enquanto houver um explorado ou oriente um oprimido … · dos mares negro e cáspio ao oceano ......

53
oooo ORIENTE MÉDIO E NORTE DA ÁFRICA Enquanto houver um explorado ou um oprimido não haverá paz. (Georges Bourdoukan)

Upload: ngophuc

Post on 19-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

oooo ORIENTE MÉDIO

E NORTE DA ÁFRICA

Enquanto houver um explorado ou um oprimido não haverá paz.

(Georges Bourdoukan)

Dizem que o problema é religioso, mas é político. Dizem que o problema é político, mas é religioso. Dizem que há um problema, mas na verdade não há uma solução Dizem que há uma verdade, mas na verdade só há mentiras. Será que Deus está ouvindo? Jerusalém está surda.

Oriente Médio é muito mais do que uma expressão cartográfica; Estende-se da Turquia a oeste, até o Afeganistão a leste; Dos mares Negro e Cáspio ao Oceano Índico ao Sul; Do Mar Vermelho ao Golfo Pérsico.

MUNDO ÁRABE E ARABIZADO

OS POVOS DA REGIÃO Os países do Oriente Médio apresentam uma combinação curiosa: seus povos vivem há milênios na região, mas seus Estados e fronteiras são muito recentes. Essa talvez seja a causa de muitos de seus problemas

Apresentador
Notas de apresentação
Os filhos de Sem: os semitas

Pontos importantes do Oriente Médio

1- Canal de Suez: ligação artificial entre o mar e Mediterrâneo e o mar Vermelho; 2- Estreito de Ormuz: liga o golfo Pérsico ao oceano Índico (rota obrigatória dos petróleos dos países árabes) 3- Estreito de Bósforo: liga o mar Mediterrâneo e o mar Negro (passagem da Europa para países asiáticos)

Importância geográfica do Oriente Médio

Está no sudoeste asiático,

estrategicamente

localizado entre três continentes, Europa,

Ásia e África

http://1.bp.blogspot.com/-MpoNczyJZCQ/TrvKkSBhKkI/AAAAAAAACCY/vzrgJO9krHw/s1600/passagem.png

1. ÁRABE 2. ARABIZADO 3..ISLÂMICO, MUÇULMANO 4.XIITA 5.SUNITA 6. JUDEU/ISRAELITA/ISRAELENSE 7.FUNDAMENTALISMO 8.JIHAD 9. INTIFADA

MAS ... O QUE É?:

O QUE É SER ÁRABE

PARA A LIGA ÁRABE: Um árabe é uma pessoa cuja língua é o árabe, que vive em um país de língua árabe e que tem simpatia com as aspirações dos povos de língua árabe.

No Oriente Médio - 92% da população é muçulmana. Maioria sunita e os xiita estão principalmente no Irã e metade do Iraque

A região tem 13 milhões de cristãos, muitos de igrejas árabes, como a copta ou a maronita, que estão entre as mais antigas do cristianismo. No Líbano e na Síria. .

Também vivem no Oriente Médio cerca de 6 milhões de judeus, quase todos em Israel. A migração desses deu-se em ondas, originárias primeiro da Europa e, depois, de todo o mundo. No Estado judeu encontram-se inúmeros grupos étnicos cujas culturas, tradições, orientações políticas e práticas religiosas variam muito e são livremente expressas.

Berço das três principais religiões monoteístas – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo – cujos monumentos importantes para os povos se localiza em Jerusalém: Muro das Lamentações (judeus), Mesquita de Al Agsa (palestinos) , Igreja da Natividade (cristãos)

OS DIVERSOS CONFLITOS 1) Guerra de formação do Estado de

Israel-1948 2) Guerra do Canal-1956 3) Guerra dos seis dias- 1967 4) Guerra do Yom Kippur- 1973 5) Guerra Civil do Líbano - 1975/1985 6) Revolução Islâmica do Irã- 1979 7) URSS invade o Afeganistão- 1979 8) Guerra Irã X Iraque- 1980/1988 9) Guerra do Golfo- 1990/1991

10) Destruição das Torres Gêmeas-2001 11) Invasão do Afeganistão- 2001 12) Invasão do Iraque- 2003 13) Início da Primavera Árabe- 2011 14) Os radicalismos islâmicos- Estado

Islâmico e BokoHaram 15) A Guerra da Síria

A QUESTÃO ISRAEL X PALESTINOS APÓS A DIÁSPORA, EM 70 d.c os judeus se

espalharam pelo mundo , perseguidos e marginalizados, tendo muitas vezes que se converter a outras religiões.

