emergir do mar . . :1, a) cei - koinonia.org.br · ~ioneiro na literatura brasileira (. . .i ma- c...

8
emergir do mar uma besta. . . (Apocalipse 13 :1, a) cei

Upload: duongnga

Post on 19-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: emergir do mar . . :1, a) cei - koinonia.org.br · ~ioneiro na literatura brasileira (. . .I Ma- c seu mérito maior reside na fixa- ção do drama de uma consciência". ... acham

- emergir do mar uma besta. . . (Apocalipse 13 :1, a) cei

Page 2: emergir do mar . . :1, a) cei - koinonia.org.br · ~ioneiro na literatura brasileira (. . .I Ma- c seu mérito maior reside na fixa- ção do drama de uma consciência". ... acham

~ ~ 3 i centro avangéiicd de informação

MENÇÁO HONROSA - É: para nós grande estímulo a contribuição dos lei- tores. Isto inclusive tem permitido a so- br'evivência do CEI. Além de muitos amigo: aue preferem o anonimato, re- cebemos ofertas: do Conselho da Igreja Fiesbiteriana Jardim América (GB) , de C . Juracy F . Viana e Maria do CCu Cor- rea (Recife), Revs. H. Cook, Key Yuasa W'. Shisler, Glauco Soares, Rute Ana- cleto. Outros prometaram ajudar-nos A todos. muito obrigado !

DIVULGAÇAO DO CEI - Vários órgãos estão transcrevendo nosso noti- ciário, que também é transmitido em rádios (na Copaabana do Rio, p . ex. Estão publicando nossas notícias: "A Voz dos Municípios", de Nilópolis, RJ: "Noticia Fluminense", de Niterói; "O Clarim", da UMP, de Coelho Neto, GB Niuitos são OS bo:etins de Igrejas que veiculam nossas notícias. O que nos enchc de júbilo, const~.tando-se que so- mos úteis.

PASTORAL DO SÍNODO GB - AS- sinada pela Mesa do Sínodo da Guana- bara, da IPB (Rev. Domício P . Mattos, pres . I , foi divulgada uma Pastoral (sera remetida. aos solicitantes) , enfocando prob:emas atuais, como os da Unidade da Igreja, Ecumenismo, Laicato, Moci- dade, etc.

OS DEGRAUS DO PARAÍSO - Tí- tu'o de recente romance de Josué Mon- tq'lo. Trata-se da I.'& obra de ficcãrj byasileira a fazer abordagem do ambien- te evangélico e de conversão so pro- testantismo ( o pai do A. foi diácono da Igr. Presb. Independente de S. Lui: do Maranháo). "Explora o confiito re- 17gicsr; entre o catolicismo e o protes- taritismc". Diz um critico: "É um livro ~ ione i ro na literatura brasileira ( . . . I Ma- c seu mérito maior reside na fixa- ção do drama de uma consciência".

P . TEILHARD DE CNARDIN - A nevisti, "Convivium", de maio último, e toda derjieada a êste discutido padre, mcrto há dez anos. Va!e a pena exami- ná-la. Dela transcrevemos: ' Em qual- quer parte deve-se encontrar um ponto de vista em que o Cristo e a: Terra apa- recam de tal sorte situados Um para 07,itr:., aue fosse impossível possuir Um sem abraçar o outro, comungar com Um sem se basear no outro, ser absolu- tamente cristão sem ser desesperada- iriente humano" (pág. 69) . Estas pala- orar, de Chardin, Smulders considera o sei! "leit-motiv", pois "o Universo não no: afasta, muito pelo contrário, nos le- va. a Deus, a Cristo. O mundo inteira ertá orientado para o Cristo".

VISITA ILUSTRE - Rev Pati-ick, 8 e c . Executivo da Comissão "Fé c 0:- den*", do Conselho Mundial de Igrejas, ki-itou o CEI, dia 30 de agosto, onde g9i- I E ~ ~ ~ o u .

