“eis que faço novas todas as coisas.” (ap 21, 5) “Ó vem ... · agradecer'' diz...

6
Jornal Boas Novas.com Ano V Nº 55 Maio de 2017 www.saomiguelsd.com “Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21, 5) “Ó VEM CONOSCO, VEM CAMINHAR, SANTA MARIA VEM!”

Upload: vodan

Post on 19-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal Boas Novas.com

Ano V Nº 55

Maio de 2017

www.saomiguelsd.com

“Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21, 5)

“Ó VEM CONOSCO, VEMCAMINHAR, SANTA MARIA VEM!”

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 55 - Maio de 2017Página 02 - www.saomiguelsd.com

Amados em Cristo!Com Maria, a Vocacionada do Pai, vamosao encontro do Senhor. Neste Ano Mariano,em que no Brasil recordamos os trezentosanos do encontro, nas águas do Rio Paraíba,da Imagem de Nossa Senhora Aparecida etambém, os 100 anos das Aparições emFátima - Portugal - reconhecemos o amormaterno do nosso Pai Criador, em sua filhaMaria de Nazaré.Com Maria caminhamos rumo à Pátriadefinitiva, celebrando a Páscoa do Senhore aguardamos a realização plena daspromessas que o Senhor proporcionará aosque permanecerem fiéis ao Seu projeto deamor. O mês de maio, portanto, torna-seum tempo mariano, pois recordamos maisprofundamente a beleza da missão de Mariaem nossa Igreja. Ela que é Mãe eintercessora junto ao Seu Filho, olha commisericórdia e acompanha os passos dahumanidade, conduzindo seus filhos a umanova terra. A Virgem Maria é apresentadacomo modelo de atitude de culto porque suavida está marcada pela escuta da Palavra,pelo diálogo, pela oferta de sua vida e pelageração de Jesus. De fato, a vida de Mariaé marcada pela inspiração e moção doEspírito de Deus. Assim, todo crente e todaa Igreja tem em Maria um ícone de umapessoa obediente ao Pai, geradora de Cristono mundo e repleta do Espírito Santo.Todo louvor que fazemos a Ela, na verdadeé ao Seu Filho que louvamos. Ela estáintimamente ligada a Jesus. Como Mariaqueremos renovar o nosso "sim" ao projetodo Pai, que aguarda a nossa participação ecomunhão na construção do Reino.Louvemos à Maria, com cantos e hinos.Coroamos nossa Rainha, Mãe de Deus enossa!

Pe João Paulo Teixeira Dias (Administradorda Paróquia São Miguel e Almas)

EDITORIAL “Ano Mariano é paracelebrar, fazer memória e

agradecer'' diz CNBB

Somos chamados a serApóstolos de Cristo

No dia 3 de maio comemoramos os Apóstolos SãoFelipe e São Tiago e no dia 14 de maio o Apóstolo SãoMatias. Jesus hoje reveste os seus apóstolos de podere autoridade para que, em Seu nome, operem graçasno meio da humanidade!O apóstolo é aquele que, com sua autoridade, nãohumana, mas divina, expulsa os espíritos malignos,expulsa os demônios que atormentam e tiram a nossapaz interior, que nos desviam do caminho certo e nosconduzem para as trevas.Todos nós recebemos de Deus o chamado, e quandoaceitamos esse chamado Ele nos envia para sermosapóstolos, sermos mensageiros em Seu nome, e existemmuitas formas de apostolado: o apostolado do bem, docuidar do outro, de rezar pelo outro, o apostolado daoração, de sermos intercessores, mediadores; oapostolado da caridade, o apostolado da Palavra, oapostolado litúrgico. Enfim, existem muitos caminhos,meios e maneiras de sermos apóstolos de Jesus!Contudo, no exercício deste apostolado jamais podemosesquecer a Palavra de Deus, por isso precisamos pregá-la para que outros conheçam a verdade.Quando deixamos o Senhor falar em nós e porintermédio de nós, vamos tocar, atingir e chegar a muitoscorações!

