encarte lo v2 -...

4
Encarte_LO_V2.indd 1 29/06/15 17:28

Upload: phunghuong

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Encarte LO V2 - diocesedeguarulhos.org.brdiocesedeguarulhos.org.br/wp-content/uploads/2015/07/Encarte-LO-5... · nova proposta que vem de Deus. Dirigente: Jesus não chamou para seu

Encarte_LO_V2.indd 1 29/06/15 17:28

Page 2: Encarte LO V2 - diocesedeguarulhos.org.brdiocesedeguarulhos.org.br/wp-content/uploads/2015/07/Encarte-LO-5... · nova proposta que vem de Deus. Dirigente: Jesus não chamou para seu

Acolhida e apresentação: Conforme o numero de pessoas se propõe um tipo de apresentação.Criar um ambiente acolhedor e silencioso desde a apresentação.

Canto: Seja bendito quem chega, seja bendito quem chega, trazendo paz, trazendo paz, trazendo a paz do Senhor!

Dirigente: Peçamos a luz do Espírito San-to para que fique conosco neste encontro e nos ilumine em nossos propósitos de sermos pessoas melhores.

Canto: A nós descei divina luz, a nós descei divina luz. Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus.

Saudação: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dirigente: Somos chamados para iluminar e comunicar vida. A missão a que somos cha-mados, por Jesus, é levar alegria e vida em to-dos os lugares. Onde iremos anunciar? Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas

todos nós somos convidados a aceitar este chamado: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.

Canto: Quero cantar ao Senhor, sempre enquanto eu viver Ei de provar seu amor, seu valor e seu poder!

RECORDAÇÃO DA VIDA!

Quais fatos desta semana nos chamaram aten-ção, seja em nossa família? No bairro? Na cida-de? No país? No mundo?

Incentivar a partilha.

Dirigente: Muitos desistem de caminhar no se-guimento a Jesus considerando-se derrotados diante das dificuldades que se apresentam. É im-portante seguir em frente, sem se dar por vencido.

Canto: Quero cantar ao Senhor, sempre enquanto eu viver Ei de provar seu amor, seu valor e seu poder!

A PALAVRA DE DEUS NOS ILUMINA

Dirigente: A Palavra de Deus é nosso alimen-to. Que cada cristão e cada comunidade esteja atento ao que esta Palavra tem a nos revelar.

Canto: Tua Palavra é lâmpada para os meus pés Senhor Lâmpada para os meus pés e luz, luz para o meu caminho! (bis)

1º MOMENTO - LEITURAMc 6,7-13 - Saíram para proclamar o Evangelho

O QUE DIZ O TEXTO?

Repetir uma frase, uma palavra(não é momento de interpretação do texto)

Quais as palavras que se repetem no texto?

Incentivar a partilha

Canto: O Senhor me chamou e eu respondi: Eis-me aqui, O Senhor me chamou e eu respondi: Eis-me aqui Senhor!

Para levar a Palavra que faz tudo na vida ser bem melhor Para anunciar novo tempo e viver nova proposta que vem de Deus.

Dirigente: Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis. Há um provérbio popular que diz: “Deus não chamou os mais capacitados, mas capacitou os que chamou”. Chamou sim-ples pescadores - Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou

QUINTO ENCONTRO

LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS ou LECTIO DIVINA

Destacamos algumas partes da fala de nosso Bispo Dom Edmilson sobre a Lectio Divina e que tem motivado nossas comu-nidades a conhecer e rezar a partir deste método.

Como descobrir na minha vida a im-portância da Palavra de Deus?

Não é suficiente ler e estudar a Bíblia. Já dizia S. Jerônimo que “ignorar as Escritu-ras é ignorar a Cristo”. É preciso ter os sentimentos de Jesus. Ele é a plenitude da Revelação de Deus. É preciso SEGUIR JE-SUS, imitar o seu exemplo, participar do seu destino e comprometer-se com ele. Ter a vida de Jesus dentro de si: fruto da fé na ressurreição e da ação do Espírito Santo na própria vida: Ter experiência pessoal da presença do Cristo ressuscitado e uma es-piritualidade de entrega contínua e oração.

Este método de Jesus faz-nos ler a Escri-tura de maneira orante. É a chamada “lec-tio divina”, muito vivenciada desde os tem-pos mais antigos da Igreja e que, na Idade Média. A Lectio Divina é um modo, talvez o mais ligado à tradição, de aproximar-se das sagradas escrituras.

O QUE PREVER ANTES?

Deixar uma mesa ou estante em destaque de onde será proclamada a Palavra de Deus.