CORRESPONDÊNCIA - E-c. evem- noz: Rev . José Barros (de Pancas, E.S.) ; Rcberto Moraes, de SP; Therezinha ~ c t - rzm Altas (Rio); Isnard Macedo, de Ni- terói; Rcv Elben Cesz'r (de Vicosa MG); G6 Resende (de Pains, MG); Da. Juracy Fialho Viana, de Recife, que afir- rn? (sobre o CEI): "Acho admirável esss in'ciativa que abre horizontes aos nos- r o - o'hos quase sempre acostumados a só enxergar planos e problemas de den- I:(? da7 quatro paredes onde vive a nossa comunidad~. Notícias são de grande im- y_3tt&ncia, pois nos estimulam".

Page 3: emergir do mar . . :1, a) cei - koinonia.org.br · ~ioneiro na literatura brasileira (. . .I Ma- c seu mérito maior reside na fixa- ção do drama de uma consciência". ... acham

Billy Graham analisa conflito racial: EUA

A propósito dos violentos conflitos raciais, mês passado, em Los Angeles, em que houve 33 mortes (30 negros), 800 feridos e 2.760 prisões, .e em Chica- go, com 50 feridos e 105 prisões, prejuí- zos totaiizando 175 milhões de dólares Rev. Bill'y Graham declarou que os últi- mos acontecimentos "parecem ser um comê~o, um ensaio geral para a revolu- @c", e definiu os Fstados Unidos como "um povo sob uma sentença de morte, aguardando apenas a fixação da data". Pediu êle a M.artin Luther King que utilize toda sua influência para que consiga "a imediata suspensão das ma- nifestações".

P. PROFECIA DE M. LUTHER KINC

Acêrca dêsse fato lamentáve1, com voz, profética, o -mesmo Rev. Luther Ring prevenira, dias antes, que "as con- diqóes de vida miseráveis, com escola3 deficientes e sem trabalho, podem criar ~roblemas explosivos entre os negros das grandes cidades nortistas dos Esta- dos Unidos". Aproveitando para exortar os líderes católicos, protestantes e ju- deus a ajudar nai solução dos proble- mas dos pobres e na elimin~çáo da dis- criminação racial. pois assegurou: "Os negros que são obrigados a viver em ca- sas miseráveis, que dispõem de ensino deficiente e não encontram emprêgo, acham que não têm o que perder". Con- cluindo: "São êsses os que vão se amo- tinar. Vêem a vida como um corredor longo e desolado, sem caminho de saí- da.". Êsse foi o maior conflito racial, nos EUA, desde 1943.

Encontro da Juventude em Curitiba

Está se realizando, de 4 a 7 do cor- rente, no "Lar Rogate" (8 km de Curi- tiba), sob os auspícios da ULAJE, en- contro da juventude brasileira. Parti- cipam elementos de vários estafios do País e do exterior. Fazem estudos ou pzj!estras: Oscar Bolioli, Roberto Ma- riano, João Dias de Araújo, Eber Ferrer e Hal-dino Meyer.

Pava otimista mas adierte sobre perigo - - que ronda a Igreja

O Papa Paulo VI disse que "a Igreja não envelheceu, ê eterna e sempre" jo- vem, e assim continuará sendo". Al- guns afirmam que a Igreja já foi supe- radal, mas na verdade ela marca sem temor as horas do tempo e olha o fu- turo com uma expectativa profética".

0 jornal "L'Osservatore Romano" dec1:;rou qiie seria '.ingênuo e insen- sato esperar que a União Soviética ~~bandone algum dia a perseguição re- ligiosa". Informou também que de 1958 a 1962 o número de igrejas que os so- viéticos deixaram funcionar baixou de 22 mil para 11.500 e o de sacerdotes de 30 mil para 14 mil.

Alianca Batista Mundial - Elege presidente negro

Dr . William Tolbert Jr . , vice-presi- dente da República da; Libéria, foi elei- to presidente da Aliança Batista Mun- dial, sendo o primeiro presidente afri- cano da Aliança. Entre os nove vice- presidentes eleitos h á outro líder afri- cano e um pastor negro americano. O presidente a transmitir o cargo ao Dr Tolbert foi o Rev. Jogo Sorém, do Rio de Janeiro.

