ementas comunicação visual

33
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHÃES ETEPAM PLANO DE CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO COMUNICAÇÃO VISUAL PLANO DE CURSO ENCAMINHADO À 1

Upload: dany-chasez

Post on 09-Aug-2015

377 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Ementa do curso Técnico em Comunicação Visual na Escola Técnica Estadual Professor Agamenom Magalhães - ETEPAM

TRANSCRIPT

Page 1: Ementas Comunicação Visual

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHÃES

ETEPAM

PLANO DE CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

COMUNICAÇÃO VISUAL

PLANO DE CURSO ENCAMINHADO À

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO-SEE,

PARA AUTORIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE MELHORIAS NO

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM COMUNICAÇÃO

1

Page 2: Ementas Comunicação Visual

IDENTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL

CNPJ 10.572.071/0718-00

Razão Social Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães

SIGLA ETEPAM

Esfera

Administrativa

Estadual

Endereço

Bairro

Município - Estado

CEP

Avenida João de Barros, 1769.

Espinheiro

Recife – Pernambuco

CEP: 52.021-180

Telefone

Telefone/Fax (81) 3427.0951

E-mail [email protected]

Área do Plano DESIGN

Curso Comunicação Visual

Carga Horária do

curso

810 horas

1. Justificativa e objetivos

2

Page 3: Ementas Comunicação Visual

1. 1 Justificativa

Com o objetivo de implementar melhorias no curso técnico profissionalizante em Comunicação Visual existente na Escola Técnica Professor Agamemnon Magalhães – ETEPAM foi instituída uma nova matriz curricular condizentes com o perfil profissional exigidos aos alunos egressos.

Neste sentido este curso pretende formar jovens, forjados com conhecimentos acadêmicos em Comunicação Visual com ênfase Design Gráfico, Computação Gráfica, Produção e Execução Gráfica, com foco na experiência prática, oferecendo formação técnica numa perspectiva de educação profissional.

O Curso Técnico em Comunicação Visual da ETEPAM foi estruturado a partir de pesquisas sobre o perfil do técnico em comunicação visual e baseou-se na matriz curricular anteriormente aplicada ao curso. A matriz atual e suas ementas foram elaboradas por Danielle Simões, Mestre, Doutoranda em design e Professora do Curso de Comunicação Visual da ETEPAM, Marina Ramires, Coordenadora do Curso de Comunicação Visual da ETEPAM e Turla Alquete, Professora do Curso de Comunicação Visual da ETEPAM, em julho de 2010.

Desta forma, a formação do Técnico em Comunicação Visual está fundamentada em três campos de atividades e tipos de saída: assistência de criação, assistência de Projeto e Produção Gráfica e Técnico em Comunicação Visual.

Assistência de criação: está baseado no apoio da execução de atividades de criação de peças gráficas baseado nos conhecimentos sobre a história do design, técnicas de construção visual, desenho, e ferramentas utilizadas na computação gráfica.

Assistência de produção: baseia-se no apoio da execução das atividades de produção gráficas respaldadas nos conhecimentos adquiridos em Produção Gráfica, Wedesign, Computação Gráfica, e Design de Superfície.

Conhecimento Técnico: Está baseado no conhecimento geral e técnico de Comunicação Visual e a formação tecnológica para execução das atividades geradoras do produto/projetos gráfico.

1.2 Objetivos 

3

Page 4: Ementas Comunicação Visual

Formar profissionais adequados ao mercado de trabalho, aptos a executarem projetos e produtos na área de Comunicação Visual com ênfase em design gráfico, de maneira precisa e ágil, passando pela assistência de criação dos projetos – podendo também lidar com a criação, montagem dos componentes de criação, fechamento de arquivos digitais, acompanhamento e execução do processo de impressão até a execução de acabamentos.

4

Page 5: Ementas Comunicação Visual

2. Requisitos de acesso

Os pretendentes ao curso de Técnico em Comunicação deverão está cursando concomitantes a partir do 2º ano e/ou terem concluído o ensino médio, conforme publicação em edital.

3. Público-alvo

O público alvo deste curso Técnico em Comunicação Visual da ETEPAM compreende a demanda proveniente de diversos campos de atuação dentre eles:

Oportunidade Profissional: Jovens e profissionais a procura de qualificação, habilitação e especialização.

Atividade Produtiva: Empresas de design; publicidade; arquitetura; informática; gráfica; indústria de embalagem; bureau de serviços gráficos rápidos; editoras; jornais; produtoras de vídeo e tv, clicherias, estamparias, entre outros.

Atividade Acadêmica: Professores e técnicos assistentes.

4. Número de vagas

Serão duas turmas de 45 alunos, sendo oferecidas 90 vagas.

5. Perfil do profissional

5.1 Assistente de Produção Gráfica

O assistente de produção gráfica da ETEPAM terá competências: de atuar na execução de atividades manuais relacionadas a montagem e ao acabamento de peças gráficas, calibragem de cores, fechamento de arquivos, acompanhamento de impressão, domínio das ferramentas de computação gráficas e manuseio de equipamentos gráficos.

5.2 Técnico em Comunicação Visual

O Técnico em Comunicação Visual da ETEPAM será forjado com princípios profissionais técnicos através das atividades de acompanhamento de impressão, execução de atividades manuais relacionadas montagem e ao acabamento das peças gráficas, discernimento cognitivo para compreender idéias de terceiros e reproduzi-las graficamente por meio das competências e habilidades construídas durante o curso, auxiliar na construção manutenção de websites e prestar assistência a produção de mídias contemporâneas. 5.3 Campo de atuação

5

Page 6: Ementas Comunicação Visual

O Técnico em Comunicacão Visual estará habilitado para atuar nos seguintes ramos: Gráficas, Bureau de serviços gráficos rápidos, Escritórios de Design, Agência de Publicidade, Editoras, Estamparias, Clicherias, Empresas de Embalagens, Produtoras de vídeo, Estúdios e outras empresas que possuam atividades relacioanadas ao campo de Comunicação Visual.

