ementas optativas 2016 1 - pucsp.br · ementas optativas - 1º semestre de 2016 direito marÍtimo...

24
EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016 QUARTA-FEIRA - MATUTINO DIREITO E TRANSGRESSÃO AS RAÍZES MITOLÓGICAS E FILOSÓFICAS DA TRANSGRESSÃO. A ORIGEM DA MORAL NO PENSAMENTO DE NIETZSCHE. AS RELAÇÕES ENTRE DIREITO E MORAL. A MORALIDADE LEGAL. ANÁLISE DA IMORALIDADE E DA ILICITUDE. A SANÇÃO COMO INSTRUMENTO DA REPRESSÃO DA IMORALIDADE. DIREITO REGULATÓRIO O ESTADO E SUA ATUAÇÃO NA ÁREA DE REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO. ESTATIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO. CONCESSÕES DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS. PAPEL DO CONSUMIDOR. AGÊNCIAS REGULADORAS FEDERAIS: MODELAGEM ORGANIZACIONAL E ATUAÇÃO. AGÊNCIAS REGULADORAS MULTISETORIAIS E UNISETORIAIS. AGENDA CONTEMPORÂNEA DO DIREITO DO TRABALHO I REALIZAR A ABORDAGEM CRÍTICA DE PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO DO TRABALHO, NOTADAMENTE OS DERIVADOS DO EXERCÍCIO DAS LIBERDADES CONSTITUCIONAIS, DA TUTELA DA PERSONALIDADE DO TRABALHADOR E DA MANIFESTAÇÃO COLETIVA DOS ATORES DA RELAÇÃO DE EMPREGO, SEMPRE A PARTIR DE UMA VISÃO SISTEMÁTICA DO ORDENAMENTO JURÍDICO E DA TEORIA DO DIREITO E SOB O PARADIGMA A EFETIVIDADE DOS VALORES SOCIAIS DO TRABALHO E DA LIVRE INICIATIVA. EXECUÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO O PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO ESTUDARÁ A FASE EXECUTÓRIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO, APRESENTANDO TODAS AS REGRAS GERAIS E ESPECÍFICAS QUANTO À EXECUÇÃO TRABALHISTA, O QUANTO É CABÍVEL A APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DO PROCESSO CIVIL BEM COMO UM ESTUDO DE TEMAS ATUAIS SOBRE O ASSUNTO. TEMAS ATUAIS EM DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO O PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO ESTUDARÁ OS TEMAS MAIS RELEVANTES E ATUAIS DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO, INCLINANDO-SE A UMA VISÃO CRÍTICA DO ORDENAMENTO JURÍDICO E A EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS PRÁTICOS E JURÍDICOS. TEMAS POLÊMICOS DE DIREITO DA FAMÍLIA O CONTEÚDO ENVOLVERÁ O ESTUDO DAS PROFUNDAS E NOTÁVEIS TRANSFORMAÇÕES E PROGRESSO DO DIREITO DE FAMÍLIA NOS ÚLTIMOS ANOS EM DECORRÊNCIA DAS MODIFICAÇÕES NAS RELAÇÕES FAMILIARES E AS POLÊMICAS SURGIDAS DESSAS TRANSFORMAÇÕES, SOB A ÓTICA DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA E DO AFETO COMO VALOR JURÍDICO. TUTELAS ESPECIAIS NO DIREITO DO TRABALHO DIREITOS FUNDAMENTAIS DO TRABALHADOR E OS PRINCÍPIOS DE DIREITO DO TRABALHO. RELAÇÃO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO. A PROTEÇÃO AO TRABALHO DO ADOLESCENTE E TRABALHO INFANTIL ARTÍSTICO. A PROTEÇÃO AO TRABALHO DA MULHER E À MATERNIDADE. O SISTEMA DE COTAS DE EMPREGADOS COM DEFICIÊNCIA E O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. OS ATLETAS PROFISSIONAIS NO DIREITO DO TRABALHO. A RELAÇÃO DE TRABALHO DOMÉSTICO E A LEI COMPLEMENTAR Nº 150/15. JORNADAS DE TRABALHO ESPECIAIS. MEIO AMBIENTE DO TRABALHO E NORMAS DE MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO. O ACIDENTE DE TRABALHO E REFLEXOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR: INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL, DANO MATERIAL E DANO ESTÉTICO. A PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO.

Upload: hoangkhue

Post on 07-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

QUARTA-FEIRA - MATUTINO DIREITO E TRANSGRESSÃO AS RAÍZES MITOLÓGICAS E FILOSÓFICAS DA TRANSGRESSÃO. A ORIGEM DA MORAL NO PENSAMENTO DE NIETZSCHE. AS RELAÇÕES ENTRE DIREITO E MORAL. A MORALIDADE LEGAL. ANÁLISE DA IMORALIDADE E DA ILICITUDE. A SANÇÃO COMO INSTRUMENTO DA REPRESSÃO DA IMORALIDADE. DIREITO REGULATÓRIO O ESTADO E SUA ATUAÇÃO NA ÁREA DE REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO. ESTATIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO. CONCESSÕES DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS. PAPEL DO CONSUMIDOR. AGÊNCIAS REGULADORAS FEDERAIS: MODELAGEM ORGANIZACIONAL E ATUAÇÃO. AGÊNCIAS REGULADORAS MULTISETORIAIS E UNISETORIAIS.

AGENDA CONTEMPORÂNEA DO DIREITO DO TRABALHO I REALIZAR A ABORDAGEM CRÍTICA DE PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO DO TRABALHO, NOTADAMENTE OS DERIVADOS DO EXERCÍCIO DAS LIBERDADES CONSTITUCIONAIS, DA TUTELA DA PERSONALIDADE DO TRABALHADOR E DA MANIFESTAÇÃO COLETIVA DOS ATORES DA RELAÇÃO DE EMPREGO, SEMPRE A PARTIR DE UMA VISÃO SISTEMÁTICA DO ORDENAMENTO JURÍDICO E DA TEORIA DO DIREITO E SOB O PARADIGMA A EFETIVIDADE DOS VALORES SOCIAIS DO TRABALHO E DA LIVRE INICIATIVA. EXECUÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO O PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO ESTUDARÁ A FASE EXECUTÓRIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO, APRESENTANDO TODAS AS REGRAS GERAIS E ESPECÍFICAS QUANTO À EXECUÇÃO TRABALHISTA, O QUANTO É CABÍVEL A APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DO PROCESSO CIVIL BEM COMO UM ESTUDO DE TEMAS ATUAIS SOBRE O ASSUNTO. TEMAS ATUAIS EM DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO O PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO ESTUDARÁ OS TEMAS MAIS RELEVANTES E ATUAIS DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO, INCLINANDO-SE A UMA VISÃO CRÍTICA DO ORDENAMENTO JURÍDICO E A EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS PRÁTICOS E JURÍDICOS. TEMAS POLÊMICOS DE DIREITO DA FAMÍLIA O CONTEÚDO ENVOLVERÁ O ESTUDO DAS PROFUNDAS E NOTÁVEIS TRANSFORMAÇÕES E PROGRESSO DO DIREITO DE FAMÍLIA NOS ÚLTIMOS ANOS EM DECORRÊNCIA DAS MODIFICAÇÕES NAS RELAÇÕES FAMILIARES E AS POLÊMICAS SURGIDAS DESSAS TRANSFORMAÇÕES, SOB A ÓTICA DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA E DO AFETO COMO VALOR JURÍDICO. TUTELAS ESPECIAIS NO DIREITO DO TRABALHO DIREITOS FUNDAMENTAIS DO TRABALHADOR E OS PRINCÍPIOS DE DIREITO DO TRABALHO. RELAÇÃO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO. A PROTEÇÃO AO TRABALHO DO ADOLESCENTE E TRABALHO INFANTIL ARTÍSTICO. A PROTEÇÃO AO TRABALHO DA MULHER E À MATERNIDADE. O SISTEMA DE COTAS DE EMPREGADOS COM DEFICIÊNCIA E O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. OS ATLETAS PROFISSIONAIS NO DIREITO DO TRABALHO. A RELAÇÃO DE TRABALHO DOMÉSTICO E A LEI COMPLEMENTAR Nº 150/15. JORNADAS DE TRABALHO ESPECIAIS. MEIO AMBIENTE DO TRABALHO E NORMAS DE MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO. O ACIDENTE DE TRABALHO E REFLEXOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR: INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL, DANO MATERIAL E DANO ESTÉTICO. A PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

DIREITO MARÍTIMO COM O AUMENTO NA DEMANDA MOTIVADA PELAS MUDANÇAS NO AMBIENTE INTERNACIONAL E PELO NOVO PAPEL DESEMPENHADO PELO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO NO PROCESSO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS, HOUVE UM ENORME CRESCIMENTO NAS ATIVIDADES PORTUÁRIAS E MARÍTIMAS. AS ESPECIFICIDADES DO DIREITO MARÍTIMO, ALÉM DO AVANÇO TECNOLÓGICO DAS ATIVIDADES DOS AGENTES QUE NELE ATUAM, EXIGEM ATUALIZAÇÃO E REVISÃO CONSTANTE DAS NORMAS QUE REGULAM ESSE IMPORTANTE SEGMENTO DA INDÚSTRIA DE SERVIÇOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. NÃO OBSTANTE SER DISCIPLINA AUTÔNOMA, O DIREITO MARÍTIMO SE ACHA INTIMAMENTE RELACIONADO COM, PELO MENOS, DEZESSEIS RAMOS DO DIREITO: : I) DIREITO CONSTITUCIONAL; II) DIREITO ADMINISTRATIVO; III) DIREITO COMERCIAL; IV) DIREITO CIVIL; V) DIREITO TRABALHISTA; VI) DIREITO DO CONSUMIDOR; VII) DIREITO INTERNACIONAL (PÚBLICO E PRIVADO); VIII) DIREITO PORTUÁRIO; IX) DIREITO ECONÔMICO; X) DIREITO REGULATÓRIO; XI) DIREITO AMBIENTAL; XII) DIREITO ADUANEIRO; XIII) DIREITO SANITÁRIO; XIV) DIREITO COMUNITÁRIO; XV) DIREITO TRIBUTÁRIO; XVI) DIREITO PREVIDENCIÁRIO. A INSERÇÃO E PROPAGAÇÃO DO DIREITO MARÍTIMO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, NUMA PERSPECTIVA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE O BRASIL INGRESSE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL COM MAIOR SEGURANÇA JURÍDICA PARA TODOS OS QUE INTEGRAM E FIGURAM NESSE CENÁRIO (EXPORTADORES, IMPORTADORES, “BROKERS”, ETC ...).

O PROJETO DE NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: COMP COM O DIREITO O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. HISTÓRICO DESDE O ANTEPROJETO. TRAMITAÇÃO LEGISLATIVA. ANÁLISE CRÍTICA E COMPARATIVA COM O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 1973. IMPACTOS DE DIREITO INTERTEMPORAL.

PROCESSO CIVIL ROMANO HISTÓRIA EXTERNA (REALEZA, REPÚBLICA, ALTO IMPÉRIO, DOMINATO, PERÍODO BIZANTINO). HISTÓRIA INTERNA. DIREITO MATERIAL: PESSOAS, BENS, FATO JURÍDICO, OBRIGAÇÕES, COISAS, FAMÍLIA E SUCESSÕES). DIREITO PROCESSUAL: “LEGIS ACTIONES”, “PER FORMULAS”,” EXTRAORDINARIA COGNITIO”). HISTÓRIA EXTERNA E INTERNA: JULGAMENTO SIMULADO. PROCESSO PENAL CONTEMPORÂNEO E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS O EMBASAMENTO CONSTITUCIONAL DO DIREITO PROCESSUAL PENAL CONSOLIDA NOÇÕES E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, BEM COMO ESTUDA AS LEIS PROCESSUAIS PENAIS EXTRAVAGANTES E A EXECUÇÃO PENAL, COM AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS ANOS. A DOUTRINA NACIONAL E ESTRANGEIRA, BEM COMO AS TENDÊNCIAS JURISPRUDENCIAIS SERÃO ANALISADAS NESSE MÓDULO.

MEDICINA LEGAL I MEDICINA LEGAL, NO CONCEITO DO EMINENTE PROFESSOR FLAMÍNIO FÁVERO, É UMA CIÊNCIA QUE UTILIZA OS CONHECIMENTOS DA MEDICINA E DE CIÊNCIAS AFINS PARA A CRIAÇÃO E A APLICAÇÃO DE LEIS QUE DELES NECESSITAM, OU SEJA, COMO INSTRUMENTO USA OS CONHECIMENTOS MÉDICOS, VISANDO COMO FIM A PRODUÇÃO E A APLICAÇÃO DE NORMAS. NA PRODUÇAO DE NORMAS ELA SE MANIFESTA NA ASSESSORIA TÉCNICO-LEGISTIVA PRESTADA POR MÉDICOS. NA APLICAÇÃO DA NORMA, SEJA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SEJA NA PRIVADA, SEJA EM ASSUNTOS MERAMENTE ADMINISTRATIVOS, SEJA EM QUESTÕES CONTROVERSAS NOS TRIBUNAIS, A MEDICINA LEGAL PARTICIPA POR MEIO DE ATESTADOS MÉDCICOS, PERÍCIAS, PARECERES ETC. POR ISSO, OS OPERADORES DO DIREITO (ADVOGADOS, MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E MEMBROS DO PODER JUDICIÁRIO, DELEGADOS DE POLÍCIA) DEVEM TER CONHECIMENTOS DE MEDICINA LEGAL PARA ATUAREM COM MÁXIMA EFICIÊNCIA EM TODOS OS RAMOS DO DIREITO. NO ÂMBITO DO PROCESSO PENAL, SEMPRE QUE RESTAREM VESTÍGIOS MATERIAS DE DELITOS QUE ATINGEM UMA PESSOA, A INTERVENÇÃO DA MEDICINA LEGAL É IMPOSTA PELO CPP.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO PENAL E PROCESSUAL PENAL: PRISÃO, MEDIDAS CAUTELARES E LIBERDADE PROVISÓRIA (LEI 12403/11), LAVAGEM DE CAPITAS (LEI 12683/12), LEI SECA (LEI 12.760/12), ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS (LEI 12.694/12), COLETA DE PERFIL GENÉTICO (12.654/12) FEMINICÍDIO (LEI 13.104/15), LEI ANTICORRUPÇÃO (LEI 12.846/13) O CURSO ANALISARÁ AS PRINCIPAIS MUDANÇAS LEGISLATIVAS OCORRIDAS NO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL, FAZENDO A RELEITURA DOS TEMAS CONSTANTE NAS MENCIONADAS LEIS, SEMPRE DE MANEIRA COMPARATIVA, TRAZENDO, AINDA, O POSICIONAMENTO DOS TRIBUNAIS APÓS REFERIDAS ALTERAÇÕES E A FORMA COM QUE REFERIDOS TEMAS VEM SENDO ABORDADOS NOS CONCURSOS PÚBLICOS.

RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO O PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO ESTUDARÁ O DIREITO COLETIVO, DESDE A FORMA DE MANIFESTAÇÃO DA LIBERDADE SINDICAL COMO DIREITO FUNDAMENTAL DOS TRABALHADORES ATÉ O SURGIMENTO DOS SINDICATOS LIVRES, PASSANDO PELO CRITÉRIO DO RECONHECIMENTO DA REPRESENTATIVIDADE.

