ensino médio 2º. ano · ensino médio 2º. ano história ©museu do louvre, paris. ... É a...

24
#ConquistaNoEstudo ■ #Dia3Semana7 Ensino Médio ■ 2º . ano História ©Museu do Louvre, Paris

Upload: others

Post on 01-Jun-2020

22 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#ConquistaNoEstudo ■ #Dia3Semana7 Ensino Médio ■ 2º. ano

História

©M

useu

do

Louv

re, P

aris

Page 2: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

Antigo Regime

A consolidação das monarquias nacionais foi resultado de um período marcado por grandes mudanças, tais como o enfraquecimento dos senhores feudais e o fortalecimento do poder dos monarcas. O novo papel assumido pelo comércio e pelas cidades fez surgir uma nova classe social, a burguesia, importante para o processo de centralização do poder em torno da figura do monarca.

A partir de agora, vamos aprender mais sobre o Antigo Regime!!!

#PartiuHistóriacomCQT

Page 3: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#SeLigaEstamos juntos novamente!!

Nesta aula, nossos objetivos estão bem definidos:

a. Reconhecer temporalmente o período denominado de Antigo Regime na Europa;

b. Conhecer e compreender o conceito de Antigo Regime;c. Compreender as organizações política, social e econômica que

caracterizaram o Antigo Regime;d. Identificar os motivos que levaram à formação dos Estados

modernos;e. Analisar a estrutura social do Antigo Regime;f. Compreender as características do Absolutismo em diversos

Estados europeus, como Espanha, Portugal, Inglaterra e França.

Page 4: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#Conteúdo

Antigo RegimeÉ a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa (1789). Entre os séculos XVI e XVIII esteve em vigor na Europa o sistema de governo conhecido como Antigo Regime. Suas origens remetem à transição da Idade Média para a Idade Moderna, momento em que começam a surgir os Estados Nacionais.

Com a desintegração do feudalismo, a figura do rei passou a ganhar cada vez mais força. Se anteriormente, no medievo, o rei existia com poderes limitados e sem muita importância para a estrutura e poder medieval, foi a partir do século XV que essa situação passou a mudar radicalmente. A fim de manter a unidade territorial, o poder político necessitava ser centralizado nas mãos de uma única figura, o rei, que, para tanto, aliou-se a dois outros grupos sociais: o clero e a nobreza, que, em troca de apoio ao monarca, barganhavam a manutenção de seus privilégios, em especial o não pagamento de impostos.

Page 5: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#ConteúdoApesar de ter ocorrido em outros países europeus, o Antigo Regime é mais comumente aceito como um modelo francês que, ao estabelecer a aliança política citada anteriormente, acabou por configurar sua estrutura social clássica, caracterizada por ser muito hierarquizada. Essa aliança pode ser dividida em três estados: 1º. estado – o clero, composto pelos membros mais altos da Igreja Católica; 2º. estado – a nobreza, que seriam os descendentes de famílias poderosas; e, por fim, o 3º. estado – o povo, que abarcava todo o resto da sociedade.

São duas as principais categorias do Antigo Regime, a saber:

O Absolutismo – dado o fato de que o poder deveria ser centralizado na figura real, todas as decisões políticas ficavam sob responsabilidade do rei, que não deveria prestar contas de seus atos.

O Mercantilismo – para que um país fosse rico, ele deveria possuir uma balança comercial favorável, o que significava na prática que deveria vender mais do que comprava. Para se medir o sucesso desse sistema econômico, era necessário contabilizar a quantidade de ouro e prata que estavam nas reservas do país. O rei deveria intervir nas decisões econômicas, protegendo os produtos produzidos em suas terras através de pesadas taxas de importação cobradas de seus inimigos comerciais, prática que ficou conhecida como protecionismo alfandegário.

Page 6: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#Conteúdo

Seria apenas a partir do século XVII que essa situação haveria de mudar, com o advento de dois movimentos históricos específicos: a Revolução Industrial e o Iluminismo. O primeiro, ao permitir a ascensão da burguesia enquanto uma nova classe social que passaria a participar ativamente das decisões políticas de maneira que pudesse garantir seus ideais de classe; e o segundo, que minaria as bases filosóficas que mantinham a justificativa do Antigo Regime, ao questionar a suposta autoridade da Igreja Católica e o caráter divino do monarca.

