em diabetes – promovido pela anad - united states | bd · 2020-02-03 · através de pesquisas e...

8

Upload: others

Post on 10-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: em Diabetes – promovido pela ANAD - United States | BD · 2020-02-03 · através de pesquisas e estudos de caso relataram o que há de mais atual em prevenção e controle do diabetes
Page 2: em Diabetes – promovido pela ANAD - United States | BD · 2020-02-03 · através de pesquisas e estudos de caso relataram o que há de mais atual em prevenção e controle do diabetes

Publicação mensal do Centro BD de Educação em DiabetesCoodernação Geral: Márcia Camargo de Oliveira • Coordenação Técnica: Debora M. Camilo • Jornalista Responsável: Silvana Silva • Colaboradora:Iris Nunes • Projeto gráfico e DTP: [email protected] • Revisão Ortográfica: Solange Martinez • Capa: © Monkey Business Imagens/Dreamstime • As matérias desta publicação podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

Disque Centro BD de Educação em Diabetes - 0800 11 5097

Expediente

Editorial Notas Rápidas

A partir da esquerda: Márcia Camargo de Oliveira, Dr FadloFraige Filho e a Profa. Lilian Castilho.

PPara que possamos cumprir nossa missão, que éajudar as pessoas a viver vidas saudáveis,apostamos na atualização contínua dos nossoscolaboradores e no contato permanente com acomunidade multiprofissional que atua nas áreasde pesquisa e tratamento em diabetes.

No 15º Congresso Brasileiro Multidisciplinar eMultiprofissional em Diabetes, realizado em julhopela ANAD - Associação Nacional de Assistência aoDiabético, a BD como todos os anos, esteve presenteno evento tanto para a demonstração de seusprodutos aos profissionais da saúde que lá estavamcomo também para participarmos dos diversossimpósios realizados durante os três dias de evento.

Novidades não faltaram, mas houve uma emespecial que me fez sentir muito honrada: ahomenagem do presidente da ANAD,Dr Fadlo Fraige Filho em reconhecimento ao meutrabalho em educação em diabetes ao longo dessesanos. Sem dúvida não posso esconder o orgulho deprovar a importância do trabalho em conjunto dasdiversas áreas da saúde para o melhor controle dodiabetes.

Boa leitura !

Márcia Camargo de Oliveira,Coordenadora do Centro BD de Educação em Diabetes.

Sucesso de público no 15ººººº CongressoBrasileiro Multidisciplinar Multiprofissional

em Diabetes – promovido pela ANAD

Estande da BD durante arealização do 15º Congresso.

Auditório do 15º Congresso.

A cidade de SãoPaulo sediou entreos dias 23 e 25 dejulho, na sede daUniversidade Paulis-ta (UNIP), um impor-tante evento sobrediabetes e mostrouque os profissionaisenvolvidos na áreade diabetes estãocada vez mais preo-cupados em atualizar-se e trocar experiências na busca de agili-zar o diagnóstico e melhorar a qualidade de vida dos portadoresde diabetes. Cerca de três mil pessoas estiveram presentes noevento que ofereceu 44 simpósios e 200 palestras e ainda umaexposição de produtos e alimentos.

Segundo o Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho, presidente do Con-gresso e da ANAD, o Brasil tem uma situação privilegiada, pelomenos no que diz respeito ao conhecimento sobre o problema,mas defende maiores investimentos na capacitação dos profissi-onais da saúde da rede primária para garantir o acesso dos por-tadores a um tratamento multidisciplinar.

Durante três dias, os participantes puderam interagir com osmais diversos especialistas em diabetes. Médicos, enfermeiros,nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, entre outros, queatravés de pesquisas e estudos de caso relataram o que há demais atual em prevenção e controle do diabetes.

Além de palestras e debates, fo-ram organizadas também oficinaseducativas. A BD participou das ofi-cinas vinculadas ao simpósio de en-fermagem, no dia 23/07 com a rea-lização de atividade sobre mistura deinsulinas. Outros temas como esco-lha de agulha, conservação e trans-porte da insulina, monitorização e

rodízio foram abordados pelas outras empresas participantes.Mal terminou esta edição e os organizadores já começam a pen-

sar no congresso de 2011, afinal o controle do diabetes passapela atualização constante dos profissionais e do acesso dos pa-cientes à informação e essas são justamente as propostas da ANADe de todos que se unem a ela.

