enfermagem do trabalho · trabalho, as pausas e o sistema de revezamento de ... (anexo nr7) -...

46
Centro Paula Souza – 2011 ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em ENFERMAGEM DO TRABALHO Qualificação: Técnico de Enfermagem com ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO Módulo: I Componente Curricular: Doenças Ocupacionais e Epidemiologia C.H. Semanal: 03 h/a Professor(es): Silmara R. de Assis Goes I – Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. 1. Correlacionar a Fisiologia Humana às condições do trabalho. 2. Identificar as alterações do organismo humano relacionados à intoxicação. 3. Avaliar a importância do registro de dados relativos às doenças ocupacionais. 4. Analisar o Programa de Saúde do Trabalhador. Plano de Trabalho Docente – 2011 Ensino Técnico

Upload: buidat

Post on 21-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Centro Paula Souza – 2011

ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO

Código: 136 Município: TUPÃ

Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA

Habilitação Profissional: Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em ENFERMAGEM DO TRABALHO

Qualificação: Técnico de Enfermagem com ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO Módulo: I

Componente Curricular: Doenças Ocupacionais e Epidemiologia

C.H. Semanal: 03 h/a Professor(es): Silmara R. de Assis Goes

I – Atribuições e atividades profissionais relativa s à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular. 1. Correlacionar a Fisiologia Humana às condições do trabalho. 2. Identificar as alterações do organismo humano relacionados à intoxicação. 3. Avaliar a importância do registro de dados relativos às doenças ocupacionais. 4. Analisar o Programa de Saúde do Trabalhador.

Plano de Trabalho Docente – 2011

Ensino Técnico

Centro Paula Souza – 2011

II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Doenças Ocupacionais e Epidemiologia

Competências

Habilidades

Bases Tecnológicas

1

2

3

Correlacionar a Fisiologia Humana às condições do trabalho. Identificar as alterações do organismo humano relacionados à intoxicação. Avaliar a importância do registro de dados relativos às doenças ocupacionais.

1 2

3

Identificar as alterações físicas relacionadas às condições de trabalho. 1.1 Identificar os sinais e sintomas, incidências e medidas profiláticas das doenças Profissionais e do trabalho. 1.2 Relacionar alterações físicas com o trabalho diário, o esforço físico, a fadiga e o stress. 1.3 Verificar a importância da duração da jornada de trabalho, as pausas e o sistema de revezamento de turnos para a saúde e o bem-estar do trabalhador. 1.4 Relacionar possíveis agentes intoxicantes. 2.1 Informar aos trabalhadores quanto aos riscos do contato, absorção, toxicidade dos agentes químicos e medidas preventivas. 2.2 Coletar e registrar dados relevantes para a epidemiologia no trabalho. 3.1 Aplicar coeficientes, índices e gráficos utilizados nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. 3.2

1

2

3

- Fisiopatologia das doenças relacionadas ao trabalho nos diversos sistemas: tegumentar, respiratório, nervoso e órgãos do sentido (Perda auditiva induzida por ruído ocupacional – PAIRO), urinário, digestório e músculo esquelético (Lesão por esforço repetitivo - LER / Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho - DORT). 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 - Doenças ocupacionais - Toxicologia - Alterações provocadas pelo trabalho em turnos (Anexo NR7) - Trabalho na agroindústria (NR31) . 2.1, 2.2 - Bioestatística e aplicação da epidemiologia básica na saúde do trabalhador/ Notificação das doenças ocupacionais. 3.1, 3.2

Centro Paula Souza – 2011

4

Analisar o Programa de Saúde do Trabalhador.

4

Atuar junto à equipe de saúde do Trabalhador. 4.1 Executar programas de educação e prevenção à saúde do trabalhador. 4.2 Selecionar os imunológicos para as diferentes áreas de atuação profissional. 4.3 Executar ações referentes à imunização indicadas à saúde do trabalhador. 4.4

- Programa de Saúde do Trabalhador (segundo MS) - Vacinação do trabalhador. 4.1, 4.2, 4.3, 4.4

Centro Paula Souza – 2011

III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento Componente Curricular: Doenças ocupacionais e Epide miologia

Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Procedimento Didáticos Cronograma / Dia e Mês

- Identificar as alterações físicas relacionadas às condições de trabalho. - Identificar os sinais e sintomas, incidências e medidas profiláticas das doenças profissionais do trabalho. - Relacionar alterações físicas com o trabalho diário, o esforço físico, a fadiga e o stress. - Verificar a importância da duração da jornada de trabalho, as pausas e o sistema de revezamento de turnos para a saúde e o bem-estar do trabalhador.

- Fisiopatologia das doenças relacionadas ao trabalho nos diversos sistemas: tegumentar, respiratório, nervoso e órgãos do sentido (Perda auditiva induzida por ruído ocupacional – PAIRO), urinário, digestório e músculo esquelético (Lesão por esforço repetitivo – LER / Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho - DORT).

Para a competência nº. 1

- Aula expositiva, com utilização de multi-mídia e textos de apoio; - Trabalhos de pesquisa e apresentação em sala de aula; - Estudos de casos;

11/02 a 18/03

Centro Paula Souza – 2011

- Relacionar possíveis agentes intoxicantes. - Informar aos trabalhadores quanto aos riscos do contato, absorção, toxicidade dos agentes químicos e medidas preventivas.

- Doenças ocupacionais - Toxicologia - Alterações provocadas pelo trabalho em turnos (Anexo NR7) - Trabalho na agroindústria (NR31).

Para a competência nº. 2

- Aula expositiva com utilização de multi-mídia e textos de apoio; - Metodologia da aprendizagem baseada em problemas;

25/03 a 15/04

- Coletar e registrar dados relevantes para a epidemiologia no trabalho. - Aplicar coeficientes, índices e gráficos utilizados nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

- Bioestatística e aplicação da epidemiologia básica na saúde do trabalhador/ Notificação das doenças ocupacionais.

Para a competência nº. 3

- Trabalhos de pesquisa e apresentação em sala de aula; - Aula prática de manipulação de instrumentos de notificação e registros.

22/04 a 20/05

- Atuar junto à equipe de saúde do Trabalhador. - Executar programas de educação e prevenção à saúde do trabalhador. Selecionar os imunológicos para as diferentes áreas de atuação profissional. - Executar ações referentes à imunização indicadas à saúde do trabalhador.

- Programa de Saúde do Trabalhador (segundo MS) - Vacinação do trabalhador.

Para a competência nº. 4

- Aula expositiva com utilização de multi-mídia e textos de apoio; - Palestra de profissional envolvido com o programa de saúde do Trabalhador; - Estudos de casos.

