enredo praiana 2014

2
ACADEMIA DE SAMBA PRAIANA 2014 O Pequeno Príncipe da Praiana “Sou um pedacinho de gente. Moro com uma flor em um planeta pequeno. Muito pequeno e bem longe daqui. Vivo vagando. Por diversos planetas. Pelas mais diversas constelações. Encontrando os seres mais diferentes do universo. Visto uma capa verde, com as golas e os punhos em rosa. E carrego uma espada que nunca machucou ninguém. No meu planeta, eu passava dias e horas cuidando da minha flor, afinal, ela deixou o meu pequeno planeta bem mais bonito. Ali, naquele espaço tão pequeno, não havia espaço para o desamor. Éramos só nós dois. A flor e eu. Um cuidando do outro. E fazendo do nosso planeta o mais bonito, mesmo tão acanhado. Nas minhas viagens pela galáxia, vi gente grande. E muito estranha. Um Rei que achava mandar em todos. Mas morava sozinho. Um professor que jurava ter todo conhecimento do Universo, mas nem sabia falar sobre o seu próprio ninho. Um homem que se perdeu na vergonha de reconhecer os seus erros. E outro de negócios, que passava o dia apenas contando estrelas, achando que todas eram dele. Em outros dos planetas que vaguei, encontrei seres vaidosos, que queriam apenas ser o centro das atenções. Conheci um lugar tomado por imensos baobás. Tudo porque a preguiça dos seus homens impediu que aquele lugar fosse, ao menos, normal. Em outras viagens, conheci até planetas em que os dias duravam apenas um minuto, pois seus habitantes não sabiam aproveitar o tempo... Quando cheguei por aqui, na tal da Terra, vi muitos homens e lugares como esses das minhas viagens interplanetárias. Homens grandes e com sentimentos pouco nobres fazendo que muitas rosas murchassem pela falta de cuidado. Procurei por todos os lados, todos os cantos. Andei, corri, subi, desci e quase desisti de encontrar um jardim verdadeiramente florido, ou ao menos uma flor tão linda como a minha. Encontrei. Era um lugar tomado de gente pequenina como eu. E protegida, veja só, por dois cavalos marinhos. Todos vestiam

Upload: alice-schreiner

Post on 28-Oct-2015

9.623 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Enredo Praiana 2014

ACADEMIA DE SAMBA PRAIANA 2014

O Pequeno Príncipe da Praiana

“Sou um pedacinho de gente. Moro com uma flor em um planeta pequeno. Muito pequeno e bem longe daqui. Vivo vagando. Por diversos planetas. Pelas mais diversas constelações. Encontrando os seres mais diferentes do universo. Visto uma capa verde, com as golas e os punhos em rosa. E carrego uma espada que nunca machucou ninguém.

No meu planeta, eu passava dias e horas cuidando da minha flor, afinal, ela deixou o meu pequeno planeta bem mais bonito. Ali, naquele espaço tão pequeno, não havia espaço para o desamor. Éramos só nós dois. A flor e eu. Um cuidando do outro. E fazendo do nosso planeta o mais bonito, mesmo tão acanhado.

Nas minhas viagens pela galáxia, vi gente grande. E muito estranha. Um Rei que achava mandar em todos. Mas morava sozinho. Um professor que jurava ter todo conhecimento do Universo, mas nem sabia falar sobre o seu próprio ninho. Um homem que se perdeu na vergonha de reconhecer os seus erros. E outro de negócios, que passava o dia apenas contando estrelas, achando que todas eram dele.

Em outros dos planetas que vaguei, encontrei seres vaidosos, que queriam apenas ser o centro das atenções. Conheci um lugar tomado por imensos baobás. Tudo porque a preguiça dos seus homens impediu que aquele lugar fosse, ao menos, normal. Em outras viagens, conheci até planetas em que os dias duravam apenas um minuto, pois seus habitantes não sabiam aproveitar o tempo...

Quando cheguei por aqui, na tal da Terra, vi muitos homens e lugares como esses das minhas viagens interplanetárias. Homens grandes e com sentimentos pouco nobres fazendo que muitas rosas murchassem pela falta de cuidado. Procurei por todos os lados, todos os cantos. Andei, corri, subi, desci e quase desisti de encontrar um jardim verdadeiramente florido, ou ao menos uma flor tão linda como a minha.

Encontrei. Era um lugar tomado de gente pequenina como eu. E protegida, veja só, por dois cavalos marinhos. Todos vestiam as mesmas cores que eu. Verde e Rosa. E com eles, aprendi que, sim, este planeta tão grandão como a Terra, pode ser como o meu. Basta cultivar cada flor. E estes pequenos, acreditem, estão aqui para ensinar isso para tanta gente grande.

Agora, até me cercaram, me encheram de carinho e me chamaram de príncipe. Muito prazer, sou o Pequeno Príncipe da Praiana”

BASEADO NO LIVRO O PEQUENO PRÍNCIPE, DA OBRA DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRYAutor do enredo: VINICIUS BRITO