enrique leff ppt saber ambiental (cap 3 / pág 42-55)

37
Economia Ecológica e Economia Ecológica e Ecologia Produtiva Ecologia Produtiva Enrique Leff Enrique Leff “Saber Ambiental: sustentabilidade, “Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder.” racionalidade, complexidade, poder.” Jéssica Weiler Jéssica Weiler Luana Santetti Luana Santetti Taiana Vanzellotti Taiana Vanzellotti Economista mexicano, desde Economista mexicano, desde 1986 1986 , coordenador , coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e Caribe do Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). (PNUMA).

Upload: taiana-vanzellotti

Post on 14-Jun-2015

2.427 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Leitura e elaboração de slides referentes a um capítulo do livro de Enrique Leff, Saber Ambiental. Apresentado no IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) /aula de Sociologia da Educação / 2009assuntos tratados:-economia ecológica e economia produtiva-desenvolvimento sustentável-bioeconomia-ecologia política / produtiva

TRANSCRIPT

Page 1: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Economia Ecológica e Ecologia Economia Ecológica e Ecologia ProdutivaProdutiva

Enrique LeffEnrique Leff“Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, “Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade,

complexidade, poder.”complexidade, poder.”

Jéssica WeilerJéssica Weiler Luana SantettiLuana Santetti Taiana VanzellottiTaiana Vanzellotti

Economista mexicano, desde Economista mexicano, desde 19861986, coordenador da , coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e Rede de Formação Ambiental para a América Latina e Caribe do Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio AmbientePrograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). (PNUMA).

Page 2: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Crise AmbientalCrise Ambiental

Economia tradicional Economia ecológica Economia tradicional Economia ecológica

Page 3: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

A teoria econômica tradicional:A teoria econômica tradicional:(fonte: economista Hugo Penteado)(fonte: economista Hugo Penteado)

--não leva em conta as pessoas nem com a natureza.não leva em conta as pessoas nem com a natureza.

-Para os economistas a natureza é inesgotável.-Para os economistas a natureza é inesgotável.

-se baseia nas leis da mecânica: tudo é reversível -se baseia nas leis da mecânica: tudo é reversível

-“A economia tradicional foi arrasadora por que previa o -“A economia tradicional foi arrasadora por que previa o

caos socioambiental em que nós vivemos hoje.”caos socioambiental em que nós vivemos hoje.”

Page 4: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Economia EcológicaEconomia Ecológica Leva em conta a multidisciplinaridadeLeva em conta a multidisciplinaridade O sistema econômico/ pessoas é um O sistema econômico/ pessoas é um

subconjunto da naturezasubconjunto da natureza é preciso deter as causas dos é preciso deter as causas dos

problemas e não meramente suas problemas e não meramente suas conseqüênciasconseqüências

Causas: crescimento populacional Causas: crescimento populacional vertiginoso (cientistas alerta para a vertiginoso (cientistas alerta para a humanidade) humanidade)

ser humano não produz matéria nem ser humano não produz matéria nem energia / tudo vem da naturezaenergia / tudo vem da natureza

““(...)contrapondo novos enfoques ao (...)contrapondo novos enfoques ao objetivo de internalizar as objetivo de internalizar as externalidades através de mecanismos externalidades através de mecanismos do mercado.” (LEFF, 2008)do mercado.” (LEFF, 2008)

Page 5: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

ExternalidadesExternalidadeshttp://mataderopalma.blogspot.com/2007/02/externalidades.htmlhttp://mataderopalma.blogspot.com/2007/02/externalidades.html

“se esses idiotas simplesmente pegassem o ônibus, eu já estaria em “se esses idiotas simplesmente pegassem o ônibus, eu já estaria em casa.”casa.”

“É preciso internalizar as externalidades ambientais “É preciso internalizar as externalidades ambientais através dos mecanismos do mercado” (LEFF, 2008)através dos mecanismos do mercado” (LEFF, 2008)

Page 6: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

ExternalidadesExternalidadeshttp://notasaocafe.wordpress.com/2008/05/04/a-crise-da-agua/http://notasaocafe.wordpress.com/2008/05/04/a-crise-da-agua/

“então, as fazendas de criação intensiva e excesso de pesticidas NÃO afetam “então, as fazendas de criação intensiva e excesso de pesticidas NÃO afetam minha saúde, certo?”minha saúde, certo?”

