embarque e desembarque - changemakers.com trama 2007_0.pdffamília ou com amigos no brasil. mande...

2
Embarque e desembarque Sobre o passaporte e as leis de imigração Atenção para os facilitadores Viajar sim, sumir não! Faça as contas e controle seu dinheiro Procurar no site do Ministério de Trabalho e Emprego (www.mte.gov.br) a cartilha “Brasileiros no Exterior”. É prática e tem informações úteis. Trabalhar no exterior? Só se for uma viagem segura Os sites Yahoo (www.yahoo.com.br) e MsN (www.msn.com.br) por exemplo, oferecem esse serviço. Não entregar o passaporte a ninguém! Veja se realmente vale a pena! Cuidado com as dívidas! a Cópia de saldo bancário e cartão de crédito internacional são importantes! folder trama 2007-.indd 1 26/9/2007 17:17:14

Upload: duongminh

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Deixe sempre atualizado algum contato do seu destino no exterior com a família ou com amigos no Brasil. Mande notícias de vez em quando.

Enviar uma mensagem via internet é mais barato que uma ligação telefônica. Abra uma conta grátis de e-mail.

Quando se sentir em perigo, procure as autoridades brasileiras no exterior. Os consulados têm que defender os interesses Cuidado com os

intermediários (ou aliciadores). Pode ser homem ou mulher. Pode muito bem ser uma conhecida (alguém do seu bairro, amiga de uma amiga, vizinha ou

Por segurança, antes de viajar, anote o número do passaporte em outro papel. E faça também uma fotocópia (de preferência autenticada) deste e de outros documentos importantes. Guarde sempre com você, separado dos originais e deixe uma cópia com pessoas de confiança no Brasil.

Antes de tomar uma decisão, ainda no Brasil, faça contato com a representação do país de destino através do site www.mre.gov.br. Clique em “serviço consular” e conheça bem as regras para poder entrar, trabalhar, morar ou casar no exterior.

Como turistas, brasileiros podem entrar na maioria dos países da Europa com passaporte válido e

até parente), que abusa da sua confiança.

Propostas amorosas repentinas devem ser vistas com desconfiança. Casamento arranjado ou trabalho no exterior não garantem permanência regular no país de destino.

dos brasileiros no exterior.Tenha sempre anotados com você o endereço e telefone da embaixada ou consulado brasileiro no país do seu destino. Você pode encontrá-los no site www.abe.mre.gov.br.

No site www.projetotrama.org.br tem uma relação org.br tem uma relação org.brcompleta de centros de apoio aos migrantes. Dê um click em “tráfico de pessoas” e lá procure “onde pedir ajuda”.

Talvez você consiga ganhar mais do que estava acostumada no Brasil, mas as pessoas que te “ajudam” a arranjar o serviço no exterior estão lucrando seis vezes mais em cima de você. Isto não é uma exploração? Cobram caro demais pela passagem, alimentação, quarto, material de trabalho etc. Aí sobra muito

pouco para você, porque os custos de vida lá também são mais altos...

Quem te emprestou dinheiro não tem o direito de te explorar. Nem pode te obrigar a fazer um trabalho que você não quer fazer. Por isso, sempre controle seu

Normalmente quem convida pessoas para trabalhar no exterior ou em outro lugar no Brasil, quer ganhar dinheiro. Mas você também. Por isso, faça as contas. Veja o exemplo:

dinheiro e não tenha medo de denunciar. Anote quanto você está ganhando, onde está trabalhando e com quem: faça as suas contas! Se você documentar todos os trabalhos que fez, é mais fácil fazer valer seus direitos se surgirem problemas com o seu empregador.

Observação: custos, cobranças e ganhos aproximados.

Embarque e desembarque

Sobre o passaportee as leis de imigração

Atenção para osfacilitadores

Viajar sim, sumir não!

Faça as contas e controle seu dinheiro

m passaporte válido e

permanecer por 90 dias. Além do passaporte, você precisa:• comprovar que tem dinheiro suficiente para se sustentar durante a sua visita, no mínimo 35 Euros por dia; • ter um vôo de volta marcado dentro do prazo de 90 dias;• informar detalhadamente como vai ser o roteiro da sua visita turística;• ter um seguro para a viagem (incluindo custos médicos);• local certo para se hospedar.Pode ser a reserva de um hotel ou uma carta-convite com endereço e telefone para contato.

Já para ir aos Estados Unidos é necessário um visto específico, ífico, íemitido por um consulado americano no Brasil.

