e.m. pref. joão matheus telles de menezes. bady bassitt

26
1 E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt, 23 a 27 de agosto de 2021. 6° ano: _______ Apostila Aprende Brasil Semana de 23 a 27/08 6°Ano Língua Portuguesa Aula 1 Atividade complementar APAGÃO EM ESCALA PLANETÁRIA FESTEJARÁ O BRILHO DAS ESTRELAS Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite. A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. [...] Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert Einstein. Revista O Globo, Rio de Janeiro. 1- Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada (A) pelo brilho intenso das estrelas. (B) pela pouca iluminação de algumas cidades. (C) pelo excesso de iluminação urbana. (D) pela perda do frescor dos astros. 2- De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque (A) dificulta a iluminação urbana. (B) ilumina excessivamente a cidade. (C) impede a plena observação das estrelas. (D) torna a noite ainda mais escura. 3- A questão central tratada no texto é a (A) economia de energia. (B) beleza das estrelas. (C) pesquisa dos astros. (D) poluição luminosa. 4- A finalidade desse texto é (A) informar a preocupação dos astrônomos. (B) denunciar os perigos de um apagão. (C) alertar sobre o consumo de energia.

Upload: others

Post on 02-Oct-2021

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

1

E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes.

Bady Bassitt, 23 a 27 de agosto de 2021.

6° ano: _______

Apostila Aprende Brasil

Semana de 23 a 27/08

6°Ano

Língua Portuguesa Aula 1 Atividade complementar

APAGÃO EM ESCALA PLANETÁRIA FESTEJARÁ O BRILHO DAS ESTRELAS

Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite.

A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. [...] Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert Einstein.

Revista O Globo, Rio de Janeiro. 1- Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada (A) pelo brilho intenso das estrelas. (B) pela pouca iluminação de algumas cidades. (C) pelo excesso de iluminação urbana. (D) pela perda do frescor dos astros. 2- De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque (A) dificulta a iluminação urbana. (B) ilumina excessivamente a cidade. (C) impede a plena observação das estrelas. (D) torna a noite ainda mais escura. 3- A questão central tratada no texto é a (A) economia de energia. (B) beleza das estrelas. (C) pesquisa dos astros. (D) poluição luminosa. 4- A finalidade desse texto é (A) informar a preocupação dos astrônomos. (B) denunciar os perigos de um apagão. (C) alertar sobre o consumo de energia.

Page 2: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

2

(D) valorizar o excesso de iluminação urbana. 5- O texto lido trata-se de: (A) crônica. (B) notícia. (C) carta ao leitor. (D) redação escolar. Língua Portuguesa Aula 2

ATIVIDADE SOBRE FRASE, ORAÇÃO e PERÍODO

1. Leia os enunciados abaixo e classifique quem é FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO: a) Que medo! b) Ele chutou a porta. c) Coitadinho do garoto que perdeu a mãe e foi expulso da escola! d) O povo odeia os governantes corruptos. e) Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você. f) Coragem, companheiro! g) Que voz estranha! h) A lanterna produzia boa claridade, mas mesmo assim não achei o que procurava. i) Luizinho, não! j) As risadas não eram normais. k) Que alívio, meu Deus! l) Mano, que golaço! m) Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê? n) Em vez de nadar, preferiram jogar bola. Língua Portuguesa Aula 3 Leia o texto e responda o que se pede: COMEU

Page 3: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

3

Ela comeu meu coração Trincou Mordeu Mastigou Engoliu Comeu O meu Ela comeu meu coração Mascou Moeu Triturou Deglutiu Comeu O meu (...) (Caetano Veloso)

1- a) De que forma é estruturado esse texto? b) Sobre o que trata o texto? c) As palavras que compõem o texto estão no seu sentido real ou em sentido figurado? Por quê? d) Quantos e quais são os verbos que aparecem no texto? e) Quantas orações há nesse texto?

2- Leia os enunciados e coloque nos parênteses F para frase, O para oração e P para período.

( ) É importante conferir a documentação antes de entregá-la. ( ) Saída de emergência. ( ) Deixe seu comentário sobre o site e ajude-nos a melhorá-lo. ( ) Apague a luz. ( ) As chuvas fortes e abundantes alagaram grande parte da cidade, especialmente a região central. ( ) Parabéns por tudo. ( ) Que comportamento agressivo! ( ) Agora, por favor! ( ) Como o morador não vivia mais naquele endereço, a encomenda não foi entregue.

