entrevista i domingos gonçalves borlido, sanitária · 2017-11-24 · a variação homóloga do...

20
113 novembro’17 Entrevista I Domingos Gonçalves Borlido, Sanitária Barros & Moreira Tintas Europa “A linha PRESS tem como mercado alvo o consumidor final e não só. Pretende chegar a um mercado profissio- nal que procura pintu- ras a baixo custo, nun- ca perdendo a estética e desempenho.” (pág.8) Há já 117 anos que a Sanitária é especializada em artigos de decoração de alta gama “...disponibilizamos um serviço de montagem e assistência pós venda de todos os produtos que comercializamos, de forma a responder a todas as necessidades dos clientes.” (pág.4) “A Barros & Moreira lançou re- centemente a tela impermeabi- lizante BMK ISOL, uma tela de 3 camadas direcionada para o mercado da remodelação dos espaços de banho.” (pág.6)

Upload: vutram

Post on 18-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

113

novembro’17

Entrevista I Domingos Gonçalves Borlido, Sanitária

Barros & Moreira Tintas Europa

“A linha PRESS tem como mercado alvo o consumidor final e não só. Pretende chegar a um mercado profissio-nal que procura pintu-ras a baixo custo, nun-ca perdendo a estética e desempenho.” (pág.8)

Há já 117 anos que a Sanitária é especializada em artigos de

decoração de alta gama“...disponibilizamos um serviço de montagem e assistência pós venda de todos os produtos que comercializamos, de forma a responder a todas as necessidades dos clientes.” (pág.4)

“A Barros & Moreira lançou re-centemente a tela impermeabi-lizante BMK ISOL, uma tela de 3 camadas direcionada para o mercado da remodelação dos espaços de banho.” (pág.6)

2

divulgação

3

editorial / sumário / dados da construção

O crescimento recente das atividades económicas centradas nas nossas principais cidades, com o consequen-te aumento do tráfego de pessoas e viaturas, quer no interior da cidade, quer nos respetivos acessos, está a colocar-nos perante a necessidade de repensar rapidamente o problema da mobilidade e dos transportes nas áre-as metropolitanas.

Na verdade, a quebra da atividade que resultou da “falência” do País em 2011disfarçou um problema que já então era real, com a agravante de, entre-tanto, por óbvia necessidade, se ter cortado o investimento público na me-lhoria das infraestruturas que estavam programadas.

Apesar de a partir do final de 2015 se ter anunciado uma nova política, chamada de “virar a página da austeridade”, esta não chegou ao investimento público. Pelo con-trário, o grande sucesso da diminuição do défice em 2016 e 2017 foi obtido exata-mente através da redução recorde desse mesmo investimento.

Mas isso não pode continuar. É um cami-nho muito perigoso para o País continuar a dar a prioridade à melhoria dos rendi-mentos (dos funcionários públicos e dos pensionistas), comprometendo a constru-ção de infraestruturas indispensáveis ao crescimento sustentável das atividades económicas.

Hoje em dia, as opções e as caraterísti-cas das infraestruturas a construir serão certamente outras e deverão acompanhar estratégias distintas de ordenamento e planeamento urbano, fundadas nos novos conceitos da eficiência no uso dos recur-sos. Mas esse facto não pode prejudicar a sua urgência sob pena da sua falta se tornar o maior entrave à continuidade da recuperação económica.

Os meios são escassos e há que ser sele-tivo, mas não se pode deixar tudo o que é investimento público para depois de 2020...

Entrevista - Sanitária

Técnica - Barros & Moreira - Tintas Europa

Materiais/Equipamentos

José de Matos, Coordenador

O índice de produção na construção registou uma taxa de variação homóloga de 2,6%, (variação de 1,7% no período terminado em ju-lho). Os índices de emprego e de remunerações aumentaram 2,6% e 1,3%, (2,0% e 3,6%, no mês anterior), respetivamente.

Índice de Produção na Construção prolongou aceleraçãoAgosto de 2017

A variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habi-tação Nova foi 1,6% em setembro, taxa igual à registada no mês anterior. O Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação apresentou uma taxa de variação homóloga de 1,2% (2,5% em agosto).

Índice de Custos de Construção de Habitação Nova Setembro de 2017

> Editorial > Sumário

04

0608

11

>

Índice de Produção na construção Variação homóloga - médias móVeis de 3 meses, % ajustada dos efeitos de calendário e da

sazonalidade

PROPRIEDADE:Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

DIRETOR:Carlos Filipe Miranda Rosa

COORDENAÇÃO:José Manuel Franco de Matos

EDIÇÃO, REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E PUBLICIDADEAssociação do Comércio de Produtos e Equipamentos para a Construção

Praça Francisco Sá Carneiro, 219, 3º 4200-313 PortoTel.: 225 074 210; Fax: 225 074 218/9E-mail: [email protected]: www.apcmc.pt

Membro da APImprensa - Associação Portuguesa de Imprensa (nº 1006)

Publicação Bimestral10.000 Exemplares

> Ficha Técnica

Índice de custos de construção de habitação noVa Por fator de Produção (taxas de Variação homóloga) - continente

4

Há já 117 anos que a sanitária é especializada em artigos de decoração de alta gama, privile-giando o design, o bem-estar e o conforto das pessoas. é cons-tante a sua procura de novas li-nHas, designs atrativos, artigos de qualidade, representando as melHores marcas europeias.

domingos gonçalves borlido, sócio-gerente da empresa, fa--lou-nos nesta entrevista da História da empresa, dos produ-tos e marcas que comercializam, assim como do rigor e do profis-sionalismo com que assistem os seus clientes.

com uma experiência de 117 anos, como caracteriza a sa-nitária e o seu percurso? que balanço faz da atividade da em-presa ao longo destes anos?