6. Organização Curricular

Este plano de curso encontra-se definido a partir da observação dos princípios norteadores da educação profissional, segundo critérios estabelecidos pela legislação vigente, conforme a Resolução CEB Nº4 de 08 de dezembro de 1999.

O curso está estruturado em três módulos, com uma saída intermediária: assistência de produção gráfica; os dois primeiros módulos com carga horária de 310 horas cada, e o último módulo com 270 horas, totalizando 890 horas. Está organizado de tal forma que o aluno adquira competências e habilidades em determinada tarefa, conjunto de tarefas ou de conhecimentos tecnológicos no ramo da atividade profissional escolhida, de modo que possa ingressar no mercado de trabalho após a conclusão do curso.

6

Page 7: Ementas Comunicação Visual

7. MATRIZ CURRICULAR

CURSO : Técnico em Comunicação VisualDURAÇÃO : 18 (dezoito) semanas Nº MÓDULOS : 3 Módulos C.H.S. : 15 horas C.H.T.: 890 (oitocentas e noventa horas)

Período de integralização curricular e terminalidade:O curso será desenvolvido num período de 14 a 18 meses aproximado.

MÓDULO 01 - NOTURNO pré-requisito

CÓDIGO DISCIPLINA CHS CHT

IPV Introdução ao Planejamento Visual 3 54

HDE História do Design 3 54

CG1 Computação Gráfica 1 3 54

PG1 Produção Gráfica 1 3 54

DEI Desenho e Ilustração 3 54

PIN Projeto Integrador 40

Total do Módulo 15 310

MÓDULO 02 – NOTURNO pré-requisito

CÓDIGO DISCIPLINA CHS CHT

WB1 Webdesign 1 CG1 3 54

PD1 Projeto de Design 1 IPV 3 54

PG2 Produção Gráfica 2 PG1 3 54

PIN Projeto Integrador 40

Total do Módulo 15 310

Saída Intermediária com Certificado de Assistente de Produção Gráfica.

Total de Horas – NOTURNO - 03 MÓDULOS890

EST Estágio Curricular Não Obrigatório 240

8. Ementas

DSU Design de Superfície IPV 3 54

CG2 Computação Gráfica 2 CG1 3 54

MÓDULO 03 – NOTURNO pré-requisito

CÓDIGO DISCIPLINA CHS CHT

PD2 Projeto de Design 2 PD1 3 54

PPE Prática Profissional Empreendedora 3 54

WB2 Webdesign 2 WB1 3 54

MDS Motion Design CG2 3 54

PCC Projeto de Conclusão de Curso PD1 3 54

Total do Módulo 15 310

Saída Final com Diploma de Técnico em Comunicação Visual

7

Page 8: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA História do Design no mundo e no Brasil e; a relação entre a arte e o design; modalidades de design;

panorama do design nos mercados mundial e brasileiro e o design como veículo de comunicação. Estudos dos grandes movimentos culturais de cada período.

DISCIPLINA HISTÓRIA DO DESIGN

CÓDIGO HDE MÓDULO: I CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Contextualizar o processo histórico das transformações estéticas e conceituais na História do Design, no mundo e no Brasil enfocando os movimentos social e cultural de cada período.

1. Contextualização Teórica:1.1 Origem da palavra;1.2 Natureza do design (objetivo, aplicação)1.3 Importância do surgimento do design;

2. História do surgimento:2.1. Primórdios da aparição do design;2.2. Revolução Industrial;2.3. Organização Industrial;2.4. Primeiros usos do termo Design;2.5. Surgimento do Design no Brasil

3. Linha do Tempo (Mundo e Brasil):Design Moderno3.1. 1900-09 Art and Crafts; Art Nouveau; Escola de Gasglaw Ford – Modelo T Cubismo e Futurismo Deutscher Werkbund3.2. 1910-19

Produção em massa Bauhaus De Stijl Dadaísmo, Surrealismo e Construtivismo

3.3. 1920-29 Art Decó O Estilo Internacional3.4. 1930-39 Streamling3.5. 1940-49 Design Italiano3.6. 1950-59 Escola de Ulm A BraunDesign Pós-Moderno3.7. 1960-69 Movimento Hippie3.8. 1970-79 Pop Art Radical Design3.9. 1980-Atual Design Sustentável

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BÜRDECK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. Tradução Freddy Van Camp. São Paulo, Edgard Blücher, 2006.

DENIS, Rafael Cardoso. O design brasileiro antes do design. São Paulo, Cosac Naify, 2005.

DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo, Edgard Blücher, 2000.

FORTY, Adrian. Objetos de desejo – design e sociedade desde 1750. São Paulo, Cosac Naify, 2008.

MEGGS, Philip B. História do design gráfico. Tradução Cid Knipel Moreira, São Paulo, Cosac Naify, 2009.

STUART, James. Design Gráfico: Uma História Concisa. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2001

TAMBINI, Michael. O design do século. Tradução de Cláudia Sant’Anna Martins. 2a edição brasileira. São Paulo, Editora Ática, 1999.

8

Page 9: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Tipos de Papel. Processos de Impressão. Pré-Impressão.

DISCIPLINA PRODUÇÃO GRÁFICA 1

CÓDIGO PG1 MÓDULO: I CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Contextualizar o egresso sobre a produção gráfica e as áreas de atuação.