DIREITO TRIBUTÁRIO E AS BOAS PRÁTICAS ESTUDO DO PAPEL ATRIBUÍDO TANTO À ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA QUANTO ÀS EMPRESAS EM FACE DA LEGISLAÇÃO ANTICORRUPÇÃO BRASILEIRA E COMPARATIVO COM A LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL SOBRE O TEMA. DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL ESTUDAR OS PRINCÍPIOS DE DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL E A INTERPRETAÇÃO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA. DISCUTIR OS PRINCIPAIS CONCEITOS DE DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL. ANALISAR O CONCEITO DE DUPLA OU PLURITRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL SOBRE A RENDA DAS EMPRESAS. APLICAR AS MEDIDAS UNILATERAIS, BILATERAIS OU MULTILATERAIS PARA A ELIMINAÇÃO OU REDUÇÃO DA DUPLA OU PLURITRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL. ESTUDAR OS PRINCÍPAIS CASOS PRÁTICOS DA MATÉRIA. DIREITO INTERNACIONAL: TEMAS CONTEMPORÂNEOS ESTUDO DE TEMAS ESPECÍFICOS DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E PRIVADO E DAS PRINCIPAIS E ESSENCIAIS FIGURAS ENVOLVIDOS, NOS SEUS ELEMENTOS E PREOCUPAÇÕES COMUNS, OBJETIVANDO PROPORCIONAR AO ALUNO UMA VISÃO GERAL DAS MATÉRIAS ABORDADAS, APONTANDO, PRINCIPALMENTE, ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS, PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DO DIREITO QUE POSSA ESTAR APTO AO ENFRENTAMENTO DESTAS QUESTÕES, PELO BRASIL, DADA A SUA EXTENSÃO TERRITORIAL E A SUA IMPORTÂNCIA NO MUNDO GLOBALIZADO. O BRASIL NO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. DIREITOS HUMANOS: CONCEITOS, SIGNIFICADOS E FUNÇÕES. A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. O SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. O ESTADO BRASILEIRO COMO RÉU NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: ASPECTOS JURÍDICOS E A SUA ESTRATÉGIA POLÍTICA-LITIGANTE EM CASOS CONCRETOS. O ESTADO CONSTITUCIONAL COOPERATIVO E O DIÁLOGO ENTRE CORTES.

O DIREITO CONSTITUCIONAL EXIGIDO PARA INGRESSO NAS CARREIRAS JURÍDICAS O CURSO TEM ASPECTO INSTRUMENTAL E É PAUTADO PELA ANÁLISE DOS TEMAS DA DISCIPLINA DE DIREITO CONSTITUCIONAL QUE COM MAIOR FREQUÊNCIA SÃO EXIGIDOS NOS EXAMES E CONCURSOS PÚBLICOS ADMISSIONAIS PARA AS CARREIRAS JURÍDICAS (MAGISTRATURA, ADVOCACIAS PÚBLICAS E PRIVADA, MINISTÉRIO PÚBLICO, DELEGADO DE POLÍCIA ETC). OS TEMAS SÃO SELECIONADOS A PARTIR DOS EXAMES E CONCURSOS MAIS DEMANDADOS DO PAÍS E SÃO ABORDADOS POR MEIO DE LEITURA PRÉVIA DE TEXTOS ELEMENTARES, AULAS EXPOSITIVAS E DEBATES EM SALA DE AULA ACERCA DE CASOS EXTRAÍDOS DA JURISPRUDÊNCIA, DE TÓPICOS DOUTRINÁRIOS CONTROVERTIDOS E DE QUESTÕES CORRELATAS EXTRAÍDAS DE PROVAS DOS CERTAMES PÚBLICOS.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ESTUDO DAS CATEGORIAS JURÍDICAS FUNDAMENTAIS UTILIZADAS PARA A ELABORAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA DE PLANEJAMENTOS TRIBUTÁRIOS. A METODOLOGIA DO CURSO AGREGA A LEITURA DE TEXTOS CLÁSSICOS À COMPREENSÃO DE CASOS CONCRETOS E DA JURISPRUDÊNCIA DE TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS. NESTE CONTEXTO, SÃO TRABALHADAS NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO E DE PLANEJAMENTO; FORMAS DE PLANEJAMENTO E SUA DISTINÇÃO RELATIVAMENTE ÀS HIPÓTESES EM QUE HÁ PRÁTICA DE ILÍCITO PARA EVITAR O PAGAMENTO DE TRIBUTOS; A INTERPRETAÇÃO CONFERIDA PELA DOUTRINA E PELA JURISPRUDÊNCIA ÀS FORMAS DE PLANEJAMENTO USUALMENTE PRATICADAS; E A RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS ENVOLVIDAS NO PLANEJAMENTO.

TRANSCONSTITUCIONALISMO, TRATADOS INTERNACIONAIS E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE A DISCIPLINA TRATADOS INTERNACIONAIS, CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE E O DIÁLOGO ENTRE JURISDIÇÕES TEM POR OBJETIVOS O ESTUDO DO FENÔMENO DO TRANSCONSTITUCIONALISMO E DO DIÁLOGO ENTRE AS DIVERSAS CORTES CONSTITUCIONAIS, ALÉM DA INFLUÊNCIA RECÍPROCA DAS DECISÕES QUE OS DIVERSOS TRIBUNAIS E CORTES CONSTITUCIONAIS EXERCEM ENTRE SI. A ANÁLISE DO FENÔMENO DA RECEPÇÃO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS E DO CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE DAS NORMAS INTERNAS EM FACE DO SEU CONTEÚDO TAMBÉM É OBJETO DE EXAME NA DISCIPLINA EM QUESTÃO. TUDO COM VISTAS AO ESTUDO DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE AS DIVERSAS NORMATIVAS VIGENTES NA COMUNIDADE INTERNACIONAL E SUA INTERCOMUNICAÇÃO, SEJAM ELAS DE ORDEM INTERNA, INTERNACIONAL, TRANSNACIONAL OU SUPRANACIONAL.

TEMAS AVANÇADOS E ATUAIS DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO TEMAS AVANÇADOS DE DIREITO SOCIAL COM ÊNFASE EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO. AS ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS NAS REGRAS PREVIDENCIÁRIAS NOS ANOS DE 2014 E 2015 DIREITO FUNDAMENTAL SOCIAL. PRINCÍPIO DA VEDAÇÃO DO RETROCESSO SOCIAL (EFEITO CLIQUET). PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL. DESAPOSENTAÇÃO. DAS AÇÕES REGRESSIVAS E DAS NOVAS AÇÕES REGRESSIVAS. DO FATOR ACIDENTÁRIO E PREVENÇÃO E DO NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO. DA APOSENTADORIA ESPECIAL DO SERVIDOR PÚBLICO. ASPECTOS PROCESSUAIS PREVIDENCIÁRIOS = DA COMPETÊNCIA, PETIÇÃO INICIAL. JUIZADOS ESPECIAIS. MATÉRIAS COM REPERCUSSÃO GERAL RECONHECIDA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. DA EXECUÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DE OFÍCIO NA JUSTIÇA DO TRABALHO. SÚMULAS EM MATÉRIA PREVIDENCIÁRIA E SÚMULAS VINCULANTES. REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA - ANÁLISE CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS E BENEFÍCIOS.

O NOVO CPC E O DIREITO DO CONSUMIDOR O NOVO CPC E O DIREITO DO CONSUMIDOR. DIREITOS HUMANOS E BIOÉTICA O CURSO DESTINA-SE AO ESTUDO, ANÁLISE E DISCUSSÃO, DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS TEMAS DOS DIREITOS HUMANOS DA ATUALIDADE. DENTRE ELES, SERÃO DESENVOLVIDOS OS SEGUINTES: “UNIVERSALISMO VERSUS O RELATIVISMO CULTURAL”; “DIREITOS DOS REFUGIADOS”; “DIREITO PENAL ATUAL, PRISÕES E TRATAMENTO DESUMANO, CRUEL E DEGRADANTE”; “DIREITO À MORTE DIGNA E CUIDADOS PALIATIVOS”, “DIREITO À EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS” E “PAZ, VIOLÊNCIA E CONFLITOS ARMADOS”. O CURSO SERÁ DESENVOLVIDO POR MEIO DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE OS TEMAS PROPOSTOS. NAS AULAS TEÓRICAS SERÃO APRESENTADOS OS TEMAS COM BASE EM DOUTRINA ESPECIALIZADA TANTO NACIONAL QUANTO ESTRANGEIRA. NAS AULAS PRÁTICAS SERÃO APRESENTADOS CASOS CONCRETOS PARA A ANÁLISE, DISCUSSÃO E REFLEXÃO. TODAS AS AULAS TERÃO CARÁTER MULTIDISCIPLINAR, UMA VEZ QUE SERÁ ANALISADO NÃO SÓ O ASPECTO JURÍDICO, COMO TAMBÉM O FILOSÓFICO, O PSÍQUICO, O SOCIAL, DENTRE OUTROS.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

PRERROGATIVAS PROCESSUAIS NAS AÇÕES COLETIVAS SERÃO APROFUNDADOS OS ESTUDOS SOBRE AS REGRAS PROCESSUAIS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - CDC, DA LEI N° 7347/85 (LEI DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA), LEI N° 9494/97 E CORRELATAS, SEUS FINS, E O CUMPRIMENTO DE SUAS FUNÇÕES NA TUTELA DOS DIREITOS DOS INTERESSES DIFUSOS, COLETIVOS E INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS. ESTUDO DE CASOS CONCRETOS E A NECESSIDADE/POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA NORMA PARA ALCANCE DA EFETIVIDADE DO PROCESSO.

DIREITO DO CONSUMIDOR NA ERA DIGITAL O CURSO IRÁ ANALISAR COMO A UTILIZAÇÃO DA INTERNET PARA REALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE CONSUMO INFLUENCIA NOSSO COMPORTAMENTO E EM COMO NOS RELACIONAMOS COM PESSOAS E FORNECEDORES. PARA ESTE OBJETIVO IREMOS ABORDAR OS SEGUINTES TEMAS: CONTRATOS ELETRÔNICOS; PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS; DIREITO À PRIVACIDADE; CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA; ATIVISMO DIGITAL X LIBERDADE DE EXPRESSÃO; REDES SOCIAIS; MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONLITOS; PROGRAMAS DE FIDELIZAÇÃO; SERVIÇOS AUTO-FINANCIÁVEIS (E-MAIL, REDES SOCIAIS, ETC). CUSTEIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO CRAF E NOS TRIBUNAIS FEDERAIS: UMA ANÁLISE JURISPRUDENCIAL ESTA PROPOSTA DE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UM ESTUDO DE CASUÍSTICA COM A FINALIDADE DE FIRMAR ENTENDIMENTO DA DISCIPLINA, COM BASE NA APLICAÇÃO LEGAL AOS CASOS CONCRETOS, AMPLIANDO HORIZONTES E FORMANDO SENSO CRÍTICO CIENTÍFICO E CONSTRUTIVO NOS ALUNOS.

PREVIDÊNCIA PRIVADA, COMPLEMENTAR E FACULTATIVA INSERÇÃO DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL (RPPS) DENTRO DOS SISTEMAS PREVIDENCIÁRIO E DE SEGURIDADE SOCIAL BRASILEIROS. ESTUDAR OS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DOS RPPS E AS REGRAS PARA INSTITUIÇÃO E EXTINÇÃO, PERTINÊNCIA SUBJETIVA, BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS, CUSTEIO E GESTÃO DOS RPPS, BEM COMO AQUELAS QUE DISCIPLINAM A FISCALIZAÇÃO DAS UNIDADES GESTORAS. PANORAMA GERAL E PRINCIPAIS DISPOSIÇÕES LEGAIS QUE ESTRUTURAM OS RPPS A TÍTULO DE NORMAS GERAIS (LEIS NS. 9.711/98 E 10.887/04). PERSPECTIVAS ATUAIS E FUTURAS DA MATÉRIA, COM ÊNFASE NAS PRINCIPAIS DISCUSSÕES JUDICIAIS E NA IMPLANTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS E MEMBROS DE PODER. DIREITO PREVIDENCIÁRIO ESPECIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO ESPECIAL. PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR E REGIME PRÓPRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS.

QUINTA-FEIRA - MATUTINO DIREITO E CINEMA A DISCIPLINA OFERECE UM ESTUDO CRÍTICO DA LINGUAGEM JURÍDICA, TENDO EM VISTA SUA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR COM O UNIVERSO IMAGÉTICO DA LINGUAGEM DO CINEMA, DE QUALIDADE ARTÍSTICA. ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO RIGOROSA DE FILMES E TEXTOS TEÓRICOS, A DISCIPLINA ESTUDA TEMAS DE RELEVÂNCIA TEÓRICA E PRÁTICA, QUE VISAM ALARGAR O UNIVERSO LINGUÍSTICO DO ALUNO E SUA CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO NECESSÁRIA AO BOM EXERCÍCIO DA PROFISSÃO JURÍDICA. ALÉM DA COMPREENSÃO RACIONAL DOS PROBLEMAS FILOSÓFICO-JURÍDICOS, OS CHAMADOS “CONCEITOS-IMAGEM” VIABILIZAM UMA COMPREENSÃO LOGOPÁTICA, RACIONAL E AFETIVA, CONCOMITANTE, COM ABERTURA PARA A BUSCA PERMANENTE DE VERDADES UNIVERSAIS. A LINGUAGEM DO CINEMA ESPELHA A CHAMADA PLURIPERSPECTIVA, OU SEJA, PODE FOCAR VÁRIOS

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

PONTOS DE VISTA, AO MESMO TEMPO, A “PRIMEIRA PESSOA”, AQUELA QUE VÊ OU SENTE O PERSONAGEM, OU MOSTRAR A PERSPECTIVA DA CÂMERA, OU DE OUTRAS PESSOAS SECUNDÁRIAS. ELA MANIPULA, COM AGILIDADE, ESPAÇOS E TEMPOS DA AÇÃO, AVANÇA E RETROCEDE NO TEMPO, NUMA ABORDAGEM ONÍRICA E PERMITE, ATRAVÉS DO CORTE CINEMATOGRÁFICO, UMA POSSIBILIDADE INFINITA DE CONEXÕES, ABERTAS E PROBLEMÁTICAS PARA AS QUESTÕES FILOSÓFICO-JURÍDICAS QUE PROPÕE.

A BOA-FÉ E OS SENTIMENTOS MORAIS NA ECONOMIA E NO DIREITO O PRESENTE CURSO SE PROPÕE A CONTRASTAR OS SENTIMENTOS MORAIS E OS JUÍZOS ECONÔMICOS NO QUE SE REFERE À ÉTICA NO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO E NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. TENDO COMO REFERENCIAL O PENSAMENTO DE ADAM SMITH BUSCAREMOS INSERIR A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL QUE GOVERNA O MODO COMO AS PESSOAS SE COMPORTAM MORALMENTE, FACE AO CAPITAL FÍSICO, OU SEJA, AO DINHEIRO E À ACUMULAÇÃO CAPITALISTA. NESTE CONTEXTO PRTENDE-SE AINDA FOCAR AS CATEGORIAS JURÍDICAS VINCULADAS AOS VALORES ÉTICOS DA BOA FÉ E DA CONFIANSOLUTOS DO DIREITO OBRIGACIONAL BRASILEIRO. NA ANÁLISE DAS ECONOMIAS CAPITALISTAS, COMENTAREMOS ALGUNS TÓPICOS COMO O AUTO-INTERESSE, A SIMPATIA E A CONFIANÇA EM CONTRAPARTIDA À CORRUPÇÃO E À "JUSTIÇA RELATIVA”.

