emprego, renda e sustentabilidade mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem...

12
Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita 18 a 24 de janeiro de 2020 | Ano VIII | N° 333 www.portalagora.com Mandaguari Feira do Produtor é responsável direta pelo sustento de mais de 100 agricultores e comerciantes mandaguarienses – pág. 7 “Comissão do Canil” inicia trabalhos Vereadores tem até abril para dar veredito sobre denúncia – pág. 9 Emprego, renda e sustentabilidade Divulgado resultado preliminar de concurso da prefeitura de Jandaia do Sul pág. 5 Obras na entrada de Mandaguari avançam e devem ser entregues antes do prazo pág. 8 Defesa Civil de Jandaia tem novo comandante pág. 5 Revitalização Bombeiros Classificação Coluna social mostra como foi o período de descanso dos leitores págs. 10 e 11 Especial de férias

Upload: others

Post on 26-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz

Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita

18 a 24 de janeiro de 2020 | Ano VIII | N°333www.portalagora.com

Mandaguari

Feira do Produtor é responsável direta pelo sustento de mais de 100 agricultores e comerciantes

mandaguarienses – pág. 7

“Comissão do Canil” inicia trabalhosVereadores tem até abril para dar veredito sobre denúncia – pág. 9

Emprego, renda e sustentabilidade

Divulgado resultado preliminar de concurso da

prefeitura de Jandaia do Sul pág. 5

Obras na entrada de Mandaguari avançam e

devem ser entregues antes do prazo

pág. 8

Defesa Civil de Jandaia tem novo comandante

pág. 5

Revitalização

Bombeiros

Classificação

Coluna social mostra como foi o período de descanso dos leitores

págs. 10 e 11

Especial de férias

Page 2: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz

2 18 a 24 de janeiro de 2020 | Ano | VIII | N°333www.portalagora.com

editorialOpiniãOJúlio César Raspinha

Rogério CurielDiagramação e Arte

A equipe:Júlio César RaspinhaDiretor e Jornalista ResponsávelRosana OliveiraDepto. FinanceiroRoberto JuniorRedação

Sede:Avenida Amazonas, 1472 - Centro CEP: 86975-000 Mandaguari/PRAtendimento geral:(44) 3133-4000E-MAIL: [email protected]ão:Grafinorte - ApucaranaTiragem:2.000 exemplares

Este jornal é um produto

Viajei com minha família, com meu filho recentemente, e na viagem, lembranças das pri-meiras idas à praia, ali em mea-dos dos anos 80 ainda, quando conheci o mar e o passeio era “o” acontecimento anual, a exemplo da geração anterior, que tinha no Natal a oportunidade de beber refrigerante.

Eu, particularmente, junto com meu irmão, ficava contando as horas para a partida. De Bra-sília, Variant, ou Passat, víamos meu pai desenvolver seu tradi-cional ritual, de revisar o carro,

Praia e ansiedade trocar ou calibrar os pneus e dei-xá-los “tinindo” para nossa aven-tura.

Porque convenhamos, eram pistas simples, sem acostamento e com pintura precária, inúmeros acidentes pelo caminho e muitos veículos quebrados, e sem assis-tências no trajeto, sejam para as praias do Paraná, ou Balneário Camboriú, ainda em crescimento e sonho de consumo da maioria.

Minha mãe era um caso à parte. Levava “quase” toda a nos-sa mudança. O passeio em média durava uma semana, mas por pre-

caução colocava nas malas o sufi-ciente para um mês fora de casa.

Sob o argumento que na praia “tudo é mais caro”, fazia-se também uma “baita compra” no supermercado, com também boa parte sendo trazida de volta, já que a comida, a exemplo das rou-pas, era para uma longa estada.

Ah, tinha também os brin-quedos para a areia, as bolas de futebol e as pranchas de isopor, que rangiam na ida e na volta. Com toda essa mudança, faltava algo ainda: onde “nós” nos encai-xaríamos.

Não foi uma nem duas vezes que viajei deitado sobre o motor, na parte traseira do veículo, com o carro abarrotado por sete ou oito pessoas, algo inimaginável nos dias atuais.