Maria Alzira (PASCOM)

O Ano Mariano começou na solenidade de NossaSenhora Aparecida em comemoração dos 300 anos desua aparição, a CNBB (Conferência Nacional dosBispos do Brasil) instituiu o Ano Mariano .Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelosEvangelhos, também os nossos pescadores passarampela experiência do insucesso. Mas, também eles,perseverando em seu trabalho, receberam um dommuito maior do que poderiam esperar: “Deus ofereceuao Brasil a sua própria Mãe”. Tendo acolhido o sinalque Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-semissionários, partilhando com os vizinhos a graçarecebida. Trata-se de uma lição sobre a missão da Igrejano mundo: “O resultado do trabalho pastoral não seassenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade doamor” (Papa Francisco).Desde 2014 as dioceses do Brasil se preparam paraesta comemoração, recebendo a imagem de NossaSenhora Aparecida. Para os bispos do Brasil, os gestosde percorrer cidades e periferias lembra aos pobres eabandonados que eles são os prediletos no coraçãomisericordioso de DeusO Ano Mariano vai, certamente, fazer crescer ainda maiso fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o queEle disser (cf. Jo 2,5).A companhia e a proteção maternal de Nossa SenhoraAparecida nos ajude a progredir como discípulas ediscípulos, missionárias e missionários de Cristo!

Anna Karolina Mendes (PASCOM)

13 de maio - Solenidade de NossaSenhora de Fátima

Peça com fé a graça de que você tanto precisa

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátimavos dignastes revelar a três pastorinhos os tesourosde graças contidos na prática do vosso santoRosário, incuti profundamente em nossa alma oapreço em que devemos ter esta devoção, a vóstão querida, a fim de que, meditando os mistériosda Redenção, que neles se comemoram, nosaproveitemos de seus preciosos frutos ealcancemos a graça (….) que vos pedimos, se forpara a glória de Deus e proveito de nossas almas.Assim seja.Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

1º de maio dia de São JoséOperário e do Trabalhador

Ó Deus, criador do universo, que destesaos homens a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de São José,cumprir as nossas tarefas e alcançar osprêmios prometidos. Amém! São José rogaipor nós e por todos os trabalhadores.

Produção: Pastoral da ComunicaçãoResponsável: Pe. João Paulo T. Dias

Correspondência: Praça Cesário Alvim n°49 - Centro Santos Dumont-MG cep:36240000-(32) 3251-4839 - e-mail:

[email protected]ção, revisão, editoração,arte final e impressão: Pastoral da

ComunicaçãoPeriodicidade: Mensal

Tiragem: 1000 exemplares

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 55 - Maio de 2017Página 03 - www.saomiguelsd.com

Quantas “dores” sentidas, realmente, ao deixarem esta terra mãe, berço de grandes,eternos e inesquecíveis amigos... Dores ao abandonarem um rincão onde cresceramfamílias, no entorno de uma pracinha, aos pés das torres da Matriz, nas ruelasaconchegantes, onde pareciam uma só família. Oh, dor... Ao deixarem para trássuas raízes de vidas que ali foram fecundadas pois, em resposta ao tempo, foram“convidados” a sair de seu aconchego para darem lugar a um futuro por nósinquestionável. Apenas lhes pediu que doassem a ele seu cantinho, seu sossego,sua vontade de que ali ficassem e fossem felizes até o dia que o Pai os chamasse.Mas assim não aconteceu e buscaram, devido às circunstâncias, abrigo num novolugar onde seriam novas as esperanças, mas mesmo assim levariam com eles assuas dores, doídas, mas renomeadas de Nova’s Dores. E assim aconteceu. Foisofrido, mas foi devido. Sofrido também para o líder dessa comunidade, o saudosoFrei Justino, que lutou junto a esse povo, confiante de que os traria para um lugardigno e seguro, o que, com a graça de Deus, se concretizou.E hoje, nas comemorações dos 130 anos da criação da Paróquia de Nossa Senhoradas Dores, com o coração saltitando dentro do peito, voltamos a essas origens,mais precisamente ao seu Santuário, para uma Celebração Eucarística e paraprestarmos uma homenagem à nossa Mãe Santíssima e Senhora das Dores que

