquina)(...)

Page 33: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 33

Adroga,queexistedesdeadécadade1970,‘bloqueiaoefeitodegenerativoqueoCOVID-19temnascélulasenãopermitequeovírusserepliquemais’,sendocerto que ‘o efeito imunossupressor da mefloquina impede a respostainflamatória causada pela doença’. (...)” (Disponível emhttps://www.infobae.com/america/mundo/2020/03/28/rusia-asegura-que-otra-droga-es-efectiva-contra-el-coronavírus/,acessoem05/04/2020).

Portugal(inobstantepossuiraexclusividadefronteiriçacomumdospaísesmaisafetadospelapandemia;ouseja,aEspanha)eCongotambémvemtrilhando,emalgumamedida,porcaminhoanálogo,aparentementecomrelativosucesso.

De igual forma, chama atenção de todo mundo o caso da Malásia, – um paíssubdesenvolvido,quetestoumuitopoucoasuapopulação(deformadiversadeoutrasnaçõesquetambémobtiveramêxitonocombateàCOVID-19)eque,alémde tudo, possui um sistema de saúde extremamente precário –, e que, aindaassim,ostentaumbaixíssimonúmerodeinfectadoseumdosmenoresíndicesdeóbitosdetodooglobo.

O segredo, segundo alguns pesquisadores, foi a utilização massiva dahidroxicloroquina, associada com antibióticos e antivirais, de formaextremamenteprecoce,logonoiníciodapandemia,aproximando-sedesualargaexperiêncianocombateàmalária.

15 . DOS ESTUDOS DO GRUPO FORÇA COLABORAT IVA COVID-19 BRASIL Segundo análises preliminares do Grupo Força Colaborativa COVID-19 Brasil(Versão 1: 13/04/2020), “o SARS-COV-2 apresenta proteínas virais em suasuperfície externa que facilitam a ligação às células hospedeiras através daenzimadeconversãodaangiotensina2(ACE2).OSARS-CoV-2éumcoronavíruscom fita simples de RNA que se replica através do recrutamento de proteínasnão estruturais, como protease do tipo 3-quimotripsina, protease do tipopapaína, helicase eRNApolimerasedependentedoRNA (Li,G.&DeClercq,E.Therapeutic options for the 2019 novel coronavírus (2019-nCoV). Naturereviews.Drugdiscovery 19, 149–150 (2020)).Devido a semelhança estruturalcomoutrosvírusdiversasterapiasantiviraistêmsidotestadas.

AnálogosdenucleosídeosdisponíveisparaHIVevírusrespiratóriospodemterumpapelterapêuticonobloqueiodasíntesedeRNA,visandoaRNApolimerasedependente de RNA encontrada na SARS-CoV-2. Além disso, os inibidores deprotease de HIV atualmente disponíveis exibiram alguma atividade in vitrocontraaproteasesemelhanteà3-quimotripsinaencontradanaSARS(Tan,E.L.C.etal.InhibitionofSARScoronavírusinfectioninvitrowithclinicallyapprovedantiviraldrugs.Emerg.Infect.Dis.10,581–586(2004).Jordan,P.C.,Stevens,S.K.& Deval, J. Nucleosides for the treatment of respiratory RNA virus infections.Antivir.Chem.Chemother.26,2040206618764483(2018)).

Outrasproteínasnãoestruturaisouacessóriastêmumpapelempossíveisalvosterapêuticosemdesenvolvimento(Dong,L.,Hu,S.&Gao,J.Discoveringdrugstotreat coronavírus disease 2019 (COVID-19). Drug Discov. Ther. 14, 58–60

Page 34: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

34 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

(2020)). Ao contrário de direcionar diretamente para replicação viral, outrasabordagens terapêuticas têm como objetivo modular o sistema imunológicoinato para atacar o vírus ou inibir citocinas que são reguladas positivamenteduranteareplicaçãoviralparaatenuararespostafisiológicaàdoença(Barlow,A.etal.ReviewofEmergingPharmacotherapyfortheTreatmentofcoronavírusDisease2019.Pharmacotherapy(2020).doi:10.1002/phar.2398.Dong,L.,Hu,S.&Gao,J.Discoveringdrugstotreatcoronavírusdisease2019(COVID-19).DrugDiscov.Ther.14,58–60(2020).Li,G.&DeClercq,E.Therapeuticoptionsforthe2019novelcoronavírus(2019-nCoV).Naturereviews.Drugdiscovery19,149–150 (2020))” (Grupo Força Colaborativa COVID-19 Brasil; Versão 1,13/04/2020).

Deacordocomestaanálise,oGFC-COVID-19Brasilanalisouasseguintesclassesterapêuticasparaocombateàpandemiadonovocoronavírus:

1 . ANT IV IRA IS 1 .1 . R IBAVIR INA (ANÁLOGOS DO NUCLEOSÍDEO)

Ribavirina é um análogo de nucleosídeo de purina que provoca seu efeitoantiviral através da inibição da síntese deRNA viral. ORNA é onipresente emmuitosvírus, razãopelaquala ribavirina foiestudadaemdiversasdedoençasvirais, incluindo hepatite B, C e vírus sincicial respiratório (Tan, E. L. C. et al.Inhibition of SARS coronavírus infection in vitro with clinically approvedantiviraldrugs.Emerg.Infect.Dis.10,581–586(2004)).Devidoàfaltadedados,e a importante toxicidade e efeitos colaterais damedicação, seu uso deve serconsideradocomprecaução.Dadosinvivosugeremqueasconcentraçõesséricasde ribavirina necessárias para reduzir efetivamente a replicação viral sãomaioresdoqueasquesãoseguramentealcançáveisemsereshumanos,emuitosestudosquestionamaeficácia(Li,G.&DeClercq,E.Therapeuticoptionsforthe2019novelcoronavírus(2019-nCoV).Naturereviews.Drugdiscovery19,149–150(2020).Tan,E.L.C. etal. InhibitionofSARScoronavírus infection invitrowithclinicallyapprovedantiviraldrugs.Emerg.Infect.Dis.10,581–586(2004)).