Foto

: Milt

on N

espa

tti

Foto

ced

ida

pela

AN

AD

Foto

: Milt

on N

espa

tti

@

Page 3: em Diabetes – promovido pela ANAD - United States | BD · 2020-02-03 · através de pesquisas e estudos de caso relataram o que há de mais atual em prevenção e controle do diabetes

Gente

Pai, nosso herói de todos os dias

Pai nasceu para ser super-herói. Em casa tenta ser o man-da-chuva, o todo-poderoso, o chefe. Mostrar fragilidadesou preocupações? Nem pensar. E isso independe dele terou não diabetes.

Para homenagear essa figura tão importante em nos-sas vidas, foi instituído o dia dos pais. É possível quemuitos atribuam à data um caráter puramente co-mercial, mas historicamente o Dia dos Pais nasceudo desejo sincero de agradecer aos cuidados e aslições dadas por aqueles que, no mínimo, nos de-ram a vida. O primeiro registro da data vem daBabilônia, há mais de 4000 anos, quando umjovem chamado Elmesu teria esculpido em ar-gila um cartão para o pai dele.

Nos Estados Unidos, a ideia foi lançada em1909 e é comemorada no terceiro domin-go de junho. O Brasil começou a comemo-rar em 1953, inicialmente no dia 16 de agos-to, dia de São Joaquim, sendo posteriormenteinstituído o segundo domingo de agosto, umavez que o domingo é tradicionalmente umdia de encontro entre as famílias.

No mês em que se comemora a data,a revista BD Bom Dia ouviu algunsfilhos de portadores de diabetespara saber o que eles pensam sobreseus pais.

O estudante Luiz DamianJunqueira de Aquino, de 16anos, fala que Francisco, seupai, tem diabetes Tipo 1. Aocontrário de muitos jovensda sua idade, ele não é umfrequentador assíduo das lo-jas de fast food, talvez atépelo fato de ter se acostuma-do desde pequeno com uma ali-mentação equilibrada e saudávelpor conta do seu pai. Come verdura.Só não é muito fã dos legumes. “Comocomida mesmo” diz ele. O rapaz estáacima do peso e sabe o que isso podesignificar no futuro. Por isso frequen-ta academia três vezes por semana.Em comum com o pai, segundo a mãe,a paixão por computadores parecemesmo unir os dois. Francisco atua naárea de informática e o filho já plane-ja estudar TI (Tecnologia da Informa-ção). Francisco é do tipo sério, mais

Por: Silvana Silva

@

fechado. Fala sobre tudo, mas não divide problemas. No Diados Pais, Francisco pode contar com a companhia do filhoque já escolheu o presente: um livro... talvez do Saramago.

Na casa da estudante de pedagogia AmandaPiraino, a descoberta do diabetes do pai aconteceudepois de uma crise que o levou ao hospital. O paiestava com diabetes. Antes, a estudante tinha poucainformação sobre o assunto. “Eu achava que porta-dores de diabetes não podiam comer nada com açú-car. Hoje sei que se a pessoa organizar seu dia, tomar

a insulina e controlar a comida, dá tudo certo”. OSr. Ivo, pai de Amanda, aplica insulina uma vez aodia. É muito disciplinado, mas tem episódios dehipoglicemia que ela já aprendeu a detectar. Ago-ra toda a família sabe que, com hábitos saudá-veis, o diabetes Tipo 2 pode ser evitado.

A professora Selma Oliveira sabe bem o queé isso. O pai, aos 77 anos, ainda trabalha e

tem uma disposição de dar inveja. Há pou-co mais de um ano, descobriu o diabetesdurante exames de rotina. Natalício, o pai

da professora, é hipertenso e já teve uminfarto. Depois desse episódio passoua se cuidar mais. Controla a pressãoarterial e a glicemia, quase que dia-

riamente. Selma e os irmãos pro-curam manter o pai informado

sobre os avanços no tratamen-to do diabetes, da hipertensãoe os cuidados que precisa ter.

