ementas posflex2017 pos 2017 - up.edu.br · no papel exercido pela modelagem dos processos e na...

14
1 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Consiste em apresentar aos alunos conceitos de administração e de planejamento estratégico em organizações, analisando o processo de concepção e implantação da estratégia, o qual acontece por meio de três grandes etapas: análise, formulação e implantação. A disciplina aborda também Balanced Scorecard. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Apresenta técnicas de preparação das demonstrações para análise; coeficiente, índices e quocientes; análise vertical e horizontal; análise da estrutura de capitais, liquidez e solvência de atividade ou rotação, da rentabilidade e de produtividade; análise da demonstração do fluxo de caixa e da Doar como instrumento auxiliar; elaboração de parecer e vantagens da análise das demonstrações financeiras e diagnósticos econômicos e financeiros. ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIAMENTO Compreende o estudo sobre os conceitos de financiamentos, relações com bancos, factoring, cooperativas, BNDES, CDG, custódia de cheques, desconto de títulos, financiamento LP, debêntures, ações, private equity e capital venture. Também serão abordados temas em investimentos, tais como engenharia econômica, VPL, TIR, payback, Vaue, estudos de viabilidade, análise de risco, retorno de ativos, formação de carteiras, diversificação do risco e retornos de mercado. COMPLETA COM VOCÊ EMENTAS | CÂMPUS ECOVILLE PÓS-FLEX 2017

Upload: dangminh

Post on 25-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICAConsiste em apresentar aos alunos conceitos de administração e de planejamento estratégico em organizações, analisando o processo de concepção e implantação da estratégia, o qual acontece por meio de três grandes etapas: análise, formulação e implantação. A disciplina aborda também Balanced Scorecard.

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRASApresenta técnicas de preparação das demonstrações para análise; coeficiente, índices e quocientes; análise vertical e horizontal; análise da estrutura de capitais, liquidez e solvência de atividade ou rotação, da rentabilidade e de produtividade; análise da demonstração do fluxo de caixa e da Doar como instrumento auxiliar; elaboração de parecer e vantagens da análise das demonstrações financeiras e diagnósticos econômicos e financeiros.

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIAMENTOCompreende o estudo sobre os conceitos de financiamentos, relações com bancos, factoring, cooperativas, BNDES, CDG, custódia de cheques, desconto de títulos, financiamento LP, debêntures, ações, private equity e capital venture. Também serão abordados temas em investimentos, tais como engenharia econômica, VPL, TIR, payback, Vaue, estudos de viabilidade, análise de risco, retorno deativos, formação de carteiras, diversificação do risco e retornos de mercado.

COMPLETA COM VOCÊ

EMENTAS | CÂMPUS ECOVILLE

PÓS-FLEX2017

2

ATRAÇÃO, RETENÇÃO E CARREIRAAborda os processos de agregação de pessoas ao seu convívio cotidiano, estímulo e recompensa em função das posições ocupadas, tempo na organização e desempenho alcançado. Trata também dos processos de manutenção e encarreiramento das pessoas na organização.

AVALIAÇÃO, FUSÃO E AQUISIÇÃOApresenta as considerações iniciais sobre fusões e aquisições, seus métodos de avaliação de empresas, valor patrimonial, valor patrimonial ajustado, valor de reposição e valor de liquidação. Aborda também múltiplos, fluxo de caixa descontado, etapas da avaliação do fluxo de caixa descontado, EVA (Economic Value Added) e casos práticos.

CICLO DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOSApresenta os conceitos e melhores práticas da gestão orientada aos processos de negócio, com ênfase no papel exercido pela modelagem dos processos e na relação com os conceitos de SOA (Service Oriented Architecture).

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDORAborda como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e dispõem de bens, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos. Aborda também as pressões que influenciam as decisões de compras, e como tanto os membros do mercado quanto os gerentes de marketing reagem a essas pressões.

CONTABILIDADE E CONTROLADORIA DE GESTÃOAborda os fundamentos e princípios contábeis, sua importância no processo decisório, a estática patrimonial, ativo, passivo, PL e estrutura de resultado, a situação patrimonial, financeira e econômica da empresa, bem como a integração do BP, DRE, DLPA e Doar. Aborda também o papel da controladoria e as ferramentas de gestão mais utilizadas, como SIG, modelo de gestão de negócios, gestão de processos, plano estratégico e operacional, diretrizes e objetivos estratégicos, planejamento e controle orçamentário, fluxo de caixa projetado e controle operacional. Serão abordados ainda temas relacionados à mensuração de desempenho, KPI, relações de causa e efeito, mapa estratégico, avaliação de desempenho individual, ciclo deming, gestão por competências e TPS.