Entender os tipos de papel para escolha correta para as variadas necessidades.

Conhecer os formatos de impressos por cortes econômicos de papel e cálculos de quantidade de insumos.

Entender como funciona a pré-impressão nos bureaus. E absorver a importância das provas (bonecas).

Conhecer os processos de impressão de gráficas rápidas e gráficas de grande porte.

1. Contextualização Teórica:1.1. O que é produção gráfica;

1.2. Áreas de atuação;2. Papel:

2.1. História do papel;2.2. Escolha do papel: Formação da pasta; Revestimento; Gramatura; Espessura; Opacidade; Lisura e Textura; Alvura e cor; Direção das Fibras; Formato de Fábrica2.6. Tipos de papel:

Classificação do papel; Papéis de imprensa; Papeis UWV/UWC/UWF/CWC/CWF; Papel Cartão; 2.4. Determinação do formato impresso; 2.5. Cálculo de formato final;3. Pré-Impressão

3.1. Escolha do Bureau3.2. Provas (Bonecas)

4. Processos de Impressão:4.1. Classificações dos processos;4.2. Relação custo X benfício4.3. Processos planográficos:

Litografia; Offset; Offset digital; Driografia (offset sem água)

4.4. Processos eletrográficos: Impressão digital; Eletrofotografia; Xerografia;4.5. Processos permeográficos:

Serigrafia; 4.6. Processos relevográficos: Flexografia; Tipografia; Xilografia;

4.7. Processos Encavográficos;4.8. Processos Híbridos;4.9. Processos digitais diversos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAER, Lorenzo. Produção gráfica. São Paulo: Senac, 1999

BANN, David. Novo manual de produção gráfica. Ed. Bookmam, 2010

BARBOSA, Conceição. Manual de Produção Gráfica. Principia Editora, 2009.

COLLARO, Antônio Celso. Produção gráfica: arte da mídia impressa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COLLARO, Antônio Celso. Produção visual e gráfica. Ed. Summus, 2005.

VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. Rio de Janeiro: 2AB, 2008.

9

Page 10: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Informática como interface da comunicação visual; Aplicabilidade básica e avançada do software

CorelDraw X5; Aplicabilidade básica e avançada do software Adobe Photoshop CS5;

DISCIPLINA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1

CÓDIGO CG1 MÓDULO: I CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS 54Contextualizar o egresso na importância da informática como suporte para seu trabalho. Auxiliar no conhecimento das partes que compõem os equipamentos tecnológicos de trabalho para designers.

Conhecer o software CorelDraw X5 em nível básico e avançado para auxiliar nos processos de criação e finalização de arquivos.

Conhecer o software Photoshop CS5 em nível básico e avançado para auxiliar nos processos de criação e finalização de arquivos.

1. Informática como interface para comunicação visual:1.1. Ambiente virtual;1.2. Sistemas operacionais;1.3. Hardware;1.4. Softwares;

1.5. Ferramentas de trabalho; 1.6. Internet; 1.7. Periféricos; 1.8. Suprimentos;

1.9. Sistemas de cores; 1.10. Imagem Vetorial x Bitmap; 1.11. Resolução e tamanho de imagem; 1.12. Armazenamento e transporte de imagem; 1.13. Gerenciamento de arquivos e fontes; 1.14. Formatos de arquivos; 1.15. Modelos e padrões de cores;

2. CorelDraw X5:2.1. Básico;

Introdução ao programa;Caixa de ferramentas;Criando figuras simples;Ferramenta forma;Contornos e Preenchimentos; Tipos de textos; Efeitos sobre o objeto;Figuras e Símbolos;Objetos em PowerClip;Linhas-guia;Criando e salvando arquivos;Importando e exportando documentos;Imprimindo páginas;Visualização de impressão;Preparando pra bureau de serviço;

2.2. Avançado;Uso das paletas de cores;Criando figuras complexas;Importando e Exportando – tipos de extensão;Impressão em ladrilho;Impressão com marcas de corte;Impressão com informações do arquivo;Impressão avançada;Tipos de alinhamento e distribuição;Trabalhando com bitmaps;Publicar na web;Tipos de publicação em PDF;

3. Adobe Photoshop CS5:3.1. Básico

Introdução ao programa;Barra de Ferramentas;Abrir e importar imagens;Começar e salvar uma imagem;Profundidade de bits;Ajustes básicos de tom e cor;Utilizando camadas;Seleção e colorização;Ferramenta Pen;Ferramenta de Texto;Ajustes;Filtros;Resolução de imagens para impressos;Resolução de imagens para web;Impressão

3.2. AvançadoAdobe Bridge;Câmera raw;Ajustes avançados de tom e cor;Mesclagem;Pintura digital;Filtros Inteligentes; Correção de imagens;

10

Page 11: Ementas Comunicação Visual

Ajuste de Nitidez;Máscaras e recortes;Salvar para web;Imagens em 3D;Automação de tarefas;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, de Maria Angela Serafim de. CorelDRAW X4.São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2008.

ANDRADE, Marcos Serafim de. Adobe Photoshop Cs4. São Paulo, Senac São Paulo, 2009.

ADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Utilização do ADOBE® PHOTOSHOP® CS5. California, 2010.

COREL CORPORATION. Guia do usuário da suíte de aplicativos gráficos CorelDRAW® X5. 2009.

JUNIOR, Gamba. Computação gráfica para designers: dialogando com caixinhas de diálogo. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

SEDDON, Tony. IMAGENS: um fluxo de trabalho digital criativo para designers gráficos. Porto Alegre, Editora Bookman, 2009.

11

Page 12: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Noções de desenho geométrico. Técnicas de ilustração. Desenho à mão livre. Vetorização de

Ilustrações.

