efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são...

16
73 Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015 Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição corporal e o perfil lipídico de uma mulher obesa Juliana Victer da Silva FRAGA 1 Fabrício Azevedo VOLTARELLI 2 Resumo: A obesidade é um dos grandes problemas de saúde pública, visto que aumentou em todas as faixas etárias. Um tratamento não farmacológico indicado é a pratica regular de atividade física, pois gera inúmeros benefícios. Dessa forma, utilizamos o treinamento físico combinado (TFC) em uma mesma sessão. O objetivo foi analisar o efeito do TFC sobre a composição corporal e o perfil lipídico de uma mulher obesa, de 29 anos de idade, 105,2Kg, 1,64 cm, e IMC inicial de grau II. Foram avaliadas as medidas antropométricas (peso, estatura, circunferência), dobras cutâneas e variáveis sanguíneas antes e após a intervenção de 48 semanas. Houve alterações em todas as variáveis estudadas: peso corporal, IMC, composição corporal, antropometria e perfil lipídico. O TFC melhorou a composição corporal, reduziu os diâmetros das circunferências e melhorou o perfil lipídico. Portanto, quando o treinamento é prescrito de forma adequada, pode ser uma excelente estratégia para esses fins. Palavras-chave: Composição Corporal. Perfil Lipídico. Treinamento Físico Combinado. 1 Juliana Victer da Silva Fraga. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: <[email protected]>. 2 Fabrício Azevedo Voltarelli. Doutor e Mestre em Ciência da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: <[email protected]>.

Upload: others

Post on 07-Nov-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

73

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição corporal e o perfil lipídico de uma mulher obesa

Juliana Victer da Silva FRAGA1

Fabrício Azevedo VOLTARELLI2

Resumo: A obesidade é um dos grandes problemas de saúde pública, visto que aumentou em todas as faixas etárias. Um tratamento não farmacológico indicado é a pratica regular de atividade física, pois gera inúmeros benefícios. Dessa forma, utilizamos o treinamento físico combinado (TFC) em uma mesma sessão. O objetivo foi analisar o efeito do TFC sobre a composição corporal e o perfil lipídico de uma mulher obesa, de 29 anos de idade, 105,2Kg, 1,64 cm, e IMC inicial de grau II. Foram avaliadas as medidas antropométricas (peso, estatura, circunferência), dobras cutâneas e variáveis sanguíneas antes e após a intervenção de 48 semanas. Houve alterações em todas as variáveis estudadas: peso corporal, IMC, composição corporal, antropometria e perfil lipídico. O TFC melhorou a composição corporal, reduziu os diâmetros das circunferências e melhorou o perfil lipídico. Portanto, quando o treinamento é prescrito de forma adequada, pode ser uma excelente estratégia para esses fins.

Palavras-chave: Composição Corporal. Perfil Lipídico. Treinamento Físico Combinado.

1 Juliana Victer da Silva Fraga. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: <[email protected]>.2 Fabrício Azevedo Voltarelli. Doutor e Mestre em Ciência da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: <[email protected]>.

Page 2: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

74

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

Combined effects of physical training on body composition and lipid profile of an obese woman

Juliana Victer da Silva FRAGAFabrício Azevedo VOLTARELLI

Abstract: Obesity is the one largest public health problems, once that has increased in all ages. A non-pharmacological treatment indicated is the regular practice of physical activity because it generates numerous benefits. Thus, we have used the combined physical training (CPT) in the same session. The objective was to analyze the effect of ( CPT) on body composition and lipid profile of 29- year-old obese woman , 105,2 Kg, 1.64 cm, and initial BMI level II obesity. Anthropometric measurements were evaluated (weight, height, circumference), skin folds and blood variables before and after the 48-week intervention. There have been changes in all variables: body weight, BMI, body composition, anthropometry and lipid profile. the( CPT) on body composition and lipid profile.The (CPT) has improved body composition, the lipid profile and it has reduced diameters of circumference. Therefore, it seems that when the training is prescribed properly, it can be an excellent strategy for these purposes.

Keywords: Body Composition. Lipid Profile. Combined Physical Training.

Page 3: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

75

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

1. INTRODUÇÃO

A obesidade é considerada um problema de saúde pública mundial, ao passo que pode desencadear diversas patologias, tais como as relacionadas a complicações cardiovasculares, diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial, dislipidemia, depressão, câncer, entre outras (ROBERTS; ROBERGS, 2002).