Os dias do Antigo Regime estavam contados. O marco final para a sua queda viria com a Revolução Francesa de 1789, que retiraria o rei à força de seu posto e espalharia os ideais democráticos e liberais primeiramente na França e, posteriormente, por todo o Ocidente.

Page 7: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#Conteúdo

Os três estados do Antigo Regime: o clero, a nobreza e a burguesia. O rei governava sob a teoria do direito divino centralizando as decisões do executivo, legislativo e judiciário. Para isso, ele era apoiado pela Igreja Católica.

Page 8: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#Conteúdo

Page 9: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#Conteúdo

GHEERAERTS, Marcus o Jovem. Retrato da Rainha Elizabeth I. 1590. 1 óleo sobre tela, 176 cm × 144 cm. Galleria Palatina (Palazzo Pitti), Florença.

HOLBEIN, Hans o Jovem. Henrique VIII, após 1537. 1 óleo sobre tela. 233,7 cm × 134,6 cm Walker Art Gallery, Liverpool.

Page 10: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#Conteúdo

DUFLOS, Pierre. Retrato de Maria Antonieta, Rainha da França. 1780. 1 gravura colorida à mão. Coleção particular.

RIGAUD, Hyacinthe . Retrato de Luís XIV. 1701. 1 óleo sobre tela, 277 cm × 194 cm. Museu do Louvre, Paris.

Page 11: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#Conteúdo

A sociedade europeia dos séculos XVII e XVIII era uma sociedade de ordens fortemente estratificada e hierarquizada, com base no nascimento e na função social que cada indivíduo desempenhava.

As principais ordens ou estratos eram o clero, a nobreza e o povo; essa sociedade regia-se pela desigualdade dos estatutos sociais e jurídicos conferidos a cada ordem.

Outrossim, durante o Antigo Regime, a sociedade europeia era dividida em camadas sociais distintas. As pessoas faziam parte de uma camada social de acordo com suas condições políticas e financeiras. Na França, por exemplo, as camadas sociais eram chamadas de estamentos ou estados.

Page 12: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#Conteúdo

Primeiro EstadoO primeiro estado era representado pelo clero. A França era um país católico, e à Igreja cabia os registros de nascimento e falecimento, a educação, os hospitais, e, claro, a vida religiosa.

A Igreja exercia forte influência sobre o governo porque várias figuras do alto clero, como cardeais, bispos e arcebispos, eram conselheiros do rei. Entretanto, havia o baixo clero, que atuava nas zonas rurais e pequenas cidades e que não possuía bens.

A Igreja estava isenta de impostos e era proprietária de terras e imóveis. Dessa forma, conseguiu acumular grande riqueza.

No entanto, o Rei interferia nos assuntos eclesiásticos e aproveitava das cerimônias religiosas para reafirmar seu poder como representante de Deus na Terra.

Page 13: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#Conteúdo

Segundo EstadoO segundo estado era constituído pela nobreza, pessoas com títulos hereditários e que ocupavam cargos importantes no governo.

Os nobres eram proprietários de terras e viviam exaltando luxo. A nobreza se dividia conforme a antiguidade dos seus títulos, pois alguns nobres os tinham recebido na época das Cruzadas.

Por sua parte, havia nobres que eram antigos burgueses que conseguiram chegar a essa condição por terem comprado títulos de nobreza ou por se casarem com nobres que estavam empobrecendo.

Page 14: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#Conteúdo

Terceiro EstadoNa base da sociedade francesa estavam as pessoas comuns, o terceiro estado, que correspondia a 95% da população. Nessa classe, estavam os burgueses, ricos comerciantes e profissionais liberais.

Nessa camada também estavam os camponeses e criados dos nobres, que enfrentavam dificuldades para manter condições mínimas de sobrevivência, como alimentação e vestuário.

Sobre o terceiro estado recaía pesada tributação e era o único dos estados que pagava impostos.

