em cartaz

68
emcartaz | SETEMBRO DE 2014 1 guia da secretaria municipal de cultura | setembro 2014 | nº 82 | Entre os convidados, Seun Kuti (foto) e Egypt 80 fazem show no Vale do Anhangabaú | Oca recebe exposição sobre o Parque Ibirapuera, pág. 37 | Centro Cultural da Juventude realiza seu 1º Festival de Cultura Latina, pág. 46 DISTRIBUIçãO GRATUITA. VENDA PROIBIDA | Em setembro, o Mês da Cultura Independente leva atrações gratuitas aos quatro cantos da cidade, pág. 4 Independência e arte!

DESCRIPTION

Edição de setembro de 2014 do guia de programação cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

TRANSCRIPT

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 1

guia

da

secr

etar

ia m

unic

ipal

de

cultu

ra |

sete

mbr

o 20

14 |

nº 8

2

| Entre os convidados, Seun Kuti (foto) e Egypt 80 fazem show no Vale do Anhangabaú

| Oca recebe exposição sobre o Parque Ibirapuera, pág. 37

| Centro Cultural da Juventude realiza seu 1º Festival de Cultura Latina, pág. 46

dIStrIbuIçãO grAtuItA. VEndA PrOIbIdA

| Em setembro, o Mês da Cultura Independente leva atrações gratuitas aos quatro cantos da cidade, pág. 4

Independênciae arte!

2 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

De 18 a 28De setembro

ApresentAções de espetáculos dAs compAnhiAs

Grátis programação no site

cultura.prefeitura.sp.gov.br

LocaisGaleria olido

centro de Formação cultural de cidade tiradentes

centro cultural da Juventude

centro cultural da penha

centro cultural são paulo

centro de referência da dança da cidade de são paulo

Biblioteca infantojuvenil monteiro lobato

Vila maria Zélia - escola de meninas

rua são Bento (espetáculo de rua)

Key Zetta e cia.

...Avoa! núcleo Artístico

cia. perversos polimorfos

núcleo Artérias

cristian duarte /the collective Jazz & Guests

taanteatro companhia

núcleo omstrab

núcleo Fu Bu myo in

cia. carne Agonizante

núcleo de improvisação

cia. oito nova dança

cia. corpos nômades

in saio cia. de Arte

cia. sansacroma

silenciosas + Gt’aime

e² cia. de teatro e dança

cia. mariana muniz de teatro e dança

Viver núcleo de dança

cia. Fragmento de dança

núcleo de dança e performance marcos sobrinho

sheila ribeiro/ dona orpheline

Balangandança cia.

núcleo Juanita

caleidos cia. de dança

marcos moraes/A cozinha performática

maurício de oliveira & siameses

lagartixa na Janela

cia. druw

à 8a mostrade

Fomento Dança

exposições

emcartaz

Coletivo Shop Sui, de Goiânia, leva coreografias à Galeria Olido, pág. 34

teatro

Nossa programação é fechada com antecedência e está sujeita a alterações

dança

Trupe Espontânea encena roteiro sugerido pelo público, pág 24

2 em foco

4 eventos especiais

14 cinema

24 teatro e circo

28 música

34 dança

37 exposições

40 cursos e oficinas

46 palestras, debates

e encontros

54 na estante

55 nossos endereços

siga-nos no twitter:@revistaemcartaz

http://www.facebook.com /revistaemcartaz

The Gasolines toca sucessos de seus mais de 20 anos de estrada, pág. 28

Ivan Grilo cria mostra inspirada na Missão de Pesquisas Folclóricas, de Mário de Andrade, pág. 39

música

Ad

rian

a So

ng

Mis

são

de

Pesq

uis

as F

olc

lóri

cas

- C

arre

gad

ore

s d

e p

ian

o

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 1

emfocode menor nos cinemas

Entra em cartaz dia 4 nos cinemas “De menor”, longa-metragem de estreia da cineasta paulista Caru Alves de Souza. Protagonizado por Rita Batata e Giovanni Gallo (ambos na foto), o elenco traz também Caco Ciocler e Rui Ricardo. A produção faturou o prêmio de Melhor Filme, juntamente com “O lobo atrás da porta”, de Fernando Coimbra, na Première Brasil do Festival do Rio 2013. Além dessa premiação, Rita foi escolhida Melhor Atriz no Festival do Cinema Sul-Americano de Marselha (França) e no Cinemato - Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Mato Grosso). Na história, uma advogada recém-formada defende crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, cuida de um rapaz. Quando este comete um delito, o relacionamento entre os dois é questionado.Ambos os longas, “O lobo atrás da porta” e “De menor”, têm copatrocínio de distribuição da Secretaria Municipal de Cultura.

plano de livro e leituraEm abril deste ano, reuniram-se membros do governo municipal e da sociedade civil para realizar um diagnóstico das ações de leitura em equipamentos de acesso público e privado, visando ampliar a construção democrática do Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) por meio de encontros regionais. Participaram representantes das Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Direitos Humanos e Governo Municipal, além de entidades como BibliASPA, Sesc e saraus da periferia. Em julho, foi iniciado o processo participativo da elaboração do Plano, que se estende até novembro. Por meio do site oficial ou dos encontros regionais, que acontecerão em diversos espaços da capital, cidadãos e instituições culturais poderão contribuir para a construção deste programa inédito, que será a diretriz das políticas públicas sobre o tema no âmbito da cidade de São Paulo. Agenda completa no site http://pmlllbsp.com/.

sarau da madrugadaIntegrando o Mês da Cultura Independente, o Núcleo de Cidadania Cultural promove uma série de encontros noturnos no Parque Ibirapuera. Batizada de Sarau da Madru-gada, a atividade recebe os grupos ZAP e Slam da Guilhermina, no dia 6; e os Saraus da Cooperifa e do Binho, nos dias 13 e 27. Programação completa no site www.culturaindependente.org .

edital redes e ruasCom inscrições até dia 19, o edital Re-des e Ruas é resultado de uma articula-ção entre as Secretarias Municipais de Cultura, Serviços e Direitos Humanos e Cidadania. A iniciativa apoiará até 62 propostas de inclusão, cidadania e cul-tura digital, que deverão prever ações a serem desenvolvidas em telecentros, praças do programa WiFi Livre SP e em parceria com os Pontos de Cultura de São Paulo. Confira o edital na íntegra no site cultura.prefeitura.sp.gov.br .

2 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

festival cocidade

Como parte do Mês da Cultura Independente, acontece o Festival Colaborativo Cocidade. Por meio do Circuito São Paulo de Cultura, com colaboração na produção das entidades Catarse, Cidades para Pessoas e Agência Popular Solano Trindade, o evento tem como destaque 12 horas de programação seguidas, dia 13, na Praça das Artes. Serão apresentados cerca de 50 projetos, entre eles, intervenções artísticas, sarau, shows, mesa de debate, encontros e feirinha gastronômica. Boa parte das atrações convidadas já viabilizou algum projeto por meio de financiamento coletivo. Entre os dias 8 e 12, antecedendo o evento principal, a Escola São Paulo recebe uma oficina do projeto Cidades para Pessoas. O objetivo é explorar a capital e experimentar ideias para melhorar o uso do espaço público e elaborar uma campanha de financiamento coletivo para torná-las reais. Nos dias 11, 12 e 14, o Centro Cultural São Paulo recebe a Mostra CoCidade de Cinema, que exibe cinco longas e 13 curtas-metragens, todos financiados com recursos coletivos. Entre os dias 16 e 18, o Centro Cultural da Juventude é palco para oficinas e bate-papos sobre espaços colaborativos e financiamento coletivo. A entrada é franca.

sarau nonada

Celebrando 10 anos, a Galeria Olido realizará o Sarau Nonada, que terá o ator e diretor Elias Andreato como convidado especial. Para participar, interessados devem se inscrever até dia 8 pelo e-mail [email protected], enviando três poemas e uma minibiografia.

bienal de São PauloAbre no Parque Ibirapuera, dia 6, a 31ª Bie-nal de São Paulo, que tem como curadores Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente e Oren Sagiv, além dos curadores associados Benjamin Seroussi e Luiza Proença. O tema desta edição é “Como (…) coisas que não existem”, uma invocação poética do potencial da arte e de sua capacidade de agir e intervir em locais e comunidades onde ela se manifesta. A fra-se tem uma formulação variável na qual o primeiro de seus dois verbos constantemen-te se altera, sugerindo as ações que podem ser suscitadas no mundo pelas coisas que não existem, não são reconhecidas ou ainda não foram inventadas. Serão exibidos 81 projetos de autoria coletiva ou individual, envolvendo mais de 100 participantes em cerca de 250 obras. A mostra pode ser vista até dia 7 de dezembro e a entrada é franca.

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 3

CuLturA IndEPEndEntE OCuPA A CIdAdE nEStE MÊS

A partir de sábado, dia 6, o Mês da Cultura Independente (MCI), festival de artes que chega à sua oitava edição, traz mais de

100 atrações distribuídas por diversos espaços da cidade. O evento começou no Centro Cultural da Juventude e hoje se espalha por inúmeros equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura –organizadora do evento–, além de praças e ruas. A programação reúne atividades em diver-sos estilos e oferece ao público uma experiência cultural múltipla.

Nesta edição, áreas urbanas tornaram-se pro-tagonistas, pois uma parte importante das atra-ções será desenvolvida ao ar livre. O encontro de

coletivos culturais SP na Rua acontece, na região central, dia 6 a partir das 22h e se estende até as 5 da manhã. Entre os convidados estão Calefação Tropicaos, LAÇO e Matilha Cultural. O Vale do Anhangabaú é palco para os shows do americano GZA/The Genius, membro-fundador do lendário grupo de hip-hop Wu-Tang Clan, dia 7, às 16h; e de Seun Kuti, filho do lendário nigeriano Fela Kuti, considerado o criador do afrobeat. Nesse show, que acontece dia 28, ele se junta à orquestra Egypt 80, que acompanhou seu pai durante anos.

Ainda no campo da música, a inglesa Lydia Lunch faz uma apresentação especial no Cine Art

Palácio, espaço recentemente desapropriado pela Secretaria Municipal de Cultura. Reconhe-cida na cena underground de Nova York, nos anos 1970, como ícone do movimento punk, a cantora faz sua performance às 18h do dia 6.

Da cena nacional, Arrigo Barnabé apre-senta espetáculo em homenagem aos 100 anos de nascimento do compositor Lupicínio Rodrigues. O show chega a três espaços: Teatro Alfredo Mesquita (dia 13), Galeria Olido (dia 20) e Teatro Décio de Almeida Prado (dia 27). Também a cantora Céu presta um tributo, nes-te caso, ao compositor jamaicano Bob Marley, interpretando o álbum “Catch a Fire”, dia 21, às 18h, no Centro Cultural da Juventude.

O Cemitério da Consolação recebe, dia 13, a mostra Clássicos do Horror Brasileiro. Dedicada aos filmes do gênero produzidos no país, a programação exibe longas-metragens icônicos, como “Ninfas diabólicas” (1974), de John Doo, estrelado por duas das maiores musas do cinema da Boca do Lixo, Aldine Müller e Patrícia Scalvi; “Excitação” (1977), de Jean Garrett, filme que transita entre a ficção científica e o thriller psicológico; e “As sete vampiras” (1986), dirigido pelo mestre do terror, o cineasta Ivan Cardoso.

| Giovanna Longo

| Veja programação completa no site

www.culturaindependente.org . Ícone do movimento punk nova-iorquino dos anos 1970, Lydia Lunch se apresenta no Cine Art Palácio

eventos especiais

4 SEtEMbrO dE 2014 | emcartaz

MCI - MÊS dA CuLturA IndEPEndEntEdIVErSOS ESPAçOS | grÁtIS

ROSANA BRONK’SShow: “Nu rolê”. 90 min.

Formado em 2000 a partir de um time de fute-bol de várzea no Jardim Rosana, o grupo de hip--hop é o convidado do mês do projeto 4ª Flow, na Galeria Olido, e interpreta canções como “Nu rolê”, “Gladiador” e “Salve um favelado”.| Galeria Olido – Vitrine da Dança. Centro. Dias 3, 10, 17 e 24, 19h (não é necessário retirar ingresso)

MÚSICA LIVRE: 300 ANOS DE BAROCK60 min.

O novo projeto Música Livre pretende sensibili-zar a criança para o mundo dos sons, enquanto um mediador procura aproximar o público das obras executadas. Dá início à serie o espetáculo “300 anos de BaRock”, do Conjunto de Música Antiga da USP, que toca em réplicas de instru-mentos da época barroca um programa dedica-do ao compositor italiano Antonio Vivaldi.| Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. De 4/9 a 13/11. 5ª, 10h30 (retirar ingresso a partir das 8h30)

QUINTA NA FAIXA: CAPOTE (Uruguai)Emergente da cena indie-pop de Montevidéu, Max Capote é um dos músicos mais criativos da região do Rio de La Plata. Neste show, ele apresenta as músicas de seu novo disco, “Aperi-tivo de moda”, que mescla gêneros como rock, bolero, bossa nova e salsa.| Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Cen-tro. Dia 4, 20h30 (retirar ingresso a partir das 18h30)

LYDIA LUNCH’S RETROVIRUS (Inglaterra)Cantora, atriz, poeta e escritora norte-ame-ricana, Lydia foi especialmente reconhecida na cena underground de Nova York (EUA) dos anos 1970 como ícone do movimento punk. Com mais de 30 álbuns gravados, a artista também tem se dedicado à literatura com uma autobiografia e numerosos artigos e textos.| Cine Art Palácio. Avenida São João, 419. Centro. Dia 6, 18h (retirar ingresso a partir das 17h)

SP NA RUAColetivos da cidade se encontram no centro antigo para uma contemplação lúdica de ruas e lugares históricos. Durante a madru-gada até o sol raiar, haverá várias pistas de

dança ao ar livre, além de palestras, instala-ções e intervenções artísticas. | Entre Ruas São Bento, Álvares Penteado e XV de Novembro. Centro. Dia 6, das 22h às 6h

GZA (EUA) + EDI ROCKGary Grice ou GZA/The Genius (EUA) é mem-bro fundador de um dos maiores grupos dis-seminadores da cultura hip-hop no mundo: Wu-Tang Clan. Seu segundo álbum, “Liquid Swords”, produzido por RZA, é considerado um dos mais importantes da história do rap e serviu de inspiração para artistas de diversos gêneros musicais. Abertura com Edi Rock, integrante do Racionais MCs, que apresenta músicas do álbum “Contra nós ninguém será”.| Vale Anhangabaú. Centro. Dia 7, 16h

Fundador do Wu-Tang Clan, o norte-americano GZA faz show no Vale do Anhangabaú

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 5

ASTRO BUDDHA AGOGO (Dinamarca)Apoio: Centro Cultural da Dinamarca.

Michael Blicher, Dan Hemmer e Anders Holm formam a Astro Buddha Agogo, banda dinamarquesa que tem referências de Ray Charles e do soul/blues de Nova Orleans (EUA). O trio, que trabalha para lançar seu segundo álbum em 2015, já fez mais de 400 shows ao redor da Escandinávia. | Praça Dom José Gaspar. Centro. Dia 10, 19h

LIGA DOS BEATS Show que procura valorizar, profissionalizar e divulgar a cultura dos beatmakers (produ-tores de instrumentais de rap). Formulado em “um contra um” (mata-mata), o campeo-nato garante um clima de empolgação até o momento da grande final.| Cine Art Palácio. Avenida São João, 419. Centro. Dia 11, 18h (retirar ingresso a partir das 17h)

BEATMINDS (Chile)Série de live beatmaking battles criada para promover o trabalho de produtores locais de cada cidade, mostrando ao grande público o que realizam anonimamente, durante mui-tas horas, em seus estúdios. O encerramento será feito pela rapper franco-chilena Ana Tijoux, que apresentará hits de sua carreira.| Cine Art Palácio. Avenida São João, 410. Centro. Dia 12, 18h (retirar ingresso a partir das 17h)

GRITO CULTURAL REGGAE Idealizado pela Associação Cultural Reggae, o evento reúne talentos do gênero jamai-cano em uma grande festa gratuita na zona leste de São Paulo. Há 12 anos o festival atrai, a cada edição, um público de mais de 50.000 pessoas. Em 2014, apresentam-se nomes como Tribo de Jah, Mato Seco, Leões de Israel, Jah i Ras, Errol Dunkley ( Jamaica), Filhos da Terra, Solano Jacob, Planta e Raiz.| Informações pelo telefone 2053-9669. Avenida De-putado Dr. José Pinotti (Viário Itaqueruna), travessa da Avenida Nordestina, São Miguel Paulista. Zona Leste. Dia 14, das 10h às 22h

RAP NO CFCCTApresentação As Trica e GGS Família (grupos que integram o coletivo Mulheriu Clã), Afa-vel, Sharylaine e Consciência Humana.| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 14, 15h

ANA TIJOUX (Chile)90 min.

A cantora franco-chilena apresenta canções do seu novo trabalho. | Centro Cultural da Juventude – Espaço Arena. Centro. Dia 14, 18h (não é necessário retirar ingresso)

MOVIMENTO ELEFANTES CONVIDA PROJETO COISA FINAA apresentação faz parte do projeto Música Para Todos, contemplado pelo Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012. Realização: Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música de SP. 60 min.

Projeto Coisa Fina é um grupo instrumental de São Paulo formado por 13 jovens músicos que tocam jazz mesclado com baião e outros gêne-ros, em homenagem ao maestro Moacir Santos. | Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 17, 21h (retirar ingresso, um por pessoa, a partir das 20h)

U BROWN (Jamaica) + QUILOMBOLO HI-FI & ÁFRICA MÃE DO LEÃOPopular DJ de reggae jamaicano, Ubrown foi fortemente influenciado por U-Roy, Big Youth, Dennis Alcapone, Prince Jazzbo e I-Roy. Come-çou sua carreira no Silver Bullet Sound System, no início dos anos 1970, e depois sucedeu U-Roy no King Tubby’s Hi-Fi, em 1975. Brown teve a oportunidade de gravar com Winston Edwards e Yabby You, com quem ganhou reco-nhecimento com a música “Starsky and Hutch”. Quilombo Hi-Fi & África Mãe do Leão são dois dos maiores sound systems de São Paulo.| Largo do Paissandu. Centro. Dia 19, 18h (com Quilombo Hi-Fi & África Mãe do Leão)| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 20, 14h (com África Mãe do Leão)| Praça Victorio Finzeto (Praça da Paz). Dia 21, 14h (com Quilombo Hi-Fi)

U Brown, da Jamaica, apresenta-se em três locais

6 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

IVO MOZARTO cantor interpreta faixas de seus dois álbuns: “Ivo Mozart” (2011) e “Ivo Mozart” (2013).| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. Dia 19, 20h (retirar ingresso a partir das 19h)

JAKOB BRO TRIO (Dinamarca) + VAPORS OF MORPHINE (EUA)Jakob Bro é guitarrista e compositor dinamar-quês. Ao lado do baixista Anders “AC” Chris-tensen e do baterista Jakob “Lilfar” Hoyer, já se apresentou em países como Japão, México e Itália. Até agora, recebeu seis prêmios no Danish Music Awards e foi convidado a entrar no Hall da Fama do Jazz da Dinamarca. Em 2013, recebeu o prêmio de Compositor do Ano da Associação Dinamarquesa de Editores Musicais. O encerramento da apresentação fica por conta do Vapors of Morphine, power trio formado por Dana Colley e Jerome Deupree, sobreviventes do Morphine, e Jeremy Lyons.| Largo da Batata. Zona Oeste. Dia 20, 16h

THE BROTHERS UNCONNECTED (EUA)Show: “Um tributo a Sun City Girls”. 90 min.

Depois de circular pelos EUA, Europa e África, o grupo se apresenta pela primeira vez na América Latina, prestando tributo à lendária banda de música experimental Sun City Girls, fundada em 1981 pelos irmãos Alan e Richard Bishop. Com raízes no free jazz e nos limites do rock psicodélico, o show é uma homena-gem ao percussionista Charles Gocher, morto em 2007. | Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Dia 20, 19h (retirar ingresso a partir das 17h)

FESTA MELProjeto festivo, musical e performáti-co produzido pelo Coletivo Mel, grupo independente de artistas, músicos, DJs, dançarinos, estilistas, designers, fotógra-fos e videomakers, baseados na cidade de São Paulo. Realizada mensalmente, desde maio, em frente ao restaurante Homelete, na Praça Dom José Gaspar, a festa é uma livre experiência carnavalesca que celebra a diversão popular, a liberdade de ser, a cultura e a música das periferias do mundo. Durante o evento, são realizadas perfor-mances simultaneamente às discotecagens dos DJs Ad Ferrera, Tide, João Paes, Rosa e Ana Carmo e residentes do projeto. No repertório eclético e divertido, samba, tecnobrega, axé, cumbia, lambada e outros. Participação especial de Catarina Dee Jah, às 21h (veja destaque na página 33).| Praça Dom José Gaspar, 72. Centro. Dia 20, das 19h à 1h

CÉU Show: “Catch a Fire”.

Em seu trabalho de estreia, Céu gravou a primeira faixa do icônico álbum de Bob Marley, “Catch a Fire” (Concrete Jungle), primeiro disco de reggae a fazer sucesso nos Estados Unidos e Europa. Neste show, a cantora interpreta todas as canções do célebre LP.| Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Dia 21, 18h (retirar ingresso a partir das 14 na recepção do CCJ)

DIONORINA IN CONCERT - 40 ANOS 60 min.

O cantor de Feira de Santana (BA), refe-rência nacional e internacional do reggae, comemora 40 anos de carreira neste show que mescla música erudita com ritmos africanos.| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 21, 18h (reti-rar ingresso, um por pessoa, a partir das 17h)

DJ KL JAYShow: “Rotação 33”. 60 min.

Kleber Simões iniciou carreira em 1987 e, juntamente com Edi Rock, Mano Brown e Ice Blue, fundou o Racionais MC’s três anos depois. Em 2007, lançou a fita “Rotação 33”, na qual mixa canções que são referência no rap brasileiro. | Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 26, 19h (reti-rar ingresso, um por pessoa, a partir das 18h) Céu interpreta “Catch a Fire”, álbum de Bob Marley

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 7

GRUPO OFICINA UZYNA UZONA (teatro)Escritos e dirigidos por Zé Celso Martinez Corrêa e Marcelo Drummond, o grupo apresenta, com entrada franca, dois musicais que acompanham, em momentos distintos, a trajetória da atriz Cacilda Becker.| Teatro Oficina. Rua Jaceguai, 520. Bela Vista. Dia 27, 18h (“Walmor y Cacilda 64 - Robogolpe”); Dia 28, 18h (“Cacilda!!!, a rainha decapitada”)

SEUN KUTI E EGYPT 80Filho do nigeriano Fela Kuti, considerado o cria-dor do afrobeat, Seun se junta à orquestra Egypt 80 para esta apresentação musical.| Vale do Anhangabaú. Centro. Dia 28, 16h

CIrCuItO SãO PAuLO dE CuLturA - MÚSICAdIVErSOS ESPAçOS | grÁtIS

Este projeto, que contempla música, teatro e outras

linguagens artísticas, leva a mesma atração a vários

palcos da cidade. Abaixo, as apresentações de música

que integram o MCI, realizadas nos espaços da Secretaria

Municipal de Cultura e também programadas por esta para

os Centros Educacionais unificados (CEus), da Secretaria

Municipal de Educação.

| Em locais fechados, retirar ingresso, um por pessoa, a partir de uma hora antes.

PORTO60 min.

Projeto do baterista Richard Ribeiro, músico paulistano conhecido por acompanhar artistas como Marcelo Jeneci, Guizado e Pélico. A ideia é apresentar um diálogo musical entre guitarra e bateria, acompanhado por arranjos de vibrafone e sons sintetizados. Duas bibliotecas públicas (BP) e o Centro Cultural São Paulo recebem o duo.| BP Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 6, 19h| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 19, 19h| Centro Cultural São Paulo (antecedendo a apresentação de Fernando Catatau e o Instrumental). Dia 25, 19h

EMICIDAShow: “O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui”. Participação: DJ Nyack. 60 min.

Primeiro disco oficial de Emicida, “O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui”, lançado em 2013, foi escolhido o melhor desse ano pela revista Rolling Stone e recebeu o prêmio da APCA. O repertório mescla de funk a samba, com forte influência percussiva. | CEU Inácio Monteiro. Zona Leste. Dia 7, 16h

CHICO SARAIVA60 min.

O músico apresenta arranjos inéditos para voz e violão de algumas de suas premiadas compo-sições, que contam com letras de poetas como Luiz Tatit, Paulo César Pinheiro e Mauro Aguiar. O show chega a três bibliotecas públicas (BP).| BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 11, 16h| BP Érico Veríssimo. Zona Norte. Dia 12, 14h30| BP Belmonte. Zona Leste. Dia 17, 19h30

THE GASOLINESCom Alexandre Kanashiro (guitarra), Sonny Rocker (contrabaixo), Fabio Barbosa (baquetas) e Saico Padovano (percussão e voz). 60 min.Veja destaque na página 28.| Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. Dia 12, 18h| Galeria Olido – Vitrine da Dança. Centro. Dia 14, 17h| Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Dia 26, 18h

AIMAN MUSSAKHAJAYEVA (Cazaquistão)60 min.

A violinista é artista tanto da Unesco para a Paz como do Povo da República do Cazaquistão. Ela executa obras de compositores eruditos, como Jo-hann Sebastian Bach e Wolfgang Amadeus Mozart, e venceu o Concurso Internacional de Tchaikovsky (Moscou, Rússia), entre outras premiações. | Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dia 12, 21h | Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 14, 19h

Arrigo Barnabé apresenta o show “Caixa de ódio”, homenagem a Lupicínio Rodrigues

Lost

Art

8 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

ARRIGO BARNABÉShow: “Caixa de ódio”. Acompanhamento musical: Paulo Braga (piano) e Sergio Espíndola (violão). 60 min.

Homenagem ao compositor Lupicínio Rodri-gues em show parcialmente iluminado à luz de velas. | Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dia 13, 21h| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 20, 18h| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 27, 21h

CATARINA DEE JAHVeja destaque na página 33.| Terminal de Ônibus de Vila Nova Cachoeirinha (próximo do Centro Cultural da Juventude). Zona Norte. Dia 19, 17h| Praça Dom José Gaspar (integrando a Festa Mel). Centro. Dia 20, 21h| Centro Cultural São Paulo (com participação de convidados). Centro. Dia 27, 19h

FERNANDO CATATAU E O INSTRUMENTALCom Fernando Catatau (guitarrista), Samuca (bate-rista), Regis Damasceno (baixo) e Clayton Martins (bongô e guitarra sintetizada). 60 min.