Que alegria, que prazer des-frutar e lembrar momentos tão saborosos, de uma infância sem maiores luxos, porém extrema-mente feliz. Hoje os tempos são outros, mais confortáveis, mais seguros, e isso também é muito bom, porém, inevitável a saudade de um tempo mais difícil, mas tão feliz quanto. Feliz 2020!

Espaço Aberto

Memória em

imagemFarmácias

de plantão

Mandaguari - (18/1 a 24/1)

mais lúcida, mais feliz, mais vivida, mais velha... mais madura

Vera Prado

O título do artigo copiei do livro Anne de Green Gavles, que originou a série Anne com E. Ain-da não li o livro por que estava es-perando pela próxima temporada, e coincidentemente foi lançada na semana passada, o que me pos-sibilitou o prazer de saborear na tela o que o nos encanta, nos leva às lágrimas, nos leva a reflexões e a uma catártica sensação de que a humanidade precisa de mais seres como alguns criados pelos geniais escritores e que graças a eles, po-demos aprender “essas coisaradas” bacanas, inclusive os momentos de angústia, solidão e maus tratos so-fridos pela ruivinha vivaz e serelepe que brilhantemente absorve o pa-pel da protagonista da série.

Enfim, a semelhança da vida real com a ficção ás vezes nos dá um chacoalhão por que somos sempre muito esperançosos com a virada do ano, e mensagens de felicidade, de uma vida melhor, de um ano

A vida é curta demais para ser gasta fomentando animosidades ou remoendo erros

auspicioso, pululam pelas redes so-ciais. Muitos buscam passar o mo-mento à beira mar, outros à beira de piscinas, ou cenários belos. Não que essas escolhas não sejam incrí-veis, quando melhor a perspectiva, melhor os desejos, melhor o ânimo e a coragem para o que virá. En-tretanto, é bom que saibamos que as lutas e labutas serão as mesmas, que os perrengues nos perseguirão, e que qualquer paisagem pode ser aproveitada e contemplada.

“As obrigações podem ser uma prisão”, dito pela jovem órfã, a frase tem um sentido muito pitoresco, pois a ruivinha tem uma sanha pe-las aventuras, pelos desafios, pelas pelejas diárias, que nos encoraja de forma contagiante. Penso que há uma linha muito tênue entre a razão e a loucura, às vezes confes-so que me sinto muito mais louca do que normal, hoje mesmo cavo-cando as paredes de casa com um velho formão do meu pai, desde

menina ficava atrás dele curiosa e atenta querendo aprender, como minha vó dizia, muito xereta. Vejo que essa xeretice me fez uma mu-lher valente. Por que atravesso os desafios, venço os obstáculos pela herança que veio lá de trás.

“Desejar algo diferente não faz com que aconteça” exatamente quando há um desejo latente, muito além de pular ondas ou vestir uma determinada cor, de nada valerão se o suor não correr pelo rosto, e o es-forço a fim de que o desejo se realize se tornará real, e às vezes o avesso que é o lado certo, por que quere-mos sempre o que acreditamos que é o ideal, o que precisamos, e pedi-mos tanto que leio pessoas comen-tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz. Penso que o que devemos almejar, sejam coisas sim-ples, como um ato de comensalida-de, ou seja, o ato de comer e beber

entre amigos ou família.Ou apenas uma ducha gostosa

depois de um dia exaustivo, uma música bacana no rádio do carro. Quando ouço a música, “como eu quero” do Kid Abelha parece que estou ouvindo do mesmo jeito que ela me marcara há trinta anos atrás, me sinto confortável e feliz pela sensação que ela me traz. Ou quan-do vou a academia às 6 da manhã e sei que meu corpo se modificou, e mesmo assim, saio de lá grata, por que tenho saúde para desfrutar do mesmo lugar que os que têm cor-pos cobiçados pela sanha da socie-dade atual. Afinal, as melhores coi-sas não são de graça, mas podem ser vividas com mais T e amor pela vida.

