entrae/centro - encontro de trabalhadores espíritas em ...cândido xavier, oferece em parnaso de...

8
A Senda ANO 92 N o 161 NOVEMBRO 2014 federação espírita do estado do espírito santo Vem aí o Encontro da Família 2014 - página 7 Semana Espírita em Colatina página 5 Sugestões de livros da Livraria da FEEES página 3 CONSELHO FEDERATIVO ESTADUAL - Reunião Extraordinária página 7 FEEES participará da Reunião Ordinária do Conselho Federativo Nacional página 6 Capelania Espírita - oportunidade de trabalho no bem página 5 Encontro Regional de Mocidades Espíritas em Vila Velha página 3 ENTRAE/Centro - Encontro de Trabalhadores Espíritas em Vila Velha foto: divulgação Feees EDITORIAL Morte, antessala para a imortalidade página 2 Momento de total descontração e confraternização durante o evento. Veja na página 4 como foi o Encontro

Upload: others

Post on 05-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ENTRAE/Centro - Encontro de Trabalhadores Espíritas em ...Cândido Xavier, oferece em Parnaso de Além Túmulo testemunho vivo da realidade pós-mostem, cantando sob o título Morrer:

A SendaANO 92 No 161 NOVEMBRO 2014

federação espírita doestado do espírito santo

Vem aí o Encontro da Família 2014 - página 7

Semana Espírita em Colatinapágina 5

Sugestões de livros da Livraria da FEEESpágina 3

CONSELHO FEDERATIVO ESTADUAL- Reunião Extraordinária página 7

FEEES participará da Reunião Ordináriado Conselho Federativo Nacional página 6

Capelania Espírita - oportunidade detrabalho no bempágina 5

Encontro Regional de Mocidades Espíritasem Vila Velhapágina 3

ENTRAE/Centro - Encontro de TrabalhadoresEspíritas em Vila Velha

foto: divulgação Feees

EDITORIALMorte, antessala para a imortalidadepágina 2

Momento de total descontração e confraternização durante o evento. Veja na página 4 como foi o Encontro

Page 2: ENTRAE/Centro - Encontro de Trabalhadores Espíritas em ...Cândido Xavier, oferece em Parnaso de Além Túmulo testemunho vivo da realidade pós-mostem, cantando sob o título Morrer:

EXPEDIENTE

DIRETORIA DA FEEESPARA O TRIÊNIO 2013/2016

PresidenteDalva Silva SouzaVice-Presidente de AdministraçãoValmir Gomes do NascimentoVice-Presidente de DoutrinaMaria Lúcia Resende Dias FariaVice-Presidente de UnificaçãoRose Mary de Souza ThiengoVice-Presidente de EducaçãoLuciana Teles de Moura

Conselho Fiscal:Maria de Lourdes NevesGeraldo Teixeira da CostaEliomar Borgo CyprianoSuplentesRoberto José DamacenoJosé Guido Nascimento Filho

DEPARTAMENTOSComunicação SocialRodrigo Salatiel BrasileiroOrientação MediúnicaCristina Soneghet SimonAtendimento EspiritualEliana Schmidt CastelaniEstudo SistematizadoJosé Ricardo do Canto LírioInfância e JuventudeEdmar Reis ThiengoAssistência e Promoção SocialSolange de Oliveira Nascimento

ÓRGÃO INFORMATIVO DA FEDERAÇÃOESPÍRITA DO ESPÍRITO SANTOC.N.P.J. 28.150.936/0001-18Insc. Estadual 081.162.73.1Rua Álvaro Sarlo, 35 - Ilha de Santa MariaVitória/ES - CEP 29051-100Tel: (27) 3222-2117 / 3222-7551Fax: (27) 3222-6509e-mail: [email protected]

Projeto GráficoStudio Rodrigo Resende

EdiçãoRenata Guizzardi

DiagramaçãoJMBCoutinho

RevisãoDalva Silva Souza

ImpressãoGráfica Comercial - 27 3722-0566 - Colatina-ESwww.graficacomercial.art.br2

EditorialA SENDA

A reverência aos mortos é hábito milenar na experiência humana. Ante a indagação que ainda permanece, para grande maioria, sem resposta lúcida e confortadora sobre o destino e a situação em que se encontra o morto querido, honram-lhe a memória por rituais religiosos, almejando eterna tranquilidade no seio da divindade. Louvável a expressão de apreço dos que ficam às afeições que os antecederam no túmulo.