3- Observe a imagem abaixo e responda o que se pede:

Page 4: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

4

a) Que gênero textual é esse? b) Qual a sua finalidade? c) O enunciado: “Mais qualidade e energia para a sua vida.” Pode ser classificado como frase, oração ou período? d) Por que o enunciado “A maior linha do Brasil” é uma frase? e) Por que o enunciado “Mais de 100 produtos a preço único” não é uma oração? Língua Portuguesa Aula 4 Examine o texto abaixo e faça o que se pede:

Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse: – Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo! O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo: – Amigão! Levanta, véi, senão vão te matar. O cavalo rapidamente levantou! O dono, pela manhã, viu e ficou muito alegre e foi logo avisando a todos: – Vamos matar o porco para comemorar. Êbaaaa!!!

1- a) Que lição podemos tirar desta história? b) Quantas orações há no período em destaque: "Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse"? c) Quantas orações há no período: "O porco escutando, correu e foi avisar ao cavalo" ? d) O enunciado “Amigão!” pode ser classificado como frase, oração ou período? e) Explique com suas palavras por que o enunciado “Se ele amanhã não levantar, terá que sacrificá-lo!” é um período. 2. Analise o texto abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:

Page 5: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

5

a) A partir do texto escrito, compreende-se que as embalagens sempre são as mesmas. b) O anúncio pretende promover um serviço para os consumidores. c) O texto escrito é composto por um período formado por duas orações. d) Há dois verbos compondo orações. e) O anuncio é construído partir de frases nominais, fazendo uma comparação entre e o passado e o presente. 3. Sobre o trecho, é CORRETO firmar que: "O tempo voa. Cabe a você ser o piloto!" a) Trata-se de um período, mas não é uma frase. b) A 1ª é uma oração e a 2ª um período. c) Trata-se apenas de um período. d) As palavras “voa”, “cabe”, “você” e “ser” são verbos, portanto indicam orações. e) O ponto final une a 1ª oração ao período. Língua Portuguesa Aula 5 O conto da mentira Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo. O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”. O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte… Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia… Entendendo a fábula: 1 – Felipe começou a reduzir suas mentiras porque: (A) começou a escrever um conto. (B) deixou de ganhar uma bicicleta. (C) inventou ter sido sorteado por um programa de TV. (D) seu pai alertou sobre as consequências da mentira. 2 – No trecho “A mãe tentava assustá-lo.”, o termo destacado substitui: (A) pai de Felipe. (B) Pinóquio. (C) cachorro. (D) Felipe. 3 – No desfecho do conto, ficamos sabendo que Felipe: (A) continua contando mentira para seus pais.

Page 6: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

6

(B) decide ler todos os livros sobre o Pinóquio. (C) torna-se um escritor e volta a criar histórias. (D) escreve um livro de normas para o campeonato de rua. 4 – Com base no texto, pode-se dizer que Felipe quando era criança costumava: (A) escrever. (B) estudar. (C) obedecer. (D) mentir. 5 – Identifique a ordem dos acontecimentos no conto: ( ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional. ( ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir. ( ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão. ( ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa. A sequência correta é: a) 1, 2, 3, 4. b) 4, 2, 3, 1. c) 4, 3, 1, 2. d) 2, 1, 4, 3. 6 – O uso frequente das “aspas” no texto, serve para: (A) acrescentar explicações. (B) marcar a fala dos personagens. (C) explicar as etapas do procedimento. (D) dar uma pausa nas frases. 7 – Em: “Quem tá mentindo é você!” a palavra que está sublinhada no trecho é um tipo de linguagem: (A) falada entre familiares e amigos. (B) ensinada na gramática e dicionários. (C) discursada em plenária parlamentar. (D) descrita nos manuais de instrução. 8 – No trecho: “A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele”. A quem se refere o termo dele? (A) Ao narrador. (B) Ao pai. (C) Ao filho. (D) Ao Pinóquio. 9 – Na oração: “Então ele começou a reduzir suas mentiras.”, a palavra grifada pode ser substituída por: (A) aumentar. (B) diminuir. (C) estabilizar. (D) terminar. 10 – O assunto central do conto: (A) as mentiras. (B) as verdades. (C) as invenções. (D) as conversas.