27/05 a 01/07

Centro Paula Souza – 2011

IV – Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Doenças Ocupacionais e Epide miologia

Competência (por extenso) Indicadores de Domínio Instrumentos de

Avaliação Critérios de

Desempenho Evidências de Desempenho

Correlacionar a Fisiologia Humana às condições do trabalho Identificar as alterações do organismo humano relacionados à intoxicação.

- Identificar as alterações físicas relacionadas às condições de trabalho. - Identificar os sinais e sintomas, incidências e medidas profiláticas das doenças profissionais do trabalho. - Relacionar alterações físicas com o trabalho diário, o esforço físico, a fadiga e o stress. - Relacionar jornada de tarabalho com a saúde e o bem estar do trabalhador. - Relacionar possíveis agentes intoxicantes. - Informar aos trabalhadores quanto aos riscos do contato, absorção, toxicidade dos agentes químicos e medidas preventivas.

- Apresentação de trabalhos em sala de aula; - Avaliação individual escrita; - Apresentação das pesquisas e buscas individuais; - Elaboração dos ciclos pedagógicos da metodologia da problematização.

- organização das idéias - relacionar a teoria à prática; - participação; - interesse. - participação; - interesse; - clareza e organização das idéias; - organização nos trabalhos

- Realizar avaliação escrita e demonstrar entendimento dos assuntos durante as discussões. - Demonstrar relacionamento de idéias; - Apresentar conteúdo de pesquisa.

Centro Paula Souza – 2011

Avaliar a importância do registro de dados relativos às doenças ocupacionais Analisar o Programa de Saúde do Trabalhador

- Coletar e registrar dados relevantes para a epidemiologia no trabalho. - Aplicar coeficientes, índices e gráficos utilizados nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. - Atuar junto à equipe de saúde do Trabalhador. - Executar programas de educação e prevenção à saúde do trabalhador. Selecionar os imunológicos para as diferentes áreas de atuação profissional. - Executar ações referentes à imunização indicadas à saúde do trabalhador.

- Apresentação de trabalhos em sala de aula; - Elaboração dos exercícios de fixação; - Avaliação individual escrita; - Apresentação de trabalhos de pesquisa realizados nos estudos de casos.

- interesse; - clareza; - organização nos trabalhos - organização das idéias - relacionar a teoria à prática; - participação; - interesse.

- Apresentar conteúdo de pesquisa; - Realizar as atividades propostas em sala de aula demonstrando relacionamento de idéias. - Realizar avaliação individual escrita; - Apresentar conteúdo de pesquisa;

Centro Paula Souza – 2011

V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia) 1.Ministério da Saúde do Brasil. Doenças Relacionadas ao trabalho. Manual de procedimentos para os serviços de saúde, Brasília, D.F. Brasil. 2. Portaria/MS nº. 1.339, de 18/11/1999: Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório 1. A avaliação será contínua e cumulativa, gerando oportunidades para que o aluno reflita com observância, sua evolução, verificando sua assiduidade, participação em sala de aula, atividade de classe ou extra-classe. 2. Na recuperação paralela será desenvolvido novamente o conteúdo em que o aluno apresentou maiores dificuldades de forma sistemática e contínua, através de métodos diferenciados, de forma que elimine as dúvidas apresentadas

VII – Outras Observações/ Informações

1. Participação na Feira da Solidariedade, no período de 06 a 10/04/2011; 2. Participação nas Atividades de Integração no dia 09/04/2011; 3. Participação na Semana Paulo Freire, no período de 09 a 13/05/2011; 4. Participação na Gincana escolar/esportiva/beneficente, no período de 04 a 07/05/2011.

VIII – Identificação:

Nome do professor(a): Silmara R. de Assis Goes

Assinatura: Data: 02/02/ 2011

IX – Parecer do Coordenador de Área:

O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 02, de 05 de janeiro de 2009.

Nome do coordenador(a): Ana Paula Cavalcante de Oliveira Marcolino

Assinatura: Data:02/02/2011

Centro Paula Souza – 2011

ETE Professor Massuyuki Kawano

Código: 136 Município: Tupã

Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança

Habilitação Profissional: Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho

Componente Curricular: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E CONTROLE DE QUALIDADE

C.H. Semanal: 2 h-a Professor(es):Ana Paula Cavalcante de Oliveira Marcolino

Plano de Trabalho Docente – 2011

Ensino Técnico

Centro Paula Souza – 2011

I – Atribuições e atividades profissionais relativa s à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular. Participar com o Enfermeiro:

• no planejamento, programação e orientação das atividades de Enfermagem no Trabalho

• no desenvolvimento e execução de programas de avaliação da saúde do trabalhador;

Executar todas as atividades de Enfermagem do Trabalho, exceto as privativas do Enfermeiro. Integrar a equipe de saúde do trabalhador. IMPLANTAR A POLÍTICA DE SST

• Auxiliar na realização de exames admissionais. periódicos, demissionais e outros determinados pelas normas da Instituição.

• Participar do sistema de gestão ambiental. • Auxiliar na observação sistemática do estado de saúde dos servidores, nos

levantamentos de doenças ocupacionais, lesões traumáticas, doenças epidemiológicas.

• Cumprir protocolos de saúde e segurança como, por exemplo, uso de precauções padrão.

INVESTIGAR ACIDENTES

• Encaminhar adequadamente os problemas apresentados pelos funcionários.

• Realizar visitas domiciliares e hospitalares nos casos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

• Prestar atendimento de primeiros socorros.

Centro Paula Souza – 2011

II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E CONTROLE DE QUALIDADE Módulo: I

Competências

Habilidades

Bases Tecnológicas

1. Avaliar tipos, tratamento e destinação dos resíduos produzidos pelos serviços de saúde e pelas indústrias e agricultura. 2. Avaliar os efeitos ambientais causados por resíduos sólidos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos. 3. Analisar as condições sanitárias e de conforto no local de trabalho de acordo com a legislação. 4. Analisar legislações específicas de qualidade relativas ao meio – ISOs.

1.1. Identificar resíduos industriais e de saúde, seus riscos para o meio ambiente e destino adequado. 1.2. Identificar a finalidade do tratamento dos resíduos para prevenção e controle das doenças no ambiente de trabalho e na comunidade. 2.1. Identificar e caracterizar situações de risco e aplicar métodos de eliminação ou de redução de impactos ambientais. 2.2. Identificar o efeito da poluição no ambiente de trabalho e os instrumentos próprios para a coleta de dados sobre as condições de trabalho. 2.3. Medidas preventivas para minimizar os efeitos nocivos dos resíduos ao meio ambiente. 3.1. Ajustar as condições sanitárias e de conforto do local de trabalho de acordo com a legislação. 3.2. Utilizar a legislação e as normas de controle sanitário e fitosanitário. 4. Identificar e aplicar as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, controle de qualidade: ISO 9000 e ISO 14000.