Page 7: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Bioeconomia de Georgescu-Roegen Bioeconomia de Georgescu-Roegen (1971)(1971)

““The Entropy Law and the Economic The Entropy Law and the Economic Process” Process” de 1971de 1971

Bioeconomia de Georgescu: a energia precisa Bioeconomia de Georgescu: a energia precisa ser explicitamente incluída na análise dos ser explicitamente incluída na análise dos processos econômicos; a energia total do processos econômicos; a energia total do universo (sistema fechado) é constante e a universo (sistema fechado) é constante e a entropia total está em contínuo aumento, ou entropia total está em contínuo aumento, ou seja, dispõe-se cada vez menos de energia seja, dispõe-se cada vez menos de energia utilizável num processo irreversível. Recursos utilizável num processo irreversível. Recursos naturais (baixa entropia) de alto valor são naturais (baixa entropia) de alto valor são transformados em resíduos (alta entropia) transformados em resíduos (alta entropia) sem valor.sem valor.

ENTROPIA: é uma grandeza termodinâmica ENTROPIA: é uma grandeza termodinâmica geralmente associada ao grau de geralmente associada ao grau de desordemdesordem. . Ela mede a parte da energia que não pode ser Ela mede a parte da energia que não pode ser transformada em trabalho transformada em trabalho

Page 8: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Bioeconomia de Georgescu-Roegen Bioeconomia de Georgescu-Roegen (1971)(1971)

Para ele, uma tecnologia não é viável a menos que Para ele, uma tecnologia não é viável a menos que ela se mantenha sem reduzir o estoque de recursos ela se mantenha sem reduzir o estoque de recursos não-renováveisnão-renováveis

Os países desenvolvidos precisam aceitar um padrão de Os países desenvolvidos precisam aceitar um padrão de vida mais baixo caso se pretenda que os países menos vida mais baixo caso se pretenda que os países menos desenvolvidos escapem da pobreza. desenvolvidos escapem da pobreza.

Ele mesmo, porém, era cético com relação à disposição da Ele mesmo, porém, era cético com relação à disposição da espécie humana em aceitar qualquer programa que levasse espécie humana em aceitar qualquer programa que levasse a uma redução do conforto material.a uma redução do conforto material.

Page 9: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Relatório SternRelatório Stern

Nicholas Stern, um renomado economista, Nicholas Stern, um renomado economista, que já foi economista-chefe do Banco que já foi economista-chefe do Banco

Mundial.Mundial.

Usando modelos econômicos Usando modelos econômicos tradicionais, o custo e riscos da tradicionais, o custo e riscos da mudança climática equivale a uma mudança climática equivale a uma perda de 5-20% do PIB mundial por perda de 5-20% do PIB mundial por ano. ano.

Em contrapartida, agir – por meio da Em contrapartida, agir – por meio da redução dos gases que provocam o redução dos gases que provocam o efeito estufa – custa apenas 1% do efeito estufa – custa apenas 1% do PIB mundial por ano. PIB mundial por ano.

Page 10: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

O que é desenvolvimento O que é desenvolvimento sustentável?sustentável?

É o desenvolvimento capaz de suprir as É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1987, no Meio Ambiente e Desenvolvimento (1987, no Relatório Relatório BrundtlandBrundtland), criada pelas Nações Unidas ), criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. conservação ambiental.

Fonte:WWFFonte:WWF

Page 11: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

SustentávelSustentável

Page 12: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

““Entretanto, a produção continua sendo guiada e Entretanto, a produção continua sendo guiada e dominada pela lógica do mercado. A proteção do dominada pela lógica do mercado. A proteção do meio ambiente é considerada como um custo e meio ambiente é considerada como um custo e condição do processo econômico, cuja condição do processo econômico, cuja “sustentabilidade” gravita em torno dos “sustentabilidade” gravita em torno dos princípios de sua racionalidade mecanicista e sua princípios de sua racionalidade mecanicista e sua valorização a curto prazo.” (Leff, 2008)valorização a curto prazo.” (Leff, 2008)

Page 13: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Conflito de interesses pelo Conflito de interesses pelo desenvolvimento sustentáveldesenvolvimento sustentável