Com mais de um século de existência, a Sanitária, fun-dada em 1900, é hoje uma empresa do século XXI ao ser uma firma em constante inovação, procurando vender sempre produtos de qualida-de, pois trabalha com conhe-cidas e importantes marcas a nível europeu.

Sendo neste momento o sec-tor da renovação e da reabilita-ção o mais procurado através de arquitetos de decoração, tentamos ir ao encontro das suas aspirações analisando no mercado os produtos que estejam a ser mais procurados no conceito de banho.

quais são as principais áreas de negócio da sanitária e como se desenvolvem? que tipo de pro-dutos comercializam?

As principais áreas de negó-cio da sanitária são as louças sanitárias, torneiras de gama alta e móveis de banho, que na sua maioria são produtos

importados de marcas concei-tuadas no mercado mundial.

para além do comércio duma alargada gama de produtos, que outros serviços são disponibili-zados aos clientes?

Na Sanitária disponibilizamos um serviço de montagem e as-sistência pós venda de todos os produtos que comercializamos, de forma a responder a todas as necessidades dos clientes.

que fatores diferenciam a em-presa dos concorrentes?

Na Sanitária trabalhamos com marcas de renome interna-cional, com destaque para a Agape, Boffi, Hightech, Makro, Moab80, Provenza, Vismara, Devon & Devon e Inbani que contribuem para que haja uma diferenciação da empresa em relação à concorrência. Acre-ditamos ainda que a intensa procura de produtos inovado-res para manter os mesmos padrões de qualidade, faz da Sanitária uma empresa poten-cialmente forte neste mercado.

quais os principais desafios para o contínuo crescimento da em-presa? têm projetos novos para o futuro?

Para o futuro, os projetos man-têm-se procurando ser fiel a mais de um século de existên-cia. Tentamos sempre melhorar cada vez mais os nossos servi-ços e produtos através de uma pesquisa constante pela inova-ção.

Sanitária - Gonçalves & Mina, LdaRua Formosa, 454000-250 PortoTel.: 223 394 640; Fax: 222 002 976E-mail: [email protected]: www.sanitaria.pt

Domingos Gonçalves BorlidoSócio-Gerente, Sanitária

entrevista>

5

6

técnica>

A Barros & Moreira lançou re-centemente a tela impermeabi-lizante BMK ISOL, uma tela de 3 camadas direcionada para o mercado da remodelação dos espaços de banho. Esta solução é muito fácil de aplicar, 100% impermeável, sendo ideal para impermeabilização de espaços de banho, com qualidade garan-tida.

características

• É um dos materiais mais durá-veis e de alto desempenho utili-zados na impermeabilização

• Mais resistente às condições climáticas extremas

• Alta flexibilidade, não rasga fa-cilmente

• Elevada resistência à tração e resistência ao rasgamento, per-mite trabalhar mais facilmente na instalação

• Tem uma melhor resistência à perfuração

• Está disponível em rolos de di-ferentes tamanhos e completa--se com os acessórios ideais para aplicação em juntas e can-tos

• Apresenta ainda uma solução completa com sifão de pavimen-to ajustável

• Recomenda-se a sua aplica-ção para impermeabilização sob a cerâmica de pavimento e re-vestimento e/ou bases de duche em casas de banho

• Excelente aderência ao cimen-to

• Leve e simultaneamente bas-tante resistente

• Resistente ao fogo (Conforme a norma EN 11925)

Barros & MoreiraRua Industrial, 8Zona Industrial da Ponte Seca2510-752 Gaeiras - ÓbidosTel.: 262 837 230Fax: 262 837 231 E-mail: [email protected]: www.grupobm.pt

> Tela impermeabilizante BMK ISOL I Barros & Moreira

7

publicidade>

8

técnica>

A linha PRESS tem como mer-cado alvo o consumidor final e não só. Pretende chegar a um mercado profissional que procu-ra pinturas a baixo custo, nunca perdendo a estética e desem-penho. Esta linha divide-se em quatro produtos essenciais:• Plástica PRESS• Plástica PRO• Areia PRO• Membrana PRESS

plástica pro

Este produto destina-se em es-pecial à venda a profissionais que procuram preço sem perda de qualidade. É uma tinta de base acrílica, resultado de uma reformulação total da antiga Plástica Profissional.

aplicação em exterior

• Resistência razoável, para con-correr com as tintas económicas que surgem no mercado, em especial as comercializadas nos supermercados.

aplicação no interior

• Boa resistência à esfrega, em-bora inferior à resistência da NEWPLASTE. Bastante adequa-da para pinturas interiores eco-nómicas, mas com bom desem-penho.

cores

• Branco e cores do catálogo ge-ral (cat019);

• Cores afinadas no sistema de afinação Eurocolor, a partir da BASE P;

• A aplicação de cores no exte-rior deve-se restringir à aplica-ção em paredes protegidas por telhado com beirado e cornijas.

plástica press

Produto mais direcionado para venda em lojas e/ou drogarias. A acompanhar este produto, vem um catálogo com 12 cores disponíveis para uma escolha

mais económica, tendo por base um preço fixo nas cores e no branco. É uma tinta baseada em copolímeros acrílicos substituin-do a antiga Plástica MG. Não aconselhado a sua aplicação no exterior.

aplicação no interior

• Boa opacidade e rápida seca-gem. Adequada para pinturas interiores económicas.

cores

• Branco e apenas cores catálo-go PRESS (cat018).