Page 15: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#ConteúdoProcesso de formação do Estado moderno absolutista em alguns países europeus

Portugal: Surgiu como um reino independente em 1139. Seu primeiro rei foi D. Afonso Henrique. Por muito tempo, os portugueses viveram envolvidos na luta pela expulsão dos mouros (conjunto de populações árabes, etíopes, turcomanas e afegãs) da península Ibérica. A luta prosseguiu até 1249 com a vitória portuguesa e a conquista de Algarves (sul de Portugal). Com o rei. D. Dinis, interrompeu-se a conquista no plano militar, iniciando-se um período de reorganização interna de Portugal. As fronteiras do país já estavam definidas. Em 1383, com D. João, mestre de Avis, teve início a nova dinastia de Avis. Isso se deu após o desfecho de uma luta político-militar denominada Revolução de Avis, em que a sucessão do trono português foi disputada entre o rei de Castela e D. João. A vitória da Revolução de Avis foi também a vitória da burguesia portuguesa sobre a sociedade agrária e feudal que dominava o país. Depois da Revolução de Avis, a nobreza agrária submeteu-se ao rei Dom João. E este, apoiado pela burguesia, centralizou o poder e favoreceu a expansão marítimo--comercial portuguesa. Todos esses acontecimentos fizeram de Portugal o primeiro país europeu a constituir um Estado absolutista e mercantilista.

Page 16: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#ConteúdoEspanha: Durante séculos, os diversos reinos cristãos que ocupavam o território espanhol (reinos de Leão, Castela, Navarra e Aragão) lutaram pela expulsão dos mulçumanos da Península Ibérica. A partir do século XIII, só havia na Espanha dois grandes reinos fortes e em condições de disputar a liderança cristã da região: o de Castela e o de Aragão. Em 1469, a rainha Isabel, de Castela, casou-se com o rei Fernando de Aragão. O casamento unificou politicamente a Espanha. A partir desse momento, os espanhóis intensificaram as lutas contra os árabes, que ainda ocupavam a cidade de Granada, na parte sul do país. Após a completa expulsão dos árabes, o poder real se fortaleceu e, com a ajuda da burguesia, a Espanha também se lançou nas grandes navegações marítimas pelo Atlântico.

Page 17: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#ConteúdoFrança: O processo de centralização do poder monárquico na França teve início com alguns reis da dinastia dos Capetos que desde o século XIII tomaram medidas para a formação do Estado francês. Entre essas medidas, destacaram-se a substituição de obrigações feudais por tributos pagos à coroa real, a restrição da autoridade plena do papa sobre os sacerdotes franceses, a criação progressista do exército nacional subordinado ao rei e a atribuição dada ao rei de distribuir justiça. Foi durante a guerra dos cem anos (1337-1453), entre França e Inglaterra, que cresceu o sentido nacional francês. Durante os longos anos da guerra, a nobreza feudal enfraqueceu-se enquanto o poder do rei foi aumentando. Depois desse conflito, os sucessivos monarcas franceses fortaleceram ainda mais o poder real. Porém, no período que vai de 1559 a 1589, a autoridade do rei voltou a cair em consequência de guerras religiosas entre os grupos protestantes e católicos. Só Henrique IV (1589-1619) alcançou a paz. Promulgado o Edito de Nantes (1598), Henrique IV garantiu a liberdade de culto aos protestantes e passou a dirigir a obra de reconstrução política e econômica da França. Luís XIV, conhecido como o Rei sol, tornou-se o símbolo supremo do absolutismo francês. Revogou o Edito de Nantes, que concedia liberdade de culto aos protestantes. Essa intolerância religiosa provocou a saída de aproximadamente 500 mil protestantes do país, entre os quais ricos representantes da burguesia. Esse fato teve graves consequências para a economia francesa e provocou sérias críticas da burguesia ao absolutismo. Em 1789, explodiu a Revolução Francesa, que pôs fim à monarquia absolutista.

