efeitos irônicos no enem

41
Efeitos irônicos no ENEM Manoel Neves

Upload: manoel-neves

Post on 15-Apr-2017

2.441 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Efeitos irônicos no ENEMManoel Neves

Apesardaciência,aindaépossívelacreditarnosoprodivino–omomentoemqueoCriadordeuvidaatéaomaisinsignificantedosmicro-organismos?

RespostadeDomOdiloScherer, cardealarcebispodeSãoPaulo,nomeadopelopapaBentoXVIem2007:Claro que sim. Estaremos falando sempre que, em algummomento, começou aexistir algo, para poder evoluir em seguida. O ato do criador precede apossibilidadedeevolução:sóevoluialgoqueexiste.Donada,nadasurgeeevolui.

LIMA,Eduardo.TestemunhadeDeus.SuperInteressante,SãoPaulo,n.263-A,p.9,mar.2009(comadaptações).

Resposta de Daniel Dennet, filósofo americano ateu e evolucionista radical,formadoemHarvardeDoutorporOxford:É claroqueépossível, assimcomo sepodeacreditarqueumsuper-homemveiopara a Terra há 530 milhões de anos e ajustou o DNA da fauna cambriana,provocandoaexplosãodavidadaqueleperíodo.Masnãohá razãopara creremfantasiasdessetipo.

LIMA,Eduardo.TestemunhadeDeus.SuperInteressante,SãoPaulo,n.263-A,p.9,mar.2009(comadaptações).

QUESTÃO 01 tópicos de compreensão textual no enem

(SimuladoINEP)Osdoisentrevistadosresponderamaquestõesidênticas,easrespostasa uma delas foram reproduzidas aqui. Tais respostas revelam opiniões opostas: umdefendeaexistênciadeDeuseooutronãoconcordacomisso.Paradefenderseupontodevista,a)oreligiosoatacaaciência,desqualificandoaTeoriadaEvolução,eoateuapresentacomprovaçõescientíficasdessateoriaparaderrubaraideiadequeDeusexiste.

b) Scherer impõe sua opinião, pela expressão “claro que sim”, por se considerarautoridadecompetenteparadefiniroassunto,enquantoDennettexpressadúvida,comexpressõescomo“épossível”,assumindonãoteropiniãoformada.c)oarcebispocriticaa teoriadoDesign Inteligente,pondoemdúvidaaexistênciadeDeus, e o ateu argumenta com base no fato de que algo só pode evoluir se, antes,existir.d)oarcebispousaumalacunadaciênciaparadefenderaexistênciadeDeus,enquantoo filósofo faz uma ironia, sugerindoque qualquer coisa inventada poderia preencheressalacuna.

e)ofilósofoutilizadadoshistóricosemsuaargumentação,aoafirmarqueacrençaemDeus é algo primitivo, criado na época cambriana, enquanto o religioso baseia suaargumentaçãonofatodequealgumascoisaspodem“surgirdonada”.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Enquanto a enunciação de Scherer é literal, ou seja, ele incorpora a Teoria daEvoluçãoao seudiscursoeaadaptaà ideia criacionista, sugerindoque,antesdecomeçaraevolução,houveumcriadorqueinventouumserapartirdoqualtodososoutrosevoluíram,aenunciaçãodeDennettéirônica,ouseja,paraeletantoumpoderdivino,quantonumpoderalienígena[ououtroqualquer]poderiamterdadoorigem ao primeiro ser, a partir do qual os outros evoluíram. Segundo ele,entretanto, não há motivo para se acreditar nestes poderes, porque eles sãofantasias.Assinale-se,pois,aalternativa“d”.

QUINO,J.LMafalda.TraduçãodeMonicaS.M.daSilva.SãoPaulo:MartinsFontes,1988.