Page 4: emergir do mar . . :1, a) cei - koinonia.org.br · ~ioneiro na literatura brasileira (. . .I Ma- c seu mérito maior reside na fixa- ção do drama de uma consciência". ... acham

CEB pleiteia nomeasão capelãe; evangélicos nas Fôrqas Armadas

A. Confederação Evangélica do Brz- si1 está pleiteando, junto ao Govêrno Federal, a nomeação de Capeiães Evan- gélicos para as Fôrças Armadac. Se- gundo o Dep. Geremias Fontes, que deu esta{ noticia numa rádio do Rio, já foi conseguida audiência, com o presidente da República, para tratar do assunto P. solicitação é de um pastor para cada Exército í4), um para. a Aeronáutica e outro para a Marinha, totalizando seis capelães. E considerando que a lei nso prevê isto já se providencia, junto ao Congressc, modificacão da mesma.

Grupo foi para Vietname trabalhar a favor da paz

Viajou pzlra o Vietname do Sul unl giupc de 11 pessoas, pertencentes à Co- munidade de Reconciliacão e Paz, com c objetivo de contribuir para um resta- l-e;ecimento de entendimento entre as facçóes adversárias. Compõem 3 grupo 6 pastorer protestantes, um padre cató- ';c:, um rabino e três senhores protes- tsyite?. ..Não temos a ilusão - afirmou G grupo - de que nossa visita poderá operar um milagre que acabe com ess? guerra; fazemos isto porque sentlmos o dever de dar qualquer DaSSO que con- tribua para a diminuição do confiito'.

Estado comunista condecora Igreja Par ocasião das comemoraciies do

2 C . O aniversário da libertação da Tche- cc~ieváau;a, foram condecorados pelo Govêrno numerosas autoridades das Igrejs,s Católica, Protestante e Orto- r~cur, naauele pais. Foram-lhes conce- [idas a "Ordem do Trabalho" e a meda- lha do "Serviço na Reconstrucão da Pá- tria".

Religião e Psicanálise podem coexistir, afirmam teólogos e cientistas

Realizou-se, há pouco, em São Pau- c, mesa-redonda ns , AsSociacão Paulis-

ta de Medicina, patrocinada pe:a Socie- aade Pau!ista de Psicologia e Fsicote- apia de Grupo, quando foram debati-

dc,s as -afinidades e divergências entre r 1ei.gta.o e a psicanálise. Concordando ur participantes em que elas se opõem rir planc filosófico, mas podem coexis- tir pacificamente, uma vez que ambaq I, ocuiam ajudar O homem a resolver feur problemas. Participaram: Rev A harori Sapseziam (pelos evanqelicos) Monsenhor Benedito Ulhoa Vieira (pe- !o? católicos), Rabino Fritz Pinkuss os Drs ~ o s é Nabantino Rsmos (Fac Clrelto Mackenzie) e Luiz Miller de Pai- I a inres do SPPPG) .

Rev Sapsszian, sôbre o assunto, disse que uma das divergências princi- pai? entre a psicanálise e a religião consequência dos conceitos diferentes de aue partem, quando pretendem aju- dai o homem. Os psicanalistas afirmam vue a solução dos problemas do homem ec'r na integração social e na wpies- r 5 - do- conflitos íntimos. ao na5s- qiic

cristãos coneideram que a se ~ V P ção r^o hcmen, reside na "reconciliacão com 2 Verdade e na procura de uma amo- ximação com Deus", a s quais podcrn causas desaiuetes em relação à socic- dade e sofrimentos pessoais decorren5.3 d a conscl6ncia da culpa N20 obstante, têm ambac iim qentido comum ético (o amor cristão), quando procuram a judr r o homem,

asicanálise ensina o homem a amar rnnlhoi'. n o i ~ 0 lihprta de nroblemas de- rorrentes de conflitos i n f a n t i ~ rom os pair e melhora suas condicões moc cio- nai.1 cap?,citando-o a aceitar-se e a are-tar e amar o próximo

cei n 7 - Rlo de

Page 5: emergir do mar . . :1, a) cei - koinonia.org.br · ~ioneiro na literatura brasileira (. . .I Ma- c seu mérito maior reside na fixa- ção do drama de uma consciência". ... acham