1. Resíduos Industriais, de saúde e da agroindústria: Água: sistema de utilização e reutilização Esgoto: tratamento de acordo com o resíduo produzido Ar atmosférico: controle do nível de poluentes Armazenamento e descarte de resíduos: saúde, indústria e agroindústria 2. Condições sanitárias e conforto nos locais de trabalho 3. Controle de Qualidade: ISO 9000 e ISO 14000

Centro Paula Souza – 2011

III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento Componente Curricular: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E CONTROLE DE QUALIDADE Módulo: I

Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Procedimento Didáticos Cronograma / Dia e Mês

Identificar resíduos industriais e de saúde, seus riscos para o meio ambiente e destino adequado. Identificar a finalidade do tratamento dos resíduos para prevenção e controle das doenças no ambiente de trabalho e na comunidade.

Resíduos Industriais, de saúde e da agroindústria: Água: sistema de utilização e reutilização; Esgoto: tratamento de acordo com o resíduo produzido; Ar atmosférico: controle do nível de poluentes; Armazenamento e descarte de resíduos: saúde, indústria e agroindústria

1

Aula teórica dialogada com uso de data show. Trabalho em grupo.

07/02 a 28 / 02

Identificar e caracterizar situações de risco e aplicar métodos de eliminação ou de redução de impactos ambientais. Identificar o efeito da poluição no ambiente de trabalho e os instrumentos próprios para a coleta de dados sobre as condições de trabalho. Medidas preventivas para minimizar os efeitos nocivos dos resíduos ao meio ambiente.

Resíduos Industriais, de saúde e da agroindústria: Água: sistema de utilização e reutilização Esgoto: tratamento de acordo com o resíduo produzido Ar atmosférico: controle do nível de poluentes Armazenamento e descarte de resíduos: saúde, indústria e agroindústria

1

Aulas teóricas dialogadas com uso de Data show. Apresentação de Seminário

04/03 a 29/04

Ajustar as condições sanitárias e de conforto do local de trabalho de acordo com a legislação. Utilizar a legislação e as normas de controle sanitário e fitosanitário.

Condições sanitárias e conforto nos locais de trabalho

3

Aulas teóricas dialogadas com uso de data show. Pesquisa on line em laboratório de Informática

02/05 a 20 /05

Identificar e aplicar as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, controle de qualidade: ISO 9000 e ISO 14000.

Controle de Qualidade: ISO 9000 e ISO 14000

4

Leitura dirigida e discussão Pesquisa

23/05 a 01/07

Centro Paula Souza – 2011

IV – Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E CONTROLE DE QUALIDADE Módulo: I

Competência

Indicadores de Domínio Instrumentos de

Avaliação Critérios de

Desempenho Evidências de Desempenho

Avaliar tipos, tratamento e destinação dos resíduos produzidos pelos serviços de saúde e pelas indústrias e agricultura.

Identificar resíduos industriais e de saúde, seus riscos para o meio ambiente e destino adequado. Identificar a finalidade do tratamento dos resíduos para prevenção e controle das doenças no ambiente de trabalho e na comunidade.

Avaliação teórica individual Observação

Conceitos corretos e escritos com clareza e coerência de idéias. Participação na discussão em classe.

O aluno responde com clareza os conceitos de forma correta para elaborar o registro das observações e suas práticas. O aluno participa através de comentários e questionamentos que indiquem o entendimento do tema.

Avaliar os efeitos ambientais causados por resíduos sólidos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos.

Identificar e caracterizar situações de risco e aplicar métodos de eliminação ou de redução de impactos ambientais. Identificar o efeito da poluição no ambiente de trabalho e os instrumentos próprios para a coleta de dados sobre as condições de trabalho. Medidas preventivas para minimizar os efeitos nocivos dos resíduos ao meio ambiente.

Avaliação teórica individual Seminários.

Conceitos corretos e escritos com clareza e coerência de idéias. Utilização da mecânica corporal; Uso correto dos termos técnicos; Sequência lógica das técnicas; Habilidade. - Participação - Cooperação - Interesse - Senso crítico - Organização de idéias

O aluno responde com clareza os conceitos de forma correta para elaborar o registro das observações e suas práticas. Apresentação de seminários com clareza de idéias, uso correto de termos e linguagem apropriados pelos componentes dos grupos, com participação efetivas dos mesmos.

Analisar as condições sanitárias e de conforto no local de trabalho de acordo com a legislação.

Ajustar as condições sanitárias e de conforto do local de trabalho de acordo com a legislação. Utilizar a legislação e as normas de controle sanitário e fitosanitário.

Avaliação teórica individual

Conceitos corretos e escritos com clareza e coerência de idéias.

O aluno responde com clareza os conceitos de forma correta para elaborar o registro das observações e suas práticas.

Centro Paula Souza – 2011

Analisar legislações específicas de qualidade relativas ao meio – ISOs.

Identificar e aplicar as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, controle de qualidade: ISO 9000 e ISO 14000.

Apresentação de pesquisa

- Organização - Cumprimento de prazo - Aplicação dos conhecimentos com precisão - Clareza.

Apresentação escrita da pesquisa na data estabelecida, com organização, termos apropriados, aplicação correta e precisa dos conhecimentos transmitidos em sala de aula.

Centro Paula Souza – 2011

V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia) Camponogara S, Ramos FRS, Kirchhof ALC. Um olhar sobre a interface trabalho hospitalar

e os problemas ambientais. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 dez;30(4):724-31. Disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/10037/7585 data de acesso 29/01/2011 Corrêa, Luciara Bilhalva; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa. Construção do saber sobre resíduos sólidos de servi ços de saúde na formação em saúde. Rev. gaúch. enferm;29(4):557-564, dez 2008. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/7626/4681. data de acesso: 20/01/2011. Almeida, Vitória de Cássia Félix de; Pinto, Sarah de Lima; Feitosa, Cícera Raquel; Alencar, Pyetro Ramon Pimentel; Nascimento, Antônia Jarismênia Rosado do. GERENCIAMENTO DOS RESIDUOS SÓLIDOS EM UNIDADES DE S AÚDE DA FAMILIA. Rev. RENE;10(2):103-112, abr.-jun. 2009. DISPONÍVEL EM http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/. Acesso em 25/01/2011.

Sites

VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório

Será trabalhado as dificuldades em forma de trabalho extra-classe, com atendimentos individualizados. Estudo dirigido sobre as competências não assimiladas.

VI – Outras Observações/ Informações

Abril * 6 a 10 - Participação Feira da Solidariedade 9 - Atividades de Intregração Maio * 9 a 13 - Semana Paulo Freire 4 a 7 - Gincana escolar/esportiva beneficente 7 - Atividades de Integração

VII – Identificação:

Nome do professor(a): Ana Paula Cavalcante de Oliveira Marcolino

Assinatura: Data: 31/01/2011

Centro Paula Souza – 2011

VIII – Parecer do Coordenador de Área:

O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 02, de 05 de janeiro de 2009.