““A pobreza, a degradação ambiental, a perda A pobreza, a degradação ambiental, a perda de valores e práticas culturais (...); a de valores e práticas culturais (...); a produtividade natural e a regeneração produtividade natural e a regeneração ecológica, a degradação antrópica de ecológica, a degradação antrópica de massa e energia, o risco e a incerteza – massa e energia, o risco e a incerteza – todas estas “externalidades”- constituem todas estas “externalidades”- constituem processos incomensuráveis que não podem processos incomensuráveis que não podem ser reabsorvidos pela economia conferindo-ser reabsorvidos pela economia conferindo-lhes um padrão comum de medida através lhes um padrão comum de medida através dos preços de mercado.” (Krapp, 1983)dos preços de mercado.” (Krapp, 1983)

Page 14: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Norte rico x Sul pobreNorte rico x Sul pobre

Page 15: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Hemisfério NorteHemisfério Norte Problemas ambientais globais – colocam em perigo a Problemas ambientais globais – colocam em perigo a

sustentabilidade do sistema econômicosustentabilidade do sistema econômico A preocupação com o meio ambiente é um custo.A preocupação com o meio ambiente é um custo.

““uma moral conservacionista se opõem ao estilo de vida do uma moral conservacionista se opõem ao estilo de vida do hiperconsumo” (Bookchin, 1989)hiperconsumo” (Bookchin, 1989)

Países ricos atacam o aquecimento global G8 na Itália (2009)Países ricos atacam o aquecimento global G8 na Itália (2009)

Page 16: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Hemisfério SulHemisfério Sul ““reivindicam seu direito de consumir seus recursos reivindicam seu direito de consumir seus recursos

naturais para impulsionar seu crescimento naturais para impulsionar seu crescimento econômico e atenuar a brecha que os separa dos econômico e atenuar a brecha que os separa dos países ricos, não atendendo ao convite da países ricos, não atendendo ao convite da comunidade internacional de contribuir para uma comunidade internacional de contribuir para uma solução global dos problemas ambientais” (LEFF, solução global dos problemas ambientais” (LEFF, 2008)2008)

Page 17: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Hemisfério SulHemisfério Sul ““Os movimentos ambientais são lutas de resistência e Os movimentos ambientais são lutas de resistência e

protesto contra a marginalização e a opressão, e protesto contra a marginalização e a opressão, e reivindicações por seus direitos culturais, pelo controle de reivindicações por seus direitos culturais, pelo controle de seus recursos naturais, pela autogestão de seus processos seus recursos naturais, pela autogestão de seus processos produtivos e autodeterminação de suas condições de vida.”produtivos e autodeterminação de suas condições de vida.”

““vinculam a sustentabilidade á democracia”vinculam a sustentabilidade á democracia”

Page 18: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Conflitos Conflitos

Demarcação da reserva Demarcação da reserva indígena “Raposa Serra do indígena “Raposa Serra do

Sol”Sol”(jornal Estadão 12/2008)(jornal Estadão 12/2008)

Manifestação durante conflitos na Manifestação durante conflitos na Bolívia. Departamentos mais pobres Bolívia. Departamentos mais pobres exigiam melhor distribuição da exigiam melhor distribuição da riqueza gerada pelos recursos riqueza gerada pelos recursos naturais (jornal Estadão 2008)naturais (jornal Estadão 2008)

Page 19: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

ECONOMIA ECOLÓGICA

Fundamentos da Economia

Limites Ecológicos Limites Entrópicos

Condições Ecológicas da Sustentabilidade

Escassez de Energia

Meios tecnológicos para resolução

Contaminação

questiona

a partir da percepção dos

abrindo um campo de pesquisa sobre

concentrou-se nos problemas de

e nos

Page 20: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Equidade e DistribuiçãoEquidade e DistribuiçãoEquidade: Disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um;

Adapta a regra a um caso específico afim de deixá-la mais justa.

Questões de Equidade e Distribuição

“Problemas de Limites”

Pressão que uma população crescente exerce sobre os recursos

Impacto desigual da degradação ambiental

Acumulação Capitalista

surgem

da e do

gerados pela

Page 21: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Naturalização dos Limites do Crescimento:

Separação da Economia Ecológica e Ecologia Política.