Se você não estiver com tudo isso em dia, a polícia pode recusar a sua entrada e obrigar a companhia aérea a trazer você de volta. Não devolvem o dinheiro, viu! Entrar num outro país sem os documentos necessários não é crime, mas infração administrativa,

podendo resultar em ficar detido até poder voltar. Quem entra como turista e fica mais de 90 dias na Europa (com seu prazo de estadia esgotado), está na mesma situação de irregularidade administrativa.

Os países europeus que assinaram o Acordo de Schengen agem em conjunto: quem tiver sua entrada negada em um deles, em princípio também não entrará nos outros. Os países são: França, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Portugal e Suécia. O contrário também vale: quem entrou num destes países, pode visitar os outros neste prazo de 90 dias.

Procurar no site do

Ministério de Trabalho e

Emprego (www.mte.gov.br)

a cartilha “Brasileiros no

Exterior”. É prática e tem

informações úteis.

Não se pode trabalhar no exterior sem permissão de trabalho expedida no Brasil pelo consulado ou embaixada do país de destino. Essa situação pode implicar em ficar detida até poder voltar.

Investigue na Internet (www.google.com.br) o nome da empresa, da pessoa que te convidou ou do estabelecimento. Veja se realmente existem e se há denúncias ou reclamações pendentes.

Sempre exija um contrato de trabalho que possibilite a identificação completa das pessoas e/ou empresas envolvidas (nome, endereço, RG, CPF ou CNPJ) exigindo uma via para você. Deixe também uma cópia desse contrato com pessoas de confiança

no Brasil. Aí, se o contrato não for cumprido pelo empregador, você pode propor uma ação na Justiça de Trabalho, ou aqui ou no exterior.

Exploração sexual é mais comum quando as oportunidades são para trabalhar como profissional de sexo, dançarina, modelo ou acompanhante.

Também há casos em que são oferecidos empregos de babá, empregada doméstica, para cuidar de idosos ou na construção civil. Mas, ao chegar no país de destino, os empregos não existem ou as condições de trabalho e moradia são péssimas. Nestes casos, a pessoa enganada pode perder todo o dinheiro que pagou ao intermediário.

Trabalhar no exterior?Só se for uma viagem segura

A vida no exterior pode ser muito mais cara. Às vezes, o que parece ser um bom salário olhando daqui, lá não dá nem para viver, porque os custos de vida são mais altos.

Os sites Yahoo(www.yahoo.com.br)e MsN (www.msn.com.br)por exemplo, oferecemesse serviço.

Não entregaro passaporte

a ninguém!

Veja se realmente

vale a pena!

Cuidado comas dívidas!

Item (R$) Cobrado Custo Lucro Quanto fica para vocQuanto fica para você

Passaporte 200 89 111 - 200

Passagem para Europa 3.500 2.200 1.300 - 3.500

Aluguel por semana 1.000 500 500 - 1.000

Serviço de saúde 50 30 20 - 50

Táxi 100 70 30 - 100

Intermediação para emprego 125 0 125 - 125

5 Programas 750 750 375 375

TOTAL 5.725 3.639 2.461 - 4.600

Cópia de saldo

bancário e cartão de

crédito internacional

são importantes!

folder trama 2007-.indd 1 26/9/2007 17:17:14

Para ir ao exterior é sempre bom contar com a ajuda de

outras pessoas. Porém, nem todas querem ajudar, algumas querem se aproveitar. Os aliciadores se disfarçam de pessoas bem intencionadas, preocupadas com o seu futuro. Ou então, fingem que são grandes empresários, e que vão lhe dar uma oportunidade sensacional no exterior.

Muitas vezes, uma pessoa amiga pode achar que está ajudando,

mas não conhece os riscos de aceitar um trabalho no exterior sem as garantias necessárias.

Já ouviu alguém comentar? Ou conhece alguém que foi? Fique alerta! Pode ser uma tremenda armadilha.

Tem muita gente que acredita em falsas promessas de em-

prego garantido ou de oportuni-dades de ganhar mais dinheiro, até no exterior. Para convencer, os aliciadores vendem sonhos através de mentiras. Prometem independência e dinheiro fácil.

Preste atenção! Porque ao che-gar ao seu destino a realidade pode ser bem diferente. As pessoas são forçadas a entre-gar o passaporte ou documento de identidade e vivem isoladas, porque em outro país os hábitos, a comida, a cultura e a língua são bem diferentes.

E pior, podem perder a sua au-tonomia e até a liberdade de ir e vir. Sem ter como voltar, nem dinheiro para pagar as dívidas com passagens, hospedagem e alimentação, essas pessoas são submetidas à prostituição forçada ou a outros trabalhos escravos. E sofrem ameaças de denúncia à polícia quando não cooperam, porque estão sem a documen-tação necessária. Assim funciona o tráfico de pessoas, uma prática criminosa.