Nome do coordenador(a): Ana Paula Cavalcante de Oliveira Marcolino

Assinatura: Data:31/01/2011

Centro Paula Souza – 2011

I – Atribuições e atividades profissionais relativa s à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular

Manter-se atualizado sobre a legislação vigente

ETE Massuyuki Kawano

Código: : 136 TUPÃ

Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA

Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em ENFERMAGEM DO TRABALHO

Qualificação: Especialização em Enfermagem do Trabalho Módulo: I

Componente Curricular:: LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

C.H. Semanal: 02 Professor(es): Antonio Aparecido Bortoluci

Plano de Trabalho Docente – 2011

Ensino Técnico

Centro Paula Souza – 2011

II - Competências, Habilida des e Bases Tecnológicas

Função: Organização do Processo de Trabalho em Saúd e e Segurança do Trabalho

COMPETÊNCIAS HABILIDADES BASES TECNOLÓGICAS 1. Interpretar as legislações relacionadas à saúde do trabalhador.

1.1. Orientar os trabalhadores quanto aos seus direitos e deveres trabalhistas. 1.2. Aplicar legislação específica frente aos acidentes de trabalho.

1. Consolidação das leis trabalhistas aplicadas à segurança do trabalho:

• Lei da duração do trabalho; • ferias, feriados e faltas; • trabalho noturno; • Remuneração, • Jornada de trabalho; • Cessação do contrato de trabalho; • Insalubridade e periculosidade • Lei dos acidentes de trabalho; • Proteção do trabalho da mulher; • Proteção à maternidade

III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento Componente Curricular:

Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Proce dimento Didáticos Cronograma / Dia e Mês

Centro Paula Souza – 2011

1.1. Orientar os trabalhadores quanto aos seus direitos e deveres trabalhistas. 1.2. Aplicar legislação específica frente aos acidentes de trabalho.

1. Consolidação das leis trabalhistas aplicadas à segurança do trabalho:

• Lei da duração do trabalho; • ferias, feriados e faltas; • trabalho noturno; • Remuneração, • Jornada de trabalho; • Cessação do contrato de

trabalho; • Insalubridade e periculosidade • Lei dos acidentes de trabalho; • Proteção do trabalho da mulher;

Proteção à maternidade

Aula expositiva/data show

08/02/11 a 01/07/11

IV – Procedimentos de Avaliação Componente Curricular:

Competência (por extenso)

Indicadores de Domínio Instrumentos de Avaliação Cr itérios de Desempenho Evidências de Desempenho

1. Interpretar as legislações relacionadas à saúde do trabalhador.

Consolidação das leis trabalhistas aplicadas à segurança do trabalho:

Avaliação teórica Resolução em grupo Trabalho de pesquisa Apresentações

� Construção de conceitos Relação de idéias.

� Utilização correta dos conceitos

� Seleção das informações utilizadas

� Seqüência lógica de idéias

� Clareza e organização de idéias

� Utilização de termos adequados

� Participação na equipe � Coerência com a realidade � Participação � Clareza.

Elaboração das respostas de forma clara, com linguagem apropriada, utilizando-se de conceitos pertinentes e relacionando a legislação trabalhista. Resolução dos problemas apresentados, relacionando as leis com conhecimentos pertinentes sobre o trabalho.

Centro Paula Souza – 2011

Centro Paula Souza – 2011

V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia)

BRASIL. Ministério do Trabalho e do Emprego – Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 2002 – Síntese das ocupações profissionais (site: http://www.mtecbo.gov.br/)

BRASIL. CTPN. Comissão Tripartite Permanente Nacional. Brasília. Agosto de 2008. Disponível em:<http://www.mte.gov.br/seg_sau/comissoes_ctpn.asp>.

ANENT. Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho. Disponível em:<http://www.anent.org.br>.

Quintes, Maria Amélia Machado Rosa. O trabalho da mulher. Niterói; UFF; 1997. 44 p. tab. Disponível em http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/. Acesso em 20/01/2011. VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório

Trabalho extra na competência com dificuldades, através de pesquisa, revisão do conteúdo Planos de estudo com sugestões de leitura. Estudo dirigido sobre as competências não desenvolvidas

VII - Outras Observações/ Informações

1. Participação na Feira da Solidariedade, no período de 06 a 10/04/2011; 2. Participação nas Atividades de Integração no dia 09/04/2011; 3. Participação na Semana Paulo Freire, no período de 09 a 13/05/2011; 4. Participação na Gincana escolar/esportiva/beneficente, no período de 04 a 07/05/2011.

VIII– Identificação:

Nome do professor(a):Antonio Aparecido Bortoluci

Assinatura: Data: 02/02/2011

IX – Parecer do Coordenador de Área:

Consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular.

Nome do coordenador(a):

Assinatura: Data:

Centro Paula Souza – 2011

ETE Professor Massuyuki Kawano

Código: 136 Município: Tupã

Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança

Habilitação Profissional: Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho

Componente Curricular: Organização de Serviços Médicos e de Enfermagem do Trabalho

C.H. Semanal: 3 h-a Professor(es):Ana Paula Cavalcante de Oliveira Marcolino

Plano de Trabalho Docente – 2011

Ensino Técnico

Centro Paula Souza – 2011

I – Atribuições e atividades profissionais relativa s à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular. Participar com o Enfermeiro:

• no planejamento, programação e orientação das atividades de Enfermagem no Trabalho

• no desenvolvimento e execução de programas de avaliação da saúde do trabalhador;

Executar todas as atividades de Enfermagem do Trabalho, exceto as privativas do Enfermeiro. Integrar a equipe de saúde do trabalhador. IMPLANTAR A POLÍTICA DE SST

• Auxiliar na realização de exames admissionais. periódicos, demissionais e outros determinados pelas normas da Instituição.

• Participar do sistema de gestão ambiental. • Auxiliar na observação sistemática do estado de saúde dos servidores, nos

levantamentos de doenças ocupacionais, lesões traumáticas, doenças epidemiológicas.

• Cumprir protocolos de saúde e segurança como, por exemplo, uso de precauções padrão.

INVESTIGAR ACIDENTES

• Encaminhar adequadamente os problemas apresentados pelos funcionários.

• Realizar visitas domiciliares e hospitalares nos casos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

• Prestar atendimento de primeiros socorros.

Centro Paula Souza – 2011

II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS E DE ENFERMAGEM DO TRABALHO Módulo: I

Competências

Habilidades

Bases Tecnológicas

1. Analisar a organização, estrutura e funcionamento do SST. 2. Executar os primeiros socorros relacionados aos acidentes decorrentes do trabalho. 3. Conhecer e executar o SESMT e executar o PCMSO.

