enfermagem na saúde do idoso - amazon web...

28
Enfermagem na Saúde do Idoso Autoria: Agleison Omido Junior Tema 01 Introdução, Epidemiologia e Qualidade de Vida na Terceira Idade

Upload: others

Post on 06-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

Enfermagem na Saúde do IdosoAutoria: Agleison Omido Junior

Tema 01Introdução, Epidemiologia e Qualidade de Vida na Terceira Idade

Page 2: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

Tema 01Introdução, Epidemiologia e Qualidade de Vida na Terceira Idade

Autoria: Agleison Omido Junior

Como citar esse documento:OMIDO JUNIOR, Agleison. Enfermagem na Saúde do Idoso: Introdução, Epidemiologia e Qualidade de Vida na Terceira Idade. Caderno de Atividades. Anhanguera Educacional: Valinhos, 2016.

Índice

© 2016 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma.

Pág. 23

Pág. 25 Pág. 25

Pág. 24

Pág. 19Pág. 16ACOMPANHENAWEB

Pág. 3CONVITEÀLEITURA

Pág. 3PORDENTRODOTEMA

Page 3: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

3

Introdução, Epidemiologia e Qualidade de Vida na Terceira Idade

Os avanços científicos na área da saúde associados à melhoria das condições de vida (nutricional, prevenção de doenças, promoção da saúde, acesso a informações) contribuíram para o aumento da expectativa de vida. Em 1990 era de 79 anos para mulheres e de 72,1 anos para os homens, e a expectativa é que em 50 anos ela seja de 82,8 e 75,9 anos, respectivamente (FREITAS et al., 2002).

As pessoas idosas apresentam poucos quadros de doença aguda, sendo que 80% desta população apresenta ao menos uma doença crônica e a doença mental (demência, depressão, alcoolismo), e a hipertensão arterial sistêmica se destaca como uma das principais patologias que acometem os idosos. Por esse motivo, a atenção da enfermagem para mantê-los com alta capacidade funcional é primordial no êxito da assistência à saúde, pois as doenças crônicas contribuem para a evolução de incapacidades (FREITAS et al., 2002).

Neste tema – Introdução, epidemiologia e qualidade de vida na terceira idade –, você aprenderá sobre as principais características da população idosa e sua relação com o meio social, os fatores epidemiológicos e qualidade de vida na terceira idade e os aspectos éticos e legais envolvidos na atenção ao idoso. Sendo assim, no final do conteúdo você deverá estar apto a descrever as particularidades da população idosa e seus principais desafios, reconhecer fatores contribuintes para a saúde e doença na população idosa e conhecer os fatores ético-legais que impactam a população idosa.

No século XXI, a quantidade de idosos dobrou em relação ao século anterior, e espera-se que essa quantidade triplique nos próximos cinco anos. A enfermagem deverá estar capacitada para reconhecer as particularidades desta população prestar o cuidado de qualidade frente às necessidades fisiopatológicas e psicossociais dessa população, considerando os aspectos epidemiológicos, econômicos, éticos e legais.

CONVITEÀLEITURA

PORDENTRODOTEMA

Page 4: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

4

A idade cronológica é uma metodologia simples e comum de se avaliar a idade da pessoa, mas, embora seja uma metodologia fácil, não se mostra eficiente, pois nem sempre dois indivíduos com a mesma idade apresentarão idade funcional igual ou parecida. É muito comum observar idosos de mesma idade com condições diversas: um ser ativo, consciente, orientado com resistência cardiovascular e outro apresentar demência e ser acamado (altamente dependente). O termo idoso vulnerável se aplica a idosos com idade superior a 75 anos ou aqueles com mais de 65 anos associado a alguma alteração funcional, já o termo idoso saudável define o idoso que não apresenta alteração funcional (FREITAS et al., 2002).

Roach (2009) traz os principais atributos para o enfermeiro trabalhar em geriatria:

• Capacidade de trabalhar em equipe

Requer a habilidade em trabalho em equipe multiprofissional, com capacidade em comunicação, supervisão, liderança e gerenciamento em enfermagem.

• Capacidade de avaliação e percepção das características individuais

Requer habilidade para não generalizar os cuidados de enfermagem, criando um plano de cuidados individuais, reconhecimento das necessidades e características de cada idoso.