A Doutrina Espírita aqui comparece, oferecendo importante reflexão sobre o assunto pelos princípios que lhe norteiam a mensagem de amor e paz. A morte, contingência da qual é impossível fugir, deve ser percebida, ensina, como portal para retorno ao nosso país de origem – a realidade espiritual. A vida não acaba com a morte que afeta somente o corpo físico. A alma permanece por inteiro após a desencarnação, ponto de há muito patenteado pelas inequívocas provas da imortalidade do Espírito, inclusive modernamente pelas pesquisas científicas em que o fato mediúnico e outras experiências com a psique humana atestam a perenidade do ser. Por conta disso, ninguém “perde” ninguém, apenas se distancia temporariamente para, mais adiante, desfrutar as bênçãos do reencontro feliz.

As lições do Espiritismo a respeito da vida e da morte são eminentemente consoladoras, porque aclaram o entendimento, fazendo compreender que, em qualquer dimensão da vida em que nos situemos, a paternidade divina se mostra espontânea, justa e generosa. Importa considerar, porém, que o estado ditoso ou infeliz no mais além dependerá, decisivamente, de como o ser transitou no mundo ante as possibilidades estimulantes e desafiadoras que a Vida lhe concedeu com vistas ao seu crescimento para

Deus: a bênção da família ou o berço de favor para valorizar a excelência do ninho familiar; a vitalidade ou as limitações educativas impondo, agora, o indispensável respeito ao corpo; as afeições sinceras ou o desapreço de alguns, ensinando a reconsiderar as atitudes; a riqueza do lar ou a solidão afetiva para incorporar o valor da patermaternidade; a alegria da amizade ou as relações de interesse, frágeis e enganosas, ante o impositivo da lealdade no trato social; os sonhos realizados ou o pesadelo dos infortúnios como alertas providenciais indicando correção de rumo... Hoje somos o que construímos ontem, amanhã seremos o resultado do que agora produzimos. A cada um segundo suas obras, já ensinava Jesus, o Pedagogo da Humanidade.

Mas, afastando-nos de considerações doutrinárias mais amplas, preferimos, aqui, realçar a voz do poeta lírico português João de Deus (1830/1896) que, pela mediunidade luminosa do sempre querido Francisco Cândido Xavier, oferece em Parnaso de Além Túmulo testemunho vivo da realidade pós-mostem, cantando sob o título Morrer:

Não mais a dor intensa e desmedida. No momento angustioso de morrer, Nem o pranto pungente por se ver Um ser amado em horas da partida!..., A morte é um sono doce; basta crer Na Paz do Céu, na Terra apetecida,Para se achar o Amor, a Luz e a Vida,Onde há trégua à tristeza e ao padecer.

Venturosa região do espaço Além, Onde brilha a Verdade e onde o Bem É o fanal reluzente que conduz;

Mansão de claridade e pulcritude,Onde os bons, que adoram a Virtude,Gozam o afeto extremo de Jesus.

Morte,antessala para a imortalidade

Page 3: ENTRAE/Centro - Encontro de Trabalhadores Espíritas em ...Cândido Xavier, oferece em Parnaso de Além Túmulo testemunho vivo da realidade pós-mostem, cantando sob o título Morrer:

NotíciasNovembro 2014

3

NOSSO LARO LIVRINHO DIVER-TIDO

André Luiz vai co-nhecer a cidade espi-ritual Nosso Lar, fazer novos amigos e viver grandes aventuras.

O livrinho é acom-panhado de um tabu-

leiro. Nele você deve chegar à cidade espiritual, conse-guir um bônus-hora em cada ministério e depois voltar à Terra.

Você pode avançar em qualquer direção, para frente ou para trás, ou subir pelos atalhos do aeróbus, que o transporta para qualquer lugar da colônia.