• Cores afinadas com pigmentos inorgânicos para garantir boa re-sistência a raios UV.

• As cores disponíveis no ca-tálogo são apenas produzidas em fábrica, não sendo possível a sua reprodução no sistema de afinação. Só assim se pode ga-rantir o baixo custo das 12 cores disponíveis.

areia pro

É uma tinta texturada de base vi-nílica, com uma textura suave e regular, excelente aplicabilidade, permitindo tempo de trabalho longo. Destina-se em especial à venda a profissionais.

aplicação no exterior

• Solução económica para pin-turas de raiz ou remates/re-toques em zonas onde a tinta antiga se soltou. Para melhorar a resistência do acabamento, deve ser repintada com uma tinta acrílica.

aplicação no interior

• Aplicável em rebocos maltrata-dos, para encobrir defeitos.

cores

• Apenas na cor Branca.

membrana press

É uma membrana elástica, ba-seada em copolímeros acrílicos de alta elasticidade, para exclu-siva aplicação no exterior. Este produto destina-se em especial à venda a profissionais.

aplicação no exterior

• Estabiliza microfissuras e ga-rante a impermeabilização de fachadas;

• Em fissuras de maior dimen-são, depois de estabilizadas, podem ser revestidas recorren-do ao reforço com fibra de vidro embebida na Membrana Press;

• Boa elasticidade com excelen-te adesão ao substrato.

cores

• Branco e cores do Catálogo Geral (cat019);

• Cores afinadas no Sistema de Afinação Eurocolor, a partir da BASE P.

Tintas Europa - Indústria e Distribuição de Tintas, LdaEstrada do Freixo, 5, Apartado 7Freixo - Vila Verde5070-552 AlijóTel.: 259 910 200; Fax: 259 910 251E-mail: [email protected]: www.tintaseuropa.com

> Linha PRESS I Tintas Europa

9

publicidade>

10

Até ao dia 11 - IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (OUT.17)- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega das declarações (NOV.17)- IRS - declaração mensal de remunerações AT (NOV.17)

Até ao dia 15- IRC / 2017 - 3º pagamento por conta- IRC / 2017 - 3º pagamento adicional por conta da derrama estadual- IMI - prédios urbanos arrendados. Participação de rendas

Até ao dia 20- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (NOV.17)- SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (NOV.17)- FUNDOS DE COMPENSAÇÃO - pagamento (NOV.17)- IRC/IRS - retenções na fonte (NOV.17)- SELO - pagamento do relativo a NOV.17- IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral- IRS / 2017 - 3º pagamento por conta- IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em NOV.17

Até ao dia 31- IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em DEZ.17

concursos públicos / obrigações fiscais>

> Obrigações Fiscais

novembro / 2017 dezembro / 2017

www.portaldasfinancas.gov.pt

Até ao dia 10 - IVA - declaração periódica - periodicidade mensal (SET.17)- SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - entrega de declarações (OUT.17)- IRS - declaração mensal de remunerações AT (OUT.17)

Até ao dia 15 - IVA - declaração periódica - periodicidade trimestral (3º TRIM.2017)

Até ao dia 20 - SEGURANÇA SOCIAL - regime geral - pagamento (OUT.17)- SEGURANÇA SOCIAL - independentes - pagamento (OUT.17)- FUNDOS DE COMPENSAÇÃO - pagamento (OUT.17)- IRC/IRS - retenções na fonte (OUT.17)- SELO - pagamento do relativo a OUT.17- IVA - declaração periódica - pequenos retalhistas (3º TRIM.2017)- IVA - declaração recapitulativa - regimes mensal e trimestral- IVA - comunicação à AT das faturas emitidas em OUT.17

Até ao dia 30- IUC - pagamento - veículos com aniversário de matrícula em NOV.17- IMI - pagamento da última prestação do IMI relativo a 2016

substituição de travessas de madeira por travessas de betão e de carris e constituição de barras longas soldadas, na linHa iv de loulé e nas linHas iiiPublicado em: DR Série II, nº 200 de 17 de Outubro de 2017 Emissor: Infraestruturas de Portugal, SAPreço Base do Concurso: 323.967,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 28 de Novembro de 2017

Faro

ampliação do centro paroquial da póvoa de sto. adriãoPublicado em: DR Série II, nº 203 de 20 de Outubro de 2017 Emissor: Centro Social e Paroquial da Póvoa de Santo AdriãoPreço Base do Concurso: 1.000.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 04 de Dezembro de 2017

Lisboa

proteção anticorrosiva de pontes metálicas na linHa da beira baixa, fase 1Publicado em: DR Série II, nº 200 de 17 de Outubro de 2017Emissor: Infraestruturas de Portugal, SAPreço Base do Concurso: 900.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 28 de Novembro de 2017

santarém

reabilitação do envelope do bairro do monte da bela blocos 1 a 7Publicado em: DR Série II, nº 206 de 25 de Outubro de 2017Emissor: CMPH - DomusSocial - Empresa de Habitação e Manu-tenção do Município do Porto, EMPreço Base do Concurso: 5.510.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 04 de Dezembro de 2017