Os momentos de silêncio devem ser vivi-dos naturalmente, sem a necessidade de dar uma instrução a todo o momento: “va-mos fazer silencio”.

Prever com antecedência os leitores e co-mentaristas e outros serviços que se fizer necessário.

Antes da leitura, sugerir que todos abram suas bíblias na citação a ser lida. Assim evita movimentação que se tornam ruídos que atrapalham a oração.

Será necessário seguir os passos da LEI-TURA ORANTE conforme orientações no próprio encontro incluindo a recordação da vida que vem primeiro.

- RECORDAÇÃO DA VIDALembrar os principais acontecimentos.

- LEITURAO que diz o texto em si.

- MEDITAÇÃOO que o texto diz para mim.

- ORAÇÃOO que o texto me faz dizer a Deus.

- CONTEMPLAÇÃOOlhar a vida com os olhos de Deus.

Encarte_LO_V2.indd 2 29/06/15 17:28

Page 3: Encarte LO V2 - diocesedeguarulhos.org.brdiocesedeguarulhos.org.br/wp-content/uploads/2015/07/Encarte-LO-5... · nova proposta que vem de Deus. Dirigente: Jesus não chamou para seu

os mais capacitados. Apenas, significa que os corações dos mais simples estão livres de mui-tas preocupações. E os chamados recebem o mesmo poder de Jesus: anunciar o Reino, expulsar os espíritos maus e curar todas as do-enças, uma missão de libertar as pessoas de todos os males.

Canto: O Senhor me chamou e eu respondi: Eis-me aqui, O Senhor me chamou e eu respondi: Eis-me aqui Senhor!

Pra proclamar que o amor é maior e o novo Reino se faz de irmãos Pra semear novo modo de amar o ir ao encontro do irmão no amor.

2º - MOMENTO - MEDITAÇÃO Proclamar novamente Mc 6,7-13Saíram para proclamar o Evangelho

(um pouco mais devagar que a primeira vez)

O QUE ESTA PALAVRA DIZ PRA MIM?

Silêncio...

Incentivar a partilha

Canto: Tua Palavra é lâmpada para os meus pés Senhor Lâmpada para os meus pés e luz, luz para o meu caminho! (bis)

3º - MOMENTO - ORAÇÃOProclamar novamente a LEITURA Mc 6,7-13 - Saíram para proclamar o Evangelho

O QUE O TEXTO ME LEVA A DIZER A DEUS?

Silêncio...

Momento de falar com Deus

Dirigente: Com o coração dócil e orante dei-xemos que a Palavra de Deus penetre a fundo em nossos pensamentos e em nossos senti-mentos, a fim de criar em nós um novo jeito de nos comunicar com Ele.

Após algumas orações cantar:

Canto: Aonde mandar eu irei, seu amor eu não posso ocultar. Quero anunciar para o mundo ouvir, que Jesus é nosso Salvador.

Dirigente: Nossas orações falam da nossa vida, da nossa fé, e da alegria por ter encontrado o Se-nhor. É o Senhor que nos ama e nos chama por primeiro. E quer, a cada dia, ouvir o nosso sim.

4º MOMENTO - CONTEMPLAÇÃOProclamar novamente a LEITURA - Mc 6,7-13 Saíram para proclamar o Evangelho

Silêncio...

Dirigente: Quatro pontos básicos deviam marcar a atitude dos missionários que anunciavam a Boa Nova de Deus em nome de Jesus: hospitalidade, comunhão de mesa (comer o que o povo lhes dava), partilha e acolhida aos excluídos. Quando se cumprirem estas exigências é sinal que pode-mos gritar: O Reino chegou!! Porém não é fácil esta proclamação, pois a missão provoca cho-que aos que não querem transformações.

QUESTÃO: Para cumprir estas exigências, o que é necessário fazer? Que compromisso po-demos ter diante desta Palavra que nos ques-tiona e nos envia?

Incentivar a partilha

SALMO: 84,9ab-10.11-12.13-14

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade,e a vossa salvação nos concedei!

Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar.Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão;da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus..

O Senhor nos dará tudo o que é bom,*e a nossa terra nos dará suas colheitas;a justiça andará na sua frente*e a salvação há de seguir os passos seus

Dirigente: Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo. É fazer deste mundo um lugar bom de se viver, não apenas para uma pequena minoria. Jesus quando dá o poder de expulsar demônios se refere ao mal da exclusão e da indiferença, da acumulação e da injustiça, e tantos outros males que impedem especial-mente os mais pobres terem a sua dignidade respeitada e garantida.