Após lançar “Uhuuu!”, seu terceiro disco com o Cidadão Instigado, Catatau, guitar-rista, compositor e vocalista, montou o projeto solo instrumental voltado ao rock, Fernando Catatau e o Instrumental.| Centro Cultural São Paulo (apresentação após show do duo Porto). Centro. Dia 25, 20h | Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 28, 19h

KÁTIA GUEDES E ÉRIK DRESCHER60 min.

Kátia participou de inúmeras óperas e de importantes festivais internacionais no Brasil, Alemanha, Portugal, Coreia do Sul, entre outros países. A cantora tem se dedi-cado, especialmente, a interpretar óperas

contemporâneas escritas para sua voz. Com carreira internacional, o flautista alemão Drescher se apresenta em países como Sué-cia, Cuba e México. Fundador do Trio Nexus, dedica-se à execução de obras contemporâ-neas, algumas compostas para ele. | Centro Cultural São Paulo (dentro da série Terça no Centro). Centro. Dia 23, 20h30| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 25, 21h| Vila Maria Zélia. Zona Leste. Dia 28, 13h (integran-do a programação: Centro Cultural da Juventude - CCJ Visita)| Biblioteca Mário de Andrade. Centro. Dia 29, 19h

dOMIngO nO CEntrOCEntrO CuLturAL SãO PAuLO | SALA JArdEL FILHO | CEntrO | dOM. | grÁtIS

| retirar ingresso a partir das 10h.

OBRA ABERTAEspetáculo: “Hinox”, de José Augusto Mannis. 90 min.

Para celebrar o dia 7 de setembro, o grupo Obra Aberta apresenta variações e improvi-sações sobre o Hino Nacional Brasileiro. | Dia 7, 12h

PEDRO DE ALCANTARA Alcantara apresenta seu mais recente tra-balho, uma releitura do mito de Orfeu, que traz canções a cappella acompanhadas e instrumentais solo (violoncelo e piano).| Dia 14, 12h

DUO JOAQUIM ABREU & PAULO PASSOSApresentação de obras para percussão e clarinete de compositores contemporâneos franceses e brasileiros.| Dia 21, 12h

Acompanhado de violoncelo, piano ou a cappella, Pedro de Alcantara faz releituras do mito de Orfeu

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 9

DANIEL MURRAYO violonista apresenta composições próprias e de José Augusto Mannis, Fernando Kozu, Silvio Ferraz e Paulo Porto Alegre.| Dia 28, 12h

tErçA nO CEntrOCEntrO CuLturAL SãO PAuLO | SALA JArdEL FILHO | CEntrO | 3ª | +12 AnOS | grÁtIS

| retirar ingresso a partir das 18h30.

ALTER EGO (Itália)Com Manuel Zurria (violoncelo), Francesco Dillon (flauta) e Oscar Pizzo (piano).

Apresentação de trios da premiada composi-tora finlandesa Kaija Saariaho e do austríaco Bernhard Lang, além de solos do já clássico compositor contemporâneo italiano Salvatore Sciarrino.| Dia 2, 20h30

BEATRIZ ROMAN Radicada em Nova York (EUA), a pianista apresenta um programa de clássicos contem-porâneos europeus e norte-americanos.| Dia 9, 20h30

TRIO SANTOROCom Helena e Gustavo Surgik (violoncelo e violino) e Alessandro Santoro (piano).

O trio faz sua estreia com uma importante mostra de obras de câmara de Claudio Santoro.| Dia 16, 20h30

SILVIA DE LUCCA: MÚSICA PARA CONTRABAIXOIntérpretes se reúnem para apresentar obras de câmara com contrabaixo da compositora paulista Silvia de Lucca.| Dia 30, 20h30

Cinema

2º CInEMA bIt - MOStrA IntErnACIOnAL dE CInEMA dIgItALCEntrO CuLturAL SãO PAuLO | SALA PAuLO EMILIO SALLES gOMES | CEntrO | dE 13 A 28 | +14 AnOS | r$ 1

Veja destaque na página 14.

| Programação completa, incluindo Cine Olido, no site www.culturaindependente.org

KAREN CHORA NO ÔNIBUS(Karen llora en un bus, Colômbia, 2012, 98 min, bluray). Dir.: Gabriel Rojas Vera. Com Ángela Carrizosa Apari-cio, María Angélica Sánchez e outros.

Após dez anos de casamento, Karen per-cebe o erro dessa união que custou sua juventude. Disposta a recuperar o tempo perdido, pede o divórcio e decide começar uma nova vida no centro de Bogotá (Colôm-bia), mas as dificuldades a fazem repensar essas escolhas.| Dia 13, 15h15

A VIZINHANÇA DO TIGRE(Brasil, 2014, 95 min, DCP). Dir.: Affonso Uchoa.

Documentário focado em Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo, jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Conta-gem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles precisa encontrar modos de superar suas dificuldades. Vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2014.| Dia 13, 20h30 (conversa com o diretor após a exibição)

SHORT TERM 12(EUA, 2013, 96 min, DCP). Dir.: Destin Daniel Cretton. Com Brie Larson, Frantz Turner, John Gallagher Jr. e outros.

Garota com passado familiar complicado come-

Trio italiano Alter Ego está na Terça no Centro

10 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

ça a trabalhar como assistente social em um lar que acolhe crianças órfãs ou com problemas em casa. Enquanto se adapta à dura realidade dessas pessoas, conhece outro assistente com quem passa a ter um relacionamento.| Dia 20, 17h15. Dia 26, 21h30

E AGORA? LEMBRA-ME(Portugal, 2014, 164 min, DCP). Dir.: Joaquim Pinto.

Documentário sobre o cineasta Joaquim Pinto, portador do vírus HIV há 20 anos, testando drogas clandestinas durante um ano e relatando essa experiência.| Dia 14, 17h. Dia 28, 17h15

A GENTE(Brasil, 2013, 98 min, DCP). Dir.: Aly Muritiba.

O cineasta trabalhou em uma prisão duran-te sete anos. Após estudar cinema e fazer curtas-metragens, ele volta ao antigo traba-lho para reencontrar colegas e realizar este documentário com a Equipe Alfa, responsá-vel pela guarda da penitenciária. | Dia 16, 17h15

AUSÊNCIA(Without, EUA, 2011, 88 min, bluray). Dir.: Mark Jack-son. Com Joslyn Jensen e Ron Carrier.

Numa ilha remota, jovem começa a trabalhar como cuidadora de um senhor em estado vegeta-tivo. Sua rotina isolada se transforma numa luta interna com sua sexualidade, culpas e perdas.| Dia 13, 17h15

PARECE AMOR(It Felt like Love, EUA, 2013, 82 min, DCP). Dir.: Eliza Hittman. Com Gina Piersanti, Giovanna Salimeni, Ronen Rubinstein e outros.

Garota quer copiar as descobertas sexuais de sua melhor amiga experiente. Ela se junta a um jovem e pobre rapaz, que tem a fama de “dormir com qualquer uma”, e tenta se inserir em seu mundo. | Dia 20, 15h15

UPSTREAM COLOR - CORES DO DESTINO(EUA, 2013, 96 min, DCP). Dir.: Shane Carruth. Com Shane Carruth, Amy Seimetz e outros.

Casal se aproxima, enredado no ciclo de vida de um organismo que não envelhece, e tenta juntar situações soltas pela vida.| Dia 14, 15h. Dia 27, 21h30

YATRA - UMA VIAGEM EXTERNA, INTERNA E SECRETA(Brasil, 2014, 80 min, DCP). Dir.: Melissa Flores.

Existem hoje na Índia e no Nepal oito lugares sagrados de peregrinação budista. Um grupo de 26 pessoas, provenientes de diversas partes do Brasil, percorre 4 mil quilômetros por esses dois países da Ásia, durante 30 dias, e o trajeto é acompanhado por este documentário. | Dia 17, 19h30 (conversa com a diretora após a exibição)

Shane Carruth e Amy Seimetz protagonizam “Upstream Color - Cores do destino”, de Carruth

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 11

ABSOLUTAMENTE(Uncertain Term, EUA, 2014, 75 min, HD). Dir.: Nathan Silver. Com David Dahlbom, Adinah Dancyger, Casey Drogin e outros.

Fugindo da cidade e de um casamento problemático, Robbie se esconde na casa de campo de sua tia, onde desenvolve um pro-grama de ajuda para grávidas adolescentes.| Dias 17, 17h15. Dia 24, 19h30

HAMLET(Brasil, 2014, 90 min, DCP). Dir.: Cristiano Burlan. Com Henrique Zanoni, Jean-Claude Bernardet, Ana Carolina Marinho e outros.

A peça “Hamlet”, de William Shakespeare, é encenada no centro velho de São Paulo. Os atores discutem seus personagens e os espec-tadores opinam sobre os temas do espetáculo: vingança, traição, honra e morte.| Dia 18, 19h30 (conversa com o diretor após a exibição)

CABEÇA DE VENTO(Soft in the Head, EUA, 2013, 71 min, HD). Dir.: Nathan Silver. Com Theodore Bouloukos, Sheila Etxeberría, Mark Gotbaum e outros.

Em Nova York (EUA), jovem é despejada de seu apartamento e vai dormir nas casas dos amigos, alterando a vida das famílias, até terminar num abrigo.| Dia 19, 17h15. Dia 23, 19h45

EXIT ELENA(EUA, 2012, 72 min, HD). Dir.: Nathan Silver. Com Lawrence Balin, Jim Chiros, Kia Davis e outros.

Sem lugar onde morar, adolescente aceita

trabalhar como enfermeira domiciliar numa família em crise. Aos poucos, a jovem conquis-ta uma paz incomum, até a chegada de um filho pródigo. | Dia 19, 19h15 (após essa sessão, ocorre um bate--papo com o diretor Nathan Silver). Dia 21, 19h30

ÉDEN(EUA, 2013, 98 min, DCP). Dir.: Megan Griffiths. Com Jamie Chung, Beau Bridges, Matt O’Leary e outros.

Jovem americana de descendência coreana é sequestrada e forçada a se prostituir por trafi-cantes de escravos. Na luta desesperada pela sobrevivência, ela se junta ao sequestrador.| Dia 21, 15h15. Dia 23, 17h15

AQUELE ESTRANHO GATO(The Strange Little Cat, Alemanha, 2014, 72 min, DCP). Dir.: Ramon Zürcher. Com Jenny Schily, Anjorka Stre-chel, Mia Kasalo e outros.

Karin e Simon visitam seus pais e irmã para um almoço em família. | Dia 21, 17h15. Dia 26, 19h30

TEMOS QUE DAR O FORA DAQUI(We Gotta Get Out of This Place, EUA, 2013, 92 min, DCP). Dir.: Simon Hawkins e Zeke Hawkins. Com Macken-zie Davis, Logan Huffman, Jeremy Allen White e outros.

Três adolescentes desejam faturar alto e es-capar de suas existências fracassadas em uma cidade esquecida do Texas (EUA), mas acabam presos na malha do crime organizado local, quando um deles rouba o homem errado.| Dia 24, 17h15. Dia 27, 19h30

“Aquele estranho gato”, do cineasta alemão Ramon Zürcher, acompanha um almoço em família

12 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

UM CONTO DE GUERRA(War Story, EUA, 2014, 90 min, HD). Dir.: Catherine Keener. Com Hafsia Herzi, Ben Kingsley, Vincenzo Amato e outros.

Jornalista e fotógrafa, afetada por um trauma pessoal, decide tirar retratos de pessoas envolvidas em conflitos na Líbia. Nesse pro-cesso, conhece uma jovem refugiada e corre vários riscos para protegê-la.| Dia 26, 17h15. Dia 27, 15h15

VERONA(Brasil, 2013, 34 min, HD). Dir.: Marcelo Caetano. Com Germano Melo, Guto Nogueira e Marcia Pantera.

Dez anos após o rompimento do duo de dance music Verona, Elias volta ao Brasil para reencontrar seu antigo parceiro, Walter, que está prestes a se casar com Filipe e mora em uma casa isolada no meio do mato. | Dia 13, 19h30

NÃO SAIA DE CASA!(China, 2013, 77 min, HD). Dir.: Ai Weiwei.

Documentário sobre Liu Ximei, garota nascida em 1985 na cidade de Zhumadian, Província Henan (China). Aos 10 anos, submete-se a uma transfusão de sangue, após sofrer um acidente enquanto colhia arroz, e contrai o vírus HIV. De acordo com estatísticas oficiais, há 850.000 pessoas contaminadas por esse vírus na China hoje em dia. | Dia 28, 20h15

Encontros

LIrA PAuLIStAnA bIbLIOtECA PÚbLICA ALCEu AMOrOSO LIMA | ZOnA OEStE | 5ª E 6ª | grÁtIS

O extinto teatro Lira Paulistana, localizado na rua teodoro Sampaio, em Pinheiros, foi um importante

polo cultural que existiu em São Paulo, entre 1979 e 1986. Palco para diversas manifestações artísticas, foi berço do movimento musical que ficou conhecido como Vanguarda Paulista, do qual se destacaram músicos como Itamar Assumpção, Arrigo barnabé, tetê Espíndola e os grupos rumo, Língua de trapo, Premeditando o breque, entre outros. Esta programação relembra o espaço com lançamento de livro e exibição de documentário.

LANÇAMENTO DO LIVRO “LIRA PAULISTANA - UM DELÍRIO DE PORÃO” Escrita por Riba de Castro, um dos sócios do Lira Paulistana, a obra conta a história do centro cultural, acompanhada de vasto material iconográfico (fotografias, carta-zes de divulgação, capas de livros, discos e jornais produzidos pelo Lira) e depoimentos de artistas, produtores culturais e jornalistas que fizeram parte dessa trajetória. Realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o livro tem patrocínio da Natura Musical.| Dia 11, 19h

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “LIRA PAULISTANA E A VANGUARDA PAULISTA”(Brasil, 2012, 97 min). Dir.: Riba de Castro.

Por meio de depoimentos de sócios, trabalha-dores, colaboradores, artistas e pessoas que acompanharam as produções do Lira Paulis-tana, o filme conta a história desse fenômeno cultural, catalisador das novas tendências mu-sicais da época, em São Paulo. Além de palco para shows, o espaço promoveu a gravação de discos, jornalismo, produção editorial e artes plásticas. Após a exibição do documen-tário, ocorre um bate-papo.| Dia 12, 19h

Compositor Itamar Assumpção está no documentário “Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista”

“Hamlet” acompanha encenação em São Paulo

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 13

MOStrA EXIbE FILMES COM PrOduçãO IndEPEndEntE

U m dos grandes desafios em fazer ci-nema é conseguir financiamento para realizar a obra. Entretanto, as facilida-

des proporcionadas pelas novas tecnologias digitais impulsionam, hoje, uma nova produ-ção às margens da indústria cinematográfica que dribla essa dificuldade apresentando filmes criativos de baixo orçamento. Integran-do o Mês da Cultura Independente, o Centro Cultural São Paulo recebe, entre os dias 13 e 28, a segunda edição do Cinema Bit - Mostra Internacional de Cinema Digital.

Exibido no primeiro dia da programa-ção, “A vizinhança do tigre” tem direção de Affonso Uchoa. O documentário foi escolhi-do Melhor Filme pelo júri da crítica, neste ano, na 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). Após a sessão, acontece um bate-papo com o diretor.

Outros destaques são os três mais recen-tes longas-metragens de Nathan Silver: “Exit Elena”, “Cabeça de vento” e “Absolutamente”. O cineasta independente norte-americano arrecadou dinheiro para esses filmes por meio de uma plataforma online de financia-mento coletivo. Silver vem ao Brasil para uma conversa sobre esse tema, após a projeção de

“Exit Elena”, dia 19, às 19h15.A brasileira Melissa Flores participa de um

bate-papo na sequência da exibição de seu filme “YATRA - uma viagem externa, interna e secreta”, dia 17, às 19h30. O longa, também financiado coletivamente na internet, acompa-nha a peregrinação de um grupo de brasileiros à Índia. Para a cineasta, a obra levanta uma questão essencial: “o que muda dentro do viajante quando tudo muda ao seu redor?”.

Melissa vê como diferencial dos filmes de baixo orçamento a relação dos realizadores com as propostas idealizadas. “Normalmente, como no meu caso, são projetos muito pessoais, movidos por uma paixão, um desejo genuíno de ver aquele trabalho nascer”, afirma. A sua experiência com o chamado crowdfounding foi bastante positiva. “São pessoas que você não conhece e que se interessam pelo projeto, pela ideia. Isso é mágico.”

A mostra também acontece no Cine Olido. A programação completa pode ser acessada no site www.culturaindependente.org .

| Gabriel Fabri

| Veja programação parcial na página 10.

cinema

Após exibição do longa-metragem “Exit Elena”, seu diretor, o norte-americano Nathan Silver, fala sobre financiamento coletivo

14 SEtEMbrO dE 2014 | emcartaz

Clássico da RKO, “King Kong” é exibido em 16mm no Cineclube do Ipiranga

CInECLubE dO IPIrAngAbIbLIOtECA PÚbLICA rObErtO SAntOS | ZOnA SuL | SÁb. | +14 AnOS | grÁtIS

| Os filmes são exibidos em dVd, exceto “King Kong”, que tem suporte em 16mm.

A ÚLTIMA ETAPA(Quantez, EUA, 1957, 90 min). Dir.: Harry Keller. Com Fred MacMurray, Dorothy Malone, Sidney Chaplin e outros.

Bando de ladrões de cavalos tenta se esconder na cidade de Quantez, na divisa do México com Estados Unidos, mas toda a região se une para acabar com os crimes dos bandoleiros. | Dia 6, 19h

ASSALTO A UM TRANSATLÂNTICO(Assault on a Queen, EUA, 1966, 120 min). Dir.: Jack Donohue. Com Frank Sinatra, Virna Lisi, Tony Franciosa e outros.

Aventureira italiana e seu sócio alemão con-tratam um mercenário norte-americano para executar um ousado assalto ao transatlântico The Queen Mary, durante um passeio turístico para milionários.| Dia 13, 19h

O SELVAGEM(Le sauvage, França, 1975, 110 min). Dir.: Jean Paul Rappe-neau. Com Yves Montand, Catherine Deneuve e outros.

O filme descreve o encontro entre uma noiva que foge do casamento e um criador de fra-grâncias que abandonou a vida de executivo em Nova York (EUA) pelo isolamento em uma ilha do litoral de Caracas (Venezuela). | Dia 20, 19h

KING KONG (EUA, 1933, 100 min, 16mm). Dir.: Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack. Com Fay Wray, Robert Armstrong, Bruce Cabot e outros.

Clássica história da RKO sobre o gorila gigante que habita em uma ilha selvagem e que se apaixona por uma garota oferecida em sacrifício. Captura-da, a fera vira atração em Nova York (EUA).| Dia 27, 19h

CInEMA nA COrAbIbLIOtECA PÚbLICA COrA COrALInA | ZOnA LEStE | 5ª | LIVrE | grÁtIS

| Os filmes são exibidos em dVd.

CIDADE DOS HOMENS(Brasil, 2007, 110 min). Dir.: Paulo Morelli. Com Darlan Cunha, Douglas Silva, Jonathan Haagensen e outros. +16 anos.

O filme acompanha o surgimento da criminali-dade na favela carioca do Morro da Sinuca, por meio da vida dos amigos Laranjinha e Acerola, que cresceram juntos na comunidade e enfren-tam as primeiras dificuldades da vida adulta. | Dia 4, 14h30

TROPA DE ELITE(Brasil, 2007, 118 min). Dir.: José Padilha. Com Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira e outros. +16 anos.

O dia a dia do grupo de policiais e de um capitão do Bope que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto. Paralelamen-te, dois amigos de infância se tornam policiais honestos e ficam indignados com a corrupção existente no batalhão em que atuam.| Dia 11, 14h30

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 15

O BANHEIRO DO PAPA(El baño del Papa, Brasil/França/Uruguai, 2007, 98 min). Dir.: César Charlone e Enrique Fernández. Com César Tron-coso, Virginia Méndez, Virginia Ruiz e outros. +10 anos.

Em 1988, a promessa da visita do Papa João Paulo II à cidade de Melo (Uruguai) causa grande comoção entre os moradores do local, que usam toda a sua economia para comprar comida ou lembranças para vender no dia da missa. Um deles decide construir um banheiro para atender aos peregrinos e fazer fortuna.| Dia 18, 14h30

IRMA VAP - O RETORNO(Brasil, 2006, 84 min). Dir.: Carla Camurati. Com Marco Nanini, Ney Latorraca, Thiago Fragoso e outros. +10 anos.

Versão cinematográfica com referência na peça “O mistério de Irma Vap”, que fez grande sucesso no Brasil. Nela, um produtor endivi-dado decide remontar esse mesmo espetáculo na esperança de resolver seus problemas financeiros e de prestar uma homenagem ao pai, morto recentemente. | Dia 25, 14h30

CInEMA nA MEnOttIbIbLIOtECA PÚbLICA MEnOttI dEL PICCHIA | ZOnA nOrtE | 6ª | LIVrE | grÁtIS

| Os filmes são exibidos em dVd.

PRO DIA NASCER FELIZ(Brasil, 2006, 88 min). Dir.: João Jardim.

Documentário sobre o dia a dia de alunos e professores de várias partes do Brasil. | Dia 5, 14h

VALENTE(Brave, EUA, 2012, 100 min, animação). Dir.: Mark An-drews e Brenda Chapman.

Princesa escocesa arisca, que gosta de arco e flecha, terá sua mão concedida em casamento ao lorde que vencer um desafio. Como ela se recusa a aceitar o resultado, contraria o desejo da mãe e foge, envolvendo-se em uma perigosa aventura que poderá mudar o destino do reino. | Dia 12, 14h

A CASA MONSTRO(Monster House, EUA, 2006, 91 min, animação). Dir.: Gil Kenan.

Três crianças desconfiam que a casa onde vive um velho ranzinza é mal-assombrada, pois tudo que passa por sua porta desaparece, incluindo crianças, brinquedos e animais de estimação. Dessa forma, decidem investigar.| Dia 19, 14h

NARRADORES DE JAVÉ(Brasil, 2003, 100 min). Dir.: Eliane Caffé. Com Nelson Xavier, Gero Camilo, Rui Resende e outros.

Moradores de Javé, povoado prestes a ser encoberto pelas águas de uma hidrelétrica, unem-se para escrever um dossiê que docu-mente suas histórias e prove que a cidade deve ser preservada. | Dia 26, 14h

CInEMA nA rObErtO bIbLIOtECA PÚbLICA rObErtO SAntOS | ZOnA SuL | dE 5 A 28 | grÁtIS

| Os filmes são exibidos em dVd.

O SILÊNCIO DE LORNA(Le silence de Lorna, Alemanha/Bélgica/França, 2008, 105 min). Dir.: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Com Arta Dobroshi, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione e outros. +14 anos.

Mulher, imigrante na Bélgica, decide abrir uma lanchonete com seu namorado e se en-volve com traficantes para conseguir dinheiro.| Dia 5, 16h

ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ(No Country for Old Men, EUA, 2007, 122 min). Dir.: Ethan Coen e Joel Coen. Com Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin e outros. +16 anos.

Caçador encontra uma maleta cheia de dinheiro em meio a corpos no deserto. Ao fugir com ela, é perseguido por um violento assassino.| Dia 5, 19h

GHOST WORLD - APRENDENDO A VIVER(EUA/Inglaterra, 2001, 111 min). Dir.: Terry Zwigoff. Com Thora Birch, Scarlett Johansson, Steve Buscemi e outros. +16 anos.

Duas adolescentes recém-saídas do segundo grau enfrentam as incertezas da existência enquanto sonham em arranjar emprego e dividir um apartamento. | Dia 12, 16h

TERRA VERMELHA(Birdwatchers, Brasil/Itália, 2008, 108 min). Dir.: Marco Bechis. Com Claudio Santamaría, Alicelia Batista Cabrei-ra, Chiara Caselli e outros. +14 anos.

Após o suicídio de duas meninas guarani--kaiowá, a comunidade indígena do Mato Grosso do Sul desperta para a necessidade de resgatar suas próprias origens, perdidas pela interferência do homem branco.| Dia 12, 19h

16 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

OS BOAS VIDAS(I vitelloni, Itália, 1953, 103 min). Dir.: Federico Fellini. Com Franco Interlenghi, Alberto Sordi, Franco Fabrizi e outros. +12 anos.

Comédia sobre cinco jovens amigos que têm uma vida boêmia repleta de bebidas e mulhe-res numa pequena cidade da Itália depois da Segunda Guerra.| Dia 14, 16h

OS ESQUECIDOS(Los olvidados, México, 1950, 85 min). Dir.: Luis Buñuel. Com Alfonso Mejía, Estela Inda, Roberto Cobo e outros. +14 anos.

Cotidiano de um grupo de jovens delinquentes que vive em uma das favelas do subúrbio da Cidade do México. | Dia 14, 18h

A CRIANÇA(L’enfant, Bélgica/França, 2005, 95 min). Dir.: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Com Jérémie Renier, Déborah François, Jérémie Segard e outros. +12 anos.

Jovem casal que vive de pequenos furtos tem a vida totalmente transformada com a chegada de um filho.| Dia 19, 16h

A MARVADA CARNE(Brasil, 1985, 80 min). Dir.: André Klotzel. Com Adilson Bar-ros, Fernanda Torres, Dionísio Azevedo e outros. +12 anos.

Caipira tem dois desejos: casar e comer carne. Ao conhecer uma moça cujo pai teria reservado um boi para a festa de casamento, decide se casar com ela. Adaptação da peça de Alfredo Soffredini.| Dia 19, 19h

ANTES DO AMANHECER(Before Sunrise, EUA, 1995, 105 min). Dir.: Richard Linklater. Com Ethan Hawke, Julie Delpy e outros. +12 anos.

Durante viagem de trem, jovem americano conhece uma estudante francesa e, juntos, decidem passar uma noite em Viena (Áustria).| Dia 21, 16h

UM HOMEM E UMA MULHER(Un homme et une femme, França, 1966, 102 min). Dir.: Claude Lelouch. Com Jean-Louis Trintignant, Anouk Aimée, Pierre Barouh e outros. +14 anos.