QUESTÃO 02 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009)OefeitodehumorfoiumrecursoutilizadopeloautordatirinhaparamostrarqueopaideMafalda.a)reveloudesinteressenaleituradodicionário.b)tentavalerumdicionário,queéumaobramuitoextensa.c)causousurpresaemsuafilha,aosededicaràleituradeumlivrotãogrande.d)queriaconsultarodicionárioparatirarumadúvida,enãolerolivro,comosuafilhapensava.e) demonstrou que a leitura do dicionário o desagradou bastante, fato quedecepcionoumuitosuafilha.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Assinale-seaalternativa“d”,poisaconcepçãodeleituraqueasduaspersonagenstêmédiferente.ParaMafalda,odicionárioéumlivrodeficçãocomum,quedeveserlidolinearmente.Opai,porsuavez,sabequeumaobradereferênciadeveserconsultadaenãolidanaíntegra.

Disponívelemhttp://www.heliorubiales.zip.net

QUESTÃO 03 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2009)Observeacharge,quesatirizaocomportamentodosparticipantesdeumaentrevistacoletivaporcausadoquefazem,doquefalamedoambienteemqueseencontram.Considerando-seoselementosdacharge,conclui-sequeela

a)defende,emteoria,odesmatamento.b)valorizaatransparênciapública.c)destacaaatuaçãodosambientalistas.d)ironizaocomportamentodaimprensa.e)criticaaineficáciadaspolíticas.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Seseconsiderarqueolocalondeospolíticosestãodivulgandoquevãocombaterodesmatamento é uma área que está totalmente desmatada, percebe-se que aintençãodo locutoréapontarodescompassoentreodiscurso [dospolíticos]earealidade.Assinale-se,pois,aalternativa“e”,namedidaemquesedepreendedaleituradachargequequandoospolíticospartemparaaaçãojáétardedemais.

Diadessesresolvifazerumtestepropostoporumsitedainternet.Onomedotesteeratentador:“OqueFreuddiriadevocê”.Uau.Respondiatodasasperguntaseoresultado foi o seguinte: “Os acontecimentos da sua infância amarcaram até osdoze anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seuamadurecimento”. Perfeito! Foi exatamente o que aconteceu comigo. Fiqueiradiante:euhaviarealizadoumaconsultaparanormalcomopaidapsicanálise,eeleacertounamosca.Estavacomtemposobrando,ecuriosidadeéalgoquenãomefalta,entãoresolvivoltaraotesteerespondertudodiferentedoquehaviarespondidoantes.Marqueiumasalternativasesdrúxulas,quenadatinhamavercomminhapersonalidade.Efuiconferiroresultado,quediziaoseguinte:“Osacontecimentosdasuainfânciaamarcaramatéos12anos,depoisdissovocêbuscouconhecimentointelectualparaseuamadurecimento”.

MEDEIROS,M.Doidasesantas.PortoAlegre,2008.[adaptado]

QUESTÃO 04 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2010)Quantoàsinfluênciasqueainternetpodeexercersobreosusuários,aautoraexpressaumareaçãoirônicanotrecho:a)“Marqueiumasalternativasesdrúxulas,quenadatinhamaver”.b)“Osacontecimentosdasuainfânciaamarcaramatéosdozeanos”.c)“Diadessesresolvifazerumtestepropostoporumsitedainternet”.d)“Respondiatodasasperguntaseoresultadofoioseguinte”.e)“Fiqueiradiante:euhaviarealizadoumaconsultaparanormalcomopaidapsicanálise”.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Considerando a leitura de todo o texto, o adjetivo paranormal, que qualifica apalavraconsulta,acabaporassumirumaconotaçãoirônica.Sendoassim,marque-seaalternativa“e”.

LAERTE.Disponívelem:http://claudiagiron.blog.terra.com.br.Acessoem:8set.2011.

