em pronunciamento, dilma convoca união dos brasileiros no ... · de combate ao aedes aegypti em...

8
Fundação Nacional de Artes Coordenação de Recursos Humanos Programa Qualidade de Vida ANO 6 MARÇO 2016 NÚMERO 03 " o h Em pronunciamento, Dilma convoca união dos brasileiros no combate a Aedes aegypti e zika vírus A presidenta Dilma Rousseff pediu, por meio de pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, que os brasileiros e brasileiras se unam ao governo no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus. “Convoco cada um de vocês para lutarmos juntos contra a propagação do mosquito transmissor do vírus zika. Este vírus, de presença recente no Brasil e na América Latina, deixou de ser um pesadelo distante para se transformar em ameaça real aos lares de todos os brasileiros”, afirmou. A presidenta lembrou, em sua fala, que esse vírus não tem nacionalidade e, quando acomete mulheres grávidas, pode comprometer o desenvolvimento do cérebro do feto, causando a microcefalia. Por conta disso, Dilma dirigiu uma palavra especial às mulheres brasileiras, principalmente às mães e futuras mamães. “Faremos tudo, absolutamente tudo, que estiver ao nosso alcance para protegê-las. Faremos tudo para apoiar as crianças atingidas pela microcefalia e suas famílias”. O governo federal está mobilizando a rede de saúde, a rede de assistência e todos os recursos necessários para ajudar nos cuidados às crianças afetadas pela microcefalia. Ela alertou também que o mosquito pode estar na casa do vizinho ou em qualquer residência, desde que haja criadouros. Ou seja, água parada contida em caixas d’água, vasos de flores, piscinas, bueiros, garrafas, pneus ou qualquer recipiente descartado como lixo. “Ele só precisa depositar seus ovos em água parada, limpa ou suja, para nascer, se proliferar e picar pessoas de modo a contaminá-las. Enquanto não desenvolvermos uma vacina contra o vírus zika, precisamos combater o mosquito. E a maneira mais eficaz é não deixando ele nascer, destruindo os seus criadouros, que em mais de dois terços estão dentro das nossas residências”. Até que seja desenvolvida uma vacina contra o vírus zika, o único remédio realmente eficiente para prevenir essa doença é o vigoroso combate ao mosquito, enfatizou a presidenta. E, para vencer a luta contra o Aedes aegypti, “o principal instrumento está em nossas mãos: o cuidado contínuo em nossas casas, em nosso trabalho, nas nossas escolas, nos logradouros públicos, em todos os lugares para que estes não se transformem em lares para o mosquito transmissor do vírus zika”. Leia na íntegra: http://blog.planalto.gov.br/em-pronunciamento-dilma-convoca-uniao-dos-brasileiros-no-combate-ao- aedes-aegypti-e-zika-virus/

Upload: hoangnhi

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Em pronunciamento, Dilma convoca união dos brasileiros no ... · de combate ao Aedes Aegypti Em atendimento à campanha do Governo Federal, motivada pelo surto do mosquito Aedes

Fundação Nacional de Artes Coordenação de Recursos Humanos

Programa Qualidade de Vida

ANO 6 MARÇO 2016 NÚMERO 03

"oh

Em pronunciamento, Dilma convoca união dos brasileiros no combate a Aedes aegypti e zika vírus

A presidenta Dilma Rousseff pediu, por meio de pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, que os brasileiros e brasileiras se unam ao governo no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus.

“Convoco cada um de vocês para lutarmos juntos contra a propagação do mosquito transmissor do vírus zika. Este vírus, de presença recente no Brasil e na América Latina, deixou de ser um pesadelo distante para se transformar em ameaça real aos lares de todos os brasileiros”, afirmou.

A presidenta lembrou, em sua fala, que esse vírus não tem nacionalidade e, quando acomete mulheres grávidas, pode comprometer o desenvolvimento do cérebro do feto, causando a microcefalia. Por conta disso, Dilma dirigiu uma palavra especial às mulheres brasileiras, principalmente às mães e futuras mamães. “Faremos tudo, absolutamente tudo, que estiver ao nosso alcance para protegê-las. Faremos tudo para apoiar as crianças atingidas pela microcefalia e suas famílias”.