Autonomia da Igreja Episcopal

A autonomia da Igreja Episcopal brasileira foi oficia1mente anunciada pelo Revmo. Bispo Edmont Krischke, do Brasil, ao Arcebispo da Cailtuária, da Inglaterra. O Rev. Krischke é o Primaz daquela Igreja, cuja autonomia foi zpro- vada em 1964 pelo Colégio de Bispos da Ig Episc. dos EUA, igreja mãe das 3 v ioceres da mesma Igreja no Brasil. Há aoui 40 mi! anglicenos, cobrindc as 3 dicceses um quinto do território bra- sileiro.

Conferência sobre Ac6o Social no Rio contou com Aurélio Viana

De 28 a 31 de julho, no Co:égio Ba- tlsta do Ric, realizou-se a X Confersn- cia Evangélica de Ação Social. Sob os au~piCi03 do movimento "Diretri: EVZC- gélica", o conclave reuniu líderes evaY- gélicos do Brasil e Américs: Latina, par- i;:cil;ando mais de 100 pessoas de 12 de- n:minações evangélicas. Além de pa- !crtras dos Profs. Richard Shaull, Wal- do Cesar, Hiber Conteris, JosS Lins Al- buquerque, Jether Ramalho, João Soren. o estudos em grupos, com atuaçáo desta- cada de Hélcio Leesa (coordenador ge- ral), Davi Malta, Luiz Schettini, Carios V'eiía, dentre outros, participou tam- bém o Senador Aurélio Viana. Em sua. &a, Irastante comentada, afirmou êle : "É: um crime nos alienarmos do pro- c e s s ~ de desenvolvimento político, so- cial e econômico do Brasil", e que de "7 milhões é o deficit habitacional" no Pais, onde é de "5 milhões a população m6vel. procurando sobreviver ou melho- rar de vida", demandando principal- mente o centro-sul. As conclusões e con- ferências dessa reunião deverão ser pu- i;-icscia? em breve (Cx. 71-ZC-09, Rio).

Padre celebra jubileu e pastor faz saudagáo

Participando do jubileu de prata de ordenacão do Padre Brás Marino, de Pancai: (ES), falou o Rev. José Barros Filho, presbiteriano do local, saudando- c. isto se deu num almôço em que se homenageava o sacerdote, presentes au- i c idader civis e militares, bem como o Arcebispo Dom João Batista, de Vitória Na ocasião, falou tambbm um padre, sobre o 'amor a Deus e ao próximo" exp:icando aue êsse amor deve ser es- tendido ao preto, a o branco, ao rico cobre, cristão e ateu. Agradecendo a y-lidariedade dos evangélicos, o Arce- isLspo declarou que "estamos, de fako, ~ i v e n d o uma época nova".

Presos: "campo de concentraqáo'

Grupo nomeado pelo Conselho Na- cional de Igrejas dos Estados Unidos, e encarregado de investigar as prisões feitas durante demonstrações anti-se- gregacionistas, denunciou em conferên- c;a de imprecsa 2s condições dignas de "campos de concentração" em que os prisioneiros se encontravam, na cidade de Jaclís~nville, Mississipi . Apelaram ao govêino federal co sentido de to,mar medidas, incluindo legislacão especial Fira banir da face do país tão deplo- ráveis condições.

o - Seternbro - $965 .

Page 6: emergir do mar . . :1, a) cei - koinonia.org.br · ~ioneiro na literatura brasileira (. . .I Ma- c seu mérito maior reside na fixa- ção do drama de uma consciência". ... acham

Batistas adquirem edifício em construsão, em Niterói, por 40 milhões, e têm planos

A. Igreja Batista de Niterói (RJ) acaba de adquirir, ao lado de seu tem- plo, no centro da cidade, edifício de 6 anda,res, em construção, por 40 milhões. O pastor Nilson Fanini informa que será usado para, os serviços da Igreja, bem como para aulas e cursos diversos, de caráter social (alfabetiza'ção, corte e costura, eugenia, enfermagem). A Igre- ja, que já tem um ambulatório, preten- de agora ampliá-lo. Incrementará, tam- bém, seu Depto. Profissions;l e Produ- çác. Tais serviços, mantidos pela Igre- ja, serão feitos em entrosamento com o Govêrno e pretendem ajudar na so- lução de alguns problemas sociais.