Na família, quando o painão está bem, costuma- sedizer que está de “farol bai-xo”. A vantagem é que ele

se cuida e segue as orienta-ções médicas à risca. Como não

costuma dividir seus problemascom os filhos, o jeito é ficar de olho

nos detalhes para identificar problemase procurar ajudar. A energia do chefeda família é contagiante. Ele diz que oamor pela vida é a maior herança quepode deixar para os filhos.

O que esses pais, assim como outros,fazem é educar pelo exemplo. Cada vezmais pais e filhos se conscientizam deque comportamento, equilíbrio e saú-de têm tudo a ver com a felicidade queum deseja ao outro.Fo

to: A

rqui

vo A

lvoP

M

Page 4: em Diabetes – promovido pela ANAD - United States | BD · 2020-02-03 · através de pesquisas e estudos de caso relataram o que há de mais atual em prevenção e controle do diabetes

Vida Saudável

o poder

Por: Silvana Silva

É possível que, para muitas pessoas, reservar um tempo e submeter-se a umasessão de massagem seja um luxo desnecessário, uma bobagem ou futilidade.

Mas, para quem passa a conhecer seus benefícios, a massagem pode fazer partede uma rotina de bem estar, equilíbrio e melhor qualidade de vida.

NNo oriente, a aplicação terapêutica das massagensé conhecida há milhares de anos. Entre os antigosmédicos gregos e romanos, a massagem era um dosprincipais meios de aliviar a dor. Na China,no Japãoou na Índia a massagem faz parte da tradição deseus povos. Assim, a massoterapeuta Denise deSouza Oliveira, especialista em Tui-ná, baseada namedicina tradicional chinesa, ressalta que a terapiaé um recurso coadjuvante no tratamento de algu-mas doenças. A massagem pode ser usada comoum recurso terapêutico preventivo e restaurador.

A massoterapeuta explica que o objetivo de todamassagem é buscar o equilíbrio do organismo e quecada técnica tem suas particularidades. A massa-gem clássica, também chamada de sueca, se orien-ta pela musculatura e pelo sistema circulatório. Amassagem chinesa atua sobre canais de energia dis-tribuídos simetricamente nos dois lados do nossocorpo e nos pontos da acupuntura. A massagemayurvédica (indiana) leva em conta o temperamen-to do indivíduo, chamados doshas.

Denise explica que a massagem para ser eficaz nãoprecisa ser demasiadamente vigorosa, não deve pro-vocar desconforto nem deixar marcas. Algumas téc-nicas que dispensam o uso de óleos como a Tui-ná,o Shiatsu, a Reflexologia, a Quick Massage (veja noBox alguns tipos de massagens e para que servem) sãoaplicadas com a pessoa vestida, desde que as rou-pas sejam confortáveis. Qualquer pessoa pode sebeneficiar da terapia, mas a especialista lembra queantes de iniciar o tratamento é preciso fazer umaavaliação completa da saúde do interessado. Idosos

toquedodo

Foto

: Arq

uivo

Alv

oPM

Page 5: em Diabetes – promovido pela ANAD - United States | BD · 2020-02-03 · através de pesquisas e estudos de caso relataram o que há de mais atual em prevenção e controle do diabetes

podem exigir manobras mais suaves. Nascrianças, a própria mãe pode ser orien-tada para aplicar a massagem. Nessecaso, as sessões não devem ultrapassartrinta minutos. Denise, entretanto, fazalguns alertas: não se deve massagearáreas que apresentem feridas, inflama-ções, sinais de infecção, varizes, tecidode cicatrização recente, qualquer nódu-lo não diagnosticado. Em casos de trom-bose, flebite, e estados febris ela tam-bém não é indicada. Em pacientes comhipertensão, epilepsia, gravidez e osteo-porose as massagens devem ser suaves.No caso de portadores de câncer não háum consenso. Há quem acredite que amassagem possa contribuir para a disse-minação das células cancerígenas, mastambém há inúmeros casos de pacien-tes nessa condição que, mais equilibra-dos, tiveram melhores condições parasuportar o tratamento convencional.