• Conhecimentos fisiopatológicos e psicossociais

Requer o conhecimento do processo de envelhecimento, suas repercussões fisiológicas no indivíduo e seus impactos na socialização dessa população.

• Capacidade de comunicação

Esta habilidade é imprescindível, pois o profissional que cuidará de idosos se relacionará com o idoso e sua família, discutindo informações delicadas e muitas vezes de difícil compreensão e/ou aceitação entre as partes.

• Competência clínica

Requer habilidades técnicas, pois o paciente idoso apresenta inúmeras necessidades de assistência concomitantes que requerem manejo adequado de procedimentos semiológicos e semiotécnicos.

Abraham Maslow (ROACH, 2009) desenvolveu uma teoria em que demonstra a hierarquia das necessidades, conforme a Figura 1.1, elas se dividem em:

PORDENTRODOTEMA

Page 5: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

5

Figura 1.1. Teoria de Maslow

Fonte: <http://enfermagem24hr.blogspot.com.br/2011/11/piramide-de-maslow.html>. Acesso em: 25 nov. 2016.

• Necessidades Fisiológicas

É considerada uma necessidade primitiva, precisa ser saciada antes de se procurar saciar outra necessidade. São consideradas essenciais para a manutenção da vida.

PORDENTRODOTEMA

Page 6: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

6

• Necessidade de Segurança

A segurança é uma necessidade que se apresenta intimamente ligada à fisiológica, pois a confiança e a segurança do idoso no tratamento ou no profissional estão diretamente ligadas ao sucesso do tratamento, caso contrário pode ocorrer confusão, agitação e até raiva.

• Necessidade de Integração social

Considerado o terceiro degrau, essa necessidade será buscada após o desenvolvimento da segurança. Todo indivíduo precisa estar inserido em um grupo, ter convívio social e isso não é diferente na terceira idade, em que a cada ano que passa o idoso apresenta-se mais isolado, por perda de pessoas de seu círculo social – como a morte de um cônjuge, irmãos e amigos.

• Necessidade de Estima

Sentimentos positivos contribuem para uma boa autoestima, já os pensamentos negativos contribuem para o oposto. Sabidamente a interação social, com amigos e família, influencia nessa necessidade, por isso a importância da escuta terapêutica das experiências vivenciadas pelos idosos.

• Necessidade de Autorrealização

É considerada uma “meta valiosa”, pois de maneira geral é um objetivo de difícil alcance em sua plenitude e requer autoconhecimento e autocompreensão. Preferencialmente, os idosos devem se manter ativos intelectualmente.

Como o envelhecimento é um processo natural que se inicia no ato do nascimento, é necessário a avaliação da fragilidade e a incapacidade funcional, onde a fragilidade é uma consequência inevitável do envelhecimento, que está relacionado a diversos processos de doença, sendo definido como uma síndrome multidimensional que aumenta a vulnerabilidade do idoso, culminando em uma diminuição funcional com inúmeras mudanças físicas (FHON et al., 2012 ).

A incapacidade funcional é a perda de habilidades físicas e mentais necessárias para a independência e autonomia do indivíduo, para desenvolver atividades básicas da vida diária (FHON et al., 2012).

A Tabela 1.1 demonstra a prevalência da síndrome de fragilidade dos idosos que vivem no domicílio no município de Ribeirão Preto/SP (2011). Embora destaca-se aqui um único município, acredita-se que essa realidade não se diferencia do restante do país (FHON et al., 2012).

PORDENTRODOTEMA

Page 7: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

7

Tabela 1.1. Síndrome de fragilidade em idosos

A senilidade é um termo utilizado para definir o estágio avançando do envelhecimento, pois este processo ocorre durante toda vida, desde o nascimento. Esse termo é empregado para descrever a diminuição das funções fisiológicas ocorridas nos indivíduos, como: diminuição da acuidade visual e auditiva, ressecamento da pele, diminuição da memória, entre outras. A Tabela 1.2 demonstra a síntese das teorias de envelhecimento, divididas em biológicas e psicossociais:

Tabela 1.2. Teorias de envelhecimento

TEORIAS DO ENVELHECIMENTOFATORES BIOLÓGICOS FATORES PSICOSSOCIAISTeoria Genética: contribuição de genes no processo de envelhecimento.

Teoria do Desengajamento: processo de distanciamento social do idoso.

Teoria dos Radicais Livres: a oxidação de gordura, proteína e carboidratos contribuem no processo de envelhecimento.Teoria da Ligação Cruzada: redução no processo de divisão celular.

