eeia rio inio e engenharia distribuiÇÃo gratuita · estágio de 160 horas, atuando no...

15
especial prêmio instituto de engenharia www.iengenharia.org.br DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Nº 5 • NOVEMBRO DE 2018

Upload: dodat

Post on 08-Feb-2019

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

especial prêmio instituto de engenharia

www.iengenharia.org.br

DIST

RIBU

IÇÃO

GRA

TUIT

A

Nº 5 • NOVEMBRO DE 2018

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 52 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 3

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

com muita satisfação que promovemos mais uma edição do Prêmio Melhores Alunos. Neste ano, nosso reconhecimento vai para 137 alunos das melhores escolas de Engenharia do Brasil. Esta é uma forma de

incentivarmos os formandos classificados em primeiro lugar em sua turma das faculdades ou universidades paulistas.

A premiação visa valorizar a Engenharia brasileira e, sobretudo, os jovens engenheiros que se destacaram na vida acadêmica. A eles, queremos dar exemplos positivos consolidados pelo Instituto de Engenheiro ao longo de seus 102 anos de história, para que possam incorporar esse conhecimento em seu início de carreira.

A iniciativa reforça ainda a importância da educação para o Instituto de Engenharia. Este, aliás, é um tema bastante relevante porque acreditamos que um profissional bem-sucedido precisa ter uma base sólida, construída desde seus primeiros anos escolares, e deve se aperfeiçoar ao longo de sua vida.

Por priorizarmos a educação, estamos cada vez mais próximos das faculdades e das universidades de Engenharia, com as quais estabelecemos fortes parcerias. Junto a elas, discutimos temas ligados ao ensino e pensamos como adequar os tradicionais cursos de Engenharia às novas metodologias e às novas técnicas. Acredito que estamos no caminho certo e iremos compartilhar um futuro promissor com todas essas escolas!

Miriana MarquesVice-presidente de Assuntos Internos do Instituto de Engenharia

Publicação Oficial do Instituto de EngenhariaAv. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila MarianaSão Paulo - SP - 04012-180 - www.iengenharia.org.br

PresidenteEduardo Lafraia

Vice-Presidente de Administração e FinançasVictor Brecheret Filho

Vice-Presidente de Atividades Técnicas Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto

Vice-Presidente de Relações Externas Marcos Moliterno

Vice-Presidente de Assuntos Internos Miriana Pereira Marques

Primeiro Diretor-Financeiro Fernando Bertoldi Corrêa

Segundo Diretor-Financeiro Mauro José Lourenço

Primeiro Diretor-Secretário Ivan Metran Whately

Segundo Diretor-Secretário Habib Georges Jarrouge Neto

Conselho EditorialPresidente: Eduardo LafraiaJoão Ernesto FigueiredoMarcos MoliternoMiriana Pereira MarquesPlinio Oswaldo AssmannVictor Brecheret Filho

Diretor de ComunicaçãoGeorge Paulus

Jornalista ResponsávelIsabel Dianin MtB 29931

RedaçãoAv. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila MarianaSão Paulo - SP - 04012-180 - Tel.: (11) 3466-9200E-mail: [email protected]

Publicidade(11) 3466-9200

CapaAndré Siqueira

DiagramaçãoVia Papel Estúdio: André Siqueira e Thais Sogayar

TextosIsabel Dianin

RevisãoAna Farah e Andréa Dória

É permitido o uso de reportagens do Jornal do Instituto de Engenharia, desde que citada a fonte e comunicado à redação. Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o deba-te dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

ENGENHARIA AEROESPACIAL

Fillipe Cerdan SilvaEstudou Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal do ABC (UFABC), tendo focado na parte de controle. Durante a graduação de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, participou do programa de Iniciação Científica na área de Mineração de Dados. Participou do programa Ciências sem Fronteiras, cursando um ano da graduação de Engenharia Aeroespacial na Queen’s University of Belfast (BFS, Irlanda do Norte). Atualmente, está trabalhando na área de controle de HVAC para Ambientes Críticos, como Salas Limpas, Centros Cirúrgicos e Leitos de Isolamento.

Murilo Doro RossiFormado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e em Engenharia Eletromecânica, na Lakehead University (ON, Canadá). Qualificações - idiomas: EM / ESP / IT; Galutti Automotive – Metalúrgica / Aramados - cargo: eng. de Desenvolvimento. Voluntário: BAJA UFABC. Cursos e Softwares - Green Belt, Excel, VBA e SAP. Interesse na área de Engenharia de Desenvolvimento de Processos e Produtos. Gestão de pessoas e processos.