Jovem Presbiteriana Eleita em DA: FNFi

Nlariz, olívia das Chaigas e Silva, da Igreja Presbiteriana . de Inhaúma (de que é pastor seu pai, Rev. Daniel C . Sil- va), foi eleita, de modo expressivo (qua- se o dobro dai outra chapa), presidente do Diretório Acadêmico Livre da Fac Nac. de Filosofia, onde cursa jornalis- mo. O DA Livre quer dar "autonomia ao movimento estudantil", sem o que "não poderá lutar por nenhuma de suas reivindicERóes" e nem "ter uma partici- pação ativa na vida nacional", segundo seu programa.

D . Marcos entre Protestantes

O BISPO de Santo André (SP), Dom Jorge Marcos de Oliveira, foi rece-

bjdo como membro visitante do Presbi- tério Leste, da Igreja Presbiteriana In- dependente.

Acampamentos CMI com Projetos de serviso social

O Conselho Mundial de Igrejas está pâtrccinaridc, em 1965, cêrca- de 46 acampamentos ecumênicos internacio- nais de trabalho, com o comparecimen- to de mil jovens. Os acampamentos rea- liz@dos na América do Norte e América do Sul, Europa, Ásia e Africa se con- centrarão em projetos de serviço social e terão a duracão de 4 semanas cada um. A participação abrange jovem não- cristãos, como o acampamento ee Ma- nuac, na Turquia, em que metade dos acampantes será muçulmana. EPS

Morre na África "o maior homem

do século": A l b e r t Schweitzer

Aos 90 anos de idade, falece3 eni Lambarene, África, dia 4, Albert Sch- weitzer . Foi missionário, teólogo, fil6- sofo, médico, músico (grande intérpre- te de Bach), escritor. Um dos maiores humdnitários de nossa época. O "san- te", no dizer de muitos.

Deixou boa bagagem literária. Aos 30 anos iniciou seu curso de mediei-is, a fim de ajudar aos pobres africanos ?as- sou então a viver em Lambarene, o!lde fundou seu hospital. Em 1953 rcrebeu o Prêmio Nobel da Paz e, com o dinhei- ro, construiu um leprosário. 1 conside- rado "o maior homem do século".

Page 7: emergir do mar . . :1, a) cei - koinonia.org.br · ~ioneiro na literatura brasileira (. . .I Ma- c seu mérito maior reside na fixa- ção do drama de uma consciência". ... acham

Luther King quer paz no Vietname

Rev. Martin Luther King afirmou em Virgínia, que "é preciso encontrar- so rapidamente um% solução para a guerra vietnamita, mesmo que isto sig- nifiaue negociar diretamente com o Viet- cong'. ~c&scen tou que a longa noite de guerra "deve terminar e a única esco- lha possível está entre a não violência e a agressão. Desejo ta,nto q u a n f ~ quai- quer um ver o comunismo vencido, mas não o venceremos com canhões, bom- ba: ou gás, mas sim praticando a De- mocracia". Sugeriu que os partidários da lei dos Direitos Civis passem a exigir, também, a paz no Vietname.

Luterano acha ida do Papa à ONU importante para a união cristã

O Presidente da Igreja Luterana dos Estados Unidos, Rev . Franklin Clark, declarou que a ida do Papa Paulo VI as Nações unidas "representará um novo passo no desejo ecumênico de todos os cristãos e uma esperança a favor da ra7 mundial". Também o Rev. Edwin Ecpy, batista, Sec. Geral do Conselho Nacional das Igrejas, que inclui a maior parte das principais denominacóes pro- 'estantes e ortodoxas dos Estados Uni- do: deu seu apoio àque7a visita do -critífice católico à ONU. Afirmando : "Um apslo ante n Assembléi;? Geral, feito pelo Papa Paulo VI, eerá forte tes- tcmunhc. público das aspirações de to- dos os povos cristãos de viver em paT na. terra. Neste momento em que os cristãos se aproximam cada vez mais uns dos outros, devemos fazer com que a i n a g õ e ~ discutain suas diferenças e encontrem o caminho da paz".