Porto

empreitada de “linHa do algarve - estabilização de taludesPublicado em: DR Série II, nº 206 de 25 de Outubro de 2017Emissor: Infraestruturas de Portugal, SAPreço Base do Concurso: 1.120.600,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 01 de Dezembro de 2017

Faro

empreitada de execução da estação de tratamento de águas residuais de dianteiroPublicado em: DR Série II, nº 206 de 25 de Outubro de 2017Emissor: Águas do Centro Litoral, SAPreço Base do Concurso: 780.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 06 de Dezembro de 2017

Coimbra

construção e de fornecimento de equipamentos da estação eleva-tória do bloco de rega loureiro-alvitoPublicado em: DR Série II, nº 205 de 24 de Outubro de 2017 Emissor: EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra Estruturas do Alqueva, SAPreço Base do Concurso: 945.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 03 de Dezembro de 2017

évora

empreitada de construção do sistema solar fotovoltaico da ilHa de santa maria - painéis solares, inversores, cabos e equipamen-tos - aeroporto - ilHa de santa maria - açoresPublicado em: DR Série II, nº 202 de 19 de Outubro de 2017Emissor: EDA Renováveis, SAPreço Base do Concurso: 900.000,00 (sem IVA)Tipo: ConstruçãoData de Receção de Propostas: 18 de Dezembro de 2017

região autónoma dos açores

11

materiais/equipamentos>

> Protect - Placa de gesso impermeável, incombustível, resistente I Gyptec Ibérica

A nova placa de gesso Gyptec Protect é uma placa altamente resistente. A Protect é revestida com uma tela especial em fibra de vidro em vez do tradicional papel, o que lhe confere uma ex-celente resistência à humidade e classificação de reação ao fogo A1.

onde aplicar?

• revestimentos e divisórias inte-riores

Balneários, piscinas, spa, casas de banho, cozinhas, vestiários e zonas com alta exigência de re-sistência à humidade e ao fogo.

• revestimentos exteriores

Varandas, alpendres, zonas mais húmidas e de exposição ocasio-nal à água.

Mais informações sobre a pla-ca Protect e sua aplicação em: www.gyptec.eu

Gyptec Ibérica - Gessos Técnicos, SAParque Industrial e Empresarial da Figueira da FozLote 3 - S. Pedro3090-380 Figueira da FozTel.: 233 403 050; Fax: 233 430 126E-mail: [email protected]: www.gyptec.eu

12

utilização prevista

• Locais de atividade residencial

• Locais de prestação de serviços

• Locais de acolhimento de público

• Locais de acolhimento de multidões

sistema f.100 - novos perfis

F.100.006 | Perfil para guardas Vidro de 21,52 e 25,52 mm F.100.007 | Perfil de fixação F.100.008 | Perfil de corrimãoVidro de 17,5 mm F.100.009 | Perfil de corrimãoVidro de 21,50 e 25,5 mm

Extrusal, SARua do Sacobão - Aradas3810-454 AveiroTel.: 234 378 900; Fax: 234 378 902E-mail: [email protected]: www.extrusal.pt

materiais/equipamentos>

> >Sistema de Guarda-corpos Extrusal

Biocalce® MuroSeco: Resolve definitivamente o problema da humidade das paredes I Kerakoll Portugal

A Extrusal atualizou o sistema de guardas F.100 com novas solu-ções.

Sistema para arquitetura de guarda-corpos em alumínio e vidro, promovendo a segurança dos utentes, reduzindo o risco de queda para o exterior dos es-paços definidos. Cumpre com a Norma Portuguesa NP EN 4491, a qual define as caraterísticas das guardas em função do tipo de utilização.

Apesar de os sistemas de de-sumidificação existirem há mais de 30 anos no mercado, existem numerosas limitações, típicas nestas soluções, para resolver o problema da humidade por absorção capilar das alvenarias. O mau funcionamento dos siste-mas velhos de desumidificação é causado pela fraca transpira-bilidade do reboco, pela pouca resistência no tempo à ação de-sagregante dos sais e ainda pelo efeito impermeabilizante dos tra-tamentos preventivos de embo-ço, que muitas vezes provocam a estagnação da água dentro da alvenaria, com os consequentes destacamentos, condensações, bolores e maus odores.

O Biocalce® MuroSeco é o novo sistema de reboco eco-compatí-vel para secar, de modo natural e definitivo, qualquer tipo de al-venaria húmida.

É um sistema revolucionário e simples do ponto de vista aplica-tivo: um desumidificador natural que extrai e elimina rapidamen-te sob a forma de vapor toda a humidade contida na parede, garantindo edifícios secos, sãos e com elevado bem-estar habita-cional, em linha com os padrões do GreenBuilding Kerakoll®.

Revoluciona a reabilitação de pa-redes húmidas pela introdução de uma nova matriz, cal natural NHL 3.5 e pozolana natural com elevado teor amorfo, que permite a formulação de um sistema de reboco seca-paredes em profun-didade com estrutura alveolar porosa. O sistema atua por de-sidratação contínua da parede e neutralização da cristalização sa-lina, insensível aos sais destruti-vos e inatacável no tempo.