Dores do Paraibuna - “Velha Dores” - Santuário Ecológico de Nossa Senhora das Dores

certamente esteve junto em toda essa trajetória e que se compadece e nos abençoaporque sabe que a ela rendemos sempre toda a honra e toda a glória.Aproveitando a Campanha da Fraternidade de 2017, cujo tema é “Biomasbrasileiros e defesa da vida”, nada mais coerente do que celebrarmos a Eucaristiadentro da Igreja da Velha Dores que, teimosa, insiste em sobreviver à força daságuas que, apagando histórias e levando pra longe muitas vidas, trouxe, entretanto,novos rumos para o abastecimento hídrico de cidades vizinhas. Velha Dores sefoi, mas para dar lugar às águas de um rio fecundo e à uma natureza abundante.Dia 02 de Abril, com esta celebração, foi um domingo de muita festa, com oretorno do povo à Igreja da Velha Dores, ficando esse dia abençoado, marcadopara sempre em nossa memória.

Alguns citam “ruínas”, mas eu prefiro dizer: “restos de saudade, pedaços dehistórias”, pois, para nós, a Igreja está ali, do jeito que a tivemos tempos atrás.Não em toda a sua estrutura física, mas completa, inteira na nossa memória e nonosso coração. E um fato curioso aconteceu: de uma árvore plantada por FreiJustino, ao lado da Igreja, inexplicavelmente pingavam gotículas geladas, quesegundo os presentes, seria um milagre atribuído à Nossa Senhora, que derramavasobre o povo as suas bênçãos, através das “lágrimas” do frei, que estaria alitambém, na memória e nos corações, olhando e intercedendo por seus amados.Abençoado domingo. Para onde olhávamos víamos rostos com semblantessaudosos, porém serenos, pois estavam revivendo ali a história daquele lugarejo.A Santa Missa foi Presidida por Dom Gil Antônio, Arcebispo Metropolitano deJuiz de Fora, que fez questão de estar presente a este ato de fé e confraternizaçãoe concelebrada por Pe Fransérgio, Pe João Paulo, Pe Dione, Pe Celso e Pe JoséCustódio. Emocionantes momentos foram vividos neste dia, ao olharmos paraaquela Igreja e recordarmos que ali muitas vidas foram consagradas à Deus naságuas do batismo e também muitas uniões conjugais seladas... Mas emoção maiorfoi quando, conduzida nas águas que mudaram a história do local - as mesmaságuas que levaram aqueles sonhos trouxeram de novo a esperança - quandovimos a imagem de Nossa Senhora chegar para retornar à Igreja, seu santuário, ede lá continuar a abençoar o povo dorense que, emocionado, se comprometeu avoltar, sempre que possível, para venerá-la. Mãe Maria, neste Ano Mariano,recompense com inúmeras graças a todo esse povo que, humildemente, foi lheprestar essa bonita homenagem. Abençoe o Padre Fransérgio, em especial, quefoi o escolhido por Deus para ser “guardião” desse lugar e da fé de seu povo.Obrigada, Deus, pelo privilégio de poder viver esse momento sagrado. Obrigada,Frei Justino, por ter acolhido esse povo como filhos e por ter vivido essa bonitahistória. Que Deus o tenha na glória da vida eterna. Obrigada, Mãe das Dores,pela paz que nos trouxe ao coração. Amém.

Rita Fontes (PASCOM).

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 55 - Maio de 2017Página 04 - www.saomiguelsd.com

Domingo de Ramos - 09/04/17 Sermão do Encontro - 11/04/17

Visitação ao Senhor morto- 14/04/17Via Sacra - 12/04/17 Caminhada Penitencial - 14/04/17

Missa com Unção para os enfermos - 12/04/17

Procissão do Enterro - 14/04/17

Sábado Santo - 15/04/17 Procissão do Triunfo de Maria - 16/04/17Domingo da Páscoa - 16/04/17

Ação Litúrgica - Beijo da Santa Cruz - 14/04/17 Sermão do Descendimento da Cruz - 14/04/17

Semana Santa 2017

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 55 - Maio de 2017Página 05 - www.saomiguelsd.com

