eis que venho sem demora - lição 02 - efeso - a igreja que perdeu o seu primiro amor

21

Upload: sergio-silva

Post on 23-Jun-2015

8.658 views

Category:

Education


4 download

DESCRIPTION

Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

TRANSCRIPT

Page 1: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor
Page 2: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

ÉFESO, A IGREJA QUE ÉFESO, A IGREJA QUE PERDEU PERDEU O SEUO SEU

PRIMEIRO AMORPRIMEIRO AMOR

Page 3: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

Alvo da liçãoAlvo da liçãoO aluno será capaz de

sabersaber reconhecer que o amor esta acima de todas as obras que realizamos para Jesus;

sentirsentir desejar conhecer Jesus, que é totalmente e per- feitamente amor;

agiragir empenhar-se no trabalho para Cristo, com a motivação correta - amor.

Page 4: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

Texto básicoTexto básico

Versículo-chaveVersículo-chave

Apocalipse 2.1-7Apocalipse 2.1-7

““Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém, o maior destes é o amor” estes três; porém, o maior destes é o amor”

1Co 13.13

Page 5: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

IntroduçãoIntroduçãoO tema central dos primeiros três capítulos do O tema central dos primeiros três capítulos do Apocalipse parece ser “Cristo no meio dos sete Apocalipse parece ser “Cristo no meio dos sete candeeiros”. Esses sete candeeiros representam as candeeiros”. Esses sete candeeiros representam as sete igrejas (Ap 1.20). A cada igreja João é dirigido a sete igrejas (Ap 1.20). A cada igreja João é dirigido a escrever uma carta. Como esse número “sete” aparece escrever uma carta. Como esse número “sete” aparece várias vezes no livro e é simbólico de perfeição (algo várias vezes no livro e é simbólico de perfeição (algo completo), então podemos deduzir que as “sete completo), então podemos deduzir que as “sete igrejas” representam a Igreja de Cristo na sua história igrejas” representam a Igreja de Cristo na sua história inteira, até o fim do mundo.inteira, até o fim do mundo.

Page 6: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

Éfeso (Ephesus)Éfeso (Ephesus)1.1.Éfeso possuía o maior porto da Ásia Menor e era Éfeso possuía o maior porto da Ásia Menor e era uma das cidades mais ricas da região.uma das cidades mais ricas da região.2.2.Em Éfeso foi construído um grande templo Em Éfeso foi construído um grande templo dedicado à deusa Diana. Peça que um aluno leia Atos dedicado à deusa Diana. Peça que um aluno leia Atos 19.26-28.19.26-28.3.3.Estiveram pregando e trabalhando em Éfeso: Paulo, Estiveram pregando e trabalhando em Éfeso: Paulo, Áquila, Priscila, Apolo, Timóteo e João.Áquila, Priscila, Apolo, Timóteo e João.

1. A cidade de Éfeso

I. Éfeso: a cidade e a igreja

a. Importância econômica; b. Importância política e religiosa.

Page 7: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

2. A fundação da igreja em Éfeso

I. Éfeso: a cidade e a igreja

A igreja em Éfeso teve um início privilegiado, como lemos em Atos caps. 18 a 20. Paulo dedicou mais tempo a Éfeso do que a qualquer outro lugar (At 20.31). Foi à liderança de Éfeso que Paulo designou Timóteo, e naquela igreja também encontramos Áquila, Priscila e Apolo Trabalhando. Mais tarde o apóstolo João foi a figura de destaque.

Page 8: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

O Senhor Jesus apresenta-Se como Aquele que conserva (segura) as sete estrelas e anda no meio dos sete candeeiros. Isto nos fala do controle absoluto que Cristo tem sobre a Sua Igreja, as sete estrelas representando a Sua liderança (1.20).

II. A apresentação de Cristo (Ap 2.1)

Page 9: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

III. O elogio de Cristo (Ap 2.2-3)

1. As obras da igreja Jesus quis dizer que a igreja de Éfeso era produtiva.Jesus quis dizer que a igreja de Éfeso era produtiva..

2. O trabalho da igrejaA palavra grega que Jesus usou para “trabalho” significa labor A palavra grega que Jesus usou para “trabalho” significa labor até à exaustão. Os crentes de Éfeso trabalhavam até à exaustão. Os crentes de Éfeso trabalhavam intensamente. intensamente.

3. A perseverançaPerseverança quer dizer constância, firmeza. Diante das Perseverança quer dizer constância, firmeza. Diante das aflições e adversidades das perseguições aqueles crentes aflições e adversidades das perseguições aqueles crentes permaneciam firmes. permaneciam firmes.

Page 10: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

III. O elogio de Cristo (Ap 2.2-3)

4. Não suportar os maus A igreja de Éfeso não aceitava os falsos mestres e falsos A igreja de Éfeso não aceitava os falsos mestres e falsos profetas que, sendo libertinos, queriam implantar a profetas que, sendo libertinos, queriam implantar a imoralidade no seio da igreja. Destaque e comente com imoralidade no seio da igreja. Destaque e comente com seus alunos a afirmativa de que um dos problemas das seus alunos a afirmativa de que um dos problemas das igrejas de hoje é tolerar “pequenas diferenças para mais ou igrejas de hoje é tolerar “pequenas diferenças para mais ou para menos”, mas que afetam profundamente o que Cristo para menos”, mas que afetam profundamente o que Cristo ensinou.ensinou.

