einstein

9
BIOGRAFIA DE ALBERT EINSTEIN

Upload: keite-mello

Post on 13-Jan-2015

694 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 2: Einstein

EINSTEIN: CIENTISTA E HUMANISTA

Autor da Lei da Relatividade e Prêmio Nobel de Física de 1922, Albert Einstein foi eleito Personalidade do Século XX pela revista Time. Considerado o pai da Física Atômica, seu nome é consenso na comunidade científica mundial e ninguém duvida de que suas teorias revolucionaram a ciência abrindo perspectivas até então inimagináveis.

Page 3: Einstein

EINSTEIN: CIENTISTA E HUMANISTA

Não há ninguém no mundo que não tenha ouvido o nome de Einstein. Seja como humanista, cientista ou homem, todos falam de maneira corriqueira sobre a Teoria da Relatividade. No entanto, nem sempre foi assim. Houve mesmo momentos, no início de sua vida profissional, em que nem emprego como professor ele conseguia, apesar de seu diploma e de seus excelentes resultados acadêmicos.

Page 4: Einstein

O JOVEM EINSTEIN

Albert Einstein nasceu em Ulm, Alemanha, em 1879. Segundo a obra de Pais, com base em uma das primeiras memórias de infância do próprio Einstein, quando tinha entre dois e três anos, ele queria dizer frases completas. Ensaiava a frase para si mesmo, dizendo-a em voz baixa. Se lhe parecesse boa, pronunciava-a em voz alta. Em 1903 casou com Mileva Maric, ex-colega de estudos, apesar da oposição da família, Teve dois filhos, Hans Albert e Eduard, divorciando-se.

Page 5: Einstein

INÍCIO DO SUCESSO

Em 1909, Einstein tornou-se professor Extraordinário em Zurique e, dois anos mais tarde, professor de Física Teórica em Praga. Em 1912, passou a ocupar o mesmo cargo em Zurique. Em 1914, foi indicado diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física e professor da Universidade de Berlim, tornando-se, novamente, cidadão alemão no mesmo ano. Ao longo de sua vida, Einstein atuou em prol da paz. Em 1944, por exemplo, autografou o seu trabalho de 1905 e permitiu que fosse leiloado para ajudar as vítimas da guerra.

Page 6: Einstein

IDÉIAS E TEORIAS

Einstein sempre teve uma visão clara sobre os problemas da Física e a determinação de encontrar soluções. Tinha uma estratégia própria e era capaz de visualizar as etapas para atingir seus objetivos. Para ele, cada êxito era apenas mais um passo para o próximo avanço. Ele descobriu, apenas pensando sobre isso, a estrutura essencial do cosmos. Os pilares do mundo atual – a bomba, viagens espaciais, eletrônica, entre outros – têm a marca de suas impressões digitais.

Page 7: Einstein

IDÉIAS E TEORIAS Seus principais trabalhos são: "Teoria Especial da

Relatividade", 1905; "Teoria Geral da Relatividade", 1916; "Investigações sobre a Teoria do Movimento Browniano", 1926; e "Evolução da Física", 1938. Entre seus trabalhos não científicos destacam-se "Sobre Sionismo", 1930; "Minha Filosofia", 1934; e "Meus últimos anos", 1950. Einstein recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Ciência, Medicina e Filosofia de diferentes universidade americanas e européias. Recebeu os títulos de Fellowship e Membro-Honorário da várias instituições científicas renomadas de todo o mundo. Recebeu vários prêmios entre os quais O Nobel de Física em 1922; a Medalha Copley da Sociedade Real de Londres, em 1925.

Page 8: Einstein

FRASES DE EINSTEIN

"A paixão pelo conhecimento em si mesmo, a paixão da justiça até o fanatismo e a paixão da independência pessoal exprimem as tradições do povo judeu e considero minha pertença a esta comunidade como um dom do destino."A História confiou-nos nobre e importante missão sob a forma de uma colaboração ativa para construir a Palestina… Temos a possibilidade de instalar focos de civilização nos quais todo o povo judeu pode reconhecer sua obra. Esperamos profundamente estabelecer na Palestina um lugar para as famílias e para uma civilização nacional própria, que permita despertar o Oriente Médio para uma vida econômica e intelectual".

Page 9: Einstein

MORTE DE EINSTEIN

Einstein morreu no dia 18 de abril de 1955 em Princeton, Nova Jersey. Seu corpo foi cremado e seu cérebro doado a Thomas Harvey, patologista do Hospital de Princeton. Deixou várias histórias sobre sua vida e personalidade, muitas da quais, apesar de repetidas inúmeras vezes como se fossem verdadeiras, não passam de simples histórias, como por exemplo, o fato de que não conseguiu passar em matemática quando ainda era jovem; ou então que não era capaz de lembrar o endereço de sua casa ou de contar o troco correto da passagem de ônibus…