O despertar do amor entre um solitário convicto e uma mulher precocemente viúva. Trilha sonora com música de Vinicius de Mora-es e Baden Powell.| Dia 21, 18h

HOTEL ATLÂNTICO(Brasil, 2010, 107 min). Dir.: Suzana Amaral. Com Júlio Andrade, Mariana Ximenes, João Miguel e outros. +14 anos.

Baseado no livro de João Gilberto Noll, o filme mostra situações contraditórias e inesperadas com as quais um ator desempregado se depa-ra durante uma viagem ao interior do Brasil. | Dia 26, 16h

GÊNIO INDOMÁVEL(Good Will Hunting, EUA, 1997, 126 min). Dir.: Gus Van Sant. Com Robin Williams, Matt Damon, Ben Affleck e outros. +14 anos.

Jovem delinquente vai trabalhar como serven-te em uma universidade e surpreende a todos com sua genialidade em matemática. | Dia 26, 19h

Oscar de Roteiro Original para Ben Affleck e Matt Damon, “Gênio indomável” traz Robin Williams (à esq.) e Damon no elenco

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 17

FAHRENHEIT 451(Inglaterra, 1966, 112 min). Dir.: François Truffaut. Com Oskar Werner, Julie Christie, Cyril Cusack e outros. +14 anos.

Bombeiro tem o dever de queimar todo livro que tenha sido visto pelas autorida-des ou denunciado pelos informantes, mas acaba se envolvendo com uma apaixonada por literatura, fato que o leva a ler livros de forma clandestina. | Dia 28, 16h

JEANNE DIELMAN(Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles, Bélgica/França, 1975, 201 min). Dir.: Chantal Ackerman. Com Delphine Seyrig, Henri Storck, Jacques Doniol--Valcroze e outros. +16 anos.

Viúva burguesa, metódica e mãe de um ado-lescente, ganha dinheiro extra prostituindo-se em casa. | Dia 28, 18h

CInEMA nA VIrIAtObIbLIOtECA PÚbLICA VIrIAtO COrrÊA | SALA LuIZ SÉrgIO PErSOn | ZOnA SuL | dE 5 A 28 | grÁtIS

| Os filmes são exibidos em dVd.

EM BUSCA DA VIDA(Sanxia haoren, China, 2006, 108 min). Dir.: Jia Zhang--Ke. Com Zhao Tao, Han Sanmin, Wang Hong Wei e outros. +12 anos.

Dois antigos moradores de Fengjie (China) retornam ao vilarejo para reencontrar seus fa-miliares antes que o local seja inundado para a construção de uma nova hidrelétrica. | Dia 5, 15h

O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA(Le charme discret de la bourgeoisie, Espanha/França, 1972, 120 min). Dir.: Luis Buñuel. Com Bulle Ogier, Del-phine Seyrig, Fernando Rey e outros. +10 anos.

Comédia que critica a burguesia francesa, a política e a Igreja, retratadas durante um requintado jantar entre amigos. | Dia 5, 17h

O CASTELO DE CAGLIOSTRO(Rupan sansei: Kariosutoro no Shiro, Japão, 1979, 110 min, animação). Dir.: Hayao Miyazaki. +10 anos.

História do bandido Lupin, que descobre dinheiro falsificado em um cassino de Monte Carlo e segue seu rastro até o conde Cagliostro. | Dia 6, 15h

ESTRANHOS NO PARAÍSO(Stranger than Paradise, EUA, 1984, 85 min). Dir.: Jim Jarmusch. Com John Lurie, Eszter Balint, Richard Edson e outros. +12 anos.

Rapaz mora em um pequeno apartamento em Nova York (EUA) e recebe a visita de uma pri-ma que chegou da Hungria. Como eles não se dão bem, a garota decide viver com uma tia em Cleveland, mas o primo e um amigo apa-recem para levá-la a uma viagem à Florida.| Dia 6, 17h

A VIDA DE BRIAN(Life of Brian, Inglaterra, 1979, 94 min). Dir.: Terry Jones. Com Terry Jones, Graham Chapman, Michael Palin e outros. +16 anos.

Em uma época cheia de messias e seguidores, um judeu é considerado salvador da humani-dade quando finge ser um pregador para fugir da guarda romana. | Dia 12, 15h

VINCERE(França/Itália, 2009, 128 min). Dir.: Marco Bellocchio. Com Giovanna Mezzogiorno, Filippo Timi e outros. +16 anos.

A vida amorosa de Benito Mussolini antes e depois de criar o Partido Fascista.| Dia 12, 17h

MINHA VIDA EM COR DE ROSA(Ma vie en rose, Bélgica/França/Inglaterra, 1997, 88 min). Dir.: Alain Berliner. Com Michèle Laroque, Jean--Philippe Écoffey, Hélène Vincent e outros. +14 anos.

Menino, filho caçula de uma tradicional famí-lia francesa, pensa que é menina e subverte os rígidos conceitos dos pais. | Dia 13, 15h

A CORPORAÇÃO(The Corporation, Canadá, 2003, 145 min). Dir.: Jennifer Abbott e Mark Achbar. Com Michael Moore, Noam Chomsky e outros. +10 anos.

Documentário sobre irregularidades provoca-das pela ânsia demasiada de lucro que move o mundo dos negócios, desde o início da indus-trialização até as atuais corporações.| Dia 13, 17h

A MARCHA DOS PINGUINS(La marche de l’empereur, EUA/França, 2005, 85 min, dublado). Dir.: Luc Jacquet. Livre.

O documentário ganhador do Oscar acom-panha a saga dos pinguins imperadores para preservar a procriação da espécie em um local no interior da Antártica. | Dia 14, 17h

18 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS(Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 2004, 108 min). Dir.: Michel Gondry. Com Jim Carrey, Kate Winslet, Gerry Robert Byrne e outros. +14 anos.

Desiludida com os constantes fracassos junto ao companheiro, mulher decide se submeter a um tratamento experimental que apaga a presença dele de sua memória. | Dia 19, 15h

CAMINHO PARA GUANTÁNAMO(The Road to Guantanamo, Reino Unido, 2006, 95 min). Dir.: Mat Whitecross e Michael Winterbottom. Com Riz Ahmed, Farhad Harun, Waqar Siddiqui e outros. +14 anos.

Quatro cidadãos britânicos de origem paquis-tanesa são capturados por tropas americanas e levados à prisão militar de Guantánamo, em Cuba, sem qualquer acusação formal.| Dia 19, 17h

MENINAS(Brasil, 2006, 71 min). Dir.: Gisela Camara e Sandra Werne-ck. +12 anos.

O documentário mostra adolescentes, na faixa de 13 a 15 anos, que tiveram gravidez indesejada.| Dia 20, 15h

VIOLÊNCIA GRATUITA(Funny Games, Áustria, 1997, 108 min). Dir.: Michael Haneke. Com Susanne Lothar, Ulrich Mühe, Arno Frisch e outros. +16 anos.

Em uma tranquila casa de campo, família rece-be a visita inesperada de dois jovens profun-damente perturbados, que transformam suas férias em um pesadelo. | Dia 20, 17h

VIAGEM A DARJEELING(The Darjeeling Limited, EUA, 2007, 91 min). Dir.: Wes Anderson. Com Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwart-zman e outros. +14 anos.Três irmãos decidem viajar através da Índia para recuperar os laços fraternos desfeitos e partir em uma busca espiritual interior. | Dia 21, 17h

ROSETTA (Bélgica, 1999, 95 min). Dir.: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Com Emilie Dequenne, Fabrizio Rongione, Olivier Gourmet e outros. +12 anos.Jovem, que mora em um trailer com a mãe alcoólatra, luta para livrar-se da pobreza a qualquer custo, nem que para isso tenha que passar por cima de qualquer pessoa. | Dia 26, 15h

V DE VINGANÇA(V for Vendetta, EUA/Inglaterra/Alemanha, 2005, 132 min). Dir.: James McTeigue. Com Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea e outros. +16 anos.Em uma Inglaterra do futuro, jovem é resga-tada por um homem mascarado e, juntos, iniciam uma revolução contra a tirania e a opressão do regime totalitário no país. | Dia 26, 17h

SWEENEY TODD - O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET(Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, EUA/In-glaterra, 2007, 116 min). Dir.: Tim Burton. Com Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman e outros. +16 anos.

Musical em que um barbeiro, injustamente apri-sionado, decide, ao sair da cadeia, procurar a mu-lher e a filha e se vingar do juiz que o condenou.| Dia 27, 15h

Animação “O castelo de Cagliostro”, de Hayao Miyazaki, segue o rastro do dinheiro falsificado em um cassino de Monte Carlo

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 19

SOBRE MENINOS E LOBOS(Mystic River, EUA, 2003, 137 min). Dir.: Clint Eastwood. Com Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon e outros. +14 anos.

Três grandes amigos de infância se reen-contram após a morte da filha de um deles, revivendo traumas do passado. | Dia 27, 17h

CARAMELO (Sukkar Banat, França/Líbano, 2007, 96 min). Dir.: Nadine Labaki. Com Nadine Labaki, Yasmine Al Masri, Joanna Moukarzel e outros. +10 anos.

Em Beirute (Líbano), cinco mulheres costumam se encontrar regularmente em um salão de beleza. Lá, falam sobre assuntos proibidos no país, como amor e sexo.| Dia 28, 17h

FILOSOFIA E CInEMACEntrO CuLturAL dA JuVEntudE | FOYEr | ZOnA nOrtE | 4ª | +12 AnOS | grÁtIS

destinado a participantes individuais, grupos, coletivos e escolas, o projeto procura difundir conhecimento filosófico, informalmente, por meio da exibição de filmes e documentários, seguida de debates com foco em assuntos como ética; direito e política; liberdade e justiça social; religião, razão e fé. Com rafael torres (Polo Monte Zion).

| Os filmes são exibidos em dVd.

| não é necessário retirar ingresso.

SONHO REAL(Brasil, 2005, 60 min). Dir.: CMI (Centro de Mídia Indepen-dente), de Goiânia (GO).

Documentário sobre a reintegração de posse de uma área, prorrogada por motivos eleitoreiros até 2005. O filme mostra um governador sem palavra, um prefeito que não desapropriou a área porque não quis, proprietários inadim-plentes, mortos, feridos e outras situações que comprometem os direitos humanos.ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU O MUNDO VISTO DO LADO DE CÁ(Brasil, 2006, 89 min). Dir.: Silvio Tendler.

O documentário mostra um novo mundo, que une novas técnicas e os pobres, sinalizado pelo professor Milton Santos. A BATALHA DE ARGEL(La battaglia di Algeri, Argélia, 1966, 121 min). Dir.: Gillo Pontecorvo. Com Brahim Hadjadj, Yacef Saadi, Samia Kerbash e outros.

O filme descreve a luta dos argelinos contra os dominadores franceses, entre 1954 e 1957. Enquanto o exército francês usa técnicas de tortura para eliminar os rebeldes, a Frente de Libertação Nacional desenvolve técnicas não

convencionais de combate, baseadas na guerri-lha e no terrorismo.| Exibições seguidas. Dia 10, das 15h às 21h

MARIGHELLA(Brasil, 2012, 100 min). Dir.: Inês Grinspum.

Documentário sobre Carlos Marighella (1911-1969), militante que combateu a injustiça social brasileira desde sua juventude na Bahia, seus anos de militância no Partido Comunista Bra-sileiro, suas prisões na era Vargas, sua atuação como deputado constituinte até os violentos anos de repressão militar. ARQUITETOS DO PODER(Brasil, 2010, 100 min). Dir.: Vicente Ferraz e Alessandra Aldé.

O documentário traça um panorama das rela-ções entre mídia e política no Brasil, desde as campanhas de Getúlio Vargas até o presente.FEBRE DO RATO(Brasil, 2012, 105 min). Dir.: Cláudio Assis. Com Irandhir Santos, Nanda Costa, Matheus Nachtergaele e outros. +18 anos.

Poeta anarquista, que banca seu próprio tabloi-de, sente atração por uma garota que se recusa a ter relações sexuais com ele, transtornando sua vida. | Exibições seguidas. Dia 24, das 15h às 21h

InVEStIgAçãObIbLIOtECAS PÚbLICAS AdELPHA FIguEIrEdO | PAuLO SEtÚbAL | ZOnA LEStE | PEdrO nAVA | ZOnA nOrtE | dE 1º A 29 | grÁtIS

| Os filmes são exibidos em dVd.

CREPÚSCULO DOS DEUSES(Sunset Boulevard, EUA, 1950, 110 min). Dir.: Billy Wilder. Com Gloria Swanson, William Holden, Erich von Stroheim e outros. Livre.

Perseguido por cobradores, roteirista se refugia em uma decadente mansão em Los Angeles (EUA), cuja proprietária é uma antiga estrela do cinema mudo. Decidida a voltar às telas, ela o contrata para revisar um roteiro, escrito por ela, sobre Salomé. | BP Paulo Setúbal. Dia 1º, 16h

LAURA(EUA, 1944, 87 min). Dir.: Otto Preminger. Com Gene Tier-ney, Dana Andrews, Clifton Webb e outros. +12 anos.

Policial encarregado de investigar o assassinato da bela e famosa publicitária Laura Hunt se apaixona pela morta, cujo retrato se encontra na sala de estar.| BP Pedro Nava. Dia 4, 17h

20 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

CIDADÃO KANE(Citizen Kane, EUA, 1941, 119 min). Dir.: Orson Welles. Com Orson Welles, Dorothy Comingore, Joseph Cotten e outros. Livre.

Jornalista investiga o significado da palavra “Rosebud”, pronunciada pelo magnata da imprensa norte-americana Charles Foster Kane antes de morrer. Em sua vida, Kane conseguiu construir um império a partir do nada. | BP Adelpha Figueiredo. Dia 5, 16h

OS INFILTRADOS (The Departed, EUA, 2006, 149 min). Dir.: Martin Scorsese. Com Leonardo DiCaprio, Matt Damon e outros. +16 anos.

Enquanto a máfia infiltra um de seus homens na polícia, o FBI coloca um agente disfarçado no meio dos criminosos para obter informações. | BP Paulo Setúbal. Dia 8, 16h

A DAMA DO LAGO(Lady in the Lake, EUA, 1947, 105 min). Dir.: Robert Mon-tgomery. Com Robert Montgomery, Audrey Totter, Lloyd Nolan e outros. +14 anos.

Baseada no romance de Chandler Raymond, a trama se desenvolve em torno da investigação do desaparecimento misterioso da esposa de um famoso editor de Hollywood dos anos 1940. | BP Pedro Nava. Dia 11, 14h

DR. MABUSE, O JOGADOR (parte 1)(Dr. Mabuse, der Spieler - Ein bild der Zeit, Alemanha, 1922, 120 min). Dir.: Fritz Lang. Com Rudolf Klein-Rogge, Aud Egede-Nissen, Gertrude Welcker e outros. +12 anos.

Chefe de uma bem-estruturada organização criminosa rouba milionários e domina a bolsa de valores utilizando-se de diversas identidades e de poderes hipnóticos.| BP Adelpha Figueiredo. Dia 12, 16h

ZODÍACO(Zodiac, EUA, 2007, 158 min). Dir.: David Fincher. Com Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards e outros. +16 anos.

Assassino envia cartas para três jornais de São Francisco (EUA) dando detalhes sobre a morte de três pessoas e sobre a tentativa de homicídio de outra. Caso não sejam publicadas, o crimi-noso ameaça matar mais inocentes. | BP Paulo Setúbal. Dia 15, 16h

O DEMÔNIO DA ARGÉLIA(Pépé le moko, França, 1937, 93 min). Dir.: Julien Duvivier. Com Jean Gabin, Gabriel Gabrio, Saturnin Fabre e outros. +14 anos.

Detetive tenta capturar um famoso crimino-so francês que fugiu de Paris (França) e se tornou um chefão na cidade de Casbh, parte árabe de Argel.| BP Pedro Nava. Dia 18, 14h

DR. MABUSE - O INFERNO DO CRIME (parte 2)(Dr. Mabuse, Der Spieler: Inferno - Ein spiel um Menschen unserer Zeit, Alemanha, 1922, 109 min). Dir.: Fritz Lang. Com Rudolf Klein-Rogge, Aud Egede-Nissen, Gertrude Welcker e outros. +12 anos.

Investigador francês e a polícia alemã fecham o cerco para prender o gênio criminoso, hipnoti-zador e mestre dos disfarces, Dr. Mabuse. | BP Adelpha Figueiredo. Dia 19, 16h

CHINATOWN(EUA, 1974, 130 min). Dir.: Roman Polanski. Com Jack Ni-cholson, Faye Dunaway, John Huston e outros. +12 anos.

Mulher contrata homem para investigar seu marido. O esposo é assassinado e o detetive se vê envolvido com gângsteres.| BP Paulo Setúbal. Dia 22, 16h

Cena do clássico “Cidadão Kane”, longa produzido, dirigido, corroteirizado e estrelado por Orson Welles

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 21

A CELA(The Cell, Alemanha/EUA, 2000, 113 min). Dir.: Tarsem Singh. Com Jennifer Lopez, Vince Vaughn, Dylan Baker e outros. +16 anos.

Agente do FBI conta com a ajuda de uma psi-cóloga para descobrir onde um assassino cruel e psicologicamente instável construiu uma cela em que esconde suas vítimas.| BP Pedro Nava. Dia 25, 14h

O SILÊNCIO DOS INOCENTES(The Silence of The Lambs, EUA, 1991, 118 min). Dir.: Jo-nathan Demme. Com Jodie Foster, Anthony Hopkins, Scott Glenn e outros. +14 anos.

Agente do FBI é designada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas, todas elas jovens e gordinhas. Para entender como ele pensa, a policial procura ajuda de um psicanalista psicopata preso sob a acusação de canibalismo.| BP Adelpha Figueiredo. Dia 26, 16h

CRIME E PAIXÃO(Hustle, EUA, 1975, 122 min). Dir.: Robert Aldrich. Com Ben Johnson, Burt Reynolds, Catherine Deneuve e outros. +16 anos.

Detetive de Los Angeles (EUA) mete-se em um sombrio e complexo quebra-cabeça envolvendo a morte de uma adolescente. | BP Paulo Setúbal. Dia 29, 16h

PrÉ-EStrEIA: VILA MArIA E CÉu gALErIA OLIdO | CInE OLIdO | CEntrO | 2ª | grÁtIS

Em parceria com a Fundação bienal de São Paulo, o Centro de Memória do Circo promove um encontro entre público, classe circense e a artista danica dakic para a pré-estreia de dois curtas-metragens dela, filmados em São Paulo. nascida em 1962 na cidade de Sarajevo (bósnia e Herzegovina), danica vive em düsseldorf (Alemanha). Seu trabalho se estende do filme e vídeo à fotografia e instalação. A formação social e cultural dos papéis e a forma como eles são adotados e articulados são temas centrais em sua arte. recentemente, fez mostras individuais no Museum für Moderne Kunst, em 2013, na cidade de Frankfurt (Alemanha); no Hammer Museum, em 2011, em Los Angeles (EuA); entre outras instituições, e participou de coletivas, como a 1a bienal de Kiev (ucrânia), em 2012. Após a exibição, ocorre um bate-papo com danica.

VILA MARIA(Brasil, 2014).

Filmagem do artista Roger Avanzi se maquian-do para se transformar no célebre palhaço Picolino, do Circo Nerino. O artista fez parte do desfile de Carnaval, em 2014, da escola de sam-ba Unidos de Vila Maria. Em outro momento,

no pátio da escola de samba, oito “Picolinos” de várias idades dão novas releituras ao perso-nagem.

CÉU(Brasil, 2014).

Com a colaboração de alunos e funcionários do Colégio de Santa Inês, no bairro do Bom Retiro (São Paulo), a narrativa do curta, cujo título faz alusão ao jogo da amarelinha, alterna-se entre crianças em uniformes antiquados, uma freira idosa sentada ao piano e uma menina brincando.| Exibições seguidas. 60 min. Dia 1º, 18h30

SESSãO nOStALgIAbIbLIOtECA PÚbLICA rObErtO SAntOS | ZOnA SuL | 4ª | +14 AnOS | grÁtIS

| Os filmes são exibidos em dVd.

GOLPE DO DESTINO(Cry Danger, EUA, 1951, 78 min). Dir.: Robert Parrish. Com Dick Powell, Rhonda Fleminge, Regis Tomey e outros.

Após 5 anos de prisão por um crime que não cometeu, homem sai em busca das pessoas que lhe mandaram para o cárcere.| Dia 3, 19h

RASTRO DO INFERNO(Inferno, EUA, 1953, 90 min). Dir.: Roy Backer. Com Robert Ryan, Rhonda Fleming, Willian Lundgann e outros.

Milionário, em viagem com a esposa e o sócio, é abandonado no deserto depois que que-bra a perna durante um passeio. Ele precisa encontrar força e coragem para sobreviver e se vingar. | Dia 10, 19h

A BESTA HUMANA(La bête humaine, França, 1938, 89 min). Dir.: Jean Renoir. Com Jean Gabin, Simone Simon, Fernand Ledoux e outros.

Maquinista que sofre de enxaqueca e tem fortes impulsos assassinos envolve-se com a esposa do subchefe da estação. Esta, por sua vez, tenta convencê-lo a matar seu marido para vingar a morte do amante.| Dia 17, 19h

MEU PECADO FOI NASCER(Band of Angels, EUA, 1957, 90 min). Dir.: Raoul Wash. Com Sidney Poitier, Clark Gable, Yvone de Carlo e outros.

Depois da morte do pai, filha de um poderoso fazendeiro é vendida como escrava por ter ascendência africana.| Dia 24, 19h

22 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

Infantojuvenil

CASTELO RÁ-TIM-BUM - O FILME(Brasil, 1999, 108 min, DVD). Dir.: Cao Hamburger. Com Marieta Severo, Rosi Campos, Sérgio Mamberti e outros.

Garoto de 300 anos, aprendiz de feiticeiro, quer ser um menino comum. Seus planos tomam outro rumo quando uma parente bruxa rouba o livro de magia de sua tia Morgana, o que causa a perda dos poderes dela e do tio Victor. | Biblioteca Pública Pedro Nava. Zona Leste. Zona Norte. Dia 3, 14h. Grátis

InFAntIL nA rObErtObIbLIOtECA PÚbLICA rObErtO SAntOS | ZOnA SuL | SÁb. | LIVrE | grÁtIS

| Os filmes são dublados e exibidos em dVd.

O LORAX - EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA(The Lorax, EUA, 2012, 86 min, animação). Dir.: Chris Renaud.

Para realizar o sonho de sua amada, o de ver uma árvore de verdade, pois estas se encon-tram em extinção, menino embarca em uma aventura por uma terra desconhecida. | Dia 6, 16h

A PRINCESA E A ERVILHA(The Princess and the Pea, EUA, 2004, 85 min, animação). Dir.: Mark Swan.

Velho corvo tenta desvendar o mistério da ervilha que poderá salvar um reino. Baseado no conto de Hans Christian Andersen. | Dia 13, 16h

MUPPETS - O FILME(The Muppet Movie, EUA, 1979, 95 min). Dir.: James Frawley.O sapo Caco decide ir para Hollywood buscar espaço no show business, mas acaba nas mãos do perigoso Doutor Hopper, dono de uma rede de restaurantes. | Dia 20, 16h

TÁ DANDO ONDA(Surf’s Up, EUA, 2007, 85 min, animação). Dir.: Ash Bran-non e Chris Buck.Jovem pinguim sai de sua casa na Antártica para participar do evento Big Z Memorial de Surf, na Ilha de Pen-Gu. | Dia 27, 16h

InFAntIL nA VIrIAtObIbLIOtECA PÚbLICA VIrIAtO COrrÊA | SALA LuIZ SÉrgIO PErSOn | ZOnA SuL | dOM. | LIVrE | grÁtIS

| Os dois filmes são dublados e exibidos em dVd.

ENROLADOS(Tangled, EUA, 2010, 92 min, animação). Dir.: Nathan Greno e Byron Howard. Princesa aprisionada em uma torre se une a um ladrão para conseguir fugir e conhecer certas luzes misteriosas que surgem no céu no dia de seu aniversário.| Dia 21, 15h

A RATINHA VALENTE(The Secret of Nimh, EUA, 1982, 82 min, animação). Dir.: Don Bluth. Ratinha tenta salvar sua família das maldades de um fazendeiro. | Dia 28, 15h

Em “Muppets - O filme”, o sapo Caco tenta carreira em Hollywood, mas cai nas mãos de um perigoso dono de restaurante

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 23

Entra em cartaz dia 5, no Teatro Zanoni Ferri-te, a peça “Espontânea”. O diferencial dessa montagem é que mesmo quem for assistir a

todas as apresentações verá sempre uma história diferente, pois seu enredo muda a cada noite, de acordo com tema proposto pelos espectadores.

“Nosso objetivo é que o público sugira, por meio de frases, poesias, personagens, situações ou citações, a história que, em aproximadamen-te 90 minutos, gostaria que improvisássemos”, conta a atriz Silvia Lhullier. Na peça em três atos, a música, os cenários e a iluminação também são adaptados na hora.

Além de Silvia, integram o elenco Ian Soffredini, Ana Paula Dias, Chico Ribas e Allan Benatti. A ilumi-nação e a trilha sonora espontâneas ficam a cargo, respectivamente, de Zhé Gomes e Marcos Felinto. Os cenários e figurinos são de Ana Paula Oliveira.

Criada em 2012, a Trupe Espontânea é fruto do trabalho de pesquisa de um grupo de atores interessados em aplicar os fundamentos da dra-maturgia, mímica, expressão corporal e técnicas

de improvisação em espetáculos que pudessem se renovar a cada apresentação. Os integrantes, em sua maioria, vieram de diferentes escolas de arte cênica e atuaram em várias peças teatrais.

“Seja qual for o tema escolhido pela plateia, de fundo dramático ou cômico, procuramos sem-pre suavizar a trama com humor e ironia”, expli-ca Silvia, que, além de formada em comunicação das artes do corpo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), fez cursos de teatro físico, mímica, palhaço, bufão, máscara negra e técnicas de im-provisação. Para ela, “improvisar é estar presen-te. Em cena, estamos o tempo todo olhando nos olhos de nossos companheiros, descobrindo com eles a história que estamos contando e que nos surpreende a cada instante. O público, por sua vez, acompanha passo a passo o nosso trabalho, observando e participando dele.”

| Gilberto De Nichile

|Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. De 5 a 28. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 10

EM ESPOntÂnEA, O EnrEdO MudA A CAdA APrESEntAçãO

Para poder acompanhar o tema sugerido pelo público, a música, a iluminação e os cenários são adaptados às diferentes improvisações

Adriana Song

24 SEtEMbrO dE 2014 | emcartaz

teatro e circo

CABARÉ DA RRRRRAÇABando de Teatro Olodum. Texto: Márcio Meirelles e grupo. Dir.: Márcio Meirelles. Com Adriana Gabriela, Deyse Ra-mos, Fábio Santana e outros. 90 min. +16 anos.

