efeito leidenfrost

2
EFEITO LEIDENFROST Johann Gottlob Leidenfrost (1715 -1794), médico e teólogo alemão, começou seus estudos pela primeira vez com o seguinte fenômeno: no momento em que se derrama um pouco de água sobre uma chapa muito quente (a uma temperatura bem superior à do ponto de ebulição da água) e disposta horizontalmente, a água se divide em gotículas e não se vaporiza imediatamente. Neste momento uma camada de vapor é formada (que é um isolante térmico) de modo que as gotículas de água não fiquem em contato diretamente com a chapa, mas flutuem sobre o vapor. Assim, a água sofre um lento processo de vaporização. Este efeito é conhecido como Efeito Leidenfrost. O efeito Leidenfrost ocorre, de forma geral, quando um líquido está na presença de um sólido cuja temperatura é bem superior à do ponto de ebulição deste próprio líquido. Em tais condições, o líquido se vaporiza de forma gradativa devido à camada de vapor isolante formada. Por exemplo, aquecendo-se uma pequena esfera metálica a uma temperatura muito superior à de ebulição da água e introduzindo-a num recipiente contendo água, observa-se que em princípio a água não ferve devido à camada de vapor de água que é formada sobre a esfera. Com o decorrer do tempo a esfera perde calor e a camada isolante de vapor se extingue e a água ferve abruptamente. O efeito Leidenfrost é o nome do fenômeno que acontece quando uma gota de um líquido está sobre uma superfície quente que ultrapassa o ponto de evaporação. A a gota cria uma camada de vapor entre ela e a superfície e esta camada impede que a gota se evapore instantaneamente. Em outras palavras, o efeito é como quando uma gota de água cai em uma frigideira muito quente e ela patina um momento até o devido momento que acaba evaporando. Foram realizados experimentos simples em que um voluntário serve de cobaia para comprovar tal fenômeno, ou seja, coloca a própria mão (momentaneamente) diretamente no nitrogênio líquido, mas não sofri nenhuma lesão devido ao efeito Leidenfrost.

Upload: stefani-laise-da-silva

Post on 04-Oct-2015

11 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

efeito da físico-química

TRANSCRIPT

EFEITO LEIDENFROST

Johann Gottlob Leidenfrost (1715 -1794), mdico e telogo alemo, comeou seus estudos pela primeira vez com o seguinte fenmeno: no momento em que se derrama um pouco de gua sobre uma chapa muito quente (a uma temperatura bem superior do ponto de ebulio da gua) e disposta horizontalmente, a gua se divide em gotculas e no se vaporiza imediatamente. Neste momento uma camada de vapor formada (que um isolante trmico) de modo que as gotculas de gua no fiquem em contato diretamente com a chapa, mas flutuem sobre o vapor. Assim, a gua sofre um lento processo de vaporizao. Este efeito conhecido como Efeito Leidenfrost.

O efeito Leidenfrost ocorre, de forma geral, quando um lquido est na presena de um slido cuja temperatura bem superior do ponto de ebulio deste prprio lquido. Em tais condies, o lquido se vaporiza de forma gradativa devido camada de vapor isolante formada. Por exemplo, aquecendo-se uma pequena esfera metlica a uma temperatura muito superior de ebulio da gua e introduzindo-a num recipiente contendo gua, observa-se que em princpio a gua no ferve devido camada de vapor de gua que formada sobre a esfera. Com o decorrer do tempo a esfera perde calor e a camada isolante de vapor se extingue e a gua ferve abruptamente.O efeito Leidenfrost o nome do fenmeno que acontece quando uma gota de um lquido est sobre uma superfcie quente que ultrapassa o ponto de evaporao. A a gota cria uma camada de vapor entre ela e a superfcie e esta camada impede que a gota se evapore instantaneamente. Em outras palavras, o efeito como quando uma gota de gua cai em uma frigideira muito quente e ela patina um momento at o devido momento que acaba evaporando. Foram realizados experimentos simples em que um voluntrio serve de cobaia para comprovar tal fenmeno, ou seja, coloca a prpria mo (momentaneamente) diretamente no nitrognio lquido, mas no sofri nenhuma leso devido ao efeito Leidenfrost.O nitrognio lquido contra um objeto temperatura ambiente tambm vai apresentar o efeito impedindo-a de congelar inst