QUESTÃO 05 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2012)Natira,orecursoutilizadoparaproduzirhumoréaa)transformaçãodainérciaemmovimentopormeiodeumbalanço.b)universalizaçãodoenunciadorpormeiodousodaprimeirapessoadoplural.c)polissemiadapalavrabalanço,ouseja,seusmúltiplossentidos.d)pressuposiçãodequeoócioémelhorqueotrabalho.e)metaforizaçãodavidacomocaminhoaserseguidocontinuamente.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

A produção de sentido, no texto de Laerte, dá-se por intermédio da junção deelementos verbais e não verbais e do uso polissêmico da palavra balanço[empregada para indicar tanto brinquedo quanto exame detalhado]. O humorderivadofatodehaverumapersonagemdemeia idadevestidademodoformal,mas semsapatos, nobrinquedo [balanço], como seestivesseemuma folgaparareflexão [balanço]. A alternativa que apresenta a melhor leitura dos efeitos desentidonotextodeLaerteéaletra“c”.

Disponívelem:www.humortadela.com.br.Acessoem:20set.2011.

QUESTÃO 06 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2012) Conflitos na interação ajudam a promover o efeito de humor. Nocartum,orecursoempregadoparapromoveroefeitoéaa) intertextualidade,sugeridapelostraçosidentificadoresdohomemurbanoedohomemrural.b) ambiguidade, produzida pela interpretação da fala do locutor a partir davariedadedointerlocutor.c)conotação,atribuidoradesentidosfiguradosapalavrasrelativasàsaçõeseaosseres.d)negaçãoenfática,elaboradaparareforçarolamentodointerlocutorpelaperdadaestrada.e) pergunta retórica, usada pelo motorista para estabelecer interação com ohomemdocampo.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Aambiguidadeéoelementoresponsávelpelaproduçãodehumornocartumemanálise.Marque-se,pois,aletra“b”.

Pessoa, no seu conceito jurídico, é todo ente capaz de direitos e obrigações. Aspessoaspodemserfísicasoujurídicas.PESSOA FÍSICA: É a pessoa natural; é todo ser humano, é todo indivíduo (semqualquerexceção).Aexistênciadapessoafísicaterminacomamorte.Éopróprioser humano. Sua personalidade começa com o seu nascimento (artigo 4º. doCódigo Civil Brasileiro). No decorrer da sua vida, a pessoa física constituirá umpatrimônio,queseráafastado,por fim,emcasodemorte,paratransferênciaaosherdeiros.PESSOAJURÍDICA:Éaexistêncialegaldeumasociedade,associaçãoouinstituição,que aferiu o direito de ter vida própria e isolada das pessoas físicas que aconstituíram.Éauniãodepessoascapazesdepossuireexercitardireitosecontrairobrigações, independentemente das pessoas físicas, através das quais agem. É,portanto,umanovapessoa, compersonalidadedistintadade seusmembros (dapessoanatural).Suaexistêncialegaldá-seemdecorrênciadeleisesónasceráapóso devido registro nos órgãos públicos competentes (Cartórios ou JuntasComerciais).

POLONI,A.S.Disponívelem:http://uj.novaprolink.com.br.Acessoem:30ago.2011.

Disponívelem:http://www.respirandodireito.blogspot.com.Acessoem:30ago.2011.

QUESTÃO 07 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2012) Os textos I e II tratam da definição de pessoa física e de pessoajurídica. considerando sua função social, o cartum faz uma paródia do artigocientífico.a)explicaoconceitodepessoafísicaemlinguagemcoloquialeinformal.b)comparapessoafísicaepessoajurídicaaoexplorardoistiposdeprofissão.c)subverteoconceitodepessoafísicacomumaescolhalexicalequivocada.d)acrescentaconhecimentojurídicoaodefinirpessoafísica.e)complementaasdefiniçõespromovidasporAntonioPoloni.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Por intermédio da escolha de profissionais cuja área de atuação contempla osvocábulos jurídico e físico, advogado e atleta, o locutor da tirinha promove umdesviodesentido.Oadvogado,pessoafísica,dizserpessoajurídica[naverdade,éumapessoa física cujaáreadeatuaçãoé jurídica].Oatleta,pessoa física,diz serpessoa física [por atuar em área que envolve aspectos físicos do corpo]. Oadvogado, pessoa física, diz ser pessoa jurídica [na verdade, é uma pessoa físicacuja áreadeatuaçãoé jurídica].Oatleta, pessoa física, diz serpessoa física [poratuaremáreaqueenvolveaspectosfísicosdocorpo].Marque-se,pois,aletra“c”.