Page 7: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

7

Semana 20 - de 23 a 27 de Agosto

6º ano

Matemática

(aula 1)

Vamos dar continuidade a Unidade 9 e utilizaremos a Apostila Volume 3 - Sistema Aprende Brasil.

Iniciaremos na página 34 - Divisão de números decimais

ATENÇÃO: todos os exercícios serão respondidos na apostila.

Vamos lá, bons estudos!

O link abaixo explica divisão com números decimais. Se possível assista-o para entender o conteúdo

https://www.youtube.com/watch?v=5wqsBvQY9qc&t=246s

Vamos iniciar na página 34

✓ Faça a leitura do texto sobre as três barracas da feira que inicia na página 34 ✓ O link https://www.youtube.com/watch?v=TSZJcBmG-

rY&list=PLlCa46nS3RG4noiwnocXgqPb04tZSqT8a&index=43 a partir de 10 mim e 18 s auxilia no entendimento da situação problema.

Matemática

(aula 2)

Hoje vamos iniciar na página 36 da apostila Volume 3 - Sistema Aprende Brasil.

Hoje iremos precisar de uma calculadora para a realização das atividades

Atividade Investigação Matemática.

✓ Faça as atividades da página 36 - letras a, c e e.

Dicas:

✓ Utilize calculadora para resolver as atividades

Matemática

(aula 3)

Hoje vamos iniciar na página 37.

✓ Faça as atividades 1, 2 e 4.

Dicas:

Page 8: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

8

Atividade 1 e 2: assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=5wqsBvQY9qc&t=246s para ajudar resolver a divisão

Atividade 4. O link https://www.youtube.com/watch?v=aDpj-UA_ubc&list=PLlCa46nS3RG4noiwnocXgqPb04tZSqT8a&index=134 em 3 min e 14 s ajudará resolver esse exercício. (a) Basta dividir o valor por 2. (b) Basta dividir o valor por 3.

Matemática

(aula 4)

Hoje vamos começar Porcentagem que está na página 38.

Assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=nnNU6DfOxfQ para entender o conteúdo

✓ Leia o texto sobre o conceito de “Lixo Zero” da página 38 ✓ Resolva as atividades letras a, b, c e d.

Vamos resolver juntos a letra e

• 97% 𝑑𝑒 11,4 = 97

100× 11,4 =

97

100×

11,4

1=

1105,8

100= 11,058 𝑚𝑖𝑙ℎõ𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑛𝑒𝑙𝑎𝑑𝑎𝑠

• 100% − 97% = 3% 𝑑𝑒 11,4 = 3

100×

11,4

1=

34,2

100= 0,342 𝑚𝑖𝑙ℎã𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑛𝑒𝑙𝑎𝑑𝑎𝑠

Matemática

(aula 5)

Hoje vamos iniciar a página 39 - O que aprendi

✓ Faça os exercícios 1 e 2 da página 39. ✓ Faça os exercícios 4 da página 40 ✓ 5 (apenas letras a e b) da página 40 e ✓ 6 (apenas letras a e b) da página 40

Dicas:

1. Lembre-se de conservar os denominadores.

2. Lembrem-se do nosso esquema para realizar adições e subtrações de frações com denominadores diferentes. Caso considere necessário, assista novamente a vídeo aula https://www.youtube.com/watch?v=qcAm-ZzP54w

https://www.youtube.com/watch?v=gaXjug0UAiY

4. Lembre-se: vírgula embaixo de vírgula.

5. Resolva os itens (a) e (b).

6. Resolva os itens (a) e (b)

Page 9: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

9

Matemática

(aula 6)

Hoje vamos iniciar a página 41, dando continuidade nas atividades - O que aprendi

✓ Faça as atividades 7 e 8 da página 41

Dica:

7. Primeiro calcule os valores e quantidades como se Pedro não tivesse errado. Em seguida faça as contas com os valores após a distração.