EFETIVIDADE DE DIREITOS: APSECTOS FILOSÓFICOS E PRÁTICOS FAVORECER A COMPREENSÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO AMPLIADAS SOBRE O DIREITO, SUAS POTENCIALIDADES E SEUS LIMITES, VISANDO REFLETIR SOBRE O PROTAGONISMO SOCIAL E A PARTICIPAÇÃO NA CEARA ESTATAL. INSTRUMENTALIZAR O ALUNO PARA O DESEMPENHO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DE LITIGÂNCIA EM DEFESA DA AFIRMAÇÃO E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS. APRESENTAR A CEARA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E SEUS CONDUTORES E CONTROLES. SENSIBILIZAR O ALUNO PARA A NECESSIDADE DE ATUAÇÃO PARA ALÉM DA JUDICIALIZAÇÃO NA DEFESA DE DIREITOS, APROXIMANDO-O DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ADVOCACIA POPULAR, DA ADVOCACY E DA LITIGÂNCIA ESTRATÉGICA, BEM COMO APRESENTAR-LHE OS VALORES DA MEDIAÇÃO E PREVENÇÃO DE CONFLITOS.

ASPECTOS FILOSÓFICOS E BIOÉTICOS DO DIREITO PENAL A DISCIPLINA PROPORCIONA AO ALUNO A OPORTUNIDADE DE OLHAR PARA O DIREITO PENAL COM AS LENTES DA FILOSOFIA. TEMAS COMO A VIDA E A LIBERDADE DO INDIVÍDUO SERÃO EXAMINADOS SOB O PONTO DE VISTA CRÍTICO DA FILOSOFIA E, EM SEGUIDA, SERÃO DISCUTIDAS QUESTÕES DE BIOÉTICA CLÍNICA QUE GUARDAM RELAÇÃO COM A FILOSOFIA E COM O DIREITO PENAL.

PSICOLOGIA JUDICIÁRIA NA ATUALIDADE A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO VALORIZA A INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS, INDICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM CAMINHO MAIS CERTEIRO PARA A REFLEXÃO DE DIVERSOS DILEMAS QUE ASSOLAM A HUMANIDADE. ASSIM, QUESTÕES ENVOLVENDO AS ÁREAS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, AS RELAÇÕES FAMILIARES CONTEMPORÂNEAS, OS PARADIGMAS DA DOENÇA MENTAL ATINENTES À CRIMINALIDADE E SEU JULGAMENTO, A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, A ATENÇÃO AO IDOSO, EVIDENCIAM A NECESSIDADE DO SABER PSICOLÓGICO PARA A COMPREENSÃO E GERENCIAMENTO DAS SITUAÇÕES. NA SOCIEDADE ATUAL RAPIDAMENTE OS PROBLEMAS SÃO JUDICIALIZADOS, O QUE FORÇOSAMENTE EXIGIRÁ DO PROFISSIONAL DAS CIÊNCIAS HUMANAS UM OLHAR AMPLIADO E MELHOR INSTRUMENTALIZADO EM FACE DOS CONFLITOS EXISTENTES NA SOCIEDADE. E, POR ASSIM DIZER, NECESSARIAMENTE PSICOLOGIA E DIREITO CAMINHAM JUNTAS, ABRINDO TAMBÉM UM FLANCO QUE PERMITE A VISÃO INTERDISCIPLINAR INSERIR-SE EM OUTROS ASSUNTOS TAIS COMO A BIOÉTICA, AS DISCUSSÕES DE GÊNERO, A VIOLÊNCIA E TANTOS OUTROS. CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS PASSAM A SER EXIGIDOS NOS CONCURSOS DE INGRESSO ÀS CARREIRAS PÚBLICAS, COMO POR EXEMPLO, A MAGISTRATURA (RESOLUÇÃO Nº 75 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA), LEGITIMANDO A NECESSIDADE DA INTERDISCIPLINARIEDADE.

DIREITO, GÊNERO E IGUALDADE: AS DIVERSAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA - MÓDULO I PRESENÇA DE ESTEREÓTIPOS, PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA CULTURA BRASILEIRA E NA PRÁTICA JURÍDICA. ESTUDO ACERCA DA DESIGUALDADE DE GÊNERO EM NOSSA

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

SOCIEDADE E NO DIREITO BRASILEIRO. CONCEITOS BÁSICOS: GÊNERO, DISCRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA DE GÊNERO, DIREITOS HUMANOS, DESIGUALDADE, PATRIARCADO, ESTEREÓTIPOS, PRECONCEITOS. AS MULHERES EM SUA DIVERSIDADE. DIREITO INTERNACIONAL, INTERAMERICANO E BRASILEIRO: NORMATIVA E JURISPRUDÊNCIA. ACESSO À JUSTIÇA E AO PROCESSO NO PODER JUDICIÁRIO. TEMAS DIVERSOS. EXPRESSÃO COLETIVA DO DIREITO DO TRABALHO I IDENTIFICAR E COMPREENDER OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E OS INSTITUTOS ESSENCIAIS DO DIREITO COLETIVO DO TRABALHO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA DISCIPLINA, DESENVOLVIDA PELO CONFRONTO DA REALIDADE E DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIROS COM OS POSTULADOS UNIVERSAIS DA LIBERDADE SINDICAL E DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. INOVAÇÕES NO PROCESSO DE CONHECIMENTO NO NOVO CPC PROCESSO DE CONHECIMENTO. QUESTÕES PONTUAIS, INOVADORAS E POLÊMICAS ACERCA DAS MODIFICAÇÕES INTRODUZIDAS NO PROCEDIMENTO COMUM PELO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, ESTUDADOS INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA. SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DOS CONFLITOS - ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO: A REALIDADE MUNDIAL, E O SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO JÁ ENCONTRAM À SUA DISPOSIÇÃO ALTERNATIVAS MAIS ADEQUADAS PARA A SOLUÇÃO DE CONFLITOS, E NESTA LINHA PRETENDE-SE PROMOVER O ESTUDO MAIS APROFUNDADO SOBRE ESTES MEIOS UTILIZADOS PARA A TUTELA DAS RELAÇÕES JURÍDICAS PRIVADAS. E ESPECIALMENTE, SERÃO ANALISADAS AS INOVAÇÕES LEGISLATIVAS A RESPEITOS, DESDE O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2015, ATÉ AS LEIS 13.129/2015 (REFORMA DA LEI DE ARBITRAGEM) E 13.140/2015 (MARCO LEGAL DA MEDIAÇÃO). PROCESSO COLETIVO O CONTEÚDO A SER MINISTRADO ENVOLVERÁ A ANÁLISE DA TUTELA JURISDICIONAL DOS DIREITOS COLETIVOS, UM RAMO DO DIREITO QUE TEM ADQUIRIDO EXTREMA RELEVÂNCIA NA ATUALIDADE. SERÃO ESTUDADOS DIVERSOS TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL, RELATIVOS À TUTELA JURISDICIONAL DOS INTERESSES COLETIVOS LATO SENSU, COM O EXAME DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DA LEI DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA, ESPECIALMENTE, ALÉM DA LEI DA AÇÃO POPULAR E OUTROS DIPLOMAS LEGAIS, SEMPRE À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. O CPC/2015 APROXIMA O DIREITO BRASILEIRO DO COMMON LAW? A INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA E DOS PRECEDENTES JUDICIAIS NA ATUAÇÃO JURISDICIONAL BRASILEIRA A ANÁLISE E O EMPREGO DA JURISPRUDÊNCIA E DOS PRECEDENTES JUDICIAIS SÃO UMA CONSTANTE ROTINA DE TODOS OS QUE ESTUDAM E TRABALHAM COM O DIREITO, O QUE, DE CERTO MODO, TÊM SIDO CADA VEZ MAIS FACILITADOS PELA PUBLICAÇÃO DE DECISÕES JUDICIAIS EM SITIOS OFICIAIS DOS TRIBUNAIS BRASILEIROS. NADA OBSTANTE O SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO TER SIDO CONCEBIDO SOB AS BASES DA FAMÍLIA DO DIREITO DO CIVIL LAW - E, PORTANTO, TER COMO APOIO PREDOMINANTE AS NORMAS, ISTO É, OS TEXTOS EMANADOS PELO PODER LEGISLATIVO, NÃO SE PODE DEIXAR DE RECONHECER QUE A JURISPRUDÊNCIA E OS PRECEDENTES JUDICIAIS SÃO COMPONENTES QUE CONFEREM COESÃO E HARMONIA AO SISTEMA JURÍDICO. NA REALIDADE, PODE-SE CONCLUIR QUE A JURISPRUDÊNCIA E OS PRECEDENTES JUDICIAISSÃO ELEMENTOS FORMADORES E TRANSFORMADORES DA ESTRUTURA DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO, RAZÃO PELA QUAL SE FAZ NECESSÁRIO O ESTUDO DE QUAIS ESPÉCIES DE DECISÕES JUDICIAIS (QUE FORMAM A JURISPRUDÊNCIA OU QUE REPRESENTAM PRECEDENTES) CUMPREM ESSE PAPEL ESTRUTURANTE, BEM COMO O PORQUÊ E EM QUE MEDIDA ASSIM O FAZEM. DIREITO PROCESSUAL DESPORTIVO DA LIDE DESPORTIVA - SOLUÇÃO DAS LIDES TRANSNACIONAIS: ARBITRAGEM INTERNACIONAL - TRIBUNAIS DESPORTIVOS INTERNACIONAIS: TRIBUNAL ARBITRAL DO ESPORTE (TAS/CAS) - INSTÂNCIAS ADMINISTRATIVAS VINCULADAS AO TAS/CAS (FIFA, COI, WADA, ENTRE OUTROS) - PROCEDIMENTOS NAS

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

INSTÂNCIAS ADMINISTRATIVAS - PROCEDIMENTOS NO TAS/CAS - JUSTIÇA DESPORTIVA NACIONAL - REGIME CONSTITUCIONAL DO DESPORTO NACIONAL (ASPECTOS MATERIAIS E PROCESSUAIS) - OS SUPERIORES TRIBUNAIS DE JUSTIÇA (STJDS) - AS INSTÂNCIAS INFERIORES (TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DESPORTIVA - TJDS) - O CÓDIGO BRASILEIRO DE JUSTIÇA DESPORTIVA E O PROCESSO DESPORTIVO BRASILEIRO - A LIDE DESPORTIVA - PRINCÍPIOS PROCESSUAIS - LEGITIMIDADE ATIVA E PASSIVA - DENÚNCIA - DEFESA - INSTRUÇÃO - JULGAMENTO - PRONUNCIAMENTOS (DECISÕES E SENTENÇAS) - EFEITOS E EXECUÇÃO - RECURSOS (E EFEITOS) - COISA JULGADA E PRECLUSÃO. CRIMINALIDADE ECONÔMICA, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E GLOBALIZAÇÃO CRIMINALIDADE ECONÔMICA, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E GLOBALIZAÇÃO. LAVAGEM DE DINHEIRO, CORRUPÇÃO, DELAÇÃO PREMIADA E ACORDO DE LENIÊNCIA. OS MODERNOS MECANISMOS DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E A INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA. SIGILO NO PROCESSO PENAL: O SIGILO BANCÁRIO, FISCAL E A CRIMINALIDADE ECONÔMICA. ORDEM ECONÔMICA, TRIBUTÁRIA E FINANCEIRA E CRIMINALIDADE ORGANIZADA. OS DELITOS CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E OS CRIMES TRIBUTÁRIOS. DELITOS CONTRA AS RELAÇÕES DE CONSUMO E A SOCIEDADE GLOBALIZADA.

O NOVO CPC/2015 E A PETIÇÃO INICIAL ESTUDO LÓGICO, PROCESSUAL E MATERIAL DAS PRINCIPAIS AÇÕES JUDICIAIS, UTILIZADAS PELAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, ATRAVÉS DO EXAME DA LEGISLAÇÃO PROCESSUAL COMUM, DE EXECUÇÃO, CAUTELAR, ESPECIAL OU EXTRAVAGANTE, COM APOIO DA DOUTRINA ABALIZADA E JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS, COM APRESENTAÇÃO DE CASOS CONCRETOS, POSSIBILITANDO AO DISCENTE A ELABORAÇÃO DE PEÇAS PROCESSUAIS, QUE ATENDAM ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS. DIREITO DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS DIREITO SOCIETÁRIO. SOCIEDADE ANÔNIMA. MERCADO DE CAPITAIS. INTRODUÇÃO À SOCIEDADE ANÔNIMA. MERCADO DE CAPITAIS. A AÇÃO. OUTROS VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA SOCIEDADE ANÔNIMA. CAPITAL SOCIAL. CONSTITUIÇÃO. ÓRGÃOS SOCIETÁRIOS. ADMINISTRAÇÃO DA COMPANHIA. RELAÇÕES DE PODER NA COMPANHIA. RESULTADOS SOCIAIS.

MEDICINA LEGAL I MEDICINA LEGAL, NO CONCEITO DO EMINENTE PROFESSOR FLAMÍNIO FÁVERO, É UMA CIÊNCIA QUE UTILIZA OS CONHECIMENTOS DA MEDICINA E DE CIÊNCIAS AFINS PARA A CRIAÇÃO E A APLICAÇÃO DE LEIS QUE DELES NECESSITAM, OU SEJA, COMO INSTRUMENTO USA OS CONHECIMENTOS MÉDICOS, VISANDO COMO FIM A PRODUÇÃO E A APLICAÇÃO DE NORMAS. NA PRODUÇAO DE NORMAS ELA SE MANIFESTA NA ASSESSORIA TÉCNICO-LEGISTIVA PRESTADA POR MÉDICOS. NA APLICAÇÃO DA NORMA, SEJA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SEJA NA PRIVADA, SEJA EM ASSUNTOS MERAMENTE ADMINISTRATIVOS, SEJA EM QUESTÕES CONTROVERSAS NOS TRIBUNAIS, A MEDICINA LEGAL PARTICIPA POR MEIO DE ATESTADOS MÉDCICOS, PERÍCIAS, PARECERES ETC. POR ISSO, OS OPERADORES DO DIREITO (ADVOGADOS, MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E MEMBROS DO PODER JUDICIÁRIO, DELEGADOS DE POLÍCIA) DEVEM TER CONHECIMENTOS DE MEDICINA LEGAL PARA ATUAREM COM MÁXIMA EFICIÊNCIA EM TODOS OS RAMOS DO DIREITO. NO ÂMBITO DO PROCESSO PENAL, SEMPRE QUE RESTAREM VESTÍGIOS MATERIAS DE DELITOS QUE ATINGEM UMA PESSOA, A INTERVENÇÃO DA MEDICINA LEGAL É IMPOSTA PELO CPP.

