eja

2
EJA (Educação de Jovens e Adultos) Historicamente: Durante as décadas de 50 e 60, o objetivo em educar jovens e adultos era o de formar eleitores, pois a Constituição vigente na época eigia ser alfabeti!ado para poder votar" Com isso foram criados v#rios programas como: o movimento de cultura popular, o centro popular de cultura, o movimento de educação de base $C%&&', o programa nacional de alfabeti!ação do ministério da educação e cultura e o movimento brasileiro de alfabeti!ação $()&*+ '" +s iniciativas -ue surgiram depois eram sempre vinculadas ao governo e sofriam com as mudanças impostas pelos pol.ticos" /m desfa!endo o -ue o outro fa!ia e assim por diante, como: undação educar, 1rograma nacional de alfabeti!ação e cidadania, 1rograma de alfabeti!ação solid#ria e 1ro &rasil alfabeti!ado" )s programas a partir de 2345, além de tender -uase sempre a apresentarpropostas nicaspara o pa.s inteiro, também apresentaram dificuldades de se ade-uar s propostasmetodol7gicas e curriculares" + 1%+D $pes-uisa nacional por amostra de domic.lios' de 8005 $9& ;' relatou -ue no &rasil eistem 2<,3 mil=>es de analfabetos com mais de 25 anos de idade" 1es-uisas revelam -ue a maior causa para a evasão é a necessidade de trabal=ar para complementar a renda familiar, sendo dif.cil conciliar tra e estudo" 1orém, as eig?ncias do mercado e a vontade de completa aumentar os estudos são a grande causa da reintegração na escola, para com isso ascender social e financeiramente" ) problema se encontra no vicioso, sair da escola cedo para tentar voltar mais tarde" +credito -ue o con=ecimento é como uma rede e -ue tudo -ue nos é ensinado tem -ue estar relacionado com nossas crenças, interesses, valores e saberes, para -ue possa @ficar preso na nossa rede de con=ecimentoA" Bendo inade-uado um trajeto nico, ou seja, usar um mesmo método para todas as idades" +de-uar a educação ao n.vel social, econ mico e cultural para -ue n seja apenas um processo de educação compensat7ria"

Upload: michael-gonzalez

Post on 05-Oct-2015

7 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Eja

TRANSCRIPT

EJA (Educao de Jovens e Adultos)

EJA (Educao de Jovens e Adultos)Historicamente:

Durante as dcadas de 50 e 60, o objetivo em educar jovens e adultos era o de formar eleitores, pois a Constituio vigente na poca exigia ser alfabetizado para poder votar. Com isso foram criados vrios programas como: o movimento de cultura popular, o centro popular de cultura, o movimento de educao de base (CNBB), o programa nacional de alfabetizao do ministrio da educao e cultura e o movimento brasileiro de alfabetizao (MOBRAL).

As iniciativas que surgiram depois eram sempre vinculadas ao governo e sofriam com as mudanas impostas pelos polticos. Um desfazendo o que o outro fazia e assim por diante, como: Fundao educar, Programa nacional de alfabetizao e cidadania, Programa de alfabetizao solidria e Programa Brasil alfabetizado. Os programas a partir de 1985, alm de tender quase sempre a apresentar propostas nicas para o pas inteiro, tambm apresentaram dificuldades de se adequar s propostas metodolgicas e curriculares.

A PNAD (pesquisa nacional por amostra de domiclios) de 2005 (IBGE) relatou que no Brasil existem 14,9 milhes de analfabetos com mais de 15 anos de idade.

Pesquisas revelam que a maior causa para a evaso a necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar, sendo difcil conciliar trabalho e estudo. Porm, as exigncias do mercado e a vontade de completar e aumentar os estudos so a grande causa da reintegrao na escola, para com isso ascender social e financeiramente. O problema se encontra no ciclo vicioso, sair da escola cedo para tentar voltar mais tarde.

Acredito que o conhecimento como uma rede e que tudo que nos ensinado tem que estar relacionado com nossas crenas, interesses, valores e saberes, para que possa ficar preso na nossa rede de conhecimento. Sendo inadequado um trajeto nico, ou seja, usar um mesmo mtodo para todas as idades. Adequar a educao ao nvel social, econmico e cultural para que no seja apenas um processo de educao compensatria.