A Organização Mundial de Saúde (OMS, 2003) divulgou que o excesso de peso afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo e que, pelo menos, 300 milhões são clinicamente obesas. Estima-se que, com o passar dos anos, esse número aumente drasticamente caso medidas não sejam tomadas.

De acordo com Guedes (2003), a prática de atividade física diária, em intensidade moderada, é fundamental para a manutenção da saúde, pois mantém e/ou reduz a pressão arterial, melhora a composição corporal, controla os níveis de colesterol, além de aumentar tanto o metabolismo dos ácidos graxos livres como a sensibilidade à insulina. Tais fatos permitem que a atividade física seja considerada como tratamento não farmacológico no que se refere aos males causados pela obesidade.

Com relação às recomendações voltadas à perda de peso, os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que realizados em intensidade moderada e por um período de tempo considerável (acima de 45 minutos), o que possibilitará a maior utilização dos ácidos graxos livres pelos músculos esqueléticos (GUEDES JR; SOUZA JR; ROCHA, 2008). Porém, os mesmos autores sugerem o acréscimo de um programa de treinamento resistido com o intuito de manter e/ou aumentar a massa magra, melhorando sobremaneira a composição corporal.

Dessa forma, no presente trabalho, optamos pela aplicação do treinamento físico combinado, o qual se caracteriza por ser a associação dos exercícios aeróbios e resistidos em uma mesma sessão de exercício (GUEDES, 2004). Assim, o respectivo trabalho teve como objetivo geral analisar o efeito de um programa de Treinamento Físico Combinado sobre a composição corporal e o

Page 4: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

76

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

perfil lipídico de uma mulher obesa e como objetivo específico de avaliar a composição corporal e o perfil lipídico antes e após a intervenção por meio desse programa.

2. METODOLOGIA

O presente trabalho foi de teor direto e descritivo, tratando- -se de um estudo de caso, o qual é definido por Mattos, Rosseto Jr. e Blecher (2008) como a pesquisa que estuda um determinado indivíduo, família ou grupo para investigar aspectos variados ou um evento específico da amostra.

Participou do presente estudo de caso um indivíduo do gênero feminino, sedentário, com 29 anos de idade, pesando inicialmente 105,2kg e estatura de 164 cm, cuja classificação pelo IMC era de obesidade grau II.

A participante foi submetida às avaliações, tais como antropometria (peso, estatura, circunferência), dobras cutâneas e mensurações bioquímicas sanguíneas. Para a obtenção da massa corporal total, foi utilizada uma balança digital de bioimpedância da marca Omrom®, modelo HN-283LA; a voluntária foi pesada em pé, descalça, usando calça leg de ginástica e uma camiseta. A estatura foi aferida por meio de um estadiômetro (Soehnle®), com grau de precisão de 1cm. As dobras cutâneas foram aferidas com um compasso (Lange®), sendo verificado um total de 6 dobras nos seguintes pontos anatômicos, segundo o protocolo de Pollock: tríceps, subescapular, bíceps, abdômen, suprailíaca e coxa medial; foram realizadas três aferições e usou-se a média das mesmas como valor de medida. As análises bioquímicas sanguíneas foram realizadas em um laboratório particular localizado na cidade de Cuiabá-MT, após jejum de 12 horas. A antropometria foi efetuada por meio de uma trena, com divisão em centímetros, sendo aferidas um total de 7 circunferências, segundo protocolo de Pollock: tórax, abdômen, quadril, braço, antebraço, coxa e perna.

Todas as mensurações supracitadas foram realizadas antes e após o macrociclo referente ao programa de treinamento combinado.

Page 5: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

77

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

Em relação aos hábitos alimentares da participante, destacamos que não houve mudanças nestes.

O programa de treinamento físico combinado ocorreu em uma academia localizada na cidade de Cuiabá-MT, sendo executado com a frequência de 5 vezes por semana e com duração total de 48 semanas, sendo 50% do tempo do treinamento voltados para os exercícios resistidos e 50% para os exercícios aeróbios.

Protocolo de Treinamento Físico Combinado (TFC)

Os trabalhos iniciaram-se com um alongamento prévio e as quatro primeiras semanas de atividades foram destinadas ao período de adaptação da participante aos exercícios. O delineamento relacionado ao TFC encontra-se na Figura 1 abaixo:

Figura 1. Delineamento referente ao TFC.