CURY,C.Disponívelem:http://tirasnacionais.blogspot.com.Acessoem:13nov.2011.

QUESTÃO 08 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2013)Atirinhadenotaaposturaassumidaporseuprodutorfrenteaousosocial da tecnologia para fins de interação e informação. Tal posicionamento éexpresso,deformaargumentativa,pormeiodeumaatitudea)crítica,expressapelasironias.b)resignada,expressapelasenumerações.c)indignada,expressapelosdiscursosdiretos.d)agressiva,expressapelacontra-argumentação.e)alienada,expressapelanegaçãodarealidade.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Na tirinha em análise, o locutor se vale da ironia para criticar algunscomportamentos relativos ao mundo virtual. Tal recurso se faz presente porintermédiodosenunciadosqueaparecemnoaltodecadaumdostrêsboxes.Nosreferidos enunciados, há comentários que trazem uma perspectiva totalmenteoposta à adotada pelas personagens, na medida em que elas agem de formapreconceituosa, ignorante e covarde. Dado que a ironia consiste em afirmar oopostodaquiloquesepensa,deve-seassinalaraalternativa“a”.

Doiscompadresviajavamdecarroporumaestradade fazendaquandoumbichocruzouafrentedocarro.Umdoscompadresfalou:–Passouumlargatoali!Ooutroperguntou:–Lagartooulargato?Oprimeirorespondeu:–Numseinão,obichopassoumuitorápido.

Piadascoloridas.RiodeJaneiro:Gênero,2006.

QUESTÃO 09 tópicos de compreensão textual no enem

Napiada,aquebradeexpectativacontribuiparaproduziroefeitodehumor.Esseefeitoocorreporqueumdospersonagensa)reconheceaespéciedoanimalavistado.b)temdúvidasobreapronúnciadonomedoréptil.c)desconsideraoconteúdolinguísticodapiada.d)constataofatodeumbichocruzarafrentedocarro.e)apresentaduaspossibilidadesdesentidoparaamesmapalavra.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

Ohumordotextoemanálisevemdofatodeumadaspersonagensnãoentenderaironianafaladolocutoracercadapronúnciacorretadapalavra“lagarto”.Marque-se,pois,aletra“c”.

Disponívelem:http:clubedamafalda.blogspot.com.br.Acessoem:21set.2011.

QUESTÃO 10 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2013)Nessacharge,orecursomorfossintáticoquecolaboraparaoefeitodehumorestáindicadopelo(a)a) emprego de uma oração adversativa, que orienta a quebra de expectativa aofinal.b)usodeconjunçãoaditiva,quecriaumarelaçãodecausaeefeitoentreasações.c) retomadado substantivo “mãe”, que desfaz a ambiguidade dos sentidos a eleatribuídos.d)utilizaçãodaformapronominal“la”,querefleteumtratamentoformaldofilhoemrelaçãoàmãe.e)repetiçãodaformaverbal“é”,quereforçaarelaçãodeadiçãoexistenteentreasorações.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no ENEM

OenunciadopresentenachargedeQuinotratadapreguiçae,naprimeiraoração,afirma que se trata de um vício.O articulador “mas” estabelece uma relação deoposição entre os vocábulos “vício” [conotação positiva] e “mãe” [conotaçãonegativa]. Dentre os distratores fornecidos, apenas a letra “a” apresenta umaleitura razoável dos valoresmorfológicos, sintáticos e semânticos dos elementosqueconstroemotextoemanálise.

Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e seassustoucomaquantidadedeerrosexistentesnasplacasdas casas comerciaiseque,diantedisso,resolveuinstituirumprêmioemdinheiroparaocomerciantequetivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, RuiBarbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora:“AlfaiatariaÁguiadeOuro”.Nomomentodaentregadoprêmio,aodizeronomedaalfaiataria,RuiBarbosafoiinterrompidopeloalfaiatepremiado,quedisse:–Sr,Rui,nãoé“águiadeouro”;é“aguiadeouro”!

OcaráterpolíticodoensinodelínguaportuguesanoBrasil.Disponívelem:http://rosabe.sites.uol.com.br.Acessoem:2ago.2012.

QUESTÃO 11 tópicos de compreensão textual no enem

(ENEM-2014)Avariação linguísticaafetaoprocessodeproduçãodossentidosnotexto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variaçãoobjetivaa) evidenciar a importância de marcas linguísticas valorizadoras da linguagemcoloquial.b) demonstrar o incômodo com a variedade característica de pessoas poucoescolarizadas.c)estabelecerumjogodepalavrasafimdeproduzirefeitodehumor.d)criticaralinguagemdepessoasorigináriasdeforadoscentrosurbanos.e)estabelecerumapolíticadeincentivoàescritacorretadaspalavras.

SOLUÇÃO COMENTADA tópicos de compreensão textual no enem

Odestaquedadoaosvocábulos“águia”e“aguia”visaaoefeitodehumor.Atente-separao fatodeque,diferentementedoquepreconizavaRuiBarbosa,oprêmioquevisavaavalorizaracorreçãogramaticalnagrafiadonomedoestabelecimentoacabouagraciandoumlojistacujocomércioteveonomegrafadoincorretamente.Marque-se,pois,aletra“c”.

DEDOMINGO—Outrossim…—Oquê?—Oqueoquê?—Oquevocêdisse.—Outrossim?—É.—Oqueéquetem?—Nada.Sóacheiengraçado.—Nãovejoagraça.—Vocêvaiconcordarquenãoéumapalavradetodososdias.—Ah,nãoé.Aliás,eusóusodomingo.

—Sebemqueparecemaisumapalavradesegunda-feira.—Não.Palavradesegunda-feiraé“óbice”.—“Ônus”.—“Ônus”também.“Desiderato”.“Resquício”.—“Resquício”édedomingo.

—Não,não.Segunda.Nomáximoterça.—Mas“outrossim”,francamente…—Qualoproblema?—Retirao“outrossim”.— Não retiro. É uma ótima palavra. Aliás, é uma palavra difícil de usar. Não équalquerumqueusa“outrossim”.

VERÍSSIMO,L.V.Comédiasdavidaprivada.PortoAlegre,L&PM,1996.Fragmento.

QUESTÃO 12 primeira aplicação do ENEM-2016

Notexto,áumadiscussãosobreousodealgumaspalavrasdalínguaportuguesa.Esseusopromoveo(a)a)marcaçãotemporal,evidenciadapelapresençadepalavras indicativasdosdiasdasemana.b) tom humorístico, ocasionado pela ocorrência de palavras empregadas emcontextosformais.c) caracterização da identidade linguística dos interlocutores, percebida pelarecorrênciadepalavrasregionais.d) distanciamento entre os interlocutores, provocado pelo emprego de palavrascomsignificadospoucoconhecidos.e) inadequação vocabular, demonstrada pela seleção de palavras desconhecidasporpartedeumdosinterlocutoresdodiálogo.

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2016

Notextoemanálise,háumdebatedecunhometalinguísticoacercadapertinênciado uso de um vocabulário mais rebuscado. A discussão promovida pelosenunciadores,quesepõemadebateroempregodealgumaspalavras,acabatendoumefeitohumorístico.Sendoassim,deve-seassinalaraalternativa“b”.