DISCIPLINA DESENHO E ILUSTRAÇÃO

CÓDIGO DSI MÓDULO: I CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Compreender o ponto, reta, plano e perspectivas na aplicabilidade do desenho e ilustração para trabalhos gráficos.

Conhecer as técnicas de desenho à mão livre.

Desenvolver técnicas de vetorização de desenhos/ilustrações nos softwares CorelDraw e Photoshop.

Entender como o desenho de ilustração pode ser aplicado de diversas formas em peças gráficas.

1. Noções de Desenho Geométrico: 1.1. Elementos primitivos da geometria (ponto, reta, plano). 1.2. Estudo de ângulos 1.3. Perspectivas2. Fundamentos do desenho à mão livre: 2.1. Composição 2.2. Percepção visual 2.3. Proporção 2.4. Volume 2.5. Luz 2.6. Sombra 2.7. Cor3. Vetorização de ilustrações 3.1. Vetorização no Photoshop 3.2. Vetorização no CorealDraw4. Aplicação de desenho e ilustração em projetos gráficos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997

EDICIONES, Parramon. Fundamentos do desenho artístico. São Paulo: Martins Fontes, 2008

EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro. 2004.

HALLAWELL, Philip. A mão livre – a linguagem e as técnicas do desenho. São Paulo: Melhoramentos, 2006.

PIPES, Alan. Desenho para designers. São Paulo: Edgard Bluche, 2010.

SIMBLET, Sarah. Desenho. Porto: Civilizações, 2006.

12

Page 13: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Entender os conceitos de design e dos elementos que compõem o projeto gráfico. Aplicar os

conhecimentos básicos adquiridos sobre cor, contraste, tipografia, alinhamento, hierarquia da informação e criatividade em um projeto gráfico.

DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO VISUAL

CÓDIGO IPV MÓDULO: I CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Conhecer os elementos básicos de comunicação visual para aplicação em trabalhos gráficos.

Entender a percepção e abstração como elementos condutores da leitura visual de peças gráficas.

Conhecer as técnicas de expressão visual para enriquecer o resultado de trabalhos gráficos.

1. Elementos Básicos da Comunicação Visual1.1. Ponto1.2. Linha1.3. Forma1.4. Direção1.5. Tom1.6. Cor1.7. Textura1.8. Tipografia1.9. Escala1.10. Dimensão1.11. Movimento

2. Anatomia da mensagem visual2.1. Percepção2.2. Abstração

3. Técnicas de Expressão Visual3.1. Equilíbrio/Instabilidade3.2. Simetria / Assimetria3.3. Regularidade / Irregularidade3.4. Simplicidade/ Complexidade3.5. Unidade / Fragmentação3.6. Economia / Profusão3.7. Minimização / Exagero3.8. Previsibilidade / Espontaneidade3.9. Atividade / Estase3.10. Sutiliza / Ousadia3.11. Neutralidade / Ênfase3.12. Transparência / Opacidade3.13. Estabilidade / Variação3.14. Exatidão / Distorção 3.15. Planura / Profundidade3.16. Singularidade / Justaposição3.17. Sequencialidade / Acaso3.18. Agudeza / Difusão3.19. Repetição / Episocidade

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMBROSE, Gavin & HARRIS, Paul. Fundamentos de Design Criativo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. Editora: ESCRITURAS, 2009

LUPTON, Ellen & PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. Editora: LGE, 2007

SAMARA, Timothy. Elementos do Design: guia de estilo gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2010.

13

Page 14: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Acabamentos pré e pós-impressão. Fechamento de arquivo. Orçamento. Embalagem. Grandes

formatos.

DISCIPLINA PRODUÇÃO GRÁFICA 2

CÓDIGO PG2 MÓDULO: II CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Contextualizar o egresso com conceitos tecnológicos e embasamento teórico na escolha de suportes e processos de impressão.

Entender quais tipos de impressão deverão ser utilizados corretamente para os variados suportes.

Conhecer os processos de impressão e suas etapas.

Entender como a construção de orçamento no processo de impressão.

Conhecer as particularidades de impressão e acabamento de embalagens

1. Acabamentos na Pré-Impressão: 1.1. Cortes (com uso de facas); 1.2. Dobras; 1.3. Aplicações especiais (hot stamping, verniz, relevo, timbragem, plastificação, laminação, texturas, serrilhado, etc.);2. Fechamento de Arquivo:

2.1. Converter texto em curvas;2.2. Adicionar fontes;2.3. Marcas de cortes;2.4. Postcript e PDF;2.5. Biblioteca e link de imagens;2.6. Informações do arquivo;

3. Acabamentos na Pós-Impressão: 3.1. Refile; 3.2. Vincagem; 3.3. Cortes (com uso de facas);

3.4. Dobraduras;3.5. Encadernação;3.6. Capas;3.7. Execução das aplicações especiais (hot stamping,

verniz, relevo, timbragem, plastificação, laminação, texturas, serrilhado, etc.);4. Acompanhamento Gráfico: 4.1. Tipos de gráficas; 4.2. Boneca; 4.3. Provas;5. Construção de Orçamento: 5.1. Processo de impressão; 5.2. Formato (aberto e fechado); 5.3. Cor; 5.4. Tipo de papel ou outras superfícies; 5.5. Quantidade; 5.6. Acabamentos; 5.7. Número de páginas (capa e miolo); 5.8. Encadernação;6. Grandes Formatos 6.1 Tipos de formatos; 6.2. Materiais; 6.3. Layout; 6.4. Fechamento de arquivo; 6.5. Acabamento;7. Embalagem 7.1. Layout; 7.2. Arte final; 7.3. Arquivos; 7.4. Prova e conferência dos filmes e/ou CTP; 7.5. Faca de corte e vinco; 7.6. Acabamento;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAER, Lorenzo. Produção gráfica. São Paulo: Senac, 1999

BANN, David. Novo manual de produção gráfica. Ed. Bookmam, 2010

BARBOSA, Conceição. Manual de Produção Gráfica. Principia Editora, 2009.