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIAApresenta o campo de aplicação da contabilidade (entidades econômico-administrativas); contabilidade (conceito, objeto, fins e principais demonstrações contábeis); estudo do patrimônio (aspectos qualitativos, quantitativos e variações patrimoniais); planos de contas; ativos, passivos e patrimônio líquido (balanço patrimonial); gestão (receitas, gastos e resultado, período administrativo, exercício financeiro e regimes contábeis); inventário (classificação, finalidade e avaliação); depreciação (vida útil e quotas); amortização; e exaustão.

CONTROLADORES LÓGICO PROGRAMÁVEISConsiste em desenvolver conhecimentos iniciais em arquitetura e configuração de controladores lógicos programáveis e compreender a importância e o funcionamento dos mesmos. O curso aborda automação da manufatura (sistemas discretos); automação na indústria de processos (sistemas contínuos); manufatura integrada por computador (CIM); controladores lógico-programáveis (CLP): arquitetura, comunicação e aplicações; programação de CLP (norma IEC 61131-3); sistemas supervisórios (SCADA) e sistemas de execução da manufatura (MES).

3

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONALTrata das características comuns que constituem a cultura organizacional, procurando identificar seus efeitos funcionais e disfuncionais. Trata também de enumerar os fatores que determinam a cultura de uma organização, bem como aqueles que a mantêm. A disciplina aborda ainda clima organizacional e a suas ferramentas para levantamento.

DERIVATIVOSApresenta a fundamentação teórica sobre participantes, regras e operações dos mercados de futuros e de opções. Aborda operações de hedging, arbitragem, spreads, swaps e alavancagem; margem inicial e margem de manutenção dos contratos futuros; cálculo do valor dos contratos futuros; prêmio, preço de exercício, prazo de vencimento e volatilidade das opções; estratégias para lucrar com opções; ordens de entrada e ordens com limite de perda (stop loss) e realização de lucros (stop gain).

DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES E GESTÃO DE COMPRASCompreende os conceitos e práticas sobre desenvolvimento de fornecedores e a qualidade assegurada de uma empresa, caracterizando a importância da gestão de compras com estratégia para redução de custos variáveis.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E PÓS-VENDAPropicia ao aluno conhecer a gestão de desenvolvimento de produtos, envolvendo conceitos sobre planejamento, projeto e pré-produção de produtos, bem como uma visão geral de ferramentas como gestão do portfólio, QFD, TRIZ, análise do valor, FMEA e DFMA. Também serão abordados conceitos em pós-venda, assistência técnica, estruturação de rede autorizada, call center para revendas, atendimento em garantia, desenvolvimento de componentes, gestão de estoques de peças, população em garantia eanálise dos defeitos em campo.

DIREITO AMBIENTAL Apresenta e discute os conceitos de capital natural e normatização da questão ambiental, proteção ao meio ambiente na constituição federal, repartição de competências em matéria ambiental, política nacional do meio ambiente e seus principais instrumentos, tutela do risco, responsabilidade civil ambiental (o dano ambiental e a sua reparação), infrações administrativas e crimes ambientais, termos de compromisso e ajustamento de conduta.

DMAIC – DEFINIR, MEDIR, ANALISAR, IMPLEMENTAR E CONTROLARAborda o método DMAIC – Definir, Medir, Avaliar, Implementar melhorias e Controlar, utilizado em empresas de todos os segmentos e tamanhos que desejam melhorias significativas na busca da excelência Classe Mundial e Seis Sigma. Cada etapa é apresentada na disciplina de forma prática, com a aplicação de ferramentas da qualidade, criando os elementos necessários para a elaboração de um projeto de aplicação de Seis Sigma em organizações que buscam melhorias em seu desempenho.

ECONOMIA CIRCULAR DE EMPREENDIMENTOSApresenta conceitos de economia da natureza, demonstrando que há concomitância entre sustentabilidade ambiental e econômica. Explica os ciclos ecossistêmicos dos elementos para embasar a construção de processos circulares.

4

ECONOMIA DE EMPRESASTrata dos critérios adotados na construção de cenários de longo prazo e de seus conteúdos. Tem como objetivo desenvolver a capacidade de analisar criticamente os impactos das realidades atuais, das tendências e dos cenários de longo prazo no ambiente de negócios das empresas.