Teoria da Atividade: negar o processo de envelhecimento o máximo possível.

Teoria Imunológica: redução da atividade imunológica.Teoria do Desgaste: Resultado da utilização do corpo no dia a dia.

Teoria da Continuidade: Manutenção dos padrões anteriores, vivenciados pelo idoso.

Fonte: Roach (2009 ).

PORDENTRODOTEMA

Page 8: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

8

A enfermagem está passando por um processo de reflexão e discussão dos aspectos éticos, para superar os desafios que estão imergindo no cotidiano profissional, pela diversificação e intensificação da atuação de enfermagem, desde o campo de educação, ao assistencial e seus contextos sociais (ROSENSTOCK et al., 2011).

A atuação da enfermagem em gerontologia deve considerar a defesa do paciente como fator preponderante na atuação profissional, pois os idosos apresentam inúmeros casos de maus-tratos decorrentes do processo de envelhecimento e por serem mais vulneráveis, conforme as teorias do envelhecimento explicadas anteriormente. O enfermeiro é, então, o defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005).

Segundo o Estatuto do Idoso, é assegurado ao mesmo o acesso a todas as oportunidades para a manutenção da saúde física e mental e o seu desenvolvimento moral, intelectual, social e espiritual com dignidade e liberdade (BRASIL, 2003 ).

O Sistema Único de Saúde (SUS) deve assegurar ao idoso acesso a todos os serviços de saúde, inclusive assistência domiciliar àqueles que não puderem se locomover e fornecimento de medicamentos de uso contínuo, órteses e próteses pelo Poder Público. É vedada a cobrança de valores diferenciados pelos planos de saúde em razão da idade (BRASIL, 2003 ).

O instrumento de Avaliação Multidimensional Rápida da Pessoa Idosa (Tabela 1.3) é uma ferramenta de grande importância para a enfermagem e que pode ser utilizada em toda a rede de saúde. Ele detecta problemas condicionantes ao declínio funcional dos idosos (BRASIL, 2006a).

PORDENTRODOTEMA

Page 9: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

9

Tabela 1.3. Avaliação Multidimensional Rápida da Pessoa Idosa

PORDENTRODOTEMA

Page 10: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

10

O estilo nutricional do paciente vem se demonstrando como um fator determinante para a manutenção da saúde, principalmente associado a exercícios físicos, para reduzir o aparecimento de doenças crônicas degenerativas, como a diabetes, hipertensão arterial sistêmica, câncer e osteoporose, contribuindo assim para um aumento da sua expectativa de vida (PAPALÉO NETO, 2005).

Inúmeros indivíduos criam dietas “mirabolantes” para diminuir peso, aumentar músculo, enrijecer os ossos, mas é mais do que consenso que não existe alimento perfeito, o que é correto é se alimentar com uma grande variedade de alimentos. A pirâmide alimentar (Figura 1.2) estabelece um roteiro para a divisão de ingestão diária para as pessoas, principalmente para os idosos.

Evitar dieta gordurosa é um fator importante para redução do peso e o surgimento de doenças cardiovasculares, devendo ser inferior a 30% da ingestão calórica diária (PAPALÉO NETO, 2005).

A ingestão de bebidas alcoólicas demonstra um alerta à enfermagem em gerontologia, pois os idosos apresentam um metabolismo mais lento do álcool, tornando-os mais propensos à destruição de células hepáticas, podendo evoluir para um quadro cirrótico e deterioração mental (ROSENSTOCK et al., 2011).

Uma dieta rica de legumes, frutas e grãos apresenta um baixo índice calórico e lipídico, pois esses alimentos são ricos em fibras e carboidratos complexos, e estão associados a uma redução de vários tipos de câncer e ao funcionamento adequado do intestino (ROSENSTOCK et al., 2011).

PORDENTRODOTEMA

Page 11: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

11

Figura 1.2. Pirâmide Alimentar

Fonte : <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfrdYAG/orientacao-piramide-alimentar>.

PORDENTRODOTEMA

Page 12: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

12

Principais Nutrientes

• Proteínas: Ação no crescimento, manutenção, imunidade e reparo celular do tecido corporal.

• Carboidratos: Principal fonte de energia do corpo.

• Gordura: Fonte de energia para o corpo e transportador de vitaminas.

