enquadramento legal epsme

4
Educação para a Saúde em Meio Escolar Enquadramento Legal Educação Lei nº 3/84, de 24 de Março Artigo 1º : “ O Estado garante o direito à Educação Sexual, como componente do direito fundamental à educação; Artigo 2º: “ Os programas escolares incluirão, de acordo, com os diferentes níveis de ensino, conhecimentos científicos sobre anatomia, fisiologia, genética e sexualidade humana. Lei nº 46/86, de 14 de Outubro - Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) (com as alterações introduzidas pela Lei nº 94/2005, de 30 de Agosto) Nº 2 do artigo 47º: Nova área educativa transversal – Formação Pessoal e Social – que “ pode ter como componentes a educação ecológica, a educação do consumidor, a educação familiar, a educação sexual, a prevenção de acidentes, a educação para a saúde, a educação para a participação nas instituições, serviços cívicos e outros no mesmo âmbito” Despachos Conjuntos nº. 271/98, de 23 de Março e n.º 734/2000 de 18 de Julho, Formalizam o compromisso entre o Ministério da Educação e da Saúde para o desenvolvimento da rede nacional de escolas promotoras da saúde; Lei nº 120/99, de 11 de Agosto Artigo 2º (Educação Sexual) o “Nos estabelecimentos de ensino básico e secundário será implementado um programa para a promoção da saúde e da sexualidade humana”. o Os conteúdos “serão incluídos (…) nas diferentes disciplinas vocacionadas para a abordagem interdisciplinar desta matéria (…) e deverá adequar-se aos diferentes níveis etários”. Artigo 3º (Doenças Sexualmente Transmissíveis) o “ Deve ser promovida criação de um gabinete de apoio aos alunos” (…) e “ o acesso a preservativos através de meios mecânicos, em todos os estabelecimentos de ensino superior e nos estabelecimentos de ensino secundário, por decisão dos órgãos directivos ouvidas as respectivas associações de pais e alunos”. Decreto – Lei nº 6/2001, de 6 de Janeiro – Revisão curricular do Ensino Básico. Decreto – Lei 208/2002, de 17 de Outubro – Lei orgânica do ME Artigo 2º (Atribuições) “ Participar, em conjunto com os demais departamentos governamentais, na coordenação das políticas (…) de promoção da saúde, (…)”.

Upload: luis-santos

Post on 11-Jul-2015

224 views

Category:

Health & Medicine


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Enquadramento legal epsme

Educação para a Saúde em Meio Escolar

Enquadramento Legal

Educação

Lei nº 3/84, de 24 de Março• Artigo 1º : “ O Estado garante o direito à Educação Sexual, como componente do direito

fundamental à educação;• Artigo 2º: “ Os programas escolares incluirão, de acordo, com os diferentes níveis de ensino,

conhecimentos científicos sobre anatomia, fisiologia, genética e sexualidade humana.

Lei nº 46/86, de 14 de Outubro - Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) (com as alterações introduzidas pela Lei nº 94/2005, de 30 de Agosto)

• Nº 2 do artigo 47º: Nova área educativa transversal – Formação Pessoal e Social – que “ pode ter como componentes a educação ecológica, a educação do consumidor, a educação familiar, a educação sexual, a prevenção de acidentes, a educação para a saúde, a educação para a participação nas instituições, serviços cívicos e outros no mesmo âmbito”

Despachos Conjuntos nº. 271/98, de 23 de Março e n.º 734/2000 de 18 deJulho,

• Formalizam o compromisso entre o Ministério da Educação e daSaúde para o desenvolvimento da rede nacional de escolas promotoras da

saúde;

Lei nº 120/99, de 11 de Agosto• Artigo 2º (Educação Sexual)

o “Nos estabelecimentos de ensino básico e secundário será implementado um programa para a promoção da saúde e da sexualidade humana”.

o Os conteúdos “serão incluídos (…) nas diferentes disciplinas vocacionadas para a abordagem interdisciplinar desta matéria (…) e deverá adequar-se aos diferentes níveis etários”.

• Artigo 3º (Doenças Sexualmente Transmissíveis)o “ Deve ser promovida criação de um gabinete de apoio aos alunos” (…) e “ o acesso a

preservativos através de meios mecânicos, em todos os estabelecimentos de ensino superior e nos estabelecimentos de ensino secundário, por decisão dos órgãos directivos ouvidas as respectivas associações de pais e alunos”.

Decreto – Lei nº 6/2001, de 6 de Janeiro – Revisão curricular do Ensino Básico.

Decreto – Lei 208/2002, de 17 de Outubro – Lei orgânica do ME• Artigo 2º (Atribuições)

“ Participar, em conjunto com os demais departamentos governamentais, na coordenação das políticas (…) de promoção da saúde, (…)”.

Page 2: Enquadramento legal epsme

Decreto – lei 74/2004, de 26 de Março – Revisão curricular do Ensino Secundário

Despacho nº 19 737/2005 – Cria o grupo de trabalho GTES • Ponto 1:

o “É criado no Ministério da Educação, no âmbito da Direcção- Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, um grupo de trabalho incumbido de proceder ao estudo e de propor os parâmetros gerais dos programas de educação sexual em meio escolar, na perspectiva da promoção da saúde escolar”.

