emrc

13
A felicidade como projeto A felicidade é a vocação fundamental do ser humano, a sua primeira inclinação e o objetivo último da sua existência, para a qual apontam todos os seus esforços. A nossa vida está cheia de importantes decisões, umas são fundamentais, outras nem tanto; umas são tomadas conscientemente outras nem por isso. Mas em todas jogamos a nossa felicidade. Todos nós imaginamos como gostaríamos de ser e o que queremos fazer da vida, ou seja, que projeto de vida queremos para nós. Mas o maior projeto de casa pessoa é ser feliz… Mas muitas vezes as nossas opções concretas contrariam este grande projeto! “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” Mahatma Gandhi

Upload: melanie-moreira

Post on 06-Jun-2015

489 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Um pouco sobre A felicidade como projeto... Espero que sirva para voces

TRANSCRIPT

Page 1: Emrc

A felicidade como projeto

A felicidade é a vocação fundamental do ser humano, a sua primeira inclinação e o objetivo último da sua existência, para a qual apontam todos os seus esforços.

A nossa vida está cheia de importantes decisões, umas são fundamentais, outras nem tanto; umas são tomadas conscientemente outras nem por isso. Mas em todas jogamos a nossa felicidade. Todos nós imaginamos como gostaríamos de ser e o que queremos fazer da vida, ou seja, que projeto de vida queremos para nós. Mas o maior projeto de casa pessoa é ser feliz… Mas muitas vezes as nossas opções concretas contrariam este grande projeto!

“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”Mahatma Gandhi

Page 2: Emrc

Cada um de nós também é um projeto: projeto de alegria, de beleza, de felicidade. Contudo nós também somos escultores da nossa própria vida e da nossa felicidade. E não podem ser os outros a delinear a nossa felicidade ou molda-la como bem entenderem. Somos chamados a dar forma à nossa própria vida, fazendo as escolhas que nos tornarão livres e felizes.

Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidadeGeorges Bernanos

Page 3: Emrc

Temos necessidade de partilhar a vida com os outros, sobretudo com aqueles que têm projetos semelhantes ao nosso. Sendo nós os artistas da nossa existência, não podemos sê-lo completamente sozinhos!

Caminhando e crescendo juntos, daremos verdadeiro sentido à nossa vida.

Ver texto pág.: 160

A suprema felicidade da vida é termos a convicção de que somos amadosVictor Hugo

Page 4: Emrc

Ser felizPosso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não

esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus em cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Augusto Cury, Dez leis para ser feliz

Page 5: Emrc

A construção de uma sociedade justa e solidária onde todos possam ser felizes

Através das nossas ações, construímos ou a impedimos, sem dúvida, a felicidade das pessoas com quem lidamos, da mesma forma que elas o fazem em relação a nós, através do modo como se relacionam connosco.

Temos as nossas mãos, em cada dia, a responsabilidade de tornar a vida de alguém mais feliz.

Porém, observamos na mesma muitíssimas pessoas que não têm condições mínimas para se sentirem felizes, porque lhes faltam os bens essenciais.

A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsosArthur Schopenhauer

Page 6: Emrc

A felicidade na relação com os outros: assumir valores éticos fundamentais

Ao olharmos o mundo que nos rodeia, observamos que cada pessoa tem um diferente comportamento. Aquilo que para uns é mau, para outros é bom. Cada um de nós observa e julga segundo o universo de valores que assumiu no seu universo de valores que assumiu no seu projeto de vida.

Valor é tudo o que tem importância real na existência humana. Se as pessoas não têm todas o mesmo conjunto de valores, a diferença ainda se acentua mais na forma como os classificam. Cada pessoa estabelece uma hierarquia de valores. Os valores adotados e a escala de valores respetiva constituem uma opção fundamental.

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade. Carlos Drummond de Andrade

Page 7: Emrc

A nossa personalidade vai-se estruturando e definindo por meio das escolhas que fazemos na vida. Na vida humana não existe um destino escrito nos astros que nos seja imposto, somos nós próprios que a construímos, em liberdade. Se formos livres, somos plenamente responsáveis pela vida que escolhemos viver. E ser responsável implica assumir as consequências das opções tomadas e saber responder por elas perante nós mesmos e perante os outros.

A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.

Joseph Addison

Page 8: Emrc

Voltar aos valoresUm dos principais valores é o humanismo, baseado numa formação moral

sólida, aberta e pluralista, cujas coordenadas não dêem prioridade ao êxito material, ao prazer ou ao dinheiro. Isto constitui um trabalho pessoal que comporta os requisitos seguintes:

Não estimular os instintos e as paixões, mas educá-los.Não cair na permissividade, mas ter critérios para distinguir entre

o bem e o mal.Procurar o bem coletivo e o próprio, embora sem uma

concorrência desenfreada, motivada pela sentença homo homini lupus (“O homem é um lobo para o homem”)

Trata-se de conseguir um ser humano mais digno, que quer ser mais culto para ser mais livre; construir um mundo mais cordial e compreensivo; criar um espaço mais afetivo onde se interliguem o material, o espiritual e o cultural. Tudo isto nos ajudará a obter a felicidade, sempre difícil de alcançar.

Enrique Rojas, O Homem Light

Page 9: Emrc

Tipos de valoresOs valores não são coisas nem simples ideias que adquirimos, mas

conceitos que traduzem as nossas preferências. Há uma enorme diversidade de valores, podemos agrupá-los quanto à sua natureza da seguinte forma:

Valores éticos: Referem-se às normas ou critérios de conduta. Exemplos: solidariedade, honestidade, verdade, lealdade, bondade, ….

Valores estéticos: Expressão da beleza. Exemplos: harmonia, belo, sublime, trágico, ….

Valores religiosos: Dizem respeito à relação da pessoa com a transcendência. Exemplos: sagrado, santidade, perfeição, …

Valores políticos: Justiça, igualdade, imparcialidade, cidadania, liberdade…

Valores vitais: saúde, força…

Hierarquização dos ValoresNão atribuímos a todos os nossos valores a mesma importância. Na

hora de tomar uma decisão, cada um de nós hierarquiza os seus valores.

Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.Érico Veríssimo

Page 10: Emrc

AÇÃO

ESCOLHA

VALORES

RELIGIOSOSPOLÍTICOSESTÉTICOSETICO

Page 11: Emrc

A participação na construção da sociedade

Ao longo da vida, são vários os momentos em que é necessário tomar decisões face ao projeto vocacional.

O exercício de uma atividade profissional poderá proporcionar maior ou menor auto-realização e felicidade. Por vezes até sabemos o que queremos vir a fazer, só que, dominados pela preguiça, não nos esforçamos o suficiente por alcançar essa meta.

A participação na vida pública é um direito de todos os cidadãos e, simultaneamente, um dever moral. Há muitas formas de intervenção: a participação nas eleições e nos referendos, a assunção de cargos políticos ou outros, a participação em associações com vista a tornar a sociedade mais justa e humana, etc.

O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem - mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir.

Albert Einstein

Page 12: Emrc

Qualidades de personalidade que tornam a pessoa criativa:• Inteligência forte;• Versatilidade;• Intuição• Imaginação;• Confiança em si;• Independência;• Tenacidade;• Flexibilidade;• Valor;• Decisão;• Ambição;• Autocrítica• Entrega.

A pessoa que nunca errou foi aquela que nunca fez coisa alguma.Michel Quoist

Page 13: Emrc

Trabalho realizado por:• Ana Rita Nº2 9ºE• Ivo Antunes Cunha Nº9 9ºF• Melanie Martins Moreira Nº15 9ºF

Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade.Cícero