O governo federal está mobilizando a rede de saúde, a rede de assistência e todos os recursos necessários para ajudar nos cuidados às crianças afetadas pela microcefalia.

Ela alertou também que o mosquito pode estar na casa do vizinho ou em qualquer residência, desde que haja criadouros. Ou seja, água parada contida em caixas d’água, vasos de flores, piscinas, bueiros, garrafas, pneus ou qualquer recipiente descartado como lixo.

“Ele só precisa depositar seus ovos em água parada, limpa ou suja, para nascer, se proliferar e picar pessoas de modo a contaminá-las. Enquanto não desenvolvermos uma vacina contra o vírus zika, precisamos combater o mosquito. E a maneira mais eficaz é não deixando ele nascer, destruindo os seus criadouros, que em mais de dois terços estão dentro das nossas residências”.

Até que seja desenvolvida uma vacina contra o vírus zika, o único remédio realmente eficiente para prevenir essa doença é o vigoroso combate ao mosquito, enfatizou a presidenta. E, para vencer a luta contra o Aedes aegypti, “o principal instrumento está em nossas mãos: o cuidado contínuo em nossas casas, em nosso trabalho, nas nossas escolas, nos logradouros públicos, em todos os lugares para que estes não se transformem em lares para o mosquito transmissor do vírus zika”.

Leia na íntegra: http://blog.planalto.gov.br/em-pronunciamento-dilma-convoca-uniao-dos-brasileiros-no-combate-ao-aedes-aegypti-e-zika-virus/

Page 2: Em pronunciamento, Dilma convoca união dos brasileiros no ... · de combate ao Aedes Aegypti Em atendimento à campanha do Governo Federal, motivada pelo surto do mosquito Aedes

Canal CRH

Coordenação de Recursos Humanos Divisão de Desenvolvimento e Apoio de Pessoal

Programa Qualivida 02

MARÇO/2016

Desconto em folha: Serpro informa que o processo será normalizado a partir de março

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou que os ajustes no sistema de consignação em contracheque já foram concluídos e o desconto em folha das contribuições e coparticipações dos servidores públicos que têm planos da Geap estará normalizado a partir de março. Desde o mês de outubro de 2015, em virtude de mudanças técnicas no sistema do Serpro, muitos servidores públicos que são beneficiários da Geap não tiveram as mensalidades dos planos debitadas automaticamente nas respectivas folhas de pagamento. Diante da situação emergencial, a Geap emitiu títulos de cobrança bancária referentes às contribuições/coparticipações que não foram descontadas no contracheque dos servidores. Esses boletos foram remetidos para as residências dos beneficiários. Se a sua contribuição/coparticipação não tiver sido descontada em folha, verifique se você recebeu uma correspondência da Geap com referido título. Você também pode adiantar e imprimir o boleto pela internet. Basta acessar a Área do Beneficiário no site da Geap (www.geap.com.br), com CPF e senha, e clicar no link 2ª via TCB. Caso tenha alguma dificuldade, entre em contato com a Central de Atendimento (0800 728 8300) ou procure a equipe da Gerência da Geap no seu estado.

Fonte: SEAB/CRH

O processo seletivo do PCLE foi um sucesso!

Confira os aprovados:

Cátia Regina de Lima e Silva – CCOM

Fabiano Carneiro da Silva - CODANÇA

Flávia Esteves Vasconcelos Lemos – Canal Virtual

Page 3: Em pronunciamento, Dilma convoca união dos brasileiros no ... · de combate ao Aedes Aegypti Em atendimento à campanha do Governo Federal, motivada pelo surto do mosquito Aedes

Coordenação de Recursos Humanos Divisão de Desenvolvimento e Apoio de Pessoal

Programa Qualivida 03

MARÇO/2016

Por que trabalho em equipe e cooperação são

importantes no ambiente de trabalho?