* M1= Medida Um refere-se ao pré-teste; M2 = Medida Dois refere-se ao pós-teste.

O treinamento resistido foi composto por exercícios multiarticulares (os quais mobilizam grandes grupos musculares) e, posteriormente, por exercícios uniarticulares, com repetições que variavam de 15 a 30 RM, cujo objetivo era aumentar o gasto calórico

Page 6: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

78

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

e melhorar a resistência muscular. Os exercícios para os membros superiores foram: supino reto, remada sentada, puxada pela frente supinada, rosca bíceps na polia e tríceps na polia; os exercícios para membros inferiores foram: leg press, cadeira extensora, flexora em pé, cadeira adutora, cadeira abdutora e panturrilha no leg press 90 graus; os exercícios para abdômen foram: flexão lateral do tronco, abdominal supra na bola e abdominal infra.

O treinamento físico aeróbio foi realizado de forma alternada entre os seguintes aparelhos: esteira ergométrica, elíptico, bicicleta ergométrica e jump. Os exercícios foram realizados em intensidade moderada, de 60 a 80% da frequência cardíaca máxima, calculada pela fórmula de Karvonen (220 – idade), com duração entre 60 a 90 minutos diários, de acordo com as recomendações da Estratégia Mundial sobre Alimentação, Atividade Física e Saúde para manutenção e perda de peso (2005). Os incrementos de carga realizados mensalmente foram através da percepção subjetiva.

Para a análise dos dados foi utilizado o delta percentual para calcular a variação percentual das duas amostras de mesma propriedade.

O projeto de pesquisa que originou o presente trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUJM (Número do Protocolo: 673/09) e cumpriu os princípios éticos contidos na resolução 196/96.

3. RESULTADOS

Ao final do período de TFC, observamos que a participante apresentou diminuição tanto do peso corporal como do índice de massa corpórea (IMC) (Tabela 1). Como resultado de destaque, o valor do IMC no pré-teste foi de 39,11 Kg/m² e no pós-teste de 35,02 Kg/m², o que resultou na alteração de classificação do grau de obesidade II para o grau de obesidade I.

Page 7: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

79

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

Tabela 1. Índice de Massa Corpórea (IMC) e Peso Corporal da participante antes e após o TFC.

Momento da Avaliação IMC (Kg/m²) Peso (kg) Delta Percentual % Pré-teste 39,11 105,2 kg -10,5 Pós-teste 35,02 94,2 kg -10,5

Ainda observamos alterações positivas relacionadas ao perfil lipídico, ou seja, houve diminuição nas concentrações de CT, aumento dos níveis de HDL, bem como reduções nas concentrações de LDL e TG (Figura 2).

Figura 2. Concentrações de CT, HDL, LDL e TG da participane antes e após o TFC.

* CT = colesterol total; HDL = lipoproteínas de alta densidade; LDL = lipoproteína de baixa densidade; TG = triglicerídeos; mm/dl = miligramas por decilitro.

A Tabela 2 contém os resultados referentes à variação do perfil lipídico calculada pelo delta percentual (%Delta) ao final do período de TFC; é possível observar melhoras percentuais em todos os parâmetros analisados.

Page 8: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

80

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

Tabela 2. Delta Percentual referente ao perfil lipídico da participante antes e após o TFC.

Variáveis Pré-Teste (mg/dl) Pós-Teste (mg/dl) Delta %Delta CT 213 191 - 22,0 - 10,3 HDL 47 74 27,0 57,4 LDL 148 107 - 41,0 - 27,7 TG 92 52 - 40,0 - 43,5

* CT = colesterol total; HDL = lipoproteínas de alta densidade; LDL = lipoproteína de baixa densidade; TG = triglicerídeos; mg/dl = miligramas por decilitro.

A figura 3 denota redução nos valores de todas as dobras cutâneas analisadas após o TFC.

Figura 3. Valores de dobras cutâneas da participante antes e após o TFC.

A Tabela 3 traz os valores referentes à variação das dobras cutâneas calculada pelo delta percentual (%Delta) ao final do

Page 9: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

81

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

período de TFC; é possível observar alterações positivas em todas as regiões analisadas.

Tabela 3. Valores de Delta Percentual das dobras cutâneas da participante após o TFC.