Kerakoll Portugal, SANúcl. Empr. Venda do Pinheiro2665-602 Venda do Pinheiro Tel.: 219 862 491 E-mail: [email protected] Site: www.kerakoll.com

> >Coleção de Torneiras Lanta I Roca Bombas de calor para climatização Ariston Thermo Group

liso (que incorporam sistema de descarga click-clack). Para finali-zar o design do espaço de banho, pode ainda conjugar o modelo de lavatório com as misturadoras de duche da mesma coleção, asse-gurando harmonia total.

Todas as torneiras desta cole-ção incorporam o sistema Cold Start, que assegura a abertura em água fria para evitar que o aquecimento se ligue sem ne-cessidade. Desta forma, garan-te menor consumo de energia e menos emissões de CO2. Lanta incorpora também limitadores de caudal, contribuindo para reduzir o consumo de água.

Com Lanta, conforto, elegância e sustentabilidade estão aliados para um puro prazer no seu es-paço de banho.

Roca, SAPonte da Madalena2416-905 LeiriaTel.: 244 720 000Fax: 244 722 373Site: www.roca.com

As bombas de calor Nimbus aproveitam a energia gratuita do ar exterior e convertem-na em conforto para o seu lar, com uma incrível economia de energia e protegendo ao mesmo tempo o meio ambiente.

Estão disponíveis em modelo só climatização NIMBUS PLUS e modelo climatização combinada com produção de água quente sanitária Nimbus Flex e Nimbus Compact.

Todos estes modelos têm uma vasta gama de potências, adap-tando-se a todas as necessida-des, bem como a possibilidade de escolher sistema Monobloco ou Split.

No sistema Monobloco, a liga-ção entre a unidade externa e

modulo interno é unicamente hi-dráulica, conseguindo assim evi-tar a 100% a manipulação do gás refrigerante, tornando a sua ins-talação muito simples e flexível.

No sistema Split, é necessária a manipulação de gases refrige-rantes entre a unidade interior e exterior, conseguindo-se maiores rendimentos com esta solução.

Todas as soluções vêm equipa-das de série com sonda externa e controlador.

Todos estes equipamentos já estão preparados de série para integração da conectividade com a app Ariston NET. Esta permite configurar, modificar e controlar qualquer NIMBUS através do te-lefone móvel a qualquer momen-to, esteja onde estiver.

Ariston Thermo GroupAriston Thermo EspañaSucursal de PortugalTel.: 219 605 300E-mail: [email protected]: www.ariston.com

Sustentável, geométrica, pura. Três palavras que definem Lanta, uma das mais recentes coleções de torneiras monoco-mando da Roca. Mas estas três palavras não limitam as possibi-lidades que a coleção oferece. Elegante no porte, desenhada a partir de elementos cilíndri-cos que a tornam esbelta, Lanta apresenta uma geometria neutra que combina bem com loiças de formato retangular, cilíndrico ou orgânico.

Para um nível de conforto su-perior, Lanta está disponível em três alturas, garantindo a adap-tação a diferentes modelos de lavatório. A amplitude da gama permite optar por modelos com-patíveis com válvula de descar-ga automática, manual ou corpo

13

secilteK Hidrostop flex - Im-permeabilização flexível mono-componente de base cimentícia para aplicação pelo exterior - pis-cinas, tanques, fachadas, va-randas e terraços revestidos, pa-redes enterradas pelo exterior, zonas húmidas e fendas no exte-rior dos edifícios.

secilteK Hidrostop elástico- Impermeabilização elástica mo-nocomponente, sob a forma de membrana líquida pronta a usar - coberturas em betão, zinco, alu-mínio e membranas betumino-sas. Como é resistente aos UV pode também ser utilizado em co-berturas sem revestimento. Ago -ra com uma nova versão com fi-bras, mais resistente e acessível a tráfego pedonal ligeiro.

Secil, SAAvenida Eng.º Duarte Pacheco, 19 - 7º1070-100 LisboaTel.: 217 927 100E-mail: [email protected]: www.secilargamassas.pt / www.secilpro.com

materiais/equipamentos>

> Impermeabilizar com soluções Secil Secil

A presença de água ou humidade nas habitações é uma anomalia frequente que reduz significativa-mente a qualidade do ar e o con-forto interior dos edifícios.

A impermeabilização deve assu-mir elevada importância nos pro-jetos de construção, de forma a prevenir patologias nas constru-ções que originam o aparecimento

de fungos, condensações ou man-chas.

A improvisação em obra com so-luções inadequadas pode resultar em problemas difíceis de corrigir após a construção e com custos adicionais elevados.

A Secil Argamassas desenvolveu a gama de produtos SecilTEK Hi-

droSTOP, com soluções especial-mente desenvolvidas para a exe-cução de trabalhos técnicos de impermeabilização.

secilteK Hidrostop - Imperme-abilização monocomponente de base cimentícia para aplicação pelo interior - reservatórios de água, paredes enterradas e caixas de elevador.

14

materiais/equipamentos>

> Termóstatos Uponor Smatrix Style I Uponor

Os novos termóstatos da gama premium Uponor Smatrix Style foram especificamente concebi-dos para instalações de chão ra-diante. Contam com a Certificação Europeia EU-BAC, sendo a capa-cidade para realizar a medição da temperatura operacional da divi-são onde se encontra o termósta-to a característica principal que os diferencia dos restantes termósta-tos. Este é um aspeto fundamen-tal que garante um maior grau de conforto e um menor consumo

energético a acrescer aos siste-mas de chão radiante Uponor.