CRIMINOLOGIA I OS TEMAS PROPOSTOS DARÃO VISÃO GLOBAL DA EVOLUÇÃO DA CRIMINOLOGIA EM CADA FASE DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, COM DESTAQUE PARA OS PRINCIPAIS PENSADORES DE CADA ÉPOCA ENFOCADA. A PARTIR DO ESTUDO DAS ESCOLAS PENAIS SERÃO ANALISADAS AS DIFERENÇAS ENTRE A CRIMINOLOGIA TRADICIONAL E A CONTEMPORÂNEA E OS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DE CADA CORRENTE FILOSÓFICA. O CURSO PROPOSTO TAMBÉM INCLUIRÁ ESTUDOS DE VITIMOLOGIA, COM SEUS TEMAS ATUAIS, MOSTRANDO A DIFERENCIAÇÃO DE SEU OBJETO DE ESTUDO COM O DA CRIMINOLOGIA.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

PSICOLOGIA JUDICIÁRIA NA ATUALIDADE A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO VALORIZA A INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS, INDICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM CAMINHO MAIS CERTEIRO PARA A REFLEXÃO DE DIVERSOS DILEMAS QUE ASSOLAM A HUMANIDADE. ASSIM, QUESTÕES ENVOLVENDO AS ÁREAS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, AS RELAÇÕES FAMILIARES CONTEMPORÂNEAS, OS PARADIGMAS DA DOENÇA MENTAL ATINENTES À CRIMINALIDADE E SEU JULGAMENTO, A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, A ATENÇÃO AO IDOSO, EVIDENCIAM A NECESSIDADE DO SABER PSICOLÓGICO PARA A COMPREENSÃO E GERENCIAMENTO DAS SITUAÇÕES. NA SOCIEDADE ATUAL RAPIDAMENTE OS PROBLEMAS SÃO JUDICIALIZADOS, O QUE FORÇOSAMENTE EXIGIRÁ DO PROFISSIONAL DAS CIÊNCIAS HUMANAS UM OLHAR AMPLIADO E MELHOR INSTRUMENTALIZADO EM FACE DOS CONFLITOS EXISTENTES NA SOCIEDADE. E, POR ASSIM DIZER, NECESSARIAMENTE PSICOLOGIA E DIREITO CAMINHAM JUNTAS, ABRINDO TAMBÉM UM FLANCO QUE PERMITE A VISÃO INTERDISCIPLINAR INSERIR-SE EM OUTROS ASSUNTOS TAIS COMO A BIOÉTICA, AS DISCUSSÕES DE GÊNERO, A VIOLÊNCIA E TANTOS OUTROS. CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS PASSAM A SER EXIGIDOS NOS CONCURSOS DE INGRESSO ÀS CARREIRAS PÚBLICAS, COMO POR EXEMPLO, A MAGISTRATURA (RESOLUÇÃO Nº 75 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA), LEGITIMANDO A NECESSIDADE DA INTERDISCIPLINARIEDADE.

DIREITO TRIBUTÁRIO E AS BOAS PRÁTICAS ESTUDO DO PAPEL ATRIBUÍDO TANTO À ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA QUANTO ÀS EMPRESAS EM FACE DA LEGISLAÇÃO ANTICORRUPÇÃO BRASILEIRA E COMPARATIVO COM A LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL SOBRE O TEMA. EXECUÇÃO PENAL I PARTINDO DO ESTUDO DAS FINALIDADES DA PENA EM COTEJO COM OS OBJETIVOS EXPRESSOS DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL, O CURSO PERMITIRÁ AO ALUNO O EXAME CRÍTICO DAS COMPATIBILIDADES ENTRE A DINÂMICA PENAL E PROCESSUAL PENAL ESTUDADA DURANTE O CURSO DE DIREITO COM O MOMENTO CULMINANTE DA EFETIVAÇÃO DA PENA IMPOSTA. TENDO COMO PREMISSA OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS REFERENTES À EXECUÇÃO DA PENA, SERÁ, AINDA, FEITA A ANÁLISE DOS DISPOSITIVOS LEGAIS E DA EVOLUÇÃO JURISPRUDENCIAL, PERMITINDO AO ALUNO A REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DE ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS E A MAXIMIZAÇÃO DOS MANDAMENTOS CONSTITUCIONAIS NA SEARA DA EXECUÇÃO PENAL. DIREITO ELEITORAL DIREITO ELEITORAL. VIÉS CONSTITUCIONAL. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO ELEITORAL. DIREITOS POLÍTICOS. PARTIDOS POLÍTICOS. INELEGIBILIDADES E ELEGIBILIDADES. PROCESSO DE ELEIÇÃO. PROPAGANDA ELEITORAL.

OFICINA DE ARTIGO CIENTÍFICO METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA. DINÂMICA DO CONHECIMENTO JURÍDICO. MEIOS DE PUBLICAÇÃO NA ÁREA DO DIREITO. SUBMISSÃO DE ARTIGOS. ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. A ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO.

CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. O ESTUDO DIRECIONA-SE À TEORIA E À PRÁTICA DAS AÇÕES JUDICIAIS CONTRA A COMPETÊNCIA DISCRICIONÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. A COMPETÊNCIA DISCRICIONÁRIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS SÃO OS TEMAS CENTRAIS DESTE CRÉDITO. PRETENDE-SE ESTUDAR AINDA, SEMPRE EM ANÁLISE CRÍTICA DE RELAÇÃO COM A DISCRICIONARIEDADE ADMINISTRATIVA -: A) CONCEITOS JURÍDICOS INDETERMINADOS; B) ATOS POLÍTICOS; C) DESFIO DE FINALIDADE.

SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL E DIREITO COMUNITÁRIO ESTUDO DE TEMAS ESPECÍFICOS DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E DAS PRINCIPAIS E ESSENCIAIS FIGURAS ENVOLVIDOS, NOS SEUS ELEMENTOS E PREOCUPAÇÕES COMUNS, OBJETIVANDO

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

PROPORCIONAR AO ALUNO UMA VISÃO GERAL DAS MATÉRIAS ABORDADAS, APONTANDO, PRINCIPALMENTE, ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS, PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DO DIREITO QUE POSSA ESTAR APTO AO ENFRENTAMENTO DESTAS QUESTÕES, PELO BRASIL, DADA A SUA EXTENSÃO TERRITORIAL E A SUA IMPORTÂNCIA NO MUNDO GLOBALIZADO. MATÉRIA DE GRADUAL RELEVÂNCIA E AINDA POUCO DESENVOLVIDA EM NOSSO AMBIENTE ACADÊMICO.

OS CONTRATOS NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR A MATÉRIA TEM POR FINALIDADE REVISITAR O CONTRATO TRADICIONAL E APRESENTAR O NOVO CONTRATO REGRADO PELO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E SUA PROTEÇÃO PRÉ-CONTRATUAL, CONTRATUAL E PÓS-CONTRATUAL, A EFETIVIDADE, A INTERPRETAÇÃO, E A POSSIBILIDADE DE MODIFICAÇÃO DOS CONTRATOS DEFESA DA CONCORRÊNCIA - ANÁLISE DE JULGADOS INTRODUÇÃO SOBRE OS ASPECTOS DA DEFESA DA CONCORRÊNCIA: QUADRO ECONÔMICO RECENTE; QUADRO NORMATIVO RECENTE; FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS; ORDEM ECONÔMICA CONSTITUCIONAL, ORDEM ECONÔMICA E SEUS PRINCÍPIOS.

DIREITOS DO CONSUMIDOR NOS CONTRATOS DE TURISMO ESTUDAR OS CONTRATOS DE TURISMO EM FACE DA LEI 8078-1990 (CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR).

DIREITO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL DIREITO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. DIREITO MARCÁRIO. DIREITO PATENTÁRIO. DIREITO AUTORAL. MECANISMO DE RESOLUÇÃO EXTRAJUDICIAIS DE CONFLITOS NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM EM FACE DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, ADQUIRIU AINDA MAIOR IMPORTÂNCIA A RESOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL E CONSENSUAL DOS CONFLITOS. NESSA PERSPECTIVA, O NCPC REGULAMENTA, DE FORMA INOVADORA, A MEDIAÇÃO, O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL E TRAZ MODIFICAÇÕES IMPORTATNTES PARA FACILITAR A IMPLEMENTAÇÃO DA ARBITRAGEM. ASSIM, A DISCIPLINA TEM POR ESCOPO EXAMINAR A MEDIAÇÃO, ARBITRAGEM E O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL À LUZ DAS INOVAÇÕES TRAZIDAS PELO NCPC EM COTEJO COM A LEI DA ARBITRAGEM.

CUSTEIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO CRAF E NOS TRIBUNAIS FEDERAIS: UMA ANÁLISE JURISPRUDENCIAL ESTA PROPOSTA DE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UM ESTUDO DE CASUÍSTICA COM A FINALIDADE DE FIRMAR ENTENDIMENTO DA DISCIPLINA, COM BASE NA APLICAÇÃO LEGAL AOS CASOS CONCRETOS, AMPLIANDO HORIZONTES E FORMANDO SENSO CRÍTICO CIENTÍFICO E CONSTRUTIVO NOS ALUNOS.

CONTRAFRAÇÕES NO DIREITO ADMINISTRATIVO O CURSO TEM POR OBJETO A ANÁLISE DAS DETURPAÇÕES CONCEITUAIS EXISTENTES NO DIREITO ADMINISTRATIVO, DE MODO A POSSIBILITAR AO ALUNO UMA ANÁLISE CRÍTICA DA DISCIPLINA E, COM ISSO, COMBATER, DE MODO EFETIVO, O AUMENTO DA CORRUPÇÃO NO PAÍS. A PROPOSTA É QUE O ALUNO, MEDIANTE A ANÁLISE DE CASOS E O EXAME DOS CONCEITOS-CHAVE DA DISCIPLINA, ENTRE EM CONTATO COM OS PRINCIPAIS TEMAS, A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA, SEMPRE COM O INTUITO DE IDENTIFICAR E REAGIR ÀS DETURPAÇÕES CONCEITUAIS EXISTENTES NO DIREITO ADMINISTRATIVO.

TUTELA DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA TUTELA DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

DIREITOS HUMANOS DA PESSOA ACUSADA DIREITOS HUMANOS: HISTÓRIA E SUAS DETERMINAÇÕES SOCIAIS. DIREITOS FUNDAMENTAIS. AS MINORIAS. AS CATEGORIAS VULNERÁVEIS. LIBERDADES PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS. A JURISDIÇÃO COMO DIREITO SOCIAL. O ACUSADO COMO PARTE VULNERÁVEL. PRINCÍPIOS APLICÁVEIS AO TRATAMENTO DO ACUSADO NO PROCESSO. INTERESSES INDIVIDUAIS E INTERESSE PÚBLICO: CONFRONTO. SISTEMA NACIONAL DE TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS. O EIXO DO CURSO APÓIA-SE NA SUPOSIÇÃO DE QUE A PESSOA DE ALGUMA FORMA ACUSADA, SEJA SUSPEITA, ESTEJA EM CUMPRIMENTO DE CONDENAÇÃO CRIMINAL, INTEGRA UM GRUPO DE VULNERÁVEIS, DADA SUA DESIGUALDADE NO CONFRONTO COM O ESTADO REPRESSOR. COMO VULNERÁVEL, É BEM QUE SEJA SUJEITO DE NEGLIGÊNCIA NO RECONHECIMENTO E NA OBSERVAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS. O OBJETIVO DO CURSO É, PORTANTO, VERIFICAR A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO PENAL, DECORRENTES DA SISTEMÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS, ÀS PESSOAS ACUSADAS. JUSTIFICA-SE A ESCOLHA DO TEMA PORQUE SÃO AS CAMADAS SOCIALMENTE DESFAVORECIDAS O MAIOR DESTINATÁRIO DAS NORMAS PENAIS E PROCESSUAIS PENAIS, SENDO HISTÓRICA E BEM CONHECIDA A NEGLIGÊNCIA COM QUE FREQÜENTEMENTE SÃO TRATADOS OS INTEGRANTES DE TAIS CAMADAS NO ÂMBITO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, PRIVADOS OU ESTATAIS.

SEXTA-FEIRA - MATUTINO CARREIRAS JURÍDICAS: ATRIBUIÇÕES, DEVERES, DIREITOS E CONCURSO PÚBLICO O EXERCÍCIO DAS ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DAS CARREIRAS JURÍDICAS (MAGISTRATURA, MINISTÉRIO PÚBLICO, ADVOCACIA PÚBLICA E DEFENSORIA PÚBLICA) ESTÁ VINCULADO À OBSERVÂNCIA DE OBRIGAÇÕES E PRERROGATIVAS ESPECÍFICAS, DADA A RELEVÂNCIA DAS FUNÇÕES EXERCIDAS. É IMPORTANTE, PORTANTO, QUE O ESTUDANTE DE DIREITO CONHEÇA ESSAS CARREIRAS, SUA ÉTICA PROFISSIONAL, BEM COMO OS MECANISMOS DE CONTROLE, INTERNO E EXTERNO, A QUE ESTÃO SUBMETIDOS SEUS INTEGRANTES. MEDIANTE O ESTUDO DOS RESPECTIVOS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS, LEIS ORGÂNICAS, CÓDIGOS DE ÉTICA E DEMAIS ATOS NORMATIVOS PERTINENTES, ACOMPANHADO DE ANÁLISES CRÍTICAS DE CASOS PRÁTICOS, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DESSA LEGISLAÇÃO E O QUANTO SUA VIOLAÇÃO PODE COMPROMETER A CONFIANÇA DA SOCIEDADE NO SISTEMA JURISDICIONAL. O ESTADO, SOBERANIA E GLOBALIZAÇÃO O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO COLOCOU O ESTADO E O CONCEITO DE SUA SOBERANIA EM CRISE. A SOBERANIA DO ESTADO PASSA A SEGUNDO PLANO, SITUAÇÃO PERCEBÍVEL QUANTO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO GLOBAL E SEUAS IMPACTOS NOS DIREITOS HUMANOS E DIREITOS SOCIAIS A SEREM IMPLEMENTADOS PELO ESTADO BRASILEIRO. FASHION LAW A RELAÇÃO ENTRE O DIREITO DO TRABALHO E A MODA. ANÁLISE DE RISCO DE IMAGEM:OS ÓRGÃO DE PROTEÇÃO (ONGS E ASSOCIAÇÕES). A IMPRENSA.O CENÁRIO ATUAL: INVESTIDORES, MAGAZINES E TITULARES DAS MARCAS. TENDÊNCIAS. ESTILISTAS E COMPRADORES. FORNECEDORES DE MATÉRIA PRIMA. CONFECÇÕES E OFICINAS DE COSTURA – PRODUTOS ACABADOS E FACÇÃO. DESFILES, FEIRAS E EVENTOS. O VAREJO – PROMOTORES DE VENDAS, LOJAS E MAGAZINES E O COMÉRCIO. O CONSUMIDOR FINAL DIREITO COLETIVO DO TRABALHO NESTE PRIMEIRO MÓDULO, O PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO ESTUDARÁ TODA A BASE DOUTRINÁRIA QUE DEFINE E FUNDAMENTA O DIREITO COLETIVO DO TRABALHO, DANDO ÊNFASE ÀS PECULIARIDADES DA DISCIPLINA, BEM COMO UM ESTUDO DE TEMAS ATUAIS SOBRE O ASSUNTO.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