Variáveis Pré-Teste (mm) Pós-Teste (mm) Delta% Delta Tricipital 42 38 - 4,0 - 9,5 Subescapular 46 41 - 5,0 - 10,9 Bíceps 44 35 - 9,0 - 20,5 Abdômen 54 43 - 11,0 - 20,4 Suprailíaca 51 42 - 9,0 - 17,6 Coxa 50 45 - 5,0 - 10,0

Após o TFC, a participante apresentou reduções em todas as medidas de circunferências avaliadas, como observado na Figura 4.

Figura 4. Valores referentes às medidas antropométricas da partici-pante antes e após o TFC.

Page 10: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

82

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

Como complemento aos resultados apresentados na Figura 6, efetuamos a análise da variação dos valores de circunferências calculadas pelo delta percentual (%Delta) ao final do TFC. Pôde-se notar que todas as mensurações foram reduzidas, percentualmente, ao final do período de treinamento físico (Tabela 4).

Tabela 4. Valores de Delta Percentual das circunferências da participante após o TFC.

Variáveis Pré-Teste (cm) Pós-Teste (cm) Delta %Delta Tórax 113 103,5 - 9,5 - 8,4 Abdômen 120 109,5 - 10,5 - 8,8 Quadril 136 124,5 - 11,5 - 8,5 Braço 40 35 - 5,0 - 12,5 Antebraço 30 26 - 4,0 - 13,3 Coxa 77 71,0 - 6,0 - 7,8 Perna 48 45,0 - 3,0 - 6,3

* Cm = centímetros.

4. DISCUSSÃO

Os resultados do nosso estudo denotaram melhoras significativas em todas as variáveis estudadas: peso corporal, IMC, composição corporal, antropometria e perfil lipídico.

Em relação à redução do peso corporal e do IMC da participante, acreditamos que a mesma está relacionada diretamente à prática regular de atividade física e ao aumento do gasto energético diário. Estudos como o de Ciolac e Guimarães (2004) demonstraram que o maior benefício da atividade física é favorecer a perda e/ou manutenção do peso corporal em médio e longo prazo, além de possibilitar o gasto energético elevado por minutos ou horas após a prática do exercício. Ao final do período de treinamento, a participante do presente estudo teve sua classificação de obesidade alterada (de grau II para grau I). Sendo assim, os fatores de riscos associados a ela consequentemente diminuíram.

Page 11: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

83

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

O tecido adiposo é composto por adipócitos, os quais armazenam lipídios. O aumento exacerbado na síntese desse tecido pode levar à ampliação dos diâmetros das circunferências corporais, bem como das dobras cutâneas. Ou seja, com a alteração da composição corporal, os diâmetros das circunferências podem aumentar ou diminuir e as dobras cutâneas ficarem mais ou menos densas. Em nosso estudo, observamos reduções significativas das dobras cutâneas abdominal e suprailíaca e da circunferência abdominal. Esses resultados corroboram os achados do estudo de Reis Filho et al. (2008), o qual submeteu mulheres ao treinamento em circuito (11 voluntárias) e à caminhada (10 voluntárias); após 8 semanas de treinamento, esses autores observaram reduções da gordura corporal total e da gordura abdominal, sendo os resultados mais significativos para as mulheres que treinaram em circuito.

Em outro estudo, desenvolvido por Sant’Ana et al. (2012), 13 indivíduos foram submetidos a um protocolo de treinamento combinado (aeróbio + resistido), sendo 7 do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Após 12 semanas de treinamento, foram observadas melhoras tanto na capacidade aeróbia como na composição corporal de ambos os sexos. Resultados similares ocorreram no estudo realizado por Rocca e colaboradores (2008), os quais submeteram 22 mulheres obesas a um protocolo de treinamento combinado durante 12 semanas. Após o período de treinamento, foram observadas, nesse estudo, melhoras no condicionamento cardiovascular, reduções nas circunferências da cintura e do quadril e, consequentemente, na relação cintura- -quadril. Sabe-se que altos valores de circunferência de cintura são positivamente correlacionados a níveis elevados de triglicerídeos circulantes (CAVALCANTI; CARVALHO; BARROS, 2009). Em uma investigação conduzida por Guedes e Guedes (1998) níveis de LDL e de triglicerídeos correlacionaram-se significantemente com a relação cintura/quadril, com coeficientes que variam de 0,32 a 0,55.