1 .2 . FAVIP IRAVIR (ANÁLOGOS DO NUCLEOSÍDEO)

Ofavipiravir,ummedicamento licenciadonoJapãoparatratamentodagripe,éoutroagentepotencialdevidoàsuaatividadecontraumamploespectrodevírusRNA, incluindocoronavírus.VáriosestudosestãoemandamentoparaavaliarofavipiravirparaotratamentodoCOVID-19(Barlow,A.etal.ReviewofEmergingPharmacotherapy for the Treatment of coronavírus Disease 2019.Pharmacotherapy(2020).doi:10.1002/phar.2398. Jordan,P.C.,Stevens,S.K.&Deval, J. Nucleosides for the treatment of respiratory RNA virus infections.Antivir. Chem. Chemother. 26, 2040206618764483 (2018). Borba, M. et al.Chloroquine diphosphate in two different dosages as adjunctive therapy ofhospitalized patients with severe respiratory syndrome in the context ofcoronavírus(SARS-CoV-2)infection:Preliminarysafetyresultsofarandomized,double-blinded, phase IIb cl. medRxiv 2020.04.07.20056424 (2020).doi:10.1101/2020.04.07.20056424).

Page 35: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 35

1 .3 . OSELTAMIVIR ( IN IB IDORES DE NEURAMINIDASE)

É improvável que o oseltamivir seja ativo contra o SARS-CoV-2 com base emestudos anteriores com SARS-CoV-1. Até o momento, não há trabalhos quesustentam eficácia para SARS-Cov-2 (Barlow, A. Et al. Review of EmergingPharmacotherapy for the Treatment of coronavírus Disease 2019.Pharmacotherapy (2020). doi:10.1002/phar.2398. Zhu, N. et al. A novelcoronavírus from patients with pneumonia in China, 2019. N. Engl. J. Med.(2020).doi:10.1056/NEJMoa2001017).

1 .4 . LOPINAVIR/R ITONAVIR ( IN IB IDORES DE PROTEASE)

Lopinavir é um inibidor de protease do ácido aspártico desenvolvido para otratamentodoHIV.A lógicada terapêuticado lopinavir com ritonavir (LPV/r)paraCOVID-19surgedeestudos invitroquedemonstram inibiçãodaproteasesemelhanteà3-quimotripsinaencontradaemnovoscoronavírus.Noentanto,oLPV foi projetado especificamente para corresponder à estrutura do localcatalítico C2 na protease do ácido aspártico do HIV. A protease SARS-CoV-2 éuma família de protease de cisteína e é estruturalmente diferente, pois nãopossui um local catalítico em C2 (Jordan, P. C., Stevens, S. K. & Deval, J.NucleosidesforthetreatmentofrespiratoryRNAvirusinfections.Antivir.Chem.Chemother. 26, 2040206618764483 (2018). Deng, L. et al. Arbidol combinedwith LPV/r versus LPV/r alone against Corona Virus Disease 2019: Aretrospectivecohortstudy.J.Infect.(2020).Doi:10.1016/j.jinf.2020.03.002.Cao,B.etal.ATrialofLopinavir-RitonavirinAdultsHospitalizedwithSevereCovid-19. N. Engl. J. Med. (2020). doi:10.1056/NEJMoa2001282. Stockman, L. J.,Bellamy,R.&Garner,P.SARS:systematicreviewoftreatmenteffects.PLoSMed.3, e343 (2006).Barlow,A. et al.ReviewofEmergingPharmacotherapy for theTreatment of coronavírus Disease 2019. Pharmacotherapy (2020).doi:10.1002/phar.2398).A literaturadisponível até omomentopara LPV/rnotratamento de COVID-19 decorre de uma série de casos descritivos de cincopacientes em Singapura que receberam LPV / r 200-100 mg duas vezesdiariamentepor14dias. Trêspacientes apresentaram reduçõesnos requisitosde ventilação nos três dias seguintes ao início do tratamento, enquanto doisapresentaraminsuficiênciarespiratóriaprogressiva.Umestudochinêsdecorteretrospectiva avaliou o uso de LPV/r e arbidol, mostrando melhora doclareamentoviralequadroclínicocomterapiacombinada(Deng,L.etal.ArbidolcombinedwithLPV/rversusLPV/raloneagainstCoronaVirusDisease2019:Aretrospectivecohortstudy.J.Infect.(2020).doi:10.1016/j.jinf.2020.03.002).Emumrecenteensaioclínicorandomizado,controladoeaberto,incluindopacienteshospitalizadoscominfecçãoporSARS-CoV-2,doentesquereceberamLPV/r400a 100 mg duas vezes ao dia por 14 dias versus grupo controle sem drogaantiviral,nãodemonstroubenefíciodousodeLPV/r,nemmesmodiferençaemcarga viral16. Existem vários estudos em andamento que avaliam a utilidadeclínicadoLPV/rcomomonoterapiaeemcombinaçãocomoutrasterapiascomoarbidol, ribavirina e o interferon (IFN) (Deng, L. et al. Arbidol combinedwithLPV/r versus LPV/r alone against Corona Virus Disease 2019: A retrospectivecohort study. J. Infect. (2020). doi:10.1016/j.jinf.2020.03.002. The Efficacy ofLopinavirPlusRitonavirandArbidolAgainstNovelcoronavírusInfection–FullText View – ClinicalTrials.gov. Available at:

Page 36: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

36 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04252885. (Accessed: 13thApril 2020).Huang,C.etal.Clinicalfeaturesofpatientsinfectedwith2019novelcoronavírusinWuhan,China.Lancet(London,England)395,497–506(2020).Cao,B.etal.ATrialofLopinavir-RitonavirinAdultsHospitalizedwithSevereCovid-19.N.Engl.J.Med.(2020).doi:10.1056/NEJMoa2001282).

1 .5 . REMDESIV IR (ANÁLOGO DA ADENOSINA)