Pai Nosso...

Oração: Pai, ajuda-nos a superar toda tenta-ção de acomodar-me, pois, como apóstolo do teu Reino, temos de estar, continuamente, a caminho. Ajuda-nos a partilhar o que temos e somos. Fazei de nós pessoas acolhedoras e sedentas da intimidade com Deus.

Canto: Outra vez me vejo só, com meu Deus Não consigo mais fugir, fugir de mim Junto às águas deste mar vou lutar Hoje quero me encontrar buscar o meu lugar

Vou navegar, nas águas deste mar Navegar... eu quero me encontrar Navegar... não posso mais fugir Vou procurar, nas águas mais profundas No mar... feliz eu vou seguir Só amar, buscar o meu lugar Sem dúvidas, sem medo de sonhar!

Ó Jesus, com fé eu te seguirei Só contigo sou feliz, tu és em mim! Teu espírito de amor criador Me sustenta no meu sim Me lança neste mar!

Vivo a certeza desta missão Já não posso desistir, voltar atrás Mãe Maria, vem tomar minha mão E me ajuda a ser fiel Só Cristo é luz e paz!

Acolhida e apresentação: Conforme o numero de pessoas se propõe um tipo de apresentação.Criar um ambiente acolhedor e silencioso des-de a apresentação.

Canto: Seja bem vindo olêlê! Seja bem vindo olala Paz e bem pra você que veio participar

Dirigente: Peçamos a luz do Espírito Santo para que fique conosco neste encontro e nos ilumine em nossos propósitos de sermos pes-soas melhores.

Canto: A nós descei divina luz, a nós descei divina luz. Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus.

Saudação: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dirigente: Os sinais feitos por Jesus são ex-pressão do amor de Deus pela Humanidade. Sua Palavra e seus gestos nos ajudarão a en-tender que através da partilha dos bens da cria-ção, um novo mundo se constrói.

Canto: Os cristãos tinham tudo em comum dividiam seus bens com alegria Deus espera que os dons de cada um se reparta com amor no dia a dia (bis)

RECORDAÇÃO DA VIDA!

Quais fatos desta semana nos chamaram aten-ção, seja em nossa família? No bairro? Na cida-de? No país? No mundo?

Incentivar a partilha.

SEXTO ENCONTRO

Encarte_LO_V2.indd 3 29/06/15 17:28

Page 4: Encarte LO V2 - diocesedeguarulhos.org.brdiocesedeguarulhos.org.br/wp-content/uploads/2015/07/Encarte-LO-5... · nova proposta que vem de Deus. Dirigente: Jesus não chamou para seu

A PALAVRA DE DEUS NOS ILUMINA

Dirigente: Jesus propõe a missão da sua co-munidade: ser sinal do amor generoso de Deus, assegurando para todos a possibilidade de subsistência e dignidade. Vamos ouvir o re-lato da multiplicação dos pães.

Canto: É como a chuva que lava É como o fogo que arrasa Tua Palavra é assim não passa por mim sem deixar um sinal.

1º MOMENTO - LEITURAJo 6,1-15 - Jesus e a fome do povo

O QUE DIZ O TEXTO?

Repetir uma frase, uma palavra(não é momento de interpretação do texto)

Quais as palavras que se repetem no texto?

Incentivar a partilha

Canto: O Pão da Vida, a comunhão, nos une a Cristo e aos irmãos e nos ensina a abrir as mãos para partir repartir o pão.

Dirigente: O povo ia atrás de Jesus, porque via os sinais que ele fazia para os doentes. Era um povo faminto e doente, como um rebanho sem pastor. Estava desorientado. Buscava sinais, buscava um líder. Seguia a Jesus, porque enxergava nele o novo líder capaz de resolver os seus problemas. Vendo aquela multidão de gente que o procura-va, Jesus confronta os discípulos com a fome do povo. Alguma coisa tinha de ser feita!

Canto: O Pão da Vida, a comunhão, nos une a Cristo e aos irmãos e nos ensina a abrir as mãos para partir repartir o pão.

Dirigente: Para São João, a sua narrativa da multiplicação dos pães revela Cristo aos pa-gãos a fi m de fazê-los nascer como povo novo, como discípulos de Cristo, como Igreja. O ver-dadeiro milagre não é a multiplicação dos pães, mas o nascimento de um Povo. No início, a reação dos apóstolos estava presa ao siste-ma do dinheiro e ao comércio, onde os ricos se tornam mais ricos e os pobres mais pobres. Felizmente, há um menino que tem cinco pães e dois peixes.