Na foto histórica desta semana, time do Jandaia Esporte Clube (JEC) – catego-ria futebol júnior –, que foi campeão da Lifujas (Liga de Futebol Amador de Jan-daia do Sul), no ano de 1989. Em pé: Ge-raldo Gordo, Ceará, Ado, Toca-fita, Pezão Pontara, Marcelo Miguel, Robério, Man-cha, Lucião e Lambão. Agachados: Roge-rinho, Zé Carlos, Cocó, Feijão, Marcelo, Paulinho Salvador e Gavião.

Colaborou: Paulo Marcio Salvador

Os artigos publicados com assinatura não expressam necessariamente a opinião do jornal. O intuito, com as publicações, é esti-mular o debate e a reflexão sobre temas di-versos, históricos e da contemporaneidade.

Para colaborar, basta enviar e-mail para: [email protected].

Tem alguma foto do passadointeressante que quer compartilharEnvie para [email protected]

?

Jandaia do Sul

- Drogaria Bom Preço, na Avenida Amazonas, em frente à Praça Independência. Fone: (44) 3233-0259

- FarmaÚtil - Sul América, na Avenida Amazo-nas, em frente ao Lojão do Keima. Fone: (44) 3233-1141

Page 3: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz

318 a 24 de janeiro de 2020 | Ano | VIII | N°333www.portalagora.com

curtas

Júlio César RaspinhaEmail: [email protected] agora?

SucessãoQuem assume o car-go de diretor geral da Câmara é o advogado Carlos Bredariol, que até então ocupava a função de assessor ju-rídico da Casa de Leis.

AposentadoriaFábio Ferraz de Camargo deixou no final de 2019 a fun-ção que exercia na Câmara Municipal de Mandaguari. Foram duas décadas na função, nomeado pela primeira vez, em 1999, pelo então presidente Eduardo Carvalho.

DescansoCom a discrição que lhe é peculiar, Camargo se des-pediu do presidente Hudson Guimarães e saiu de cena para gozar merecida aposentadoria. Pelo profissionalis-mo que sempre teve na função, era cargo de confiança e foi nomeado e mantido por todos os presidentes do período, algo raro.

Brilhante O jovem estudante mandaguariense José Guilherme Pinhati Carrasco conseguiu mais um feito: foi aprova-do em primeiro lugar no vestibular de odontologia da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Com um detalhe: como “treineiro”, ou seja, ele acaba de termi-nar o segundo ano do ensino médio.

FeitoÉ a segunda vez que o menino “apronta”, já que em 2019 foi 1º colocado em farmácia, ao concluir o pri-meiro ano do colegial. Agora o jogo começa para valer, pois seu objetivo é medicina. Ele é filho do advogado José Marcos Carrasco e da educadora Cláudia Pinhati Carrasco.

RetornoEduardo Miranda, o Pinta, está de volta ao Bra-sil após uma temporada vivendo em Dublin, na Irlanda. Polêmico, porém competente e ex-tremamente leal aos seus e aos compromissos assumidos, Miranda têm vários convites para funções ligadas à política.

DescansoMiranda, que vai se casar este ano e que tam-bém será papai, deve fixar residência em Curiti-ba, próximo à família de sua futura esposa. Com muita discrição, tem procurado ficar longe dos assuntos referentes à política local.

2020A Associação Comercial de Mandaguari se reú-ne em fevereiro para fazer um balanço do Natal do ano passado, que vendeu mais e repercutiu muito bem junto à comunidade. A expectativa é de um próximo Natal ainda mais iluminado.

CâmaraExiste uma conversa preliminar para que o pre-sidente Hudson Guimarães aumente o repasse feito para a promoção natalina. Os comercian-tes se manifestaram bastante satisfeitos com o envolvimento do poder público nas ações na-talinas.

Page 4: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz

4 18 a 24 de janeiro de 2020 | Ano | VIII | N°333www.portalagora.com

Santa Rita Saúde inaugura Centro Médico

Na manhã do dia 20 de dezembro, foi inaugurado em Mandaguari o Centro Médico Especializado do Santa Rita Saúde. Segundo o CEO da Athena Saúde e Multivida, con-troladoras do Santa Rita Saúde, Carlos Augusto Ferreira, a intenção é oferecer mais comodidade para quem vive no município.