Vence quem primeiro conseguir voltar à Terra para transformar-se em cidadão de Nosso Lar.

O EVANGELHO POR EMMANUEL,

COMENTÁRIOS AO EVANGELHO

SEGUNDO MARCOS

Com o objetivo de pro-porcionar nova e ampliada visão sobre o Novo Testa-mento, a FEB Editora traz a público O Evangelho por Emmanuel, uma coletânea com os comentários presen-tes no trabalho amoroso desenvolvido pelos benfeitores que, durante mais de setenta anos, se dedicaram ao ser-viço iluminativo do ser humano.A dupla Emmanuel e Francisco Cândido Xavier foi responsável por esta obra de inestimável valor para os dias atuais. Este trabalho foi promovido por uma equipe de pesquisadores da FEB e or-ganizado em sete volumes que compõem o projeto, com a finalidade de tornar acessíveis os preciosos ensinamen-tos presentes no Novo Testamento, referentes ao estudo e interpretação da mensagem de Jesus.

LIVRARIA DA FEEES

Sugestões de Livros

ESPIRITISMO EPOLÍTICA:CONTRIBUIÇÕES PARAA EVOLUÇÃO DO SER E DA SOCIEDADE

Espiritismo e política: contribuições para a evolu-ção do ser e da sociedade oferece reflexões sobre a vi-são espiritual e social da hu-manidade. É um livro para ser

estudado comparando-se com o capítulo de O livro dos Espíritos a que se refere, o que pode ser feito individual-mente ou em grupos de pessoas interessadas.Este estudo surgiu das reflexões sobre o relacionamento da Doutrina Espírita com as Ciências Sociais e entre elas, a Política, que tanta influência tem na organização social.

Encontro Regional de Mocidades Espíritas em Vila Velha

No primeiro sábado de outubro, foi re-alizado mais um Encontro Regional de Mo-cidades, desta vez na União Espírita Cristã, em Vila Velha. O encontro foi marcado por diversos momentos que combinaram instru-ção, sensibilidade e criatividade, caracterís-ticas habituais nos eventos organizados pela Equipe Pedagógica do DIJ da FEEES.

O programa do encontro foi concebido com base no livro Jovens no Além. A abertura contou com a equipe de música que muito animadamente envolveu a todos os jovens participantes com canções do repertório e músicas espíritas capixabas. Em seguida, Luciana Moura fez uma exposição muito in-teressante, apresentando estatísticas sobre as principais causas de morte entre jovens e provocando nos jovens a questão “o que podemos fazer para diminuir o número de mortes violentas de jovens, cujos números no nosso Estado são assustadores?”

Para auxiliar a responder a essa ques-tão, os jovens foram divididos em grupos, por afinidade de tema e, cada grupo desenvolveu atividades específicas, coordenados por mem-bros da equipe pedagógica do DIJ. Os temas foram Autoimagem, Violência Urbana, Drogas e Álcool, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/Aids, Aborto e Suicídio. No final do dia,

cada grupo apresentou uma atividade que foi resultado de uma oficina realizada na parte da tarde. Uma das apresentações mais inte-ressantes foi um desfile feito pelo grupo de Autoimagem, cujas roupas confeccionadas pelos próprios jovens, com base em material de papelaria, representavam sentimentos e questões relevantes a pessoas com problemas de autoimagem, tais como: aceitação dos li-mites, autoconfiança, amor, família etc. As apresentações incluíram, ainda, uma música criada pelos jovens sobre DSTs e sexualidade e uma fotonovela sobre violência urbana. O conteúdo do grupo sobre suicídio estará dis-ponível a partir do Canal Yeah!, canal de víde-os para jovens espíritas no Youtube (https://www.youtube.com/user/yeahjovem).

O evento contou ainda com uma ativi-dade de integração baseada nas letras de mú-sicas espíritas capixabas e com um momen-to em que os jovens puderam satisfazer sua curiosidade sobre o livro Jovens no Além, a partir de perguntas direcionadas aos autores presentes no encontro.

Tudo isso e mais o carinho dos mem-bros da União Espírita Cristã, que brindou a todos com um excelente almoço, além de lanches muito gostosos, contribuíram para fazer deste um dia muito especial!