Canto: Bendito sejais, bendito Senhor, bendito sejais pelo pão que nos dais.

2º - MOMENTO - MEDITAÇÃOProclamar novamente a LEITURA - Jo 6,1-15 Jesus e a fome do povo

O QUE ESTA PALAVRA DIZ PRA MIM?

Silêncio...

Incentivar a partilha

Canto: Onde Reina amor, fraterno amor Onde reina amor! Deus aí está

Dirigente: Jesus saciou a multidão e depois se retirou sozinho. Perguntemo-nos: Quando faze-mos alguma coisa de bom para outros, como fi cam nossas expectativas? Esperamos louvo-res e agradecimentos ou nos colocamos como Jesus, num gesto de gratidão plena por nos conceder tal graça? É importante que nos in-terroguemos sobre nossos sentimentos e pro-jetos. Assim estaremos colaborando no plano de vida plena para todos.

3º - MOMENTO - ORAÇÃOLEITURA Jo 6,1-15 Jesus e a fome do povo

O QUE O TEXTO ME LEVA A DIZER A DEUS?

Silêncio...

Momento de falar com DeusIncentivar preces, louvores, agradecimentos.

ORAÇÃO: Senhor ilumina com teu Espírito Santo de amor, as mentes dos governantes de todo o mundo para dar de comida ao povo fa-minto. A fome é um drama enorme que afl ige a humanidade. É urgente tomar ainda maior consciência do mesmo e oferecer um apoio convicto e generoso às várias iniciativas, nas-cidas para aliviar os sofrimentos de quem corre o risco de morrer por carência de alimento. Por N.S.JC. na unidade do Espírito Santo. AMÉM

4º MOMENTO - CONTEMPLAÇÃOProclamar novamente a LEITURA - Jo 6,1-15 Jesus e a fome do povo

Silêncio..

Dirigente: Papa Francisco convoca todos os cristãos: “Aos cristãos de todas as comuni-dades do mundo, quero pedir-lhes de modo especial um testemunho de comunhão frater-na, que se torne fascinante e resplandecente. Que todos possam admirar como vos preocu-pais uns pelos outros, como mutuamente vos encorajais e ajudais”: «Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros» (Jo 13,35).

QUESTÃO: Para cumprir estas exigências, o que é necessário fazer? Que compromisso podemos ter diante desta Palavra que nos questiona e nos envia?

Incentivar a partilha

Canto: Vem eu mostrarei que o meu caminho te leva ao pai Guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir Sim eu irei e saberei como chegar ao fi m De onde vim, aonde vou, por onde irás irei também

Salmo - Sl 144,10-11.15-16.17-18 (R. cf.16)R. Saciai os vossos fi lhos, ó Senhor!

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifi quem,e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e sai-bam proclamar vosso poder!

Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperame vós lhes dais no tempo certo o alimento;vós abris a vossa mão prodigamentee saciais todo ser vivo com fartura.

É justo o Senhor em seus caminhos,é santo em toda obra que ele faz.Ele está perto da pessoa que o invoca,de todo aquele que o invoca lealmente.

Dirigente: Queremos nos comprometer com este mundo novo, esse jeito de ser comunida-de que ama, acolhe e transforma. Jesus isto diz aos discípulos para fazer as pessoas se senta-rem em grupos de cinquenta. E não é por aca-so – ressalta Francisco. Isto signifi ca que não são mais uma multidão, mas se tornam comu-nidade, nutrida pelo Pão de Deus.

Pai Nosso...

Oração: Senhor fazei de nós instrumentos da tua paz. Que sejamos pessoas nós e as nossas comunidades abertas à partilha e tenhamos o cuidado para estender a mão ao caído, espe-cialmente com os mais pobres.

Canto: Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão. Se fecharem os poucos caminhos, mil trilhas nascerão. Muito tempo não dura a verdade, nestas margens estreitas demais, Deus criou o infi nito pra vida ser sempre mais.

É Jesus este Pão de igualdade, viemos pra comungar, com a luta sofrida de um povo que quer, ter voz , ter vez, lugar. Comungar é tornar-se um perigo, viemos pra incomodar, com a fé e a união nossos passos um dia vão chegar.

EQUIPE DE SUBSÍDIOS - PASTORAL DIOCESANA

Av. Gilberto Dini, 519 – Bom ClimaGuarulhos - SP - Fone: (11) 2408-0403E-mail: [email protected]

Encarte_LO_V2.indd 4 29/06/15 17:28