É sabido que a gordura armazenada em nossos tecidos é liberada e transportada pelas lipoproteínas na corrente sanguínea. Sendo assim, a obesidade é um fator alarmante para o desenvolvimento de doenças coronarianas, uma vez que o excesso

Page 12: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

84

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

de lipídios sanguíneos pode levar ao processo aterosclerótico (LOTTENBERG; MAGLIOCCA; IBORRA, 2010).

A participante do presente estudo apresentava obesidade grau II e era considerada sedentária, e indivíduos com essas características comumente apresentam níveis elevados de triglicerídeos e baixas concentrações de HDL. Quando há altos níveis de TG e LDL no organismo, estes podem se agregar às paredes das artérias de médio e grande calibre, ocasionando obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo, dando origem à aterosclerose. Daí a importância do treinamento físico combinado (aeróbio + resistido) por nós aplicados, o qual promoveu a perda de peso, melhorou a composição corporal, elevou os níveis de HDL e reduziu as concentrações de triglicerídeos.

Um estudo de revisão realizado por Durstine (2002) demonstrou que o treinamento físico aeróbio reduziu os níveis de triglicerídeos. Nessa revisão, notou-se que as maiores reduções ocorreram nos indivíduos sedentários que apresentaram maior diminuição do peso corporal.

Sabe-se, ainda, que a melhora da composição corporal causada pelo treinamento físico pode elevar as concentrações de HDL. Em estudo realizado por Ribeiro e Oliveira (2010), foram empregados dois programas de emagrecimento, o primeiro apenas com restrição calórica e o segundo com restrição calórica associada ao treinamento físico. O grupo que combinou restrição calórica e treinamento físico mostrou alterações mais significativas na composição corporal (redução de peso corporal e IMC) e apresentou valores mais elevados de HDL. Nesse sentido, apesar de, no nosso estudo, não termos acompanhamento à ingestão calórica da participante, só o fato de ela realizar o treinamento combinado resultou em alterações positivas referentes à composição corporal e ao perfil lipídico.

Em nosso estudo, também se obteve redução nas concentrações de LDL e nos níveis de triglicerídeos, fato que favoreceu o aumento no valor de HDL da participante. Acredita- -se que a redução dos triglicerídeos plasmáticos seja devida à ação do exercício físico sobre a resistência à insulina. A diminuição da

Page 13: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

85

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

resistência à insulina parece aumentar a atividade da enzima lipase lipoprotéica e reduzir a hidrólise excessiva de triglicerídeos pelo tecido adiposo. A atividade plasmática da enzima lipase lipoprotéica, em geral, não aumenta antes de 4 a 18 horas após o exercício, mas quando aumenta, há elevação na hidrólise dos triglicerídeos, a qual resulta na redução destes no plasma. A elevação nos valores de HDL ocorre principalmente quando os indivíduos possuem valores de HDL baixos e triglicerídeos elevados. Nesse caso, no que se refere ao efeito do exercício físico regular, a redução dos valores de triglicerídeos parece favorecer o aumento do HDL (LOTTENBERG; MAGLIOCCA; IBORRA, 2010; TIBANA e BALSAMO, 2011).

Durstine (2004), após revisão da literatura específica, relatou que indivíduos que se exercitam por mais de uma hora apresentam reduções nos níveis de triglicerídeos após 24 horas. Além disso, quando esses exercícios (aeróbio ou resistido) são praticados em pouco volume, previne-se o aumento dos níveis de LDL, e quando praticado em grande volume, reduz-se os níveis de LDL. Tal fato sugere que indivíduos fisicamente ativos possuem maior capacidade de remover o LDL sanguíneo se comparados aos indivíduos sedentários, o que acarreta menores chances de instalação da aterosclerose. Assim, a prática regular de atividade física é indicada no tratamento não farmacológico contra a obesidade em virtude de todos os seus benefícios, como a melhora da composição corporal e do perfil lipídico.

Os resultados indicaram que um programa de treinamento físico combinado de 48 semanas melhorou a composição corporal e alterou positivamente o perfil lipídico de uma mulher obesa. Portanto, quando a combinação do treinamento é prescrita de forma adequada, ele pode ser uma excelente estratégia para esses fins.