Ecologia Política: Reconhece as lutas populares pela equidade e pela democracia e os movimentos ambientalistas que se opõe a capitalização da

natureza.

Movimentos Emergentes

Outra racionalidade produtiva

Sustentabilidade Ecológica

Equidade Social

Diversidade Cultural

PARADIGMA DE PRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICA SUSTENTÁVEL

construção de

baseada em

Page 22: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

PARADIGMA DE PRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICA SUSTENTÁVEL

Destruição Ecológica

Esgotamento de Recursos

Degradação Entrópica

Novos equilíbrios ecológicos

Bases de sustentabilidade para o

processo econômico

Produção neguentrópica

Degradação entrópica dos processos tecnológicos

redução de

estabelecendo

equilibrando

Page 23: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

PARADIGMA DE PRODUTIVIDADE

ECOTECNOLÓGICA SUSTENTÁVEL

Melhorar a qualidade de vida de uma população crescente através de um processo

Aberto a diversos tipos de desenvolvimento, em harmonia com as condições culturais e

ecológicas

descentralizado

Page 24: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

BIOECONOMIA e PRODUTIVADADE BIOECONOMIA e PRODUTIVADADE ECOTECNOLÓGICAECOTECNOLÓGICA

DESAFIO PARA ODESAFIO PARA O

DESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTO

SUSTENTÁVELSUSTENTÁVEL

Page 25: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

BIOECONOMIABIOECONOMIA

““Parte das atividades econômicas que capturam Parte das atividades econômicas que capturam valor a partir de processos biológicos e valor a partir de processos biológicos e biorrecursos para produzir saúde, crescimento e biorrecursos para produzir saúde, crescimento e desenvolvimento sustentável”desenvolvimento sustentável”

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Organização para a Cooperação e Desenvolvimento

Econômico (OCDE, 2006)Econômico (OCDE, 2006)

Page 26: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

BIOECONOMIABIOECONOMIA

Século XXI : século da biotecnologia, Século XXI : século da biotecnologia, de atividades que avançam num ritmo de atividades que avançam num ritmo impressionante, resultado da impressionante, resultado da convergência explosiva entre tantos convergência explosiva entre tantos campos das ciências campos das ciências

Métodos apropriados devem ser Métodos apropriados devem ser desenvolvidos e aplicados na avaliação de desenvolvidos e aplicados na avaliação de custos e benefícios econômicos no mesmo custos e benefícios econômicos no mesmo ritmoritmo

Page 27: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Tecnologia da informação, voltada paraa saúde, para a produção de alimentos efibras de maior valor agregado, para produção de biocombustíveis mais limpos e eficientes

Ponto de vista ambiental : processos

que economizem energia e água, que

minimizem a geração de resíduos

tóxicos,etc.

Page 28: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

BIOECONOMIABIOECONOMIA

Agenda 21, o programa estabelecido em 1992 Agenda 21, o programa estabelecido em 1992 pela Conferência das Nações Unidas sobre pela Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento:Ambiente e Desenvolvimento:

“A biotecnologia promete fazer uma contribuição significante em possibilitar o desenvolvimento de, por exemplo, melhor cuidado da saúde, melhor segurança alimentar através de práticas agrícolas sustentáveis, melhor oferta de água potável, processos de desenvolvimento industrial mais eficientes para transformação de matérias-primas, apoio a métodos sustentáveis de aflorestamento e reflorestamento e também de destoxificação de resíduos”.

Page 29: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

PRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICAPRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICA

Novas tecnologias desenvolvidas para a Novas tecnologias desenvolvidas para a preservação do meio ambiente e aumento da preservação do meio ambiente e aumento da sustentabilidade.sustentabilidade.

Page 30: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

PRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICAPRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICA

Máquina de lavar integrada ao Máquina de lavar integrada ao sanitáriosanitário

Criação: Sevin Coskun Criação: Sevin Coskun

Como funciona: A água Como funciona: A água descartada pela máquina de descartada pela máquina de lavar é armazenada em um lavar é armazenada em um tanque e reutilizada para dar tanque e reutilizada para dar descarga no vaso santário. descarga no vaso santário.