Estes termóstatos são adequados para instalações que funcionem tanto em modo de aquecimento como de refrigeração, visto que também têm capacidade para me-dir a humidade relativa do ambien-te. Esta característica simplifica a instalação e permite realizar um controlo mais preciso, evitando o risco de condensação nas zonas próximo da costa.

Os termóstatos Uponor Style são apresentados em duas versões:

- Sem fios, através de uma ra-diofrequência segura que evita as interferências provenientes de outros tipos de sinais ou equipa-mentos domésticos.

- Com fios, através de um cabo BUS que otimiza a instalação dos termóstatos mediante uma dispo-sição em cadeia ou estrela, con-soante as necessidades da habi-tação. Além disso, é possível inte-grá-lo em qualquer tipo de instala-ção domótica através de um pro-tocolo de funcionamento KNX. Este protocolo é o único que ga-rante a atualização da instalação domótica ao longo do tempo.

A inovação destes termóstatos vai mais além da sua funcionali-dade, já que inclui todos os seus benefícios num perfil de apenas 9 mm. São fabricados em branco e preto, e as suas linhas suaves e discretas permitem a integração em qualquer tipo de decoração. A acrescer, conta com um ecrã denominado <<e-ink>> que evita brilhos e incómodos no momento de o consultar.

principais benefícios do uponor smatrix style

• Medição da temperatura opera-cional

• Medição da humidade relativa

• Funções modo conforto/ECO e programação

• Modo férias

• Controlo centralizado e através de App Smatrix a partir do smar-tphone

• Poupança de energia superior a 20% devido à inovadora tecnolo-gia de autoequilíbrio

Uponor Portugal, LdaRua Central do Olival, 11004415-726 Olival - Vila Nova de GaiaTel.: 227 860 200; Fax: 227 829 644E-mail: [email protected]: www.uponor.pt

> >Sistema técnico Cobert para telhadosCobert

Pavimento de cortiça em rolo: “Divina Corkoleum” I Sedacor

rios para o remate de qualquer tipo de ponto singular do telhado.

Um dos elementos fundamentais e exclusivos do sistema técnico Cobert para telhados é o isola-mento modelado Cobert Insu-lation, que tem a finalidade de permitir a colocação perfeita das telhas, mediante aparafusamen-to ao ripado.

Cobert Insulation é fabricado em EPS Neopor e EPS branco, que se encontra modelado em função da forma interior da telha e com uma zona delimitada para o en-caixe da ripa, o que lhe confere elevadas prestações de isola-mento, estanquicidade e preci-são na instalação.

Cobert Estrada Nacional 361-12565-594 Outeiro da Cabeça Torres VedrasTel.: 261 920 000Fax: 261 920 001E-mail: [email protected]: www.telhas-cobert.com

Numa prova da sua capacidade de inovação, a Sedacor propor-ciona o primeiro pavimento de cortiça em rolo.

O produto Ideal para a decora-ção e renovação de espaços como salas, quartos, casas de banho, cozinhas, bibliotecas, salas de fisioterapia, ginásios e outros, onde é importante a ori-gem ecológica aliada ao confor-to, à fácil e rápida aplicação, à redução e absorção de ruídos de impacto, ao isolamento térmico e à absorção da tensão muscular e do impacto ao caminhar.

É um material anti-estático, agra-dável ao toque, resiliente, resis-tente, com baixa espessura (3 mm) e com opções de design di-versificadas.

“Divina Corkoleum” aproveita o melhor da cortiça e flexibiliza a sua utilização em pisos, inspiran-do-se em estilos de vida em rápi-da mutação, com ritmos intensos e agitados, onde a consciência sobre a sustentabilidade, a valo-rização e renovação de espaços, o conforto, o design e a tecno-logia se encontram e articulam numa extraordinária simbiose.

A Sedacor reinventa assim o pavimento em cortiça com este novo conceito de produto, pro-porcionando uma nova experiên-cia de conforto e prazer de viver.

Sedacor - Sociedade Exportadora de Artigos de Cortiça, LdaRua Nova do Lameiro, 1844535-489 S. Paio de OleirosTel.: 227 470 590; Fax: 227 453 322E-mail: [email protected]: www.jpscorkgroup.com

O sistema técnico Cobert para telhados é a solução de cons-trução de telhados mais avança-da do mercado a nível mundial, uma vez que combina os produ-tos mais vanguardistas do mer-cado internacional, fabricados na sua maioria pelo BMI Group e testados com as maiores exi-gências do Monier Technical Center, Alemanha.

Este sistema técnico é compos-to por telhas, peças e compo-nentes para telhado Cobert, que combina diversas soluções: im-permeabilizantes; cumeeira ven-tilada; filmes impermeáveis, res-piráveis e/ou refletivos; elemen-tos de fixação; produtos para a segurança do telhado e acessó-

15

Com o acabamento Stucco é pos-sível recriar ambientes que reme-tem para paisagens rochosas.

Este acabamento está disponível em cinco novos decorativos e é ambientalmente sustentável pois, sem usar o cimento, recria a sua estética. O Stucco encontra-se ainda disponível em mais quatro decorativos da gama Innovus.

O acabamento Fusion, por sua vez, conta com uma textura quen-te e natural, que nos remete para a madeira trabalhada à mão. Este acabamento foi desenvol-vido para ser utilizado em todos os tipos de materiais, permitindo criar ambientes calorosos e aco-lhedores.