Murilo Ribeiro DeboniFormado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) com graduação Sanduíche na University of Maryland (CP, EUA). Foi monitor de disciplinas de física e cálculo, re-alizou estágio na área de Engenharia em projetos de manufatura automobilística e, também, estágio internacional na empresa Boeing, onde realizou projetos relacionados a drones e biocombustíveis. Hoje, trabalha como consultor e analista de projetos relacionados a gerenciamento de dados mestre.

ENGENHARIA AGRÔNOMA

Higor Augusto Seraphim PimpinatoFormado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq – USP), técnico em Agropecuária pelo Colégio Técnico Agrícola “José Bonifácio” (FCAV/Jaboticabal) – UNESP. Com experiência em Química, Fitopatologia e Entomologia Agrícola. Condecorado com Prêmio “Luiz de Queiroz”; Prêmio Honra ao Mérito CREA; Prêmio ADEALQ, todos devido a pri-meira colocação no curso de Engenharia Agronômica; Prêmio Ferdinando Galli, devido a maior média em Fitopatologia e Prêmio Fundação AGRISUS, pela agricultura sustentável.

Mariana Peduti Vicentini SabFormada pela Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA/UNESP/Botucatu. Durante a graduação foi integrante bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET - SESu/MEC). Realizou iniciações científicas na área de Ciência do Solo, desenvolvendo pesquisas relacionadas a adu-bações nitrogenada e fosfatada na cultura do milho. Foi estagiária do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/UNESP, atuando na área de Produção Vegetal, com ênfase em ecofisiologia de grandes culturas. Realizou curso de língua espanho-la na Universidad de Salamanca (SAL, Espanha), por meio de bolsa concedida pelo programa TOP Espanha do Banco Santander (2016). Foi estagiária do Texas A&M AgriLife Research and Extension

Center at Weslaco, EUA, atuando nas áreas de irrigação e produção vegetal (2017). Atualmente, é mestranda do programa de pós-graduação em Agronomia (Agricultura) da Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/UNESP, integrante do Laboratório de Ecofisiologia Aplicada à Agricultura (LECA) e dedica-se ao estudo dos efeitos fisiológicos do parcela-mento da adubação potássica na cultura da soja.

É

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 54 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 5

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Cleber da Silva MatiasGraduado pelo Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta), conquistou sua formação em Engenharia de Alimentos por meio de bolsa integral de estudos. Possui domínio básico do idioma inglês e intermediário do pacote office. Ao longo da carreira acadêmica estagiou em grandes empre-sas no setor alimentício. Hoje, atua como supervisor de produção em uma empresa de sorvetes, onde implementou diversas melhorias na cadeia produtiva. Busca o crescimento constante e está sempre disponível para novos desafios.

Maria Carolina Anjolino CaspaniGraduada pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Atualmente, trabalha na Triângulo Alimentos, no setor de Garantia da Qualidade. Triângulo Alimentos Ltda - Estágio de 160 horas, atuando no laboratório de controle da qualidade, para aprimoramento de co-nhecimento técnico. Qualificações - inglês – intermediário; espanhol - básico. Informações adicionais - Leitura e interpretação NBR ISO 9001:2015; Iniciação Científica na área de Óleos e Gorduras, com o projeto “Alterações físico-químicas de óleos e gorduras utilizados para frituras em uma rede de fast food”, curso sobre Gestão Empresarial (conclusão prevista para janeiro/2019).

Maria Fernanda Boldim VaggioneFormada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Iniciação Científica em Engenharia de Processos - Nanotecnologia (Projeto financiado pela FAPESP), University of Alberta, Canadá (Bachelor of Food Engineering – bolsista pelo Ciência sem Fronteiras - com premiação de melhor de-sempenho acadêmico StudentofHonour). Atualmente, é analista e negociadora - Operações e Logística, Suprimentos Full Service – Natura. Idiomas: Inglês – fluente / Francês – básico / Espanhol - interme-diário. Microsoft Office – domínio avançado. Atividades extra-curriculares - Cofundadora de grupo de ensino voluntário de inglês para alunos da rede pública, Programa de Apoio Didático em disciplinas de Engenharia na UNICAMP e workshop de liderança para mulheres na Engenharia - WomEng –

Unilever – Williams Racing e premiação pelo desempenho.