Remdesiviréumanálogodaadenosina,inicialmenteutilizadoparaoEbola,quetem sido consideradoumantiviral promissor contraumagrande variedadedevírus de RNA, incluindo SARS-CoV-2, ao ter demonstrado diminuição dareplicaçãoviral.Estudosinvitroemculturasdecélulasepiteliaisdasviasaéreashumanascomomodelopulmonarencontraramatividadecontraoscoronavírus(Sheahan, T. P. et al. Broad-spectrum antiviral GS-5734 inhibits both epidemicand zoonotic coronaviruses. Sci. Transl. Med. 9, (2017)). Os estudos queavaliaram a potência do remdesivir foram eficazes para diminuir coronavírusnas células epiteliais das vias aéreas humanas (Barlow, A. et al. Review ofEmerging Pharmacotherapy for the Treatment of coronavírus Disease 2019.Pharmacotherapy (2020). doi:10.1002/phar.2398. Sheahan, T. P. et al. Broad-spectrumantiviralGS-5734 inhibitsbothepidemicandzoonoticcoronaviruses.Sci.Transl.Med.9,(2017).Gordon,C.J.,Tchesnokov,E.P.,Feng,J.Y.,Porter,D.P.&Gotte,M.TheantiviralcompoundremdesivirpotentlyinhibitsRNA-dependentRNA polymerase from Middle East respiratory syndrome coronavírus. J. Biol.Chem. 295, 4773–4779 (2020)). Recentemente foi publicada uma coorte depacientesgraveshospitalizadosporCOVID-19,tratadoscomremdesiviremusocompassivo,ocorrendomelhoraclínicaem36dos53pacientes(68%)(Grein,J.et al. Compassionate Use of Remdesivir for Patients with Severe Covid-19. N.Engl.J.Med.(2020).doi:10.1056/NEJMoa2007016).Certamente,acomprovaçãoda eficácia ainda aguarda dados de estudos randomizados, controlados porplacebo(Severe2019-nCoVRemdesivirRCT–FullTextView–ClinicalTrials.gov.Availableat:https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04257656. (Accessed:13thApril 2020). Mild/Moderate 2019-nCoV Remdesivir RCT – Full Text View –ClinicalTrials.gov. Available at:https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04252664.(Accessed:13thApril2020)).

2 . IMUNOMODULADORES 2 .1 . CORT ICOSTERÓIDES

Dadosclínicosatéomomentonãodemonstrarambenefíciodoscorticosteróidesno tratamento da SARS, MERS ou COVID-19, mas apontaram evidências deaumentodoriscodedanos, incluindoventilaçãomecânicaprolongada,necroseavascular, depuração viral atrasada e infecções secundárias (Stockman, L. J.,Bellamy,R.&Garner,P.SARS:systematicreviewoftreatmenteffects.PLoSMed.3,e343(2006).Russell,C.D.,Millar,J.E.&Baillie,J.K.Clinicalevidencedoesnotsupport corticosteroid treatment for 2019-nCoV lung injury. Lancet (London,England)395,473–475(2020)).A faltadebenefíciodesobrevivência foiaindamaisapoiadaporumarevisãosistemáticadecorticosteróidesempacientescomSARS, onde demostrou um risco aumentado de psicose, necrose avascular,

Page 37: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 37

viremia prolongada e hiperglicemia com tratamento com corticosteróides. Nomomento, está indicado em quadros graves com nível de evidência fraco(Sheahan, T. P. Et al. Broad-spectrumantiviralGS-5734 inhibits both epidemicand zoonotic coronaviruses. Sci. Transl. Med. 9, (2017). Arabi, Y. M. et al.Corticosteroid Therapy for Critically Ill Patients with Middle East RespiratorySyndrome. Am. J. Respir. Crit. Care Med. 197, 757–767 (2018). Russell, C. D.,Millar, J. E. & Baillie, J. K. Clinical evidence does not support corticosteroidtreatment for 2019-nCoV lung injury. Lancet (London, England) 395, 473–475(2020). Alhazzani, W. et al. Surviving Sepsis Campaign: guidelines on themanagement of critically ill adultswith coronavírusDisease 2019 (COVID-19).Intensive Care Med. (2020). doi:10.1007/s00134-020-06022-5. Efficacy andSafety of Corticosteroids in COVID-19 – Full Text View – ClinicalTrials.gov.Availableat:https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04273321. (Accessed:13thApril2020)).

2 .2 . INTERFERON

Interferon(INF)sãoproteínasendógenasdesinalização liberadaspelascélulashospedeirasdurantearespostaa infecçõesou inflamação.AregulaçãopositivadosIFNsestimulaosistemaimunológicoaatenuarareplicaçãoviraleerradicarpatógenos agressores. Existem dois IFNs quemediam as respostas imunes dohospedeiro,alfaebeta.OIFNalfaprovocaumapotenterespostacelular imunemediadapelohospedeiroquegerou interesseno tratamentodedoençasviraiscomohepatiteBeC.OIFNbetatemsidousadoprincipalmentenotratamentodaesclerose múltipla (Zhang, L. & Liu, Y. Potential interventions for novelcoronavírus in China: A systematic review. J. Med. Virol. 92, 479–490 (2020).Barlow, A. et al. Review of Emerging Pharmacotherapy for the Treatment ofcoronavírus Disease 2019. Pharmacotherapy (2020). doi:10.1002/phar.2398).EstudosinvitrodemostraramumareduçãonareplicaçãoviraldoSARSeMERS-CoV com Interferon alfa e beta. Pacientes comMERS-CoV que foram tratadoscomumaassociaçãoribavirinaealfa-INFtiverammelhorsobrevida,porémnãoháevidênciaaindaparasustentarousoparainfecçãoporSARS-COV-2(Barlow,A.etal.ReviewofEmergingPharmacotherapyfortheTreatmentofcoronavírusDisease2019.Pharmacotherapy(2020).doi:10.1002/phar.2398.Haagmans,B.L.et al. Pegylated interferon-alpha protects type 1 pneumocytes against SARScoronavírus infection in macaques. Nat. Med. 10, 290–293 (2004)). Isso nãodiminuiu a aplicação potencial dessa terapia e os pesquisadores aguardam osresultadosdeestudosemandamentoqueavaliamaeficáciadoIFNalfa2bcomoparte da terapia combinada com ribavirina para COVID-19, a fim de elucidarainda mais qualquer benefício do tratamento com IFN (Efficacy and Safety ofIFN-α2β in the Treatment of Novel coronavírus Patients – Full Text View –ClinicalTrials.gov. Available at: https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04293887. (Accessed: 13th April 2020). Lopinavir/ Ritonavir,Ribavirin and IFN-beta Combination for nCoV Treatment – Full Text View –ClinicalTrials.gov. Available at:https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04276688.(Accessed:13thApril2020)).

Page 38: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

38 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

2 .3 . IMUNOGLOBULINA HUMANA INTRAVENOSA

NãoháevidênciasdequeaIGIVtenhaalgumbenefícionotratamentodainfecçãopelonovocoronavírus.