TEMAS POLÊMICOS DE DIREITO DAS SUCESSÕES O CONTEÚDO ENVOLVERÁ O ESTUDO DAS DIVERSAS POLÊMICAS DO DIREITO DAS SUCESSÕES, NOTADAMENTE A CONSTITUCIONALIDADE (OU NÃO) DOS DISPOSITIVOS DO CÓDIGO CIVIL REFERENTES A MATÉRIA, SUA APLICABILIDADE A SITUAÇÕES COMO A SUCESSÃO DO COMPANHEIRO DE VIDA HOMOAFETIVA (E POLIAFETIVA), A INSEMINAÇÃO PÓSTUMA E A SUCESSÃO NA FAMÍLIA SOCIOAFETIVA, SEM OLVIDAR AS RECENTES ALTERAÇÕES DA LEGISLAÇÃO ADJETIVA NO TOCANTE ÀS MEDIDAS JUDICIAIS CABÍVEIS NO ÂMBITO SUCESSÓRIO. O CURSO PROCURARÁ, POR FIM, APROXIMAR O DIREITO PÚBLICO DO PRIVADO, ENFRENTANDO O ATUAL MODELO DE PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO. PROCESSO PENAL, CRIMINALIDADE ECONÔMICA E TRANSNACIONAL A CRIMINALIDADE ECONÔMICA E TRANSNACIONAL SÃO ALGUNS DOS MAIORES PROBLEMAS DA SOCIEDADE GLOBALIZADA, DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, DA SOCIEDADE DAS COMUNIDADES E UNIÕES INTERNACIONAIS. REAFIRMANDO O EMBASAMENTO CONSTITUCIONAL DO DIREITO PROCESSUAL PENAL, EXISTE A NECESSIDADE DE CONSOLIDAR NOÇÕES E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, BEM COMO ESTUDAR LEIS PROCESSUAIS PENAIS EXTRAVAGANTES COM AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS, EM BUSCA DE ALTERNATIVAS VIÁVEIS E EFETIVAS À GARANTIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS E AO COMBATE À CRIMINALIDADE ECONÔMICA E TRANSNACIONAL. A DOUTRINA CONTEMPORÂNEA, NACIONAL E ESTRANGEIRA, BEM COMO AS TENDÊNCIAS JURISPRUDÊNCIAS SÃO ANALISADAS NESSE MÓDULO. A LEGISLAÇÃO DE DROGAS: NATUREZA MULTIDISCIPLINAR, ASPECTOS CRIMINAIS E NOVOS PROCEDIMENTOS INVESTIGATÓRIOS O CURSO ABORDARÁ O CARÁTER MULTIDISCIPLINAR DA LEI DE DROGAS - LEI 11.343/2006 - QUE ALÉM DE DEFINIR CRIMES, PENAS E INSTITUIR O PROCEDIMENTO CRIMINAL, TAMBÉM TRATOU A QUESTÃO COMO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, ESTABELECENDO POLÍTICAS A SEREM OBSERVADAS PELO PODER PÚBLICO E FIXANDO RESPONSABILIDADES E COMPETÊNCIAS. ALÉM DISSO, HAVERÁ A DISCUSSÃO DOS CRIMES E DAS PENAS PREVISTOS NA LEI, BEM COMO DO ATUAL ENTENDIMENTO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ACERCA DO TEMA. TAMBÉM SE PRETENDE TRATAR DOS PROCEDIMENTOS INVESTIGATÓRIOS DE INFILTRAÇÃO DE AGENTES, AÇÃO CONTROLADA, INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA, MEDIDAS ASSECURATÓRIAS (APREENSÃO, ARRECADAÇÃO E DESTINAÇÃO DOS BENS DO ACUSADO), DELAÇÃO PREMIADA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DENTRO DO ÂMBITO DA LEGISLAÇÃO DE DROGAS. POR FIM, TRATARÁ DAS ALTERAÇÕES DECORRENTES DA NOVA LEI DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO.

INTERNATIONAL ARBITRATION COURSE SUMMARY: THE COURSE OFFERS A THEORETICAL, PRACTICAL AND COMPREHENSIVE VIEW OF THE INTERNATIONAL ARBITRATION PROCESS FROM THE CONSTITUTION OF THE ARBITRAL TRIBUNAL TO THE HEARING ITSELF AND THE ULTIMATE ISSUANCE OF THE AWARD AND ITS VALIDITY IN BRAZIL OR ABROAD. THE APPROACH AIMS AT THE ACTIVE PARTICIPATION OF THE STUDENTS AND EMPHASIS WILL BE ON DISCUSSIONS AND ROLE-PLAYING EXERCISES WHICH GIVES THE PARTICIPANTS IMPORTANT EXPERIENCE IN THE HANDLING OF IMPORTANT ISSUES THAT FREQUENTLY ARISE IN AN ACTUAL INTERNATIONAL ARBITRATION, FROM BOTH AN ACADEMIC AND PRACTICAL STANDPOINT. INITIAL LECTURES WILL BE TAUGHT BY THE PROFESSOR AND ASSISTANTS (POS-GRADUATION STUDENTS OF PUC/SP) AND MOST CLASSES WILL HAVE A PRESENTATION BY STUDENTS FOLLOWED BY A MANDATORY DEBATE ON THE ISSUES PRESENTED. ALTHOUGH THE COURSE AND ITS READING MATERIAL ARE INTENDED TO REVIEW RELEVANT ASPECTS OF INTERNATIONAL ARBITRATION, THE STUDENTS WILL BE REQUIRED TO RELATE THEIR LESSONS WITH ACTUAL BRAZILIAN DECISIONS IN ORDER TO ESTABLISH BRAZIL’S ADHERENCE TO INTERNATIONAL PRACTICES.MANDATORY READING MATERIAL IN ENGLISH (ALL BOOKS ARE AVAILABLE AT THE MAIN LIBRARY). ADDITIONAL READING MATERIAL IN PORTUGUESE AND FRENCH (SOME ARE NOT AVAILABLE IN THE LIBRARY). SOME STUDENTS MAY BE CHOSEN TO TAKE PART IN THE PUC/SP TEAM TO THE WILLEM C. VIS INTERNATIONAL COMMERCIAL ARBITRATION MOOT, IN VIENNA OR HONG KONG.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

COURSE REQUIREMENTS: FLUENCY IN ENGLISH. PARTICIPANTS WILL BE EXPECTED TO DO SOME PREPARATORY READING FROM THE RECOMMENDED READINGS AND TO FAMILIARIZE THEMSELVES WITH THE PROBLEM, WHICH WILL BE USED IN THE ROLE PLAYING EXERCISES AND DISCUSSIONS. PARTICIPANTS WILL BE REQUIRED TO DRAFT PROCEDURAL ORDERS, MEMORANDUMS AND AN ARBITRATION AWARD THAT WILL BE CONSIDERED AS PART OF THE EXAMINATION. FURTHER SELECTED TOPIC-SPECIFIC MATERIALS WILL BE MADE AVAILABLE BEFORE EACH LECTURE, AND STUDENTS SHOULD FEEL FREE TO REQUIRE ASSISTANCE TO TEACHER WHEN AND IF NECESSARY DIREITO TRIBUTÁRIO E AS BOAS PRÁTICAS ESTUDO DO PAPEL ATRIBUÍDO TANTO À ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA QUANTO ÀS EMPRESAS EM FACE DA LEGISLAÇÃO ANTICORRUPÇÃO BRASILEIRA E COMPARATIVO COM A LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL SOBRE O TEMA. DIREITO URBANÍSTICO AS CIDADES E SUA EVOLUÇÃO. A TRANSFORMAÇÃO DAS NORMAS DE CUNHO URBANÍSTICO EM DIREITO URBANÍSTICO. O SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO E A POLÍTICA URBANA. PLANO E PLANEJAMENTO ESTATUTO DA CIDADE. PLANO DIRETOR- SUA APLICAÇÃO E INSTRUMENTALIDADE. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CIDADE.

REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS E MEMBROS DO PODER 1- INSERÇÃO DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL (RPPS) DENTRO DOS SISTEMAS PREVIDENCIÁRIO E DE SEGURIDADE SOCIAL BRASILEIROS. 2- ESTUDAR OS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DOS RPPS E AS REGRAS PARA INSTITUIÇÃO E EXTINÇÃO, PERTINÊNCIA SUBJETIVA, BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS, CUSTEIO E GESTÃO DOS RPPS, BEM COMO AQUELAS QUE DISCIPLINAM A FISCALIZAÇÃO DAS UNIDADES GESTORAS. 3- PANORAMA GERAL E PRINCIPAIS DISPOSIÇÕES LEGAIS QUE ESTRUTURAM OS RPPS A TÍTULO DE NORMAS GERAIS (LEIS NS. 9.711/98 E 10.887/04). 4- PERSPECTIVAS ATUAIS E FUTURAS DA MATÉRIA, COM ÊNFASE NAS PRINCIPAIS DISCUSSÕES JUDICIAIS E NA IMPLANTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS E MEMBROS DE PODER. MÓDULO DE DISCIPLINA OPTATIVA DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO REGIMES PRÓPRIOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS. PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA SERVIDORES PÚBLICOS. DIREITO URBANÍSTICO E CIDADES JUSTAS E SUSTENTÁVEIS AS FUNÇÕES DA CIDADE COMO A HABITAÇÃO, TRABALHO, LAZER E MOBILIDADE , O FENOMENO DA URBANIZAÇÃO ( CRESCIMENTO POPULACIONAL DA POPULAÇÃO URBANA EM MAIOR NÚMERO QUE A POPULAÇÃO QUE VIVEM EM ÁREAS RURAIS ) , A CONCENTRAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONOMICAS NAS CIDADES TEM SIDO OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DO ESTUDO DO URBANISMO E DO DIREITO URBANÍSTICO. O DIREITO URBANÍSTICO É UMA CAMPO DE CONHECIMENTO DO RAMO DO DIREITO PÚBLICO QUE ESTUDA OS ORDENAMENTOS JURÍDICOS URBANÍSTICOS QUE ENGLOBAM PRINCÍPIOS COMO O DAS FUNÇÕES SOCIAIS DA CIDADE, DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE, DA PROMOÇÃO DO DIREITO À CIDADES SUSTENTÁVEIS , LEGISLAÇÕES URBANAS DE PLANEJAMENTO E DE DISCIPLINAMENTO DAS FORMAS DE USO, OCUPAÇÃO, EDIFICAÇÃO E PARCELAMENTO DO SOLO URBANO , TAIS COMO O CAPÍTULO DE POLÍTICA URBANA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL , LEGISLAÇÕES NACIONAIS COMO ESTATUTO DAS CIDADES E O ESTATUTO DAS METROPOLES , LEI DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA, LEI FEDERAL DO PARCELAMENTO DO SOLO URBANO E AS LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS EM ESPECIAL OS PLANOS DIRETORES, LEIS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO, PLANOS URBANISTICOS. O DIREITO URBANÍSTICO TAMBÉM TEM COMO CAMPO DE ESTUDO OS INSTRUMENTOS E INSTITUTOS JURÍDICOS QUE VERSAM SOBRE A ESTRUTURA FUNDIÁRIA URBANA COMO A PROPRIEDADE E POSSE URBANA, USUCAPIÃO URBANO, CONCESSÃO DE USO ESPECIAL PARA

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

FINS DE MORADIA, DIREITO DE CONSTRUIR, DESAPROPRIAÇÃO PARA FINS URBANOS, ZONEAMENTOS DE INTERESSE ESPECIAL. O DIREITO URBANÍSTICO TEM CONTRIBUIDO COM ESTUDOS SOBRE FORMAS DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DOS HABITANTES DAS CIDADES A UMA CONDIÇÃO ADEQUADA DE VIDA URBANA TENDO COMO DIREITO ESTRUTURANTE O DIREITO À CIDADE , AS FORMAS ADEQUADAS DO USO DO ESPAÇO URBANO TENDO EM CONSIDERAÇÃO OS ESPAÇOS PÚBLICOS, O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NA PROMOÇÃO DA POLÍTICA URBANA , O DESENVOLVIMENTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NAS CIDADES E AS FORMAS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO HISTÓRICO E CULTURAL DAS CIDADES E A SUSTENTABILIDADE DAS CIDADES CONSIDERANDO OS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS COMO A POLUIÇÃO DO AR , A COLETA E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, O ABASTECIMENTO DE ÁGUA E PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS. A PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL NAS CIDADES E DO DIREITO À CIDADE, DAS FUNÇÕES SOCIAIS DA CIDADE, DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE, DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS CIDADES SÃO PRECEITOS CONSTITUCIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS URBANAS NAS CIDADES BRASILEIRAS. TENDO EM VISTA QUE O BRASIL É UM PAÍS QUE CONCENTRA A MAIORIA DA SUA POPULAÇÃO NAS CIDADES, METRÓPOLES AGLOMERADOS URBANOS, VILAS E POVOADOS E A EXISTÊNCIA DE GRANDES DESIGUALDADES SOCIAIS EM NOSSAS CIDADES, ESTA DISCIPLINA PRETENDE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE DIREITO NUMA ÁREA TEMÁTICA NOVA MAS NECESSÁRIAS NO CAMPO DO ESTUDO DO DIREITO QUE DIZ RESPEITO AS QUESTÕES URBANAS. A DISCIPLINA PARA ATENDER ESTE OBJETIVO POSSIBILITARÁ AOS ALUNOS DO CURSO DE DIREITO UM MAIOR CONHECIMENTO SOBRE O DIREITO URBANÍSTICO NAS TEMÁTICAS DO DIREITO À CIDADE , PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO, DIREITO À MORADIA E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, DIREITO À PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICAS DAS CIDADES , EM ESPECIAL SOBRE OS INSTRUMENTOS LEGAIS E JURÍDICOS DE PROTEÇÃO DO DIREITO À CIDADE DE GRUPOS SOCIAIS E COMUNIDADES VULNERÁVEIS E QUE SOFREM PROCESSO DE DISCRIMINAÇÃO E EXCLUSÃO SOCIAL E TERRITORIAL NAS CIDADES.

DIREITO FUNDAMENTAL À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: SUBSTÂNCIA E PROCESSO A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA COMO DIREITO FUNDAMENTAL PRÓPRIO AFETO A POPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL, COMO FORMA DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL E DE COLOCA-LOS A SALVO DE QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO, EXPLORAÇÃO, OU VIOLÊNCIA. ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO E RESPECTIVOS INSTITUTOS DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DA FAMÍLIA INTEGRADA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTE. DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE EM PROMOVER A CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA DIGNA E SADIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE. SISTEMA DE PROTEÇÃO. TUTELA PROCESSUAL.