ECOSSOCIOECONOMIAConsiste em apresentar a ecossocioeconomia em sua concepção teórico-metodológica; ecossocioeconomia na prática; agenda 21 local; turismo de base comunitária; responsabilidade socioambiental; economia solidária e de comunhão; tecnologias apropriadas e gestão de unidades de conservação ambiental.

EDUCAÇÃO CORPORATIVACompreende as estratégias necessárias para a educação corporativa, reconhecendo que a capacidade de aprendizagem das organizações é fator fundamental para sua sobrevivência e adaptação. Contempla também as universidades corporativas.

EDUCAÇÃO, PROGRAMAS DE SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E MEIO AMBIENTEApresenta e discute a inter-relação entre os componentes dos ecossistemas sob o ponto de vista de qualidade de vida e sustentabilidade. Aborda ainda conceitos, modelos e paradigmas de educação em saúde e meio ambiente e as estratégias para elaboração de programas de promoção da saúde e meio ambiente em comunidades.

EIA/RIMA E LICENCIAMENTO AMBIENTALDiscute as etapas e procedimentos do licenciamento ambiental. Apresenta os principais autores envolvidos no processo, além de competências e jurisdição. Apresenta seu principal instrumento: o estudo de impacto ambiental.

EPIDEMIOLOGIAApresenta e discute o método epidemiológico, a situação de saúde das populações, as intervenções para o desenvolvimento da saúde, os indicadores epidemiológicos, a abordagem epidemiológica sobre os fenômenos determinantes dos níveis de saúde coletiva e a produção científica-epidemiológica.

ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MERCADOEstudo da matriz de distribuição como escolha estratégica para as organizações, na qual os canais de distribuição devem fazer parte integrante das ações de posicionamento e lançamento dos produtos.

ESTRATÉGIA FOCADA NO LUCROApresenta os fundamentos da estratégia focada no lucro, lucros excelentes x zona de lucro zero, análise do mecanismo de geração de lucros altos, atendimento das prioridades do cliente, vendas de soluções aos clientes, novas formas de fazer negócios para novos clientes em serviços financeiros, estratégias para o segmento de baixa renda e estratégias de baixo custo.

ESTRATÉGIA SIX SIGMAAborda conceitos básicos sobre seis sigmas, classe mundial, momento da verdade, ciclo de serviços prestados, custo da baixa qualidade, geração de valor, GPCC, DMAIC, storyboard, FMEA, NEM e DPMO.

5

FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA O SEIS SIGMA COM USO DO MINITABApresenta como o conhecimento e o uso das ferramentas da qualidade permite controlar o desempenho dos processos. A disciplina aborda as ferramentas de forma prática por meio do uso do software estatístico Minitab, utilizando bases de dados reais e instrumentalizando o conceito de painel de controle, análise crítica e tomada de decisão. Os participantes são estimulados a utilizar o Minitab em aplicações práticas com dados coletados em seus ambientes de trabalho.

FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO PARA AUTOMAÇÃOIntrodução à lógica que envolve o desenvolvimento de projetos para automação proporcionando um conhecimento em modelagem de processos sequenciais, controladores programáveis e noções de redes industriais.

FERRAMENTAS DE TI APLICÁVEIS A BPMAborda sistemas de gestão de processos de negócios, metodologias de racionalização de processos, BPM (Business Process Management) e ferramentas de modelagem de processos.

FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA QUALIDADE CLASSE MUNDIALAborda estratégias para atuar em um mundo globalizado, que cria oportunidades para a conquista de novos mercados e traz a ameaça da invasão de ofertas de produtos e serviços com qualidade superior e preços competitivos. A disciplina propõe uma metodologia para a avaliação de desempenho das empresas. Esse diagnóstico permite identificar lacunas de qualidade e produtividade em relação ao desempenho Classe Mundial. A erradicação dessas lacunas é pré-requisito para o sucesso por meio da estratégia Seis Sigma.

FUNDOS DE INVESTIMENTOApresenta as perspectivas para atuação na área financeira de bancos e empresas e na direção e gerência de instituições públicas e privadas. Voltado ao público em geral, com foco em profissionais liberais que procuram decidir por si mesmos sobre aplicações financeiras e constituição de poupança.

GERÊNCIA DA QUALIDADE DO PROJETOTrata dos processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. Aborda também a implementação do sistema de gerenciamento da qualidade por meio de políticas e procedimentos realizados durante o projeto.

GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E RECURSOS HUMANOS EM PROJETOCompreende a área de conhecimento responsável por coletar, gerar, distribuir e armazenar as informações referentes ao projeto. Compreende também os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto, cujos papéis e responsabilidades são atribuídos às pessoas que integram as equipes de projeto.

GERÊNCIA DE CUSTOS E RISCOS EM PROJETOAnalisa os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado. Analisa também os critérios adotados na construção de cenários de longo prazo e de seus conteúdos, desenvolvendo a capacidade de analisar criticamente os impactos das realidades atuais, das tendências e dos cenários de longo prazono ambiente de negócios das empresas.

6

GERÊNCIA DE ESCOPO E TEMPO EM PROJETOPropicia ao aluno conhecer os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário para ser concluído com sucesso. Propicia também conhecer os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto, com a utilização de ferramentas que permitirão o acompanhamento do planejado x realizado.

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETOCompreende as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento. A gerência de integração é a unificação, consolidação, articulação e ações integradoras essenciais para a conclusão do projeto.

GERENCIAMENTO DA MUDANÇA EM BPMApresenta os subsídios para planejar uma mudança organizacional com base em mudanças de processos; identificar o perfil de indivíduos, equipes e organizações durante um processo de mudanças para incrementar a dinâmica entre pessoas e equipes, otimizando o desempenho; avaliar a disponibilidade e condições de uma organização para a mudança, por meio de aplicação de abordagens e técnicas já testadas; e avaliar os estilos de liderança e seu impacto na mudança.

GERENCIAMENTO ESTATÍSTICO DE PROCESSOSAborda a utilização dos Gráficos de Controle e a medição dos índices de desempenho dos processos por meio do CP e CPK e de histogramas, com a qual é possível avaliar a variabilidade dos dados de processos, identificar as causas e acompanhar o resultado dos planos de melhoria.

GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIALApresenta e discute os princípios da gestão ambiental empresarial e os instrumentos de sua integração, integração do planejamento empresarial, certificação ambiental, auditoria ambiental e sistemas de gestão ambiental.

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOSCompreende o atual ambiente de negócios, fortemente caracterizado pela presença da competição entre as cadeias de suprimentos, as quais devem desenvolver competências coletivas entre seus elos para que alcancem vantagens frente às cadeias concorrentes.

GESTÃO DA CONFORMIDADEApresenta e demonstra a teoria e aplicação prática do Sistema Brasileiro de Normalização: normas série ISO-9000, normas série ISO 14.000 e Sistemas Integrados da Qualidade (SIQ); auditoria da qualidade e processos de certificação; o contexto de cada organização com ênfase na gestão de riscos, análise de stakehoders e a abordagem por processos; a importância da liderança para o sucesso na aplicação do modelo; e a qualidade classe mundial como diferencial.

GESTÃO DA EXCELÊNCIA NO RELACIONAMENTO Apresenta o modelo do supergerenciamento, um modelo gerencial inspirado no Jeito Disney de Encantar Clientes e no modelo para a excelência sustentável detalhado na cadeia serviço-lucro. O modelo é sustentado em seis pilares: experiência do cliente, liderança, linha de frente, lealdade à marca, inovação e cultura.

7

GESTÃO DA MUDANÇATrata de apresentar os subsídios para planejar uma mudança organizacional com base em mudanças de processos; identificar o perfil exibido por indivíduos, equipes e organizações durante um processo de mudanças para incrementar a dinâmica entre pessoas e equipes para melhorar o desempenho; avaliar a disponibilidade e condições de uma organização para a mudança por meio de aplicação de abordagens e técnicas já testadas; e avaliar os estilos de liderança e respectivo impacto na mudança.

GESTÃO DE CARREIRAConsiste em preparar os alunos para planejar e monitorar sua carreira por meio do uso de instrumentos (planejamentos, gestão de network e marketing pessoal) que possibilitem reflexões sobre seus talentos, valores e objetivos, desenvolvendo uma postura orientada ao desenvolvimento de seu potencial e de suas habilidades.

GESTÃO DE CLIENTESTrata do conceito de marketing um a um; como conquistar e manter clientes na era da interatividade e Customer Relationship Management.

GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDAAborda os principais conceitos sobre gestão total de custos, sua classificação, princípios, métodos e sistemas, tais como OP, ABC, produção em série, padrão, absorção parcial, total e custeio direto. Aborda também cálculo de preço de venda, definição da margem de contribuição e análise CVL, PE e PF.

GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOSConsiste em estudar os aspectos fundamentais que envolvem a apuração e o controle dos custos logísticos nas organizações e nas cadeias de suprimentos.

GESTÃO DE MARCASApresenta ao aluno os aspectos relacionados à gestão da marca, ciclo de vida do produto, embalagem, design de produto e lançamento de novos produtos.

GESTÃO DE MARKETINGCompreende as funções que precedem a produção e a venda do produto. Inclui o estudo de mercado, a escolha do mercado-alvo, a concepção do produto, a fixação do preço, a escolha dos canais de distribuição e a elaboração de uma estratégia de comunicação e produção.

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICACompreende o funcionamento da área de produção de uma organização, operações e logística, destacando a visão integrada, apresentando e discutindo o seu papel no ambiente de negócios e otimizando processos de abastecimento, produção, distribuição e fluxos reversos.

GESTÃO DE PESSOASCompreende os processos de agregação e convivência, alocação e posicionamento das pessoas frente às atividades da organização, incentivo e recompensa, desenvolvimento das pessoas por meio da aprendizagem e processos de mudança, manutenção das pessoas na organização e monitoração das pessoas que trabalham na organização. A disciplina trata também dos novos desafios da Gestão dePessoas, abordando o ambiente organizacional, planejamento estratégico e as macrotendências da gestão de pessoas.

8

GESTÃO DE RECURSOS E MATERIAISApresenta os fundamentos de gestão de recursos e materiais aplicados à manutenção, desenvolvendo competências para uma gestão mais racional dos recursos disponíveis.

GESTÃO DE SAÚDE COLETIVA Apresenta e discute a descentralização da gestão do SUS, o financiamento do setor, os mecanismos de controle social sobre a gestão do sistema, o desenvolvimento e o gerenciamento de RH, as metodologias de formulação de políticas, planos, programas e projetos em saúde, a programação das necessidades e da oferta de ações e serviços em saúde e o papel do gestor.

GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃOEstuda a produção da perspectiva gerencial, procurando compreender processos, operações e atividades que pretendem maximizar os resultados de modo sustentável.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOSPossibilita o estudo do processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações gerenciais para serem utilizadas no processo de gestão de custos, na perspectiva da geração de subsídios para a fundamentação do processo de tomada de decisão. Isso por meio por meio da discussão dos principais conceitos de custos e da instrumentalização dos conceitos fundamentais de formação de custos e de informações gerenciais de custos.

GESTÃO FINANCEIRAApresentar aos alunos os conhecimentos básicos e avançados das práticas de finanças corporativas utilizadas pelas empresas, vivenciando sua aplicação e avaliação dos resultados também em organizações de saúde.

GESTÃO POR COMPETÊNCIASPropicia um estudo sobre o conceito de competência humana e organizacional e noções correlatas: entrega, níveis de complexidade, agregação de valor e eixos de carreira. Aborda a gestão estratégica de pessoas. Os alunos terão a oportunidade de conhecer modelos de gestão por competências utilizadas em empresas nacionais e multinacionais.

GESTÃO URBANA SUSTENTÁVELApresenta e discute fundamentos e estudos de caso de gestão pública sustentável: revitalização de áreas públicas, energias renováveis e cidades resilientes. Apresenta e discute a avaliação da sustentabilidade urbana por meio de indicadores.

GOVERNANÇA CORPORATIVAApresenta os conceitos fundamentais de Governança Corporativa, que engloba, entre outros, os seguintes temas: o problema de agência dos gestores; panorama da Governança Corporativa no Brasil e no mundo; lei Sarbanes-Oxley; códigos de boas práticas de governança; conselho de administração: estruturação e funcionamento; tópicos especiais de Governança Corporativa: ratings de governança equestões e iniciativas a serem consideradas pelas empresas; definição do modelo de Governança Corporativa; formalização do modelo de Governança Corporativa: documentos de governança; e abertura de capital e captação de recursos via mercado de capitais.

9

GOVERNANÇA E GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA Apresenta e discute as relações entre a economia e o meio ambiente: padrões de produção e consumo; análise custo/benefício x análise custo/efetividade; mecanismos e instrumentos de política ambiental na economia ecológica; ecodesenvolvimento/desenvolvimento sustentável; ecossocioeconomia na sua concepção teórico-metodológica; e práticas ecossocioeconômicas.

IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOSAnalisa, sob a ótica do desenvolvimento sustentável, o estudo de impactos no espaço urbano e suas consequências no ambiente natural.