3 . ANT ICORPOS MONOCLONAIS 3 .1 . SORO DE CONVALESCENTES

Omecanismopropostodebenefíciodoplasmahumanoconvalescentederivadodesobreviventesdocoronavíruséatransferênciade imunidadepassivaemumesforço para restaurar o sistema imunológico durante doenças críticas eneutralizarovírusparasuprimiraviremia.Emumarevisãoretrospectivade40pacientes com SARS que falharam no tratamento com metilprednisolona eribavirinaemtrêsdias,74%dospacientesquereceberamplasmaconvalescentereceberam alta no dia 22 em comparação com apenas 19%dos pacientes quereceberam altas doses corticosteróides (p <0,001). Para o maior benefício dotratamento complasma convalescente, o estudo sugere empregar no início docurso da doença (antes do dia 16) (Barlow, A. Et al. Review of EmergingPharmacotherapy for the Treatment of coronavírus Disease 2019.Pharmacotherapy (2020). doi:10.1002/phar.2398. Soo, Y. O. Y. et al.Retrospective comparison of convalescent plasma with continuing high-dosemethylprednisolonetreatmentinSARSpatients.Clin.Microbiol.Infect.10,676–678(2004)).Dadospreliminaresdaterapiacomplasmaconvalescentenosurtode COVID-19 sugerem melhora nos sintomas clínicos sem sinal de efeitosadversos. Duas séries de casos, uma com cinco pacientes e outra com quatropacientes,mostrarammelhora clínica evidente e saída da ventilaçãomecânica(trêspacientes)apósatransfusão(Zhang,B.etal.Treatmentwithconvalescentplasma for critically ill patients with SARS-CoV-2 infection. Chest (2020).Doi:10.1016/j.chest.2020.03.039). Testado em cinco pacientes, com melhoraclínicaevidenteesaídadaventilaçãomecânica(trêspacientes)após12diasdatransfusão (Shen, C. Et al. Treatment of 5 Critically Ill PatientsWithCOVID-19With Convalescent Plasma. JAMA (2020). doi:10.1001/jama.2020.4783. Anti-SARS-CoV-2 Inactivated Convalescent Plasma in the Treatment of COVID-19 –Full Text View – ClinicalTrials.gov. Available at:https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04292340.(Accessed:13thApril2020)).

3 .2 . TOCIL IZUMABE

Tocilizumabe um anticorpo monoclonal com aprovação para síndrome deliberaçãodecitocinasinduzidaporcélulasT(CRS),arteritedecélulasgigantes,artrite reumatoide e artrite idiopática juvenil poliarticular ou sistêmica.PublicaçõessugeremquepacientescomCOVID-19gravesofremlesãopulmonarsignificativasecundáriaaumaumentodecitocinasinflamatórias,resultandoemumatempestadedecitocinas.Areplicaçãoviralativaosistemaimunológicoinatoparasecretarváriasproteínasdesinalização, taiscomointerleucinas(ILs),queresultamemhiperinflamaçãoemaisdanosnospulmões.AIL-6éumaproteínainflamatóriaessencialenvolvidanessavia.Otocilizumabeseligaaosreceptoresda IL-6, diminuindo assim a sinalização celular e efetivamente regulando a

Page 39: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 39

resposta inflamatóriaemexcesso (Mehta,P.etal.COVID-19: considercytokinestorm syndromes and immunosuppression. Lancet (London, England) 395,1033–1034 (2020)). Os dados deWuhan em pacientes críticos com COVID-19também encontraram níveis aumentados de citocinas, incluindo IL-6 e fatorestimuladordecolôniasdegranulócitos(G-CSF).AIL-6podeserumfator-chavedarobustaresposta inflamatórianospulmõesdepacientesdeUTIcomCOVID-19. Dados recentemente publicados de Wuhan indicam que o tocilizumabeadicionado ao lopinavir, metilprednisolona e oxigenoterapia em 20 pacientescom COVID-19 grave resultou em reduções rápidas da febre em todos ospacientes, melhora na oxigenação em 75% e alta hospitalar em 95 % depacientes (Barlow, A. et al. Review of Emerging Pharmacotherapy for theTreatment of coronavírus Disease 2019. Pharmacotherapy (2020).Doi:10.1002/phar.2398.Ruan,Q.,Yang,K.,Wang,W.,Jiang,L.&Song,J.Clinicalpredictors of mortality due to COVID-19 based on an analysis of data of 150patients from Wuhan, China. Intensive care medicine (2020).Doi:10.1007/s00134-020-06028-z.Ruan,Q.,Yang,K.,Wang,W.,Jiang,L.&Song,J. Correction to: Clinical predictors ofmortality due to COVID-19 based on ananalysis of data of 150 patients from Wuhan, China. Intensive care medicine(2020). Doi:10.1007/s00134-020-06028-z). Ensaios clínicos estão testando omedicamento para COVID-19 (Favipiravir Combined With Tocilizumab in theTreatment of Corona Virus Disease 2019 – Full Text View – ClinicalTrials.gov.Availableat:https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04310228. (Accessed:13thApril2020).TocilizumabvsCRRTinManagementofCytokineReleaseSyndrome(CRS) in COVID-19 – Full Text View – ClinicalTrials.gov. Available at:https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04306705.(Accessed:13thApril2020)).

4 . OUTROS FÁRMACOS 4 .1 . CLOROQUINA E H IDROXICLOROQUINA

O potencial efeito antiviral da cloroquina é conhecido para uma grandevariedadedevírusincluindooSARS-CoV-1.Osanálogosdacloroquinasãobasesfracas que, em sua forma não protonada, penetram e concentram-se emorganelas intracelulares ácidas, como endossomos e lisossomos. Uma vezpresentesintracelularmente,osanálogosdacloroquinatornam-seprotonadoseaumentam o pH intra-vesicular. Alterações do pH mediadas por cloroquinapodem resultar em inibição precoce da replicação viral por interferência comentradaviralmediadaporendossomasoutransportetardiodovírusenvolvido(Borba,M.etal.Chloroquinediphosphateintwodifferentdosagesasadjunctivetherapyofhospitalizedpatientswithsevererespiratorysyndromeinthecontextof coronavírus (SARS-CoV-2) infection: Preliminary safety results of arandomized,double-blinded,phaseIIbcl.medRxiv2020.04.07.20056424(2020).doi:10.1101/2020.04.07.20056424. Huang, M. et al. Treating COVID-19 withChloroquine. J. Mol. Cell Biol. (2020). doi:10.1093/jmcb/mjaa014). Estemecanismo se traduz no papel potencial dos análogos da cloroquina notratamentodeCOVID-19,etambémpareceinterferirnaglicosilaçãoterminaldaexpressãodoreceptorACE2,oqueimpedealigaçãoaoreceptordoSARS-CoV-2e a subsequente disseminação da infecção. Há evidências de que a cloroquinatem efeito in vitro contra o COVID-19. Estudos clínicos e séries de casos

Page 40: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

40 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

demonstraramqueahidroxicloroquinatemumefeitosemelhante,diminuindoacarga viral; alguns estudos sugerem benefício quando utilizada associada aoutros medicamentos, como à azitromicina (Chen, Z. et al. Efficacy ofhydroxychloroquineinpatientswithCOVID-19:resultsofarandomizedclinicaltrial. medRxiv 2020.03.22.20040758 (2020).doi:10.1101/2020.03.22.20040758). Estudos clínicos estão avaliandohidroxicloroquina comomedicamento seguro e eficaz para COVID-19 (EfficacyandSafetyofHydroxychloroquineforTreatmentofCOVID-19–FullTextView–ClinicalTrials.gov. Available at:https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04261517.(Accessed:13thApril2020)).