Page 14: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

86

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

REFERÊNCIAS

CAVALCANTI, C. B. S.; CARVALHO, S. C. B. E.; BARROS, M. V. G. Indicadores antropométricos de obesidade abdominal: revisão dos artigos indexados na biblioteca Scielo. Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum. v. 11, p. 217-225, 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/download/.../16485>. Acesso em: 11 fev. 2015.

CIOLAC, E. G.; GUIMARÃES, G. V. Exercício físico e síndrome metabólica. Rev. Bras. de Med. Esporte, v. 10, n. 4, p. 319-324, jul./ago. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n4/22048>. Acesso em: 19 out. 2015.

DURSTINE, J. L. et al. Lipids, lipoproteins and exercise. J Cardio-pulm Rehabil, v. 22, 2002. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12464825>. Acesso em: 19 out. 2015.

DURSTINE, J. L. Exercícios e distúrbios lipídicos. In: TOMPSON, P. D. O exercício e a cardiologia do esporte. São Paulo: Manole, 2004. p.431-456

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Distribuição de gordura corporal, pressão arterial e níveis de lipídeos-lipoproteínas plasmáticas. Arq. Bras. cardiologia, v. 70, p. 93-98, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/abc/v70n2/3367.pdf >. Acesso em: 19 out. 2015.

GUEDES, D. P. JR.; SOUZA JUNIOR, T. P.; ROCHA, A. C. Treinamento personalizado em musculação. São Paulo: Phorte, 2008.

GUEDES, D. P. JR. Musculação: estética e saúde feminina. São Paulo: Phorte, 2003.

______. Treinamento concorrente: abordagem atual. CEFE: Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício. São Paulo: Unifesp, 2004.

LOTTENBERG, S. A.; MAGLIOCCA, G. D.; IBORRA, R. T. Hiperlipidemias. In: VAISBERG, M.; MELLO, M. T. (Coord.). Exercícios na saúde e na doença. Barueri: Manole, 2010. p. 14-25.

MATTOS, M. G.; ROSSETTO JUNIOR, A. J.; BLECHER, S. Metodologia da pesquisa em educação física: construindo sua monografia, artigos e projetos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório. 2003. Disponível em: <http://www.who.int/eportuguese/bluetrunk/pt/index2.html>. Acesso em: 19 out. 2015.

Page 15: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

87

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015

REIS FILHO, A. D. et al. Efeitos do treinamento em circuito ou caminhada após oito semanas de intervenção na composição corporal e aptidão física de mulheres obesas sedentárias. Rev. Bras. Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 2, n. 11, p. 498-507, set./out. 2008. Disponível em: <http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/111>. Acesso em: 19 out. 2015.

RIBEIRO, P. R. Q.; OLIVEIRA, D. M. Exercícios físicos e fatores de risco cardiovascular. Rev. Bras. de Fisiologia do exercício, v. 9, n. 4, p. 498-507, out./dez. 2010. Disponível em: <dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4837800.pdf>. Acesso em: 19 out. 2015.

ROBERT, A. R.; SCOTT, O. R. Princípios fundamentais de fisiologia do exercício para aptidão, desempenho e saúde. São Paulo: Phorte, 2002.

ROCCA, S. V. S. et al. Efeito do exercício físico nos fatores de risco de doenças crônicas em mulheres obesas. Rev. Bras. de Ciências Farmacêuticas, v. 44, n. 2, p. 185-192, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-93322008000200004&script=sci_arttext>. Acesso em: 19 out. 2015.

SANT’ANA, J. et al. Efeitos do treinamento combinado aeróbio e resistido na aptidão aeróbia e na composição corporal de adultos jovens. Rev. Bras. de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 6, n. 35, p. 433-440, set./out., 2012. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/439>. Acesso em: 19 out. 2015.

TIBANA, R. A.; BALSAMO, S. Manipulação da ordem dos exercícios na prescrição do treinamento resistido. Rev. Bras. de Fisiologia do exercício, v. 10, n. 1, p. 41-45, jan./mar. 2011. Disponível em: <http://www.sandorbalsamo.com.br/sites/1300/1352/00000080.pdf>. Acesso em: 19 out. 2015.

Page 16: Efeitos do treinamento físico combinado sobre a composição ... os exercícios mais indicados são os de caráter aeróbio, entre eles caminhar, correr, nadar e pedalar, desde que

88

Saúde, Batatais, v. 4, n. 1, p. 73-88, jan./dez. 2015