No caso do diabetes, a terapeuta acre-dita que a técnica também possa ofere-cer inúmeros benefícios. Diminuídos oestresse e a ansiedade é mais fácil con-trolar a ingestão de alimentos e a glice-

Vida Saudável

mia. Além disso, a massagem contribuipara a melhoria da circulação, principal-mente nas extremidades. A experiênciacom portadores de diabetes tem de-monstrado que massagens regularescontribuem para o aumento da sensibi-lidade e da temperatura dos pés, alémda melhora do aspecto visual da pele.

Outro fator que contribui para o su-cesso da terapia é a aplicação de óleosque, além de facilitar as manobras, atu-am como antissépticos, antibióticos, es-timulantes de sistemas corporais comoo vascular e o respiratório. Alguns ain-da possuem atividades supressoras ouestimulantes para os sistemas nervosoou endócrino.

De acordo com o professor FernandoAmaral, osmólogo (especialista em aro-mas e odores) e diretor Científico daWorld´s Natural Fragrancies, há dois ti-pos de óleos. Os vegetais extraídos desementes e os óleos essenciais, extraídosde plantas aromáticas e extremamenteconcentrados. Para massagem, costu-ma-se diluir algumas gotas de óleo es-sencial em óleo vegetal. @

O uso dos óleos também exige cuida-do. De acordo com o professor as grávi-das devem evitar ou usar dosagens maisbaixas de óleos essenciais. Eles podemprovocar enjôos. Os óleos vasodilatado-res ou tônicos cardíacos, como o alecrim,devem ser evitados pelos hipertensos.Para quem tem diabetes não há contra-indicações.

Para as grávidas, o especialista recomen-da o óleo de lavanda, que combate aansiedade, a insônia e equilibra as emo-ções. O óleo de ylang ylang diminui apressão, regula a adrenalina e pode di-minuir a taquicardia, sendo indicado parahipertensos. Já o óleo de gerânio regu-la o sistema hormonal, revigora a pele,tonifica fígado e rins e é benéfico paraos portadores de diabetes.

Nenhum desses óleos, contudo, tempoder curativo. Assim como as massa-gens, eles contribuem para a prevençãoe o controle do diabetes e de outros ma-les. Podem agir tanto no aspecto físicocomo no emocional, contribuindo parao equilíbrio do organismo e a boa qua-lidade de vida dos seus usuários.

Massagem Ayurvédica – dizem osindianos que a massagem afasta a ve-lhice e recomendam a prática diaria-mente. Associada a óleos aromáticosou seca, ela como as outras, busca oequilíbrio do organismo.

Massagem aromaterapêutica – as-socia toques básicos como amassa-mento, deslizamento e fricção com óle-os vegetais e essenciais que promo-vem efeitos sedativos, relaxantes ouestimulantes.

Massagem clássica ou sueca – atuasobre músculos e sistema circulatório.Para facilitar o deslizamento das mãos,adota cremes ou óleos. É relaxante erevigorante.

Massagem holística – trata o indiví-duo como um todo. Seus movimentossão lentos, rítmicos e meditativos. Ali-via o estresse, a ansiedade e melhoraa consciência corporal, equilibrando aspartes mais conectadas ou esquecidasdo corpo.

Massagem Terapêutica Chinesa –busca o equilíbrio entre a matéria e aenergia: Yin e Yang. Trabalha sobre oscanais e pontos de energia da acupun-tura, através de estímulos músculo-cutâneos. Tui-ná é um dos nomes apli-cados à massagem chinesa.

Shiatsu – significa pressão com odedo, mas pode ser aplicado tambémcom as mãos, cotovelos e até joelhos.A pressão é feita sobre os pontos daacupuntura. Embora seja originário doJapão, os princípios básicos são da me-dicina tradicional chinesa, na qual épreciso tratar a causa dos sintomas.

Reflexologia – cada parte do corpopossui um ponto reflexo na mão ouno pé, no mesmo lado do corpo. O tra-balho com esses pontos, estimula acirculação sanguínea, alivia o estres-se e a tensão.