Equipe do DIJ/FEEES, tendo ao centro, Luciana, vice-presidente de educação, e Edmar Thiengo, diretor do DIJ

fotos: divulgação Feees

Page 4: ENTRAE/Centro - Encontro de Trabalhadores Espíritas em ...Cândido Xavier, oferece em Parnaso de Além Túmulo testemunho vivo da realidade pós-mostem, cantando sob o título Morrer:

A SENDA

4

fotos: divulgação Feees

ENTRAE/Centro - Encontro de Trabalhadores Espíritas em Vila Velha

A última edição de 2014 do Encontro de Trabalhadores Espíritas (ENTRAE) reuniu cer-ca de 150 trabalhadores das casas espíritas de Vila Velha e Guarapari, na sede da Casa Es-pírita Cristã (Ibes-VV), no dia 19 de outubro. Esse evento tem-se mostrado de fundamental importância, para a permanente capacitação dos trabalhadores espíritas, bem como para o fortalecimento da unificação do movimento federativo estadual.

Na abertura, Paulo César Castellani, co-ordenador da Comissão Executiva do 6º CRE, deu as boas-vindas a todos e, para a prepara-ção do ambiente, Célia Kill e Thiago Valada-res apresentaram belas músicas do repertório espírita. Depois, Dalmir Ferreira, presidente da CEC, fez a prece e Dalva Silva Souza, pre-sidente da Feees, falou brevemente sobre a experiência de participar da Cúpula das Reli-giões pela Paz, realizada em Seul no mês de setembro.

O empenho dos companheiros dos CREs foi importante para o sucesso do Encontro.

Destacamos o esforço da equipe do 6º CRE, que garantiu a logística; o esforço da equi-pe do 11º CRE, sob a orientação de Jucelino Zolini Quaresma, que conseguiu mobilizar os trabalhadores de Guarapari, e o trabalho dos amigos da CEC, que ofereceram um ambien-te confortável e cheio de boas vibrações que favoreceu muito o desenvolvimento das tare-fas. Não podemos deixar de falar do excelen-te almoço servido no próprio local pelos ta-refeiros da CEC. O feijão do Egeu fez sucesso!

A equipe da Feees foi assim represen-tada:

• Departamento de Atendimento Espi-ritual (DAE) - “Receba as flores que lhe dou” - com Eliana e Paulo Cesar Castellani, Carlos Faroni, Giselda Rodrigues e Sofia – trabalhou a importância da recepção e do atendimen-to fraterno pelo diálogo nas casas espíritas e a necessidade de desenvolvermos os laços de fraternidade entre os trabalhadores e fre-quentadores.

• Departamento de Assistência e Promo-

ção Social - DAPSE – trabalhou “A assistência e a promoção social espírita no trabalho com a família” - com Solange e Valmir Nascimento, Ruth Miguel, e Mônica Paulino.

• Departamento de Comunicação Social - DECOM - focalizou “Meios de Divulgação da casa espírita” - com Rodrigo Brasileiro.

• Departamento de Estudo - DESDE – fez excelente abordagem sobre “Literatura espíri-ta, como identificá-la?” - com José Ricardo do Canto Lírio e Wanderlei de Aguiar.

• Departamento de Infância e Juventu-de - DIJ - dividiu-se em duas salas: 1) Infância - “Evangelização da criança - novas perspecti-vas”; 2) Juventude - “Diretrizes para as ações da juventude do Brasil” - com Edmar Thiengo, Lourdes Libardi e Thiago Izoton.

• Departamento de Orientação Mediúni-ca - DOM - colocou em discussão a “Prática da mediunidade: 1) como montar uma equipe me-diúnica; 2) como conversar com os espíritos” - com Eliomar Borgo.

PARABÉNS A TODOS PELA REALIZAÇÃO!