TUTELA PROCESSUAL COLETIVA: ASPECTOS GERAIS E DEFESA DO CONSUMIDOR E DO MEIO AMBIENTE O CURSO VERSARÁ SOBRE A TUTELA PROCESSUAL COLETIVA. ANALISAREMOS A PARTE GERAL DO PROCESSO COLETIVO (CONCEITO DE INTERESSES TRANSINDIVIDUAIS, PRINCÍPIOS, LEGITIMAÇÃO ATIVA E PASSIVA, LITISCONSÓRCIO E ASSISTÊNCIA, CAUSA DE PEDIR E PEDIDO, TUTELAS DIFERENCIADAS E DE URGÊNCIA, SENTENÇA, RECURSOS, COISA JULGADA E SEU ALCANCE E EXECUÇÃO COLETIVA), E DEPOIS CUIDAREMOS DE INSTRUMENTOS PROCESSUAIS ESPECÍFICOS, DENTRE ELES A AÇÃO POPULAR AMBIENTAL, O MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO, E OUTROS, OU SEJA, OS INSTRUMENTOS VOLTADOS À TUTELA METAINDIVIDUAL ESPECIALMENTE DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR E DO MEIO AMBIENTE. HAVERÁ UM FORTE ENFRENTAMENTO TEÓRICO DOS TÓPICOS, MAS TAMBÉM EVIDENCIAREMOS O ASPECTO PRÁTICO, COM ANÁLISE DE CASOS, A PERMITIR UMA COMPLETA COMPREENSÃO DO TEMA.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

QUARTA-FEIRA - NOTURNO HISTÓRIA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA – ESTADO E DIREITOS NO IMPÉRIO E NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1822-1930) A. A FORMAÇÃO DO CONSTITUCIONALISMO BRASILEIRO. I. A CONSTITUINTE DE 1823, B. A CARTA OUTORGADA DE 1.824(25 DE MARÇO): APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DO CONSTITUCIONALISMO IBÉRICO, I. DIREITOS E PRIVILÉGIOS NA CONSTITUCÃO IMPERIAL; II. ATO ADICIONAL DE 1834 E QUASE-FEDEREALISMO. A LEI DE INTERPRETAÇÃO E O NOVO MOVIMENTO DE CENTRALIZAÇÃO; III. A QUEDA DO IMPÉRIO E A CONSTITUIÇÃO; C. A CARTA REPUBLICANA DE 1.891; I. O GOLPE DE FLORIANO, A RENÚNCIA DE DEODORO; D. OS VÍCIOS DA REPÚBLICA VELHA (1891-1920); B. A REFORMA CONSTITUCIONAL DE 1.926 E AS CAUSAS PARA A REVOLUÇÃO DE 1.930; C. A CRIAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: EXPECTATIVAS; I. 1ª FASE (DEFESA DAS LIBERDADES CIVIS); II. 2ª. FASE (GARANTIA DO FEDERALISMO); III. A DOUTRINA BRASILEIRA DO HABEAS CORPUS. ESTADO E SOBERANIA: A PROTEÇÃO DA PESSOA HUMANA NO PLANO INTERNO E INTERNACIONAL O SURGIMENTO DO ESTADO MODERNO E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SOBERANIA. OS MOVIMENTOS E REVOLUÇÕES LIBERAIS DOS SÉCULOS XVII E XVIII(INGLATERRA, ESTADOS UNIDOS E FRANÇA) E A PROTEÇÃO DA PESSOA HUMANA. A FORMAÇÃO DO CONSTITUCIONALISMO SOCIAL A PARTIR DAS LUTAS DO SÉCULO XIX: TRABALHADORES E MULHERES INCLUÍDOS. REDESCREVENDO O CONCEITO DE SOBERANIA A PARTIR DA PROTEÇÃO À PESSOA HUMANA. O ESTADO E A SUA PROJEÇÃO PARA O SÉCULO XXI. AS TRANSFORMAÇÕES DO ESTADO MODERNO A PARTIR DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA. CRISES ECONÔMICAS E DIREITOS. OS DIREITOS HUMANOS NO PLANO INTERNO E INTERNACIONAL – SOBERANIA EM TRANSIÇÃO?. TEMAS ATUAIS EM DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO O PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO ESTUDARÁ OS TEMAS MAIS RELEVANTES E ATUAIS DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO, INCLINANDO-SE A UMA VISÃO CRÍTICA DO ORDENAMENTO JURÍDICO E A EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS PRÁTICOS E JURÍDICOS. O PRECEDENTE NO NOVO CPC PRECEDENTE. QUESTÕES PONTUAIS, INOVADORAS E POLÊMICAS ACERCA DO REGIME JURÍDICO DOS PRECEDENTES NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, COM ESTUDO INTEGRADO DE TEORIA E PRÁTICA. TUTELAS ESPECIAIS NO DIREITO DO TRABALHO DIREITOS FUNDAMENTAIS DO TRABALHADOR E OS PRINCÍPIOS DE DIREITO DO TRABALHO. RELAÇÃO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO. A PROTEÇÃO AO TRABALHO DO ADOLESCENTE E TRABALHO INFANTIL ARTÍSTICO. A PROTEÇÃO AO TRABALHO DA MULHER E À MATERNIDADE. O SISTEMA DE COTAS DE EMPREGADOS COM DEFICIÊNCIA E O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. OS ATLETAS PROFISSIONAIS NO DIREITO DO TRABALHO. A RELAÇÃO DE TRABALHO DOMÉSTICO E A LEI COMPLEMENTAR Nº 150/15. JORNADAS DE TRABALHO ESPECIAIS. MEIO AMBIENTE DO TRABALHO E NORMAS DE MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO. O ACIDENTE DE TRABALHO E REFLEXOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR: INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL, DANO MATERIAL E DANO ESTÉTICO. A PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. TEMAS POLÊMICOS DE DIREITO DA FAMÍLIA O CONTEÚDO ENVOLVERÁ O ESTUDO DAS PROFUNDAS E NOTÁVEIS TRANSFORMAÇÕES E PROGRESSO DO DIREITO DE FAMÍLIA NOS ÚLTIMOS ANOS EM DECORRÊNCIA DAS MODIFICAÇÕES NAS RELAÇÕES FAMILIARES E AS POLÊMICAS SURGIDAS DESSAS TRANSFORMAÇÕES, SOB A ÓTICA DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA E DO AFETO COMO VALOR JURÍDICO.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

PROCESSO PENAL CONTEMPORÂNEO E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS O EMBASAMENTO CONSTITUCIONAL DO DIREITO PROCESSUAL PENAL CONSOLIDA NOÇÕES E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, BEM COMO ESTUDA AS LEIS PROCESSUAIS PENAIS EXTRAVAGANTES E A EXECUÇÃO PENAL, COM AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS ANOS. A DOUTRINA NACIONAL E ESTRANGEIRA, BEM COMO AS TENDÊNCIAS JURISPRUDENCIAIS SERÃO ANALISADAS NESSE MÓDULO.

MEDICINA LEGAL I MEDICINA LEGAL, NO CONCEITO DO EMINENTE PROFESSOR FLAMÍNIO FÁVERO, É UMA CIÊNCIA QUE UTILIZA OS CONHECIMENTOS DA MEDICINA E DE CIÊNCIAS AFINS PARA A CRIAÇÃO E A APLICAÇÃO DE LEIS QUE DELES NECESSITAM, OU SEJA, COMO INSTRUMENTO USA OS CONHECIMENTOS MÉDICOS, VISANDO COMO FIM A PRODUÇÃO E A APLICAÇÃO DE NORMAS. NA PRODUÇAO DE NORMAS ELA SE MANIFESTA NA ASSESSORIA TÉCNICO-LEGISTIVA PRESTADA POR MÉDICOS. NA APLICAÇÃO DA NORMA, SEJA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SEJA NA PRIVADA, SEJA EM ASSUNTOS MERAMENTE ADMINISTRATIVOS, SEJA EM QUESTÕES CONTROVERSAS NOS TRIBUNAIS, A MEDICINA LEGAL PARTICIPA POR MEIO DE ATESTADOS MÉDCICOS, PERÍCIAS, PARECERES ETC. POR ISSO, OS OPERADORES DO DIREITO (ADVOGADOS, MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E MEMBROS DO PODER JUDICIÁRIO, DELEGADOS DE POLÍCIA) DEVEM TER CONHECIMENTOS DE MEDICINA LEGAL PARA ATUAREM COM MÁXIMA EFICIÊNCIA EM TODOS OS RAMOS DO DIREITO. NO ÂMBITO DO PROCESSO PENAL, SEMPRE QUE RESTAREM VESTÍGIOS MATERIAS DE DELITOS QUE ATINGEM UMA PESSOA, A INTERVENÇÃO DA MEDICINA LEGAL É IMPOSTA PELO CPP.

CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO ADMINISTRATIVO E JUDICIAL DIREITO TRIBUTÁRIO. FORMAS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE NO AMBITO ADMINISTRATIVO E JUDICIAL. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO. CONTENCIOSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO. REGULAÇÃO INTERNACIONAL DA INTERNET O CURSO VISA INTRODUZIR O ALUNO ÀS DIVERSAS NUANCES ACERCA DO IMPACTO DA INTERNET NO MUNDO JURÍDICO, BEM COMO SUA ESPARSA REGULAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL.

ESTUDO DIRECIONADO PARA O EXAME DE ORDEM DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITOS SOCIAIS E GARANTIAS INDIVIDUAIS. DIREITO FUNDAMENTAL SOCIAL. PROCESSO LEGISLATIVO E FONTES DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO. ORDEM E ECONÔMICA E ORDEM SOCIAL. SERVIDOR PÚBLICO PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTUDO DO ART. 40 DA CF. A PROTEÇÃO PREVIDENCIÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO PODER JUDICIÁRIO. COMPETÊNCIA. ÓRGÃOS; PETIÇÃO INICIAL. JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS; RESPONSABILIDADE CIVIL- AÇÕES REGRESSIVAS E NOVAS AÇÕES REGRESSIVAS;CRIMES CONTRA A SEGURIDADE SOCIAL ; EXECUÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES NA JUSTIÇA DO TRABALHO; NATUREZA TRIBUTÁRIA DAS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS- FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL; SÚMULAS VINCULANTES E REPERCUSSÃO GERAL

ACIDENTES E AMBIENTES DO TRABALHO E AS REPERCURSSÕES PARA AS EMPRESAS PERMITIR AOS ALUNOS OPTANTES APROFUNDAR O CONHECIMENTO REFLEXO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL MEDIANTE - POR PARADOXAL QUE POSSA PARECER - A DISCUSSÃO DE PONTOS BEM ESPECÍFICOS DA MATÉRIA, REFERENTES ÀS ÁREAS QUE COMPÕEM A SEGURIDADE BRASILEIRA. ÊNFASE, NO EIXO TEÓRICO, DOS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS GERAIS DA SEGURIDADE SOCIAL E ESPECÍFICOS DOS TEMAS SELECIONADOS (ACIDENTES DO TRABALHO, DEMAIS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO E IMPACTOS NA RESPONSABILIZAÇÃO E NA TRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS) PARA, DENTRO DESTA VISÃO, PERMITIR O CONHECIMENTO DA CONFIGURAÇÃO, NO PLANO LEGAL, DOS ASSUNTOS PERTINENTES. REFLEXÃO E DISCUSSÃO DAS PRINCIPAIS QUESTÕES MATERIAIS E PROCESSUAIS, ANALISADOS À LUZ DA JURISPRUDÊNCIA E DO ENTENDIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

IMPROBIDADE E CORRUPÇÃO: SISTEMAS DE COMBATE E RESPONSABILIZAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS E PARTICULARES PROTEÇÃO JURÍDICA DA PROBIDADE DENTRO E FORA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. RESPONSABILIZAÇÕES DAS LEIS 8.429/92 (LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA), 12.846/13 (LEI ANTICORRUPÇÃO), 8.666/93 (LEI GERAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS) E 12.527/11 (LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO).

TOMBAMENTO - FORMA DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO O DECRETO-LEI Nº 25/1937, QUE INTRODUZIU O INSTITUTO DO TOMBAMENTO NO BRASIL, FOI A PRIMEIRA FORMA DE MATERIALIZAÇÃO LEGISLATIVA DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE. TÊM SIDO MUITAS AS POLÊMICAS ACERCA DA RELAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM FACE DA INTERPRETAÇÃO CIVILISTA AINDA DOMINANTE SOBRE A NATUREZA E LIMITES DOS DIREITOS INDIVIDUAIS DE PROPRIEDADE, PARTICULARMENTE NO QUE TOCA AO CABIMENTO DE INDENIZAÇÃO AO PROPRIETÁRIO. DEVE-SE LEMBRAR QUE SE TRATA DE UMA DAS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO ESTADO SOBRE A PROPRIEDADE PRIVADA, DESTARTE, ANTE O FATO DAS POSSIBILIDADES EFETIVAS DE USO ECONÔMICO DO BEM TOMBADO, PRINCIPALMENTE SE BEM IMÓVEL, SEREM MUITO POUCO SIGNIFICATIVAS, O QUE DEU AO INSTITUTO UM CARÁTER PUNITIVO, HÁ INÚMERAS DISPUTAS DOUTRINÁRIAS E JURISPRUDENCIAIS SOBRE ELE. DIREITO FUNDAMENTAL À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: SUBSTÂNCIA E PROCESSO A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA COMO DIREITO FUNDAMENTAL PRÓPRIO AFETO A POPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL, COMO FORMA DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL E DE COLOCA-LOS A SALVO DE QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO, EXPLORAÇÃO, OU VIOLÊNCIA. ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO E RESPECTIVOS INSTITUTOS DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DA FAMÍLIA INTEGRADA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTE. DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE EM PROMOVER A CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA DIGNA E SADIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE. SISTEMA DE PROTEÇÃO. TUTELA PROCESSUAL.

DIREITO INFRACIONAL: SUBSTÂNCIA E PROCESSO CAPACITAR O ALUNO PARA O TRATO CIENTÍFICO E OPERACIONAL DA MATÉRIA CONCERNENTE AO ATO INFRACIONAL, CRIME OU CONTRAVENÇÃO PRATICADA POR PESSOA COM MENOS DE DEZOITO ANOS, PERMITINDO A CRÍTICA DO SISTEMA DE COIBIÇÃO DA CRIMINALIDADE INFANTO-JUVENIL, BEM COMO A ATUAÇÃO PROCESSUAL NESTE CAMPO PROFISSIONAL. ANALISANDO DESDE O CONCEITO E ATÉ O SISTEMA BRASILEIRO DE COIBIÇÃO DA CRIMINALIDADE INFANTO-JUVENIL; A INIMPUTABILIDADE PENAL; CARACTERIZAÇÃO DO ATO INFRACIONAL; MEDIDAS APLICÁVEIS; PROCEDIMENTO DE APURAÇÃO DE ATO INFRACIONAL. O SINASE (SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO) E A JUSTIÇA RESTAURATIVA.

BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS DIREITOS HUMANOS E BIOÉTICA. RESPONSABILIDADADE E LIMITES ÉTICOS E JURÍDICOS DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DO DIREITO. O PACIENTE FACE À BIOÉTICA E AO BIODIREITO: DIREITOS E VULNERABILIDADE. CONCEITO DE VIDA: FUNDAMENTOS LEGAIS E BIOLÓGICOS.

DIREITOS HUMANOS E REFUGIADOS A SITUAÇÃO DOS REFUGIADOS NO BRASIL E NO MUNDO. CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS. CONFLITOS INTERNACIONAIS CAUSADORES DE VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS, E ATENTADOS À DIGNIDADE DAS PESSOAS, COMO PROPULSORES DO AUMENTO DO NÚMERO DE REFUGIADOS E MIGRANTES FORÇADOS. TOLERÂNCIA E A SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL. MIGRANTES FORÇADOS E REQUERIMENTOS DE REFUGIO NO BRASIL. O ESTATUTO DOS REFUGIADOS. POLÍTICAS DE PROTEÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ASILADOS, REFUGIADOS E ESTRANGEIROS. JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS SUPERIORES BRASILEIROS, E CORTES INTERNACIONAIS.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

QUINTA-FEIRA - NOTURNO DIREITO E CINEMA A DISCIPLINA OFERECE UM ESTUDO CRÍTICO DA LINGUAGEM JURÍDICA, TENDO EM VISTA SUA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR COM O UNIVERSO IMAGÉTICO DA LINGUAGEM DO CINEMA, DE QUALIDADE ARTÍSTICA. ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO RIGOROSA DE FILMES E TEXTOS TEÓRICOS, A DISCIPLINA ESTUDA TEMAS DE RELEVÂNCIA TEÓRICA E PRÁTICA, QUE VISAM ALARGAR O UNIVERSO LINGUÍSTICO DO ALUNO E SUA CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO NECESSÁRIA AO BOM EXERCÍCIO DA PROFISSÃO JURÍDICA. ALÉM DA COMPREENSÃO RACIONAL DOS PROBLEMAS FILOSÓFICO-JURÍDICOS, OS CHAMADOS “CONCEITOS-IMAGEM” VIABILIZAM UMA COMPREENSÃO LOGOPÁTICA, RACIONAL E AFETIVA, CONCOMITANTE, COM ABERTURA PARA A BUSCA PERMANENTE DE VERDADES UNIVERSAIS. A LINGUAGEM DO CINEMA ESPELHA A CHAMADA PLURIPERSPECTIVA, OU SEJA, PODE FOCAR VÁRIOS PONTOS DE VISTA, AO MESMO TEMPO, A “PRIMEIRA PESSOA”, AQUELA QUE VÊ OU SENTE O PERSONAGEM, OU MOSTRAR A PERSPECTIVA DA CÂMERA, OU DE OUTRAS PESSOAS SECUNDÁRIAS. ELA MANIPULA, COM AGILIDADE, ESPAÇOS E TEMPOS DA AÇÃO, AVANÇA E RETROCEDE NO TEMPO, NUMA ABORDAGEM ONÍRICA E PERMITE, ATRAVÉS DO CORTE CINEMATOGRÁFICO, UMA POSSIBILIDADE INFINITA DE CONEXÕES, ABERTAS E PROBLEMÁTICAS PARA AS QUESTÕES FILOSÓFICO-JURÍDICAS QUE PROPÕE.

