energia potencial cinetica

3
E.E. PROF.ª SILVA DE ALENCAR ZSCHABER AVALIAÇAO DE FÍSICA Nome: __________________________________ Nº____ Data:___/____/_____ PROF: EDSON RAIMUNDO 1.Considere as duas situações representadas nas quais as trajetórias são retilíneas e o corpo se desloca de A B. Na situação 1, a força constante F age no corpo e forma com o vetor deslocamento um ângulo Ѳ = 0 °. Na situação 2, ela fora um ângulo β = 60 °. Determine o trabalho de F, sabendo que sua intensidade e F = 12N. 2.Uma menina solta um brinquedo de 5 kg, inicialmente na posição A, do alto de um tobogã. Tome como base o perfil da superfície do tobogã. Representado no esquema ao lado, e considere g = 10 m/ s 2 .Nessas condições determine: A) A energia potencial do brinquedo associada à posição . a) A energia potencial do brinquedo associada a posição B. b) O trabalho da força peso para deslocá-la da posição A ate a posição B. 3. Numa academia de ginástica, um atleta ergue um haltere de massa 40kg em duas etapas: do solo até a cintura (HC = 1m) e da cintura ate o ponto mais alto que seus braços alcançam (h = 2,5 m). Se nesse local a aceleração da gravidade é g = 10 m/ s 2 , determine a energia pontecial gravitacional do corpo associada à posição.

Upload: edson-sactorum

Post on 10-Aug-2015

798 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Energia Potencial Cinetica

E.E. PROF.ª SILVA DE ALENCAR

ZSCHABER

AVALIAÇAO DE FÍSICANome: __________________________________ Nº____Data:___/____/_____ PROF: EDSON RAIMUNDO

1.Considere as duas situações representadas nas quais as trajetórias são retilíneas e o corpo se desloca de A B. Na situação 1, a força constante F age no corpo e forma com o vetor deslocamento um ângulo Ѳ = 0°. Na situação 2, ela fora um ângulo β = 60°. Determine o trabalho de F, sabendo que sua intensidade e F = 12N.

2.Uma menina solta um brinquedo de 5 kg, inicialmente na posição A, do alto de um tobogã.

Tome como base o perfil da superfície do tobogã. Representado no esquema ao

lado, e considere g = 10 m/s2.Nessas condições determine:

A) A energia potencial do brinquedo associada à posição

.

a) A energia potencial do brinquedo associada a posição B.b) O trabalho da força peso para deslocá-la da posição A ate a posição B.

3. Numa academia de ginástica, um atleta ergue um haltere de massa 40kg

em duas etapas: do solo até a cintura (HC = 1m) e da cintura ate o ponto mais alto que seus braços alcançam (h = 2,5 m).

Se nesse local a aceleração da gravidade é g = 10 m/s2, determine a

energia pontecial gravitacional do corpo associada à posição.a) S (solo) b) C ( cintura) c)A (ponto mais alto)

4. Analise a veracidade das afirmações:a) Um menino caminha numa calçada com velocidade constante,

portanto, há energia cinética associada a ele.b) Quando precisou atravessar a rua, aumentou sua velocidade; portanto,

sua energia cinética também aumentou.c) Quando chegou ao outro lado da rua, estava cansado e parou. Nesse

instante, sua energia cinética foi nula.d) Todas estão corretas.

5. Um corpo colocado a certa altura em relação ao solo possui energia potencial gravitacional. Se o soltarmos, seu próprio peso coloca-o em movimento e, a medida que o corpo vai caindo, a:

a) Energia cinética aumenta.b) Energia cinética diminui.c) Energia cinética permanece constante.d) Energia potencial gravitacional aumenta.e) Energia potencial gravitacional permanece constante.

Page 2: Energia Potencial Cinetica

6. Suponha um vaso que, por acidente, cai da janela de um edifício situado a de 15 m de altura em relação ao solo. O vaso possui massa 0,5 kg e sobre sua queda são feitas as afirmações I, II e III seguintes. Avalie se as afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando sua

escolha. (Dado g= 10m/s2).

I. A energia potencial gravitacional do vaso deixa de ser nula quando ela começa a cair.

II. O vaso tem, na metade da queda, 37,5 J de energia potencial gravitacional.

III. Ao chegar ao solo, a energia potencial gravitacional do vaso é nula e ele tem energia cinética não nula.

7. Uma das modalidades presentes nas olimpíadas e o do salto com vara.as etapas de um dos saltos de um atleta estão representados na figura.

Desprezando-se as forças dissipativas ( resistência do e ar e atrito ) para que o salto atinja a maior altura possível ou seja, o Maximo de energia seja conservada e necessário que.

a) A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica representada na etapa IV.

b) A energia cinética representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV.

c) A energia cinética representada na etapa I seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.

d) A energia potencial gravitacional representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.

8. Observe a situação descrita na tirinha abaixo.

Assim que o menino lança a flecha, há transformação de um tipo de energia em outra. A transformação, nesse caso, e de energia:

a) Potencial elástico em energia gravitacional.b) Gravitacional em energia cinética.c) Potencial em energia cinética.d) Cinética em energia potencial elástica.e) Gravitacional em energia cinética.

Boa prova.