Público presente na abertura

Trabalhadores compartilham experiências Da esuqerda para a direita, José Ricardo, Dalva, Paulo César, Gerusa, Valmir e Wanderley

Dalva Silva Souza, presidente da Feees, falou sobre a experiência de ter participado da Cúpula das Religiões

pela Paz, realizada em Seul no mês de setembroCélia e Thiago cantam para preparar o ambiente

Page 5: ENTRAE/Centro - Encontro de Trabalhadores Espíritas em ...Cândido Xavier, oferece em Parnaso de Além Túmulo testemunho vivo da realidade pós-mostem, cantando sob o título Morrer:

Novembro 2014

Notícias

5

CAPELANIA ESPÍRITAoportunidade de trabalho no bem

A AME-ES vem desenvolvendo com grande sucesso o trabalho de Capelania Espírita. As visitas ao Hospital da Unimed (CIAS) se iniciou com solicitação de 2 a 3 pacientes e, agora, já vem atendendo a 25 pacientes por dia de visita, que acontece às sextas-feiras. O número de solicitações cresce a cada semana, demonstrando a boa aceitação e reconhecimento por parte dos assistidos. A equipe capacitada no último curso tem acompanhado tam-bém alguns pacientes em suas residên-cias.

Na semana passada, iniciou-se uma nova frente de trabalho no Hospital Vila Velha. A receptividade foi ótima e há um plano de se fazer capelania neste hospital

com a perspectiva de implantar ali uma as-sistência religiosa de qualidade que sirva de modelo.

O grupo de Capelania da AME-ES está se reunindo às segundas-feira, na Feder-ação Espírita do Estado do Espírito Santo, às 20h, com a coordenação das psicólogas Juliana Valadão Archanjo e Daniela Ohlsen. Nessa reunião, são apresentados temas relacionados à saúde e discutidos alguns casos de assistidos.

A AME-ES convida a todos que já fiz-eram o curso para participarem deste tra-balho, pois a demanda está cada vez maior e há necessidade de mais mãos, corações e mentes para atender a este chamado sublime de servir na seara do Cristo.

Semana Espírita em Colatina

Jovens colaboradores na livrariazMaterial de divulgação da Semana Espírita em Colatina

A 18ª Semana Espírita em Colatina aconteceu entre os dias 14 e 18 de outu-bro no Auditório do SENAC, na praça do Sol Poente em Colatina. O evento chegou à sua maioridade, completando 18 anos de existência com o objetivo de divulgar a Doutrina Espírita na região.

Neste momento tão especial, o tema escolhido foi “O Evangelho como Mecanis-mo de Reforma Íntima”, porque, neste ano, comemoramos 150 anos de lançamento do livro O Evangelho Segundo Espiritismo, exce-lente ocasião para apresentar Jesus a todos.

O Público foi de 320 pessoas nos 4 dias de evento, que compreenderam ex-posições sobre os seguintes temas: O

Evangelho como Mecanismo de Reforma Íntima, com Emerson Pedersoli, de Belo Horizonte-MG; A Aplicação do Evangelho na Família, com Luiz Humberto Dutra, de Vitória-ES; Evangelho Luz Divina, com Jorge Vicente Soares, de Timóteo-MG e O Evangelho no Despertar da Consciência, com Clóvis Aurélio Vervloet, de Vitória-ES.

Nos quatro dias, percebeu-se que os expositores estavam iluminados diante da oportunidade de falar em nome de Jesus divulgando o Evangelho, trazendo muitas reflexões. As apresentações musicais fica-ram por conta do Coral Infantil do Lar Fa-biano de Cristo, Rafael Roldi da Cruz, Mo-cidades Espíritas de Colatina e Coral do Lar

Irmã Scheilla. Houve também a habitual Exposição

de Livros, atingindo o sucesso de sempre, já que muitas pessoas não espíritas apro-veitaram a oportunidade para conhecer os livros da Doutrina Espírita.

Um destaque do evento foi a partici-pação dos jovens nos trabalhos, em espe-cial na Recepção, no Cerimonial, na Músi-ca e na Livraria.