7ª CIPM é campeã da Copa Mandaguari

Foi disputada, na noite de 23 de dezembro, no campo

da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), entre 7ª CIPM/MD Imóveis e Sputnik/Clube dos 33 a grande final da 20ª edição da Copa Mandaguari de Futebol Suíço.

A partida terminou empatada em 2 a 2 no tempo nor-mal e o campeão foi decidido nos pênaltis, onde a equipe 7ª CIPM/MD Imóveis saiu vencedora pelo placar de 4 a 3.

Morre o empresário Jaime Paulino

Morreu na manhã de 24 de dezembro, no Hospital Universitário de Maringá, o empresário Jaime Paulino de 62 anos. Segundo familiares, o empresário passou mal, sendo encaminhado para cidade de Maringá, onde foi diagnosticado com uma infecção generalizada e veio a falecer.

cotidiano

Faleceu Rodrigo de Oliveira Paes

Faleceu no dia 30 de dezembro, por volta das 15h, na Santa Casa de Maringá, onde estava internado, Rodrigo de Oliveira Paes de 43 anos. Rodrigo era instrutor de au-toescola, casado com a Maria de Lourdes que é Assistente Social no Creas e deixa dois filhos.

Aceman entrega prêmios

A Associação Comercial e Empresarial de Manda-guari (Aceman) entregou prêmios da promoção Natal Ilu-minado. Durante a campanha, foram sorteados 22 vales-compra de R$ 500, 3 vales-compras no valor de R$ 1 mil e um vale-compra de R$ 5 mil. Também foram premiadas as vitrines e casas mais bem enfeitadas da cidade.

Empossados novos conselheiros tutelaresNa manhã de 10 de janeiro, foram empossados os cin-

co novos conselheiros tutelares de Mandaguari, eleitos no final do ano passado para um mandato de quatro anos. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal, sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura do Município de Mandaguari, através da Secretaria de Assis-tência Social. Tomaram posse para um mandato até 2024 os seguintes conselheiros, com suas respectivas votações: Geraldo Boanerges (545 votos), Josi Copele (444), Cidi-nha Freitas (399) Margareth Salgado Betioli (361) e Antô-nia “Tó” Garcia (331).

Morre Divoncir Dianin, aos 62 anos

Faleceu, na segunda-feira, 13 de janeiro, Divoncir Ta-deu Dianin, 62 anos. Segundo informações de familiares, Dianin veio a óbito em Rosário do Ivaí após sofrer um in-farto fulminante. Atualmente, Dianin morava em Jandaia do Sul, e era proprietário de uma fazenda em Rosário há mais de 20 anos. Empresário, ele era proprietário da Loja Crayola e uma fábrica de confecções em Jandaia, e pro-prietário de vários imóveis em Mandaguari, cidade onde nasceu e trabalhou por muitos anos (como colaborador da Romagnole), e ainda hoje tem familiares no município, sendo pessoa muito querida e conhecida.

Saúde anuncia implantação do Centro de Fisioterapia

A Secretaria de Saúde de Mandaguari anunciou, na terça-feira (14), que vai implantar em breve o Centro de Fisio-terapia e Reabilitação. O espaço funcionará na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Morumbi. Segundo a pasta, foram investidos R$ 40 mil em equipamentos, com recursos destinados pelo Governo do Paraná através de parceria com o município, e em breve outros itens para equipar o Centro serão adquiridos.

Page 5: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz

518 a 24 de janeiro de 2020 | Ano | VIII | N°333www.portalagora.com

SÚMULA DE RECEBIMENTO DA LICENÇA DE INSTALAÇÃOD A B ARGENTON & CIA LTDA ME torna público que recebeu do IAP, a Licença de Instalação para a Fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado não especificado anteriormente a ser implantada na Rua Luiz Job de Souza 280, Parque Industrial II Cidade de Mandaguari – Cep: 86975.000 – Estado do Paraná.

jandaia

Na manhã do dia 9 de janeiro, a As-sociação Comercial e Empresarial de Jan-daia do Sul (Acejan) reuniu associados em um Café Empresarial, para realizar a posse simbólica da diretoria eleita para o biênio 2020/2021.