1.1. Identificar a importância do espaço físico, localização dos equipamentos e materiais para o funcionamento do ambulatório de saúde do trabalhador.

1.2.Identificar as atribuições da equipe de SST. 1.3. Distinguir o papel da Enfermagem do

Trabalho em todos os níveis de atendimento à saúde do trabalhador.

1.4. Relacionar e aplicar métodos de desinfecção e esterilização de materiais utilizados no

ambulatório. 2.1. Aplicar medidas de primeiros socorros relacionados a acidentes ou mal súbito do

trabalhador. 2.2. Realizar transporte de vítimas, evitando

iatrogenias. 3.1. Aplicar os princípios do SESMT e PCMSO,

situando-o no organograma da empresa. 3.2. Verificar dados biométricos e realizar provas

funcionais. 3.3. Aplicar procedimentos de enfermagem no

atendimento do trabalhador 3.4.Elaborar relatório em impressos específicos do setor de Enfermagem do Trabalho, inclusive

aqueles que devem compor o prontuário do trabalhador.

3.5. Registrar em gráficos, os dados coletados em procedimentos de enfermagem.

3.6. Executar atividades referentes a ginástica laboral.

1. Organização, estrutura, funções, finalidades do Serviço de Saúde do Trabalhador - SST (NR32) 2. Atribuições da equipe de SST 3. Atuação do técnico em enfermagem do trabalho nos diferentes níveis de prevenção 4. Primeiros socorros: ação do técnico frente aos acidentes de trabalho; transporte seguro do acidentado 5. Instrumentos de registro relacionados à saúde do trabalhador 6. Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT (NR4) 7. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO – (NR7): provas funcionais e exames médicos 8. Registros biométricos 9. Ginástica laboral 10. Esterilização de materiais e equipamentos utilizados na saúde do trabalhador

Centro Paula Souza – 2011

III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS E DE ENFERMAGEM DO TRABALHO Módulo: I

Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Procedimento Didáticos Cronograma / Dia e Mês

Identificar a importância do espaço físico, localização dos equipamentos e materiais para o funcionamento do ambulatório de saúde do trabalhador. Identificar as atribuições da equipe de SST

Organização, estrutura, funções, finalidades do Serviço de Saúde do Trabalhador - SST (NR32) Atribuições da equipe de SST

1

Aula teórica dialogada com uso de data show. Trabalho em grupo.

10/02 a 24/02

Distinguir o papel da Enfermagem do Trabalho em todos os níveis de atendimento à saúde do trabalhador.

Atuação do técnico em enfermagem do trabalho nos diferentes níveis de prevenção

1

Aulas teóricas dialogadas com uso de data show.

03/03 a 10/03

Relacionar e aplicar métodos de desinfecção e esterilização de materiais utilizados no ambulatório.

Esterilização de materiais e equipamentos utilizados na saúde do trabalhador

1

Aulas teóricas dialogadas com uso de data show.

17/03 a 24/03

Aplicar medidas de primeiros socorros relacionados a acidentes ou mal súbito do trabalhador. Realizar transporte de vítimas, evitando iatrogenias

Primeiros socorros: ação do técnico frente aos acidentes de trabalho; transporte seguro do acidentado

2

Aulas teóricas dialogadas com uso de data show. Aula prática em laboratório de Enfermagem

31/03 a 07/04

Aplicar os princípios do SESMT e PCMSO, situando-o no organograma da empresa.

Instrumentos de registro relacionados à saúde do trabalhador

3

Trabalho e apresentação em grupo 14/04 a 28/04

Verificar dados biométricos e realizar provas funcionais.

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT (NR4)

3

Aulas teóricas dialogadas com uso de data show.

05/05 a 12/05

Centro Paula Souza – 2011

Aplicar procedimentos de enfermagem no atendimento do trabalhador

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO – (NR7): provas funcionais e exames médicos

3

Aulas teóricas dialogadas com uso de data show.

19/05 a 26/05

Elaborar relatório em impressos específicos do setor de Enfermagem do Trabalho, inclusive aqueles que devem compor o prontuário do trabalhador. Registrar em gráficos, os dados coletados em procedimentos de enfermagem.

Registros biométricos 3

Aulas teóricas dialogadas com uso de data show.

02/06 a 09/06

Executar atividades referentes a ginástica laboral.

Ginástica laboral 3

Aulas teóricas dialogadas com uso de data show. Aula prática.

16/06 a 30/06

Centro Paula Souza – 2011

IV – Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS E DE ENFERMAGEM DO TRABALHO Módulo: I

Competência

Indicadores de Domínio Instrumentos de

Avaliação Critérios de

Desempenho Evidências de Desempenho

1. Analisar a organização, estrutura e funcionamento do SST.

1.1. Identificar a importância do espaço físico, localização dos equipamentos e materiais para o funcionamento do ambulatório de saúde do trabalhador. 1.2.Identificar as atribuições da equipe de SST. 1.3. Distinguir o papel da Enfermagem do Trabalho em todos os níveis de atendimento à saúde do trabalhador. 1.4. Relacionar e aplicar métodos de desinfecção e esterilização de materiais utilizados no ambulatório.

Pesquisa e apresentação escrita / oral Avaliação escrita individual

� Construção de conceitos Relação de idéias.

� criticidade � Utilização correta dos

conceitos

O aluno responde com clareza os conceitos de forma correta para elaborar o registro das observações e suas práticas. O aluno participa através de comentários e questionamentos que indiquem o entendimento do tema.

2. Executar os primeiros socorros relacionados aos acidentes decorrentes do trabalho.

2.1. Aplicar medidas de primeiros socorros relacionados a acidentes ou mal súbito do trabalhador. 2.2. Realizar transporte de vítimas, evitando iatrogenias.

Relatórios de práticas Estudo de caso Observação direta Simulações Autoavaliação Avaliação escrita individual

� Seleção das informações utilizadas

� Seqüência lógica de idéias

� Clareza e organização de idéias

� Utilização de termos adequados

Entrega dos relatórios de acordo com os critérios pré determinados. Demonstra conhecimento sobre o assunto através de um bom desempenho nas aulas práticas. Demonstra conhecimento sobre o assunto através resolução satisfatória do estudo de caso.

3. Conhecer e executar o SESMT e executar o PCMSO.

3.1. Aplicar os princípios do SESMT e PCMSO, situando-o no organograma da empresa. 3.2. Verificar dados biométricos e realizar provas funcionais. 3.3. Aplicar procedimentos de enfermagem no atendimento do trabalhador 3.4.Elaborar relatório em impressos específicos do setor de Enfermagem do Trabalho, inclusive aqueles que devem compor o prontuário do trabalhador. 3.5. Registrar em gráficos, os dados coletados em procedimentos de enfermagem. 3.6. Executar atividades referentes a ginástica laboral.