Cantinho da Criança. 1° de Maio São José Operário

“E quando eu for elevado na terra, atraireitodos os homens a mim” (Jo 12, 32)DOMINGO: 28 DE MAIO É nessa temática, que é possível afirmarque a Ressureição de Cristo é a vitóriasobre a morte e a Ascenção do Senhor éa nossa esperança como cristão, de terum lugar no céu de acordo com nossasobras aqui na terra. Já que Cristo antesde ser elevado ao céu, deu a seguinteordem ao seus discípulos: “Vão pelomundo inteiro anunciar a Boa Notícia,quem acreditar e for batizado será salvo,quem não acreditar será condenado.” Emrelação com Ascenção do Senhor, Pauloem sua Carta aos colossenses enfatizaque não estamos sozinhos e que devemosprocurar as coisas do Alto. “Se vocêsforam ressuscitados com Cristo,procurem as coisas do alto, onde Cristoestá sentado à direita de Deus. Pensemnas coisas do alto, e não nas coisas daterra”(Col 3-1,3). Na oração do Credo,afirma-se que Jesus foi crucificado, mortoe sepultado, ressuscitou ao terceiro dia,subiu ao céu e está sentado à direita deDeus Pai todo Poderoso. O que significacontemplar Jesus sentado à direita doPai? Significa, que Jesus desceu à terrapassou pelas dores e aflições dos sereshumanos, morreu pelos nossos pecados,venceu a morte e ao completar o seutempo Jesus sobe para o céu em suaglória e esplendor, tornando-se mediadorentre Deus e o povo redimido através desua morte, para dar-nos a certeza de glóriaimortalidade. Após sua ressurreição,Jesus permaneceu na companhia de seusdiscípulos quarenta dias instruindo-lhessobre o Reino do céus e sobre a missãode levar seus ensinamentos a todas aspessoas, principalmente aqueles que estãodesanimados, aflitos, passando portribulações. A cada um de nós foi dadaessa ordem, mas será que temosconhecimento e consciência do que é serdiscípulo de Cristo? Sobretudo nos diasde hoje, em que impera o individualismoe a cultura do ter e não do ser. Jesus subiuaos céus, deixando para nós oensinamento de que se tivermos fé emudarmos nossa conduta, teremoscondições de realizar sinais semelhantesaos Dele, porém se não abrirmos ocoração, nos tornaremos iguais aosfariseus e doutores da lei, que eram muitoentendidos das leis, mais pouco entediamda misericórdia divina. Contemplando aglória e Ascenção de Jesus, possamosassumir o compromisso da fidelidade aDeus e a seus preceitos, tornando-nosanunciadores da palavra de Deus. Patrícia Honório - PASCOM

Maio, Mês de Maria, das Mães e Coroações

O mês de Maio é dedicado às mãese a Igreja Católica o dedica à Maria,Mãe de Jesus. Há muitos anos aParóquia São Miguel e Almasmantém viva esta tr adiç ãorealizando, durante todo o mês deMaio, as coroações a NossaSenhora, fazendo parte da históriade Santos Dumont. HomenagearMaria através das Coroações é umaforma de devoção. Maria é a Mãede Deus! Celebrar o Mês de Mariaé devotar o nosso amor à Mãe deDeus e a nossa. O que forma ocatolicismo é a Eucaristia, Maria e oPapa. Devotar um mês a Maria édizer que Maria é também nossaMãe e companheira de caminhada.Coroar Nossa Senhora édemonstrar que a reconhecemoscomo Rainha.

Marcus (PASCOM)

Tema: «“Não tenhas medo, que Eu estoucontigo” (Is 43, 5).Comunicar esperança e confiança, nonosso tempo» [28 de maio de 2017].O dia Mundial das ComunicaçõesSociais é realizado anualmente nasolenidade da Ascensão do Senhor queé a Festa da Comunicação, do encontroe do diálogo entre o humano e o divino,o cumprimento da Aliança derelacionamento entre Deus e àqueles queO reconhecem como Deus. Ao celebraro Dia Mundial das ComunicaçõesSociais, a Igreja declara ao mundo a suaclara vocação pela valorização dacomunicação através da mídia. Ocomunicador cristão busca se educar ese reeducar, cotidianamente, paravivenciar o modelo de comunicaçãorevelado por Jesus Cristo: ir ao encontro,ouvir, valorizar a pessoa do interlocutor.