Na ocasião, o presidente eleito Marcos Alexandre Dario agradeceu a todos pela confiança nele depositada e disse que, nes-tes próximos dois anos, está aberto a rece-ber novas ideias e executar projetos para o crescimento da Acejan, dos associados e do município, “sempre pensando no que é

O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio, se reuniu na última terça-feira (14) com os diretores de departamento para alinhar metas e estratégias de ação para 2020.

Durante o encontro, o prefeito abor-dou diversos assuntos e afirmou que “este é um ano chave para nossa administração. Bem mais curto, mas que faremos um óti-mo trabalho para fechar esse ciclo de ca-

A Defesa Civil de Jandaia do Sul tem novo comandante, o Soldado Anderson. Ele ocupará o cargo do Sargento Hélio, que comandou a instituição por cinco anos e nove meses e que agora se aposentou.

O novo comandante foi recepcionado

A Prefeitura de Jandaia do Sul e a Fundação de Apoio ao Desenvolvi-mento da Universidade de Londrina (FAUEL), divulgaram, na sexta-fei-ra (17), os resultados preliminares do Concurso Público e do Processo Seleti-vo, ambos realizados em dezembro de

Posse simbólica da nova diretoria da Acejan

Redação do Jornal AgoraDivulgaçãocom Acejan Redação do Jornal Agora

Randhal Correiacom assessoria de imprensa

Redação do Jornal Agoracom assessoria de imprensa

Redação do Jornal Agoracom assessoria de imprensa

bom para todos”.Ainda no café da manhã, Dario con-

firmou que será realizado, no dia 18 de março, o jantar de posse festiva. O evento está marcado para às 19h30 no Salão Paro-quial de Jandaia do Sul.

Ditão Pupio se reúne com diretores de departamento e traça metas para 2020

beça erguida e com o sentimento que fize-mos um bom trabalho nestes quatro anos. Temos muitos projetos para este ano, e que irão favorecer nossa população”.

Defesa Civil de Jandaia do Sul tem novo Comandante

pelo prefeito Benedito José Pupio na tar-de de quinta-feira (16), em seu gabinete, acompanhado pela Tenente Jéssica, do Co-mando de Arapongas.

O novo comandante afirmou que pre-tende fazer um bom trabalho, trazendo vá-rios treinamentos e aprimoramentos, para que possam continuar sempre prestando o melhor atendimento à população.

Jandaia publica resultado preliminar de concurso

2019.Dia 28 de fevereiro serão divulga-

das as notas definitivas e classificação final preliminar. E no dia 10 de março de 2020, a classificação definitiva e ho-mologação do resultado final.

Ao todo são 103 vagas para início imediato e formação de cadastro re-serva. Os resultados preliminares estão disponíveis no site www.fauel.org.br

SÚMULA DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE INSTALAÇÃOD A B ARGENTON & CIA LTDA ME torna público que requereu do IAP, a Renovação da Licença de Instalação para a Fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado não especificado anteriormente a ser implantada na Rua Luiz Job de Souza 280, Parque Industrial II Cidade de Mandaguari – Cep: 86975.000 – Estado do Paraná.

Page 6: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz
Page 7: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz

718 a 24 de janeiro de 2020 | Ano | VIII | N°333www.portalagora.com

A Feira do Produtor é um importante espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Espaço de socializa-ção, faz parte da identidade cultural do mu-nicípio, movimenta a economia de Manda-guari, além de fixar as famílias no campo.

Ir à feira nos dias de hoje é muito mais que uma simples passada rápida pra com-prar verduras ou frutas. Em uma caminha-da pelas feiras, o consumidor vai encontrar desde os tradicionais produtos, eletrônicos, verduras e legumes fatiados e cortados, pães, bolos, queijos e as concorridas barra-cas do pastel e do espetinho.

Hoje, em Mandaguari, a Feira do Pro-dutor cresceu, e foi dividida para ocorrer todos os dias da semana, em bairros e na área central do município. É coordenada por uma associação de produtores, que vem trabalhando para que melhorias sejam im-plantadas para atender o consumidor, que está mais exigente e fica sempre de olho na qualidade e na procedência dos produtos.