8. observe o exemplo:

a) 10

100 x

150

1 =

1500

100 = 15

História Semana 23 a 27 de agosto de 2021

Apostila Aprende Brasil

Páginas 16 e 17

ATIVIDADE 1

1. A cidade de Constantinopla era cercada pelas águas do

a) Estreito de Gibraltar e Mar Mediterrâneo

b) Estreito de Bósforo e Mar de Mármara

c) Estreito de Bering e Mar Morto

d) Estreito de Magalhães e Mar Egeu

2. Muitas peles que garantiam o aquecimento no inverno em Constantinopla vinham

a) de Moscou

b) da Grécia

c) de Roma

d) da China

3. A seda comercializada na cidade de Constantinopla vinha da

a) Índia

b) África

c) Arábia

d) China

4. A cidade de Alexandria foi um grande centro intelectual e cultural tanto na

a) Idade Moderna quanto na Idade Média

Page 10: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

10

b) Idade Média quanto na Idade Contemporânea

a) Idade Antiga quanto na Idade Média

a) Idade Contemporânea quanto na Idade Antiga

5. Sobre Bizâncio, acredita-se que os colonizadores gregos que fundaram a cidade a batizaram em

homenagem

a) a seus deuses que os visitavam nas festas e eventos

b) a seu chefe religioso chamado Constantino

c) aos mercadores que enriqueceram a cidade

d) a seu líder chamado Bizas

6. O imperador que alterou o nome da capital do Império Romano do Oriente de Bizâncio para

Constantinopla foi

a) Nero

b) Nabucodonosor

c) Constantino

d) Augusto César

7. A cidade de Constantinopla no século V foi

a) a menor cidade do mundo

b) a maior cidade do mundo

c) a maior cidade da Europa

d) a cidade com maior número de estrangeiros

8. As especiarias comercializadas em Constantinopla vinham em geral

a) da Índia

b) da Tessalônica

c) da China

d) de Alexandria

9. Também estava presente na região de Constantinopla o comércio de

a) artigos de pesca

b) produtos industrializados

c) madeira de cedros

d) escravizados

Page 11: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

11

10. O principal centro comercial do Mediterrâneo era

a) Bizâncio

b) Egito

c) Alexandria

d) Macedônia

História

Apostila Aprende Brasil

Páginas 19 e 20

ATIVIDADE 2

1. O Império Bizantino deu continuidade ao modelo de administração

a) grego

b) egípcio

c) mesopotâmico

d) romano

2. Cada província no Império Bizantino era governada por um administrador escolhido pelo próprio

a) rei

b) sacerdote

c) imperador

d) faraó

3. O sistema de governo em que não há divisão entre a política e religião é chamado de

a) democracia

b) teocracia

c) talassocracia

d) burocracia

4. As decisões administrativas no Império Bizantino eram tomadas

a) no palácio do imperador

b) nos mercados

c) nas províncias rurais

d) na Igreja

Page 12: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

12

5. Os administradores do imperador no Império Bizantino cuidavam também

a) das plantações e colheitas

b) das leis e dos impostos

c) dos cultos religiosos

d) dos tribunais de justiça

6) Os impostos mais altos no Império Bizantino eram pagos pelos

a) administradores do imperador

b) trabalhadores rurais

c) artesãos e comerciantes

d) trabalhadores urbanos

7. As províncias mais ricas mantidas pelos bizantinos foram

a) Nápoles, Beréia e Sardenha

b) Roma, Grécia e Cartago

c) Creta, Fenícia e Túnis

d) Mesopotâmia, Egito e Palestina

8. O comércio interno e o pagamento de impostos no Império Bizantino eram garantidos

a) pela pesca marítima

b) pelo transporte de cargas

c) pela produção agrícola

d) pelo comércio de escravos

9. A atividade artesanal, a metalurgia e a cerâmica no Império Bizantino eram desenvolvidas

a) no campo

b) na cidade

c) nas províncias estrangeiras

d) nas vilas

10. O imperador do Império Bizantino que organizou o exército foi

a) Justiniano

b) Constantino

c) Cláudio

d) Tibério

Page 13: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

13

História

Apostila Aprende Brasil

Páginas 21 e 22

ATIVIDADE 3

1. As melhores casas em Constantinopla ficavam na região

a) rural

b) da periferia

c) do centro da cidade

d) dos arredores da cidade

2. As casas com terraços, pátios internos e ambientes de banho em Constantinopla pertenciam