• Vitaminas: Produção de energia, reparo do tecido e funcionamento dos sistemas.

• Minerais: Regulação das funções dos corporais.

Com o envelhecimento, o sistema digestório tem suas funções diminuídas, como a capacidade de ingerir, digerir, absorver e metabolizar os nutrientes. A massa magra reduz-se. A perda de dentes reduz o prazer de se alimentar, principalmente alimentos mais duros, e ocorrem problemas de obstipação e redução sensorial (ROACH, 2009).

Ao contrário do que se acredita, os exercícios são fundamentais para a saúde do idoso. A atividade física rotineira reduz principalmente as chances de doenças coronarianas. Os exercícios aeróbicos são atividades que utilizam a metabolização do oxigênio na produção de energia indicada para os idosos, esse tipo de atividade necessita de três fatores: frequência (mínimo três vezes por semana), intensidade (atingir 65% a 85% da frequência cardíaca máxima por minuto) e tempo (mínimo de 20 a 30 minutos) (ROSENSTOCK et al., 2011).

A osteoporose é uma doença que geralmente acomete os idosos e caracteriza-se por uma redução total da massa óssea, tornando os ossos porosos, frágeis e quebradiços. A osteopenia é também uma redução da massa óssea, mas não é considerado um quadro patológico, sendo uma fase anterior à osteoporose (ROACH, 2009).

O Ministério da Saúde estabeleceu os dez passos da alimentação saudável para as pessoas idosas, que tem como objetivo a orientação prática sobre alimentação saudável; são eles (BRASIL, 2009):

• Primeiro: Realizar ao menos três refeições diárias e dois lanches saudáveis por dia, não devendo pular as refeições.

• Segundo: Incluir seis porções do grupo de cereais, tubérculos, raízes. Preferir os grãos integrais.

• Terceiro: Comer pelo menos três porções de legumes e verduras e três porções de frutas de sobremesa e lanches ao dia.

PORDENTRODOTEMA

Page 13: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

13

• Quarto: Comer arroz e feijão todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana. Outras sementes, como girassol, gergelim, abóbora, são ótimas fontes de proteínas e gordura de qualidade.

• Quinto: Ingerir diariamente três porções de leite e derivados, uma porção de carne ou ovo. Retirar gordura e pele das carnes.

• Sexto: Comer no máximo uma porção por dia de azeite, margarina, manteigas ou óleos vegetais.

• Sétimo: Comer no máximo duas vezes por semana sucos industrializados, refrigerante, bolos, biscoito recheados, sobremesas doces e guloseimas.

• Oitavo: Reduzir o sal (sódio) dos alimentos e reduzir os alimentos industrializados, abusando dos temperos como salsa, alho, ervas entre outros.

• Nono: Ingerir muito líquido, pelo menos dois litros ao dia, que deve ocorrer entre as refeições, assim o idoso manterá a hidratação corpórea e o equilíbrio intestinal.

• Décimo: Evitar bebida alcoólica e fumo e realizar ao menos 30 minutos de atividade física diária, para reduzir as chances do surgimento de doenças.

O IMC (Índice de Massa Corporal) é o indicador utilizado para avaliação do peso do indivíduo, se está adequado à sua altura. No idoso, essa avaliação é importante para avaliação da perda e ganho de peso. A fórmula para o cálculo é Peso/Altura2 e apresenta os seguintes resultados (BRASIL, 2009):

Tabela 1.4. Resultados do IMC

IMC Estado Nutricional≤ a 22 Baixo peso

>22 e <27 Peso adequado≥ 27 Sobrepeso

Com relação ao estresse, cada indivíduo se comporta de uma forma diferente. O idoso apresenta algumas particularidades nesse processo de enfrentamento, dentre os quais podemos destacar (ROACH, 2009):

• Aposentadoria: diminuição ou perda da renda, do papel, do status, estrutura/horário, objetivo de vida e contato com amigos.

PORDENTRODOTEMA

Page 14: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

14

• Morte dos amigos: perda de amigos, atividades sociais e ameaça à própria mortalidade.

• Estereótipos ageístas: desvalorização, atitudes negativas, expectativas determinadas pela idade, estereótipos, mitos e degradação.

• Viuvez: perda de companhia, parceiro sexual, de alguém para ajudar, vazio, tristeza, mudanças de responsabilidades e dependência dos outros.