FORMAS DE ARGUMENTAÇÃO: VÁLIDAS, INVÁLIDAS E FALACIOSAS NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE LÓGICA APLICADAS ÀS FORMAS DE ARGUMENTAÇÃO (VÁLIDAS, INVÁLIDAS E FALACIOSAS), FREQUENTEMENTE ENCONTRADAS NA ATIVIDADE JURÍDICA. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO O PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO ESTUDARÁ O PROCESSO DO TRABALHO, APRESENTANDO TODAS AS REGRAS GERAIS E ESPECÍFICAS E O QUANTO É CABÍVEL A APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DO PROCESSO CIVIL, BEM COMO UM ESTUDO DE TEMAS ATUAIS SOBRE O ASSUNTO. EXECUÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO O PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO ESTUDARÁ A FASE EXECUTÓRIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO, APRESENTANDO TODAS AS REGRAS GERAIS E ESPECÍFICAS QUANTO À EXECUÇÃO TRABALHISTA, O QUANTO É CABÍVEL A APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DO PROCESSO CIVIL BEM COMO UM ESTUDO DE TEMAS ATUAIS SOBRE O ASSUNTO. O CPC/2015 APROXIMA O DIREITO BRASILEIRO DO COMMON LAW? A INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA E DOS PRECEDENTES JUDICIAIS NA ATUAÇÃO JURISDICIONAL BRASILEIRA A ANÁLISE E O EMPREGO DA JURISPRUDÊNCIA E DOS PRECEDENTES JUDICIAIS SÃO UMA CONSTANTE ROTINA DE TODOS OS QUE ESTUDAM E TRABALHAM COM O DIREITO, O QUE, DE CERTO MODO, TÊM SIDO CADA VEZ MAIS FACILITADOS PELA PUBLICAÇÃO DE DECISÕES JUDICIAIS EM SITIOS OFICIAIS DOS TRIBUNAIS BRASILEIROS. NADA OBSTANTE O SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO TER SIDO CONCEBIDO SOB AS BASES DA FAMÍLIA DO DIREITO DO CIVIL LAW - E, PORTANTO, TER COMO APOIO PREDOMINANTE AS NORMAS, ISTO É, OS TEXTOS EMANADOS PELO PODER LEGISLATIVO, NÃO SE PODE DEIXAR DE RECONHECER QUE A JURISPRUDÊNCIA E OS PRECEDENTES JUDICIAIS SÃO COMPONENTES QUE CONFEREM COESÃO E HARMONIA AO SISTEMA JURÍDICO. NA REALIDADE, PODE-SE CONCLUIR QUE A JURISPRUDÊNCIA E OS PRECEDENTES JUDICIAISSÃO ELEMENTOS FORMADORES E TRANSFORMADORES DA ESTRUTURA DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO, RAZÃO PELA QUAL SE FAZ NECESSÁRIO O ESTUDO DE QUAIS ESPÉCIES DE DECISÕES JUDICIAIS (QUE FORMAM A JURISPRUDÊNCIA OU QUE REPRESENTAM PRECEDENTES) CUMPREM ESSE PAPEL ESTRUTURANTE, BEM COMO O PORQUÊ E EM QUE MEDIDA ASSIM O FAZEM.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

DIREITO DO CONSUMIDOR CONSTITUCIONAL

OS ALUNOS CONHECERÃO AS NORMAS E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS RELATIVOS À PROTEÇÃO DO

CONSUMIDOR, BEM COMO SERÃO EXAMINADOS OS CONCEITOS, POLÊMICAS E REPERCUSSÕES DA

CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO CONSUMERISTA, VISANDO À SUA EFETIVIDADE.

PSICOLOGIA JUDICIÁRIA NA ATUALIDADE A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO VALORIZA A INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS, INDICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM CAMINHO MAIS CERTEIRO PARA A REFLEXÃO DE DIVERSOS DILEMAS QUE ASSOLAM A HUMANIDADE. ASSIM, QUESTÕES ENVOLVENDO AS ÁREAS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, AS RELAÇÕES FAMILIARES CONTEMPORÂNEAS, OS PARADIGMAS DA DOENÇA MENTAL ATINENTES À CRIMINALIDADE E SEU JULGAMENTO, A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, A ATENÇÃO AO IDOSO, EVIDENCIAM A NECESSIDADE DO SABER PSICOLÓGICO PARA A COMPREENSÃO E GERENCIAMENTO DAS SITUAÇÕES. NA SOCIEDADE ATUAL RAPIDAMENTE OS PROBLEMAS SÃO JUDICIALIZADOS, O QUE FORÇOSAMENTE EXIGIRÁ DO PROFISSIONAL DAS CIÊNCIAS HUMANAS UM OLHAR AMPLIADO E MELHOR INSTRUMENTALIZADO EM FACE DOS CONFLITOS EXISTENTES NA SOCIEDADE. E, POR ASSIM DIZER, NECESSARIAMENTE PSICOLOGIA E DIREITO CAMINHAM JUNTAS, ABRINDO TAMBÉM UM FLANCO QUE PERMITE A VISÃO INTERDISCIPLINAR INSERIR-SE EM OUTROS ASSUNTOS TAIS COMO A BIOÉTICA, AS DISCUSSÕES DE GÊNERO, A VIOLÊNCIA E TANTOS OUTROS. CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS PASSAM A SER EXIGIDOS NOS CONCURSOS DE INGRESSO ÀS CARREIRAS PÚBLICAS, COMO POR EXEMPLO, A MAGISTRATURA (RESOLUÇÃO Nº 75 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA), LEGITIMANDO A NECESSIDADE DA INTERDISCIPLINARIEDADE.

MEDICINA LEGAL I MEDICINA LEGAL, NO CONCEITO DO EMINENTE PROFESSOR FLAMÍNIO FÁVERO, É UMA CIÊNCIA QUE UTILIZA OS CONHECIMENTOS DA MEDICINA E DE CIÊNCIAS AFINS PARA A CRIAÇÃO E A APLICAÇÃO DE LEIS QUE DELES NECESSITAM, OU SEJA, COMO INSTRUMENTO USA OS CONHECIMENTOS MÉDICOS, VISANDO COMO FIM A PRODUÇÃO E A APLICAÇÃO DE NORMAS. NA PRODUÇAO DE NORMAS ELA SE MANIFESTA NA ASSESSORIA TÉCNICO-LEGISTIVA PRESTADA POR MÉDICOS. NA APLICAÇÃO DA NORMA, SEJA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SEJA NA PRIVADA, SEJA EM ASSUNTOS MERAMENTE ADMINISTRATIVOS, SEJA EM QUESTÕES CONTROVERSAS NOS TRIBUNAIS, A MEDICINA LEGAL PARTICIPA POR MEIO DE ATESTADOS MÉDCICOS, PERÍCIAS, PARECERES ETC. POR ISSO, OS OPERADORES DO DIREITO (ADVOGADOS, MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO E MEMBROS DO PODER JUDICIÁRIO, DELEGADOS DE POLÍCIA) DEVEM TER CONHECIMENTOS DE MEDICINA LEGAL PARA ATUAREM COM MÁXIMA EFICIÊNCIA EM TODOS OS RAMOS DO DIREITO. NO ÂMBITO DO PROCESSO PENAL, SEMPRE QUE RESTAREM VESTÍGIOS MATERIAS DE DELITOS QUE ATINGEM UMA PESSOA, A INTERVENÇÃO DA MEDICINA LEGAL É IMPOSTA PELO CPP.

RECUPERAÇÃO JUDICIAL E SUA EVOLUÇÃO JURISPRUDENCIAL A DISCIPLINA FARÁ UM EXAME DOS PRINCIPAIS PRECEDENTES JURISPRUDENCIAIS NO EXAME DE MATÉRIAS ATRELADAS À CRISE DA EMPRESA E, EM ESPECIAL, AO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL, DE FORMA A MOSTRAR A EVOLUÇÃO DOS INSTITUTOS POR MEIO DO POSICIONAMENTO JURISPRUDENCIAL NESTE TEMA E NA

SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL E DIREITO COMUNITÁRIO ESTUDO DE TEMAS ESPECÍFICOS DO DIREITO DA INTEGRAÇÃO NAS AMÉRICAS, NA EUROPA E NA ÁSIA, COM FOCO PRINCIPAL NAS REALIDADES JURÍDICO, ECONÔMICA E POLÍTICA DA UNIÃO EUROPEIA E DO MERCOSUL, EM ESPECIAL DO BRASIL E DO DIREITO ADVINDO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS, NA REALIDADE DOS BLOCOS REGIONAIS E DAS SOBERANIAS DOS ESTADOS MEMBROS DE CADA BLOCO, BEM COMO DA RELAÇÃO DE TAIS BLOCOS COM O SISTEMA JURÍDICO INTERNACIONAL.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

DIREITOS HUMANOS E BIOÉTICA O CURSO DESTINA-SE AO ESTUDO, ANÁLISE E DISCUSSÃO, DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS TEMAS DOS DIREITOS HUMANOS DA ATUALIDADE. DENTRE ELES, SERÃO DESENVOLVIDOS OS SEGUINTES: “UNIVERSALISMO VERSUS O RELATIVISMO CULTURAL”; “DIREITOS DOS REFUGIADOS”; “DIREITO PENAL ATUAL, PRISÕES E TRATAMENTO DESUMANO, CRUEL E DEGRADANTE”; “DIREITO À MORTE DIGNA E CUIDADOS PALIATIVOS”, “DIREITO À EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS” E “PAZ, VIOLÊNCIA E CONFLITOS ARMADOS”. O CURSO SERÁ DESENVOLVIDO POR MEIO DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE OS TEMAS PROPOSTOS. NAS AULAS TEÓRICAS SERÃO APRESENTADOS OS TEMAS COM BASE EM DOUTRINA ESPECIALIZADA TANTO NACIONAL QUANTO ESTRANGEIRA. NAS AULAS PRÁTICAS SERÃO APRESENTADOS CASOS CONCRETOS PARA A ANÁLISE, DISCUSSÃO E REFLEXÃO. TODAS AS AULAS TERÃO CARÁTER MULTIDISCIPLINAR, UMA VEZ QUE SERÁ ANALISADO NÃO SÓ O ASPECTO JURÍDICO, COMO TAMBÉM O FILOSÓFICO, O PSÍQUICO, O SOCIAL, DENTRE OUTROS. DEFESA DA CONCORRÊNCIA - ANÁLISE DE JULGADOS INTRODUÇÃO SOBRE OS ASPECTOS DA DEFESA DA CONCORRÊNCIA: QUADRO ECONÔMICO RECENTE; QUADRO NORMATIVO RECENTE; FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS; ORDEM ECONÔMICA CONSTITUCIONAL, ORDEM ECONÔMICA E SEUS PRINCÍPIOS.

DIREITO ELEITORAL DIREITO ELEITORAL. VIÉS CONSTITUCIONAL. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO ELEITORAL. DIREITOS POLÍTICOS. PARTIDOS POLÍTICOS. INELEGIBILIDADES E ELEGIBILIDADES. PROCESSO DE ELEIÇÃO. PROPAGANDA ELEITORAL.

DIREITO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL DIREITO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. DIREITO MARCÁRIO. DIREITO PATENTÁRIO. DIREITO AUTORAL. IMPROBIDADE E CORRUPÇÃO: SISTEMAS DE COMBATE E RESPONSABILIZAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS E PARTICULARES PROTEÇÃO JURÍDICA DA PROBIDADE DENTRO E FORA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. RESPONSABILIZAÇÕES DAS LEIS 8.429/92 (LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA), 12.846/13 (LEI ANTICORRUPÇÃO), 8.666/93 (LEI GERAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS) E 12.527/11 (LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO).

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ESTUDO DAS CATEGORIAS JURÍDICAS FUNDAMENTAIS UTILIZADAS PARA A ELABORAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA DE PLANEJAMENTOS TRIBUTÁRIOS. A METODOLOGIA DO CURSO AGREGA A LEITURA DE TEXTOS CLÁSSICOS À COMPREENSÃO DE CASOS CONCRETOS E DA JURISPRUDÊNCIA DE TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS. NESTE CONTEXTO, SÃO TRABALHADAS NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO E DE PLANEJAMENTO; FORMAS DE PLANEJAMENTO E SUA DISTINÇÃO RELATIVAMENTE ÀS HIPÓTESES EM QUE HÁ PRÁTICA DE ILÍCITO PARA EVITAR O PAGAMENTO DE TRIBUTOS; A INTERPRETAÇÃO CONFERIDA PELA DOUTRINA E PELA JURISPRUDÊNCIA ÀS FORMAS DE PLANEJAMENTO USUALMENTE PRATICADAS; E A RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS ENVOLVIDAS NO PLANEJAMENTO.

OS CONTRATOS NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR A MATÉRIA TEM POR FINALIDADE REVISITAR O CONTRATO TRADICIONAL E APRESENTAR O NOVO CONTRATO REGRADO PELO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E SUA PROTEÇÃO PRÉ-CONTRATUAL, CONTRATUAL E PÓS-CONTRATUAL, A EFETIVIDADE, A INTERPRETAÇÃO, E A POSSIBILIDADE DE MODIFICAÇÃO DOS CONTRATOS DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL ESTUDAR OS PRINCÍPIOS DE DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL E A INTERPRETAÇÃO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA. DISCUTIR OS PRINCIPAIS CONCEITOS DE

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL. ANALISAR O CONCEITO DE DUPLA OU PLURITRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL SOBRE A RENDA DAS EMPRESAS. APLICAR AS MEDIDAS UNILATERAIS, BILATERAIS OU MULTILATERAIS PARA A ELIMINAÇÃO OU REDUÇÃO DA DUPLA OU PLURITRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL. ESTUDAR OS PRINCÍPAIS CASOS PRÁTICOS DA MATÉRIA. ACIDENTES E AMBIENTES DO TRABALHO E AS REPERCURSSÕES PARA AS EMPRESAS PERMITIR AOS ALUNOS OPTANTES APROFUNDAR O CONHECIMENTO REFLEXO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL MEDIANTE - POR PARADOXAL QUE POSSA PARECER - A DISCUSSÃO DE PONTOS BEM ESPECÍFICOS DA MATÉRIA, REFERENTES ÀS ÁREAS QUE COMPÕEM A SEGURIDADE BRASILEIRA. ÊNFASE, NO EIXO TEÓRICO, DOS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS GERAIS DA SEGURIDADE SOCIAL E ESPECÍFICOS DOS TEMAS SELECIONADOS (ACIDENTES DO TRABALHO, DEMAIS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO E IMPACTOS NA RESPONSABILIZAÇÃO E NA TRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS) PARA, DENTRO DESTA VISÃO, PERMITIR O CONHECIMENTO DA CONFIGURAÇÃO, NO PLANO LEGAL, DOS ASSUNTOS PERTINENTES. REFLEXÃO E DISCUSSÃO DAS PRINCIPAIS QUESTÕES MATERIAIS E PROCESSUAIS, ANALISADOS À LUZ DA JURISPRUDÊNCIA E DO ENTENDIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO. TRANSCONSTITUCIONALISMO, TRATADOS INTERNACIONAIS E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE A DISCIPLINA TRATADOS INTERNACIONAIS, CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE E O DIÁLOGO ENTRE JURISDIÇÕES TEM POR OBJETIVOS O ESTUDO DO FENÔMENO DO TRANSCONSTITUCIONALISMO E DO DIÁLOGO ENTRE AS DIVERSAS CORTES CONSTITUCIONAIS, ALÉM DA INFLUÊNCIA RECÍPROCA DAS DECISÕES QUE OS DIVERSOS TRIBUNAIS E CORTES CONSTITUCIONAIS EXERCEM ENTRE SI. A ANÁLISE DO FENÔMENO DA RECEPÇÃO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS E DO CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE DAS NORMAS INTERNAS EM FACE DO SEU CONTEÚDO TAMBÉM É OBJETO DE EXAME NA DISCIPLINA EM QUESTÃO. TUDO COM VISTAS AO ESTUDO DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE AS DIVERSAS NORMATIVAS VIGENTES NA COMUNIDADE INTERNACIONAL E SUA INTERCOMUNICAÇÃO, SEJAM ELAS DE ORDEM INTERNA, INTERNACIONAL, TRANSNACIONAL OU SUPRANACIONAL.