a) à Igreja

b) aos camponeses

c) às famílias pobres

d) às famílias aristocráticas

3. A fiscalização dos impostos na região rural em Constantinopla era feito pela assembleia dos

chefes de

a) escravos

b) igrejas

c) famílias

d) mercadores

4. Em Constantinopla, os servos eram vistos como

a) sacerdotes da família

b) membros da família

c) escravos da família

d) chefes da família

5. A cobrança e administração dos impostos em Constantinopla era responsabilidade apenas das

mulheres

a) viúvas

b) casadas

c) separadas

d) escravas

Page 14: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

14

6. O casamento em Constantinopla seguia as regras impostas

a) pelo governo

b) pela Igreja

c) pelos comerciantes

d) pela família

7. Em Constantinopla, as mulheres que recebiam educação em suas casas eram as

a) viúvas

b) escravas

c) aristocráticas

c) casadas

8. Em Constantinopla, as mulheres que trabalhavam na plantação ou nas oficinas dos maridos

eram as de famílias

a) estrangeiras

b) de escravos

c) aristocráticas

d) humildes

9. Um elemento bastante presente entre a população de Constantinopla era a

a) saúde

b) educação

c) religião

d) economia

10. O responsável por dirigir os bispos, os fiéis e os monges na Igreja em Constantinopla era o

a) imperador

b) patriarca

c) rei

d) papa

Page 15: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

15

História

Apostila Aprende Brasil

Páginas 24 e 25

ATIVIDADE 4

1. A mais característica expressão de arte bizantina são os

a) templos

b) palácios

c) mosteiros

d) mosaicos

2. A religião predominante no Império Bizantino era

a) politeísmo

b) hinduísmo

c) cristianismo

d) judaísmo

3. As pessoas que destruíam as imagens de santos cultuados pelos fiéis no Império Bizantino eram

chamadas de

a) bizantinos

b) iconoclastas

c) hereges

d) pagãos

4. O imperador do Império Bizantino que determinou que seguidores do judaísmo fossem

perseguidos foi

a) Justiniano

b) Diocleciano

c) Nabucodonosor

d) Constantino

5. Os clérigos no governo de Justiniano no Império Bizantino não podiam

a) fazer orações

b) assistir corridas de cavalo

c) visitar os enfermos

d) ajudar os necessitados

Page 16: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

16

6. A Igreja Bizantina não tinha autonomia para escolher seus líderes e suas diretrizes por causa da

interferência dos

a) patriarcas

b) cesaropapistas

c) imperadores

d) iconoclastas

7. Os encarregados de administrar províncias ou representar o imperador nos territórios mais

distantes no Império Bizantino eram os

a) servos

b) papas

c) monges

d) bispos

8. O personagem bíblico que acredita-se tenha vivido em locais que posteriormente pertenceram

ao território bizantino foi

a) Daniel

b) Moisés

c) Jesus

d) Abraão

9. O patriarca no Império Bizantino era subordinado ao

a) imperador

b) papa

c) bispo

d) monge

10. O Cisma do Oriente aconteceu no ano de

a) 1054

b) 1504

c) 1405

d) 1540

Page 17: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

17

Geografia

AULA 1 Terra: Planeta Água

Geografia, Semana 5 – Apostila Aprende Brasil, páginas 38 a 45.

Aula 1- Apostila Aprende Brasil, páginas 38 a 41.

Orientação: - Façam as leituras dos textos: Rios, lagos e aquíferos (o foco são os lagos e aquíferos,

páginas 38 e 39), Conexões: Aquífero Guarani (páginas 39 e 40) e Atividade (página 41).

- O texto: Rios, lagos e aquíferos (lagos e aquíferos, páginas 38 a 40), iniciamos com a definição

de lagos e seus tipos de formações. Ainda explica a diferença de lagos artificiais e suas

funcionalidades. O texto continua com a explicação sobre aquíferos o que são e sua importância

para o ecossistema.

- O texto: Conexões – Aquífero Guarani (página 39 e 40), traz a importância e a influência desse

recurso d´água para as sociedades e economias nos Estados e países o qual faz parte.

- Atividade: Responder as perguntas de 1 a 4 da página 41, utilizando as páginas de 38 a 40.

Geografia

AULA 2 Terra: Planeta Água

Geografia, Semana 5 – Apostila Aprende Brasil, páginas 38 a 45.

Aula 2- Apostila Aprende Brasil, páginas 41 e 42.