COLLARO, Antônio Celso. Produção gráfica: arte da mídia impressa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COLLARO, Antônio Celso. Produção visual e gráfica. Ed. Summus, 2005.

VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. Rio de Janeiro: 2AB, 2008.

14

Page 15: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Tipos de Impressos. Publicações Editoriais. Diagramação.

DISCIPLINA PROJETO DE DESIGN 1

CÓDIGO PD1 MÓDULO: I CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Conhecer a evolução histórica e contextualizada dos impressos e publicações editoriais no Brasil e no mundo.

Entender a diagramação como fundamentadora de bons resultados no trabalho de harmonização, equilíbrio, disposição de imagens de peças gráficas, tendo em vista conceitos de ergonomia para direcionar as soluções.

Conhecer as características básicas dos impressos de baixa complexidade, bem como elementos fundamentais de cada um.

Conhecer os House Organs, Jornal, Catálogos, Revista e Livro na parte de diagramação e processo produtivo em gráficas.

Desenvolver a arte-finalização em peças gráficas formada por cadernos.

1. Impressos e publicações editoriais.1.1. Tipos de impressos1.2. História das publicações editoriais.

2. Diagramação.2.1. Legibilidade2.2. Tipografia e tipos de leituras2.3. Ilustração e texto2.4. Ergonomia (homem/informação/legibilidade)

3. Impressos de baixa complexidade3.1. Folder3.2. Cartaz3.3. Encarte3.4. Folheto3.5. Anúncio3.6. Convite3.7. Displays

4. Impressos de alta complexidade4.1. House Organ4.2. Jornal4.3. Catálogo4.4. Revista4.5. Livro

5. Arte-finalização de impressos em cadernos (livros, catálogos, revistas...)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMBROSE, Gavin & HARRIS, Paul. Fundamentos de Design Criativo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. Editora: ESCRITURAS, 2009

LUPTON, Ellen & PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. Editora: LGE, 2007

SAMARA, Timothy. Elementos do Design: guia de estilo gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2010.

SILVA, Rafael Sousa. Diagramação: planejamento visual gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus, 1985.

15

Page 16: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Contextualização Teórica; tipos de superfície; modos de executar; ferramentas para aplicação e

execução.

DISCIPLINA DESIGN DE SUPERFÍCIE

CÓDIGO DSP MÓDULO: II CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Oportunizar conhecimentos práticos e teóricos para criar e executar desenhos de superfície destinados a criação de material para os setores de moda, gráfico, e de interior considerando alguns fatores determinantes como: Design, processos, tecnologias e produção.

1. Contextualização Teórica: 1.1. Origem e História do Design de Superficie; 1.2. Perfil do profissional; 1.3. Áreas de sua atuação;2. As superfícies – onde são aplicadas:

2.1. Papelaria; 2.2. Têxtil (estamparia, tecelagem, jacquard, malharia, tapeçaria; 2.3. Cerâmica; 2.4. Vidros; 2.5. Materiais sintéticos; 2.6. Imagens digitais (sites, vídeos, jogos, etc.); 2.7. Decoração (papel de parede, adesivos);

3. Fundamentos do Design de Superfície: 3.1. Sintaxe visual do DS: Figuras ou motivos; Elementos de Preenchimento; Elementos de ritmo; 3.2. Princípios básicos e específicos; 3.3. Módulo e sua construção; Módulo; Encaixe dos motivos entre os módulos; Continuidade; Contiguidade; Repetição; Sistema de Repetição; Sistema alinhado, não alinhado e progressivo Composição sem encaixe;

4. Ferramentas de apoio: 4.1. Processos digitais: Corel Draw X5 Illustrator CS5 Photoshop CS5 Suite Fashion Studio – Design & Repeat

5. Aplicação e Execução 5.1. Técnicas de impressão em superfícies diversas

6. Estudo de caso da aplicação do DS em uma superfície; (sugestão para criação de DS aplicado à embalagens) 6.1. Etapas de Criação (identificação do problema, pesquisa de similares, geração de alternativas, produto final) 6.2. Criação do projeto final 6.3. Execução e acabamento

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GOMES, João Manuel Faria Ribeiro. Estamparia a metro e à peça. Editora Publindústria

RUBIM, Renata. Desenhando a Superfície. Edições Rosari

RUTHSCHILLING, Evelise Anicet. Design de Superfície. UFRGS Editora

HIGALGO, Marta R. Diseño de Estampados – de la idea al print final. Parramón Ediciones

16

Page 17: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Informática como interface da comunicação visual; Aplicabilidade básica e avançada do software Adobe

Illustrator CS5; Aplicabilidade básica e avançada do software Adobe InDesign CS5;

DISCIPLINA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2

CÓDIGO CG2 MÓDULO: II CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Contextualizar o egresso na importância da informática como suporte para seu trabalho. Auxiliar no conhecimento das partes que compõem os equipamentos tecnológicos de trabalho para designers.

Conhecer o software Adobe Illustrator CS5 em nível básico e avançado para auxiliar nos processos de criação e finalização de arquivos.

Conhecer o software Adobe InDesign CS5 em nível básico e avançado para auxiliar nos processos de criação e finalização de arquivos.