E-mail: [email protected]: www.sonaearauco.com

materiais/equipamentos>

> >Stucco e Fusion: Novos acabamentos da Innovus I Sonae Arauco

Labo Pierre Mouss | Clean Mouss ProLabo Portugal

Os acabamentos Stucco e Fu-sion foram apresentados recen-temente ao mercado, e fazem parte da gama de produtos decorativos Innovus da Sonae Arauco. São acabamentos para painéis melamínicos e lamina-dos, com a possibilidade de aplicação em diferentes espaços interiores. Essencialmente, é a textura que os distingue, textura essa que lhes confere um toque exclusivo.

O acabamento Stucco é consi-derado uma inovação no merca-do. Inspirados pelos ambientes industriais, lofts urbanos e ma-teriais de origem natural, a sua textura é a de cimento com um toque cerâmico numa superfície estruturada, confortável, táctil e com um brilho equilibrado.

A Labo Portugal desenvolveu 2 novos produtos para limpeza de telhados e fachadas com uma fórmula rica em tensioativos es-pecíficos que formam uma mi-croespuma compacta e impreg-nante.

A vantagem desta gama “MOUSS” é reduzir o esforço mecânico e eliminar os perigos associados às projeções acidentais dos pro-dutos líquidos durante os traba-lhos de limpeza e renovação, ao mesmo tempo que permite um controlo visual da zona de apli-cação, aumentando o tempo de contacto em suportes com forte inclinação ou mesmo verticais.

O seu poder desengordurante elimina eficazmente toda a su-jidade provocada pela poluição atmosférica.

O Labo Pierre Mouss é indicado para limpeza de todo o tipo de te-lhados e fachadas em pedra na-tural, reboco ou mesmo betão. O Clean Mouss Pro é indicado para limpeza de suportes não porosos, nomeadamente coberturas metá-licas, painéis de fachadas, e todo o tipo de veículos incluindo máqui-nas e equipamentos industriais.

Aplicação prática e fácil com o pul-verizador Kit Espuma que dispo-nibilizamos. A elevada concentra-ção destes produtos aliada ao Kit Espuma tornam a limpeza muito económica, eficaz e polivalente.

Labo Portugal, SAZona Industrial Marinha GrandeRua de França, Lote 372430-028 Marinha GrandeTel.: 244 570 220; Fax: 244 570 229 E-mail: [email protected]: www.labo-portugal.com

16

publicidade>

17

materiais/equipamentos>

>> Coleções Lux e LumenJular

Torneira HIM da ZucchettiEdeba

As novas coleções Lux e Lumen são a grande revelação da marca Kährs para este ano, marcando uma nova tendência na decora-ção interior.

O verniz ultra-mate é um produ-to tecnicamente avançado, que representa uma inovação im-portante na gama de pavimen-tos Kährs, resultado da parceria entre designers e fabricantes de vernizes, que originou este aca-bamento revolucionário.

Este tratamento inovador da su-perfície é antirreflexo e permite obter a mesma aparência do óleo, com a vantagem da manu-tenção fácil e rápida que normal-mente só é possível obter com o acabamento a verniz.

Fundada há mais de 80 anos, a Zucchetti tem-se afirmado ao longo das últimas décadas como uma das empresas líderes em torneiras. O seu crescimento tem sido feito graças ao inves-timento em qualidade e em de-sign, e a um elevado ênfase na marca e na gama de produtos disponibilizados no mercado. A permanente colaboração de de-signers tem permitido inovar e tornar imediatamente identificá-vel a sua missão e os seus va-lores: é uma empresa orientada para o design.

Nada foi deixado ao acaso: o acabamento ultra-mate aplicado realça o tom e a textura natural da madeira, ao mesmo tempo que lhe confere uma camada protetora contra o desgaste e o uso diário.

A gama de cores disponível nas coleções Lux e Lumen apresenta opções que vão desde o branco pálido ao castanho profundo com elementos a negro.

Todos os pavimentos Lux e Lu-men têm espessura de 15 mm. Incluem ainda o sistema patente-ado de juntas sem cola Woodloc® 5S, tornando a instalação mais fácil e rápida. Garantia de 30 anos (para espaços residenciais).

Jular, SAQuinta de Santa Rosa - Apt. 10422681-901 CamarateTel.: 219 484 000Fax: 219 484 001E-mail: [email protected]: www.jular.pt

A empresa apresentou recente-mente HIM, a coleção de tornei-ras com assinatura de Ludovica + Roberto Palomba, que assi-nam tantas outras coleções da marca.

HIM tem um design radical, compacto e simples, mas com alma ecológica: foi desenhada para reduzir a quantidade de materiais usados a um mínimo, criando uma peça leve através da qual a água mostra toda a sua vitalidade. O resultado desta arquitetura, desenhada em torno do conceito de “menos é mais”, é uma torneira elegante, com li-nhas subtis e geométricas.

O cartunho embutido e patente-ado da Zucchetti permite que o volume de água seja reduzido ao mínimo.