Nós da Família 2º CRE agradecemos a participação de todos na 18ª Semana Espí-rita em Colatina, em que tivemos a opor-tunidade de conhecer melhor o Evangelho e a proposta de Amor do Cristo para guiar nossos caminhos.

fotos: divulgação Feees

Curso de CapelaniaEspírita

A AME-ESe o 3º Conselho Regional Espírita

convidam a todos para participar doCURSO DE CAPELANIA ESPÍRITA,

que se destina a preparar trabalhadores para visita aos enfermos em hospitais. Todos os trabalhadores da Assistência

Fraterna estão convidados, assim como os trabalhadores que desejarem fazer

visitas em hospitais.

Data: 9/11/2014 - Horário: de 8h30 às 17h.Local: Grupo Espírita Casa do Caminho

Endereço: Rua João Azevedo, 15,Bairro São Cristóvão, Vitória

(atrás do Quartel de MaruÍpe).Inscrições e informação:[email protected]

Page 6: ENTRAE/Centro - Encontro de Trabalhadores Espíritas em ...Cândido Xavier, oferece em Parnaso de Além Túmulo testemunho vivo da realidade pós-mostem, cantando sob o título Morrer:

Dia 03 - 14h30 Entre a Fé e a Razão Antônio Carlos Cerutti Dia 04 - 20h Amar - Uma Necessidade Natural Maria Lúcia Resende Dias FariaDia 10 - 14h30 Morte, Antessala para a Imortalidade Égida Maria Bisi Dia 11 - 20h A Indulgência Alber Oliveira Lima Dia 17 - 14h30 A Escola das Almas Maria Angelina Valory Dia 18 - 20h Afabilidade e Doçura Elisabete Vargas Dia 24 - 14h30 Roteiro de Luz Eliomar BorgoDia 25 - 20h Harmonia Íntima Lílian Martins

AgendaA SENDA

80

6

Dia 05 - 20h Fé e Crença Wilson Ayub

Dia 12 - 20h Bioética e Espiritismo José Roberto P. Santos

Dia 19 - 20h Auto-conhecimento Departamento de Saúde Mental

Dia 26 - 20h A Gênese das Doenças Maria Cristina Alochio de Paiva

Programação de Palestras AMEEES - Novembro 2014

A reunião extraordinária do CFE se rea-lizará no dia 1º de novembro, das 8h30 às 17h, na sede da Feees. Estão convocados os coor-denadores e secretários dos CREs, a Diretoria Executiva e os Diretores dos Departamentos da Feees. Em pauta, debates sobre eventos de 2014 e proposições para 2015, Calendário 2015; Esta-tuto e Regimento Interno/Feees, além da busca de solução para questões e problemas do mo-vimento estadual.

NOVEMBRO-2014 • Programação de Palestras na FEEESO CFE se reunirá em novembro

FEEES participará daReunião Ordinária

do CFN

JUVENTUDEINTERROMPIDA

A reunião do Conselho Federativo Nacio-nal se realizará, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, na sede da FEB, em Brasília. Importantes temas estarão na pauta de trabalho. A Feees será re-presentada pela presidente, Dalva Silva Souza, e a vice-presidente de Educação, Luciana Te-les de Moura. Está convocado também para uma reunião específica o diretor do Dij, Edmar Thiengo. Em breve, noticiaremos as novidades. Fique ligado!

O livro produzido pela equipe do DIJ/Feees segue produzindo interesse e moti-vando estudos. O livro está disponível para compra na Livraria da Feees e a equipe do Dij convida para mais dois eventos:

Dia 09/11, das 9h às 11h, no Núcleo Espíri-ta Irmão Maurício (NEIM), em Vitória

Pinga-fogo com a mocidade de casa, que já estudou o livro.

Dia 15/11, das 17h às 19h, na Fraternidade Espírita de Jardim Camburi (FEJAC), em Vitória

Seminário sobre o livro durante o horá-rio da mocidade da casa. NÃO PERCA!

Page 7: ENTRAE/Centro - Encontro de Trabalhadores Espíritas em ...Cândido Xavier, oferece em Parnaso de Além Túmulo testemunho vivo da realidade pós-mostem, cantando sob o título Morrer:

NotíciasNovembro 2014

Biblioteca reabresuas portas

Após a reorganização e atualização da Biblioteca “Jacques Aboab” da Feees, anun-ciamos, com alegria, mais um espaço des-tinado aos estudos doutrinários espíritas franqueado aos Centros Espíritas e à comu-nidade em geral. Marcelo Lacerda estará na Feees, às quartas-feiras, das 14h às 17h30, à disposição do público interessado. Há mais de mil títulos à disposição para empréstimo.