• Doenças crônicas: deteriorações funcionais declínio sensorial, efeitos medicamentosos colaterais, dependência/vulnerabilidade, perda financeira, perda da capacidade de dirigir.

• Relocação em domicílio de familiar: perda de espaço, mudança de vizinho e mudança para longe dos amigos.

Processo de Enfermagem

Segundo Roach (2009), a avaliação deve considerar os fatores de estresse, podendo ter sintomas leves, moderados, graves ou de pânico. O enfermeiro deve perceber as reações de adaptação do idoso, podendo ser positivas – quando há um aumento na capacidade de pensar, resolver problemas e lidar com o fator de estresse – ou negativas – quando os métodos de enfrentamento não são eficazes, podendo acometer grave estresse ou até pânico.

A sudorese, dificuldade de concentração, taquicardia, cefaleias, náuseas, tremores, dor no peito, dispneia, sensação de engasgo, desconforto, medo de morte e incapacidade de se comunicar são sinais e sintomas de estresse grave e/ou pânico.

Os diagnósticos de enfermagem mais comuns para uma pessoa idosa na saúde psicossocial podem ser:

• Enfrentamento individual ineficaz relacionado a aposentadoria, mudança da vizinhança, perda de companhia, mudança para o asilo, entre outros;

• Ansiedade relacionada a hospitalização, dano funcional, dependência, entre outros;

Para a etapa de implementação, o enfermeiro deve oferecer estratégias para estimular o enfrentamento dos fatores de estresse e promover a auto-estima saudável.

Os resultados esperados após a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE é que tenha reduzido ao máximo a situação estressante e/ou otimizado o processo de enfrentamento, sendo eficaz (positiva), culminando na redução da ansiedade.

PORDENTRODOTEMA

Page 15: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

15

O trabalho em grupo com a população idosa demonstra-se como uma ferramenta eficaz, pois consegue discutir situações rotineiras, trabalhar vulnerabilidades, descobrir potencialidades, ampliar os vínculos entre o idoso e os profissionais da equipe de saúde, sendo outra etapa (complementar) na avaliação individual (BRASIL, 2006a).

Um exemplo de trabalho em grupos é com hipertensos e diabéticos, mas a maneira mais eficiente é a não criação dos rótulos das doenças, e sim um grupo genérico para o desenvolvimento e promoção da saúde. Destacamos algumas estratégias:

a. Convite aos idosos: utilizar metodologia que desperte a vontade deles. A participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é importante para a sensibilização durante as visitas domiciliares.

b. Abordagem de temas: devem ser discutidos com os participantes para o atendimento das necessidades locais.

c. Local para realização das atividades: deve ser em local que não dificulte o acesso e a locomoção dos idosos, como rampas e escadas. Privilegiar as regiões atendidas, não sendo muito distante e de fácil acesso.

d. Coordenação do grupo: deve estimular a participação de pessoas novas para realização das atividades e fomentar o bom convívio e amizade entre os participantes.

e. Categorização dos grupos: tipificar os grupos – atividades socioculturais, terapêuticas, atividades físicas entre outras.

f. Participação da equipe: participação de todos profissionais, atentando para não acarretar em um número excessivo.

g. Metodologia do grupo: criar situações-problemas pertencentes à realidades dos participantes.

h. Linguagem: evitar falas autoritárias, infantis, gírias, interrupção de alguém do grupo, entre outros.

i. Compromisso do gestor do grupo: ter apoio do gestor para as demandas de recursos, materiais e financiamentos.

PORDENTRODOTEMA

Page 16: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

16

Análise do Conceito Fragilidade em Idosos

• Este artigo ampliará seus conhecimentos sobre o conceito de fragilidade no idoso, reconhecendo todo o fenômeno deste processo constituído por fatores multidimensionais e multideterminados.

ANDRADE, Ankilma do Nascimento et al. Análise do conceito fragilidade em idosos. Revista Texto Contexto – Enfermagem (on-line), 2012.

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n4/04.pdf>. Acesso em: 13 set. 2016.

Atributos da Tensão do Cuidador Familiar de Idosos Dependentes

• Este artigo objetivou averiguar teórica e empiricamente os atributos da tensão do cuidador familiar de idoso dependente.

FERNANDES, Maria das Graças Melo; GARCIA, Telma Ribeiro. Revista da Escola de Enfermagem, 2009.

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n4/a12v43n4.pdf>. Acesso em: 13 set. 2016.