INSTRUMENTOS URBANÍSTICOS BÁSICOSApresenta e discute as principais leis urbanísticas, seus objetivos, conteúdos e implicações com uma visão sustentável: o perímetro urbano, o controle do uso e ocupação do solo urbano, o parcelamento do solo urbano, a legislação ambiental e o Plano Diretor.

JOGOS DE EMPRESATambém conhecido como jogo de negócios, permite aos participantes compreender o que direciona a rentabilidade da empresa e ajuda-os a desenvolver um entendimento compartilhado dos elementos que são, ou podem se tornar, um recurso competitivo para a empresa.

LIDERANÇA DE EQUIPESAborda a importância da mudança nas organizações, descobrindo e expondo as quatro funções básicas de um processo de mudança, as noções da mudança em relação aos seus tipos e formas, avaliando seus impactos no comportamento humano a partir dos modelos de liderança.

LIDERANÇA PARA A EXCELÊNCIAApresenta os mentores da qualidade e evolução de suas ideias até a moderna qualidade; diferencial competitivo; gerenciamento do valor; qualidade do projeto até a entrega; gestão por processos; o lado humano da qualidade; e estratégia para a excelência.

LOGÍSTICA INTERNACIONAL E NEGÓCIOS GLOBAISApresenta os aspectos relacionados à logística internacional que envolve, principalmente, os processos de importação e exportação.

LOGÍSTICA REVERSAConsiste em estudar as metodologias necessárias na área de logística reversa de pós-venda e logística reversa de pós-consumo que atendam às variáveis econômicas, legais e ambientais.

MARKETING DIGITALPropicia ao aluno uma análise da evolução tecnológica e venda do conceito de internet dentro e fora da empresa e avalia os modelos de novos negócios tecnológicos na Web 2.0, como a comunicação em massa digital, o mobile marketing, o marketing de busca, a otimização de sites (SEO), links patrocinados(SEM); táticas de relacionamento como o e-mail marketing, marketing viral e redes sociais, bem como analisa as características de um site de comércio eletrônico e os serviços agregados a ele.

10

MATEMÁTICA FINANCEIRACompreende os fundamentos de matemática financeira, o valor do dinheiro no tempo, o valor presente e valor futuro, taxas de juros nominais e efetivas, empréstimos, parcelamento e sistemas de amortização, taxas de desconto, relações de equivalência e funções avançadas da HP 12.

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTOApresenta e discute os conceitos de desenvolvimento sustentável, relações entre sociedade e natureza, crescimento econômico e conservação da biodiversidade, impactos socioambientais do desenvolvimento em suas diferentes dimensões (política, econômica, cultural e ambiental), conflitos ambientais e suas escalas de enfrentamento.

MELHORIA CONTÍNUA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE Trata da ação para a melhoria do desempenho organizacional; estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento; curva de valor; o processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional; circunstâncias que influenciam o fracasso e o sucesso de processos da inovação suceder e falhar; postura de gestão e inovação coorporativa, ambiente, gestão da diversidade empreendedora e inovação; relações ambientais, eficiência operacional e inovação; formas de inovação; e estratégias de inovação em produtos e serviços.

MELHORIA DE PROCESSOS Mapeamento e gerenciamento de processos; mapeamento do fluxo de valor (VSM); metodologia de solução de problemas PDCA e ferramentas básicas da qualidade; capacidade do processo; Controle Estatístico do Processo (CEP); gráficos de controle para variáveis e atributos; sistemas de medida; monitoramento e controle de processo; e técnicas de amostragem de aceitação.

MERCADO ACIONÁRIOExplica a natureza das ações e seus desdobramentos, apresentando os principais métodos de decisão de investimentos em ações. Para isso, aborda-se o fundamentalismo, grafismo e análise de múltiplos. Explica também os relatórios de corretoras e bancos e como operar ações visando a lucros de curto, médio e longo prazos. Faz uma introdução aos derivativos do mercado acionário.

MERCADO DE CAPITAIS E FINANCIAL SERVICESPropicia um estudo conceitual sobre fundamentos do mercado financeiro e seus principais setores, mercado monetário, mercado de crédito, mercado de capitais e o mercado de câmbio. A disciplina também abordará os mercados futuros e de fundo de investimentos, a gestão empresarial e o mercado financeiro e a estrutura de Financial Services no Brasil.

MOBILIDADE E MEIO AMBIENTE Analisa o desafio da mobilidade nas políticas ambientais e urbanas e os desafios do transporte urbano no século XXI.