Em formato de programa de auditório, o espetáculo trata de preconceito racial. Nele, os personagens desfilam como se estivessem numa passarela e atuam como apresentadores, convidando o público a participar. | Teatro João Caetano. Zona Sul. Dias 6 e 7. Sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 20

EFEITO DOMINÓGrupo Forças Amadas. Livre.

O coletivo de palhaços realiza apresentação tea-tral com a ideia de se conectar com a comuni-dade para que esta dissemine seu trabalho.| Ponto de Leitura André Vital. Zona Leste. 4ª, 10h. Grátis

ENCONTRO NO CORTIÇO75 min. +14 anos.

A obra “O cortiço”, de Aluísio Azevedo, é contada como um “épico circo-teatro pobre de revista”. Na história, o português João Romão prospera, explora a vizinhança e vende o cortiço e a pe-dreira no bairro do Botafogo (RJ). Quando outro português ocupa um casarão próximo, surgem conflitos pelo terreno, festas, romances, entre outras situações que fazem referência ao Brasil do século 19 à contemporaneidade. Projeto desenvolvido com recursos do Programa para Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).| Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Dia 14, 15h e 18h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)

ESPONTÂNEADramaturgia: coletiva. Dir. da pesquisa: Ian Soffredini. Com Ian Soffredini, Silvia Lhullier, Chico Ribas e outros. 90 min. +12 anos.Veja destaque na página ao lado. | Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. De 5 a 28. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 10

FOME DE NOTÍCIAV.A.G.A* Vontade de Aglomeração Artística. Texto: Evaldo Mocarzel. Dir.: Maurício Perussi. Com João Attuy, Marco Biglia e Sofia Boito. 60 min. +12 anos.

Casal de classe média exorciza a crise do casamento através das tragédias cotidianas. Com a ajuda de um misterioso terceiro ele-mento, eles tentam virar notícia a qualquer custo, sacrificando o próprio amor. | Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. De 13/9 a 5/10. Sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 10

LEITURA DRAMÁTICA: SABIÁDir.: Paulo Faria (fundador da Cia. Pessoal do Faroeste). Com Eliana Guttman, Gustavo Haddad, Jerusa Helena Junqueira Franco e Dario José Sako de Souza. 90 min. +12 anos.

Recentemente criada, esta série faz a leitura dramática de “Sabiá”, de Paulo Faria, peça livremente inspirada na canção homônima de Chico Buarque e Tom Jobim. O texto abor-da o drama vivido por aqueles que foram contrários ao regime totalitário, instaurado no Brasil pelo Golpe Militar em 1964. | Centro Cultural São Paulo – Praça Mário Chamie. Centro. Dia 24, 20h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)

Bando de Teatro Olodum enfoca o preconceito racial em “Cabaré da rrrrraça”, espetáculo em formato de programa de auditório

Giu

sep

pe

Ro

ca

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 25

teat

ro e

cir

co

SUBMARINOTexto: Leo Moreira. Dir.: Pedro Granato. Com Bárbara Sgarbi, Celina Machado, Gabriel Tavares e Jonatan Justolin. Estreia. 50 min. +12 anos.

Grupo de amigos precisa lidar com a perda de um garoto que morreu em uma piscina. A peça acompanha por um ano como cada uma das personagens encara a morte e como esse impacto se transforma com o passar do tempo, sempre com a piscina como cenário.| Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. De 9/9 a 15/10. 3ª e 4ª, 20h. R$ 10 (dia 24/9, preço popular: R$ 3)

VIZINHOS (circo)Grupo Artinerant’s. 45 min. Livre.

Cotidiano de um casal que vive momentos insólitos para escapar da mesmice. Diante de um lustre que impede que sua lâmpada seja trocada, o homem procura mudar a situação em busca de luz. | Centro Cultural da Juventude – Espaço Arena. Zona Norte. Dia 6, 20h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)

CIrCuItO SãO PAuLO dE CuLturA - ArtES CÊnICASdIVErSOS ESPAçOS | grÁtIS

Este projeto, que contempla música, teatro e outras linguagens artísticas, leva a mesma atração a vários palcos da cidade. Abaixo, as apresentações de teatro e circo realizadas nos espaços da Secretaria Municipal de Cultura.

| retirar ingresso, um par por pessoa, a partir de uma hora antes.

PICADEIRO UTÓPICO (circo)Circo Utopia. Dir.: Felipe Oliveira. Com Felipe Oliveira, Tom Santos, Letícia Leão e outros. 45 min. Livre.

Espetáculo que homenageia a cultura tradicio-nal circense itinerante, com seus números de malabares, palhaços, bambolês e acrobatas.| Teatro João Caetano. Zona Sul. Dia 13, 21h| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes – área do circo. Zona Leste. Dia 20, 20h (em caso de chuva, o espetáculo ocorre dentro do CFCCT)

CORO DOS MAUS ALUNOSCia. Arthur-Arnaldo. Texto: Tiago Rodrigues. Adapt.: Soledad Yunge e Tuna Serzedello. Dir.: Tuna Serzedello. Com Carú Lima, Julia Novaes, Taiguara Chagas e outros. 65 min. +12 anos.

Velho professor de filosofia, apreciador de con-trovérsias e incentivador do espírito crítico dos seus alunos em relação à escola, é submetido a um processo, pois é acusado de confundir os es-tudantes e de manter relações que ultrapassam

os limites entre educador e aluno. | Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 19 a 21. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h| Teatro João Caetano. Zona Sul. De 26 a 28. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h

A PIOR BANDA DO MUNDOCia. dos Outros. Dramaturgia: Carolina Bianchi e grupo. Dir.: Carolina Bianchi e João Otávio. Com Amanda Lyra, Carolina Bianchi, Clayton Mariano e outros. 100 min. +12 anos.Banda com aspirações jazzísticas, mas com pouco talento, ensaia há dez anos e tem de lidar com seu primeiro show. A peça é uma adaptação dos quadrinhos homônimos do português José Carlos Fernandes.| Teatro João Caetano. Zona Sul. De 19 a 21. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 26 a 28. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h

Últimos dias

O GIRADORPequeno Teatro de Torneado. Dramaturgia e dir.: William Costa Lima. Intérpretes-criadores: Beatriz Barros e Bruno Lourenço. 90 min. Livre.Em uma arena montada com diversos objetos, o espetáculo fala sobre a interferência do tem-po nas relações humanas e na transformação das memórias.| Teatro Leopoldo Fróes. Zona Sul. Até dia 28. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 10

SYNGUÉ SABOUR - PEDRA DE PACIÊNCIATexto: Atiq Rahimi. Trad.: Elizabeth Migliavacca. Adapt.: Jean-René Lemoine. Dir.: Fernanda D’Umbra. Com Ester Laccava, Guilherme Jorge, Duda Mamberti e Francisco Haddad Aguerre. 60 min. +16 anos.Enquanto vela pelo marido que está paralisado, mulher deve recitar durante 99 dias os nomes de 99 deuses, mas pouco a pouco abandona as orações para falar de si e de seus sentimentos. O espetáculo é inspirado na história da poeta afegã Nadia Anjuman, morta pelo marido com a conivência da própria mãe.| Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. Centro. Até dia 21. 6ª e sáb., 21h. Dom., 20h. R$ 10 (dia 19, preço popular: R$ 3)

UM MESTRE BRASILEIROPocilgas & Companhia. Roteiro e dir.: Márcio Araújo. Com Adriana Salcedo, Valéria Pontes, Márcio Maracajá e outros. 65 min. Livre.O espetáculo aborda a relevância de Mestre Raimundo Irineu Serra, negro maranhense que viveu no Acre e que mudou a vida de toda a comunidade ao seu redor, alterando seu meio e sua importância para o Brasil.| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Até dia 28. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h30. R$ 10

26 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

teat

ro e

cir

co

Infantojuvenil

ENSAIO SOB A CHUVA (circo)Dir.: André de Araújo. Texto: grupo. Com Helena Figueira e Duba Becker. 50 min. Livre.

Enquanto chove, os palhaços Sanduba e Fiorella fazem de sua própria casa um grande espaço de brincadeiras, repleto de guarda-chu-vas, baldes, geleiras e até um elefante.| Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. Centro. De 7/9 a 2/11. Sáb. e dom., 16h. R$ 15 (dia 28/9, preço popular: R$ 3)

O PATO, A MORTE E A TULIPACia. De Feitos. Dramaturgia e dir.: Carlos Canhameiro. Com Artur Kon, Denise Cruz, Giscard Luccas e Leandro Ivo. 50 min. Livre.

Quando um pato descobre que a morte o segue, leva um susto, mas logo vê que ela é sua amiga e aceita a companhia dela. Esta, por sua vez, perde a noção do tempo e decide ‘viver’ um pouco mais.| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. De 13/9 a 5/10. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

Últimos dias

O LUGAR DE ONDE SE VÊCia. Ouro Velho. Texto: Lara Hassum e Paulo Marcos. Dir.: Paulo Marcos. Com Lara Hassum, Taís Luna, Danilla Figueiredo e Tássia Melo. 60 min. Livre.

Eva, uma menina triste, entra sem querer em

um velho teatro abandonado. Lá, encontra as musas da Tragédia, da Comédia e do Drama, que vão apresentá-la aos grandes personagens do teatro mundial, ajudando-a a reencontrar a alegria perdida.| Teatro Leopoldo Fróes. Zona Sul. Até dia 28. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

A NOVA ROUPA DO REINúcleo Educatho. Texto: Hans Christian Andersen. Dir.: Juliano Barone. Adapt. e interpretação: Carlos Sanmartin, Nathalia Neme, Vanessa Côrrea e outros. 60 min. Livre.

Rei frívolo só se preocupa com a aparência. Após a chegada na corte de dois estrangeiros malandros que fingem ser grandes alfaiates, o monarca lhes pede para confeccionar o mais belo traje jamais criado.| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Até dia 28. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

A PULGA DO ARQUITETOCia. Linhas Aéreas. Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes. Dir.: Débora Dubois. Com Ziza Brisola e Isabela Graeff. 50 min. Livre.

Enquanto estuda história em seu quarto, meni-no inteligente e inventor vê uma pulga. A partir desse encontro, o garoto descobre como o inse-to sofreu no final da Idade Média, quando boa parte da Europa foi destruída pela peste negra, transmitida pelas pulgas. | Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Até dia 28. Sáb. e dom., 16h. R$ 10

Cia. dos Outros encena “A pior banda do mundo” nos Teatros João Caetano e Cacilda Becker, de graça

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 27

teat

ro e

cir

co

“Nascida na estrada, onde o combustível é a música”. É assim que o guitarrista da The Gasolines, Alexandre Kanashi-

ro, define a própria banda. Atração do Circuito São Paulo de Cultura, projeto que em setembro também integra o Mês da Cultura Independente, o grupo se apresenta em três espaços da Secretaria de Cultura: dia 12, na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo; dia 14, na Galeria Olido; e dia 26, na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato.

Com mais de 20 anos de trajetória, The Ga-solines circulou sempre pelo meio independente, mas com uma singularidade musical que poucas bandas conquistam. A primeira inspiração foi o rock’n’roll de Link Wray, e a busca pelo punk rock,

uma consequência. “Começamos tentando fazer este tipo de som instrumental mais cru e próximo do punk rock, perfeito para nós, que não sabía-mos tocar, mas com muita fome de música”, conta Kanashiro. Com o tempo, a banda incorporou ele-mentos de outros gêneros musicais, diversificando seu som e diminuindo, inclusive, o vocal. “Havia algumas músicas cantadas, ou melhor, gritadas, que naturalmente foram sumindo, enquanto eram adicionadas novas referências.”

Hoje, com quatro CDs e uma fita K7 lançados, o grupo explora ritmos latinos, composições de filmes de faroeste, sutilezas do jazz e sua principal marca, o surf rock. “Nossa primeira experimenta-ção foi misturar ‘Tico tico no fubá’ com a clássica

‘Tequila’, e o uso de maracas deu uma caracte-rística latina depois de nossas passagens pelo sul da Espanha e pelo Maranhão”, explica o guitarrista. A música “Pura tiquira”, do álbum “Pura veneta”, de 2008, por exemplo, foi gravada em terras nordestinas com o cantor e compositor maranhense Roberto Ricci, conhe-cido como “o malabarista do violão”. “Ele tira de seu instrumento incríveis sons percussivos da festa do boi”, afirma Kanashiro.

Formada ainda por Sonny Rocker no contrabaixo, Fabio Barbosa na bateria e Saico Padovano na voz e percussão, The Gasolines promete três apresentações que reúnem composições da raríssima demo em K7, “Wild and Primitive” (1996); do CD demo “Sonido de la frontera” (1998); e dos discos “La Shereefa” (2000); “Tanger Hotel” (2003), primeira gra-vação oficial da banda, lançada pela Baratos Afins e vencedora do Prêmio Dinamite de Me-lhor Álbum Instrumental de Música Indepen-dente; e o mais recente, “Pura veneta” (2008), com sonoridades orientais, dub e reggae.

| Luísa Bittencourt

| Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Zona Leste. Dia 12, 18h; Galeria Olido – Vitrine da Dança. Cen-tro. Dia 14, 17h; Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Dia 26, 18h. Grátis (retirar ingresso, um por pessoa, uma hora antes)

tHE gASOLInES tOCA nO MÊS dA CuLturA IndEPEndEntE

Em São Paulo, banda The Gasolines faz três shows gratuitos

música

28 SEtEMbrO dE 2014 | emcartaz

Música popular

CHORO E POESIA: COLETIVO RODA GIGANTE120 min.

O coletivo é formado por músicos de dife-rentes linguagens e instrumentos que têm o samba e o choro como principal ponto de encontro. Com fortes bases percussivas, o repertório aproxima esses gêneros musicais a ritmos de matriz afro-brasileira, como ijexás, batuques e pontos, ao lado de composições de Moacir Santos, João Donato, Pixinguinha, entre outros, além de músicas autorais. Em 2013, o grupo lançou o DVD independente “De braços abertos”.| Centro Cultural da Juventude – área de convivên-cia. Zona Norte. Dia 28, 11h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)

CONJUNTO RETRATOSApresentação: “Choro na manhã”.

Encontro que reúne apresentação de choro, poesia e contação de histórias, com a presen-ça de convidados.| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro. Zona Sul. Dia 7, 11h. Grátis

CONVERSA RIBEIRACom Andrea dos Guimarães (voz), João Paulo Amaral (viola caipira e voz) e Daniel Muller (piano e acordeão).

Lançando um novo olhar sobre a música cai-

pira, o trio gravou seu primeiro CD em 2007. Ao longo de sua trajetória, apresentou-se ao lado de artistas consagrados, como Guinga, Monica Salmaso e Paulo Freire.| Centro Cultural da Juventude – área de convivên-cia. Zona Norte. Dia 27, 20h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)

CIrCuItO SãO PAuLO dE CuLturA - MÚSICAdIVErSOS ESPAçOS | grÁtIS

Este projeto, que contempla música, teatro e outras linguagens artísticas, leva a mesma atração a vários palcos da cidade. Abaixo, as apresentações de música realizadas nos espaços da Secretaria Municipal de Cultura.

| retirar ingresso, um por pessoa, a partir de uma hora antes.

SAULO DUARTE E A UNIDADE MÓVEL60 min.

Nascido em Belém do Pará, Duarte é um dos fundadores do estúdio Cambuci Roots. Com sua banda Unidade Móvel, lança o álbum “Quente”, que tem a participação especial do mestre guitarreiro paraense Manoel Cordeiro e músicos contemporâneos como Curumin e Felipe Cordeiro.| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dia 14, 19h| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 26, 21h| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 28, 18h

Saulo Duarte e sua banda Unidade Móvel lançam CD “Quente” com shows em três salas

José

de

Ho

lan

da

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 29

LANÇAMENTO DO DVD “FLÁVIO RENEGADO #SUAVEAOVIVO” 60 min.

Show de lançamento do primeiro DVD de Renegado, “#suaveaovivo”. Nesse trabalho, o compositor, cantor e rapper mineiro reúne músicas de seus dois álbuns, “Do Oiapo-que a Nova York” (2008) e “Minha tribo é o mundo” (2011), além de reinterpretações de clássicos de Adoniran Barbosa (“Saudo-sa maloca”, em versão samba rap), Chico Buarque (“Jorge Maravilha”), Tim Maia (“Não vou ficar”, numa fusão com o instrumental de “Superstition”, de Stevie Wonder), entre outros compositores. | Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. Dia 26, 20h| Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 27, 18h | Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Dia 28, 18h

SHOWS nO AudItÓrIOAudItÓrIO IbIrAPuErA | ZOnA SuL

MÚSICA DEL SUR - RUMOS LEGADO90 min. Livre.

Comemorando 16 anos do programa Ru-mos Itaú Cultural, apresentam-se artistas selecionados pelo Rumos Música vindos da Argentina, Uruguai e Brasil. O show começa com Vitor Ramil e Carlos Moscardini, se-guidos por Ensamble Chancho a Cuerda e Benjamin Taubkin.| Dia 6, 21h. R$ 20

5 A SECOLançamento do CD “Policromo”. 90 min. +12 anos.

Primeiro disco da banda gravado em estú-dio, mostrando a evolução de sua sonorida-de. O espetáculo integra o programa Natura Musical.| Dia 7, 19h. R$ 20

CORO LUTHER KING60 min. Livre.

Quarta apresentação da série Cantador Só Sei Cantar 2014.| Foyer. Dia 13, 18h. Grátis (entrada por ordem de chegada)

PITANGA EM PÉ DE AMORALançamento do CD “Pontes para si”. 75 min. Livre.

O grupo paulistano, que lançou seu primei-ro álbum no Auditório, volta a esse palco para a abertura da turnê de lançamento do segundo trabalho. | Dia 13, 21h. R$ 20

5 a Seco mostra faixas do novo CD, “Policromo”, no Auditório Ibirapuera

Flávio Renegado promove o lançamento de seu primeiro DVD, “#Suaveaovivo”

Ath

os

Sou

za

Lau

ra D

el R

ey

30 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

MÚSICA DEL SUR - RUMOS LEGADO90 min. Livre.

Segundo espetáculo em comemoração dos 16 anos do programa Rumos Itaú Cultural, que traz artistas selecionados pelo Rumos Música vindos da Argentina, Uruguai e Bra-sil. Apresentam-se Dolores Sola e Arthur de Faria, Lilian Herrero e Toninho Ferragutti e, encerrando a noite, Diego Schissi, Marcelo Pretto e Ná Ozzetti.| Dia 19, 21h. R$ 20

SILVAAcompanhamento musical: Giuliano de Landa (baixo), Rodol-fo Simor (guitarra) e Hugo Coutinho (bateria). 90 min. Livre.

Lançamento do álbum “Vista pro mar”. | Dia 20, 21h. R$ 20

JAZZ SINFÔNICA E TRIO CORRENTE90 min. Livre.

Composto por Fabio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro, o Trio Corrente cria um som original que reúne clássicos do choro, MPB e repertório autoral. Nesta apresentação, divide o palco com a Jazz Sinfônica.| Dias 26 e 27, 21h R$ 20

Música erudita

CORAL PAULISTANO MÁRIO DE ANDRADE E OERRegência: Martinho Lutero Galati de Oliveira. 60 min. +10 anos.

O Coral, acompanhado pela Orquestra Ex-perimental de Repertório, interpreta peças de autoria de D. Pedro I (“Credo”) e Franz Schubert (“Missa nº 2 em sol maior, D. 167”).| Theatro Municipal de São Paulo – Salão Nobre. Centro. Dia 5, 20h. R$ 10| Centro Cultural da Penha (com regência de Tereza Longatto). Zona Leste. Dia 12, 20h. Grátis

OER E CORAL PAULISTANO MÁRIO DE ANDRADERegência: Carlos Eduardo Moreno. 60 min. +10 anos.

O concerto da Orquestra Experimental de Repertório com o Coral apresenta “Missa de alcaçuz”, de Danilo Guanais. | CEU Bristol. Zona Sul. Dia 20, 17h. Grátis

OSQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIORegência: Carlos Eduardo Moreno. Solista convidado: Marcelo Bratke (piano). 60 min. Livre.

O programa reúne obras de Richard Strauss (“Don Juan, Op. 20”, “Burleske, Trv 145” e “O

cavaleiro da rosa, suíte Op. 59”).| Auditório Ibirapuera. Zona Sul. Dia 28, 11h. Grátis

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SÃO PAULORegência: Alexander Joel. Solista convidado: Boris Belkin (violino). 90 min. +10 anos.

O concerto reúne obras de Johannes Brahms (“Concerto para violino em ré maior, Op. 77”), Claude Debussy (“La mer”) e Maurice Ravel(“Daphnis et Chloé, suite nº 2”). | Theatro Municipal de São Paulo. Centro. Dia 27, 20h. Dia 28, 11h. R$ 20 a R$ 60

SALOMÉ Ópera de Richard Strauss. Com Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Regência: John Neschling. Direção cênica: Livia Sabag. Solistas: Salomé - Nadja Michael (dias 6, 9, 11 e 14) e Annemarie Kremer (dias 16, 18 e 20); Herodes - Peter Bronder (dias 6, 9, 11, 16 e 20) e Jürgen Sacher (dias 14 e 18); Herodias - Iris Vermillion (dias 6, 9, 11, 16 e 20) e Alejandra Malvino (dias 14 e 18); Jochanaan - Mark Steven Doss (dias 6, 9, 11, 16 e 20) e Michael Kupfer (dias 14 e 18); Narra-both - Stanislas De Barbeyrac (dias 6, 9, 11, 16 e 20) e István Horváth (dias 14 e 18). 150 min. +10 anos.| Theatro Municipal de São Paulo. Centro. Dias 6, 9, 11, 16, 18 e 20, 20h. Dia 14, 18h. R$ 40 a R$ 100

Silva apresenta seu novo disco, “Vista pro mar”

Ru

i Ag

uia

r

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 31

MÚSICA nA PrAçA dAS ArtESPrAçA dAS ArtES | SALA dO COnSErVAtÓrIO | CEntrO | +10 AnOS | r$ 30

TECO CARDOSO E TIAGO COSTA 60 min.

Recital de saxofone, flauta e piano. A apresenta-ção integra a série Instrumental no Conservatório. | Dia 3, 20h

CORAL PAULISTANO MÁRIO DE ANDRADECom Renato Figueiredo e Rosana Civile (piano) e Davide Rocca (barítono). 60 min.

O programa traz obras para coro e pia-noforte de autoria de Gioachino Rossini e Gaetano Donizetti.| Dia 6, 17h

QUINTETO DE CORDAS E OCTETO DE CORDAS Com Martin Tuksa, Maria Fernanda Krug, Fabian Figueiredo e Francisco Krug (violinos), Sílvio Catto e Alexandre De León (violas), Mauro Brucoli e Raïff Dantas Barreto (violoncelos). 60 min.

O programa traz obras de Johannes Brahms (“Quinteto de cordas em sol maior, Op. 111”) e Felix Mendelssohn (“Octeto de cordas em mi bemol maior, Op. 20”).| Dia 8, 20h

QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO 60 min.

O programa traz obras de Henrique Oswald (“Quarteto Op. 17”) e Alberto Nepomuceno, celebrando os 150 anos de seu nascimento(“Quarteto nº 3, ‘Brasileiro’”).| Dia 11, 20h

TRIO CURUPIRA Com André Marques (piano e outros), Cleber Almeida (bateria e outros) e Fábio Gouvêa (baixo e outros). 60 min.

A apresentação integra a série Instrumental no Conservatório. | Dia 17, 20h

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIORegência: Raphael Basílio. 60 min.

Música de câmara executada em obras de Aaron Copland (“Fanfarra para um homem comum”), Joan Tower (“Fanfarra para a mulher incomum”), Carlos Moreno (“Diver-timento para metais e percussão”) e Gustav Holst (suíte “Os planetas”: “Saturn, the Brin-der of Old Age” e “Uranus, the Magician”).| Dia 20, 17h

Coral Paulistano Mário de Andrade canta obras para coro e pianoforte de autoria de Rossini e Donizetti

32 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

CAtArInA dEE JAH CAntA SObrE A MuLHEr

“M e sinto uma guerrilheira da música. Uma antidiva. A rude girrrl de Olinda”. É assim que a cantora pernambucana

Catarina Dee Jah se define, ao comentar a canção “Amufinada”, uma das mais bem-humoradas de seu primeiro disco, “Mulher cromaqui”. Convida-da do Mês da Cultura Independente, a intérprete faz três apresentações, gratuitas, em São Paulo: dia 19, no Terminal Vila Nova Cachoeirinha (zona norte); dia 20, durante a edição da Festa Mel, na Praça Dom José Gaspar (centro); e dia 27, no Centro Cultural São Paulo.

Segundo a cantora, o álbum é uma busca de autoconhecimento e experimentação. O resultado é a mistura das mais diversas referências musicais, especialmente o brega, o punk rock, o trip hop e o dancehall. “É uma colagem que chamo de cross cross. Como um crossover [mesclagem, em tradu-ção livre] psicótico”, afirma.

Catarina procura também quebrar precon-ceitos no som e falar de maneira bem-humorada sobre o universo feminino nas letras. Do reper-tório, ela confessa “adorar” a canção “Hey mãe”, escrita por seu irmão. Já a irreverente “Amufina-da” é uma inspiração para o próximo disco, que deverá ganhar o nome de “Homem cromagnom”. “Essa canção é o meu xodó”, revela.

| Gabriel Fabri

| Terminal de Ônibus de Vila Nova Cachoeirinha (próximo do Centro Cultural da Juventude). Zona Norte. Dia 19, 17h; Praça Dom José Gaspar (integrando a Festa Mel). Centro. Dia 20, 21h; Centro Cultural São Paulo (com participação de convidados). Centro. Dia 27, 19h. Grátis

Catarina Dee Jah interpreta faixas do primeiro CD, “Mulher cromaqui”

Pau

lo P

eixo

to

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIORegência: Raphael Basílio. 60 min.