Orientação: - Façam a leitura do texto: As Bacias e as redes hidrográficas (páginas 41 e 42).

- O texto: As Bacias e as redes hidrográficas (páginas 41 e 42), traz a importância e variações dos

rios; seus destinos: iniciais, percurso (confluências e influências), e destinos finais. Como os rios

influenciam para as formações das bacias hidrográfica, seus elementos são mostrados e definidos

na ilustração.

Geografia

AULA 3 Terra: Planeta Água

Geografia, Semana 5 – Apostila Aprende Brasil, páginas 38 a 45.

Aula 3- Apostila Aprende Brasil, páginas 43 a 45.

Orientação: - Façam a leitura do texto: Água: um recurso natural valioso (páginas 43 e 45). Análise

do gráfico: Níveis de poluição por fósforo nas principais bacias hidrográficas (página 44).

- O texto: Água: um recurso natural valioso (páginas 43 a 45), traz uma reflexão sobre o problema

da escassez de água para o planeta, as causas e consequências da interferência humana (ação

antrópica) que interferem na qualidade e distribuição desse elemento natural. Ainda observa-se o

funcionamento das estações de tratamento de água (ETA), problemas enfrentados no processo e

sua destinação para os centros urbanos.

Page 18: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

18

- Mapa: Níveis de poluição por fósforo nas principais bacias hidrográficas (página 44), compreender

os locais afetados por esse tipo de poluição e os principais causadores desse processo.

Semana 20 de 23 a 27/08

Ciências (Aula 1) Página 32 – Divisões do Sistema Nervoso (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 6). Faça a leitura do texto e observe o mapa abaixo para facilitar o estudo e o entendimento do modo como funciona a parte central e a parte periférica do sistema nervoso.

Como sugestão, para melhor compreensão, assista a vídeo-aula a partir de 4 minutos e 25 segundos até 12minutos e 20s acessando o link abaixo. https://youtu.be/mzvkeXQIktA Ciências (Aula 2) Página 33 – Conexões (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 6). Leia o texto “A Revolução do cérebro” e depois responda as atividades 1 e 2. Página 34 – (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 6). A medula faz a condução das informações captadas pelos nervos espalhados pelo corpo e atua no ato reflexo. O reflexo medular é uma resposta rápida, automática e involuntária, processada pela própria medula espinal, sem a mediação do cérebro. Nesse tipo de resposta, o neurônio sensitivo é estimulado e leva o impulso até a medula espinal, que processa a resposta e estimula

Page 19: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

19

o neurônio motor, desencadeando a ação. Um exemplo é o reflexo patelar, em que um estímulo no joelho, como uma leve batida, faz com que a perna se movimente de forma involuntária, sem que a pessoa se dê conta disso. O ato reflexo também ajuda a proteger o corpo, evitando queimaduras graves quando se coloca a mão em uma chapa quente por exemplo.

Observe as setas, elas indicam o caminho no impulso nervoso.

Ciências (Aula 3) Página 35 – Atividades (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 6). Faça as atividades 1, 2, 3 e 4. Se for preciso releia os pontos importantes para facilitar a resolução dos exercícios. Antes de responder a atividade 5, monte a estrutura do cérebro que está disponível no material de apoio, para ajudar na compreensão das atividades “a”, “b” e “c”. (Aula 4) Página 35 – Sistema nervoso periférico (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 6). O sistema nervoso periférico é constituído por gânglios nervosos (dilatações que reúnem corpos celulares de neurônios) e nervos (formados por conjuntos de axônios que se associam, formando fibras nervosas). E bom relembrar a estrutura do neurônio (corpo celular e axônio) que se encontra na página 27 da apostila aprende Brasil, volume 3, unidade 6. Os nervos se ramificam e atingem todas as partes do organismo. Quanto ao funcionamento, o sistema nervoso periférico pode ser dividido em somático e autônomo (retome a observação do mapa da aula 1 desta semana 20 (de 23 a 27 de agosto).

• O sistema nervoso periférico somático é responsável pelas ações voluntárias do corpo e atua no controle dos movimentos.

• O sistema nervoso periférico autônomo é responsável pelas ações involuntárias, inconscientes e automáticas do corpo. Regula os órgãos internos e a musculatura associada a eles, controlando a atividade dos sistemas digestório, cardiovascular, respiratório, urinário e endócrino.