V Á R I A S

@ VIAJARAM para Londres: Rev. Ewaldo Alves, para reunião da Soc.

Eíblica, e Rev. Almir dos Santos. p&ra reunião do CMI.

0 COMPLETOU 50 anos, em setembro o Instituto Adventista de Ensino,

de São Paulo.

0 COM BOLSA de estudo, seguiram para EUA 0s Revs. Ruben Alves e

Lemuel Nascimento.

REALIZOU-SE em julho, no Rio, o I Congresso da Mocidade da Assem-

bléia de Deus.

O RETORNOU a Princeton (EUA) o Prof. Richard Shaull, que aqui es-

têve z,lguns meses.

e FOI REALIZADA em Campos (RJ) a 56." Assembléia da Convenção Es-

tadual Fluminense da Igreja Batista. sendo eleito presidente o pastor Ebene- zer S. Ferreira.

o A COMUNIDADE Episcopal da Gua- nabara promoveu um cursc, em

agosto, sobre Dietrich Bonhoeffer, sendo preletor Rev . Ernesto J . Bernhoeft .

o O PADRE francês André Talvas, vi- sitando Pôrto Aiegre, disse que esta

cidade supera Paris em matéria de dis- solução de costumes.

0 IMPORTANTE solénidade marcou o lançamento da pedra fundamental

de novo templo luterano, de São Paulo, a que compareceram representantes di- plc.máticor autoridades civis e re!igiosas.

Page 8: emergir do mar . . :1, a) cei - koinonia.org.br · ~ioneiro na literatura brasileira (. . .I Ma- c seu mérito maior reside na fixa- ção do drama de uma consciência". ... acham

Expectativa

Quando contemplo os teus céus ... a, lua e as estrêlas ... que é o homem, que dêle te lembres?. . . Fizeste-o, rn entanto, por um pouco, menor do que Deus, e de glória e de honra o ccroaste . (Salmo 8: 3-5)

Força do homem. Silêncio de Deus Onde está o Senhor dos céus e da terra9

Desarmaknento. . . palavra decisiva no mundo moderno; expressão sempre presente no vocabulário internacional. . Entretanto, quem acredita em desarma- mento? Cada vez mais, o homem se es- pecializa em engenhos de morte. Instru- mentos que destroem e sepaIam o ho- merr. do restante dz* criação. Poder ce- go e louco que assenta o homem no tro- no de Deus e quebra as relacões entre criatura e criador.

?!io forca infernal leva o homem a lançar esta máquina de destruição? Deus, i! natureza e o próprio homem em conflito com a inteligência humana e as suas produções infernais. L& nas pro- fundezas do mar, invisível, silencioso e rápido, o submarino atómico. . em con- tato com a grande nação, com as notí- ciz;s, com a guerra, com as ordens su- periores, pronto para MATAR.

Inteligência humana a servico de interesses fora do homem, fora do mun- do, fora de Deus. 1nte:igência humana a servico do poder cego, do domínio po- lítico, econômico e racial. É a realida- de da desumanização. O homem sente- se órfão no "paraíso terreno" que êle cria. Pesa sobre sua cabeça o espectro da morte e do terror. Um foguete sim- to;iza a impotência. do espírito em face do poder destruidor que o homem de- tém em suas mãos. E, qual "aprendiz de feiticeiro", do poema de Goethe, o homem não pode controlar as suas for- cas criadoras. Está descontrolado. O de- sencadear de "guerras e rumores d~

guerras" o demonstra. Sobe ao cosrr e ainda não encontrou a felicidade terra. A maioria passa fome e tem sê de justiça. E num crescendo, as insti- tuicões humanas se tornam rígidas, des- per~ona~lizantes e injustas, em todos OS

setores.

Cnde está a glória do homem? On- de a sua coroa de honra? Que procura êle? Está em busca de si mesmo? Está em busca de Deus?