4 .2 . N ITAZOXANIDA

Nitazoxanida é uma 2- (acetiloxi) -N- (5-nitro-2-tiazolil) benzamida com umaindicação antiprotozoária. A nitazoxanida é metabolizada em seu metabolitoativo tizoxanida, que bloqueia seletivamente a maturação e o movimentointracelular da hemaglutinina viral pós-traducional da influenza, além debloquear a implantação de proteínas namembrana plasmática. A nitazoxanidapode potencializar a produção de IFNs do tipo 1 produzidos pela célulahospedeira, que pode potencializar a atividade antiviral através da inibição dahemaglutinina.Estudosinvitrodecoronavíruscaninodescobriramqueousodenitazoxanidainibiuareplicaçãoviral.Combasenessesdadosdeanimaisinvitro,acredita-sequeanitazoxanidapossateratividadecontraSARS-CoV-2.Osdadoshaff260 em pacientes com síndrome respiratória, a análise de subgruposmostrou cinco pacientes positivos ao coronavírus, porém esses nãoapresentaramdiferençanodesfechoprimáriodediasdehospitalização.Outrosestudos estão sendo aguardados com o fármaco para avaliar sua eficácia notratamentodeCOVID-19(Haffizulla,J.etal.Effectofnitazoxanideinadultsandadolescents with acute uncomplicated influenza: a double-blind, randomized,placebo-controlled, phase 2b/3 trial. Lancet. Infect. Dis. 14, 609–618 (2014).Gamino-Arroyo, A. E. et al. Efficacy and Safety of Nitazoxanide in Addition toStandard of Care for the Treatment of Severe Acute Respiratory Illness. Clin.Infect.Dis.69,1903–1911(2019)).

4 .3 . ARBIDOL

Arbidol, um medicamento usado para profilaxia e tratamento de influenza einfecções virais respiratórias, funciona bloqueando a fusão viral para atingir amembranacelular.Temdemonstradoatividadecontraváriosvírus, incluindooSARS, e está atualmente sendo avaliado para o tratamento de COVID-19 emváriosestudosnaChina(Barlow,A.Etal.ReviewofEmergingPharmacotherapyfor the Treatment of coronavírus Disease 2019. Pharmacotherapy (2020).doi:10.1002/phar.2398. Blaising, J., Polyak, S. J. & Pecheur, E.-I. Arbidol as abroad-spectrumantiviral:anupdate.AntiviralRes.107,84–94(2014)).

4 .4 . HEPARINA

A coagulopatia na infecção por SARS-Cov-2 está associada à alta mortalidade,sendo a elevação do D-dímero considerado um importante marcador desteestado de hipercoagulabilidade. Inflamação pulmonar grave e dificuldade de

Page 41: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 41

troca gasosa na COVID-19 tem sido sugerido de se relacionar com asuperregulaçãodecitocinaspró-inflamatórias,sendoaelevaçãodoD-dímeroumreflexoda inflamação intensa,estimulandoa fibrinólise intrínsecanospulmões(Xiong, T.-Y., Redwood, S., Prendergast, B. & Chen, M. coronaviruses and thecardiovascular system: acute and long-term implications. Eur. Heart J. (2020).doi:10.1093/eurheartj/ehaa231).

Baseado nomodelo de relação imunotrombótica, o bloqueio da trombina pelaheparinapodereduzirarespostainflamatória.Assim,umadaspropriedadesdaheparinaésuafunçãoanti-inflamatóriapormeiodaligaçãoàscitocinas,inibiçãoda quimiotaxia dos neutrófilos e migração leucocitária, neutralização do fatorcomplemento C5a e sequestro de proteínas na fase aguda. A SíndromeRespiratória Aguda Grave (SRAG) é uma das complicações mais comuns naCOVID-19, comelevadas concentraçõesplasmáticasdo fator tissular e inibidorde ativador do plasminogênio-1 (PAI-1), o que contribui para a coagulopatiapulmonar por meio da produção de trombina mediada pelo fator tissular ediminuição da fibrinólise mediada pelo ativador de plasminogêniobroncoalveolar, através do aumento PAI-1. Tratamento com heparina podeauxiliarnamitigaçãodacoagulopatiapulmonar.Outrapropriedadedaheparinaestánaaçãoantagonistaàshistonas, liberadasapartirdadisfunçãoendotelialprovocadapelainvasãodomicrorganismopatogênico,comreduçãodoedemaelesãovascularpulmonarsecundárioàinjuriaproduzidaporlipopolissacarídeos.Aheparinapodeterimpactonadisfunçãodamicrocirculaçãoereduzirdanosaoórgãos-alvo, demonstrando redução da inflamação miocárdica e depósito decolágeno emmodelo animal demiocardite (Tang,N., Li, D.,Wang, X.& Sun, Z.Abnormalcoagulationparametersareassociatedwithpoorprognosisinpatientswithnovelcoronavíruspneumonia.J.Thromb.Haemost.18,844–847(2020)).

Este efeito da heparina está sob investigação em pacientes COVID-19. Outroconceito é a propriedade antiviral da heparina, estudada em modelosexperimentais, através da sua natureza polianiônica, ligando-se a váriasproteínaseinibindoaadesãoviral.