Protocolo entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, de 7 de Fevereiro de 2006

• Ministério da Educação: o “(…) dinamizar no sistema educativo os princípios e as práticas da promoção da saúde

em meio escolar,(…).

Despacho Interno - Secretaria de Estado da Educação, de 27 de Setembro de 2006

• 1- “Os agrupamentos/Escolas devem incluir no Projecto educativo da escola (PE) as temáticas conexionadas com a Promoção e Educação para a Saúde”.

• 2 . “ (…) consideram-se temáticas prioritárias: Alimentação e actividade física; Consumo de Substâncias psico activas; Infecções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH-Sida; Violência em meio escolar”.

Despacho nº 2506/2007 – Designação do Coordenador de Educação para a Saúde.

• Artigo 1º:o “Cada agrupamento/escola com programas/projectos de trabalho na área da educação

para a saúde designará um docente dos 2.o ou 3.o ciclos do ensino básico para exercer as funções de coordenador da educação para a saúde”.

Saúde

Lei n.º 48/90, de 24 de Agosto – Lei de Bases da Saúde

(Com as alterações introduzidas pela Lei n.º 27/2002, de 8 de Novembro)

Base IIPolítica de saúde

1 -A política de saúde tem âmbito nacional e obedece às directrizes seguintes:

h) É incentivada a educação das populações para a saúde, estimulando nos indivíduos e nos grupos sociais a modificação dos comportamentos nocivos à saúde pública ou individual;

OMS Europa

Page 3: Enquadramento legal epsme

HEALTH21: the health for all policy framework for the WHO European Region: European Health for All Series No. 6., World Health Organization Regional Office for Europe Copenhagen. 1999.

“at least 50% of children should have the opportunity of being educated in a health-promoting kindergarten, and 95% in a health-promoting school;” *

* - The health-promoting school includes education for health in the school curriculum and in the activities of school health services. A health-promoting schools network has been run jointly by WHO, the European Commission and the Council of Europe since 1992.

Saúde em Portugal: Uma estratégia para o virar do século 1998-2002. Orientações para 1998.“Promoção da saúde na escola: melhorar a articulação entre as estruturas do Ministério da Educação e do Ministério da saúde, no âmbito da saúde escolar e da educação para a saúde na escola…”

Saúde um Compromisso: Uma estratégia para o virar do século 1998-2002. Revisão 1999.“Promoção da saúde na escola: melhorar a articulação entre as estruturas do Ministério da Educação e do Ministério da saúde, no âmbito da saúde escolar e da educação para a saúde na escola…”

Decreto-lei n.º 210/2001 de 28 de Julho, Publicado no Diário da Republica n.º 174 – I.ª Série A

Ministério da Saúde passa a tutelar a Saúde Escolar, competindo a sua implementação, no território nacional, aos Centros de Saúde.

Plano Nacional de Saúde 2004-2010: mais saúde para todos. - Lisboa: Direcção-Geral da Saúde, 2004.

“As estratégias da OMS, Health for All in the 21st century, apontam para que, no ano 2015, pelo menos 50% das crianças que frequentam o jardim-de-infância e 95% das que frequentam a escolaridade obrigatória e o ensino secundário terão oportunidade de ser educadas em escolas promotoras de saúde. Uma escola promotora de saúde é a que garante a todas as crianças e jovens que a frequentam a oportunidade de adquirirem competências pessoais e sociais que os habilitem a melhorar a gestão da sua saúde e a agir sobre os factores que a influenciam. Para isso, são indispensáveis parcerias, procedimentos democráticos, metodologias participativas e desenvolvimento sustentado.”

Lei Orgânica do Ministério da Saúde aprovada pelo Decreto-Lei n.º 212/2006, de 27 de Outubro.

Artigo 14.ºDirecção-Geral da Saúde

1 — A Direcção-Geral da Saúde, abreviadamente designada por DGS, tem por missão regulamentar, orientar e coordenar as actividades de promoção da saúde, prevenção da doença e definição das condições técnicas para adequada prestação de cuidados de saúde.

PROGRAMA NACIONAL DE SAÚDE ESCOLAR, Despacho n.º 12.045/2006 (2.ª série), Publicado no Diário da República n.º 110 de 7 de Junho.

“ O Projecto Educativo da Escola/Agrupamento, enquanto instrumento de trabalho integrador das preocupações da escola e da comunidade, pode e deve incorporar todas as actividades educativas que

Page 4: Enquadramento legal epsme

concorram para a promoção e educação para a saúde.” (Ministério da Educação, Ministério da Saúde. O que é a saúde na escola. Guião Orientador. Escolas Promotoras de Saúde. 1.ª Edição. Outubro 2000.)

“Nesta perspectiva, tendo em consideração o papel de suporte que a equipa de saúde escolar desempenha no desenvolvimento do currículo de educação para a saúde, os objectivos da intervenção na escola são os determinantes da saúde, sejam eles de natureza individual ou social, isto é, a ‘salutogénese’.”

Apresenta como “ Projectos Prioritários de Promoção da Saúde” no Jardim-de-infância, 1º Ciclo do EB, 2.º e 3.º Ciclos do EB e Ensino Secundário, a Educação para o Ambiente e a Saúde.