Page 11: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

III. O elogio de Cristo (Ap 2.2-3)

5. Cuidado quanto à doutrinaChame a atenção da classe para o fato de que os crentes Chame a atenção da classe para o fato de que os crentes de Éfeso submetiam à prova aqueles que se diziam de Éfeso submetiam à prova aqueles que se diziam apóstolos, para que pudessem verificar a firmeza apóstolos, para que pudessem verificar a firmeza doutrinária daqueles que estavam chegando. Pergunte aos doutrinária daqueles que estavam chegando. Pergunte aos alunos: Como a igreja hoje tem cuidado dos aspectos da alunos: Como a igreja hoje tem cuidado dos aspectos da doutrina bíblica? A igreja tem sido cuidadosa ou tolerante? doutrina bíblica? A igreja tem sido cuidadosa ou tolerante? Permita que os alunos deem rapidamente as opiniões Permita que os alunos deem rapidamente as opiniões deles.deles.

Page 12: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

III. O elogio de Cristo (Ap 2.2-3)

6. Fidelidade diante da perseguiçãoNa época em que a carta foi escrita, os crentes eram presos, Na época em que a carta foi escrita, os crentes eram presos, torturados e mortos porque se recusavam a adorar o torturados e mortos porque se recusavam a adorar o imperador romano. Jesus elogia os crentes da igreja de Éfeso imperador romano. Jesus elogia os crentes da igreja de Éfeso que, mesmo diante da morte, permaneciam fiéis ao Senhor. que, mesmo diante da morte, permaneciam fiéis ao Senhor.

7. Ódio à obra dos nicolaítasHeresia que dissemina o pecado e a imoralidade. Jesus elogia a Heresia que dissemina o pecado e a imoralidade. Jesus elogia a igreja por ter resistido e combatido a heresia.igreja por ter resistido e combatido a heresia.

Page 13: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

IV. A repreensão de Cristo (Ap 2.4)

Aquela igreja zelosa, que combatia os erros, o pecado, a penetração de falsos mestres, caiu no espírito de crítica, de suspeita, de amargura. O zelo pela pureza doutrinária facilmente degenera em rancor contra todos que divergem. Ali em Éfeso, o preço pago pela ortodoxia foi alto demais. Eles perderam aquele primeiro entusiasmo, aquela alegre comunhão que marcava seus primeiros dias. Nenhuma ortodoxia pode tomar o lugar do amor, pois deixar de amar é deixar de viver. Leia 1Coríntios 13 de novo.

Page 14: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

Aplicação para hojeAplicação para hoje

Como é fácil substituir a comunhão com Cristo e em Cristo pela operosidade, pelos trabalhos da igreja!

Page 15: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

V. A exortação de Cristo (Ap 2.5)

Lembra-teLembra-te Arrepende-teArrepende-te VoltaVolta

Page 16: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

Aplicação para hojeAplicação para hojeJesus faz promessas à igreja que obedece. Ao final de cada carta Ele usa a expressão: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”, isto quer dizer: “Quem ouvir, pratique”.

Page 17: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

VI. A promessa de Cristo (Ap 2.7)

A promessa é dada ao vencedor: poder se alimentar da árvore da vida. A árvore da vida aparece primeiro em Gênesis 2.9. Seu fruto faria o homem como Deus.

Page 18: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

Revisão e aplicação

1.1. O que é “primeiro amor”? O que é “primeiro amor”?

2. Quais as qualidades positivas da igreja em Éfeso?2. Quais as qualidades positivas da igreja em Éfeso? 3. Qual o erro fundamental da igreja de Éfeso? 3. Qual o erro fundamental da igreja de Éfeso?

Page 19: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

Revisão e aplicação

1. Tenho produzido frutos para Jesus?1. Tenho produzido frutos para Jesus?

2. Como tenho trabalhado na Igreja do Senhor:2. Como tenho trabalhado na Igreja do Senhor: sempre ou somente quando sobra um tempinho?sempre ou somente quando sobra um tempinho?

3. Como tenho me conduzido diante da oposição3. Como tenho me conduzido diante da oposição de inimigos do Senhor? de inimigos do Senhor?

4. Tenho sido intolerante diante de condutas 4. Tenho sido intolerante diante de condutas reprováveis, encobertas pelo “todo mundo faz”? reprováveis, encobertas pelo “todo mundo faz”?

Page 20: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

Revisão e aplicação5. Como tenho agido diante de heresias, seitas e 5. Como tenho agido diante de heresias, seitas e doutrinas que surgem? Tenho permanecido doutrinas que surgem? Tenho permanecido acomodado?acomodado?

6. O que tenho dito a falsos mestres que querem 6. O que tenho dito a falsos mestres que querem introduzir o mundanismo na igreja?introduzir o mundanismo na igreja?

7. Como está o meu primeiro amor?7. Como está o meu primeiro amor?

8. Jesus retiraria desta cidade, deste bairro, desta rua,8. Jesus retiraria desta cidade, deste bairro, desta rua, o Seu candeeiro? o Seu candeeiro?

Page 21: Eis que venho sem demora - Lição 02 - Efeso - A Igreja que perdeu o seu primiro amor

Conquanto não devamos ser remissos em combater os erros morais e doutrinários, devemos tomar muito cuidado para que nessas lutas não caiamos na triste situação em que se achou a igreja em Éfeso. Devemos lutar contra princípios errados, mas nunca contra as pessoas.

ConclusãoConclusão