Pessoas traficadas são protegidas por lei, tendo garantidos os

seus direitos, mesmo nos casos em que a pessoa concordou em viajar, tendo recebido pagamento ou não. Muitas vezes, pelo fato de estarem vivendo em outro país sem a documentação necessária, acreditam que cometeram algum crime.

Não tenha medo de procurar o consulado brasileiro. Esta representação do Brasil no exterior tem a obrigação de proteger os interesses dos cidadãos brasileiros, não podendo entregá-los à polícia estrangeira. Outra opção é procurar centros de apoio que prestem serviço aos migrantes e que tratam os seus problemas com sigilo. Podem te ajudar também em denunciar a sua

exploração à polícia local, quando você quiser.

Migração não é crime. Estar irregularmente num outro país (sem os documentos ou visto necessários) também não é crime, mas pode implicar numa detenção (administrativa) até você poder voltar para o Brasil. Isso porque você não atende às exigências para entrada ou estadia no outro país. Já utilizar documentos falsos ou falsificados é bem diferente: isso é crime, podendo resultar em prisão.

Pessoas traficadas têm direito a proteção especial. Deverão receber um tempo de reflexão para pensar se querem ou não denunciar os seus traficantes.

porque em outro país os hábitos, a comida, a cultura e a língua são bem diferentes.

ORGANIZAÇÕES DÃO ASSISTÊNCIA,AQUI NO BRASIL E NO EXTERIOR

ORGANIZAÇÕES DÃO ASSISTÊNCIA,AQUI NO BRASIL E NO EXTERIOR

intencionadas, preocupadas com o seu futuro. Ou então, fingem que são grandes empresários, e que vão lhe dar uma oportunidade sensacional no

Muitas vezes, uma pessoa amiga pode achar que está ajudando,

armadilha.

O Projeto Trama oferece e desenvolve:1- assistência e defesa jurídica e psicossocial a pessoas traficadas, além de ações jurídicas de responsabilização e indenização;2- prevenção, incluindo campanhas informativas e capacitações técnicas e educativas; 3- análise da realidade e pesquisa; e 4- mobilização e articulação nacional e internacional.

PROJETO TRAMALargo São Francisco de Paula, 34 / 7o andar Centro - Rio de Janeiro / RJ - CEP 20051-070 - Brasil Tel. / Fax: (xx-55) 21 - 25076464 Website (português/español/english):[email protected]

Otráfico de pessoas é uma violação dos direitos

humanos e um problema ligado à globalização e à desigualdade social, e que também envolve questões de gênero, raça e etnia. O Projeto Trama, desde 2004, atua no enfrentamento deste problema através da afirmação dos direitos humanos, de modo a evitar a vitimização e a discriminação.

CONHECER BEMO MELHOR CAMINHOÉ O PRIMEIRO PASSO

É preciso estar seguropara trabalhar no exterior

O Projeto Trama é um consórcio formado por quatro entidades: Organização de mulheres negras CRIOLA (www.criola.org.br); Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social – IBISS (www.ibiss.com.br), Organização de Direitos Humanos Projeto Legal (www.projetolegal.org.br) e, o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade UNIGRANRIO (www.unigranrio.br).

Outras organizações não-governamentais brasileiras:

ASBRAD – Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude, Guarulhos/[email protected] www.asbrad.org.br

CHAME – Centro Humanitário de Apoio a Mulher, Salvador/[email protected]

IBISS-CO – Instituto Brasileiro Pró-Sociedade Saudável, Campo Grande/[email protected]

SMM – Serviço Mulher Marginalizada, São [email protected]

Sodireitos – Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais da Amazônia, Belém/[email protected]

Antes de aceitar um convite, converse com muita gente diferente

Tudo que você precisa saber sobre migraçãoe trabalhos no exterior para evitar problemas. Tudo que você precisa saber sobre migração

TRABALHAR NO EXTERIORÉ O MAIOR BARATO

...OU UMATREMENDA ROUBADA

Largo São Francisco de Paula, 34 / 7o andar Centro - Rio de Janeiro / RJ - CEP 20051-070 - Brasil

Tel. / Fax: (xx-55) 21 - 25076464 www.projetotrama.org.br

RealizaçãoRealização

Apoio

ww

w.e

stu

dio

met

ara

.co

m.b

r |

ilu

stra

ções

lil

ian

a o

stro

vsky

Fonte adicional

Agradecimento

Profissionais do Sexo de Copacabana / RJ

folder trama 2007-.indd 2 26/9/2007 17:17:31