No programa, obras Giacomo Rossini (aber-tura da ópera “O barbeiro de Sevilha”) e Ludwig van Beethoven (“Sinfonia nº 7 em lá maior, Op. 92”).| Dia 21, 11h

QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO Com Paola Baron (harpa). 60 min.

No programa, obras de Maurice Ravel (“Quarteto em fá”) e André Caplet (“Conte fantastique after Edgar Allan Poe’s ‘Masque of the Red Death’”).| Dia 25, 20h

Orquestra Experimental de Repertório executa a abertura da ópera “O barbeiro de Sevilha”, de Rossini

Des

irée

Fu

ron

i

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 33

música

SHOP SuI rEAPrESEntA duAS COrEOgrAFIAS

Adança contemporânea é marcada pela expe-rimentação e pelo estudo das possibilidades apresentadas pelo corpo. De teor livre, é um

processo feito em conjunto: o coreógrafo mostra sua proposta após um tempo de pesquisa e os bailarinos podem realizar estudos que ajudam a moldar o resultado final. Assim surgiram “Black Out” e “Meu doce estimado”, espetáculos do coleti-vo Shop Sui, de Goiânia (GO), apresentados na Sala Paissandu, da Galeria Olido, entre os dias 4 e 7.

“Black Out”, de Fernando Martins, foi realizado em parceria com Jorge Garcia, criador e diretor da J.Gar.Cia de Dança, de São Paulo. Trata-se de uma coreografia “sobre um salto no abismo da depressão e suas muitas vezes irre-versíveis causas”, esclarece Martins. A base para a concepção foi o filme “Last Days”, de Gus Van Sant, inspirado na vida trágica de Kurt Cobain, vocalista da banda Nirvana. Ao som de músicas interpretadas no longa pelo grupo The Velvet Underground e pelo ator Michael Pitt, que vive o personagem Blake, o próprio Martins protagoni-za este solo.

Sobre “Meu doce estimado”, que traz os bailarinos Amanda Raimundo e Samuel Kava-lerski, o coreógrafo conta que tudo começou no projeto Cesto de Dança, idealizado pela Quasar Cia. de Dança, também de Goiânia, em 2011. O duo discute o contato entre pessoas com

dificuldades em se expressar uma com a outra, presas pela mesmice da rotina. “Um projeto muito interessante do ponto de vista da concepção, que proporcionou um espaço dinâmico e criativo para jovens coreógrafos”, comenta Martins. Durante os ensaios, Kavalerski trouxe um trecho da obra “Uma aprendizagem ou o Livro dos prazeres”, de Clarice Lispector, que foi incorporado ao trabalho.

A companhia surgiu como um coletivo em 2008. Seu primeiro projeto, que levava o nome do grupo, “Shop Sui”, nasceu de pesquisas dos bailarinos e coreógrafos Martins e Henrique Lima com o artista gráfico Mateus Dutra. Esse primeiro trabalho rendeu uma futura parceria com o criador mexicano Camilo Chapella em “To Take Away”, dança filmada em vídeo com direção de Christian Mariano. Com Chapella, Martins criou ainda “Lembrança desfocada”, resultado de sua residência artística em Mazatlán (México).

Antecedendo a temporada na Sala Pais-sandu, Martins ministra, dia 3, na Sala Azul do Centro de Dança Umberto da Silva, na Galeria Olido, o workshop “Brain Diving”.

| Lidyanne Aquino

| Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 4 a 7. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)

“Meu doce estimado”: duo que discute o contato entre pessoas com dificuldades de se expressar entre si em meio à rotina do dia a dia

34 SEtEMbrO dE 2014 | emcartaz

dança

CIRCUITO SÃO PAULO DE CULTURA: TF STYLE CIA. DE DANÇAEspetáculos: “Anti” e “Beco”. Dir.: Igor Gasparini. Dir. artística: Frank Tavantti. “Anti”. Coreografia: Daniel Holt (EUA). “Beco”. Coreografia: Igor Gasparini e Frank Tavantti. Com Bianca Emy, Frank Tavantti, Igor Gaspa-rini e outros. 70 min. Livre.

“Anti” enfoca a troca entre o bem e o mal que permeia a humanidade através dos tempos. “Beco” busca refletir sobre “o beco de cada um”. Noite, rua, cidade, muro e grafite são os elementos que inspiraram a criação do espetáculo, servindo de ambiente para que os desejos emanem. | Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. Dias 6 e 7. Sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)

COLETIVO SHOP SUIEspetáculos: “Black Out”. Coreografia e dir.: Fernando Martins e Jorge Garcia. Intérprete-criador: Fernando Martins; “Meu doce estimado”. Coreografia e dir.: Fernando Martins. Com Amanda Raimundo e Samuel Kavalerski. 50 min. Livre.Veja destaque na página ao lado.| Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 4 a 7. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)

COLETIVO SHOP SUI: WORKSHOP BRAIN DIVINGA oficina visa oferecer caminhos/ferra-mentas para a construção de uma criação artístico-corporal que ajuda o indivíduo a reconhecer e organizar pensamentos, emo-

ções, sentimentos ao conectar consciência e realidade durante o movimento. O processo é uma experiência de mergulho profundo no entendimento e prática de um estado e, para isso, vários procedimentos são ado-tados, desde os primeiros pensamentos no cérebro até a execução dos movimentos. | Informações e inscrições pelo email [email protected]. Galeria Olido – Centro de Dança Umberto da Silva (sala azul). Centro. Dia 3, das 16h às 20h. Grátis

ESTUDOS EM SITE SPECIFICCom Odino Pizzingrilli, Thiago Arruda Leite, Paulo da Rosa e Antônio Correia Neto (educadores da Escola Municipal de Iniciação Artística - Emia). Ação integra-da dos Programas PIÁ, Vocacional e Emia. Coord. de dança da Emia: Priscilla Vilas Boas. Livre.

Esta parceria propõe um diálogo entre o projeto Novas Criações, Site Specific 2014 (veja na página 36), que promove perfor-mances elaboradas para espaços alterna-tivos do CCSP, e os processos criativos de construção de conhecimento em arte dos alunos da Emia. As turmas são formadas por crianças de momentos pedagógicos diferentes que, junto com seus professores, escolhem um local do CCSP para fazer sua intervenção artística, pautada pela integra-ção das linguagens de dança, teatro, artes visuais e música, como na Emia.| Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Dia 19, 14h. Grátis

“Anti”, coreografia da TF Style Cia. de Dança, é dançada no Teatro Martins Penna

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 35

nOVAS CrIAçÕES, SItE SPECIFIC 2014CEntrO CuLturAL SãO PAuLO | CEntrO | dE 4 A 14 | grÁtIS

depois de cinco edições, o projeto novos Coreógrafos, novas Criações, Site Specific é rebatizado com o nome novas Criações, Site Specific 2014 e traz performances com tempo determinado para serem vistas em diversos espaços do CCSP, resultantes de residência artística dos coreógrafos. Curadoria: diogo granato, Juliana Moraes e Marcos gallon (convidados), Maria Adelaide nascimento e nirvana Marinho (CCSP).

| não é necessário retirar ingresso.

BATE-PAPO COM JULIANA MORAES, DIOGO GRANATO E MARCOS GALLON Os curadores convidados conversam sobre as intenções e impressões desta edição do projeto.| Dia 4, 19h

LANÇAMENTO DE LIVROS DE DANÇACom Juliana Moraes (curadora convidada) e Joana Ribeiro (pesquisadora do Rio de Janeiro).| Dia 7, 17h (Juliana Moraes). Dia 14, 17h (Joana Ribeiro)

Performances

| Locais das criações site specific: jardim, bilheteria e trajeto (Jardim Eurico Prado Lopes - rampa de acesso ao metrô, piso tátil, rampas da biblioteca, corredor lateral do Piso Flávio de Carvalho e foyer).

ROBSON FERRAZPerformance: “Onde o vento faz a curva”.

Com a proposta de fazer uma provocação antropo-fágica, o artista busca ir além da produção “queer”, buscando ousar a partir de questões próprias da experiência marginal e abjeta. A performance explora o contexto das drag-queens, travestis e questões de gênero para um corpo que dança. Nos

dias 11 e 13, às 19h, ocorre uma ação artístico-edu-cativa de demonstração de Paper Dolls (trajeto).PATRÍCIA BERGANTINPerformance: “Projeto para um exercício de atenção”.

A performance explora a virtualidade que a angulação das janelas do CCSP proporciona, di-latando condições e perspectivas para o olhar.ALAN SCHERK E CONVIDADOSPerformance: “Piso: tensão direcional constante”.

Na prática cotidiana, a população propõe outras formas de apropriação dos espaços. Uma via de circulação que tenha seu tráfego interrompido, no fim de semana, transforma-se, espontaneamente ou de forma regularizada, em área de lazer.| De 4 a 7, das 17h às 20h

JULIA SALEM E JULIANA GENNARIPerformance: “Instaura_ação”.

Estimulado pela trilha, o público é instigado a partilhar das experiências das intérpretes emergidas durante a habitação do espaço no período de residência, ressignificando seu uso.MARIANA MOLINOSPerformance: “Hiato”.

Dança-instalação construída entre corpo e espaço que investiga a questão da espera, transforman-do-a numa suspensão respirável, cheia de ar.PATRÍCIA BERGANTINPerformance: “Projeto para um exercício de atenção”.Veja sinopse acima.

MARINA MATHEUSPerformance: “Todos contra um” - trajeto.

Diálogo-performance que propõe contrapontos ao caos organizado do espaço de prática de danças urbanas do CCSP. A apresentação parte de uma dança minimalista e daquela existente no CCSP feita pelos bboys.| De 11 a 14, das 17h às 20h

Novas Criações Site Specific 2014: após residência artística, coreógrafos desenvolvem trabalhos para espaços do Centro Cultural São Paulo

Soss

o P

arm

a

36 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

Ícone verde de São Paulo, com mais de 1,5 milhão de metros quadrados de área, o Parque Ibirapuera está para a cidade como

o Central Park para Nova York, com muitas atrações culturais, esportivas e, obviamente, de lazer. Projetado por Oscar Niemeyer, o comple-xo arquitetônico ganhou paisagismo de Roberto Burle Marx e foi inaugurado no dia 21 de agosto de 1954 como parte das comemorações do IV Centenário de fundação da capital paulista.

Para festejar seus 60 anos, a Oca, um dos mais emblemáticos edifícios concebidos pelo arquiteto carioca para o parque, inaugura dia 4 a exposição “Ibirapuera: modernidades sobrepostas”. Com curadoria de Rodrigo Queiroz e Ana Barone, também arquitetos, a mostra exibe fotografias, maquetes, painéis, documen-tos, plantas, mapas e desenhos. Nela, o público conhece os projetos de Niemeyer para os pavilhões temporários, interligados pela grande

marquise sinuosa, bem como sua aproximação da arquitetura moderna que se instalava no país na época, entre elas, o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e a construção de Brasília. Um outro momento da mostra é voltado para o registro do urbanismo da cidade de São Paulo durante a época da inauguração do Parque Ibirapuera e de como este foi utilizado em suas primeiras décadas de existência.

Paralelamente, quatro painéis remanescen-tes da primeira exposição realizada na Oca du-rante o IV Centenário estarão expostos, criados por Clóvis Graciano, Manuel Lapa, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, além de desenhos da Cole-ção de Arte da Cidade.

| Luiz Quesada

| Oca. Parque Ibirapuera. Zona Sul. De 4/9 a 1º/2/2015. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

exposições

EXPOSIçãO MArCA OS 60 AnOS dO PArQuE IbIrAPuErA

Selecionados pela arquiteta Ana Barone, registros, como esta fotografia da Avenida Ipiranga em 1949, mostram o urbanismo de São Paulo na época da inauguração do Ibirapuera

Aristodemo Becherini - acervo Museu da Cidade de São Paulo

emcartaz | SEtEMbrO dE 2014 37

Abertura

EXPOSIÇÕES NA OCAVeja destaque na página 37.| Oca. Parque Ibirapuera. Zona Sul. “Instalação de Beto Shwafaty”. De 10/9 a 2/11; “Memória mutante” e “Ibirapuera: Modernidades sobrepostas”. Até dia 1°/2/2015. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

QUANDO CAI O CÉUArtista plástico: Ivan Grilo. Curadoria: Bernardo Mosqueira.

Projeto realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Pro-grama de Ação Cultural – ProAC Artes Visuais.Veja destaque na página ao lado.| Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio de Carvalho. Centro. De 20/9 a 7/12. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

SETEMBRO EM FLOROrg.: Elaine Telles Rodrigues.

Em comemoração ao aniversário da biblioteca, ocorre esta mostra de artes visuais com obras de artistas que atuam na região norte da cidade. | Biblioteca Pública Álvares de Azevedo. Zona Norte. De 1º a 30. 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h. Dom., das 10h às 15h. Grátis

Em cartaz

DA INDEPENDÊNCIA AO GRITO: HISTÓRIA DE UMA CASA DE PAU A PIQUECuradoria: Margarida Andreatta (arqueóloga do Museu Paulista).

A mostra revela aspectos da casa histórica do Parque da Independência por meio de imagens, desenhos e fragmentos do cotidiano.| Casa do Grito. Zona Sul. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

ESCAVANDO O PASSADO - A ARQUEOLOGIA NA CIDADE DE SÃO PAULOCuradoria: Cíntia Bendazzoli (arqueóloga).

Exposição de arqueologia com fragmentos en-

contrados na cidade de São Paulo nos últimos 40 anos, como pedras lascadas, cerâmica indígena e materiais históricos.| Sítio Morrinhos. Zona Norte. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

HOJE TEM ESPETÁCULO!Curadoria: Verônica Tamaoki. Projeto expositivo: Carla Caffé.

A exposição traça um panorama da história do cir-co no Brasil, apresentando, entre outros itens, uma linha do tempo com os principais acontecimentos entre 1830 e 2009, a classificação das artes circen-ses e a maquete de circo do Mestre Maranhão.| Galeria Olido – térreo do Centro de Memória do Circo e sobreloja da Galeria. Centro. 2ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 13h às 20h (não abre às 3ªs). Grátis

O IMAGINÁRIO DOS 50 ANOS DO GOLPE - OS ANOS DE CHUMBOCoord.: Ana Maria Rebouças. Curadoria: Ana Maria Rebou-ças e Maria Cristina Lopes Coelho. Digitalização de imagens: Roberto Diem.

Imagens e textos de espetáculos de teatro e dança foram confeccionados em adesivos e instalados nos vidros dos espaços de circulação do CCSP. Os tra-balhos expostos são representativos do período de maior repressão da ditadura brasileira, na vigência do Ato Institucional nº 5 (1968-1978). | Centro Cultural São Paulo – área de convivência e espaço Flá-vio Império (foyer). Centro. Até dia 12/10. 3ª a dom. e feriados, das 10h às 22h. Grátis

LUÍS GAMA E O ABOLICIONISMO PAULISTANOCuradoria: Maria Luiza Ferreira de Oliveira (professora de história do Brasil na Unifesp).

Nascido na Bahia, Luís Gama foi vendido a um mercador de escravos pelo pai e chegou a São Paulo em 1840, quando tinha 10 anos. Depois de libertado, dedicou-se a acusar as arbitrariedades praticadas contra os negros. A mostra reúne fotos, artigos, poemas, entre outros itens.| Sítio da Ressaca. Zona Sul. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

“Crash!”: obra de Alexandre Brandão instalada na 2a Mostra do Programa de Exposições 2014, do Centro Cultural São Paulo

38 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

A MARQUESA DE SANTOS: UMA MULHER, UM TEMPO, UM LUGARCuradoria: Heloísa Barbuy.

Exibição de objetos que pertenceram à Marquesa de Santos, como seu faqueiro, sua cama e o famoso retrato de autoria presu-mida de Francisco Pedro do Amaral. | Solar da Marquesa de Santos. Centro. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

NORDESTE REINVENTADO NA IMAGEM GRAVADACuradoria: Bené Fonteles.

A mostra procura compreender, por meio da vasta iconografia da xilogravura nordes-tina –com mais de um século de atuação gráfica–, como o artista popular dessa região do país pode criar um extraordinário acervo de imagens e com ele construir o rico imaginário de uma área em suas nuanças culturais e políticas, econômicas e religio-sas. Da tradição à contemporaneidade, de Mestre Noza a Francisco de Almeida, de J. Borges a Samico, a exposição reúne cerca de 200 xilogravuras, dos artistas populares aos contemporâneos, totalizando 25 gravadores.| Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. Centro. Até dia 12/10. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

2ª MOSTRA DO PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES 2014Individuais simultâneas dos artistas selecio-nados pelo Programa: Alexandre Brandão, Vitor Butkus, Zed Nesti e Shima. Em parale-lo, Mônica Nador expõe um projeto recente.| Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. Centro. Até dia 26/10. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

MOStrA SE InSPIrA nAS MISSÕES dE MÁrIO dE AndrAdE

Q uando exercia o cargo de diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, em 1938, o escritor Mário de

Andrade idealizou uma ação com o objetivo de recolher e registrar manifestações populares do Norte e Nordeste do país. Denominado de Missão de Pesquisas Folclóricas, o projeto foi chefiado pelo engenheiro e arquiteto Luis Sala, que, com sua equipe, percorreu mais de 30 localidades da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Ceará e Maranhão. Porém, quando o grupo se preparava para atuar na Bahia, teve que ser interrompido, pois Mário se demitiu do cargo, descontente com o Estado Novo implantado por Getúlio Vargas.

“Inspirei-me nessa ‘interrupção’ das Missões para montar a exposição ‘Quando cai o céu’, que apresento no Centro Cultural São Paulo”, diz Ivan Grilo, artista plástico e fotógrafo, radicado em Itatiba (SP). “Com foco na cultura afro-brasileira, fui à Bahia e passei dias, em Salvador e Cachoei-ra, no Recôncavo Baiano, entrevistando pessoas, fotografando, recolhendo lendas e objetos folcló-ricos”. Segundo o artista, essa exposição pode ser considerada “uma síntese de sua ‘micro-missão’.”

Projeto contemplado pelo ProAC (governo estadual), a mostra tem curadoria de Bernardo Mosqueira e pode ser vista a partir do dia 20 no Piso Flávio de Carvalho, do CCSP.

| Gilberto De Nichile

| Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio de Carva-lho. Centro. De 20/9 a 7/12. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

Azulejo decorado: peça recolhida pelas Missões de Pesquisas Folclóricas

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 39

ONúcleo de Educomunicação (NEC) do Centro Cultural da Juventude promove no Espaço Sarau, durante os meses de

setembro e outubro, o workshop “Comunicar: eu quero!”. Promovidos pela Revista Viração Educo-municação, os encontros abordam temas como “Direito humano à comunicação e democrati-zação dos meios”; “Mídia e juventude: discursos midiáticos sobre juventude”; “Rádio”; “Jornalismo (gênero e redação)” e “Fotografia”. Indicadas para jovens entre 14 e 29 anos, as oficinas têm inscri-ções abertas até dia 6 de setembro.

Também integra a formação do NEC o workshop “Juventude, internet e mobilização social”, que acontece dia 6, das 15h às 17h30. Além de enfocar a relação entre juventude e internet nos processos de mobilização social, serão apresentadas dicas de como usar, de for-ma mais eficiente, os recursos das redes sociais para potencializar as ações de comunicação e ativismo. Para participar desta oficina, não é necessário fazer inscrição.

A ideia dos encontros é proporcionar mais do que um espaço para transmissão de informações, mas criar um ambiente de discussão e debate sobre o papel que a internet tem hoje na vida cotidiana das pessoas, já que é considerada um dos principais canais usados para a obtenção de informações atualmente. As noções de comunicação que serão transmitidas nos workshops passam, invariavelmente, pela internet. Esse instrumento, hoje em dia, desempenha papel fundamental na disse-minação de mensagens, mesmo por meio de novidades mais recentes, como as redes sociais. Ferramentas existentes há alguns anos, como blogs e sites informativos, ainda desempenham um papel importante, porém atualmente mais secundário.

| Giovanna Longo

| Veja programação na página 45.

cursos e oficinas

nÚCLEO dE EduCOMunICAçãO dO CCJ PrOMOVE WOrKSHOPS

Grupo de jovens, entre 14 e 29 anos, participa das oficinas do Núcleo de Educomunicação

40 SEtEMbrO dE 2014 | emcartaz

ALMA DE BATERAOficinas de bateria para pessoas com defi-ciência.| 15 vagas. Não é necessário fazer inscrição. Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Até dia 9/12. 3ª, das 13h às 16h. Grátis

ARTESANATOCoord.: Silvana Carvalho.

Pesquisa de traços e origens afro, utilizando tear e crochê para a confecção de mantos.| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro. Zona Sul. 5ª, 15h. Grátis

ATELIÊ DE MODELO VIVOCoord.: Pedro Paulo Candido.

Ateliê de desenho de observação da figura humana se contrapondo às linhas de objetos.| 60 vagas. Não é necessário fazer inscrição. Centro Cul-tural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa (anexo). Centro. Até dia 12/12. 6ª, das 15h às 17h. Grátis

CAPOEIRALivre:Coord.: Grupo Crioulos. Supervisão: mestre Miguel. Instrutores: Thiago Urso e Luiz Rogério.

Projeto que reconhece a capoeira como arte, educação e cultura, com o objetivo de transmitir conhecimentos afro-brasileiros presentes em nossa cultura. Inscrições na recepção do CCJ. | Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. 4ª e 6ª, das 15h às 16h30+5 anos:Coord.: Mestre 22 e Quati.

O grupo Cativeiro ensina maculelê, contos afro e história da capoeira. | Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro. Zona Sul. 3ª, 4ª e 6ª, 18h | Grátis

DANÇA DE SALÃO NA OLIDOProjeto Dança de Salão - Resgate Cultural e Integração Social. Coord.: Mestre Ataliba.

Oficina de dança de salão que ensina desde ele-mentos básicos, relacionando os movimentos com o dia a dia, respiração, estudo das forças opostas e balanço natural do corpo. A ideia é integrar participantes jovens, adultos e idosos.| Não é necessário fazer inscrição. Galeria Olido – Vitrine da Dança. Centro. 3ª a 5ª, das 15h às 17h. 6ª, das 15h às 17h e das 19h às 21h. Sáb., das 15h às 18h. Grátis

DANÇA DE SALÃO NO CCJEntre as técnicas apresentadas nestes encon-tros, estão forró, samba de gafieira, rock solti-nho, anos 60, mescladas com poesia, filosofia e outras linguagens. | Não é necessário fazer inscrição. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Espaço Arena. 5ª, das 19h30 às 21h; Mirante. Dom., das 15h30 às 15h. Grátis

DANÇA DE SALÃO - O GRANDE BAILECoord.: Rogério Da Col.

Espaço para adquirir experiência em diversos estilos de dança de salão.| Não é necessário fazer inscrição. Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Até dia 10/12. 4ª, das 12h às 14h. Grátis

“Alma de batera”: oficina de bateria para pessoas com deficiência no Centro Cultural São Paulo

Soss

õ P

arm

a

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 41

DANÇA DO VENTRE Aulas de danças do ventre de diversos esti-los: zaar (norte da África), tribal, clássica, moderna, dança do chá (Marrocos), hagallah (Líbia) e gawazze (Egito). | +12 anos. Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro. Zona Sul. De 14 a 21. Dom., 11h. Grátis

DANÇA SÊNIOR Coord.: Judith Toyoko Ueno.

Por meio de ritmos africanos, são apresen-tados exercícios para correção da postura e prevenção de doenças degenerativas. | +18 anos a 3ª idade. Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro. Zona Sul. 4ª, 8h. Grátis

ESCRITA CRIATIVA - COMO ESCREVER SEU LIVROCoord.: Reynaldo Bessa.

A oficina visa direcionar autores iniciantes desde a decisão de escrever até o desejo de publicação. Mostra como desenvolver uma primeira ideia para o início de um texto e como enriquecê-la por meio de leituras e análises de obras, além de enfocar o mercado editorial atual, com seus blogs, livros digitais, mídias sociais, entre outros temas. Curso ministrado em três bibliotecas públicas (BP).| BP Malba Tahan. Zona Sul. De 10 a 24. 4ª, 10h| BP Sérgio Buarque de Holanda. Zona Leste. De 12 a 26. 6ª, 14h| BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. De 15 a 29. 2ª, 14h| +15 anos. Grátis

HORTA COMUNITÁRIA NO CCSPCoord.: Hortelões Urbanos (rede orientada para a prática da agricultura urbana em São Paulo).

Horta cultivada de forma colaborativa com o objetivo de ampliar as relações do CCSP com seus frequentadores.| Centro Cultural São Paulo – jardim suspenso. Centro. Dia 28, 10h. Grátis

IMPRESSÕES PERIÓDICAS Encontros de mediação na folhetaria (espaço de práticas gráficas) e de sericletagem (unida-de de trabalho móvel circular: sericleta) para vivenciar a prática gráfica manual de serigrafia e a ampliação do discurso poético por meio das artes gráficas produzidas.| 15 vagas. Inscrições pelo email [email protected] .Centro Cultural São Paulo. Centro. Oficina de sericletagem. Vários espaços do CCSP. 3ª, das 15h30 às 18h30. Dia 7, das 11h30 às 14h30. Dia 28, das 14h às 17h; Oficina de serigrafia. 15 vagas. Folhetaria (porão). Dias 18 e 25, das 19h às 22h. Grátis

JAM INCLUSIVA DE CONTATO IMPROVISAÇÃOCoord.: Marcos Abranches.

No último sábado do mês, a Galeria Olido oferece esta oficina que promove o encontro de uma jam session com contato improvi-sação. Guiados por um ponto de contato, os dançarinos investem no fluxo de movimento sem saber exatamente onde isso os levará. O objetivo é olhar para a deficiência e para a arte em conjunto.| Para pessoas com ou sem deficiência. Galeria Olido – Centro de Dança Umberto da Silva (sala café). Centro. Dia 27, das 14h às 18h. Grátis

“Mão na roda”: oficina comunitária para manutenção de bicicletas nos Centros Culturais São Paulo (CCSP) e da Juventude (CCJ)

Ro

gér

io F

on

seca

42 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

MARACATU DO BAQUE VIRADO DE RAIZ NAGÔOficinas de percussão, canto e construção de tambores, ritmos e danças para formação da dança e outras brincadeiras de tradição.| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memó-ria e do Viver Afro-Brasileiro. Zona Sul. 5ª, 19h (grupo de estudos e oficina de canto). Dom., 15h (batuques e danças). Grátis

MITOLOGIA GREGACoord.: Wladia Beatriz Correia (psicóloga e psicoterapeuta).