Pastoral da Pessoa Idosa

• Neste site, você terá acesso a uma série de informações, notícias, publicações e legislação que asseguram a dignidade e a valorização do indivíduo idoso.

Disponível em: <http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br>. Acesso em: 13 set. 2016.

ACOMPANHENAWEB

Page 17: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

17

Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa

• Neste site, você determina os acessos de saúde e direitos da população idosa, e promove a elaboração e a readequação das políticas de saúde ao idoso.

Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt2528_19_10_2006.html>. Acesso em: 13 set. 2016.

Perfil de Idosos Hospitalizados e Nível de Dependência de Cuidados de En-fermagem: Identificação de Necessidades

• Este artigo descreve o perfil de pessoas internadas em unidade clínica e identifica sua dependência de cuidados de enfermagem na admissão hospitalar.

SALES, Fabrícia Martins; SANTOS, Iraci dos. Perfil de idosos hospitalizados e nível de dependência de cuidados de enfermagem: identificação de necessidades. Revista Texto Contexto – Enfermagem (on-line), 2007.

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n3/a16v16n3.pdf>. Acesso em: 13 set. 2016.

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

• Neste site, você terá acesso a uma série de informações profissionais importantes na área da gerontologia e geriatria e links importantes para pesquisas científicas.

Disponível em: <http://www.sbgg.org.br/profissionais/index.php>. Acesso em: 13 set. 2016.

ACOMPANHENAWEB

Page 18: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

18

ACOMPANHENAWEBO Tornar-se Cuidadora na Senescência

• Este artigo, desenvolvido no município de Cascavel/PR com senescentes cuidadoras domiciliares de idosos dependentes, teve como objetivo verificar os motivos que as levaram a executar esse papel.

BRAZ, Elizabeth; CIOSAK, Suely Itsuko. O tornar-se cuidadora na senescência. Revista Esc. Anna Nery, 2009.

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n2/v13n2a19.pdf>. Acesso em: 13 set. 2016.

O Estatuto do Idoso

• Nesta aula, você irá se aprofundar sobre a legislação do idoso. Este vídeo explicita os direitos dos idosos e os deveres do Estado com esta população.

ESTATUTO do Idoso – 1.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rH9AUqEPkv0>. Acesso em: 13 set. 2016.

Tempo: 20:01.

Atividade Física e Qualidade de Vida

• Nesta aula, você aprenderá sobre a importância do exercício físico e sua relação com a qualidade de vida na população idosa com Alzheimer.

ATIVIDADE física e qualidade de vida em Idosos com Alzheimer.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P9o2meP1Gtc>. Acesso em: 13 set. 2016.

Tempo: 33:23.

Page 19: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

19

Instruções:Agora, chegou a sua vez de exercitar seu aprendizado. A seguir, você encontrará algumas questões de múltipla escolha e dissertativas. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que está sendo pedido.

AGORAÉASUAVEZ

Questão 1

A saúde pública do nosso país tradicionalmente está desenvolvida para atender as necessidades da saúde materno-infantil-puer-peral. Na contramão desse processo está o aumento da expectativa de vida da população. Como consequência, esse incremento da população idosa traduzirá em um maior número de doenças e de condições crônicas que exigiram uma maior demanda e um maior tempo dos serviços de saúde e sociais. Considerando a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e as tabelas a seguir, com valores do Ministério da Saúde, discorra sobre os resultados dos indicadores, se as políticas adotadas estão sendo eficientes e quais outras medidas poderiam ser adotadas.

Page 20: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

20

AGORAÉASUAVEZ

(Disponível em: <http://www.saudeidoso.icict.fiocruz.br/index.php?pag=result>. Acesso em: 16 set. 2016.)

Page 21: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

21

Questão 2

A nutrição adequada é vital para a manutenção de um estilo de vida considerado saudável; a ingestão de alimentos deve ser va-riada para que todas as necessidades nutricionais do dia sejam supridas. A pirâmide alimentar é um esquema ilustrado de compo-sição alimentar e foi criada com o propósito de auxiliar as pessoas a realizarem suas escolhas nutricionais adequadas, comendo uma variedade de alimentos diariamente. Assinale as alternativas Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) Pessoas idosas necessitam de dieta com suplementação de vitamina D.