O MOVIMENTO SIONISTA: uma pátria independente para os judeus.

A DECLARAÇÃO DE BALFOUR: intenção de criação do Estado Judeu.1917

O HOLOCAUSTO e A CRIAÇÃO DA ONU: e a partilha da Palestina- um Estado Judeu (Israel) e um Estado Árabe (Palestina)

AS GUERRAS- ÁRABES x JUDEUS A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DO

ESTADO DE ISRAEL EM 1948- GUERRA DO CANAL DE SUEZ- 1956 GUERRA DOS SEIS DIAS- 1967 GUERRA DO YOM KIPPUR- 1973 PRIMEIRA INTIFADA- 1987/1993 GUERRA DO GOLFO- 1990 SEGUNDA INTIFADA- 2000/2005 NOVO/VELHO CONFLITO- 2014

O que está acontecendo na Palestina, não é justificável por nenhuma moralidade ou código de ética.

Certamente, seria um crime contra a

humanidade reduzir o orgulho árabe para que a Palestina fosse entregue aos judeus parcialmente ou totalmente como o lar nacional judaico. “

A PARTILHA DA PALESTINA SEGUNDO GANDHI

ISRAEL E PALESTINA: PRINCIPAIS IMPASSES

2- Fronteiras

Apresentador
Notas de apresentação
Israel reivindica soberania sobre a cidade inteira (sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos) e afirma que a cidade é sua capital “eterna e indivisivel”, após ocupar Jerusalém Oriental em 1967. A reivindicação não é reconhecida internacionalmente. Os palestinos querem Jerusalém Oriental como sua capital.

INTIFADA

REVOLUÇÃO ISLÂMICA DO IRÃ

Em janeiro de 1979, os islâmicos xiitas do Irã, liderados pelo aiatolá Rouhollah Khomeini, derrubaram o governo do xá Reza Pahlevi, no poder desde a década de 1940 e aliado aos Estados Unidos, e proclamaram a Revolução Islâmica.

desde 1978, quando as diversas correntes de oposição ao xá

(esquerdistas, liberais e muçulmanos tradicionalistas) se uniram sob a liderança de Khomeini – exilado desde 1964 no Iraque e, a partir de 1978, na França. O governo não conseguiu controlar as manifestações de oposição ao regime, o que acarretou na queda e no exílio do xá Reza Pahlevi.

GUERRA IRÃ X IRAQUE 1980: No dia 22 , o Iraque invade e passa a controlar

uma província do Irã. É o início da primeira Guerra do Golfo, que terminaria oito anos depois com o saldo de mais de 1 milhão de mortos.

Era a revanche de Saddam, que cinco anos antes havia perdido para o Irã a metade da importante região de Shatt-el-Arab, entre os rios Eufrates e Tigre. Além disso, Bagdá queria conquistar uma importante área petrolífera no sudoeste iraniano e Hussein estava convencido de que teria o apoio da população árabe local.

Mas o que aconteceu não foi nada disso.

EUA apoiaram o Iraque Não fosse o emprego de armas químicas pelo

Iraque (cuja tecnologia obteve dos Estados Unidos), o Irã poderia ter vencido o conflito. Além de Washington, também Moscou, Pequim e Paris apoiaram Saddam Hussein.

Depois de oito anos de conflito e longas negociações mediadas pela ONU foi acertado um cessar-fogo no dia 20 de setembro de 1988. Dois anos mais tarde, os dois países reataram relações diplomáticas.