Benefício: reutilização da água Benefício: reutilização da água e redução de espaçoe redução de espaço

Page 31: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

PRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICAPRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICA

Nova Nova Kombi-casaKombi-casa ecológica ecológicaCriador: Alexandre VerdierCriador: Alexandre VerdierComo funciona: o veículo é equipado com um motor Como funciona: o veículo é equipado com um motor

híbrido, painéis solares no teto, GPS para híbrido, painéis solares no teto, GPS para navegação, internet wireless e uma mini-cozinha. navegação, internet wireless e uma mini-cozinha.

Benefício: gera sua própria energia, diminui muito a Benefício: gera sua própria energia, diminui muito a emissão de gá carbônico e redução do espaçoemissão de gá carbônico e redução do espaço

Page 32: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

PRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICAPRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICA

Page 33: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

PRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICAPRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICA

CompostagemCompostagem " "indoorindoor" simplificada" simplificada Criação: NatureMill Criação: NatureMill Como funciona: composteira que processar até Como funciona: composteira que processar até

55 Kg de resíduos orgânicos por mês55 Kg de resíduos orgânicos por mês Benefício: compostagemBenefício: compostagem

Page 34: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

PRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICAPRODUTIVIDADE ECOTECNOLÓGICA

Ilhas de Energia para abastecer o mundoIlhas de Energia para abastecer o mundo

Criador: Jacques-Arsène d’Arsonval Criador: Jacques-Arsène d’Arsonval

Como funciona: criar ilhas artificiais para coletar a Como funciona: criar ilhas artificiais para coletar a energia dos ventos, das ondas e do sol nos energia dos ventos, das ondas e do sol nos trópicostrópicos

Benefício: 50.000 “ilhas de energia” abastece toda Benefício: 50.000 “ilhas de energia” abastece toda a demanda do mundo, a demanda do mundo,

além de gerar toneladas além de gerar toneladas

de água potável por dia de água potável por dia

(sub-produtos do (sub-produtos do

processo).processo).

Page 35: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

ReferênciasReferências LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade,

complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008 A “VELHA” E A NOVA BIOECONOMIAA “VELHA” E A NOVA BIOECONOMIA

Desafios para o desenvolvimento sustentávelDesafios para o desenvolvimento sustentável

Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros1Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros1

Professor Titular da ESALQ/USP e coordenador científico do CepeaProfessor Titular da ESALQ/USP e coordenador científico do Cepea

Raul Machado NetoRaul Machado Neto

Professor Titular e Vice-Diretor da ESALQ/USPProfessor Titular e Vice-Diretor da ESALQ/USP

Page 36: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

ReferênciasReferências Sites:Sites: WWF: WWF:

http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavhttp://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/el/

http://www.cepea.esalq.usp.br/bioenergias/A%20NOVAhttp://www.cepea.esalq.usp.br/bioenergias/A%20NOVA%20BIOECONOMIA_CepeaEsalq.pdf%20BIOECONOMIA_CepeaEsalq.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Relat%C3%B3rio_Sternhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Relat%C3%B3rio_Stern http://ecotecnologia.wordpress.com/http://ecotecnologia.wordpress.com/ http://www.cepea.esalq.usp.br/bioenergias/A%20NOVA%20BIOECONOMIA.pdfhttp://www.cepea.esalq.usp.br/bioenergias/A%20NOVA%20BIOECONOMIA.pdf http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2026http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2026

www.hottopos.com/regeq8/mario.htmwww.hottopos.com/regeq8/mario.htmhttp://ecen.com/content/eee2/entropia.htmhttp://ecen.com/content/eee2/entropia.htmhttp://www.parapsicologia-rj.com.br/sarti/entropia_shannon/entropia_shannon.htmhttp://www.parapsicologia-rj.com.br/sarti/entropia_shannon/entropia_shannon.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Externalidadeshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Externalidades

Page 37: Enrique Leff ppt Saber Ambiental (cap 3 / pág 42-55)

Baseado em capítulos do livro de Enrique LeffBaseado em capítulos do livro de Enrique Leff LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade,

racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008RJ: Vozes, 2008

Direitos Autorais:Direitos Autorais: Jéssica WeilerJéssica Weiler Luana SantettiLuana Santetti Taiana VanzellottiTaiana Vanzellotti