( ) Evitar alimentos ricos em gordura, limitar bebidas alcoólicas, usar sal e açúcar com moderação, bem como optar por uma dieta rica em legumes, frutas e grãos, auxiliam na obtenção de uma ótima saúde.

( ) Mudanças no sistema digestivo aumentam o risco de constipação e a digestão torna-se menos eficiente.

A sequência correta é:

a) F; F; F.

b) V; V; F.

c) V; F; V.

d) V; V; V.

e) F; V; V.

AGORAÉASUAVEZ

Page 22: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

22

Questão 3

Um paciente com 69 anos foi admitido na enfermaria médica para avaliação de complicações de diabetes mellitus, tipo 2. Foi admitido em cadeira de rodas, acompanhado pela mulher, de 67 anos, proveniente do Pronto-Socorro. Estava lúcido e orientado, com discreta dispneia, hálito cetônico, desidratado, com fadiga, turvação visual e dor abdominal. A mulher comentou que o médi-co havia prescrito metformina 850mg 3x ao dia e glibenclamida 20mg 2x ao dia, mas que ele não tinha aderiado ao tratamento; ficando inúmeras vezes sem tomar a medicação, pois acreditava já estar curado. Após a admissão, você, o(a) enfermeiro(a) da unidade, atendeu ao pedido de esclarecimento da mulher do paciente, enquanto ele estava recebendo os primeiros cuidados de enfermagem.

Descreva qual a complicação aguda apresentada no caso descrito da diabetes e uma possível complicação crônica para esse caso, respectivamente:

a) Aguda: nefropatia diabética; crônica: cetoacidose diabética.

b) Aguda: cetoacidose diabética; crônica: nefropatia diabética.

c) Aguda: hiperglicemia; crônica: glaucoma.

d) Aguda: glaucoma; crônica: hiperglicemia.

e) Aguda: colite diabética; crônica: pé diabético.

Questão 4

Considerando o pensamento de Benedetti et al. (2007):

“[...] relação significante entre os níveis de atividade física e o estado de saúde mental, ou seja, a associação evidencia menor prevalência de indicadores de depressão e demência para os idosos não sedentários. Reafirma-se a importância de manter-se ativo e que a atividade física influência o enfrentamento de síndrome depressiva, ampliando o convívio social e a estimulação corporal. Infere-se que a atividade física tem conseguido reduzir e/ou atrasar os riscos de demência, embora não se possa afirmar que a atividade física evita a demência.”

Descreva ao menos cinco vantagens da atividade física na terceira idade.

AGORAÉASUAVEZ

Page 23: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

23

Questão 5

O Ministério da Saúde lançou em 2009 um manual de alimentação saudável para pessoa idosa, que descreve 10 passos im-portantes para montagem de um cardápio para o consumo diário (disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel_idosa_profissionais_saude.pdf>, acesso em: 29 set. 2016). Considerando as orientações contidas no manual, confeccione uma orientação nutricional com 2000 kcal para pessoa idosa.

AGORAÉASUAVEZ

Neste tema você aprendeu as principais alterações fisiopatológicas e sociais experienciada pelo idoso e as principais características e habilidades desejadas aos profissionais de enfermagem para o trabalho com a população idosa, apresentando o impacto do tempo no indivíduo e como o idoso é visto pela sociedade e familiares.

Também foram discutidos neste tema os dados epidemiológicos atuais na terceira idade, embasando sua avaliação da importância social e econômica que trará à sociedade com o número crescente desta população.

Foi demonstrada a importância da avaliação física e nutricional no idoso, pois os indivíduos que são estimulados nesses quesitos apresentam uma redução do processo de morbidade das doenças crônicas degenerativas e mentais com melhoria do padrão social.

FINALIZANDO

Page 24: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

24

ANDRADE, A. N. et al. Análise do conceito de fragilidade em idosos. Texto e contexto em enfermagem, out/dez.2012.

ATIVIDADE física e qualidade de vida em Idosos com Alzheimer. Ricardo Barcelos Ferreira. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P9o2meP1Gtc>. Acesso em: 13 set. 2016.

BENEDETTI, T. R. B. et al. Atividade Física e estado de saúde mental de idosos. Revista de Saúde Pública, set. 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006a.

______. Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. 2006b. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt2528_19_10_2006.html>. Acesso em: 13 set. 2016.

______. Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BRAZ, E.; CIOSAK, S. I. O tornar-se cuidadora na senescência. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, abr.-jun. 2009.