Page 20: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

20

Língua Inglesa Semana 20 - de 23/08 a 27/08

(Aula1)

PÁGINA 20

READING (Leitura)

BEFORE YOU READ

Observação: Língua mãe é a primeira língua apreendida pelo indivíduo.

1) Responda as questões na apostila:

a) What is your mother language? Qual sua língua mãe?

b) Do you speak another language? Which one (s)? Você fala outra língua? Qual?

c) Do you think it is importante to learn a foreign language? Why?

Você acha importante apreender uma língua estrangeira? Por que?

2) Verifique o gráfico da página 21 e responda as questões;

a) What kind of text are these? Que tipo de texto é este?

b) Where can they be found? Onde pode ser encontrado?

c) What kind of information do they show? Qual tipo de informação ele mostra?

d) What is the objective of these texts? Qual o objetivo do texto?

e) What are the visual diferences between the texts? Describe them.

Qual a diferença visual entre os dois gráficos? Descreva.

Página 21

TO READ AND UNDERSTAND

Page 21: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

21

Primeiro Gráfico: Mostra as línguas mais faladas no mundo.

Segundo Gráfico: Mostra o gráfico dos nativos mais falados.

Observação do que está escrito embaixo da tabela:

O Mandarim é o maior idioma do mundo quando se contabiliza apenas os falantes nativos da

primeira língua.

Isso se deve à significativa população da China. Quando se considera os falantes de segundo,

terceiro e outros idiomas, o Inglês é o maior idioma do mundo. Isso se deve primeiro a influência

Colonial do Império Britânico, mas depois a disseminação da cultura americana.

Língua Inglesa (Aula 2)

Página 22

Responda na apostila.

3) Volte na página 21 olhe os gráficos e responda as questões:

a) Why is Mandarim the language with most nativo speakers? Por que a língua Mandarim é a língua

mais falada dos Nativos?

b) Why is English the largest language considering the total number of speakrs? Por que a língua

Inglesa é considerada o maior número dos falantes?

4) As frases seguintes são verdadeiras ou falsas? Corrija as falsas.

a) ( ) A língua mais faladas no mundo pode ser mandarim ou Inglês, dependendo dos falantes

considerados.

b) ( ) Inglês é falado principalmente por falantes nativos?

c) ( ) O Português e o Bengali são falados por um número semelhantes de falantes.

Page 22: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

22

d) ( ) Mandarim é falado principalmente por falantes não nativos.

e) ( ) Hindi tem mais falante não nativos do que espanhol.

f) ( ) O Espanhol é uma língua amplamente estudada devido ao grande números de falantes não

nativos.

5) Este exercício não iremos fazer, pois é necessário o auxílio do professor.

Página 23

6) Onde estas línguas são faladas? Em sua apostila escreva o nome dos países.

Arte

Apostilado Aprende Brasil – Volume 3

Unidade 05 – Da tela ao palco: Uma explosão de descobertas.

Aula 01 e 02

(20ª semana de 23 a 27/08)

Obs.: Olá alunos, neste 3º bimestre, iniciaremos nosso apostilado – Sistema de Ensino

Aprende Brasil. Nesta semana veremos as páginas de 12 e 13.

Da Tela ao Palco: Uma explosão de descobertas – página 12.

Pintura Renascentista – página 13

Vamos conhecer a arte do Renascimento e também rever sobre a pintura nesse período,

antes de conhecer o teatro; desse período. Durante o renascimento, p ser humano tornou-se o

centro de referência para a produção da arte. Leia as páginas 12 e 13 e observe as obras. Leia

também no rodapé das imagens sobre os nomes dos artistas que realizaram a obra e também a

época.

Page 23: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

23

Atividades – aula 01 – página 12.

Observe as imagens da página 12 e 13 e responda as questões da página 12.

1. O aluno deverá responder se conhece alguma obra citada, ele poderá pesquisar também.

2. O aluno depois de ler as páginas pedidas responderá sobre as técnicas utilizadas na época.

3. Colorir a obra abaixo nas cores de sua preferência.

Atividades – aula 02

Você leu os textos e observou as imagens das páginas 12 e 13. Agora, no material de apoio (final

da apostila) página 03 e 04 – Observe as imagens e responda em seu caderno separado para

minha disciplina.