Um ambiente de trabalho é composto de indivíduos, mas um

ambiente no qual esses indivíduos não trabalham juntos de uma

maneira positiva nunca alcançará todo o seu potencial. O

trabalho criativo em equipe maximiza os pontos fortes dos

indivíduos e minimiza suas fraquezas, levando a um ambiente

de trabalho que é eficiente, dinâmico e produtivo.

Sinergia

Sinergia é um processo no qual o todo é maior do que a soma

das suas partes. É um fator central para a eficiência do trabalho

em equipe. O esforço combinado de uma equipe que funciona

bem em conjunto realiza muito mais do que o esforço total que

todos os indivíduos teriam realizado se estivessem trabalhando

sozinhos. Essa é uma razões pelas quais muitas das funções de negócios são melhoradas pela

interação criativa de pessoas cooperando umas com as outras. Os indivíduos podem aprender uns com os outros,

consultar uns aos outros sobre problemas e entrar em acordos para decidir qual a melhor maneira de atingir seus

objetivos.

Eficiência

Trabalho em equipe e cooperação aumentam muito a eficiência de uma organização. Se os colaboradores

estiverem trabalhando individualmente e não cientes das atividades dos outros, eles podem estar duplicando suas

ações sem saber e sem nenhuma grande vantagem em fazê-lo. Ao delegar tarefas baseadas nas habilidades e

fazer com que cada membro da equipe foque em alcançar certos aspectos de um projeto, um time cooperativo pode

atingir objetivos usando muito menos tempo e energia do que se cada membro estivesse trabalhando sozinho.

Comunicação

Habilidades de comunicação são críticas para o sucesso de qualquer grupo. Quando os colegas de trabalho

compartilham informações, eles se ajudam a se manter informados de quem está fazendo o que e onde eles se

encaixam em relação ao objetivo final. A cooperação e o trabalho em equipe facilitam a comunicação, fomentando

uma atmosfera de suporte mútuo, em que cada membro da equipe se sente apoiado pelos outros. Essa

comunicação entre os membros de um time aumenta os sentimentos de solidariedade, pois todo mundo começa a

desenvolver ideias similares sobre qual caminho a equipe deve seguir.

Suporte

Algumas personalidades gostam de trabalhar sozinhas, enquanto outras preferem integrar uma equipe. Para

aqueles que se enquadram na última categoria, cooperação como parte de um time fornece um importante senso

de apoio e moral no processo de completar uma tarefa. Trabalhar sozinho ou, pior ainda, competir com outros de

uma maneira negativa afasta a motivação das pessoas de completar uma tarefa. Quando alguém trabalha como

parte de uma equipe, o senso de responsabilidade para com um colega de trabalho mantém o nível certo de energia

e determinação para a realização de um trabalho de qualidade.

Fonte: http://www.ehow.com.br/

Trabalhar em equipe pode resolver problemas com mais rapidez

Page 4: Em pronunciamento, Dilma convoca união dos brasileiros no ... · de combate ao Aedes Aegypti Em atendimento à campanha do Governo Federal, motivada pelo surto do mosquito Aedes

04 Coordenação de Recursos Humanos

Divisão de Desenvolvimento e Apoio de Pessoal

Programa Qualivida

MARÇO/2016

Fonte: sustentabilidade.org.br

#economizeágua

Vistoria realizada no Capanema, por agente de saúde

de combate ao Aedes Aegypti

Em atendimento à campanha do Governo Federal,

motivada pelo surto do mosquito Aedes Aegypti

transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, o

Programa Qualivida solicitou uma vistoria no Edifício

Palácio Gustavo Capanema à Secretaria de Saúde do Rio

de Janeiro. Fomos atendidos no último dia 09 de março e

recebemos a visita de uma Agente de Saúde.

Foi realizada uma minuciosa vistoria nas áreas comuns do

Palácio Capanema, analisando inclusive os lugares

isolados pela obra e não foram encontrados possíveis

focos do inseto.