Marcus PASCOM

A administração do Hospital deMisericórdia entregou ao Grupo dePalhaçaria E.A.C (Encontro deAdolescentes com Cristo) da ParóquiaSão Miguel e Almas, uma carta dereconhecimento pelo trabalho realizadovoluntariamente na instituição. Nela oprovedor Dr° Salomão autoriza aentrada do grupo para realizações deapresentações na instituição semrestrição de dias e horários. O Gruporecebeu com imensa alegria esta cartaque mostra a importância de levar aalegria da nossa fé e confiança, queaprendemos através da vida de JesusCristo nos ensina encontrar em cadamomento da nossa vida a esperança e aalegria de nos entregar a vontade deDeus. Levar este Sopro de Esperançacom sorrisos a todos aqueles queprecisam de atendimento em nossohospital é uma grande alegria e por issoagradecemos a todos os funcionários quesempre nos receberam com tanto carinhoe à administração pela confiança.

Maria Alzira (PASCOM)

Um sopro de Alegria eEsperança

51º DIA MUNDIAL DASCOMUNICAÇÕES

SOCIAIS / 2017

Coroação Nossa Senhora com as mãesna Matriz de São Miguel e Almas. 05/16

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 55 - Maio de 2017Página 06 - www.saomiguelsd.com

Dia 01 - 1ª Segunda19h - Cel. nos Passos19h - Terço dos Homens na Matriz

Dia 02 - 1ª Terça7h - Missa e Novena9h - Missa e Novena - Pe João deSouza14h - Novena Diác. Hélio15:30h - Novena Diác. Roque17h - Novena Diác. Paulo19h - Novena

Dia 03 - 1ª Quarta19h - Missa Passos19h - Formação MESC no SalãoParoquial

Dia 04 - 1ª Quinta15h - Missa no Hospital - Pe Celso18h - Adoração na Matriz19h - Missa na Matriz20h - Mulheres que Oram

Dia 05 - 1ª Sexta14h - Adoração na Matriz15h - Missa na Matriz - Pe João deSouza18h - Adoração - Matriz19h - Missa Matriz

Dia 06 - 1º SábadoEncontro do EAC14h - CPP no Salão Paroquial19h - Missa na Barra, comCasamento Pe JP19h - Missa Passos20:30h - Casamento Passos - Diác.Roque

Dia 07 - 1º DomingoEncontro do EACEncontro da Pastoral Familiar8h - Missa Matriz10h - Missa Santa Rita comBatizados10h - Cel. na Matriz - Diác. Adelmo11:30h - Batizados na Matriz - Diác.Adelmo16:30h - Cel. nos Passos18h - Adoração Matriz19h - Missa Matriz

Dia 08 - 2ª Segunda19h - Cel. nos Passos19h - Terço dos Homens na Matriz

Dia 09 - 2ª Terça9h - Reunião da ProvínciaEclesiástica em JF

7h - Novena - Diác. Jorge9h - Missa e Novena14h - Novena - Diác. Hélio15:30h - Novena Diác. Roque17h - Novena Diác. Paulo19h - Novena19h - Missa na Comunidade NossaSenhora de Fátima - Pe JP

Dia 10 - 2ª Quarta9h - Missa Educandário19h - Missa Passos19h - Formação MESC no SalãoParoquial

Dia 11 - 2ª Quinta15h - Missa Hospital - Pe Celso18h - Adoração Matriz19h - Missa Matriz19h - Missa Área Missionária SãoBrás20h - Mulheres que Oram

Dia 12 - 2ª Sexta19h - Missa Rosa Mística19h - Cel. na Matriz

Dia 13 - 2º Sábado19h - Missa nos Passos - Pe Joãode Souza, com a presença dasMulheres que Oram, emcomemoração ao segundo ano doGrupo19h - Missa São Pedro19h - Casamento Matriz - Diác.Hélio

Dia 14 - 2º DomingoNovena de Santa Rita8h - Missa Matriz8h - Missa São Cristóvão10h - Missa Matriz10h - Missa Patrimônio16:30h - Cel Passos18h - Adoração Matriz19h - Missa na Matriz em Ação deGraças pelo sexto ano daOrdenação Presbiteral do Pe JoãoPaulo

Dia 15 - 3ª SegundaNovena de Santa Rita19h - Cel Passos19h - Terço dos Homens na Matriz