Estudo in vitro tem demonstrado que o receptor de ligação à proteína S-1 doSARS-Cov-2 interage com a heparina; porém o benefício clínico está por serdeterminado.Assim,váriossãoosmecanismospelosquaisaheparinapodeserbenéficaparaotratamentoCOVID-19,adependeraindaderesultadosdenovosestudosclínicos, incluindodefiniçãodedosecorretadaheparinadebaixopesomolecular (HBPM),paraasquaisdosesprofiláticaspodemseradequadasparamuitospacientes,emborainapropriadasparapacientescomelevadoIMC.Estudoretrospectivo com 449 pacientes COVID-19 graves, dos quais 99 (22%)receberamheparina,observou-semenormortalidadeem28diasnospacientescomescoredesepseSIC≥4,e20%menormortalidadeseD-dímero>3,0ug/ml(Tang,N.etal.Anticoagulanttreatmentisassociatedwithdecreasedmortalityinsevere coronavírus disease 2019 patients with coagulopathy. J. Thromb.Haemost. (2020). doi:10.1111/jth.14817). Ainda, estudo experimental comobjetivo de avaliar efeito de nebulização com anti-trombina (AT) associada ounãoàheparina,emummodeloanimalde lesãopulmonar,mostroureduçãodalesãopulmonarmediadaporfatoresdecoagulação(Camprubi-Rimblas,M.etal.Effectsofnebulizedantithrombinandheparinoninflammatoryandcoagulation

Page 42: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

42 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

alterations inanacute lung injurymodel inrats. J.Thromb.Haemost.18,571–583 (2020)).” (Grupo Força Colaborativa COVID-19 Brasil, Versão 1:13/04/2020).

16 . DAS N ÍT IDAS D IFERENÇAS ENTRE EF ICÁCIA , EF IC IÊNCIA E EFET IV IDADE Todo medicamento precisa comprovar a sua eficácia e a sua correspondentesegurança.

Porém, existem nítidas diferenças entre eficácia, eficiência (ambos comconcepçõesdenaturezaobjetiva) eefetividade (providadenatureza subjetiva)dofármaco,assimcomodosprocedimentosmédicosdemodogeral.

Eficáciaéumconceitodesimplesverificaçãoquantoà incontesteexistênciadeum resultado (previsto ou planejado) em relação ao emprego de ummedicamento.

Porsuavez,eficiênciaéaquantificaçãodestemesmoresultado,emrelaçãoaosriscos (e à própria segurança) de emprego do mesmo, incluindo também aquestão(social)daacessibilidadeeconômica.

Finalmente, efetividade é a percepção da comunidademédica (e, também, dosprópriospacientes)emrelaçãoàobtençãoderesultadosverificáveisdoempregodeumnovofármacooudeumprocedimentomédicoinovador.

Page 43: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 43

17 . A TEMPERATURA AMBIENTAL COMO FATOR DE D ISSEMINAÇÃO V IRAL Como qualquer vírus de natureza respiratória (ainda que continuem a existiralgumas dúvidas sobre a verdadeira categorização deste microrganismo), oSARS-CoV-2sedisseminacommaisfacilidadeemtemperaturasentre3ºCe20ºC (ainda que estes parâmetros não estejam completamente estabelecidos pelacomunidade científica), o que (supostamente) explicaria o menor número deinfectados (e de óbitos) no hemisfério sul (quando do início da pandemia emjaneirode2020)eempaísesdeclimaquente,notadamentenaÁfrica.

“O novo coronavírus parece se espalhar mais lentamente em países onde atemperatura é elevada, segundo estudos do Massachusetts Institute ofTechnology–MIT/EUA”(SocialScienceResearchNetwork,13/04/2020)

Apesarda“explosão”decasosnoCeará(e,emparticular,nacapitalFortaleza),emManaus/AMeemRecife/PEe,emmenorescala,emSalvador/BA(regiõesdeelevada temperatura durante todo o ano), resta considerar que,coincidentemente,sãoaslocalidadesbrasileiras(alémdoRiodeJaneiroedeSãoPaulo)quemaisreceberamturistasestrangeirosnoiníciode2020,notadamenteemfunçãodasfestividadesdoCarnaval.

18 . DA NATUREZA HEMATOLÓGICA DA COVID-19 Segundoalgunspesquisadores,“acredita-sequenafasedereplicaçãoviral,apósentrarnoorganismodeumapessoa,oRNAdonovocoronavírus(SARS-CoV-2)codificaaproduçãodeproteínasestruturais(paraabasedovírus)eoutrasnão-estruturais. Uma dessas proteínas não-estruturais invade as hemoglobinas,retiraoátomode ferroe se ligano sítio impedindoo carreamentodeO2.Estaseria a explicação do quadro de hipóxia de evolução rápida. A lesão doparênquimapulmonar (vidro fosco) seria, portanto, consequênciadahipóxia /necrose e não propriamente um efeito direto do processo inflamatórioprovocadopelovíruscomoseimaginava.

Por isso pessoas com comorbidades, principalmente diabetes, descompensamrapidamente,devidoàhipóxia,mesmocomofertadeoxigêniosuplementar,umavezquepossuempoucossítiosdeligaçãonashemoglobinas.

Em pessoas sem comorbidades, apenas a carga viral inicial vai determinar agravidade do quadro, pois quanto maior a carga viral, mais hemoglobinascomprometidas.

Aalteraçãonaestruturadashemácias,destafeita,explicariaalesãodevasoseacoagulaçãointravasculardisseminada.

Ouseja,háfortesindicações(aindaquenãopropriamenteevidênciasoumesmocomprovação científica) de que a COVID-19 é uma doença hematológica comcomplicações pulmonares, e é exatamente por esta razão que alguns médicosestãosugerindohemo-transfusãoempacientesgravescomhipoxemiarefratária.”

Page 44: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

44 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

“Acredito queoCOVID-19não causepneumonia viral grave ou SDRA como sepensava inicialmente.Todaamecânicapulmonarestá intactaeacomplacênciapulmonarnoventiladorparecenormal.OCOVID-19éumvírusmuitoespecíficoquecausaumefeitoúnico,poisafetaasmoléculasdehemoglobinanosangueeéporissoqueahipoxemiagraveeafalênciademúltiplosórgãossedesenvolvemdevido a uma diminuição severa na capacidade de carga da Hb causada porligaçãoeinibiçãodamoléculadehemoglobina.Eéassimqueahidroxicloroquinaeoflaviprivirfuncionam,inibindoaligaçãodaproteínaderevestimentodovírusàmoléculadoaneldeporfirina.

Os protocolos de ventilação mecânica e SDRA podem induzir lesão pulmonarinduzidaporventilador,emvezdetrataracondição.O‘achado’naradiografiaena tomografia computadorizada é causadopelo estresse oxidativo do acúmulodo heme extraído pelo vírus nos alvéolos que causa pneumonite química, nãopneumoniaviral.Ovírusdependedaporfirina,razãopelaqualémaisgravenoshomens e cresce mais rapidamente com a Hb glicosilada, e por isso que éextremamenteperigosaemdiabéticosepacientes idosos.QuantomaisaltasasHbFeA2,melhor,umavezquenãohácadeiasdebetaglobinaparaseligar,eéexatamenteporestarazãopoucoletalemcrianças.”(HANYMAHFOUZ)

Porestemotivo,o“desafio”daSAMEL,emManaus/AM,quepassouadefenderoamploemprego,notratamentodaCOVID-19,deuma“cápsuladeventilação”emlugarda“ventilaçãomecânicaforçada”,emcontraposiçãoàsindicaçõesdaOMS.