Shantala – massagem indiana própriapara bebês. Tranquiliza a criança ecombate as cólicas.

Massagens: terapias manuais básicas

Foto

: © E

astw

est

Imag

ing

Drea

mst

ime

Page 6: em Diabetes – promovido pela ANAD - United States | BD · 2020-02-03 · através de pesquisas e estudos de caso relataram o que há de mais atual em prevenção e controle do diabetes

escumadeira e o caldo estará pronto. Para quem tem pres-sa a panela de pressão é imbatível, mas a nutricionistadestaca que, numa panela comum, a sopa tende a ficarmais saborosa. Dependendo da textura desejada, o idealé colocar primeiro os ingredientes mais duros e acrescen-tar depois os mais moles. O macarrão deve ser cozido àparte e incorporado no final. Se a sopa for batida no liqui-dificador a ordem dos produtos não tem importância.

Para quem tem diabetes, a Dra. Daniela Cyrulin reco-menda receitas com pedaços de vegetais com baixo ín-dice glicêmico, ricos em fibras que retardam a absorçãode glicose a exemplo da lentilha, grão de bico ou soja. Ainclusão de aveia ou algum tipo de farelo também podeser vantajoso, já que agregam, além de fibras, mineraisantioxidantes como zinco e selênio. O missô (sopa ja-ponesa) tem propriedades detoxificantes (alimentos quetêm a capacidade de retirar as substâncias potencialmen-te tóxicas de dentro do organismo) e é muito indicadopara portadores de diabetes, desde que não se exagereno macarrão (de alto valor glicêmico) e no shoyu, ricoem sódio. Para quem deseja perder alguns quilos, a sopaé também uma boa alternativa, desde que não incluaingredientes gordurosos como manteiga ou creme deleite. Uma sopa com baixas calorias no jantar pode con-tribuir para a perda de peso. A nutricionista acrescentaque, congelada, a sopa dura até três meses, mas guar-dada na geladeira, a sopa deve ser consumida no máxi-mo em três dias.

Ingredientes:1 ½ xícara de feijão branco • ½ batata cortada • ½ cenoura cortada½ xícara de abobrinha italiana • ½ xícara de vagem cortada em cubos1 filé médio de peito de frango • 2 colheres de chá de azeite de oliva2 colheres (de sopa) de cebola picada • 1 dente de alho • ½ xícara derepolho picado • 1 colher de chá rasa de sal • 1 litro de água c/ 1tablete de caldo de legumes ou 1 litro de água + ervas aromáticasfervidas • 2 colheres de sopa de salsão cortado em rodelas • 2 colheresde sopa de molho de tomate.

Modo de preparo:Lave muito bem os ingredientes. Coloque o feijão para cozinhar atéque fique macio. Corte a cenoura, a batata, a abobrinha, a vagem e ofrango em quadrados de 1 cm. Cozinhe os legumes separadamente,até que fiquem bem macios. Numa panela, aqueça o azeite, doure oalho e murche a cebola. Em seguida acrescente o frango e deixe-odourar. Acrescente o caldo de legumes, o salsão, o molho de tomate, orepolho, os legumes e o feijão que foram cozidos separadamente. Deixepegar o gosto e desligue.

Tempo de preparo: 1 hora • Rendimento: 4 porções

Sopas: gostosas e nutritivasSopas: gostosas e nutritivasA

Minestrone (sopa italiana)

A sopa é certamente a mais antiga e democrática dasrefeições. Como entrada ou prato principal, nos dias maisfrios, tem uma variedade enorme de receitas que se dife-renciam pela temperatura, consistência, modo de prepa-ro, ingredientes, usos e costumes de cada época, regiãoou país.

Segundo a Dra. Daniela Cyrulin, nutricionista e personaldiet do Instituto Saúde Plena, hoje, de uma maneira geralas sopas se apresentam nas formas de caldos e cremes. Oscaldos costumam ser mais espessos e se caracterizam porcozinhar ingredientes sólidos (carnes, folhas, legumes) empouca água e em fervura leve. Os cremes são caldos que,ao final do preparo, são processados em liquidificador, fi-cando com a consistência de um purê ralo.