EdebaParque Proclama, Quinta da Areia2830-481 Coina Tel.: 212 108 658; Fax: 212 108 690Email: [email protected]: www.edeba.pt

18

> materiais/equipamentos

> >Zenit da Teka: muito mais do que um lava-louças I Teka Portugal

Sistema de janelas de correr “High Design Slide” I Rehau

Depois a ideia é acrescentar acessórios e personalizar a zona de trabalho de acordo com os hábitos e necessidades de cada família. Tem disponíveis um dis-pensador de detergente, uma tá-bua de corte em bambu, um ces-to em aço inoxidável e ainda um kit multicook composto por pratos cerâmicos totalmente aptos para levar diretamente para o forno ou para o micro-ondas. Se preten-der conservar os alimentos antes de os cozinhar, tem também à disposição as respetivas tampas de silicone, de alta qualidade, em cor vermelha.

A juntar às mil possibilidades des-te lava-louças, junta-se a garantia Teka. Como um dos principais fa-bricantes de lava-louças, a mar-ca alemã compromete-se por es-crito a dar 75 anos de garantia, ou seja, 75 anos de tranquilidade.

Teka Portugal, SAEstrada da Mota, Apartado 533 3834-909 Ílhavo AveiroTel.: 234 329 500Site: www.teka.pt

Procurando responder às soli-citações do mercado quanto a uma arquitetura assente numa maior dimensão de vãos que permitem uma maior entrada de luz, a Rehau lança o novo siste-ma de correr em PVC para gran-des dimensões.

Fabricado em PVC, o novo sis-tema de correr com uma profun-didade de perfil de aro de 86 mm e de folha de 60 mm permite a utilização de reforços de eleva-do momento de inércia, que per-mite fabricar vãos de grandes dimensões. Com este sistema é possível realizar um vão de 2 fo-

lhas com 4 m de largura x 2,7 m de altura, quando sujeito a uma carga de vento de 400 Pa.

Quanto ao isolamento térmico obtém-se um valor Uw de 1,9 W/m2K ao conjugar o perfil com um vidro de Ug = 1,4 W/m2k. O au-mento da profundidade de folha permite a colocação de vidros com espessura total até 33 mm alcançando assim uma redução sonora até 30 dB.

A preocupação estética continua a ser uma das imagens de marca da Rehau e no Sistema High De-sign Slide é possível obter uma variedade de cores através das 58 opções de folheado.

Rehau, LdaAv. Dom João II, 41 2ºB1990-084 LisboaTel.: 218 987 050E-mail: [email protected]: www.rehau.pt

É um lava-louças mas não serve apenas para lavar a louça. É um novo conceito da Teka em que o lava-louças é uma área de tra-balho multifacetada. Lave os ali-mentos, reserve-os, corte e dis-ponha em travessas prontas a levar ao forno, lave louça - tudo isto em cima do lava-louças Ze-nit da Teka, sem sujar mais áre-as do balcão e sem sair do sítio.

O modelo Zenit existe em várias medidas, consoante o espaço disponível na cozinha de cada um.

> Trend Color StoneProfilpas Portugal

Trend Color Stone é uma coleção nova de perfis para esquinas ou listeis, com um acabamento ex-clusivo, desenvolvido pela Pro-filpas de acordo com as novas tendências de cores e acaba-mentos em cerâmica.

Tons neutros e ao mesmo tempo quentes e acolhedores, com um agradável efeito áspero ao to-que, que recriam a heterogenei-dade da pedra e outros materiais nobres.

A coleção abrange uma vasta gama de tons, desde as tona-lidades mais claras do branco e do bege aos tons escuros da ardósia, incluindo também tons vintage, como bronze e ferru-gem. Destacam-se igualmente os acabamentos clássicos “white ST” e “black ST”, duas cores que

reproduzem a textura da pedra e caracterizadas por um agradável efeito mate.

Estas novas tonalidades são acrescentadas às gamas ZQ e ZV existentes, que já disponibili-zavam uma ampla escolha de to-nalidades em alumínio, aço inox, latão e PVC.

A Profilpas disponibiliza assim ao mercado, com design Italiano, opções para valorizar os deta-lhes em qualquer projeto.

Profilpas Portugal, LdaAv. Irene Lisboa, 32, A.H, Alto do Forte 2635-001 Rio de MouroTel.: 219 167 529; Fax: 219 167 533E-mail: [email protected]: www.profilpas.com.pt

> Schlüter®-KERDI-BOARD-NSchlüter® Systems

Schlüter®-KERDI-BOARD-N são peças pré-fabricadas para a construção de nichos e pratelei-ras, com vários modelos dispo-níveis, garantindo a impermeabi-lização.

Desta forma, é possível garan-tir a criação de prateleiras e ni-chos facilmente revestíveis com cerâmica e pedra natural e, ao mesmo tempo, não comprome-ter a estanquicidade da zona do duche.

A montagem do elemento pré--fabricado é efetuada entre dois montantes. Para elementos mai- ores, será necessária uma su-bestrutura adicional para o apoio do elemento pré-fabricado. Para a instalação numa zona com ele-vada presença de água, as pe-ças cerâmicas deverão ser insta-ladas com uma ligeira pendente. Desta forma, evita-se que a água fique parada na base do nicho.

Sendo constituídas pelo mesmo material que as placas de im-permeabilização Schlüter Kerdi- -Board, com a ETAG 022 garan-te-se a estanquicidade de uma forma duradoura da zona de du-che e sem o perigo de condensa-ção superficial.

Schlüter® Systems Rua do Passadouro, 313750-458 FermentelosTel.: 234 720 020Fax: 234 240 937E-mail: [email protected]: www.schluter.pt

19

divulgação>