Sinopses de consultas bibliográficas Portfólios Avaliação escrita individual

� Participação na equipe � Coerência com a

realidade � Participação � Clareza.

Demonstra conhecimento sobre o assunto através de um bom desempenho nas sinopses apresentadas em sala de aula. Apresentação do portfólio de maneira satisfatória.

Centro Paula Souza – 2011

V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia)

BRASIL. Ministério do Trabalho e do Emprego – Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 2002 – Síntese das ocupações profissionais (site: http://www.mtecbo.gov.br/)

BRASIL. CTPN. Comissão Tripartite Permanente Nacional. Brasília. Agosto de 2008. Disponível em:<http://www.mte.gov.br/seg_sau/comissoes_ctpn.asp>.

ANENT. Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho. Disponível em:<http://www.anent.org.br>.

NRs

VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório

Serão trabalhadas as dificuldades em forma de trabalho extra-classe, com atendimentos individualizados. Estudo dirigido sobre as competências não assimiladas.

VI – Outras Observações/ Informações

Abril * 6 a 10 - Participação Feira da Solidariedade 9 - Atividades de Intregração Maio * 9 a 13 - Semana Paulo Freire 4 a 7 - Gincana escolar/esportiva beneficente 7 - Atividades de Integração

VII – Identificação:

Nome do professor(a): Ana Paula Cavalcante de Oliveira Marcolino

Assinatura: Data: 31/01/2011

VIII – Parecer do Coordenador de Área:

O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 02, de 05 de janeiro de 2009.

Nome do coordenador(a): Ana Paula Cavalcante de Oliveira Marcolino

Assinatura: Data:31/01/2011

Centro Paula Souza – 2011

ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO

Código: 136 Município: TUPÃ

Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA

Habilitação Profissional: Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em ENFERMAGEM DO TRABALHO

Qualificação: Técnico de Enfermagem com ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO Módulo:

Componente Curricular:Relações Humanas e Prática Organizacional

C.H. Semanal: 02 h/a Professor(es): Silmara R. de Assis Goes

I – Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular. 1. Analisar a evolução da história da saúde ocupacional e da Enfermagem do Trabalho no país e no mundo. 2. Analisar conceitos, princípios e objetivos da saúde do trabalhador. 3. Desenvolver trabalho em equipe valorizando cooperação e imagem pessoal.

Plano de Trabalho Docente – 2011

Ensino Técnico

Centro Paula Souza – 2011

Centro Paula Souza – 2011

II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Relações Humanas e Prática O rganizacional

Competências

Habilidades

Bases Tecnológicas

1

2

3

4

Analisar a evolução da história da saúde ocupacional e da Enfermagem do Trabalho no país e no mundo. Articular ações educativas e de comunicação. Detectar os fatores psicossociais envolvidos no ambiente de trabalho. Desenvolver trabalho em equipe valorizando cooperação e imagem pessoa.

1

2 3

4

Relacionar a evolução da história da saúde ocupacional e da Enfermagem do Trabalho e sua contextualização na atualidade. 1.1 Atuar segundo os princípios éticos e legais do exercício profissional da Enfermagem na execução dos Serviços de Saúde do Trabalhador. 1.2 Atuar junto a equipe na realização de atividades, visando a otimização da comunicação. 2.1 Elaborar palestras e ações educativas para orientação e prevenção da saúde do trabalhador. 2.2 Identificar a relação existente entre o trabalho e a saúde/doença dos trabalhadores. 3.1 Encaminhar a profissionais especializados quando identificados riscos psicossociais. 3.2

Atuar em equipes multiprofissionais pautado por princípios de cooperação mútua. 4.1 Preocupar-se com a imagem pessoal na dinâmica de trabalho. 4.2

1

2

3

4

Histórico da saúde ocupacional e da Enfermagem do Trabalho; A bioética e a Enfermagem do Trabalho. 1.1, 1.2 Estratégias de aprimoramento e comunicação em público (ações educativas, técnicas de estruturação de campanhas cursos e palestras educativas). 2.1, 2.2 Fatores psicossocias que afetam o trabalhador e seu desempenho profissional (stress, síndrome de Bornout, assédio). 3.1, 3.2 Trabalho em equipe e relações interpessoais Marketing pessoal. 4.1, 4.2

Centro Paula Souza – 2011

Centro Paula Souza – 2011

III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento Componente Curricular: Relações Humanas e Prática O rganizacional

Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Procedimento Didáticos Cronograma / Dia e

Mês

Relacionar a evolução da história da saúde ocupacional e da Enfermagem do Trabalho e sua contextualização na atualidade. Atuar segundo os princípios éticos e legais do exercício profissional da Enfermagem na execução dos Serviços de Saúde do Trabalhador.

Histórico da saúde ocupacional e da Enfermagem do Trabalho; A bioética e a Enfermagem do Trabalho.

Para a competência nº. 1

Aula expositiva com utilização de multimídia e textos de apoio; Apresentação de filme; Discussão aberta; Estudo de casos;

10/02 a 17/03

Atuar junto à equipe na realização de atividades, visando a otimização da comunicação. Elaborar palestras e ações educativas para orientação e prevenção da saúde do trabalhador.

Estratégias de aprimoramento e comunicação em público (ações educativas, técnicas de estruturação de campanhas cursos e palestras educativas).

Para a competência nº. 2

Discussão aberta com utilização de textos de apoio; Simulação de ações educativas: planejamento e palestras;

24/03 a 28/04

Centro Paula Souza – 2011

Identificar a relação existente entre o trabalho e a saúde/doença dos trabalhadores. Encaminhar a profissionais especializados quando identificados riscos psicossociais.

Fatores psicossocias que afetam o trabalhador e seu desempenho profissional (stress, síndrome de Bornout, assédio).

Para a competência nº. 3

Aulas expositivas com utilização de multimídia; Trabalhos de pesquisa com apresentação em sala de aula;

05/05 a 02/06

Atuar em equipes multiprofissionais pautado por princípios de cooperação mútua. Preocupar-se com a imagem pessoal na dinâmica de trabalho.

Trabalho em equipe e relações interpessoais Marketing pessoal.

Para a competência nº. 4

Metodologia da problematização.

09/06 a 30/06

Centro Paula Souza – 2011

IV – Procedimentos de Avaliação Componente Curricular:Relações Humanas e Prática Or ganizacional

Competência Indicadores de Domínio Instrumentos de

Avaliação Critérios de

Desempenho Evidências de Desempenho

Analisar a evolução da história da saúde ocupacional e da Enfermagem do Trabalho no país e no mundo. Articular ações educativas e de comunicação.