Embora o preparo das sopas não exija muitos dotesculinários, não faltam opções industrializadas. Em lataou saquinhos, a maioria tem em comum o alto teor desódio que é contraindicado para hipertensos, principal-mente. Além disso, as sopas prontas são pobres em fi-bras e nutrientes.

Apesar de simples, o preparo das sopas tem regrinhasque garantem o sabor e a boa aparência do prato. Algu-mas receitas tem como base caldos de carne, galinha elegumes. A melhor maneira de fazer esses caldos é fer-ver os ingredientes em fogo baixo por tempo prolonga-do em água com temperos aromáticos. Após o cozimen-to das carnes, tampe a panela e deixe gelar para que agordura suba para a superfície. Retire essa camada com

Cálculo nutricional feito por: Cristina Milleo (Técnica em Nutrição da FoccaNutrição e Sabor). Receita e foto cedidas pela empresa Focca Nutrição e Sabor.Rua da Mata, 201, São Paulo-SP - Fones: (11) 3071-3464 e 2597-8799.

Valor nutricional/porção(1 prato fundo cheio):

Calorias: 140 kcalProteínas: 11 gCarboidratos:17 gGorduras Totais: 3,6 gGorduras saturadas 0,6 gFibras: 3,4 gSódio: 390 mg

Nutrição e Saúde

@

Da redação

Page 7: em Diabetes – promovido pela ANAD - United States | BD · 2020-02-03 · através de pesquisas e estudos de caso relataram o que há de mais atual em prevenção e controle do diabetes

Entrevista

Bomba de Insulina:uma nova aliada para o tratamento do diabetes

@

AA bomba de insulina tem contribuídosignificativamente para os portadores dediabetes que necessitam de várias apli-cações diárias de insulina. Com forma-to pequeno, similar ao tamanho de umcelular, o aparelho libera insulina em pe-quenas doses, 24 horas por dia, con-forme a orientação do médico. A prin-cipal vantagem é o melhor controle dosníveis da glicemia. A revista BD Bom Diaconvidou a endocrinologista e coorde-nadora do Programa de Educação daAssociação de Diabetes Juvenil, Dra.Denise Franco, e a enfermeira MiecoHashimoto - gerente de educação etreinamento para a América Latina, daDivisão de Diabetes da Medtronic, paraesclarecer as principais dúvidas sobre autilização da bomba de insulina.

O que é bomba de insulina e como funciona?Mieco Hashimoto: é um método de infusão de insulina, emmicrodoses, no tecido subcutâneo. A bomba de insulina écomposta por um dispositivo computadorizado programável,um reservatório de insulina, um conjunto para infusão com-posto por um cateter (fino, flexível e transparente) e uma câ-nula de Teflon® (fina e flexivel). O reservatório armazena elibera insulina para o organismo através do cateter até a câ-nula que está inserida no subcutâneo.

Qual a insulina utilizada na bomba de insulina?Dra Denise: utiliza-se somente um tipo de insulina, a insuli-na análoga rápida. O reservatório tem capacidade para nomáximo 300 unidades de insulina.

Para quem é indicado?Dra Denise: a bomba de insulina é indicada para quem bus-ca um controle melhor da glicemia, precisa ter mais flexibili-dade nos horários das refeições, apresenta gastroparesia (com-plicação do diabetes que deixa o intestino mais lento e retar-da a absorção dos nutrientes), tem hábitos irregulares, masquer garantir a qualidade de vida. Além disso, nos casos deflutuações excessivas da glicemia a bomba de insulina tem semostrado um método bastante eficiente.

Quais habilidades são necessárias para quem faz usoda bomba de insulina?Dra Denise: o uso de uma bomba de insulina é semprefeito por uma indicação médica. É fundamental a avaliaçãodo perfil de cada paciente.Para usufruir dos benefícios do tratamento com bomba de in-sulina a pessoa precisa estar motivada, ser responsável e psi-cologicamente estável. Ter disposição para monitorar e regis-

Da redação

Modelo de bomba de insulina com siste-ma integrado de monitorização contínuada glicose em tempo real.