11

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO DA FNQ Trata do Modelo Excelência em Gestão (MEG), que pode orientar organizações de qualquer ramo e qualquer tamanho para elaborar um plano de gestão para a excelência a partir de um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão. Aborda também a transformação dos fundamentos da excelência em processos gerenciais que contribuem significativamente para os resultados da organização e a composição dos critérios de excelência em instrumentos de auto avaliação e oportunidades de melhoria.

MODELOS DE ATENÇÃO, PROGRAMAS E VIGILÂNCIA EM SAÚDEApresenta e discute modelos de atenção à saúde, implementação da atenção primária à saúde, princípios de organização do sistema único de saúde, programas de saúde previstos pelo Ministério da Saúde, estratégia de saúde da família e as estratégias de informação e comunicação em saúde e sistema de vigilância: vigilância em saúde, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária. Apresenta e discute os conceitos de vigilância ambiental em saúde, saúde e saneamento ambiental, controle de vetores, melhoria das habitações e educação sanitária e ambiental.

MODELOS DE REFERÊNCIA DE PROCESSOS E MELHORES PRÁTICASPropõe a elaboração dos modelos de processos de negócios com BPMN (Business Process Modeling and Notation), de maneira a viabilizar o levantamento, mudança e otimização dos processos de valor das empresas, incluindo orquestração e integração entre diferentes atores de negócios.

MONITORAMENTO E CERTIFICAÇÃO AMBIENTALDiscute a relevância da observância das normas durante a operação de empreendimento e do cumprimento de condicionantes do licenciamento. Apresenta procedimentos de auditoria ambiental e de obtenção de certificados ISO 9001 e 14001.

NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOSAnalisa os diversos componentes de uma negociação e suas interrelações, de modo a proporcionar maior sensibilidade para a escolha das táticas mais adequadas a cada situação de negociação e conflito.

PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃOOrganização, planejamento e controle de manutenção e técnicas e pilares da manutenção produtiva total; manutenção centrada em confiabilidade – RCM; confiabilidade: definição e conceitos; importância da confiabilidade na gestão e operação da manutenção; distribuições dos tempos entre falhas de equipamentos; curva da banheira e sua importância na estratégia de manutenção; figuras de mérito e indicadores para manutenção; predição e alocação da confiabilidade; confiabilidade de sistemas; e disponibilidade e mantenabilidade.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCPConsiste em apresentar ao aluno conceitos envolvidos no planejamento e controle da produção, formas de analisar situações reais de planejamento, compreensão das diferenças entre os sistemas de planejamento e controle da produção, a identificação do sistema mais adequado as diferentes situações produtivas e as ferramentas de controle de produção.

12

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E INFRAESTRUTURAPropicia o entendimento sobre o planejamento e controle da produção, envolvendo conceitos sobre previsão de demanda, estoques, capacidade produtiva, programação de produção, MRP, MRPII, ERP e JIT. Os alunos também serão capacitados a estruturar instalações civis, hidráulicas, lógicas e elétricas e por meio de projetos industriais estruturados que permitam a aquisição de máquinas, equipamentos e prateleiras em disposições físicas adequadas.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE VENDASPropicia ao aluno reconhecer e analisar criticamente estratégias promocionais e de comunicação de varejo, bem como elaborar e aplicar campanhas promocionais e de comunicação de vendas de varejo, alinhadas à estratégia mercadológica da empresa.

PROJETO URBANO E SUSTENTABILIDADE Analisa os aspectos sociais e ambientais de intervenções urbanas contemporâneas. Discute a vulnerabilidade na relação entre o rio e a cidade, impactos ambientais e urbanos, uso de ferramentas teóricas de identificação das diferentes formas de organização e arranjo do território urbano, tendo o rio como elemento de composição da paisagem.

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADASApresenta os diferentes níveis de degradação ambiental e discute procedimentos de recuperação adequados para diferentes necessidades frente à legislação vigente para construção de projetos de recuperação de áreas degradadas.

REDES E PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO PARA AUTOMAÇÃOApresenta os diversos protocolos e tecnologias de redes. Visa a desenvolver a capacidade de distinguir e configurar redes, além de propor tecnologias de informação aplicadas a sistemas de automação.

REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOSAnalisa desde o planejamento estratégico de recursos humanos, passando pelo desenvolvimento e da alocação de competências que irão apoiar a intenção estratégica da organização, formando ou aperfeiçoando os gestores na perspectiva de transformá-los em líderes educadores, focados em desenvolvimento de pessoas.