Conforme João Batista Conte que é o coordenador, essa associação formada pe-los feirantes existe desde ano de 2017. Con-te relata que desde o seu inicio a associação vem implantando melhorias como padro-nização das bancas, etiquetação e diversifi-

cotidiano

Um olhar sobre a Feira do Produtor de MandaguariEspaço oferece atrativo para moradores, fomenta

economia sócio-sustentável e gera renda para produtores locais

Rogério CurielJornal Agora

Rogério Curiel

cação de produtos por exemplo.Ainda segundo o coordenador existem

pouco mais de 100 feirantes trabalhando nas sete feiras do produtor de Mandaguari, e um dos principais problemas encontrados hoje é a falta de espaço para novos agricul-tores. João Batista conta que para algumas feiras existe uma fila de espera.

Feirante há 20 anos, José Roberto do Nascimento vê a feira como uma ferra-menta na luta contra o desemprego, onde o produtor pode vender direto para o consu-midor, com isso garantindo sua permanên-cia no campo em condições dignas. “Aqui o consumidor vai encontrar os produtos fres-quinhos e de qualidade, sem aquela grande quantidade de agrotóxicos além daquela proximidade como o seu cliente”, conclui.

ConsumidoresSe para o produtor a feirinha pode ser

a principal fonte de renda, para o consu-midor ela tem vários significados. A leitora Suellen Passos, por exemplo, relata à repor-tagem que frequenta as feiras locais desde criança, principalmente pela variedade de produtos. “Sem contar que na feira encon-tramos muitos conhecidos, sendo assim, é um ambiente divertido e agradável”, deta-lha.

Já Maria Marta Souza destaca a fre-quência das feiras como ponto positivo. “Eu amo ir à feira! Há um tempo, a feira era só aos domingos e era lá na praça indepen-

dência, mas aí os anos vão passando e agora temos feira todos os dias e em vários locais não só em um ponto. Isso dá oportunidade para todos os munícipes ir à feira”, ressalta.

EconomiaOs produtores preferem não divulgar

números oficiais, mas garantem que as fei-

rinhas contribuem com uma parcela sig-nificativa para a economia do município. “Isso pode ser comprovado pela qualidade de vida dos feirantes, que melhorou muito nos últimos anos. É claro que nada veio de graça, tudo é fruto de muito trabalho, e nos esforçamos muito para que isso aconteça”, conclui João Batista Conte.

Segunda-feira - Rua Amélia Lisboa Crispim (Cinco Conjuntos) – 16 às 21 horasTerça-feira - Avenida da Paz (Praça Bom Pastor) – 16 às 21 horasQuarta-feira - Avenida Marcos Dias (Fafiman/Jardim Boa Vista) – 16 às 22 horasQuinta-feira - Rua José Ferreira (Praça Independência) – 16 às 21 horasSexta-feira - Rua Tadashi Utiume (Jardim Progresso) – 15h30 às 20h30Sábado - Rua Rui Barbosa (Bom Pastor) – 7 às 13 horasDomingo - Rua Guaircá (Prefeitura/Praça dos Três Poderes) – 4 às 13 horas

Confira onde acontecem as feiras em Mandaguari

Page 8: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz

8 18 a 24 de janeiro de 2020 | Ano | VIII | N°333www.portalagora.com

Iniciadas em outubro do ano passa-do, as obras de revitalização na entrada de Mandaguari – que tiveram algumas paralisações por conta das chuvas – fo-ram retomadas em ritmo acelerado nos últimos dias. Segundo a Secretaria de Obras, a área “passa por uma grande transformação para oferecer mais segu-rança para pedestres, ciclistas e moto-ristas e trazendo uma nova identidade visual ao município”.

A obra está sendo realizada no tre-cho compreendido entre a rotatória do Pronto Atendimento Municipal (PAM) até a rua Margarida Basseto, na entrada para a região do Cinco Conjuntos. A Se-cretaria de Obras iniciou o trabalho com a implantação das galerias pluviais e bo-cas de lobo em toda extensão da futura avenida.