. Relacionar a evolução da história da saúde ocupacional e da Enfermagem do Trabalho e sua contextualização na atualidade. Atuar segundo os princípios éticos e legais do exercício profissional da Enfermagem na execução dos Serviços de Saúde do Trabalhador Atuar junto a equipe na realização de atividades, visando a otimização da comunicação. Elaborar palestras e ações educativas para orientação e prevenção da saúde do trabalhador.

- Apresentação de trabalhos em sala de aula; - Avaliação individual escrita; - Elaboração de ações educativas; - Realização de palestras educativas em sala de aula;

- organização das idéias - relacionar a teoria à prática; - participação; - interesse. - interesse; - clareza; - organização nos trabalhos; - participação

- Realizar avaliação escrita e demonstrar entendimento dos assuntos durante as discussões. - Demonstrar relacionamento de idéias; - Apresentar trabalhos propostos.

Centro Paula Souza – 2011

Detectar os fatores psicossociais envolvidos no ambiente de trabalho. Desenvolver trabalho em equipe valorizando cooperação e imagem pessoa

Identificar a relação existente entre o trabalho e a saúde/doença dos trabalhadores. Encaminhar a profissionais especializados quando identificados riscos psicossociais. Atuar em equipes multiprofissionais pautado por princípios de cooperação mútua. Preocupar-se com a imagem pessoal na dinâmica de trabalho.

- Apresentação de trabalhos de pesquisa em sala de aula; - Avaliação individual escrita; - Apresentação das pesquisas e buscas individuais; - Elaboração dos ciclos pedagógicos da metodologia da problematização.

- organização das idéias - relacionar a teoria à prática; - participação; - interesse. - participação; - interesse; - clareza e organização das idéias; - organização nos trabalhos

- Realizar avaliação individual escrita; - Apresentar conteúdo de pesquisa; - Apresentar conteúdo de pesquisa; - Realizar as atividades propostas em sala de aula demonstrando relacionamento de idéias.

Centro Paula Souza – 2011

Centro Paula Souza – 2011

V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia) 1. Enfermagem e Trabalho: fundamentos para a atenção à saúde dos trabalhadores/ Maria Celeste Soares Ribeiro (organizadora). São Paulo: Martinari, 2008. 2. Filme: Efeito Blackout. 3. BLIKSTEIN, Izidoro. Como Falar em Público – Técnicas de Comunicação para Apresentações. Editora: Ática. VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório 1. A avaliação será contínua e cumulativa, gerando oportunidades para que o aluno reflita com observância, sua evolução, verificando sua assiduidade, participação em sala de aula, atividade de classe ou extra-classe. 2. Na recuperação paralela será desenvolvido novamente o conteúdo em que o aluno apresentou maiores dificuldades de forma sistemática e contínua, através de métodos diferenciados, de forma que elimine as dúvidas apresentadas

VII – Outras Observações/ Informações

1. Participação na Feira da Solidariedade, no período de 06 a 10/04/2011; 2. Participação nas Atividades de Integração no dia 09/04/2011; 3. Participação na Semana Paulo Freire, no período de 09 a 13/05/2011; 4. Participação na Gincana escolar/esportiva/beneficente, no período de 04 a 07/05/2011.

VIII – Identificação:

Nome do professor(a):Silmara R. de Assis Goes

Assinatura: Data: 02/02/2011

IX – Parecer do Coordenador de Área:

O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 02, de 05 de janeiro de 2009.

Nome do coordenador(a): Ana Paula Cavalcante de Oliveira Marcolino

Assinatura: Data: 02/02/2011

Centro Paula Souza – 2011

I – Atribuições e atividades profissionais relativa s à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvol vimento das competências previstas nesse componente curricular Participar com o Enfermeiro:

• na execução dos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais;

• nas inspeções ambientais de trabalho.

• na execução dos programas de higiene e segurança do trabalho e de

prevenção de acidentes e de doenças profissionais; Conhecer o mapa de riscos do seu ambiente de trabalho.

Colaborar na execução do mapa de riscos. participar das campanhas de educação em saúde Colaborar com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, auxiliando

ETE Massuyuki Kawano

Código: : 136 TUPÃ

Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA

Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em ENFERMAGEM DO TRABALHO

Qualificação: Especialização em Enfermagem do Trabalho Módulo: I

Componente Curricular:: SAÚDE OCUPACIONAL

C.H. Semanal: 03 Professor(es): Antonio Aparecido Bortoluci

Plano de Trabalho Docente – 2011

Ensino Técnico

Centro Paula Souza – 2011

na investigação de acidentes de trabalho Encaminhar adequadamente os problemas apresentados pelos funcionários.

Realizar visitas domiciliares e hospitalares nos casos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Acompanhar os programas de humanização do ambiente de trabalho

Centro Paula Souza – 2011

II - Competências, Habilida des e Bases Tecnológicas

SAÚDE OCUPACIONAL

unção: Organização do Processo de Trabalho em Saúde e Segurança do Trabalho

COMPETÊNCIAS HABILIDADES BASES TECNOLÓGICAS 1. Analisar conceitos, princípios e objetivos da saúde do trabalhador. 2. Interpretar as normas para elaboração do mapa de risco ambiental. 3. Integrar a promoção da saúde do trabalhador considerando os riscos identificados no ambiente de trabalho. 4. Distinguir estratégias efetivas para registros e comunicações de acidentes de trabalho.

1.1. Identificar conceitos, princípios e objetivos da saúde ocupacional. 1.2. Identificar causas de acidentes de trabalho e suas consequências 1.3. Identificar e orientar e conscientizar a necessidade do uso de EPIs e EPC nos diferentes ambientes de trabalho. 2.1. Relacionar a saúde ocupacional com o meio ambiente e identificar as interfaces entre os riscos ocupacionais e os impactos nos locais de trabalho 2.2. Colaborar na elaboração do mapa de risco ambiental considerando o PPRA. 3.1. Relacionar a importância da segurança, controle, adequação do ambiente, maquinário e dinâmica do trabalho. 3.2. Identificar sinais e símbolos referentes a segurança no trabalho. Identificar os riscos potenciais, causas de incêndio e formas de combate. 3.3. Colaborar com ações e atividades elaboradas pela equipe de saúde e segurança do trabalho, referente a CIPA. 4.1. Identificar tipos de comunicação de acidente de trabalho 4.2. Encaminhar para registrar os acidentes de trabalho em formulário próprio.