SEXTA-FEIRA - NOTURNO COMPREENDENDO O POSITIVISMO: O PENSAMENTO DE H. KELSEN A "TEORIA PURA DO DIREITO", QUE TEVE SUA PRIMEIRA VERSÃO PUBLICADA EM 1934, É DAS OBRAS MAIS IMPORTANTES DA TEORIA DO DIREITO NO SÉCULO XX. SEU AUTOR, HANS KELSEN VIENENSE NASCIDO NA CIDADE AUSTRÍACA DE PRAGA, EM 1881, É IDENTIFICADO COMA ESCOLA DE VIENA, ONDE LECIONOU POR UM PERÍODO 10 ANOS (1919-1929). INOVADOR DOS PENSAMENTOS POSITIVISTAS DE SUA ÉPOCA. A OBRA "TEORIA PURA DO DIREITO" APRESENTA O DESENVOLVIMENTO DE SUA TESE: A DEMONSTRAÇÃO DA CIÊNCIA DO DIREITO DE FORMA LÓGICA E APARTADA DE QUALQUER OUTRA ÁREA DE CONHECIMENTO, COMO A POLÍTICA, A ÉTICA, OS JUÍZOS DE VALORES, A MORAL, A SOCIOLOGIA, A PSICOLOGIA ETC. A PUREZA - SUA PROPOSTA METODOLÓGICA- SE DÁ EM RELAÇÃO À DOUTRINA, CIÊNCIA JURÍDICA, E NÃO AO DIREITO OBJETO DESTA ÚLTIMA, POIS A POLÍTICA É INERENTE AO PRÓPRIO DIREITO. A VISÃO DO DIREITO COMO UM SISTEMA HIERÁRQUICO, FUNDAMENTADO PELA GRUNDNORM É ATÉ HOJE A PERCEPÇÃO HEGEMÔNICA DA CIÊNCIA DO DIREITO NO BRASIL.

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO NESTE PRIMEIRO MÓDULO, O PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO ESTUDARÁ TODA A BASE DOUTRINÁRIA QUE DEFINE E FUNDAMENTA O DIREITO COLETIVO DO TRABALHO, DANDO ÊNFASE ÀS PECULIARIDADES DA DISCIPLINA, BEM COMO UM ESTUDO DE TEMAS ATUAIS SOBRE O ASSUNTO.

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

RECURSOS EM PROCESSO DO TRABALHO O PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO ESTUDARÁ OS RECURSOS CABÍVEIS NA JUSTIÇA DO TRABALHO, FAZENDO UM BREVE RELATO DOS PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DA FASE RECURSAL, COM PEÇAS PRÁTICAS E SUAS DIFICULDADES ATUAIS. DIREITO INTERNACIONAL: TEMAS CONTEMPORÂNEOS ESTUDO DE TEMAS ESPECÍFICOS DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E PRIVADO E DAS PRINCIPAIS E ESSENCIAIS FIGURAS ENVOLVIDOS, NOS SEUS ELEMENTOS E PREOCUPAÇÕES COMUNS, OBJETIVANDO PROPORCIONAR AO ALUNO UMA VISÃO GERAL DAS MATÉRIAS ABORDADAS, APONTANDO, PRINCIPALMENTE, ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS, PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DO DIREITO QUE POSSA ESTAR APTO AO ENFRENTAMENTO DESTAS QUESTÕES, PELO BRASIL, DADA A SUA EXTENSÃO TERRITORIAL E A SUA IMPORTÂNCIA NO MUNDO GLOBALIZADO. TRANSCONSTITUCIONALISMO, TRATADOS INTERNACIONAIS E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE A DISCIPLINA TRATADOS INTERNACIONAIS, CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE E O DIÁLOGO ENTRE JURISDIÇÕES TEM POR OBJETIVOS O ESTUDO DO FENÔMENO DO TRANSCONSTITUCIONALISMO E DO DIÁLOGO ENTRE AS DIVERSAS CORTES CONSTITUCIONAIS, ALÉM DA INFLUÊNCIA RECÍPROCA DAS DECISÕES QUE OS DIVERSOS TRIBUNAIS E CORTES CONSTITUCIONAIS EXERCEM ENTRE SI. A ANÁLISE DO FENÔMENO DA RECEPÇÃO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS E DO CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE DAS NORMAS INTERNAS EM FACE DO SEU CONTEÚDO TAMBÉM É OBJETO DE EXAME NA DISCIPLINA EM QUESTÃO. TUDO COM VISTAS AO ESTUDO DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE AS DIVERSAS NORMATIVAS VIGENTES NA COMUNIDADE INTERNACIONAL E SUA INTERCOMUNICAÇÃO, SEJAM ELAS DE ORDEM INTERNA, INTERNACIONAL, TRANSNACIONAL OU SUPRANACIONAL.

ASPECTOS ATUAIS DO CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL CONTRIBUIÇÕES INCIDENTES SOBRE A FOLHA DE SALÁRIOS. CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA- EXCLUSÕES POSSÍVEIS DA BASE CONTRIBUTIVA DO EMPREGADOR. DECISÕES DO CARF E DO JUDICIÁRIO EM MATÉRIA DE CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS. DESONERAÇÃO DA FOLHA DE SALÁRIOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS. CONTRIBUIÇÕES DO SAT – ASPECTOS PRÁTICOS DE APLICABILIDADE DAS ALÍQUOTAS. ANÁLISE RAT E DO FAP E DA LEGISLAÇÃO ADMINISTRATIVA E DECISÕES JUDICIAIS DA MATÉRIA. CUSTEIO DA APOSENTADORIA ESPECIAL. DEVERES DA EMPRESA. JURISPRUDÊNCIA. ANÁLISE DAS ALÍQUOTAS PARA EMPRESA QUE UTILIZA EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA. CONTRIBUIÇÃO DA AGROINDÚSTRIA – ASPECTOS RELEVANTES E PRÁTICOS. CONTRIBUIÇÃO DA MICROEMPRESA E DAS EPPS. CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DEVIDAS PELAS PF EQUIPARADAS A EMPRESA. SUBSTITUIÇÃO DA BASE FOLHA DE SALÁRIOS PARA ALGUNS SEGMENTOS DA ECONOMIA. COFINS – ASPECTOS RELEVANTES. CONTRIBUIÇÕES DE TERCEIROS. DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA.

DIREITO URBANÍSTICO E CIDADES JUSTAS E SUSTENTÁVEIS AS FUNÇÕES DA CIDADE COMO A HABITAÇÃO, TRABALHO, LAZER E MOBILIDADE , O FENOMENO DA URBANIZAÇÃO ( CRESCIMENTO POPULACIONAL DA POPULAÇÃO URBANA EM MAIOR NÚMERO QUE A POPULAÇÃO QUE VIVEM EM ÁREAS RURAIS ) , A CONCENTRAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONOMICAS NAS CIDADES TEM SIDO OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DO ESTUDO DO URBANISMO E DO DIREITO URBANÍSTICO. O DIREITO URBANÍSTICO É UMA CAMPO DE CONHECIMENTO DO RAMO DO DIREITO PÚBLICO QUE ESTUDA OS ORDENAMENTOS JURÍDICOS URBANÍSTICOS QUE ENGLOBAM PRINCÍPIOS COMO O DAS FUNÇÕES SOCIAIS DA CIDADE, DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE, DA PROMOÇÃO DO DIREITO À CIDADES SUSTENTÁVEIS , LEGISLAÇÕES URBANAS DE PLANEJAMENTO E DE DISCIPLINAMENTO DAS FORMAS DE USO, OCUPAÇÃO, EDIFICAÇÃO E PARCELAMENTO DO SOLO URBANO , TAIS COMO O CAPÍTULO DE POLÍTICA URBANA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL , LEGISLAÇÕES NACIONAIS COMO ESTATUTO DAS CIDADES E O ESTATUTO DAS METROPOLES , LEI DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA, LEI FEDERAL DO PARCELAMENTO DO SOLO URBANO E AS LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS EM ESPECIAL OS PLANOS DIRETORES, LEIS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO,

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

PLANOS URBANISTICOS. O DIREITO URBANÍSTICO TAMBÉM TEM COMO CAMPO DE ESTUDO OS INSTRUMENTOS E INSTITUTOS JURÍDICOS QUE VERSAM SOBRE A ESTRUTURA FUNDIÁRIA URBANA COMO A PROPRIEDADE E POSSE URBANA, USUCAPIÃO URBANO, CONCESSÃO DE USO ESPECIAL PARA FINS DE MORADIA, DIREITO DE CONSTRUIR, DESAPROPRIAÇÃO PARA FINS URBANOS, ZONEAMENTOS DE INTERESSE ESPECIAL. O DIREITO URBANÍSTICO TEM CONTRIBUIDO COM ESTUDOS SOBRE FORMAS DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DOS HABITANTES DAS CIDADES A UMA CONDIÇÃO ADEQUADA DE VIDA URBANA TENDO COMO DIREITO ESTRUTURANTE O DIREITO À CIDADE , AS FORMAS ADEQUADAS DO USO DO ESPAÇO URBANO TENDO EM CONSIDERAÇÃO OS ESPAÇOS PÚBLICOS, O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NA PROMOÇÃO DA POLÍTICA URBANA , O DESENVOLVIMENTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NAS CIDADES E AS FORMAS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO HISTÓRICO E CULTURAL DAS CIDADES E A SUSTENTABILIDADE DAS CIDADES CONSIDERANDO OS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS COMO A POLUIÇÃO DO AR , A COLETA E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, O ABASTECIMENTO DE ÁGUA E PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS. A PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL NAS CIDADES E DO DIREITO À CIDADE, DAS FUNÇÕES SOCIAIS DA CIDADE, DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE, DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS CIDADES SÃO PRECEITOS CONSTITUCIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS URBANAS NAS CIDADES BRASILEIRAS. TENDO EM VISTA QUE O BRASIL É UM PAÍS QUE CONCENTRA A MAIORIA DA SUA POPULAÇÃO NAS CIDADES, METRÓPOLES AGLOMERADOS URBANOS, VILAS E POVOADOS E A EXISTÊNCIA DE GRANDES DESIGUALDADES SOCIAIS EM NOSSAS CIDADES, ESTA DISCIPLINA PRETENDE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE DIREITO NUMA ÁREA TEMÁTICA NOVA MAS NECESSÁRIAS NO CAMPO DO ESTUDO DO DIREITO QUE DIZ RESPEITO AS QUESTÕES URBANAS. A DISCIPLINA PARA ATENDER ESTE OBJETIVO POSSIBILITARÁ AOS ALUNOS DO CURSO DE DIREITO UM MAIOR CONHECIMENTO SOBRE O DIREITO URBANÍSTICO NAS TEMÁTICAS DO DIREITO À CIDADE , PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO, DIREITO À MORADIA E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, DIREITO À PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICAS DAS CIDADES , EM ESPECIAL SOBRE OS INSTRUMENTOS LEGAIS E JURÍDICOS DE PROTEÇÃO DO DIREITO À CIDADE DE GRUPOS SOCIAIS E COMUNIDADES VULNERÁVEIS E QUE SOFREM PROCESSO DE DISCRIMINAÇÃO E EXCLUSÃO SOCIAL E TERRITORIAL NAS CIDADES.

DIREITOS HUMANOS DA PESSOA ACUSADA DIREITOS HUMANOS: HISTÓRIA E SUAS DETERMINAÇÕES SOCIAIS. DIREITOS FUNDAMENTAIS. AS MINORIAS. AS CATEGORIAS VULNERÁVEIS. LIBERDADES PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS. A JURISDIÇÃO COMO DIREITO SOCIAL. O ACUSADO COMO PARTE VULNERÁVEL. PRINCÍPIOS APLICÁVEIS AO TRATAMENTO DO ACUSADO NO PROCESSO. INTERESSES INDIVIDUAIS E INTERESSE PÚBLICO: CONFRONTO. SISTEMA NACIONAL DE TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS. O EIXO DO CURSO APÓIA-SE NA SUPOSIÇÃO DE QUE A PESSOA DE ALGUMA FORMA ACUSADA, SEJA SUSPEITA, ESTEJA EM CUMPRIMENTO DE CONDENAÇÃO CRIMINAL, INTEGRA UM GRUPO DE VULNERÁVEIS, DADA SUA DESIGUALDADE NO CONFRONTO COM O ESTADO REPRESSOR. COMO VULNERÁVEL, É BEM QUE SEJA SUJEITO DE NEGLIGÊNCIA NO RECONHECIMENTO E NA OBSERVAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS. O OBJETIVO DO CURSO É, PORTANTO, VERIFICAR A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO PENAL, DECORRENTES DA SISTEMÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS, ÀS PESSOAS ACUSADAS. JUSTIFICA-SE A ESCOLHA DO TEMA PORQUE SÃO AS CAMADAS SOCIALMENTE DESFAVORECIDAS O MAIOR DESTINATÁRIO DAS NORMAS PENAIS E PROCESSUAIS PENAIS, SENDO HISTÓRICA E BEM CONHECIDA A NEGLIGÊNCIA COM QUE FREQÜENTEMENTE SÃO TRATADOS OS INTEGRANTES DE TAIS CAMADAS NO ÂMBITO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, PRIVADOS OU ESTATAIS. RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC O CURSO OBJETIVA ESTUDAR A RESPONSABILIDADE CIVIL NO CONTEXTO INOVADOR DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC), ENFOCANDO ASPECULIARIDADES E MUDANÇAS NA NOVA RESPONSABILIDADE CIVIL INTRODUZIDA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO PELO CDC, COM ÊNFASE NA RESPONSABILIDADE DO FORNECEDOR PELO FATO DO PRODUTO E DO SERVIÇO (ACIDENTES DE CONSUMO), RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS,

EMENTAS OPTATIVAS - 1º SEMESTRE DE 2016

RESPONSABILIDADE CIVIL COLETIVA E EXECUÇÃO NAS AÇÕES CIVIS COLETIVAS DE REPARAÇÃO DE DANOS AO CONSUMIDOR.