Dia 16 - 3º TerçaNovena de Santa Rita7h - Novena - Diác. Jorge9h - Novena14h - Missa e Novena

15:30h - Novena Diác. Roque17h - Novena Diác. Paulo19h - Novena

Dia 17 - 3ª QuartaNovena de Santa Rita19h - Missa nos Passos19h - Reunião com a PastoralFamiliar no Salão Paroquial

Dia 18 - 3º QuintaNovena de Santa Rita15h - Missa Hospital - Pe Celso18h - Adoração Matriz19h - Missa Matriz20h - Mulheres que Oram

Dia 19 - 3ª SextaNovena de Santa Rita19h - Reunião com Setor SãoCristóvão na Comunidade da Barra19h - Missa na Matriz

Dia 20 - 3º SábadoNovena de Santa Rita14h - Reunião com o CPAE noSalão Paroquial17h - Missa com a Juventude noSalão Paroquial19h - Missa Passos com Batizado19h - Missa Santo Expedito19h - Casamento Matriz - Diác.Paulo

Dia 21 - 3º DomingoNovena de Santa Rita8h - Missa Matriz10h - Cel na Matriz - Diácono10h - Missa São Judas16:30h - Cel. nos Passos15h - Missa da Misricórdia - Matriz18h - Adoração na Matriz19h - Missa na Matriz

Dia 22 - 4ª SegundaFesta de Santa Rita19h - Cel. nos Passos19h - Terço dos Homens na Matriz

Dia 23 - 4ª TerçaReunião do Clero19h - Formação para osParoquianos, Ano Mariano noSalão Paroquial7h - Novena9h - Novena14h - Novena15:30h - Novena17h - Novena19h - Novena

Dia 24 - 4ª Quarta9h - Missa Educandário19h - Formação para osParoquianos. Ano Mariano noSalão Paroquial19h - Missa nos Passos

Dia 25 - 4ª QuintaReunião da Forania para Padres eDiáconos19h - Formação para osParoquianos. Ano Mariano noSalão Paroquial15h - Missa na Capela doHospitalPe Celso18h - Adoração Matriz19h - Missa na Matriz

Dia 26 - 4ª Sexta19h - Formação para osParoquianos. Ano Mariano noSalão Paroquial19h - Cel Matriz

Dia 27 - 4º Sábado19h - Missa Passos - Pe João deSouza19h - Missa Variante19h - Casamento Matriz - Diác.Hélio

Dia 28 - 4º Domingo8h - Missa na Matriz8h - Missa Santa Edwiges10h - Missa Matriz15h - Missa Soledade17h - Missa e Festa Mariana daForania São Miguel na Rua da Feiraem comemoração ao Ano Mariano

Dia 29 - 5ª Segunda19h - Missa na Igreja dos Passoscom Consagração a São Miguel eAlmas, Jubileu da nossa Paróquia(150 anos)19h - Terço dos Homens na Matriz

Dia 30 - 5ª Terça7h - Novena - Diác. Jorge9h - Novena14h - Novena - Diác. Hélio15:30h - Novena Diác. Roque17h - Novena Diác. Paulo19h - Missa e Novena

Dia 31 - 5ª Quarta19h - Missa Passos20h - Primeira Reunião da Festa deSão Miguel 2017 no SalãoParoquial

Calendário das Celebrações / MAiO / Ano Jubilar e Mês Mariano / 2017

* Todas as terças: Novena Perpétuo Socorro: 7h, 9h, 14h, 15:30h, 17h e 19h* Todos os domingos: Missa das crianças às 10h na Matriz* Todas as segundas: Terço dos Homens às 20h na Matriz* Todas as quintas: Mulheres que Oram às 20h na Matriz* Grupo de Oração Arcanjo Rafael às 15h todas as terças do mês na sededa RCC e Grupo de Oração Operários da Messe do Senhor às 19:30htodas as quartas na sede da RCC.

* Convite da RCC: Grupo de Oração Beata Elena Guerra todas segundas domês às 7h na sede da RCC.*´Todas as segundas às 18:30h: Reunião do Movimento das Domésticas Unidasno Centro Comunitário.* 2º Domingo de cada mês: Plantão da Pastoral do Dízimo na Matriz. Venhaparticiapar da Família Dizimista e seja um Dizimista fiel.