RESPOSTA DOS RADICAIS

ATAQUE ÀS TORRES GEMEAS AMARICANAS

E O MUNDO NUNCA MAIS FOI O MESMO

RESPOSTA AMERICANA: ATAQUE AO AFEGASNITÃO

ATAQUE E INVASÃO DO AFEGANISTÃO

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA REGIÃO

A disputa pela água sempre foi um motivo de conflitos.

As poucas áreas de rios perenes, como a Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, foram ocupadas, por uma diversidade de povos e atualmente é em parte ocupada pelos curdos, uma nação sem pátria, entre os territórios da Turquia, Iraque e Síria.

O rio Jordão, que tem suas nascentes nas colinas de Golã , é de vital importância para palestinos e judeus.

BACIA DO NILO

UGANDA

TANZÂNIA RUANDA QUENIA BURUNDI SUDÃO

SUDÃO DO SUL

ETIÓPIA EGITO

•1973-Para pressionar os Estados Unidos e a Europa, que apoiaram Israel nos conflitos, os árabes uniram-se, reduzindo a produção do petróleo, forçando o aumento drástico no preço do barril, originando a maior crise do petróleo, que afetou toda a economia mundial.

•A crise do petróleo de 1973 não seria a única, mais duas viriam, uma em 1979, com a queda do Xá Reza Pahlavi e a Revolução Islâmica Iraniana, outra em 1990, que deflagrou a Guerra do Golfo;

•O mundo apercebeu-se da dependência que tinha em relação ao petróleo e, de quem eram os verdadeiros donos do produto.

Para os países subdesenvolvidos, a crise do petróleo acentuou as desigualdades entre os países ricos e pobres. Fim do Milagre econômico brasileiro.

AS ORGANIZAÇÕES O Hamas é um grupo político e militante que controla e Faixa de Gaza e é rival do Fatah, a facção secular que lidera a Autoridade Palestina e governa West Bank. O Hezbollah é um grupo militar e político libanês que exerce o controle de grandes áreas do sul do Líbano.

Este grupo começou a tomar corpo entre 1956 e 1959 e projetou o nome de Yasser Arafat. O Fatah caracteriza-se como um movimento de caráter anti-sionista e anti-imperialista, com o objetivo de criar um Estado em território palestino.

AL FATAH

O grupo Boko Haram, autor do sequestro, em abril de 2014, de mais de duzentas estudantes, que, posteriormente, segundo os líderes do grupo, seriam vendidas, nasceu de uma seita que atraiu seguidores com um discurso crítico em relação ao regime local. Pregando um islã radical e rigoroso, Mohammed Yusuf, um dos fundadores, acusava os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, de serem a fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram significa “A EDUCAÇÃO OCIDENTAL É PECAMINOSA” em haussa, uma das línguas faladas no país. www.cartacapital.com.br.

PRIMAVERA ÁRABE

2011 O “terremoto” que abalou o Mundo Islâmico e deixou o Ocidente de

sobreaviso

PRIMAVERA ÁRABE

PRIMAVERA ÁRABE A onda de protestos que derrubou quatro ditaduras

ainda sacode a Síria e começa a trazer à tona o medo do fundamentalismo islâmico.

E AGORA? O que o futuro reserva para a

Primavera Árabe? O que a região tem em comum é a

chance de fortalecimento de suas sociedades civis e de consolidação de um cenário político com mais debate e menos repressão.

O resto do mundo, portanto, fica na expectativa em relação ao desfecho de toda essa história.

COMO ESTÁ A ECONOMIA?

“Cada um desses países encontrou diferentes perspectivas e diferentes problemas, porque não há similitudes entre eles. Apesar de pertencerem todos à região do Médio Oriente e norte de África , A região árabe, têm sistemas políticos e economias diferentes. O impacto econômico foi diferente em cada um deles. Mas não há muito investimento a ser feito e o número de turistas afundou, por isso, o futuro continua a ser incerto para todos esses países”.