“Comzeroóbitoeelevadataxadecuradonovocoronavírus,durantetodaacriseda COVID-19 emManaus, até abril de 2020, a SAMEL,maior rede privada dehospitais da capital, vem desafiando a ciência e as autoridades de saúde domundotodo.(...)

A instituição aponta o eventual erro da comunidade internacional (ventilaçãomecânicaforçada),combasenoresultadodeumaterapiaderespiraçãoqueoshospitaisdogrupoSAMELpassaramaadministrarempacientescomadoençadesdeofimdemarçode2020.

Oprocedimento rompe compadrão adotado até aqui em todosos continentesporrecomendaçãodaOrganizaçãoMundialdeSaúde(OMS).

Trata-sedeumacápsuladeventilaçãoqueevitaqueopacientesejasubmetidoaprocedimentos invasivos,comoaentubaçãoprecoce,quetemsidoresponsávelporpéssimosresultados.”(LUÍSALBERTONICOLAU,SAMEL/AM)

Tambémnestecontexto,oempregodecorticoidescombinadoscomazitromicinatem sido enfaticamente defendido, considerandoque ataca o problema centraldadoença(queéa inflamação),emumanovaabordagemqueconsideraqueoprópriosistema imune(dopaciente)écapazdedebelarovírus (masnãosuasconsequênciasinflamatóriasmortais),afastandoaanteriorcrençadequeousodecorticoides(comooibuprofeno)agravariaaenfermidadeemfacedareduçãodarespostaimunológicadecadaindivíduo.

Page 45: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 45

19 . DA NECESSÁRIA UNIÃO ENTRE OS PODERES DA REPÚBLICA Os esforços para o combate (coordenado) da COVID-19 também implicam emnecessáriaeimprescindíveluniãoentreosPoderesdaRepública.

Não é possível vencer uma guerra, dessa magnitude, sem que exista, –respeitadas e asseguradas as correspondentes competências e prerrogativasconstitucionais–,umcompletoentendimentoentreoExecutivo,oLegislativoeoJudiciário.

“Está na ordem do dia a virtude passiva dos juízes e a humildade judicial dereconhecer,emmuitoscasos,aausênciadeexpertiseemrelaçãoàCOVID-19.ÉtudonovoparaaCiência,quiçáparaoJudiciário.

Nesse contexto, impõe-se aos juízes atenção para as consequências das suasdecisões, recomendando-se prudência redobrada em cenários nos quais osimpactosda intervenção judicialsãocomplexos, incalculáveisou imprevisíveis.(...)

Positivamente, não é hora do impulso imoderado, mas do raciocínio prudente,racionaleconsequencialista,sobpenadeaJustiça,cujoodesígnioédaracadaum o que é seu, transformar-se numpaciente infectado por uma enfermidadequeadoeceaalmaea razão, ferindodemorte,aumsó tempo,avidadosquesofreme a esperançadosque intentamviver.” (LUIZFUX, Justiça Infectada?AHoradaPrudência,OGlobo,30/03/2020,p.3)

20 . DA RESPONSABIL IDADE CHINESA PELA D ISSEMINAÇÃO DO SARS-COV-2 Existeumaincômodacoincidênciaentreofatodeonovocoronavírustersurgidona cidadedeWuhan, capital daprovínciadeHubei, exatamenteonde funcionaumlaboratório,–inclusivedepesquisasdearmasbiológicas–,debiossegurançanível 4 (omais elevado existente), habilitado a funcionar commicrorganismosaltamenteinfecciosos.

O epigrafado instituto de pesquisas biológicas teve seu projeto construtivoiniciado, com ajuda do governo francês, em 2004 e, – segundo JOSH ROGIN,analista político do Washington Post –, foi visitado em 2018, quando de suainauguração, por diplomatas americanos que relataram, à época, sériaspreocupaçõescomafaltadesegurançadesuasbarreirascontensivas(OGlobo;20/04/2020, p. 11), levantando suspeitas de que o novo coronavírus teriaescapado,possivelmenteporacidente,daquelasinstalações.

“Embora cientistas tenham (inicialmente) descartado que o SARS-CoV-2 tenhasidocriadoem laboratório,nosúltimosdiasganhouforçaaespeculaçãodequepoderia terhavidouma transmissãoacidental para cientistasquepesquisavamcoronavírus emmorcegos no Instituto de Virologia deWuhan, laboratório desegurançamáxima. Segundoartigode JOSHROGINno jornalWashingtonPost,autoridades americanas visitaram o laboratório em 2018 e relatarampreocupaçõescomasegurançadolugaremdoistelegramasaoDepartamentodeEstado. Em entrevistas posteriores, DONALD TRUMP e autoridades do seu

Page 46: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

46 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

governo alimentaram suspeitas sobre uma ‘fuga’ do vírus. A especulação éreforçadapelofatodePequimtermantidoaspesquisassobreaorigemdovírussobofiltro(eacensura)decanaisoficiais.”(OGlobo,18/04/2020,p.16)

As suspeitas aumentaram aindamais quando o prêmio Nobel demedicina de2008, o médico francês LUC MONTAGNIER, juntamente com um grupo depesquisadores indianos e o matemático JEAN-CLAUDE PERREZ, decifrou ogenomacompletodonovocoronavírus,descobrindopossuirsequênciasdovírusHIV,emumasupostatentativachinesadecriar(apressadamente,comointuitodesedestacarnomundocientífico)umavacinacontraAIDS.

Considerando, ainda, que o mapeamento genético do novo coronavírus nãoapontanenhumaligaçãocomomercadodeanimaisdeWuhan(conformeversãooficial chinesa) e que não foi transmitido por uma espécie intermediária domorcego, chamado pangolim (uma vez que o genoma do SARS-CoV-2 nãocoincidecomnenhumdoscoronavírusdemorcegojáestudados),as indicaçõesdaorigemparecemcadavezmaisdistantesdasversões(oficiais)dePequim.