Parabenizamos a todos os envolvidos, pelo precioso

cuidado de manter o local sem criadouros de proliferação

do mosquito.

“Apesar da tanta água não encontramos criadouros do mosquito.”

Page 5: Em pronunciamento, Dilma convoca união dos brasileiros no ... · de combate ao Aedes Aegypti Em atendimento à campanha do Governo Federal, motivada pelo surto do mosquito Aedes

Coordenação de Recursos Humanos Divisão de Desenvolvimento e Apoio de Pessoal

Programa Qualivida 05

MARÇO/2016

Fonte: www.protecao.com.br

Saber a forma correta de eliminar os focos do mosquito é

fundamental para prevenção da dengue, Zika e chikungunya.

Divulgue compartilhando as informações via rede social.

Page 6: Em pronunciamento, Dilma convoca união dos brasileiros no ... · de combate ao Aedes Aegypti Em atendimento à campanha do Governo Federal, motivada pelo surto do mosquito Aedes

Coordenação de Recursos Humanos Divisão de Desenvolvimento e Apoio de Pessoal

Programa Qualivida 06

MARÇO/2016

Rede Sarah anuncia atendimento gratuito a

bebês com microcefalia

Com o surto de zika e a possível relação da doença com a microcefalia em recém-nascidos, cada vez mais famílias

enfrentam a difícil saga em busca de atendimento de qualidade para bebês com a alteração no sistema nervoso.

Uma possibilidade é procurar a Rede Sarah, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A unidade ampliou o número

de atendimentos, que são gratuitos, a esses pacientes.

O tratamento é baseado em estimular o bebê e observar as suas limitações. Para marcar a consulta, é preciso

entrar no site da rede e preencher um cadastro (veja o passo a passo ao lado). Depois, uma equipe médica entrará

em contato para marcar o atendimento.

A unidade da Rede Sarah do Rio fica Avenida Canal Arroio Pavuna, s/nº, em Jacarepaguá. Ela funciona de

segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, basta ligar para o telefone 3543-7000.

Como marcar uma consulta:

1º passo: Entrar no site www.sarah.br

2º passo: Clicar na aba "Solicitação de consulta", "Primeira consulta", e escolher a unidade do Rio de Janeiro.

3º passo: A seguir, será preciso preencher um cadastro com os dados da família.

4º passo: Também é necessário responder a um questionário sobre a saúde do bebê. Por exemplo, se o recém-

nascido fez uma cirurgia nos últimos dias ou se depende de oxigenoterapia.

5º passo: Após o cadastro, a família recebe um protocolo de atendimento.

6º passo: A equipe médica vai analisar os dados do paciente e, depois, ligará para a família para marcar a data e o

horário da consulta.

Notificação compulsória

A zika entrou na lista de doenças de notificação compulsória no país, conforme foi publicado no Diário Oficial da

União de ontem. A partir de agora, profissionais de saúde das esferas pública e privada são obrigados a informar

casos suspeitos e confirmados de infecção por zika vírus.

Mortes e infecções agudas de zika em gestantes deverão ser comunicadas às autoridades de Saúde em 24 horas.

Os demais casos terão de ser relatados semanalmente. O vírus zika se soma à dengue e à chicungunya, que já

eram de notificação obrigatória no Brasil.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/rede-sarah

Page 7: Em pronunciamento, Dilma convoca união dos brasileiros no ... · de combate ao Aedes Aegypti Em atendimento à campanha do Governo Federal, motivada pelo surto do mosquito Aedes

Coordenação de Recursos Humanos Divisão de Desenvolvimento e Apoio de Pessoal

Programa Qualivida 07

MARÇO/2016

F iocruz Bahia desenvolve ferramenta online para identificar vírus da dengue, zika e chikungunya.

A Fiocruz Bahia, através do Laboratório de Hematologia, Genética e Biologia Computacional (LHGB), desenvolveu uma ferramenta de bioinformática para tipagem, sorotipagem e genotipagem para os vírus de dengue, zika e chikungunya.