4. Adobe Illustrator CS5:1.1. Básico;

Introdução ao programa;Criando e salvando arquivos;Importando e exportando arquivos;Caixa de ferramentas;Ferramentas de Desenho;Ferramenta Manipulação de caminhos;Linhas e nósContornos e Preenchimentos; Textos; Paleta Pathfinder;Manipulando objetos;Camadas;Blend;Máscaras;Transparências;Imprimindo;

1.2. Avançado;Ações;Salvando imagens vetoriais para web;Exportando para web;Mapas de Imagens;Fatiamento;Fechamento de arquivo;Importação e exportação em PDF;Visualização de impressão;Saída para Impressão

5. Adobe InDesign CS5:2.1. Básico

Introdução ao programa;Barra de aplicativos;Painéis;Criando novo documento;Configurando réguas;Bleed e Slug;Cores e vetores;Trabalhando com frames;Páginas Mestres;Paginação Automática;Formatação de texto;Criar estilos de texto;Formatar Parágrafos;Text Wrap;Tabulação e Tabelas;importar imagens;Camadas;

2.2. AvançadoPainel Efeitos;Estilo de Parágrafos e Estilo de caracteres;Índice automático;Biblioteca;Fechamento de arquivo;Importação e exportação em PDF;Saída para Impressão

17

Page 18: Ementas Comunicação Visual

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SEDDON, Tony. IMAGENS: um fluxo de trabalho digital criativo para designers gráficos. Porto Alegre, Editora Bookman, 2009.

ADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Utilização do ADOBE® ILLUSTRATOR® CS5. California, 2010.

ADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Utilização do ADOBE® INDESIGN® CS5. California, 2010.

ANDRADE, Marcos Serafim de. Adobe InDesign Cs4. São Paulo, Senac São Paulo, 2009.

JUNIOR, Gamba. Computação gráfica para designers: dialogando com caixinhas de diálogo. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

18

Page 19: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Web design como interface da comunicação visual; Arquitetura da web; Elementos de interface;

metodologia de criação para web; Linguagens de programação; Aplicabilidade do software Dreamweaver CS5.

DISCIPLINA WEB DESIGN 1

CÓDIGO WD1 MÓDULO: II CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Contextualizar e formar o egresso com conceitos tecnológicos, critérios e procedimento, no campo da computação gráfica aplicados a comunicação pela internet, para desenvolver sua habilitação prática de execução das atividades pertinentes ao design gráfico para web site.

Conhecer as linguagens de programação para auxiliar nos processos de criação para web.

Conhecer o software Adobe Dreamweaver CS5 para auxiliar nos processos de criação para web.

6. Arquitetura da web6.1 Elementos de navegação;6.2 Navegação e interatividade no ciberespaço

7. Elementos da interface7.1 Background;7.2 Janelas;7.3 Painéis;7.4 Ícones;7.5 Menus;

8. Metodologia de criação para web9. Linguagens de programação

9.1 HTMLTags;Atributos;FormataçãoListas;Navegabilidade;Cores;Texto;TabelasFrames;Formulários;

9.2 CSS;Definindo as CSS;CSS inline, embedding, linking, importingSintaxe;Background;Text; Font; Border;Outline; Margin; Padding; List; Table;

4.3 JavaScript;Sintaxe;Objetos;Formulários;Lógica de programação

10. Ferramenta de produção5.1 Dreamweaver

Ferramentas de Trabalho;Propriedades da página;Elementos;Formatação;Âncoras e hiperligações;Imagens;Tabelas;Frames;Formulários;Layers;

11. Projetos para web6.1 Criação e gestão de sites

19

Page 20: Ementas Comunicação Visual

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Utilização do ADOBE® DREAMWEAVER® CS5. California, 2010.

GANNELL, Graig. O Guia Essencial De Web Design Com Css e Html. Rio de Janeiro, Editora Ciência Moderna, 2009.

JUNIOR, Gamba. Computação gráfica para designers: dialogando com caixinhas de diálogo. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

POWERS, Shelley. Aprendendo Javascript. São Paulo. Editora Novatec, 2010.

ROBBINS, Jennifer Niederst. Aprendendo Web Design. Porto Alegre, Editora Bookman, 2010.

SEDDON, Tony. IMAGENS: um fluxo de trabalho digital criativo para designers gráficos. Porto Alegre, Editora Bookman, 2009.

20

Page 21: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Identidade visual. Sistemas de sinalização.

DISCIPLINA PROJETO DE DESIGN 2

CÓDIGO PD2 MÓDULO: III CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Entender os processos criativos para desenvolvimento de marcas.

Desenvolver o senso estético e de normatização para desenvolvimento de manuais de identidade visual.

Compreender os sistema de sinalização vinculados a identidade visual.

Conhecer os processos práticos/Técnicos da sinalização de ambientes.

1. A contemporaneidade e o design gráfico1.1. Apenas marcas;1.2. Marcas e Valor agregado

2. Sistema de Identidade Visual2.1. Elementos primários – forma, cor, textura e

volume;2.2. Elementos secundários – tipografia, ilustrações,

campo de projetação visual e formas geométricas.3. Manual de Identidade Visual

3.1. Construção de marcas;3.2. Aplicações

4. Sinalização4.1. Sinalização externa - normas4.2. Sinalização interna – normas4.3. Sistema de informação verbal e pictórica

5. Sinalização5.1. Sinalização externa – materiais;5.2. Sinalização interna – materiais;5.3. Elementos de projeto – fluxo, plantas de

localização e manuais de uso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AAKER, David A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.ADG Brasil. O Valor do Design. São Paulo: SENAC, 2008.

ACCIOLY, Ana. Marcas de valor no mercado brasileiro. Rio de Janeiro: SENAC. 2003.