1. Saúde ocupacional: conceitos e objetivos 2. Mapeamento dos riscos ambientais 3. Classificação dos fatores de riscos: físicos; químicos; biológicos; mecânicos; ergonômicos 4. Segurança do trabalho Conceito de acidente do trabalho Causa dos acidentes de trabalho Biotipo e trabalho Condições inseguras 5. Comunicação de acidente de trabalho (CAT) 6. Equipamentos de proteção individual e coletivo (EPI-

EPC): tipos; utilização; armazenamento 7. Comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA): organização e funcionamento 8. Programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) 9. Sinalização (NR26) 10. Proteção contra incêndios (NR23)

Centro Paula Souza – 2011

III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvo lvimento

Componente Curricular: SAÚDE OCUPACIONAL

Habilidade Bases Tecnológicas e Competências* Proce dimento Didáticos Cronograma / Dia e Mês

1.1. Identificar conceitos, princípios e objetivos da saúde ocupacional. 1.2. Identificar causas de acidentes de trabalho e suas consequências 1.3. Identificar e orientar e conscientizar a necessidade do uso de EPIs e EPC nos diferentes ambientes de trabalho. 2.1. Relacionar a saúde ocupacional com o meio ambiente e identificar as interfaces entre os riscos ocupacionais e os impactos nos locais de trabalho 2.2. Colaborar na elaboração do mapa de risco ambiental considerando o PPRA. 3.1. Relacionar a importância da segurança, controle, adequação do ambiente, maquinário e dinâmica do trabalho. 3.2. Identificar sinais e símbolos referentes a segurança no trabalho. Identificar os riscos potenciais, causas de incêndio e formas de combate. 3.3. Colaborar com ações e atividades elaboradas pela equipe de saúde e segurança do trabalho, referente a CIPA. 4.1. Identificar tipos de comunicação de acidente de trabalho 4.2. Encaminhar para registrar os acidentes de trabalho em formulário próprio.

1. Saúde ocupacional: conceitos e objetivos 2. Mapeamento dos riscos ambientais 3. Classificação dos fatores de riscos: físicos; químicos; biológicos; mecânicos; ergonômicos 4. Segurança do trabalho Conceito de acidente do trabalho Causa dos acidentes de trabalho Biotipo e trabalho Condições inseguras 5. Comunicação de acidente de trabalho (CAT) 6. Equipamentos de proteção individual e coletivo (EPI-EPC): tipos; utilização; armazenamento 7. Comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA): organização e funcionamento 8. Programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) 9. Sinalização (NR26) 10. Proteção contra incêndios (NR23)

Aula expositiva data show pesquisa EPIs

08/02/11 a 01/07/11

Centro Paula Souza – 2011

IV – Procedimentos de Avaliação Componente Curricular:

Competência (por extenso)

Indicadores de Domínio Instrumentos de Avaliação Cr itérios de Desempenho Evidências de Desempenho

1. Analisar conceitos, princípios e objetivos da saúde do trabalhador. 2. Interpretar as normas para elaboração do mapa de risco ambiental. 3. Integrar a promoção da saúde do trabalhador considerando os riscos identificados no ambiente de trabalho. 4. Distinguir estratégias efetivas para registros e comunicações de acidentes

1.1. Identificar conceitos, princípios e objetivos da saúde ocupacional. 1.2. Identificar causas de acidentes de trabalho e suas consequências 1.3. Identificar e orientar e conscientizar a necessidade do uso de EPIs e EPC nos diferentes ambientes de trabalho. 2.1. Relacionar a saúde ocupacional com o meio ambiente e identificar as interfaces entre os riscos ocupacionais e os impactos nos locais de trabalho 2.2. Colaborar na elaboração do mapa de risco ambiental considerando o PPRA. 3.1. Relacionar a importância da segurança, controle, adequação do ambiente, maquinário e dinâmica do trabalho. 3.2. Identificar sinais e símbolos referentes a segurança no trabalho. Identificar os riscos potenciais, causas de incêndio e formas de combate. 3.3. Colaborar com ações e atividades elaboradas pela equipe de saúde e segurança do trabalho, referente a CIPA. 4.1. Identificar tipos de comunicação de acidente de trabalho 4.2. Encaminhar para registrar os acidentes de trabalho em

Relatório oral e escrito de atividades realizadas em sala de aula. Relatório oral e escrito de atividades realizadas em sala de aula. Avaliação da participação dos alunos. Apresentação entre grupos. - Produzir resumo por grupo. Trabalho em grupo. - Exposição em grupo do conteúdo captado pelo - Concurso de cartazes sobre prevenção de acidentes no trabalho. - Avaliação individual.

� Construção de conceitos Relação de idéias.

� Utilização correta dos conceitos

� Seleção das informações utilizadas

� Seqüência lógica de idéias

� Clareza e organização de idéias

� Utilização de termos adequados

� Participação na equipe � Coerência com a realidade � Participação � Clareza.

Elaboração das respostas de forma clara, com linguagem apropriada, utilizando-se de conceitos pertinentes e relacionando a saúde do trabalhador. Apresentação de análise e planejamento de dados constantes em protocolos de trabalho. . Relatórios orais e/ou escritos embasados teoricamente, segundo a metodologia aplicada. Apresentação do conteúdo dos cartazes. Aplicabilidade dos conceitos dos tipos de acidente e elaboração do

Centro Paula Souza – 2011

de trabalho. formulário próprio CAT

Centro Paula Souza – 2011

V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusiv e bibliografia)

BRASIL. Ministério do Trabalho e do Emprego – Classificação Brasileira de Ocupações – CBO 2002 – Síntese das ocupações profissionais (site: http://www.mtecbo.gov.br/)

BRASIL. CTPN. Comissão Tripartite Permanente Nacional. Brasília. Agosto de 2008. Disponível em:<http://www.mte.gov.br/seg_sau/comissoes_ctpn.asp>.

ANENT. Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho. Disponível em:<http://www.anent.org.br>.

Rouquaryol, Maria Zélia. Epidemiologia & saúde. Rio de Janeiro; MEDSI; 1988. 492 p. ilus, tab.disponível em http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=160448&indexSearch=ID. Acesso em 24/01/2011. VI – Estratégias de Recuperação para Alunos com Ren dimento Insatisfatório

Trabalho extra na competência com dificuldades, através de pesquisa, revisão do conteúdo Planos de estudo com sugestões de leitura. Estudo dirigido sobre as competências não desenvolvidas

VII - Outras Observações/ Informações

Abril * 6 a 10 - Participação Feira da Solidariedade 9 - Atividades de Intregração Maio * 9 a 13 - Semana Paulo Freire 4 a 7 - Gincana escolar/esportiva beneficente 7 - Atividades de Integração

VIII– Identificação:

Nome do professor(a):Antonio Aparecido Bortoluci

Assinatura: Data: 02/02/2011

IX – Parecer do Coordenador de Área:

Consta do Plano de Trabalho Docente as competências definidas para o componente curricular.

Nome do coordenador(a):Ana Paula Cavalcante de Oliveira Marcolino

Assinatura: Data:02/02/2011

Centro Paula Souza – 2011