A partir da leitura de textos mitológicos, procura-se traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real. Obra analisada: “Antígona”, de Sófocles. | Não é necessário fazer inscrição. Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. 5ª, 15h. Grátis

OFICINA COMUNITÁRIA MÃO NA RODACoord.: Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, projeto Mão na Roda e, no CCJ, grupo CicloZN.

Espaço coletivo de aprendizado, convivência e prática da manutenção de bicicletas, que empresta ferramentas e materiais para uso dos ciclistas. A atividade ocorre em dois centros culturais (CC).| CC da Juventude (acesso pelo estacionamento). Zona Norte. 4ª, das 18h às 21h30; Sáb., das 10h às 14h (trabalho voluntário que aceita doações de ferramentas, móveis e peças para manutenção de bikes)| CC São Paulo (próximo da central de informações). Centro. Dom., das 14h às 18h. 3ª, das 19h às 22h| Grátis

OFICINA DE DOCUMENTÁRIOCoord.: Raimundo Vale.

Oficina com objetivo de desenvolver as princi-pais técnicas profissionais para a realização de um produto audiovisual a partir de um roteiro criado pelos alunos. Por meio de aulas teóricas e práticas, serão apresentadas concepção da ideia, elaboração do roteiro, produção, capta-ção de áudio e vídeo, edição e pós-produção.| +16 anos. 15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo site www.inscricoes.ccj.art.br . Centro Cultural da Juventude – multimeios. Zona Norte. De 6/9 a 25/10. Sáb., das 9h às 12h. Grátis

OFICINA DE TEXTOCoord.: Juliana C. Souza Santos.

Projeto que visa resgatar a língua portuguesa e fazer com que os participantes melhorem seus textos, por meio de técnicas criativas e simples baseadas em poemas e músicas.

| 20 vagas. Inscrição no primeiro dia da oficina (dia 6). Bosque da Leitura Parque Lions Clube Tucuruvi. Zona Norte. Sáb., 9h. Grátis

PROGRAMA VOCACIONAL (inscrições)O Programa Vocacional é aberto a pessoas com idade a partir de 14 anos e oferece orientações artísticas nas linguagens de artes visuais, dan-ça, música e teatro. Dança: | Galeria Olido – Centro de Dança Umberto da Silva. Centro. Pré-inscrição: http://formacaoartecultura.blogspot.com.br . 2ª (Vitrine da Dança) e 3ª (sala café), 18h30. Grátis

SAMBA ROCK Coord.: Pedrinho Nostalgia, Marcelo Tadeu e Ana Brasil.| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro. Zona Sul. Dia 13, 19h. Grátis

SOMBRINHAS DE BALACoord.: Rosa Maria Lindolfo e Nistor Castor da Silva.

Técnica de confecção de sombrinhas para balas, como aquelas que eram vendidas nos in-tervalos dos tradicionais espetáculos circenses de antigamente.| Não é necessário fazer inscrição. Galeria Olido – Centro de Memória do Circo (sobreloja). Centro. 2ª, das 15h às 17h. Grátis

VOOS LITERÁRIOS - OFICINA DE ESCRITACoord.: Jorge Antônio Ribeiro da Silva.

Importantes artistas brasileiros. Curso minis-trado em duas bibliotecas públicas (BP).| BP Mário Schenberg. Zona Oeste. De 2 a 16. 3ª, 14h| BP Camila Cerqueira César. Zona Oeste. De 3 a 17. 4ª, 14h| +15 anos. 20 vagas por biblioteca. Grátis

XILOGRAVURA Coord.: Eduardo Ver.

Ateliê de criação coletiva de imagens em madeira e aplicação para o papel, associada à literatura de cordel. | Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Sáb., 10h. Grátis

50 AnOS dE ArtE COntrA O EStAdOCEntrO CuLturAL SãO PAuLO | FOLHEtArIA | CEntrO | AtÉ 12/12 | grÁtIS

Promovendo práticas em artes gráficas, esta atividade propõe uma reflexão sobre a expressão gráfica brasileira a partir do golpe Militar de 1964. A oficina integra a programação especial O Imaginário dos 50 Anos do golpe, que o CCSP vem apresentando desde abril. realização: coletivos 308 e Ecatú Ateliê.

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 43

INTERVENÇÕES URBANAS DE RESISTÊNCIA - CARTAZES/LAMBE-LAMBECoord.: Alexandre Gomes Vilas Boas e Sérgio Augusto de Oliveira.

Construção de livros de artista e de objeto de forma colaborativa a partir de experi-mentações gráficas do universo das artes visuais, como desenho, xilogravura, serigra-fia, fotocópia e colagem, refletindo sobre a produção de artistas que lançaram mão destes procedimentos durante a ditadura.| 15 vagas. Inscrições pelo email [email protected] ou pelo telefone 3397-4037. Ponto de encontro: em frente à central de informações. Folhetaria (porão). Dia 19, das 14h às 16h30

A HOrA E A VEZ dO VEStIbuLAr 2014 bIbLIOtECAS PÚbLICAS | A PArtIr dO dIA 1º | grÁtIS

Em seu 8º ano, este projeto recebe desde agosto, em 16 bibliotecas públicas (bP) e na biblioteca temática em direitos Humanos do Centro de Formação Cultural de Cidade tiradentes, interessados em analisar e discutir, junto a professores de literatura, as nove obras que são exigidas nos principais vestibulares de São Paulo.

TIL, de José de Alencar| Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Malba Tahan. Zona Sul. Dia 1º, 11h| Coord.: Claudio Caus. Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 1º, 14h| Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP Cassiano Ricardo. Zona Leste. Dia 1º, 19h| Coord.: Claudio Caus. BP Sérgio Buarque de Holan-da. Zona Leste. Dia 2, 14h| Coord.: Sybille Ariano. BP Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 3, 14h| Coord.: Ana Carolina Escobar. BP Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo. Zona Leste. Dia 3, 14h | Coord.: Claudio Caus. BP Álvaro Guerra. Zona Oeste. Dia 3, 14h30| Coord.: Fabiana Vascon. BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 3, 14h30| Coord.: André Renato Oliveira Silva. Centro Cultural da Penha – BP José Paulo Paes. Zona Leste. Dia 3, 15h| Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP José Mauro de Vasconcelos. Zona Norte. Dia 4, 15h| Coord.: Ângela Teodoro Grillo. BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 5, 14h | Coord.: Fabiana Vascon. BP Lenyra Fraccaroli. Zona Leste. Dia 5, 14h30| Coord.: Ana Carolina Escobar. BP Marcos Rey. Zona Sul. Dia 5, 15h

| Coord.: Maíra Corrêa. BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 6, 10h | Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP Milton Santos. Zona Leste. Dia 6, 10h | Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. Dia 6, 9h| Coord.: Fernando Martins Lara. BP Narbal Fontes. Zona Norte. Dia 6, 14h

MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, de Manuel Antônio de Almeida| Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Malba Tahan. Zona Sul. Dia 8, 11h| Coord.: Claudio Caus. Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 8, 14h| Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP Cassiano Ricardo. Zona Leste. Dia 8, 19h| Coord.: Claudio Caus. BP Sérgio Buarque de Holan-da. Zona Leste. Dia 9, 14h| Coord.: Sybille Ariano. BP Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 10, 14h| Coord.: Ana Carolina Escobar. BP Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo. Zona Leste. Dia 10, 14h | Coord.: Claudio Caus. BP Álvaro Guerra. Zona Oeste. Dia 10, 14h30| Coord.: Fabiana Vascon. BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 10, 14h30| Coord.: André Renato Oliveira Silva. Centro Cultural da Penha – BP José Paulo Paes. Zona Leste. Dia 10, 15h| Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP José Mauro de Vasconcelos. Zona Norte. Dia 11, 15h| Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 12, 14h | Coord.: Fabiana Vascon. BP Lenyra Fraccaroli. Zona Leste. Dia 12, 14h30| Coord.: Ana Carolina Escobar. BP Marcos Rey. Zona Sul. Dia 12, 15h| Coord.: Maíra Corrêa. BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 13, 10h | Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP Milton Santos. Zona Leste. Dia 13, 10h | Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. Dia 13, 9h| Coord.: Fernando Martins Lara. BP Narbal Fontes. Zona Norte. Dia 13, 14h

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, de Machado de Assis| Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Malba Tahan. Zona Sul. Dia 15, 11h| Coord.: Claudio Caus. Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 15, 14h| Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP Cassiano Ricardo. Zona Leste. Dia 15, 19h| Coord.: Claudio Caus. BP Sérgio Buarque de Holan-da. Zona Leste. Dia 16, 14h| Coord.: Sybille Ariano. BP Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 17, 14h| Coord.: Ana Carolina Escobar. BP Prof. Arnaldo

44 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

Magalhães Giácomo. Zona Leste. Dia 17, 14h | Coord.: Claudio Caus. BP Álvaro Guerra. Zona Oeste. Dia 17, 14h30| Coord.: Fabiana Vascon. BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 17, 14h30| Coord.: André Renato Oliveira Silva. Centro Cultu-ral da Penha – BP José Paulo Paes. Zona Leste. Dia 17, 15h| Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP José Mauro de Vasconcelos. Zona Norte. Dia 18, 15h| Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 19, 14h | Coord.: Fabiana Vascon. BP Lenyra Fraccaroli. Zona Leste. Dia 19, 14h30| Coord.: Ana Carolina Escobar. BP Marcos Rey. Zona Sul. Dia 19, 15h| Coord.: Maíra Corrêa. BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 20, 10h | Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP Milton Santos. Zona Leste. Dia 20, 10h | Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. Dia 20, 9h| Coord.: Fernando Martins Lara. BP Narbal Fontes. Zona Norte. Dia 20, 14h

O CORTIÇO, de Aluísio Azevedo| Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Malba Tahan. Zona Sul. Dia 22, 11h| Coord.: Claudio Caus. Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 22, 14h| Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP Cassiano Ricardo. Zona Leste. Dia 22, 19h| Coord.: Claudio Caus. BP Sérgio Buarque de Holan-da. Zona Leste. Dia 23, 14h| Coord.: Sybille Ariano. BP Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 24, 14h| Coord.: Ana Carolina Escobar. BP Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo. Zona Leste. Dia 24, 14h | Coord.: Claudio Caus. BP Álvaro Guerra. Zona Oeste. Dia 24, 14h30| Coord.: Fabiana Vascon. BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 24, 14h30| Coord.: André Renato Oliveira Silva. Centro Cultural da Penha – BP José Paulo Paes. Zona Leste. Dia 24, 15h| Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP José Mauro de Vasconcelos. Zona Norte. Dia 25, 15h| Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 26, 14h | Coord.: Fabiana Vascon. BP Lenyra Fraccaroli. Zona Leste. Dia 26, 14h30| Coord.: Ana Carolina Escobar. BP Marcos Rey. Zona Sul. Dia 26, 15h| Coord.: Maíra Corrêa. BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 27, 10h | Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP Milton Santos. Zona Leste. Dia 27, 10h | Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. Dia 27, 9h| Coord.: Fernando Martins Lara. BP Narbal Fontes. Zona Norte. Dia 27, 14h

A CIDADE E AS SERRAS, de Eça de Queirós| Coord.: Angela Teodoro Grillo. BP Malba Tahan. Zona Sul. Dia 29, 11h| Coord.: Claudio Caus. Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 29, 14h| Coord.: André Renato Oliveira Silva. BP Cassiano Ricardo. Zona Leste. Dia 29, 19h| Coord.: Claudio Caus. BP Sérgio Buarque de Holan-da. Zona Leste. Dia 30, 14h

nÚCLEO dE EduCOMunICAçãO COMunItÁrIACEntrO CuLturAL dA JuVEntudE | ESPAçO SArAu | ZOnA nOrtE | grÁtIS

Veja destaque na página 40.

VIRAÇÃO PROMOVE WORKSHOP SOBRE JUVENTUDE, INTERNET E MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO CCJCoord.: Viração.| +12 anos. Não é necessário fazer inscrição. Dia 6, das 15h às 17h30

CICLO DE ENCONTROS - COMUNICAR: EU QUERO!Coord.: Viração.

Após cada encontro, das 17h às 19h, os participantes serão convidados a pôr em prática o que foi aprendido.| 14 a 29 anos. 30 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo site www.inscricoes.ccj.art.br . De 9/9 a 28/10. 3ª, das 15h às 17h

Infantojuvenil

BRINCANDO EM INGLÊSBrincadeiras e jogos com o intuito de apro-ximar crianças e adolescentes da cultura inglesa por meio de linguagem lúdica e con-teúdo didático. | 9 a 16 anos. Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. 6ª, 17h40. Grátis

CLOWN PARA CRIANÇAS (RISOTERAPIA)Coord.: Ramón de Almeida Lemos.

Recriando a atmosfera circense por meio de jogos de improvisações e brincadeiras tradi-cionais infantis, a oficina leva as crianças a embarcarem no universo lúdico do palhaço. | 7 a 12 anos. 40 vagas. Inscrições na unidade. Bi-blioteca Pública Mário Schenberg. Zona Oeste. Sáb., 14h. Grátis

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 45

Inti Gajardo

Entre os dias 10 e 14, o Centro Cultural da Ju-ventude (CCJ) promove seu primeiro Festival de Cultura Latina, que terá como principal

representante a voz da mulher dessa região. Entre as apresentações musicais está o

projeto Divas do Hip-Hop, que, no dia 12, reúne MCs brasileiras apresentando tanto composições autorais quanto interpreta-ções de clássicos do rap nacional. Foram convidadas Yzalú, Amanda NegraSim, Livia Cruz, Karol de Souza, Pamelloza Carvalho, Ste-fanie Roberta, Tássia Reis, Lua Rodrigues e Cris SNJ. As cantoras serão acompanhadas por uma banda também formada só por mulheres.

Diretamente da Espanha, a MC, composi-tora e dançarina Indee Styla vem pela terceira vez ao Brasil e faz show, dia 13, interpretan-do canções de seu último disco, “Nomada”, lançado neste ano. Nesse mesmo dia, a MC, também coreógrafa, ministrará uma oficina de street dance.

Encerrando o festival, dia 14, a cantora franco-chilena Ana Tijoux mostra faixas de seu quarto disco solo, “Vengo”. Ana, que ficou conhecida no final dos anos 1990 com o grupo de rap Makiza, formado apenas por mulheres, possui sete álbuns lançados, os quatro últimos em trabalhos solo. Indicada ao Grammy em 2012, Tijoux realizou inúmeras parcerias inter-nacionais, entre elas com a rapper palestina Shadia Mansour. A apresentação da cantora integra também o Mês da Cultura Independen-te (veja destaque na página 4).

Uma edição especial de gastronomia deve levar barraquinhas com populares comidas latinas de rua, como salteados, empanadas e ceviches, para o mirante do CCJ, dia 13, das 11h às 16h.

| Luísa Bittencourt

| Veja programação na página 51.

VOZES FEMInInAS dãO O tOM PArA FEStIVAL LAtInO

palestras, debates e encontros

Cantora franco-chilena Ana Tijoux mostra músicas de seu quarto CD solo, “Vengo”, lançado em março de 2014

46 SEtEMbrO dE 2014 | emcartaz

BAILE DA MELHOR IDADE Encontro que reúne todos os gêneros dançan-tes, com ênfase para o popular e músicas das grandes orquestras de baile.| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro. Zona Sul. Dia 26, 14h. Grátis

BATE-PAPO COM BRUNNO ALMEIDA MAIAConversa com o autor do livro “O teatro de Brunno Almeida Maia”, abordando criação literária em dramaturgia; a origem do teatro no Ocidente; as diferenças entre tragédia, comédia e drama; dramaturgia e suas convergências com outros gêneros literários e linguagens.| Biblioteca Pública Milton Santos. Zona Leste. Dia 17, 10h. Grátis

BAZAR DE ARTESANATOParceria: Centro de Convivência Infância e Juventude Thomaz Gouveia.

No terceiro fim de semana do mês, este bazar recebe, no CCJ, cerca de 40 artesãos expondo trabalhos em técnicas diversas, como pintura, cerâmica, tricô, crochê, além de peças que remetem à tradição nordestina e africana.| Centro Cultural da Juventude – entrada. Zona Norte. Dias 20 e 21, das 10h às 18h. Entrada franca

CAMINHOS DA BIBLIOTECAVisita monitorada diferenciada à BIJ Monteiro Lobato abrangendo toda a atuação da bibliote-ca, primeira no Brasil com foco nas crianças. O encontro é adequado à realidade do grupo. | Atividade mediante agendamento pelo telefone 3256-4122. Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Grátis

CCJ VISITA E ROLÊ FOTOGRÁFICO: VILA MARIA ZÉLIAO projeto promove visitas a pontos de interesse turístico e cultural. Neste mês, o foco é a Vila Maria Zélia. Além de conhecer o complexo arquitetônico operário localizado na zona leste, os participantes assistirão, no local, a uma aula--concerto sobre música contemporânea com a soprano brasileira Kátia Guedes e o flautista alemão Érik Drescher. Esta apresentação integra o projeto Circuito São Paulo de Cultura. Ainda na visita, ocorre a atividade Rolê Fotográfico, uma parceria entre CCJ e ClickSP, que convida interes-sados, profissionais ou amadores, com câmeras fotográficas ou celulares, a registrar o local.| 80 vagas (inscrições a partir do dia 14, às 10h. 40 vagas para preenchimento na recepção do CCJ e 40 pelo site www.inscricoes.ccj.art.br; 20 vagas destinadas ao CCJ Visita e 20 ao Rolê Fotográfico, máximo de três inscrições por pessoa). Menores de 16 anos somente acompanhados por pais ou responsáveis; entre 16 e 18 anos devem preencher carta de autorização retirada na recepção do CCJ. Encontro no hall de entrada do CCJ. Dia 28, 9h. Grátis

50 ANOS DO GOLPE: DITADURA NUNCA MAISCom Carlos Germano Cruz (professor de história) e Rafael Pa-dial (professor de língua portuguesa e militante do Território Livre). Org.: Bruna Maria Atalla e Rafael Barreto do Prado.Debate sobre os 50 anos do Golpe Militar no Brasil e suas consequências até os dias de hoje.| Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 5, 14h30. Grátis

CLUBE DE LEITORESEncontro regular de leitores em bibliotecas públicas (BP) para discutir as impressões sobre uma determinada obra literária. Livre:“Clube de leitura BIJ Monteiro Lobato”. Coord.: João Luiz Marques. O livro discutido em setembro, “Sonhos rebobi-nados”, reúne crônicas de Humberto Werneck (Arquipélago Editorial). | BIJ Monteiro Lobato. Centro. Dia 12, 19h+18 anos: “Leitura em voz alta”. Com Jamile Ribeiro de Faria e Terezina Daumas.

Textos literários são distribuídos para serem lidos e, no final, ocorre um debate.| Inscrições pelo telefone 3031-7784 ou pelo email [email protected]. BP Álvaro Guerra. Zona Oeste. 5ª, 14h30 +18 anos a terceira idade:“Grupo de leitura”. Coord.: Jamile Salibe Ribeiro de Faria.Participantes escolhem uma obra do acervo da biblioteca para discuti-la 30 dias depois. | BP Álvaro Guerra. Zona Oeste. Dia 8, 14h30 (turma 2). Dia 29, 14h30 (turma 1)| Grátis

Autor de “O teatro de Brunno Almeida Maia” fala sobre dramaturgia na Biblioteca Milton Santos

Luci

ana

Zaca

rias

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 47

ENCONTRO CULTURALCom Edson Pelicer (quadrinista).

Em todos os sábados de setembro, ocorrem en-contros culturais com música, poesia, grafite, HQ, filmes, entre outras atividades. | Biblioteca Pública Affonso Taunay. Zona Leste. Sáb., das 14h às 16h. Grátis

MEDIAÇÃO DE LEITURAIndicada a diversas faixas etárias, de bebês a adultos, esta atividade, realizada em várias biblio-tecas públicas (BP), estimula o gosto pela leitura.Livre:| “Mediação de leitura para todas as idades”. Com Sandra Cristina Brasil Silva. BP José Mauro de Vasconcelos. Zona Leste. 2ª e 4ª, 15h| “Naquele livro tinha uma história”. Com Marta Nosé e Maria Haila de Oliveira. BIJ Monteiro Lobato. Centro. 2ª e 3ª, 14h30. 4ª e 5ª, 10h| “Histórias animadas”. Com Regina Helena Lima Monteiro. BP Nuto Sant’Anna. Zona Norte. 3ª, 14h | “Leiturateca”. Com Elaine Telles, Fátima Andrietta e Sandra R. do Nascimento. BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. 3ª, 15h| “Leitura para a 1ª infância”. Com Maria de Fátima França Baptista e Marta Nosé. BIJ Monteiro Lobato. Centro. 3ª, 10h. 5ª, 15h| “Ler é bom”. Com Cida Teles e Cida Felício. BP Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo. Zona Leste. 3ª, 14h| “Ler é divertido!”. BP Camila Cerqueira César. Zona Oeste. 3ª, 14h| Com Claudia Lecinio. BP Vinicius de Moraes. Zona Leste. 3ª, 10h e 14h30| “Deixe falar o coração”. Com Beth Filipini. BP Thales Casta-nho de Andrade. Zona Norte. 4ª, 14h30| “Momentos de leitura com as crianças”. Com Alice Setsuko Haro Takata. BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. 4ª, 15h | “Mediação de leitura para crianças”. Com Juvelina Martins. BP José de Anchieta. Zona Norte. 4ª, 10h| “Pequenas leituras, gostosas aventuras”. Com Sandra R. Nascimento e Roseli P. S. Destre. BP Sylvia Orthof. Zona Norte. 4ª, 15h | Projeto Primeira Infância. BP Érico Veríssimo. Zona Norte. 4ª, 9h e 14h| “Tarde da mediação de leitura”. Com Maria Christina Vi-cente de Azevedo Allegranci. BP Paulo Sérgio Duarte Milliet. Zona Leste. 4ª, 15h | “Leituras divertidas”. Com Carlos Roberto da Silva. BP Menotti Del Picchia. Zona Norte. 5ª, 14h| “Mediação de leitura para crianças”. BP Brito Broca. Zona Norte. 5ª, 15h| “Viagem ao mundo da leitura (infantil)”. Com Iranilde Alves de Farias e Joselita Oliveira Barreto. BP Raimundo de Menezes. Zona Leste. 5ª, 15h| “Chá com leitura”. BP Lenyra Fraccaroli. Zona Leste. 6ª, 15h| “Encontro com as Amigas da Biblioteca”. BP Érico Veríssi-mo. Zona Norte. 6ª, 14h30| “Livre história”. Com Andréa Regis. BP Chácara do Castelo. Zona Sul. 6ª, 15h| “Contar é preciso, ler é indispensável”. Com Projeto Conta Comigo - Unitalo. BP Belmonte. Zona Leste. Dia 10, 10h30 e 14h30

| “Lendo poesias”. BP Alceu Amoroso de Lima. Zona Oeste. Dias 15 e 29, 15h 0 a 4 anos:| “Os bebês podem ler”. Com Silvana Clivati. BP Alceu Amoro-so de Lima. Zona Oeste. Dia 13, 11h 0 a 6 anos:| “Hora do bebê na biblioteca”. Com Lucélia Silva e Maria de Lourdes Jorge. BP Paulo Duarte. Zona Sul. 4ª, 10h| “Leituras divertidas”. Com Carlos Roberto da Silva. BP Menotti Del Picchia. Zona Norte. 4ª, 11h15| Projeto Primeira Infância. BP Lenyra Fraccaroli. Zona Leste. 3ª, 9h30. 5ª, 10h e 15h30| Projeto Primeira Infância. Com Elias Babosa, Cléo Lima e Silene Lima. BP Cora Coralina. Zona Leste. Dias 4 e 25, 17h0 a 7 anos:| “Ah!!! leitura...”. Com João Salzani. BP Jovina Rocha Álvares Pessoa. 6ª, 15h0 a 12 anos:| “A hora da mediação de leitura literária”. Com Elias Babosa, Cléo Lima e Silene Lima. BP Cora Coralina. Zona Leste. Dias 2 e 30, 15h30 0 a 14 anos:| “Árvore da leitura”. Com Raquel Beatriz da Conceição. BP Narbal Fontes. Zona Norte. Dias 4, 9, 18 e 23, 13h+1 ano:| “Mediação para crianças”. Com Samara Faria Franqueira e Rute Amélia de Araújo. BP Aureliano Leite. Zona Leste. 2ª, 14h4 a 5 anos:| “Leitura na Primeira Infância”. BP Belmonte. Zona Sul. Dias 9 e 16, 10h30 e 14h304 a 10 anos: | “Encantos de leitura”. BP Afonso Schmidt. Zona Norte. 3ª, 14h30 4 a 12 anos:| “Mediação de leitura literária”. Com Andréia Passos e Livia Domingues. BP Milton Santos. Zona Leste. 6ª, 14h306 a 14 anos: | “Vamos ler?!”. BP Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dias 15 e 23, 14h+18 anos:| BP Pedro Nava. Zona Norte. 5ª, 10h30 | Grátis

AS MULHERES DO CIRCONeste encontro, o Centro de Memória do Circo presta homenagem às mulheres que fazem parte do universo circense.| Galeria Olido – Centro de Memória do Circo (sobreloja). Centro. Dia 29, 15h. Grátis

O PAPEL DO CONTADOR DE HISTÓRIAS E O RETORNO DA ALMA AO MUNDOCom Eliana Atihé.

Certas práticas ancestrais atuam até hoje para tornar as pessoas mais receptivas às outras, mais atentas ao mundo, mais sensíveis, sábias e resilientes. A palestra fala do papel do contador de histórias e seu retorno a um mundo hiper-

48 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

tecnológico e desumanizado, acenando para a reconexão com valores e condutas que apelam para nossa essência mais profunda, da vida compartilhada e tocada pelo significado.| Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 6, 10h. Grátis

PASSEIO NO ESCUROAção de sensibilização que, a partir da expe-riência do uso do piso tátil (aquele em relevo, utilizado por pessoas que possuem deficiência visual para se orientar), pretende aproximar os participantes da perspectiva daqueles que não enxergam e usam o piso para percorrer o CCSP. Após o trajeto, ocorre uma roda de conversa.| 15 vagas. Inscrições pelo telefone 3397-4036 ou pelo email [email protected] . Centro Cultural São Paulo. Centro. Encontro na Biblioteca Louis Braille. Dia 26, 15h (ou em outros dias, mediante agendamento prévio). Grátis

PSICODRAMA CCSPCoord.: Rosane Rodrigues.