1. Na obra Madona com o Menino de Jan Van Eyck, quais as cores predominantes?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

Page 24: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

24

2. O que você vê no cenário que compõe a obra? Que lugar seria?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

3. Observe a obra do retrato de “Ginevra de Benci” de Leonardo da Vinci e tente desenhar a

vestimenta da moça. Imagine todo o vestido e desenhe.

Educação Física

(Aula 1)

Ginastica rítmica

Como prática milenar feminina, a Ginástica Rítmica aponta seu princípio no Egito há 3500 anos.

Os desenhos com a representação de movimentos são marcados em túmulos e cerâmicas das

antigas pirâmides egípcias. Essa expressão física era caracterizada não como um esporte, mas

como uma forma de lazer entre as moças da época. Na Grécia Antiga, a modalidade também foi

praticada, porém com outra finalidade, a de culto ao corpo.

No ano de 1952, fundou a Liga Internacional de Ginástica Moderna, como era conhecida

antigamente, com objetivo de disseminar sua prática. Quase uma década depois, aconteceu o

primeiro campeonato na história da categoria.

A Federação Internacional de Ginástica incluiu a modalidade em sua associação, em 1962. Mais

tarde, no ano de 1984, começou a competir nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Uma vez que

sua estreia no evento, apenas como forma de apresentação, foi em Londres 1948. Passou a ser

Page 25: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

25

chamada de Ginástica Rítmica Desportiva, ou simplesmente GRD, no ano de 1975. Conhecida

atualmente apenas por Ginástica Rítmica.

Em um tablado com 13 metros cada lado, as provas são disputadas em formato individual ou por

equipes com 5 ginastas. Em cada apresentação, a atleta manuseia um dos cinco elementos listados

abaixo:

Corda: Podendo ser feita de material sintético ou fibra natural, seu tamanho é equivalente ao da

ginasta. Esse instrumento possibilita uma liberdade de movimentos, como saltos e rotações.

Arco: Composto de madeira ou plástico e o diâmetro de 80 a 90 centímetros, o material deve ser

resistente para os rolamentos e lançamentos. Além de passagens por dentro do arco.

Bola: Com o diâmetro de 20 centímetros, a bola é feita de borracha ou material sintético, o que

facilita suas principais funções: quicar e rolar, não só sobre o corpo, como no solo também.

Maças: Suas medidas variam de 40 a 50 centímetros, pesando apenas 150 gramas. Serão sempre

duas por atleta. As principais características dessa categoria são círculos, lançamentos e batidas.

Fita: Elemento feito de cetim com 6 metros de comprimento por 4 a 6 centímetros de largura. Além

dos lançamentos, as ondulações e os espirais são muitos utilizados nas apresentações. A fita não

pode em nenhum momento enroscar, estando sempre formando desenhos no ar.

A competição é dividida em duas partes nos Jogos Olímpicos, primeiro a classificatória onde as

dez melhores seguem para a final. Lembrando que neste tipo de competição um dos cinco

elementos não são usados.

O tempo de duração da série no individual é de 1’15” ( um minuto e quinze segundos) a 1’30” ( um

minuto e trinta segundos) e com 2’15”(dois minutos e quinze segundos) a 2’30” ( dois minutos e

trinta segundos) na competição por equipe.

Educação Física

(Aula 2)

1-Leia novamente o texto estudado com atenção, para responder as questões a seguir.

2- Nesta imagem podemos ver alguns elementos, assinale a alternativa correta.

Page 26: E.M. Pref. João Matheus Telles de Menezes. Bady Bassitt

26

a) Arco e corda

b) Bolas e maças

c) Fita e bolas

d) Arco e maças

3- Assinale Verdadeiro ou Falso de acordo com texto

( ) O tablado com 13 metros cada lado, as provas são disputadas em formato

individual ou por equipes com 5 ginastas.

( ) Em cada apresentação, a atleta manuseia todos os cinco elementos.

( ) Durante a apresentação é permitido somente 2 ginastas no tablado.

( ) Ginástica Rítmica aponta seu princípio no Egito há 3500 anos.

4- De acordo com o texto, a competição é dividida em duas partes nos Jogos Olímpicos, explique

como funciona essa etapa das competições.

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

5- Como funciona o tempo de cada apresentação?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________