energia nuclear

18
TRABALHO DE GEOGRAFIA Energia Nuclear

Upload: pedro-klein-garcia

Post on 22-May-2015

1.542 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Energia Nuclear

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Energia Nuclear

Page 2: Energia Nuclear

Reações Nucleares

A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento, podendo transformar-se em outro ou outros elementos.

Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos.

Page 3: Energia Nuclear

As reações podem ser feitas de várias maneiras, mesmo com um único elemento.

Por exemplo:

Page 4: Energia Nuclear

Produção de Eletricidade

A reação nuclear é exotérmica (libera calor), então, ao jogar água sobre o elemento, esta rapidamente entra em ebulição.

Tal água se torna deuterada, ou seja, o hidrogênio fica com o nêutron da fissão do átomo. Água deuterada não é tóxica.

Page 5: Energia Nuclear

O vapor faz com que uma turbina gire, produzindo energia cinética.

Tal energia é transformada em eletricidade por um transformador.

Page 6: Energia Nuclear

Energia Nuclear no Brasil O programa nuclear do Brasil teve início

em 1969, quando o governo adquiriu de uma empresa americana a usina Angra I, com capacidade equivalente a 5% de Itaipu.

A usina foi instalada numa região pouco adequada, sujeita à movimentos tectônicos.

Page 7: Energia Nuclear

O início das construções foi em 72, mas só foi terminada em 85.

A usina foi apelidada de “vagalume”, devido a inconstância de seu funcionamento.

Somente em 95 o funcionamento começou a ser mais regular.

Page 8: Energia Nuclear

Em 75, o Brasil assinou com a Alemanha um acordo para a construção de 8 usinas.

No entanto, após consumir bilhões de dólares, a Angra II, que deveria começar a funcionar em 83, só ficou pronta em 2001.

Page 9: Energia Nuclear

A construção de Angra III foi paralisada durante muitos anos, mas em 2006, o IBAMA expediu a licença para a continuação das obras, com previsão de término em 2014.

Em 2008, a energia nuclear representava apenas 2% do total produzido.

Page 10: Energia Nuclear

O estado do Rio de Janeiro é altamente dependente desta forma de produção de energia.

Devido às crises do abastecimento de energia e compromissos do Protocolo de Quioto, vai expandir o parque nuclear no Plano de Energia.

Page 11: Energia Nuclear

Pontos Positivos

A principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilã no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas por não gerarem gases de efeito estufa.

Page 12: Energia Nuclear

Em comparação com a geração hidrelétrica, a geração nuclear apresenta a vantagem de não necessitar o alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios, evitando assim a perda de áreas de reservas naturais ou de terras agriculturáveis. Outra vantagem da energia nuclear é o fato de que a energia nuclear é imune à alterações climáticas futuras que porventura possam trazer alterações no regime de chuvas.

Page 13: Energia Nuclear

Cerca de 60% do combustível nuclear é mandado diretamente para o reprocessamento. O reprocessamento visa re-enriquecer o urânio exaurido, tornando possível que ele seja novamente utilizado como combustível.

Page 14: Energia Nuclear

Cerca de 4% do total do combustível queimado é constituído dos chamados produtos de fissão e da série dos actinídeos, que são originados a partir da fissão do combustível nuclear. Atualmente esses elementos são separados do urânio que será reprocessado e são armazenados em depósitos projetados especificamente para armazenamento de elementos radioativos ou utilizados em pesquisas.

Page 15: Energia Nuclear

Pontos Negativos

A geração de rejeito radioativo de usinas nucleares é normalmente baixa, mas representa um problema pois os produtos de fissão, demoram um tempo muito longo para decaírem em outros elementos e apresentam alta radioatividade.

Page 16: Energia Nuclear

Um reator nuclear necessita resfriamento, mesmo em estado desligado, pois os processos de decaimento spontâneos desenvolvem uma quantidade de calor que pode chegar até 10% da força máxima do reator. Caso que todos os sistemas de resfriamento falham o reator se esquenta levando os metais dos combustíveis fundir, que acontece a temperaturas em volta de 2000°C. Nesse caso existe perigo do combustível fundir um buraco no contéiner de segurança com a inevitável contaminação radioativa dos arredores da usina.

Page 17: Energia Nuclear

Para evitar tal caso, uma usina nuclear tem cascatas de sistemas de resfriamento ou seja operado com bombas eléctricas, bombas a diesel e, caso que todas esses falhem, baterias para continuar a operação de ventilos e bombas e da unidade de controle durante entre 2 e 8 horas.

Page 18: Energia Nuclear

Principalmente todo funcionário operando na proximidade de substâncias radioativas está exposto ao risco de contaminação e portanto deve cumprir regras rígidas de segurança radiológica. Mesmo assim, já aconteceram vários imprevistos na história da energia nuclear.