A etapa atual, realizada pela empre-sa que venceu a licitação, compreende os serviços de topografia, terraplanagem, limpeza, pavimentação, ciclovia, calça-das, meio-fio, sinalização de trânsito e

revitalização

Com tempo estável, obras na entrada de Mandaguari são retomadas

Investimento no trecho que recebe a revitalização é de mais de R$ 1,3 milhão

Redação do Jornal AgoraDivulgação

paisagismo. No valor de R$ 1.343.515,45 a obra tem prazo de entrega de 180 dias.

“Estimamos que a obra vai ser entre-gue antes do prazo. A empresa responsá-vel adiantou muito os trabalhos no final do ano. De 20 de dezembro a 6 de janei-ro a obra não avançou muito por conta das férias e também da chuva, que é algo típico desta época do ano”, afirma o pre-feito Romualdo Batista ao Jornal Agora.

RotatóriaAinda à reportagem, Batistão con-

firmou que nos últimos dias engenhei-ros da prefeitura estiveram no local para estudar mudanças no trecho da rotatória do PAM.

Ele afirma que serão necessárias alte-rações para facilitar o tráfego no local e a transição de motoristas da rodovia para a cidade, mas ainda não detalhou quais vão ser as mudanças.

“Acreditamos que em um curto pe-ríodo de tempo, aquela região se transfor-mará em área comercial, além de indus-trial. Vamos trabalhar o máximo possível para facilitar e melhorar a vida das pes-soas que trabalham”, conclui o prefeito.

Obras estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas antes do prazo previsto.

O projeto de revitalização da entrada de Mandaguari compreende em serviços de topografia, terraplanagem, limpeza, pavimentação, ciclovia,

calçadas, meio-fio, sinalização de trânsito e paisagismo.

Page 9: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz

918 a 24 de janeiro de 2020 | Ano | VIII | N°333www.portalagora.com

Após um imbróglio que atravessou as festividades de final de ano, a CPP (Comis-são Parlamentar Processante), formada pela Câmara Municipal de Mandaguari começou a funcionar no dia 9 de janeiro, após sorteio entre os vereadores em sessão extraordinária.

Os edis Márcia Serafini (PT), Nilton Botti (DEM) e Luis Carlos Garcia (Cidadania) foram designados para os trabalhos, respectivamente como presidente, relator e membro. São eles que darão parecer, ainda dentro deste mês, se os trabalhos vão prosseguir, por um prazo de até 90 dias, ou se o caso será arquivado.

Antes, o prefeito Romualdo Batista (PDT) tem até o dia 23 para apresentar as jus-tificativas para a obra. Segunda a denúncia do servidor público Marcelo Bedendo, o Centro de Bem Estar Animal, popularizado como Canil Municipal, teria sido construído em área imprópria.

ReadequaçãoO advogado Guilherme Gonçalves, que

defende o prefeito Batistão na denúncia, es-

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADAA CAFÉ DO BRASIL – ARMAZENS GERAIS inscrita no CNPJ sob o n. 05.054.701/0001-27torna público que irá requerer ao IAP, a Licença de Simplificada para Armazéns Gerais a ser na Avenida das Industrias, 930, Pq Industria I– CEP 86975-000 – Mandaguari - Estado do Paraná.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIAÁGUA MINERAL VITÓRIA LTDA. Torna público que irá requerer ao IAP - Institu-to Ambiental do Paraná, a Licença Prévia para Extração, Envase e Comercialização de Água Mineral, instalada na localidade Estrada Ponte Alta - km 04, Gleba Ribeirão Dourados – Município de Mandaguari/PR.

polêmica

“Comissão do Canil” inicia trabalhos e aguarda defesa

Prefeito tem até dia 23 para apresentar justificativas para a obra

teve em Mandaguari na semana passada. Na ocasião, levantou informações que considera importantes para justificar a edificação.

O terreno fica à margem da BR 376, en-tre Mandaguari e Jandaia do Sul. Até o ano de 1996, ou seja, há 24 anos, o aterro sanitá-rio do município funcionou no local, desati-vado, à época, pelo então prefeito Alexandre Elias Nacif, o Xandu.