AMBROSE, Gavin & HARRIS, Paul. Fundamentos de Design Criativo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

CHAMMA, Norberto; PASTORELO, Pedro D. Marcas & Sinalização: praticas em design corporativo. São Paulo.SENAC, 2007.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997

FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos: Desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 1999

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. Editora: ESCRITURAS, 2009

LUPTON, Ellen & PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

MORAES, Anamaria de (Org.). Avisos, advertências e projetos de sinalização: ergodesign internacional. Rio de Janeiro: iUsEr, 2002.

MUNHOZ, Michelena; ROSITO, Daniella. Manual de Identidade Visual: guia para a construção. Rio de Janeiro:2AB, 2009.

NYEMEYER, Lucy. Elementos da Semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro.: 2AB, 2003.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2001.

RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. Editora: LGE, 2007

SAMARA, Timothy. Elementos do Design: guia de estilo gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2010.

VELHO, Ana Lúcia de Oliveira Leite. O design de sinalização no Brasil: a introdução de novos conceitos de 1970 a 2000. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

WHEELER, Alina. Design de identidade de marca. Porto Alegre, Bookman, 2008.

21

Page 22: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Web design como interface da comunicação visual; Aplicabilidade do software Flash CS5 com foco em

Web; Aplicabilidade dos sistemas de gerenciamento de conteúdo;

DISCIPLINA WEBDESIGN 2

CÓDIGO WD2 MÓDULO: I CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Contextualizar e formar o egresso com conceitos tecnológicos, critérios e procedimento, no campo da computação gráfica aplicados a comunicação pela internet, para desenvolver sua habilitação prática de execução das atividades pertinentes ao design gráfico para web site.

Conhecer os sistemas de gerenciamento de conteúdo para auxiliar nos processos de criação para web.

Conhecer o software Adobe Flash CS5 para auxiliar nos processos de criação e animação para web.

1. Flash para WebEspaço de trabalho;Painel Palco e Ferramentas;Linha do tempo;Criar e salvar um documento;Importar e exportar arquivos;Textp;Trabalhando com vetores;Preenchimento e contornos;Símbolos;Animação: shape, motion e frame to frameBiblioteca;Botões;Camadas;Criação de conteúdo acessível;ActionScript;Publicação e Exportação;Impressão de documentos;

2. Sistema de gerenciamento de conteúdo1.1. Wordpress

Conhecendo a estrutura do wordpress;Hierarquia de Arquivos no Tema;Conhecendo as Template Tags;WP Theme Framework;Definindo Header();Definindo o elemento Page;Definindo a Index;Definindo a Visualização de Post e Comentários;Definindo o Elemento de Categorias;Definindo a página do Autor;Campo de Busca;Página 404;Entendendo e configurando as Sidebars;

1.2. JoomlaInstalação do Joomla!; Tradução; Criando templates; Trabalhando com templates;Gestão de conteúdo; Configuração de menus e navegação; Formulário de contato;Gestão de usuário; Extensões adicionais;

3. Projetando em Joomla

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Utilização do ADOBE® FLASH® CS5. California, 2010.

JUNIOR, Gamba. Computação gráfica para designers: dialogando com caixinhas de diálogo. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

RAHMEL, Dan. Dominando Joomla - Do Iniciante Ao Profissional. Rio de Janeiro, Editora Starlin Alta Consult, 2010.

SEDDON, Tony. IMAGENS: um fluxo de trabalho digital criativo para designers gráficos. Porto Alegre, Editora Bookman, 2009.

LEARY, Stephanie. Wordpress 3 Básico: crie ótimos websites de um jeito fácil. São Paulo, Editora Novatec, 2010.

22

Page 23: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Design em movimento como interface da comunicação visual; Aplicabilidade do software Flash CS5

com foco em animação; Aplicabilidade introdutória do software Premiere Pro CS5 com foco em edição; Aplicabilidade introdutória do software After Effects CS5 com foco em efeitos;

DISCIPLINA MOTION DESIGN

CÓDIGO MDS MÓDULO: III CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Contextualizar e formar o egresso com conceitos tecnológicos, critérios e procedimento, no campo da computação gráfica aplicados a movimento, para desenvolver sua habilitação prática de execução das atividades pertinentes ao design gráfico para mídias convergentes.

Conhecer o software Adobe Flash CS5 para auxiliar nos processos de animação.

Conhecer o software Adobe Premiere Pro CS5 para auxiliar nos processos de edição para vídeo.

Conhecer o software Adobe After Effects CS5 para auxiliar nos processos de efeitos para vídeo.

4. Design em MovimentoConceitoFundamentos de vídeo e cinemaPré-produção, produção e pós-produçãoVídeos digitaisRoteiroArte ConceitualStoryboardTipos de Câmeras e ilhas de edição Tipos de arquivos digitaisFormatos e especificações

5. Animação em Adobe FlashDesenho VetorialCoresCaracterísticas do desenhoImagens importadasTime LineSímbolosBibliotecaAnimaçõesFrame-By-FrameAnimação LinearTweening MotionTweening ShapeControle de reprodução

6. Edição em Adobe Premiere ProInterface gráficaCapturaDecupagemEdição Transição Efeitos Ilusão ÁudioTitle

7. Efeitos em Adobe After EffectsInterface Gráfica Animação de camadas Importação de arquivos Keyframes Projects Criação de Composições e Pré-Composição Transfer Mode Animação de parâmetros simultâneos Máscaras e Track Matte Texto Filtros Especiais e Efeitos Vector Paint Motion Sketch Motion Track Chroma Key Áudio Finalização e saída dos vídeos Render e Exportação LightsCâmera3D Layer

8. Projeto em Motion Design

23

Page 24: Ementas Comunicação Visual

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Utilização do ADOBE® AFTER EFFECTS® CS5. California, 2010.

ADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Utilização do ADOBE® PREMIERE PRO® CS5. California, 2010.

BARBOSA JUNIOR, Alberto Lucena. Arte da Animação: Técnica e estética através da história. 2a ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. LAYBOURNE, Kit. The animation book: a complete guide to animated filmmaking – from flip-books to sound cartoons to 3D animation. New York: Three Rivers press, 1998. FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995. WRIGHT, Jean Ann. Animation Writing and Development. Burlington: Focal Press, 2005. KRASNER, Jon. Motion Graphic Design: Applied History And Aesthetics. Burlington: Focal Press, 2008.

24

Page 25: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Fundamentos do empreendedorismo; tipos de superfície; modos de executar; ferramentas para

aplicação e execução.

DISCIPLINA PRÁTICA PROFISSIONAL EMPREENDEDORA

CÓDIGO PPE MÓDULO: III CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Preparar o egresso para a possibilidade do empreendedorismo na área do Design Gráfico, noções de mercado e marketing pessoal.

Forjar o caráter do egresso quanto ao seu perfil profissional, por meio do conhecimento da ética e da responsabilidade; direitos e deveres do trabalhador; organização; planejamento; e apresentação.

Elaborar planos de negócios analisando estudos de viabilidade econômica na área do Design Gráfico

1. Fundamentos do empreendedorismo: 1.1. Definições; 1.2. Estruturas; 1.3. Tipos de organizações e modalidade jurídica; 1.4. Planejamento; 1.5. Gestão; 1.6. Hierarquia; 1.7. Controle de qualidade.2. Características do empreendimento:

2.1. Perfil profissional – autônomo ou empresa; 2.2. Pré-requisitos para abrir o próprio negócio; 2.3. Implementação e posicionamento da empresa; 2.4. Registro profissional; 2.5. Modelos de contratos; 2.6. Honorários; 2.7. Estrutura Contábil; 2.8. Contratação de Pessoal e classificação funcional; 2.9. Encargos sociais; 2.10. Capital e investimentos.

3. No mundo do trabalho: 3.1. Direitos e deveres trabalhistas: autônomo e empregado; 3.2. Associação de classe.

4. Ética e responsabilidade: 4.1. Propriedade Intelectual; 4.2. Desenho Industrial e sua proteção legal; 4.3. Transferência de tecnologia e franquia; 4.4. Marcas e patentes: análise, conceito legal, registro;

5. Planejamento de negócio: 5.1. Estudo da viabilidade econômico-financeira;

5.2. Intrumentos de pesquisa mercadológica; 5.3. Elaboração de Plano de Negócio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CUNHAS, C. F. A proteção legal do design – marketing e web design. São Paulo: 2AB, 2003.

DEGEN, Ronald. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.

DORNELA, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campos, 2001.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2001.

OSÓRIO, Luiz Carlos. Grupos: teorias e praticas – acessando a era da grupalidade. Porto Alegre: Saraiva, 2000.

ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Sebrae/DF

ZIMERMAN, David. OSÓRIO, Luiz Carlos. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Medicas, 1997.

25

Page 26: Ementas Comunicação Visual

CURSO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUALEMENTA Estudo de temas; coleta de dados; pesquisa de campo; fundamentação teórica.

DISCIPLINA PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CÓDIGO PCC MÓDULO: III CH

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

54

Desenvolver o processo de execução de um projeto de design gráfico ou produto gráfico, com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, envolvendo a metodologia científica e tecnológica projetual, com especificação do processo de produção.

Preparar o egresso para ter competência e autonomia em todas as fases do projeto no desenvolvimento de um produto gráfico.

Elaborar e desenvolver projetos com as requisições necessárias exigidas no pelo mercado.

Preparar o egresso para defender e justificar a produção do seu projeto.

1. Inicialização do projeto: 1.1. Explanação de TCC publicados ; 1.2. Busca de temas de interesses; 1.3. Coleta de dados; 1.4. Tratamento e análise dos dados;2. Desenvolvimento do projeto: 1.1. Definição do tema na área de design gráfico; 1.2. Definição do(s) objetivo(s); 1.3. Coleta de dados; 1.4. Tratamento e análise dos dados; 1.5. Pesquisa de campo (dependendo do tema); 1.5.1. coletar e analisar informações 1.5.2. Analisar e entender o problema existente 1.5.3. Cruzamento de dados 1.6. Configuração de soluções;3. Finalização do projeto (parte-escrita): 1.1. Sumário 1.2. Introdução (justificativa, objetivos, metodologia) 1.3. Fundamentação teoria 1.4. Pesquisa trabalhada 1.5. Resultados 1.6. Conclusão 1.7. Referências bibliográficas 1.8. Anexos4. Apresentação e defesa do projeto

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABREU, Estela dos Santos; TEIXEIRA, José Carlos Abreu. Apresentação de Trabalhos Monográficos de Conclusão de Curso. Niterói: EdUFF, 2003.

ALENCAR, Marlúcia Cereja de Alencar; ASSEFF, Vera Raimunda Amério. Construindo o Trabalho Monográfico. Campos dos Goytacazes, 2002.

APPOLINARIO, Fabio. Dicionário de metodologia científica. Atlas 2004.

CASTRO, Cláudio de Moura. Estrutura e apresentação de publicações científicas. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1976.

KOCHE, Jose Carlos. Fundamentos de metodologia cientifica. Editora Vozes

OLIVIO, Silvio; LIMA, Manolita Correa. Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso. 2006

PASQUARELLI, Maria Luiza Rigo. Normas para a apresentação de trabalhos acadêmicos – ABNT/NBR 14724. Edifieo

26