Antes de finalizarmos a entrevista a Dra. Denise deixa umalerta para nossos leitores: “apesar das vantagens da bombade insulina, o melhor método é o que se adapta perfeitamen-te a cada caso, alcançando os resultados desejados”.

Para maiores informações e esclarecimentossobre as bombas de insulina converse com

um médico de sua confiança.

trar a glicemia no mínimo quatro vezespor dia, disposição para quantificar to-das as refeições, realizar contagem decarboidratos, e disposição para cumprircom os acompanhamentos médicos.

Quais são as regiões recomendadaspara a colocação da bomba?Mieco: a cânula é subcutânea e deveser inserida em local de fácil acesso, pre-ferencialmente na região abdominal,nádegas, coxas e braços. A colocaçãoda cânula é feita pelo próprio usuário,em casa, e deve ser feita com a mesmatécnica de aplicação de insulina com ca-neta ou seringa.

Quais são os cuidados necessários?Mieco: não é necessário nenhum cui-dado especial. Apenas estar orientadoe educado quanto à terapia de insuli-

na. As pessoas que usam bomba de insulina devem tomar osmesmos cuidados de higiene e rodízio dos locais de aplicaçãodaqueles que usam seringa ou caneta. A única diferença éem relação à troca dos descartáveis, que deve ser feita a cadadois a três dias, além de desconectar a bomba antes do ba-nho e reconectá-la logo após.A pessoa que usa uma bomba de insulina deve ser aderentea glicemias capilares, contagem de carboidratos e conhecer aprogramação da bomba de insulina, seus alertas e alarmes.

Qual é o custo x benefício deste método?Mieco: existem bombas com várias faixas de preços. Os valo-res são baseados na tecnologia e na tendência do produto.Irei citar o posicionamento oficial da American Academy ofPediatrics de 2006: “se o custo da bomba de insulina podeser considerado alto, é impossível atribuir um preço para asmelhorias na qualidade de vida dos pais e das crianças queestão na terapia com bomba de insulina”. As bombas maismodernas, as chamadas bombas inteligentes, com sistema in-tegrado com sensor de glicose e com leitura em tempo real,podem ajudar os portadores de diabetes a obter um controleque dificilmente conseguiriam em outras terapias com insuli-na. Isso faz com que o usuário tenha mais qualidade de vida euma melhor sobrevida.

Foto

: M

edtro

nic

Page 8: em Diabetes – promovido pela ANAD - United States | BD · 2020-02-03 · através de pesquisas e estudos de caso relataram o que há de mais atual em prevenção e controle do diabetes

Autoaplicação

Por: Cíntia Cuesta Carrasco de Lima – enfermeira do Centro BD de Educação em Diabetes

Prega Subcutâneaítem fundamental na técnica de aplicação de insulina

Um bom controle glicêmico depende da técnica corretade aplicação da insulina

Para esclarecer dúvidas sobre prega subcutânea, outras dúvidas e receber material educativo,entre em contato com o Centro BD de Educação em Diabetes através do telefone 0800 11 5097.

O que é?

A prega subcutânea é uma pinça realizada, preferencialmente, com o dedo polegar e o indicador paraevidenciar o tecido subcutâneo.

Por que a prega é importante?

Para favorecer a aplicação de insulina no tecido subcutâneo e diminuir o risco da aplicação no músculo.

Como deve ser feita?

A prega deve ser realizada antes da introdução da agulha na pele e ser desfeita antes da retirada da agulha.Tanto no uso de seringas quanto no uso de canetas para aplicação de insulina, a realização da prega éfundamental. Ela apenas é dispensável quando são utilizadas agulhas para caneta BD Ultra-FineTM III - 5mm.

Veja abaixo a maneira correta de realizar a prega subcutânea:

Fique atento!

A aplicação de insulina deve ser realizada no tecido subcutâneo.

A prega é importante para minimizar o risco de aplicação de insulina no músculo.

As aplicações de insulina fora do tecido subcutâneo interferem na velocidade deabsorção, levando ao descontrole glicêmico.

Exemplo de prega subcutâneana região da coxa.

Exemplo de prega subcutânea na regiãoabdominal.