Fonte: http://zikazero.tumblr.com

Teste com diagnóstico simultâneo de zika, dengue e chikungunya irá facilitar identificação em todo o país

Uma importante inovação da ciência brasileira permitirá realizar o diagnóstico simultâneo das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Resultado do trabalho conjunto entre o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e quatro unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a nova tecnologia, além de facilitar a identificação das doenças, que possuem sintomas similares, reduzirá os custos com exames, já que insumos estrangeiros serão substituídos por produtos nacionais.

Fonte: www.blog.saude.gov.br

OMS esclarece boatos sobre Zika e microcefalia A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, uma nota informativa que esclarece rumores sobre o vírus Zika e a microcefalia. Entre os boatos citados estão a possível relação da malformação em decorrência do uso de vacinas, larvicidas, mosquitos geneticamente modificados, entre outros. A organização é taxativa em afirmar que não há evidências científicas que possam relacionar os casos de Zika e de microcefalia com o uso desses produtos.

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/

Visitas alcançam 88,8% dos domicílios brasileiros

Mais de 48 milhões de imóveis foram vistoriados pelos militares e agentes de saúde e outros 11,3 milhões estavam fechados. As ações devem ser permanentes e o monitoramento continua

A primeira fase da mobilização nacional para o combate ao mosquito Aedes aegypti alcançou 88,8% dos domicílios e prédios públicos, comerciais e industriais brasileiros. As equipes para identificação de focos e orientação da população sobre medidas de proteção ao vetor foram a 59,6 milhões de estabelecimentos, entre os primeiros dias de janeiro e 29 de fevereiro. Os números fazem parte do balanço do primeiro ciclo divulgado pela Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika (SNCC). Do total de imóveis visitados, 48,2 milhões foram efetivamente vistoriados e 11,3 milhões estavam fechados ou houve recusa para o acesso. O segundo ciclo da mobilização começou em primeiro de março.

Fonte: http://combateaedes.saude.gov.br

Page 8: Em pronunciamento, Dilma convoca união dos brasileiros no ... · de combate ao Aedes Aegypti Em atendimento à campanha do Governo Federal, motivada pelo surto do mosquito Aedes

Coordenação de Recursos Humanos Divisão de Desenvolvimento e Apoio de Pessoal

Programa Qualivida 08

O leitor do InformArte poderá acessar a qualquer momento todas as publicações através do endereço virtual: http://www.funarte.gov.br/boletim/

Encaminhe sua participação para o

e-mail [email protected]

MARÇO/2016

‘Uma Louça Quebrada e Nenhuma Roupa

Lavada’, na Funarte SP

Cléo Moraes e Rosa Freitas em 'Uma Louça Quebrada e Nenhuma Roupa Lavada'.

Foto: Alex Missaka

Com Uma Louça Quebrada e Nenhuma

Roupa Lavada, a Meraki Cia. Teatral pretende

tornar visíveis as diversas formas de violência

presentes no cotidiano das mulheres. No

palco, as atrizes Cléo Moraes e Rosa Freitas

se multiplicam em outras inúmeras mulheres,

numa narrativa não-linear. Por meio de cenas

curtas e fragmentadas, com jogos teatrais

intensos, as personagens relatam, sem pré-

julgamentos, passagens de suas vidas e

agressões sofridas.

A montagem não apenas leva ao

reconhecimento das várias formas de

agressão (física, psicológica, moral,

patrimonial e sexual), mas expõe fatores que

contribuem para o silêncio das vítimas, como

o medo, a vergonha, a falta de apoio de

familiares e amigos, a discriminação social e o

desconhecimento dos canais de defesa.

sobre o evento

De 4 a 13 de março

Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 20h

Duração:60min|

Classificação etária:12 anos

Ingressos: R$40 (meia:R$20).

Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por

pessoa. Não aceita cartões

Informações ao público:

[email protected](11) 3662-5177