ESTATUTO do idoso-1. Aprigio de Souza. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rH9AUqEPkv0>. Acesso em: 13 set. 2016.

FERNANDES, M. G. M.; GARCIA, T. R. Atributos da atenção do cuidador familiar de idosos dependentes. Revista da escola de enfermagem da USP, 2009.

FREITAS, E. V. de et al. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

PAPALÉO NETO, M. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão global. São Paulo: Atheneu, 2005.

PASTORAL da pessoa idosa. Disponível em: <http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br>. Acesso em: 13 set. 2016.

ROACH, S. S. Introdução à Enfermagem Gerontológica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. (PLT 176).

ROSENSTOCK, K. I. V. et al. Aspectos éticos no exercício da enfermagem: revisão integrativa da literatura. Cogitare Enfermagem, out.-dez. 2011.

SALES, F. M.; SANTOS, I. Perfil dos idosos hospitalizados e nível de dependência de cuidados de enfermagem: identificação de necessidades. Texto e contexto em enfermagem, jul.-set. 2007.

SOCIEDADE Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Disponível em: <http://www.sbgg.org.br/profissionais/index.php>. Acesso em: 13 set. 2016.

REFERÊNCIAS

Page 25: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

25

Ageístas: Preconceito contra as pessoas por causa de sua idade, acometendo principalmente os idosos.

Autoestima: Valorização positiva que realiza de si mesmo.

Idoso vulnerável: Indivíduo acima de 65 anos com maior fragilidade perante os outros, suscetível a ser ferido, machu-cado, tocado ou ofendido.

Osteopenia: Quadro fisiológico do idoso com redução da mineralização óssea que antecede a osteoporose.

Osteoporose: Doença que apresenta redução da mineralização óssea, tornando o osso poroso, facilitando processos de fratura.

GLOSSÁRIO

GABARITOQuestão 1

Resposta: A primeira tabela ilustra a Esperança de Vida ao Nascer; a segunda ilustra Proporção de Idosos acima de 85 anos ou mais e a terceira tabela ilustra Proporção de Idosos com incapacidade funcional para atividades da vida diária. Essas três tabelas demonstram que está havendo um avanço na expectativa de vida tanto na terceira idade, quanto ao superior a 85 anos, mas este aumento não vem se demonstrando na manutenção das atividades rotineiras dos idosos, demonstrando que as políticas ao idoso atuais não estão tendo impacto na qualidade de vida deles.

Questão 2

Resposta: Alternativa D.

( V ) Pessoas idosas não necessitam de dieta com suplementação de vitamina D.

Page 26: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

26

( V ) Evitar alimentos ricos em gordura, limitar bebidas alcoólicas, usar sal e açúcar com moderação, bem como optar por uma dieta rica em legumes, frutas e grãos, auxiliam na obtenção de uma ótima saúde.

( V ) Mudanças no sistema digestivo aumentam o risco de constipação e a digestão torna-se menos eficiente.

Questão 3

Resposta: Alternativa B.

Complicação aguda: cetoacidose diabética; complicação crônica: nefropatia diabética.

A cetoacidose diabética é uma complicação aguda da diabetes mellitus que se caracteriza por hiperglicemia, quadro de desidratação e cetose (no caso apresentado, hálito cetônico). Essa complicação apresenta uma incidência de até 5%, acometendo principalmente pessoas do sexo feminino e adolescentes com mortalidade inferior a 5%, sendo mais provável no idoso extremo (acima de 80 anos).

A nefropatia diabética é uma complicação importante, sendo a principal causa de insuficiência renal crônica, levando o paciente a realizar hemodiálise. O monitoramento da presença de proteína na urina é de extrema relevância na fase inicial dessa complicação.

Questão 4

Resposta:

1. Prevenção de doenças crônicas degenerativas;

2. Melhora do tônus muscular;

3. Diminuição de ansiedade e sensação de bem-estar;

4. Melhora do apetite;

5. Melhora na sociabilização;

6. Condicionamento físico;

7. Aceitação da autoimagem;

8. Melhora do equilíbrio;

Page 27: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)

27

Questão 5

Resposta:

Page 28: Enfermagem na Saúde do Idoso - Amazon Web Servicesconteudo-ava.s3.amazonaws.com/UNIFICADO/[1030705]ENF7... · 2017-07-22 · defensor do idoso e de seu estatuto (PAPALÉO NETO, 2005)