“Nãohámuitasbrechasnamuralhaerguidapelogovernochinêsparacontrolarasinformaçõesquecirculamnopaís,eacrisedocoronavíruselevouavigilânciados censores para coibir quemquestiona a linha oficial. A imprensa do país édominada pelos veículos estatais, que seguem as diretrizes do PartidoComunista.(...)”(OGlobo,18/04/2020,p.16)

Valeconsignarqueo laboratório foiconcluídoem2015e inauguradoem2018abrigando um centro de cultivo de vírus, – o maior da Ásia –, onde sãopreservadasmaisde1.500variedades, dentreosquaiso ebola epraticamentetodososvírusmortaisexistentes(econhecidos)noplaneta.

Por fim, tambémoportunodestacarque,de formadiversadosensocomum,osvírusconcebidospelanaturezanãodesaparecemapósumaepidemia,masapenas“adormecem” em face do estabelecimento de uma imunidade natural massivados seres humanos (seus hospedeiros), razão pela qual podem retornar, emnovossurtos,apósenfraquecida(oumesmosuprimida)a imunidadeadquiridacomopassardosanoseoadventodenovasgerações(comofoiocasodagripeespanholade1918-20queretornouatravésdeumanovapandemiadeH1N1em2009).

Portanto,somenteépossível(emtese)novaspandemiaspormeiodoretornodevírus pré-existentes ou através de interações (inéditas) entre oshomo sapienscomanimais(comofoiocasodoSARS-CoV-1,oriundodocontatohumanocommorcegos),sendo,tambémporestarazão,deseestranharaexistência(natural)deumanova linhagemdecoronavíruscomidênticaorigemecomumataxadeinfecção (disseminação) extremamente alta, como é o caso do SARS-CoV-2(COVID-19).

Page 47: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

VELHOGENERAL.COM.BR EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 47

21 . DO REBANHO IMUNIZANTE Todas as pandemias que o mundo atravessou foram contidas,fundamentalmente, emsuagrandemaioria, –nãopropriamentepela ciência –,maspelaconcepçãodochamado“rebanhoimunizante”.

Aideiacentraldesteconceitoéadeque,nomomentoemqueamaiorpartedapopulação foi contagiada, parcela dos sobreviventes adquiremuma imunidadenatural, que impede o contágio exponencial, reduzindo gradualmente acapacidadedovírusdesemultiplicar,deacordocomafamosacurvadeGAUSS.

Não por outra razão, a noção de que a melhor forma de conter qualquerpandemia de origem viral, em que ainda não existem vacinas (imunizaçãoartificial)oumedicamentos(capacidadecurativa)disponíveis,éisolardeformaativa(ousejaapenasapopulaçãoinfectada),permitindoqueseusintegrantes,deforma segregada, adquiram (através de tratamentos alternativos disponíveis,e/ou exclusivamente por força de suas próprias defesas naturais), após operíodo de incubação do vírus, imunidade suficiente capaz de impedir adisseminação viral para a população não infectada, “esmagando”, e nãopropriamenteapenas“achatando”acurvadecontágio.

OReinoUnidofoioprimeiropaísatentaraaplicaçãopráticadessateoria,porémsem êxito, em função de não ter conseguido isolar a população contaminada(aplicandoachamadaquarentenaativaoudesupressão).

“Atesedachamada‘imunizaçãoderebanho’,emqueamaiorpartedapopulaçãoficaexpostaaocontágiocomoobjetivodedesenvolveranticorpos,foicriticadadentro da comunidade científica do Reino Unido, onde o governo foi um dospoucos a adotar a estratégia em nível nacional. Após uma escalada de casos,JOHNSONmudoudeposiçãoepassouaadotaroisolamentosocialcomopolíticanacional.” (GULNAR AZEVEDO; Presidente da Associação Brasileira de SaúdeColetiva–ABRASCO,OGlobo,07/04/2020,p.6)

Ainda que alguns países não tenham trilhado diretamente pela estratégia dorebanho imunizante, muitos acabaram o fazendo de forma indireta, como foi,dentre outros, o caso da Coreia do Sul, da Suécia, da Nova Zelândia, dentreoutros.

“ACoreiadoSul,nalutacontraaCOVID-19,adotouumsistemasemquarentenahorizontal,baseadoemtestesrápidosedisponíveisemlargaescala,consideradoum dos mais bem organizados programas de contenção do mundo. Medidasextensivas foram tomadas para rastrear e isolar a população infectada, assimcomo quem teve contato com ela (quarentena ativa). A rápida detecção foiconsideradacrucialparaimpedirapropagaçãodovírus.

Deformasemelhante,naSuécia,ogovernoaconselhouescolaseuniversidadesafechar e proibiu encontros de mais de 500 pessoas. Não houve quarentenahorizontal em vigência, mas formas eficazes de isolamento ativo e algumasformasbrandasdedistanciamentosocial.”(BBCNews)

“Semlockout,casadeshowsnaSuéciasegueaplenovaporcombandasefãs.(...)No país, onde não há medidas severas de isolamento social como nos outros

Page 48: EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 · 2020-04-27 · 2 EQUILÍBRIO, SERENIDADE E UNIÃO NO COMBATE AO COVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR O SARS-CoV-2 é uma terceira

48 EQUILÍBRIO,SERENIDADEEUNIÃONOCOMBATEAOCOVID-19 VELHOGENERAL.COM.BR

paíseseuropeus,acasanoturnaPlanBrecebenomáximo40pessoas–deumacapacidadede350–porapresentação,masmantémaprogramação.”(OGlobo;2ºCaderno,21/04/2020,p.1e3)

Finalmente, merece ser destacado que, a exemplo de outras pandemias, foiexatamenteodenominado“rebanhoimunizante”queimpediu,–apósoprimeirosurtode influenzaH1N1entre1918-20 (GripeEspanhola)–, sua repetição (naausência de uma imunização artificial por meio de vacinas ou barreiramedicamentosa),duranteotranscursotemporalde90anos,fazendocomqueamesmacepaviralsomentegerasseumanovaepidemiaem2009(segundosurtode H1N1), contida, contudo, sem a mesma devastação anterior em face doadventodavacinaçãoemmassaedadescobertadaeficáciadoantiviralTamiflu(Oseltamivir).

*ReisFriedeédesembargador,presidentedoTribunalRegionalFederaldaSegundaRegião(biênio2019/21),professoreméritodaEscoladeComandoeEstado-MaiordoExércitoeprofessorHonorisCausa da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, professor emérito da Escola deAperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO) e Conferencista Especial da Escola Superior deGuerra(ESG).ÉautordolivroCiênciaPolíticaeTeoriaGeraldoEstado.Podesercontatadoatravésdoe-mail:[email protected].