empresa territorial capÃo da canoa ltda

14
CAPÃO NA HISTÓRIA EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA. Nos anos de 1940, o Dr. Luís Ubatuba de Farias, então Diretor do Departamento Estadual de Balneários Marítimos, projetou uma grande cidade balneária entre a serra e o mar, preferencialmente entre as praias do Barco até a atual Xangri-lá, que concentrasse os então veranistas, com todos os serviços necessários. A execução do projeto seria de responsabilidade do Estado, mas foi abandonado pela inviabilidade econômica. No final dos anos de 1940, constituiu-se a primeira loteadora do Litoral Norte: a Empresa Territorial Capão da Canoa Ltda., com os sócios José Agostinelli, Ramiro Corrêa e Alberto Diniz Muri. Este, poucos anos depois, vendeu suas cotas aos dois sócios remanescentes. A Empresa Territorial Capão da Canoa Ltda. comprou uma grande área, do mar até a Lagoa dos Quadros, de Alberto Diniz Muri, além de uma área de 139ha, de propriedade de Lindolfo Alves de Almeida , também conhecido como Lindolfo Gomes. A Empresa adquiriu outras áreas menores onde se concentraram moradores, operários, trabalhadores nas construções locais (hoje Bairro Santa Luzia). Mais tarde, através de acordo com a Prefeitura de Osório, foram doados 260 lotes para operários carentes, responsabilizando-se a Prefeitura pela urbanização da área e o aumento dos lotes, cuja a planta foi aprovada pela Câmara de Vereadores. Os loteamentos foram feitos baseados numa planta urbana. A Gleba A, da Avenida Rudá (N) até Atlântida, e a Gleba B, compreendendo da Rua General Osório até a beira da lagoa (exceto as terras dos Prestes Matadouro do Angelim). Na área central, havia poucos moradores proprietários (Raízes de Capão da Canoa, 2001, p. 101).

Upload: marcos-moreira

Post on 12-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

Capão da canoa na História

TRANSCRIPT

Page 1: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

CAPÃO NA HISTÓRIA

EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA.

    Nos anos de 1940, o Dr. Luís Ubatuba de Farias, então Diretor do Departamento Estadual de Balneários Marítimos, projetou uma grande cidade balneária entre a serra e o mar, preferencialmente entre as praias do Barco até a atual Xangri-lá, que concentrasse os então veranistas, com todos os serviços necessários. A execução do projeto seria de responsabilidade do Estado, mas foi abandonado pela inviabilidade econômica.    No final dos anos de 1940, constituiu-se a primeira loteadora do Litoral Norte: a Empresa Territorial Capão da Canoa Ltda., com os sócios José Agostinelli, Ramiro Corrêa e Alberto Diniz Muri. Este,  poucos anos depois, vendeu suas cotas aos dois sócios remanescentes.    A Empresa Territorial Capão da Canoa Ltda. comprou uma grande área, do mar até a Lagoa dos Quadros, de Alberto Diniz Muri, além de uma área de 139ha, de propriedade de Lindolfo Alves  de Almeida , também conhecido como Lindolfo Gomes. A Empresa adquiriu outras áreas menores onde se concentraram moradores, operários, trabalhadores nas construções locais (hoje Bairro Santa Luzia). Mais tarde, através de acordo com a Prefeitura de Osório, foram doados 260 lotes para operários carentes, responsabilizando-se a Prefeitura pela urbanização da área e o aumento dos lotes, cuja a planta foi aprovada pela Câmara de Vereadores.    Os loteamentos foram feitos baseados numa planta urbana. A Gleba A, da Avenida Rudá (N) até Atlântida, e a Gleba B, compreendendo da Rua General Osório até a beira da lagoa (exceto as terras dos Prestes Matadouro do Angelim). Na área central, havia poucos moradores proprietários (Raízes de Capão da Canoa, 2001, p. 101).

   

Page 2: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

O PORTO DA CAMILA

    Já havia uma precária ocupação no Porto da Camila (este nome foi reconhecido por todos entrevistados) que ficava perto da estação atual do posto da CORSAN (BR 389), próxima à Lagoa dos Quadros. Segundo Pedro Ruby Prestes, Emília Maria de Jesus, moradora ali e apelidada de Camila, foi a primeira pessoa  a vender lotes rurais próximos à praia, junto à Praça do Farol. No Porto da Camila havia 4 ou 5 casas, uma bodega (pequeno armazém0 e uma cancha reta, onde todos os domingos eram feitas carreiradas. Os fazendeiros de Osório e da Serra participavam e as carreiras eram muito concorridas.    Margeando a Lagoa dos Quadros, ficavam campos alagadiços, desde a Barra do João Pedro até a Lagoa das Malvas, onde se criavam cavalos e gado.    No Porto da Camila, os lanchões e canoas dos colonos  (as chatas não podiam chegar devido ao baixo nível da água) atracavam trazendo mantimentos, vinhos, etc. A cachaça produzida em Maquiné vinha por barcos até o Porto e, depois era levada a Porto Alegre nas pipas em carretas de bois.

FONTE: ORIGENS DE CAPÃO DA CANOA 1920-1950DE MARIZA SIMON DOS SANTOS 

Page 3: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

FOTOS DA SEMANA:

1940...Projeto de urbanização de Capão da Canoa, de autoria do arquiteto J. Millander. Foto Paulinho do Magisterio AP.

 

Page 4: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

1940...Um grupo de pessoas, entre elas Ramiro Corrêa da Silva, junto a um trator para terraplanagem de terrenos para a Empresa Territorial Capão da Canoa .Foto Paulinho do Magisterio A/P.

 

Page 5: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

1960...Francisca Goldani com toda sua beleza e glamour no baile em que foi eleita Rainha do Clube de Capão da Canoa. Foto cedida por Catia Goldani.

Page 6: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

 

1960...O baile que reuniu as mais belas da sociedade caponense. Francisca Goldani, Rainha do Clube ocupa seu posto, acompanhada pelas princesas, a rainha do ano anterior e as demais candidatas. Foto cedida por Catia Goldani.

 

Page 7: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

1969...Nei e a Marinei Maciel, ainda veranistas passeando na praia do Araçá em Capão da Canoa  . Aquela voltinha de bicicleta não podia faltar, e era Monark. Foto cedida por Marinei Maciel.

 

Page 8: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

1960...Francisca Goldani e a rainha do ano anterior, no baile quando foi eleita Rainha do Clube de Capão da Canoa. Foto cedida por Catia Goldani.

 

Page 9: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

1954...Este garotinho fazendo a Primeira Comunhão é o Sr. Cezar Bassani, primeiro prefeito de Xangri-lá. Foto cedida por Iolanda Véras Bassani.

 

Page 10: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

1969...Os irmãos Marinei e Nei Maciel, lá no alto da casinha dos salva-vidas, ou guarita que, na época, toda em madeira, eram assim em Capão da Canoa, na praia do Araçá. Foto cedida por Marinei Maciel.

 

Page 11: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

1958...Baile da Chita no Hotel Beira-Mar. O casal é dona Lidia e seu esposo Alcides Fernandes. Foto cedida por Alcides Fernandes.

Page 12: EMPRESA TERRITORIAL CAPÃO DA CANOA LTDA

 

1967...Marca a chegada de Paulinho do Magisterio em Capão da Canoa e sua primeira fotografia tirada aqui, com menos de um ano de idade. Por isso foi preciso apoiar-se no sofá para ficar em pé. Foto Paulinho do Magisterio A/P.