Com base na dramaturgia improvisada, seguida de bate-papo, a encenação propõe vivenciar temas que fazem parte do cotidiano dos participantes. Cada sessão é aberta a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição. Cida Davoli | Dia 6Mariângela Weschler | Dia 13Rosane Rodrigues e Grupo Improvise | Dia 20Pedro Mascarenhas | Dia 27| Informações pelo telefone 3397-4037. Centro Cultural São Paulo – Espaço Missão. Centro. Sáb., das 10h30 às 13h. Grátis

4º FÓRUM CCJ: ENCONTROS PERIÓDICOS DE GESTÃO PARTICIPATIVA Espaço permanente para participação de grupos, entidades, coletivos, frequentadores e moradores da região interessados em debater e construir coletivamente os processos de gestão participativa do Centro Cultural da Juventude.| Inscrições pelo site www.forum.ccj.art.br . Centro Cultu-ral da Juventude – Espaço Sarau. Zona Norte. Dia 13, das 16h às 18h. Grátis

RODA DE CONVERSA: GÊNERO EM QUESTÃOCuradoria: Marcelo Morais. Participação especial: Coletivo Juntas na Luta.

Com o tema “Gênero em questão: feminismo e lesbianidade nas periferias paulistanas”, tem início este ciclo de rodas de conversas no Cen-tro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. O projeto é voltado para a reflexão e produção literária e artística das relações de gênero na periferia da cidade de São Paulo. As rodas são

mediadas por militantes e por especialistas nos temas abordados.| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes – Biblioteca Temática de Direitos Humanos. Zona Leste. Dia 6, 14h. Grátis

SARAU DAS ARTESDir. artística: Maria Zélia Wolff.

Sarau semanal que ocorre há mais de 20 anos, apresentando diversas formas de arte, como canto, música instrumental, dança e poesia.| Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. 6ª, 14h. Grátis

SARAU ENCONTRO DE UTOPIAS Coord.: Regina Tieko, Fábio Abramo e Paulo D’Áuria.

Participantes são convidados a cantar, tocar instrumentos e escrever, com espaço aberto para apresentação de poesia e textos. | Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. Dia 16, 18h30. Grátis

SARAU RODA DA PALAVRAOrg. e apresentação: Joyce Néia.

Projeto idealizado a partir de uma oficina de memória que ocorre mensalmente na biblio-teca, que tem como objetivo apresentar a arte, tanto de escritores como de músicos consa-grados, bem como as criações literárias dos participantes.| Biblioteca Pública Anne Frank. Zona Oeste. Dia 8, 14h. Grátis

SARAU SERTANEJOCom Paula Dundee e Adoração Sanches. Apresentação: Guarani. Org.: Paula Dundee.

Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram neste tradicio-nal sarau sertanejo. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. | Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 27, 15h. Grátis

TARDE SERTANEJAResgate das raízes caboclas por meio de poe-sias.| Biblioteca Pública Paulo Duarte e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro. Zona Sul. Dia 20, 16h. Grátis

TEATRANDO E MUSICANDO NA BIBLIOTECACom Maria Emilia Faganello.

Sarau cultural com a participação dos grupos de teatro e música vocacional, artistas da re-gião norte e o grupo [pH2]: Estado de Teatro.| Biblioteca Pública Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 27, 19h. Grátis

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 49

VEREDAS DO VESTIBULAR Com Michell da Silva (pedagogia/USP) e Diane Boda (história/Unifesp).

Diálogo que procura elucidar as possibilidades de estudo nas principais universidades públicas do país, inclusive para aqueles que passaram pelo ensino público; os principais vestibulares e cursos oferecidos; e outros assuntos, como Prouni, Enem e estrutura das universidades. Os encontros ocorrem em cinco bibliotecas públicas (BP) e na Biblioteca Temática em Direitos Humanos do Cen-tro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.| BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 4, 14h | Centro Cultural da Penha – BP José Paulo Paes. Zona Leste. Dia 9, 14h| BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 11, 14h| BP Marcos Rey. Zona Sul. Dia 18, 15h| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 25, 14h| BP Milton Santos. Zona Leste. Dia 27, 13h | Grátis

EnCOntrO PrOCESSOS ArtÍStICOS, tEMPOS E ESPAçOSCEntrO CuLturAL SãO PAuLO | SALA AdOnIrAn bArbOSA | CEntrO | 6ª | grÁtIS

discussão sobre formação artística a partir da experiência dos Programas Vocacional e de Iniciação Artística (PIÁ) e da Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia). A programação pretende abrir espaço para a participação do público por meio de reflexões sobre processos artísticos, ação cultural e artística e produção de conhecimento e pesquisa.

RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO| Dia 5, das 10h às 11h

ABERTURA E CONVERSA SOBRE FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL: CONTEXTOS E PARCERIASCom representantes de equipamentos públicos de cultura e membros dos programas PIÁ e Vocacional e da Emia.| Dia 5, das 11h às 13h

CONVERSA SOBRE TERRITÓRIOS DE ATUAÇÃO E CARTOGRÁFICAS ARTÍSTICASCom Lilian Amaral e Rodrigo Munhoz (artista-educador do PIÁ).| Dia 5, das 14h às 17h

CONVERSA SOBRE CAMPOS DE AÇÃO ARTÍSTICA E CULTURALCom Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira e Tatiana Guima-rães (coordenadora equipe Leste 4 - Vocacional Dança).| Dia 19, das 10h às 13h

CONVERSA SOBRE A INFÂNCIA E A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE SABERESCom Marcos Ferreira e Sandra Cunha (assistente peda-gógica da Emia). Participação: alunos da Emia.| Dia 19, das 14h às 17h

O ESCrItOr nA bIbLIOtECAbIbLIOtECAS PÚbLICAS | grÁtIS

Em parceria com a Editora Jujuba, escritores dedicados à literatura infantil integram este programa, que leva autores até as bibliotecas públicas (bP) para conversar com seus frequentadores.

ALINE ABREUEscritora e ilustradora de livros infantis, Aline tem mais de dez obras ilustradas. Em 2013, obteve o título de mestre em literatu-ra e crítica literária, na PUC/SP, com a defe-sa de um trabalho sobre a interdependência entre palavra, imagem e design nos livros ilustrados contemporâneos.| BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 2, 14h

RAQUEL MATSUSHITA Autora de livros infantis e designer gráfica, Raquel “constrói” seus livros, dando cores e formas a eles. Em sua formação profissio-nal, especializou-se em design gráfico, cor e tipografia na School of Visual Arts, de Nova York (EUA), onde também foi colaboradora do escritório de design Linda Kosarin Studio. Hoje tem seu próprio escritório, Entrelinha Design.| BP Brito Broca. Zona Norte. Dia 4, 14h30

GILLES EDUARO autor e ilustrador tem 13 obras publicadas na França e traduzidas em vários idiomas. No Brasil, lançou 12 livros; o mais recente, “E agora, papagaio?”, pela Jujuba Editora. | BP Affonso Taunay. Zona Leste. Dia 10, 14h

JEAN-CLAUDE R. ALPHEN Ilustrador e escritor de literatura infantil, tem mais de 11 livros escritos e ilustrados por ele. Ganhador do Prêmio Gloria Pondé, da Biblioteca Nacional, em 2010, e duas vezes finalista do Prêmio Jabuti de melhor ilustração, Alphen lançou, pela Jujuba Edi-tora: “Bruno e João”; “O menino-vazio” e o mais recente “O mundo de papel”.| BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 16, 10h

50 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

CLAUDIO FRAGATA Autor de literatura infantil, Fragata tem mais de dez livros publicados. Foi editor da Revista Recreio, quando entrou para o mundo da infância. Hoje se dedica, exclusivamente, à escrita e seu mais recente lançamento é “Alfa-beto escalafobético”, pela Jujuba Editora.| BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 23, 14h

LIVrOS dO VEStIbuLArCEntrO CuLturAL SãO PAuLO | SALA AdOnIrAn

bArbOSA | CEntrO | SÁb. | grÁtIS

Ciclo composto por nove palestras sobre os livros exigidos pelo vestibular da Fuvest/unicamp.

| retirar ingresso duas horas antes.

O CORTIÇO, de Aluísio AzevedoCom Émerson da Cruz Inácio (professor doutor em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP desde 2006).| Dia 6, das 10h30 às 12h

TIL, de José de AlencarCom Mário Lugarinho (professor de literaturas africa-nas de língua portuguesa da USP).| Dia 13, das 10h30 às 12h

CAPITÃES DA AREIA, de Jorge AmadoCom Rosângela Sarteschi (professora doutora no De-partamento de Letras Clássicas e Vernáculas na USP). | Dia 24, das 10h30 às 12h

A CIDADE E AS SERRAS, de Eça de QueirósCom Helder Garmes (livre-docente de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na USP e coorganizador da obra “Literatura portuguesa: história, memória e perspectivas”).| Dia 27, das 10h30 às 12h

1º FEStIVAL CCJ dE CuLturA LAtInACEntrO CuLturAL dA JuVEntudE | ZOnA nOrtE | EntrAdA FrAnCA

Além de música e dança, o festival conta com apresentações de teatro, performances, aula de culinária boliviana e exibição de longas e curtas-metragens produzidos por latinos.

| Veja destaque na página 46.

| não é necessário retirar ingresso.

DIVAS DO HIP-HOP90 min.| Espaço de Arena. Dia 12, 20h30

COMIDA DE RUA COM SABOR LATINOChefs de comida de rua vendem, em barraquinhas montadas no CCJ, pratos típicos como empanados, salteados, ceviches e outros da culinária latina.| Mirante. Dia 13, das 11h às 16h

INDEE STYLA| Espaço Arena. Dia 13, 20h30

OFICINA DE STREET DANCE| Para dançarinos intermediários ou avançados. 20 vagas. Inscrições no site: www.ccj.art.br . Espaço Sarau. Dia 13, das 15h às 16h30

ANA TIJOUX 90 min.| Espaço Arena. Dia 14, 18h

tErçA AFrOCEntrO CuLturAL dA JuVEntudE | ZOnA nOrtE | bIbLIOtECA | 3ª | grÁtIS

O projeto terça Afro promove, em setembro, no CCJ, cinco encontros sobre o tema “Movimentos negros, negros em movimento”.

| não é necessário retirar ingresso.

REFLEXÕES DIANTE DE UM ESPELHO SEM REFLEXOCom Oswaldo Faustino (jornalista que integra a Cojira - Co-missão de Jornalistas pela Igualdade Racial - do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e colaborador fixo da revista Raça Brasil há mais de 17 anos).| Dia 2, 19h

A ARTE QUE EXPRESSA SUBJETIVIDADE ATRELADA À CULTURA NEGRA!Com Rosana Paulino (artista plástica que retrata aspectos do universo negro e o espaço ocupado pela mulher afrodescen-dente na sociedade brasileira). | Dia 9, 19h

POESIA, UM INSTRUMENTO PODEROSO NAS MÃOS DE AKINSCom Akins Kinte (poeta e autor das obras “Zeca da Casa Verde”, “Coração em pungas” e diversos outros trabalhos que cami-nham entre o cinema independente e a literatura negra).| Dia 16, 19h

QUILOMBHOJE E CUTI: CONSTRUÇÕES DE NOSSAS TRILHASCom Cuti, Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa, do Quilombhoje Literatura (grupo paulistano de escritores de literatura afro-brasileira que organiza a série de publicações Cadernos Negros). | Dia 23, 19h

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 51

MJIBA, A AÇÃO NOS MOVIMENTOS DA MULHER NEGRACom Elizandra Souza (escritora e produtora cultural que realiza os eventos do Mjiba em Ação e autora do livro “Águas da cabaça”).| Dia 30, 19h

ugrA ZInE FEStCEntrO CuLturAL SãO PAuLO | CEntrO | SÁb. E dOM. | +12 AnOS | grÁtIS

Quarta edição do evento anual dedicado aos fanzines e às publicações independentes, vinculado há dois anos à gibiteca Henfil do CCSP. A edição de 2013 concorre na categoria Melhor Evento no 26º troféu HQMix, maior premiação relacionada aos quadrinhos do brasil. Org.: douglas Junior utescher Alves e daniela utescher.

| não é necessário fazer inscrição nem retirar ingresso.

WORKSHOP: FANZINE OBJETOCoord.: Rodrigo Okuyama.| Praça Mário Chamie. Dia 20, das 10h às 11h45

PALESTRA: A REVISTA “CLÍTORIS” E AS MULHERES NOS QUADRINHOS SUL- - AMERICANOSCom Gabriela Borges.| Praça Mário Chamie. Dia 20, das 12h às 12h45

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DOS LANÇAMENTOS NA FEIRA| Praça Mário Chamie. Dia 20, das 14h às 15h15

PALESTRA: MELI MELO PRESS E A CHEGADA DA RISOGRAPH AO BRASILCom Beto Galvão.| Praça Mário Chamie. Dia 20, das 15h30 às 16h15

DEBATE: FANZINE OU OBRA DE ARTE? UMA TENTATIVA DE DEFINIR O INDEFINÍVELCom Bia Bittencourt, Henrique Magalhães e Flávio Grão. Mediação: Fred Floeter.| Praça Mário Chamie. Dia 20, das 16h30 às 18h

WORKSHOP: QUALQUER UM PODE FAZER QUADRINHOSCoord.: Ricardo Tokumoto.| Praça Mário Chamie. Dia 21, das 10h às 11h45

PALESTRA: OS FANZINES CONTAM UMA HISTÓRIA SOBRE PUNKSCom Antônio Carlos de Oliveira.| Praça Mário Chamie. Dia 21, das 12h às 12h45

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DOS LANÇAMENTOS NA FEIRA| Praça Mário Chamie. Dia 21, das 14h às 15h15

PALESTRA: A TRAJETÓRIA DA EDITORA MARCA DE FANTASIACom Henrique Magalhães.| Praça Mário Chamie. Dia 21, das 15h30 às 16h15

DEBATE: DO PAPEL PARA A WEB, DA WEB PARA O PAPELCom Ricardo Tokumoto, Luis Felipe Garrocho e Paulo Crumbim. Mediação: Rafael Coutinho.| Praça Mário Chamie. Dia 21, das 16h30 às 17h45

SHOWS DE ENCERRAMENTO: ORDINARIA HIT E ROT| Sala Adoniran Barbosa. Dia 21, das 18h às 19h40

Infantojuvenil

FUTSAL FEMININO E MASCULINOParceria: Base Comunitária de Segurança da Praça Rotary.

Jogos de futsal disputados pelo time masculi-no HURR (Humildade, União, Raça e Respei-to), que existe há oito anos, e pelo feminino Meninas da Vila Buarque, que existe há dois anos. Os nomes dos times foram escolhidos pelos primeiros jogadores. | 8 a 15 anos (masculino) e +12 anos (feminino). Biblio-teca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. 2ª, 3ª e 5ª, 7h. Sáb., 9h30. Grátis

COntAçãO dE HIStÓrIASESPAçOS dE LEIturA | grÁtIS

A sala de leitura infantojuvenil da biblioteca Sérgio Milliet, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), as bibliotecas públicas (bP), os pontos de leitura e os roteiros de ônibus-biblioteca recebem contadores de histórias.

ESTA É A VERDADEIRA HISTÓRIACom Beth Filipini. Livre.

Novas versões para contos clássicos da litera-tura infantil.| BP Thales Castanho de Andrade. Zona Norte. De 3 a 24. 4ª, 10h

TEM HISTÓRIA NO LIVROCom Andi Rubinstein e Renata Mattar. +4 anos.

Narração de contos protagonizados por príncipes, princesas, heróis, monstros e bichos falantes.| BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 3, 10h| BP Castro Alves. Zona Sul. Dia 10, 14h| BP Vicente Paulo Guimarães. Zona Leste. Dia 11, 10h| BP Jovina Rocha Álvares Pessoa. Zona Leste. Dia 17, 10h| BP Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo. Zona Leste. Dia 24, 14h | BP Lenyra Fraccaroli. Zona Leste. Dia 27, 11h | Ônibus-biblioteca roteiro Jardim Clímax. Dia 28, 11h

52 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

HISTÓRIAS QUE BROTAM DA TERRACom Clarice Schcolnic. Livre.

Histórias indígenas contam como surgiram o dia, as estrelas, os animais, o guaraná, a mandioca, entre outras curiosidades.| Ônibus-biblioteca roteiro Vila Guilhermina. Dia 3, 13h30 | BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 8, 14h | BP Milton Santos. Zona Leste. Dia 10, 10h | BP Menotti Del Picchia. Zona Norte. Dia 23, 10h| BP Paulo Duarte. Zona Sul. Dia 25, 14h | BP Camila Cerqueira César. Zona Oeste. Dia 27, 14h

HISTORIETAS E ASSOMBRETASCia. Arte Negus. Livre.

Dois fantasmas amalucados contam as histórias de assombração: “Mito da noite”, “João sem medo” e “Minhocão do Pari”.| CCSP. Centro. De 6 a 28. Sáb. e dom., 14h30 (dias 27 e 28, haverá interpretação em Libras)

MEDO? MEDO DE QUE?Com Patrícia Ferraz. Livre.

Narração de histórias protagonizadas por fan-tasmas, bruxas e outros seres sobrenaturais.| BP Malba Tahan. Zona Sul. Dia 9, 14h | BP Nuto Sant’Anna. Zona Norte. Dia 11, 14h| BP Clarice Lispector. Zona Oeste. Dia 17, 10h | BP Álvaro Guerra. Zona Oeste. Dia 20, 11h | BP Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 23, 14h | BP Thales Castanho de Andrade. Zona Norte. Dia 24, 10h | Ônibus-biblioteca roteiro Vila Medeiros. Dia 28, 13h

CONTANDO E ENCANTANDO HISTÓRIASCom Márcia Fonseca e Silvania Possato. 3 a 7 anos.| BP Raimundo de Menezes. Zona Leste. Dia 10, 10h | BP Jamil Almansur Haddad. Zona Leste. Dia 11, 10h | BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. Dia 17, 10h

BALAIO DE HISTÓRIASCom Marina Costa. Livre.Histórias sobre como são explicados certos mitos, entre eles o do surgimento do arco-íris segundo a índia Iaçá e a razão pela qual os macacos são barrigudos.| BP Lenyra Fraccaroli. Zona Leste. Dia 13, 11h| Ônibus-biblioteca roteiro Chácara Santana. Dia 14, 11h

CONTOS DE LÁ NOS CANTOS DE CÁCom Aline Cântia e Chicó do Céu. +4 anos. Com música, a dupla narra contos que vão do Vale do Jequitinhonha à França, Dinamarca e Marrocos. | BP Camila Cerqueira César. Zona Oeste. Dia 13, 14h| Ponto de Leitura Parque do Piqueri. Zona Leste. Dia 14, 11h | BP Vinicius de Moraes. Zona Leste. Dia 17, 14h30 | BP Paulo Sergio Duarte Milliet. Zona Leste. Dia 18, 10h| Ônibus-biblioteca roteiro Jardim Colorado. Dia 20, 13h | Ônibus-biblioteca roteiro Jardim Joana D’Arc. Dia 21, 12h| Ponto de Leitura União dos Moradores do Parque Anhangue-ra. Zona Oeste. Dia 22, 14h30

A ÁRVORE DE PALAVRASGrupo Êba!. Livre.

Com percussão, brincadeiras e uso da língua dos sinais, histórias são adaptadas a uma proposta bi-língue, na qual tudo deve fazer sentido por aqueles que ouvem e os que não. | BP Érico Veríssimo. Zona Norte. Dia 16, 14h30| BP Brito Broca. Zona Norte. Dia 17, 14h30 | BP Raul Bopp. Zona Sul. Dia 23, 14h30 | BP Affonso Taunay. Zona Leste. Dia 26, 14h

HISTÓRIAS DE MENINOS E LAGARTOSCom Giuliano Tierno. +7 anos.

Colagem de contos de três escritores: Eduardo Gale-ano (“Os lagartos”), Italo Calvino (“Os lugares visíveis e invisíveis”) e Oscar Wilde (“Os meninos”).| BP Jamil Almansur Haddad. Zona Leste. Dia 25, 10h30

Um roteiro de ônibus-biblioteca e cinco bibliotecas recebem Clarice Schcolnic e suas “Historias que brotam da terra”

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 53

naestante

Burroughs é um dos nomes mais expressivos da dita Geração Beat, lembrado pelo teor inusitado de seus enredos. Nesta obra, ele narra, como se fizesse relatórios, suas experiências com diversos

tipos de narcóticos, em uma análise quase científica de cada substância utilizada.

Outro marco da Geração Beat, o livro ganhou uma adaptação para cinema dirigida por Walter Salles. É narrado por Sal Paradise, jovem que mora com a tia em New Jersey. Ele conhece Dean Moriarty, rapaz com quem compartilha gostos

comuns, como literatura e jazz. Juntos, fazem uma longa viagem atravessando os Estados Unidos.

Junky Autor: William S. BurroughsEditora: Companhia das Letras176 páginas

On the Road (Pé na Estrada)Autor: Jack KerouacEditora: L&PM Pocket384 páginas

UivoAutor: Allen GinsbergEditora: L&PM Pocket248 páginas

Em alusão ao Mês da Cultura Independente, Na Estante sugere três obras escritas por repre-sentantes da Geração Beat que podem ser solicitadas para empréstimo, gratuitamente, nas bibliotecas públicas. Para saber se estão disponíveis, consulte o site http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/.

Na ocasião de lançamento, em 1956, a obra foi apreendida pela polícia por ser considerada obscena. Irreverente, vendeu inúmeras cópias após uma com-plicada liberação da Suprema

Corte americana. “Uivo”, nesta edição, é acompanhado também pelos poemas “Kaddish” e “Sanduíches de realidade”.

54 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro Caio Egydio de Souza AranhaRua Arsênio Tavollieri, 45, Jabaquara. Zona Sul.| tel. 5011-2421 e 5011-1430| Atendimento: 2ª e 5ª, das 8h às 17h; 3ª, 4ª e 6ª, das 8h às 22h; Sáb., das 8h às 19h; Dom., das 8h às 18h. Nos finais de semana, os horários variam de acordo com a programação.

Arquivo Histórico de São PauloEdifício Ramos de Azevedo. Pça Coronel Fernando Prestes, 152, Bom Retiro. Próximo da estação Tiradentes do metrô. Centro.| tel. 3396-6000| Atendimento: 2ª a Sáb., das 9h às 17h.

Auditório Ibirapuera Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera (portão 3), Ibirapuera. Zona Sul. | tel. 3629-1075

Beco do PintoR. Roberto Simonsen, 136. Próximo do Pátio do Colégio, ao lado do Solar da Marquesa. Centro.| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro LobatoR. General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro.| tel. 3256-4122, 3256-4438 e 3256-4038| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Sáb., das 10h às 17h. Dom., das 10h às 14h.

Biblioteca Pública Adelpha FigueiredoPça Ilo Ottani, 146, Pari. Zona Leste. | tel. 2292-3439 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb., das 9h às 16h. Tem estacionamento.

Biblioteca Pública Affonso TaunayR. Taquari, 549, Parque da Mooca, Mooca. Zona Leste. | tel. 2292-5126 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Afonso SchmidtAv. Elísio Teixeira Leite, 1.470, Freguesia do Ó/Brasilândia. Zona Norte.| tel. 3975-2305| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima (Temática em Poesia)Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Próximo da Praça Benedito Calixto. Zona Oeste. | tel. 3082-5023 e 3063-3064| Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Álvares de AzevedoPça Joaquim José da Nova, s/nº, Vila Maria. Zona Norte. | tel. 2954-2813 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h. Dom., das 10h às 15h.

Biblioteca Pública Álvaro GuerraR. Pedroso de Moraes, 1.919, Pinheiros. Zona Oeste. | tel. 3031-7784| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Amadeu AmaralR. José Clóvis Castro, s/nº, Jardim da Saúde. Zona Sul. | tel. 5061-3320| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Arquivo Histórico de São Paulo - Edifício Ramos de Azevedo

nos

sos

end

ereç

osSy

lvia

Mas

ini

emcartaz | SEtEMbrO dE 2014 55

nos

sos

end

ereç

os Biblioteca Pública Anne FrankR. Cojuba, 45, Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3078-6352| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Prof. Arnaldo Magalhães GiácomoR. Restinga, 136, Tatuapé. Zona Leste. | tel. 2295-0785 e 2092-0108| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Aureliano LeiteR. Otto Schubart, 196, Parque São Lucas. Zona Leste.| tel. 2211-7716| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Belmonte(Temática em Cultura Popular)R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro. Zona Sul.| tel. 5687-0408 e 5691-0433 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Brito BrocaAv. Mutinga, 1.425, Pirituba. Zona Norte. | tel. 3904-1444 e 3904-2476| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Camila Cerqueira CésarR. Waldemar Sanches, 41, Butantã. Zona Oeste. | tel. 3731-5210| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Cassiano Ricardo (Temática em Música)Av. Celso Garcia, 4.200, Tatuapé. Zona Leste. | tel. 2092-4570 e 2942-9952| Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Castro AlvesR. Abrahão Mussa, s/nº, Jardim Patente. Zona Sul.| tel. 2946-4562| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Chácara do CasteloR. Brás Lourenço, 333, Jardim da Glória. Zona Sul. | tel. 5573-4929| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Clarice LispectorR. Jaricunas, 458, Bairro Siciliano. Zona Oeste. | tel. 3672-1423| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Cora CoralinaR. Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases. Zona Leste. | tel. 2557-8004 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h. Dom., das 10h às 15h.

Biblioteca Pública Érico VeríssimoR. Diógenes Dourado, 101, Cohab Parada de Taipas. Zona Norte. | tel. 3972-0450| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Gilberto FreyreR. José Joaquim, 290, Sapopemba. Zona Leste. | tel. 2143-1811 e 2227-2453| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Hans Christian Andersen (Temática em Contos de Fadas)Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé. Zona Leste. | tel. 2295-3447| Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Helena SilveiraR. João Batista Reimão, 146, Campo Limpo. Zona Sul. | tel. 5841-1259 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Jamil Almansur HaddadR. Andes, 491-A, Guaianases. Zona Leste. | tel. 2557-0067| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública José Mauro de VasconcelosPça Comandante Eduardo de Oliveira, s/nº, Parque Edu Chaves. Zona Norte. | tel. 2242-8196| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública José Paulo Paes (Centro Cultural da Penha) Largo do Rosário, 20, 1º andar, Penha. Zona Leste. | tel. 2295-0401 | Atendimento: 3ª a 6ª, das 10h às 19h; Sáb. e dom., das 10h às 16h.