7

Vem aí o Encontroda Família 2014No mês de dezembro próximo, os

Conselhos Regionais Espíritas estão con-vidados a dinamizar, em suas respectivas regiões, o 3º Encontro Espírita da Família. O objetivo geral é chamar a atenção para a importância da família como estrutura erguida em bases sólidas de união, respei-to, compreensão e solidariedade. Aprovado pelo Conselho Federativo Estadual, em 2011, definiu-se o dia 8 de dezembro como Dia do Encontro da Família Espírita, porque esse é o Dia Nacional da Família, estabelecido pelo Decreto nº 52.748, de 24 de Outubro de 1963. Incentive as casas espíritas de sua região a realizar alguma atividade. Há total liberda-de para que as casas espíritas se articulem em conjuntos integrados, ou realizem isola-damente. O importante é não deixar passar em branco essa data. Vamos fortalecer a campanha da família: “O melhor é viver em família, aperte mais esse laço!”

DATA DIRIGENTE FACILITADOR FONTE ESTUDO/EVENTO05/11 Marco Antônio Luciano Boleli Filho Roberto Ailton Esteves de Oliveira Da Lei de Destruição07h30 GUERRAS12/11 Cássio Drumond Magalhães Felipe Sellin Da Lei de Destruição07h30 ASSASSÍNIO19/11 Raphael Baptista Faé Cássio Drumond Magalhães Da Lei de Destruição07h30 CRUELDADE26/11 Felipe Sellin Raphael Baptista Faé Da Lei de Destruição07h30 DUELO

ESTUDO SISTEMÁTICO DA FILOSOFIA ESPIRITUALISTA:O LIVRO DOS ESPÍRITOS - Parte III - DAS LEIS MORAIS

DATA DIRIGENTE FACILITADOR FONTE ESTUDO/EVENTO14/11 Marco Antônio Luciano Boleli Filho Raphael Baptista Faé Grupo de Estudos16às18h Espíritas (UFES)28/11 Raphael Baptista Faé Felipe Sellin Grupo de Estudos 16às18h Espíritas (UFES)

REUNIÕES DO GRUPODE ESTUDOS ESPÍRITAS UNIVERSITÁRIO - GEEU

Programação de Estudos Doutrinários da AJE-ESpara novembro de 2014

Page 8: ENTRAE/Centro - Encontro de Trabalhadores Espíritas em ...Cândido Xavier, oferece em Parnaso de Além Túmulo testemunho vivo da realidade pós-mostem, cantando sob o título Morrer:

AconteceuA SENDA

8

fotos: divulgação Feees

Outubro foi um mês festivo para o Grupo Espírita Joana D’arc, de Linhares, que completou 70 anos de idade no dia 17/10. As comemorações incluíram palestras com convidados de fora a cada domingo do mês e, além disso, a exibição da peça “O Misté-rio do Castelo Winston”, do Grupo de Tea-tro Luminus, em duas sessões no dia 18/10.

Grupo Espírita Joana D’Arc completa 70 anos

Elenco da peça “O Mistério do Castelo Winston” e a festa da plateia após a exibição da peça

A entrada estipulada para assistir à peça foi 1kg de alimento não perecível. Como as duas sessões lotaram, arrecadou--se um carro inteiro de mantimentos, que foram encaminhados para duas institui-ções da cidade: o Lar da Fraternidade e o Orfanato Raphael Toms. Quem assistiu pode se divertir com esta peça tão descon-

traída e interessante!Houve também uma confraterniza-

ção de aniversário do grupo. Sobre ela, Rita Portugal comentou “Foi um momento de reflexão, mas também de rever a história da casa através de fotografias. Foram mui-tas risadas. Nossa, a galera tá muito mais bonita hoje!!”

Bolo de comemoração dos 70 anos do Grupo Espírita Joana D’Arc

Cena da confraternização de aniversário