SAÚDE E MEIO AMBIENTEDiscute os conceitos de indivíduo, cultura e sociedade, o projeto de humanidade e as relações entre cultura, meio ambiente, saúde e doença. Analisa as práticas populares de cura. Discute representações sociais, políticas públicas, o movimento da reforma sanitária brasileira e as conferências de saúde e meio ambiente.

SEGURANÇA NO TRABALHOO aluno compreenderá os conceitos de segurança e saúde do trabalhador, as relações entre as normas regulamentadoras e os programas de segurança do trabalho.

13

SENSORES E ATUADORESConsiste em desenvolver nos alunos competências básicas de automação industrial, predial e residencial. Proporciona um conhecimento introdutório à automação eletromecânica, hidráulica e pneumática.

SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA DE MERCADOApresenta o sistema de informação de mercado e sistema de inteligência de mercado; tomada de decisão tática e estratégica; valor estratégico da informação; conceitos, planejamento, estruturação e implementação de um sistema de inteligência de mercado para facilitar a tomada de decisão gerencial; inteligência empresarial e estratégica; inteligência competitiva; business intelligence (BI); planejamento e marketing estratégico; gestão do conhecimento (GC); colaboração; gestão do relacionamento com clientes (CRM); customer experience; tecnologias emergentes; WEB 2.0; forecasting e cenários prospectivos e rede de valor para marketing e vendas.

SISTEMAS SUPERVISÓRIOSConsiste em apresentar ao aluno o posicionamento da utilização de sistemas supervisórios em plantas industriais e as ferramentas utilizadas para programação de sistemas supervisórios.

TÉCNICAS DE MELHORIA DA QUALIDADE: QFD,FMEA E GERENCIAMENTO DO VALORApresenta a FMEA (análise dos modos de falha e efeitos de falhas), que tem sido empregada tanto para a manufatura como para serviços. Por meio da medição da ocorrência, severidade e deteção de falhas, é possível avaliar riscos e elaborar planos de melhoria. Aborda também o QFD (Quality Function Deployment), uma ferramenta que permite a identificação e integração da voz do cliente com a voz do processo, para determinar prioridades nas ações de melhoria. A disciplina espõe que, com a matriz de objetivos, derivada do Balanced Scorecard, os participantes poderão quantificar o desempenho dos principais fatores críticos de sucesso do seu negócio, reuni-los em um painel de controle e monitorar a eficácia dos planos de melhoria.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS LEANConsiste em gerar competências ao aluno sobre técnicas e ferramentas de lean manufecturing, um modelo cujo o objetivo é a geração continua de valor para o cliente, com foco na produção.

TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS NA MANUTENÇÃO (RCM, MCC E TPM)Habilita o aluno a conhecer técnicas e procedimentos centrados em confiabilidade, entender e compreender como aplicar técnicas de manutenção preventiva total, além de analisar e buscar a melhor combinação entre ações baseadas em condições.

TEORIA CONTÁBILApresenta os objetivos e a metodologia da contabilidade e sua estrutura conceitual; ativo e passivo: natureza e avaliação; resultado (receita, despesa, perda e ganho): natureza, mensuração e regime de reconhecimento; patrimônio líquido: natureza, classificação das mutações e abordagens conceituais; e análise crítica dos princípios fundamentais de contabilidade, aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade.

14

TRADEMARKETING E TÉCNICAS DE VENDASApresenta o Trademarketing e a ativação da venda no ponto de venda por meio de merchandising e estratégias de varejo, como a ambientação e arquitetura comercial, para proporcionar um bom clima de loja, localização de lojas, administração por categorias, gestão de marcas próprias e gestão de profissionais que integram equipes de comunicação no ponto de venda.

VISÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃOTrata de contextualizar e desenvolver uma visão sistêmica da Gestão da Manutenção, desenvolver planos de manutenção e inspeção e conhecer estudos de análise de falhas e riscos dos processos. Aborda apresentação, conceituação e evolução da Manutenção; planejamento estratégico e competitividade das organizações e da manutenção: níveis e tipos de estratégias; estratégia de manutenção e produção: estratégias genéricas de competição, suas vantagens competitivas e formulação; métodos de análise estratégica da manutenção e da rentabilidade das organizações; estratégia de manutenção e produção e suas vantagens competitivas; procedimentos e políticas úteis à prática da manutenção diante das mudanças em curso do mercado e das organizações.