Biblioteca Pública Jovina Rocha Álvares PessoaAv. Padre Francisco de Toledo, 331, Cohab Manoel da Nóbrega, Artur Alvim. Zona Leste. | tel. 2741-7371 e 2741-0371| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Lenyra FraccaroliPça Haroldo Daltro, 451,Vila Nova Manchester . Zona Leste. | tel. 2295-2295 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Malba TahanR. Brás Pires Meira, 100, Interlagos. Zona Sul. | tel. 5523-4556 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Marcos ReyAv. Anacê, 92, Jardim Umarizal. Zona Sul. | tel. 5845-2572| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

nos

sos

end

ereç

os

SETEMBRO DE 2014 | emcartaz56

Biblioteca Mário de AndradeR. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro.| tel. 3775-0002 | Atendimento: Seção Atualidades: 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30. Sáb., das 10h às 17h; Seções Artes: 2ª a 6ª, das 10h às 19h; Coleção Geral: 2ª a 6ª, das 10h às 17h; Raros e Especiais/Mapoteca: 2ª a 6ª, das 10h às 17h (para consultas na Seção Raros e Especiais, é necessário fazer agendamento).

Biblioteca Mário de Andrade – Seção Circulante e Coleção SPAv. São Luís, 235. Próximo da estação República do metrô. Centro. | tel. 3775-0004/06| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30. Sáb., das 10h às 17h.

Biblioteca Pública Mário Schenberg (Temática em Ciências)R. Catão, 611, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3672-0456 e 3675-1681| Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Menotti Del PicchiaR. São Romualdo, 382, Bairro do Limão. Zona Norte. | tel. 3966-4814 e 3956-5070| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Milton SantosAv. Aricanduva, 5.777, Jardim Aricanduva. Próximo do Shopping Aricanduva. Zona Leste. | tel. 2726-4882| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Narbal FontesAv. Conselheiro Moreira de Barros, 170, Santana. Zona Norte. | tel. 2973-4461 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Nuto Sant’AnnaPça Tenório Aguiar, 32, Santana. Zona Norte.| tel. 2973-0072| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Padre José de AnchietaR. Antônio Maia, 651, Perus. Zona Norte. | tel. 3917-0751| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h. Dom., das 10h às 15h.

Biblioteca Pública Paulo Duarte (Temática em Cultura Negra)R. Arsênio Tavollieri, 45, Jabaquara. Zona Sul.| tel. 5011-8819 e 5011-7445 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Paulo Sérgio Duarte MillietPça Ituzaingó, s/nº, Tatuapé. Zona Leste. | tel. 2671-4974| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Paulo Setúbal(Temática em Literatura Policial)Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. | tel. 2211-1508 e 2211-1507| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h. Dom., das 10h às 15h.

Biblioteca Pública Pedro NavaRua Helena do Sacramento, nº 1.000 – Mandaqui. Zona Norte.| tel. 2973-7293| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Prefeito Prestes Maia (Temática em Arquitetura e Urbanismo)Av. João Dias, 822, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5687-0513| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h

Biblioteca Pública Raimundo de MenezesAv. Nordestina, 780, São Miguel Paulista. Zona Leste. | tel. 2297-4053| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Mário de Andrade

Sylv

ia M

asin

i

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 57

nos

sos

end

ereç

os Biblioteca Pública Raul Bopp(Temática em Meio Ambiente)R. Muniz de Sousa, 1.155, Aclimação. Ao lado do Parque da Aclimação. Zona Sul. | tel. 3208-1895 | Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb. das 9h às 16h. Dom., das 10h às 16h.

Biblioteca Pública Ricardo RamosPça do Centenário de Vila Prudente, 25, Vila Prudente. Zona Leste. | tel. 2273-4860| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Roberto Santos (Temática em Cinema)R. Cisplatina, 505, Ipiranga. Zona Sul.| tel. 2273-2390 e 2063-0901| Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Rubens Borba de MoraesR. Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo. Zona Leste. | tel. 2943-5255| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Sérgio Buarque de HolandaR. Vitório Santim, 44, Itaquera. Zona Leste. | tel. 2205-7406| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Sylvia OrthofAv. Tucuruvi, 808, Tucuruvi. Zona Norte. | tel. 2981-6263 e 2981-6264| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Thales Castanho de AndradeR. Doutor Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó. Zona Norte. | tel. 3975-7439| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Vicente de CarvalhoR. Guilherme Valência, 210, Itaquera (Cohab José Bonifácio). Zona Leste. | tel. 2521-0553| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Vicente Paulo GuimarãesR. Jaguar, 225, Vila Curuçá. Zona Leste. | tel. 2035-5322 e 2034-0646| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Vinicius de MoraesAv. Jardim Tamoio, 1.119, Itaquera (Cohab José Bonifácio). Zona Leste.| tel. 2521- 6914| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica)R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul.| tel. 5573-4017 e 5574-0389| Atendimento: 3ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb. e dom., das 11h às 18h.

Bosque da Leitura Parque AnhangueraAv. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, Perus. Zona Norte.| Atendimento: Dom., das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque do CarmoAv. Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera. Zona Leste. | Atendimento: Sáb. e dom., das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque Cidade de TorontoAv. Cardeal Motta, 84, Parque São Domingos., Pirituba. Zona Norte. | Atendimento: Dom., das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque IbirapueraAv. IV Centenário, 1.268, Portão 7A, ao lado do Viveiro Manequinho Lopes, Parque Ibirapuera. Zona Sul.| Atendimento: Dom., das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque Esportivo dos Trabalhadores R. Canuto Abreu, s/nº, Tatuapé. Zona Leste. | Atendimento: Dom., das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque GuarapirangaEstrada de Guarapiranga, 575, Guarapiranga| Atendimento: Dom. , das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque Lions Club TucuruviR. Alcindo Bueno de Assis, 500, Tucuruvi. Zona Norte.| Atendimento: Sáb. e dom. , das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque Jardim da LuzR. Ribeiro de Lima, 99, Luz. Próximo da estação Luz do metrô. Centro.| Atendimento: Sáb. e dom., das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque Raposo TavaresR. Telmo Coelho Filho, 200, Vila Albano. Zona Oeste.| Atendimento: Sáb. e dom., das 10h às 16h.

Bosque da Leitura Parque Rodrigo de GásperiAv. Miguel de Castro, 321, Vila Zatti, Pirituba. Zona Norte.| Atendimento: Dom., das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque Santo DiasR. Jasmim da Beirada, 71, Capão Redondo. Zona Sul. | Atendimento: Dom., das 9h30 às 16h.

SETEMBRO DE 2014 | emcartaz58

Bosque da Leitura Parque LajeadoR. Antonio Thadeo, 74, Guianases. Zona Leste.| Atendimento: Dom., das 9h30 às 16h.

Bosque da Leitura Parque do TroteAv. Nadir Figueiredo, s/no, Vila Guilherme. Zona Norte.| Atendimento: Sáb. e dom., das 10h às 16h.

Capela do MorumbiAv. Morumbi, 5.387, Morumbi. Zona Sul. | tel. 3772-4301| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Casa do Bandeirante| Pça. Monteiro Lobato, s/no, Butantã. Zona Oeste. | tel. 3031-0920| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Casa do GritoParque Independência, s/nº, Ipiranga. Zona Sul. | tel. 2068-0032| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Casa do Sertanista (Casa do Caxingui)Pça Dr. Ênio Barbato, s/nº, Caxingui. Zona Oeste. | tel. 3726-6348| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Casa do TatuapéR. Guabiju, 49, Tatuapé. Zona Leste.| tel. 2296-4330| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Casa da Imagem (antiga Casa nº 1)R. Roberto Simonsen, 136-B. Próximo da estação Sé do metrô. Ao lado do Pátio do Colégio. Centro.| tel. 3241-4238| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Casa ModernistaR. Santa Cruz, 325, Vila Mariana. Zona Sul. | tel. 5083-3232| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Centro Cultural da JuventudeAv. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466| Atendimento: 3ª a sáb., das 10h às 22h. Dom. e Feriados, das 10h às 18h.

Centro Cultural da Penha(Teatro Martins Penna | Biblioteca José Paulo Paes)Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel.2295-0401| Atendimento: 3ª a dom., das 10h às 22h.

Centro Cultural São PauloR. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do

metrô. Centro. | tel. 3397-4001 / 3397-4002| Atendimento: 3ª a dom., das 10h às 22h.

Centro de Formação Cultural de Cidade TiradentesR. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840.

Biblioteca Temática em Direitos Humanos Carlos Marighella. Tel.: 2555-2442| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h

Chácara LaneRua da Consolação, 1.024. Centro.|tel. 3129-3574|Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Escola de Dança de São Paulo(Praça das Artes)Av. São João, 281, 4º andar. Próximo das estações Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3241-1332

Escola de Música de São Paulo(Praça das Artes)Av. São João, 281, 2º andar. Próximo das estações Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3209-6580

Escola Municipal de Iniciação ArtísticaR. Volkswagen, s/nº, Jabaquara. Próximo da estação Conceição do metrô. Zona Sul.| tel. 5017-7552 e 5017-2192

Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes

Sylv

ia M

asin

i

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 59

nos

sos

end

ereç

os Espaço de Leitura Cecília MeirelesCentro de Memória e Convívio da Lapa. R. Araçatuba, 522, Vila Romana Zona Oeste. | tel. 3834-0004| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h.

Espaço de Leitura Zalina RolimCentro de Convívio e Cultura da Vila Mariana. R. Corredeira, 26, Vila Mariana. Zona Sul. | tel. 5573-2606| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h.

Galeria OlidoAv. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171 | Atendimento: Bilheteria: 3ª a dom., das 14h às 21h;|Espaço Expositivo: 3ª a dom., das 13h às 20h; Sala de Pesquisa e Acervo em Dança: 3ª a 6ª, das 14 às 18h; Centro de Memória do Circo: 2ª a 6ª, das 14h às 18h.

Hemeroteca da Biblioteca Mário de AndradeRua Dr. Bráulio Gomes, 125/139, Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro.| tel. 3775-1402 / 3775-1401| Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 18h (mediante agendamento).

Monumento à Independência – Capela ImperialParque Independência, s/nº, Ipiranga. Zona Sul. | tel. 2068-0032| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Museu da Cidade - OcaAv. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Dentro do Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 3 (entrada de carro) ou portão 1 (entrada de pedestres). Zona Sul.

Pavilhão das Culturas BrasileirasR. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana. Dentro do Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 10.

Zona Sul. | tel. 5083-0199| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Ponto de Leitura André VitalAv. dos Metalúrgicos, 2.255, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel. 2282-2562| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb. e dom., das 11h às 17h.

Ponto de Leitura ButantãR. Junta Mizumoto, 13 - Jd Peri Peri. Zona Oeste.| tel. 3742-6218 e 3744-4369| Atendimento: 2ª, das 14h às 17h. 3ª a 6ª, das 9h às 17h; Sáb., das 9h às 13h.

Ponto de Leitura Carolina Maria de JesusRua Terezinha do Prado Oliveira, 119, Parelheiros. Zona Sul.| tel. 5921-3665| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 16h.

Ponto de Leitura Graciliano RamosCalçadão Cultural do Grajaú. R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252, Parque América, Grajaú. Zona Sul.| tel. 3496-9638| Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 17h.

Ponto de Leitura Jardim Lapenna(Galpão de Cultura e Cidadania)R. Serra da Juruoca, s/nº, Jardim Lapenna. Zona Leste.| tel. 2297-3532| Atendimento: 2ª a sáb., das 9h às 18h.

Ponto de Leitura Juscelino KubitschekAv. Inácio Monteiro, 55, Cidade Tiradentes. | tel. 2556-3036| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb. e dom., das 11h às 17h.

Ponto de Leitura OlidoAv. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3397-0176| Atendimento: 2ª, das 13h às 18h.

3ª a sáb. das 10h às 20h. Dom. e feriados, das 13h às 19h.

Ponto de Leitura Parque do PiqueriR. Tuiuti, 515, Tatuapé. Próximo da marginal do Rio Tietê. Zona Leste.| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb. e dom., das 9h às 16h.

Ponto de Leitura Parque do RodeioR. Igarapé da Bela Aurora, s/nº, Cidade Tiradentes. Zona Leste.| tel. 2555-4276| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb. e dom., das 11h às 17h.

Ponto de Leitura Praça do Bambuzal R. da Colônia Nova, s/nº, Praça Nativo Rosa de Oliveira (conhecida como Praça do Bambuzal), Jardim Ângela. Zona Sul. | tel. 5833-3567| Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 18h.

Ponto de Leitura de São MateusR. Fortaleza de Itapema, 268, Jardim Vera Cruz, São Mateus. Zona Leste.| tel. 2019-1718| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 16h.

Ponto de Leitura Severino do RamoR. Barão de Alagoas, 340, Itaim Paulista. Zona Leste.| tel. 2936-2742| Atendimento: 2ª a sáb., das 9h às 18h.

Ponto de Leitura Tide SetúbalR. Mário Dallari, 170, Jd. São Vicente, São Miguel Paulista. Zona Leste.| tel. 2297-5969| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 10h às 17h.

Ponto de Leitura da União dos Moradores do Parque AnhangueraR. Amadeu Caego Monteiro, 209, Parque Anhanguera. Zona Oeste.| tel. 3911-3394 e 3911-3048| Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h.

SETEMBRO DE 2014 | emcartaz60

Ponto de Leitura Vila MaraR. Conceição de Almeida, 170, São Miguel Paulista. Zona Leste. | tel. 2586-2526 e 2585-2466| Atendimento: 2ª a 6ª, das 10h às 18h. Sáb., das 9h às 16h.

Praça das Artes(Fundação Theatro Municipal de São Paulo)Av. São João, 281, Centro | Atendimento: 4571-0542 – Cepdoc (Centro de Documentação/Museu do Theatro Municipal); 4571-0485 – Escola de Dança de São Paulo; 4571-0523 – Orquestra Experimental de Repertório; 4571-0519 – Arquitetura4571-0503 – Gabinete Diretoria de Gestão.

Sítio da RessacaR. Nadra Raffoul Mokodsi, 3, Jabaquara. Próximo da estação Jabaquara do metrô. Zona Sul. | tel. 5011-7233| Atendimento: 3ª a dom, das 9h às 17h.

Sítio MorrinhosR. Santo Anselmo, 102, Jardim São Bento. Zona Norte. | tel. 2236-6121| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Solar da Marquesa de SantosR. Roberto Simonsen, 136. Próximo

da estação Sé do metrô. Ao lado do Pátio do Colégio. Centro | tel. 3105-6118| Atendimento: 3ª a dom., das 9h às 17h.

Teatro Alfredo MesquitaAv. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte.| tel. 2221-3657 | Bilheteria uma hora antes do espetáculo. Estacionamento próprio.

Teatro Arthur AzevedoAv. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. 2605-8007| Em reforma.

Teatro Cacilda BeckerRua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste.| tel. 3864-4513 | Bilheteria uma hora antes do espetáculo.

Teatro Décio de Almeida PradoR. Cojuba, 45, Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. Bilheteria uma hora antes do espetáculo.

Teatro Flávio Império R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste.| tel. 2621-2719 | Em reforma.

Teatro João CaetanoRua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744Bilheteria uma hora antes do espetáculo.

Teatro Leopoldo Fróes Rua Antonio Bandeira 114,Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5541 7057Bilheteria uma hora antes do espetáculo.

Teatro Martins Penna(Centro Cultural da Penha)Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel. 2295-0401Bilheteria uma hora antes do espetáculo.

Teatro Paulo EiróAv. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5546-0449 e 5686-8440| Em reforma.

Teatro Zanoni Ferrite(dentro da Biblioteca Paulo Setúbal) Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste.| tel. 2216-1520. Bilheteria uma hora antes do espetáculo.

Theatro Municipal de São PauloPça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro | Bilheteria: 3053-2090, de 2ª a 6ª, das 10h às 19h, ou até o início do espetáculo. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 17h, ou até o início do espetáculo. Nos concertos aos domingos, às 11h, aberta excepcionalmente às 9h; Ação Educativa: 3053-2092 (visitas monitoradas).

Sylv

ia M

asin

i

Galeria Olido - Cine Olido

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 61

outr

os e

nd

ereç

os

ÔNIBUS-BIBLIOTECA

72 roteiros

Horário de atendimento: 3ª a dom., das 10h às 16h.Telefone de informações ao público: 2291-5763.Roteiros:www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/onibus_biblioteca/

CEUs - CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS

CEU ÁGUA AZUL Av. dos Metalúrgicos, 1.262. Cohab Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 3396-3520

CEU ALTO ALEGRER. Bento Guelfi, s/no. Jardim Laranjeira, Iguatemi. Zona Leste.| tel.: 2075-1000

CEU ALVARENGAEstrada do Alvarenga, 3.752. Balneário São Francisco, Pedreira. Zona Sul. | tel.: 5672-2544

CEU ARICANDUVA R. Olga Fadel Abarca, s/nº, Vila Aricanduva. Zona Leste. | tel.: 2723-7549

CEU AZUL DA COR DO MARR. Ernesto de Souza Cruz, 2.171. Cidade A.E. Carvalho. Zona Leste. | tel.: 3397-9000

CEU BUTANTÃ Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia 1.870, Jardim Esmeralda. Zona Oeste. | tel.: 3732-4551

CEU CAMINHO DO MAR Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5.241, Jabaquara. Zona Sul. | tel.: 3396-5600

CEU CAMPO LIMPOAv. Carlos Lacerda, 678, Pirajussara. Zona Sul. | tel.: 5843-4801

CEU CANTOS DO AMANHECERAv. Cantos do Amanhecer, s/nº, Jardim Eledy. Zona Sul.| tel.: 3397-9720

CEU CAPÃO REDONDO R. Daniel Gran, s/nº, Capão Redondo. Zona Sul. | tel.: 5873-8067

CEU CASA BLANCA R. João Damaceno, s/nº, Vila das Belezas. Zona Sul. | tel.: 5519-5201

CEU CIDADE DUTRA Av. Interlagos, 7.350, Interlagos. Zona Sul. | tel.: 5668-1955

CEU FEITIÇO DA VILA R. Feitiço da Vila, s/nº, Chácara Santa Clara, Capão Redondo. Zona Sul. | tel.: 3397-6550

CEU FORMOSA R. Sargento Claudiner Evaristo Dias, s/no, Parque Santo Antônio - Vila Formosa. Zona Leste. | tel.: 2216-4622

CEU GUARAPIRANGA Estrada da Baronesa, 1.120, Jardim Ângela. Zona Sul. | tel.: 3397-9550

CEU INÁCIO MONTEIROR. Barão Barroso do Amazonas,

Praça das Artes

Sylv

ia M

asin

i

SEtEMbrO dE 2014 | emcartaz62

Pontos de distribuição do guia EmCartaz

Equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura:Arquivo Histórico MunicipalBibliotecas PúblicasBosques da LeituraCapela do MorumbiCasa do SertanistaCasa do TatuapéCentro Cultural da Juventude Centro Cultural da PenhaCentro Cultural São PauloEscola Municipal de Iniciação ArtísticaGaleria OlidoMonumento à IndependênciaSítio da RessacaSítio MorrinhosTeatro Alfredo MesquitaTeatro Cacilda BeckerTeatro Décio de Almeida PradoTeatro João CaetanoTeatro Leopoldo FróesTeatro Martins PennaTheatro Municipal de São PauloTeatro Zanoni Ferrite

Outros locais: Auditório Ibirapuera Casa das Rosas Museu da Casa BrasileiraMuseu da Imagem e do SomMuseu do ImigranteMuseu da Língua PortuguesaPinacoteca do EstadoMemorial da América LatinaMuseu Paulista (do Ipiranga) Espaço Os Satyros Espaço ParlapatõesAeroporto de Congonhasrodoviárias

s/nº, Cohab Inácio Monteiro, Guaianases. Zona Leste| tel.: 2518-9048

CEU JAÇANÃR. Antonio Cezar Neto, 105, Jardim Guapira - Jaçanã/Tremembé. Zona Norte. | tel.: 3397-3979

CEU JAGUARÉ Av. Kenkiti Simomoto, 80. Jaguaré. Zona Norte. | tel.: 3719-2343

CEU JAMBEIRO Av. Flores do Jambeiro s/nº, Jardim Moreno - Guaianases. Zona Leste.| tel.: 2960-2056

CEU JARDIM PAULISTANO R. Aparecida do Taboado, s/nº, Brasilândia. Zona Norte.| tel.: 3397-5410

CEU LAJEADOR. Manuel da Mota Coutinho, 293, Lajeado - Guaianeses. | tel.: 3397-6950

CEU MENINOS R. Barbinos, s/nº, São João Clímaco - Ipiranga. Zona Sul. | tel.: 2945-2560

CEU NAVEGANTES R. Maria Moassab Barbour, s/nº, Parque Residencial Cocaia - Capela do Socorro. Zona Sul. | tel.: 5976-5527

CEU PARAISÓPOLISR. Doutor José Augusto Souza e Silva, s/nº, Jardim Parque Morumbi - Campo Limpo. Zona Sul. | tel.: 3501-5666

CEU PARELHEIROSR. José Pedro de Borba, 20, Jardim Novo Parelheiros - Capela

do Socorro. | tel.: 5926-0510

CEU PARQUE ANHANGUERAR. Pedro José de Lima, s/nº, Jardim Anhanguera - Pirituba. Zona Norte.| tel.: 3911-5274

CEU PARQUE BRISTOLR. Professor Arthur Primavesi, s/nº, Parque Bristol - Ipiranga. Zona Sul. | tel.: 2334-1405

CEU PARQUE SÃO CARLOSR. Clarear, 643, Jardim São Carlos - São Miguel Paulista. Zona Leste. | tel.: 2045-4250

CEU PARQUE VEREDAS R. Daniel Muller, 347, Chácara Dona Olívia - São Miguel Paulista. Zona Leste.| tel.: 2563-6247

CEU PAZR. Daniel Cerri, 1.549, Jardim Paraná - Freguesia do Ó/Brasilândia. Zona Norte. | tel.: 3986-3401

CEU PÊRA MARMELOR. Pêra Marmelo, 226, Jardim Santa Lucrecia - Pirituba. Zona Norte.| tel.: 3948-3964

CEU PERUSR. Bernardo José de Lorena, s/nº, Vila Malvina - Pirituba. Zona Norte.| tel.: 3915-8745

CEU QUINTA DO SOLAvenida Luiz Imparato, 564, Cangaíba - Penha. Zona Norte.| tel.: 3396-3430

emcartaz | SEtEMbrO dE 2014 63

outr

os e

nd

ereç

os

EditorLuiz Quesada

Editora-assistenteGiovanna Longo

RedaçãoEtelvina de Oliveira, Gilberto De Nichile,Lidyanne Aquino eLuísa Bittencourt

RevisãoJéssica Rezende

Projeto gráficoMaria Rosa Juliani

Diagramação

Viviane Lopes Faria

FotografiaSylvia Masini

Secretária de redaçãoIvani Yara dos Santos

Estagiários Gabriel Fabri Impressão

Windgraf

Tiragem40.000 exemplares

Em Cartaz é uma publicação da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura

EndereçoAv. São João, 473 | 10º andar São Paulo | SP | CEP. 01035-000 Tel: 3397-0000 | Fax: 3224-0628

[email protected]

Site da Secretaria Municipal de Cultura www.prefeitura.sp.gov.br/cultura

CEU ROSA DA CHINAR. Clara Petrela, s/nº, Jardim São Roberto - São Mateus. Zona Leste.| tel.: 2701- 2300

CEU SÃO MATEUSR. Curumatim, 201, Parque Boa Esperança. Zona Leste.| tel.: 2732-8139

CEU SÃO RAFAELR. Cinira Polônio, 100, Jardim Rio Claro - São Mateus. Zona Leste.|tel.: 2752-1001

CEU SAPOPEMBAR. Manuel Quirino de Mattos, s/nº, Jardim Sapopemba - São Miguel Paulista. Zona Leste.| tel.: 2075-9100

CEU TIQUATIRAAv. Condessa Elizabeth Robiano com a R. Kampala, 270, Penha. Zona Leste. | tel.: 2075-7450

CEU TRÊS LAGOSEstrada do Barro Branco, s/nº, Barro Branco - Capela do Socorro. Zona Sul. | tel.: 5976-5642

CEU TRÊS PONTES Rua Capachós, s/nº, Jardim Célia - São Miguel Paulista. Zona Leste. | tel.: 3397-6410

CEU UIRAPURUR. Nazir Miguel, s/nº, Jardim João XXIII - Butantã.Zona Oeste.| tel.: 3782-3143

CEU VILA ATLÂNTICA R. Coronel José Venâncio Dias, 840, Jaraguá - Pirituba. Zona Norte. |tel.: 3901-8743

CEU VILA CURUÇÁ Av. Marechal Tito 3.400, Jardim Miragaia - São Miguel Paulista. | tel.: 2563-6146

CEU VILA DO SOLAv. dos Funcionários Públicos, 369, Jardim Angela - Campo Limpo. Zona Sul. | tel.: 3397-9800

CEU VILA RUBI R. Domingos Tarroso, 101, Vila Rubi - Grajaú/Capela do Socorro. Zona Sul. | tel.: 5661-6518

Capa: Seun KutiCEU Cantos do Amanhecer

Lilia

n B

or

SEtEMbrO dE 2014 | emcartaz64

Div

isão

de

Form

ação

Art

ístic

a e

Cul

tura

l - P

MS

P/

SM

C

ENCONTRO SOBRE FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL

NA CIDADE DE SÃO PAULO

PROCESSOS ARTÍSTICOS,

TEMPOS E ESPAÇOS

E M I

A | P

I Á |

V O

C A

C I

O N A

L

05 e 19 S

ETEMBRO

Centro Cultural São Paulo - C

CSP

1

2 SETEMBRO

Biblioteca Hans C

hristian Anderse

n

Escola Municipal de Iniciação Artís

tica - EMIA

1

3 SETEMBRO

Acervo

da Memória e do Viver A

fro-Brasileiro

Centro Cultural da Penha

Escola Municipal de Iniciação Artís

tica

Espaço-Te

ndal da Lapa

ABERTU

RA

Realização:

emcartaz | SETEMBRO DE 2014 65

66 SETEMBRO DE 2014 | emcartaz

Saguão da biblioteca Mário de Andrade, 2014

cenários paulistanos

FOtO: SYLVIA MASInI