A defesa do prefeito, segundo apurou a reportagem, vai anexar em sua defesa, do-cumentos que comprovariam que a área foi readequada e reabilitada, o que permitiria, em sua versão, a citada obra.

No ano de 2003, no mandato do então prefeito e atual vice, Ari Stroher (MDB), toda a bacia do rio Caitu passou por um processo de readequação, através de recursos federais obtidos por emendas parlamentares. “Va-mos anexar toda essa documentação e suas provas”, contou o prefeito essa semana em entrevista a rádio Agora FM.

SequênciaApós a entrega da defesa de Batistão, os

três vereadores da comissão terão cinco dias “corridos” para apresentarem um relatório sobre o tema, ou seja, até 28 de janeiro.

A partir daí, o presidente da Câmara, Hudson Guimarães (Cidadania) deve agen-dar para 17 de fevereiro, na primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar a vota-ção, que ocorrerá por maioria simples.

Independente do parecer, favorável ou contrário, os demais edis votam, para encerrar e arquivar o caso, ou prosseguir com os traba-lhos da comissão processante.

Na hipótese de arquivamento, o assunto se encerra. Caso a maioria decida por prosse-guir, inicia-se a chamada “oitiva das testemu-nhas”, ou seja, os depoimentos do prefeito e de suas testemunhas de defesa.

Com prazo de até 90 dias, o tema volta-ria a plenário para nova votação, com neces-sidade de dois terços dos vereadores, ou seja, mínimo de seis votos para um eventual afasta-mento do prefeito de suas funções, o que, ine-vitavelmente poderia “judicializar” o assunto.

Polêmico desde o início de suas dis-cussões em 2013, o Canil Municipal foi uma iniciativa do então vereador Pedro Ricieri (MDB), aprovado à época e alvo de constantes debates. À época da aprovação, continuam vereadores Jorge do Alambique (PDT), Nilton Botti (DEM) e Jocelino Tava-res (PT).

Redação do Jornal AgoraDivulgação

Page 10: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz

10 18 a 24 de janeiro de 2020 | Ano | VIII | N°333www.portalagora.comsocial

Nada melhor do que boas e merecidas férias com a sensação de dever cumprido. E quando podemos viajar então, fica ainda melhor! As férias são muito importantes para podermos repor as energias, retomar o fôlego, descansar e carregar as baterias nos divertindo e relaxando para voltar-mos para o trabalho com toda a força para fazer a diferença. Para muitos, as férias já acabaram, e no retorno do Jornal Agora em 2020 aproveitamos para fazer uma coluna social especial mostrando as férias de alguns dos nossos leitores!

Aline, Alisson, Nathy e Daniel - Porto Seguro / BABruna e William

Jardim Botânico em Curitiba / PR Cláudia, Fernandes, Jéssica e Edson - Curitiba / PR

Daniela, Wudson e João Miguel - Bombinhas / SC

Diego, Rafael, Pedro Henrique e Denise Meia Praia Itapema / SC

Edivan, Larissa e Luiza Valentina Caiobá / PR

Cleverson, Renata, Thaynara, Anderson, Laura e Nicolas - Praia Brava – Caiobá / PR

Francielly e Wesley Caiobá / PR

Page 11: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz

1118 a 24 de janeiro de 2020 | Ano | VIII | N°333www.portalagora.com social

Grasiela e Sidney - Praia de Enseada São Francisco / SC

Marco e Sarah - Morro do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro / RJ

Keulayne, Micaely e Rogério Mirante em Porto Belo / SC

Pamela Vendramini - Bombinhas SC

Paulo, Aline e Hillary - Rio de janeiro Gilson – Praia Grande Ubatuba SP

Róbson e Andréia em lago Municipal de Cascavel / PR Sirlene e Isabela - Pão de açúcar Rio de Janeiro / RJ Bruna e Rodrigo – João Pessoa / PB

Page 12: Emprego, renda e sustentabilidade Mandaguari avançam e ......tando e pedindo proteção a quem morreu. Me assusta, quem morre segue o caminho, e eu sempre dese-jo que seja o de luz