Page 18: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#ConteúdoInglaterra: O absolutismo inglês teve início com o rei Henrique VII (1485-1509), fundador da dinastia dos Tudor. A burguesia inglesa, identificada com as atividades do comércio e das manufaturas, prestou seu apoio a Henrique VII para que se conseguisse a pacificação interna do país. Fortalecidos os sucessores de Henrique VII, ampliaram os poderes da monarquia e diminuíram os poderes do parlamento inglês. No reino da rainha Elisabete I, o absolutismo monárquico inglês fortaleceu-se ainda mais. O poder real passou a colaborar ativamente com o desenvolvimento capitalista do país. Foi no reino de Elisabete que começou a expansão colonial inglesa com a colonização da América do Norte e o apoio aos atos de pirataria contra navios espanhóis. Com a morte de Elisabete, chegou ao fim a dinastia dos Tudor. A rainha não deixou descendente. Por isso seu trono foi para seu primo Jaime, rei da Escócia, que se tornou soberano dos dois países com o título de Jaime I da dinastia dos Stuart, que procurou implantar juridicamente o absolutismo na Inglaterra.

Page 19: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#FicaDica

Vídeos que podem ser vistos para aprofundamento das questões desta aula:

Estado Absolutista Moderno Parte 1

https://www.youtube.com/watch?v=tJRoGE0GIHQ&feature=related

Estado Absolutista Moderno Parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=TJofgOpD5k4&feature=related

Page 20: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#MAO

NAM

ASSA

01~

Vamos colocar a mão na massa!!!

Leia atentamente o texto abaixo:

O Absolutismo Europeu: Monarquia e Formação do Estado Nacional.

“O rei, além de deter o poder executivo, o governo político propriamente dito, detinha o poder de fazer as leis e a justiça. O poder emanava do rei e era por ele exercido. Não havia justiça nem política autônomas. A base social do Absolutismo era o privilégio: honras, riquezas e poderes eram reservados a um pequeno grupo de pessoas, clero e nobres. Foram privilégios sociais (acesso exclusivo a cargos, oficialato no exército, colégios, distinção nas vestes); privilégios jurídicos (direito de passar testamento, tribunais e penas especiais); privilégios econômicos (isenções de impostos que recaíam sobre os pobres).”

Page 21: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#MAO

NAM

ASSA

02~

Observe com redobrada atenção o que segue:

Antigo Regime – a ilustração abaixo mostra o terceiro estado miserável, a nobreza robusta e livre e o clero com uma coruja no chapéu, símbolo da ambição:

Page 22: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

Partindo do texto e da ilustração apresentados anteriormente e considerando todo o conteúdo estudado até aqui, responda às questões abaixo:

1) Quais classes sociais são representadas na ilustração e o que as diferencia?

2) Explique os privilégios do primeiro e segundo estados.

3) E como ficava o terceiro estado em relação aos privilégios? Explique.

4) Faça uma crítica à sociedade da época do Antigo Regime.

5) Como se desenvolveu o processo de formação do Estado moderno absolutista em alguns países europeus?

#MAO

NAM

ASSA

03~

Page 23: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#IrAlém

A Revolução Francesa e o fim do Antigo Regime

A Revolução Francesa provocou o fim do Antigo Regime na França e posteriormente na Europa. A burguesia estava ressentida da exclusão do poder e rejeitava os últimos vestígios do anacrônico feudalismo. Por sua parte, o governo francês estava à beira da falência, o aumento da população elevou proporcionalmente o descontentamento com a falta de alimentos e o excesso de impostos. No contexto ideológico, as ideias iluministas defendiam uma nova ordem e a teoria do direito divino deixou de ser aceita.

Page 24: Ensino Médio 2º. ano · Ensino Médio 2º. ano História ©Museu do Louvre, Paris. ... É a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa

#IrAlém

Não deixe de assistir a um bom filme! Sugerimos “A Revolução em Paris”. Trata-se de um drama histórico que prima pela reconstituição impecável dos figurinos e cenários do século XVIII, filmagem em locações reais, centenas de figurantes e um elenco que inclui vinte dos maiores atores franceses da atualidade. O diretor Pierre Schoeller não recorre ao fetiche no sangue derramado, aos heroísmos e martírios. Em 1789, o povo francês se mostra cada vez mais descontente com o rei Luís XVI. Homens e mulheres clamam para que o monarca abandone o luxo do palácio de Versalhes para descobrir a miséria pelas ruas de Paris. Juntos, eles vão à Assembleia Nacional para fazer pressão em nome de uma revolução. Com as lutas nas ruas e a queda da Bastilha, surgem as condições para o nascimento da República francesa.

Prepare a pipoca e convide sua família. Boa sessão de cinema!!!