Rodrigo Rodrigues EvangelistaFormado pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), atualmente in-tegra o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Alimentos UNESP/São José do Rio Preto (Mestrado). Linha de pesquisa em Engenharia de Processos, com foco em hidrodinâmica de flui-dos não-newtonianos. Atuou durante três anos e oito meses no grupo JBS Foods – Seara Alimentos, na unidade de Guapiaçu, como analista de Programação Jr (PCP), funções: programação de produção e em-barques, gerenciamento de indicadores de desempenho e controle do plano semanal/mensal de produção.

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Alessandra Leite da SilvaFormada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e bolsista CAPES no Programa de Mestrado em Sistemas de Infraestrutura Urbana, PUC-Campinas. Atuou como estagiária na Embrapa Informática Agropecuária, na área de geotecnologia, e na Secretaria de Meio Ambiente de Hortolândia. Como bolsista FAPESP de Iniciação Científica, desenvolveu pesquisa voltada a remanescentes florestais urbanos, tendo trabalhos apresentados em eventos nacionais (Reunião da SBPC, Congresso Nacional de Meio Ambiente) e internacio-nais (EGU General Assembly e International Conference on Environmental and Economic Impact on Sustainable Development).

Daniela Defavori CasattiFormada pela Pontifícia Universidade Católica  de Campinas (PUC-Campinas), pós-gradua-ção em Engenharia de Segurança do Trabalho, formação técnica em Geodésia e Cartografia pelo COTIL - UNICAMP. Experiência: engenheira de Meio Ambiente Jr. - BENTELER Componentes Automotivos LTDA - Campinas - responsável: pelo Sistema de Gestão Ambiental da Planta de Campinas; pela certificação de ISO 14.001, OHSAS 18.001 e ISO 50.001; por requisitos legais (Licenças, Alvará, AVCB etc) da planta; realização de auditorias in-ternas nas plantas do Grupo. Participação na Conferência GLOBAL de EHS/Polônia. Início na BENTELER como estagiária de EHS, efetivada em 2017. Inglês fluente e alemão básico.

ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA

Alessandra Piovan Ribeiro TeixeiraBacharel em Ciência e Tecnologia e em Engenheira Ambiental e Urbana, na Universidade Federal do ABC (UFABC), com um ano de intercâmbio em Civil and Environmental Engineeringna UWE Bristol/UK, possui dois anos e meio de atuação na área de formação. Efetivada como engenheira após estágio na COBRAPE, participou da elaboração de estudos técnicos como o Plano de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, os Planos de Desenvolvimento e Proteção Ambiental dos mananciais da RMSP, e o estudo de Modelagem de Bacias Hidrográficas Críticas. Fluente em inglês e italiano, com espanhol de nível intermediário.

Natália da SilvaEngenheira Ambiental e Urbana (2017) e bacharel em Ciência e Tecnologia (2015) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Participou do Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Aveiro – Portugal. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq na área de Drenagem Urbana. Realizou estágio no Laboratório de Análises Ambientais (LAA), da UFABC, com tratamento de efluentes sanitários. Premiada pelo CREA-SP. Atualmente, trabalha nas áreas de hidráulica e drenagem urbana na empresa Hidrostudio Engenharia.

ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE

Everton Bertelli de MoraesFormado em 2017 pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente, traba-lha projetando soluções de automação e gestão de infraestrutura no departamento de Engenharia de Aplicação e Orçamentos da empresa Microblau Controles e Automação, atu-ando em sistemas de HVAC, elétrica, hidráulica e gases medicinais. Também possui experi-ência nas áreas de Gestão e Programação de Manutenção com utilização de software ERP.

ENGENHARIA BIOMÉDICA

Barbara Teixeira SaisPossui graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2015) e em Engenharia Biomédica (2017) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Por este, foi premiada com o prêmio do CREA. Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica na área de Materiais, bolsista BIG de gestão para implantação do biotério no ICT-UNIFESP e fez Iniciação Científica na área de Processamento de Imagens Médicas. Estuda esta área há quatro anos, tendo dois artigos publicados em congresso com este tema. Atualmente, é mestranda em Engenharia Biomédica, pela UNIFESP, na área de Processamento de Imagens Médicas. Tem como foco de pesquisa aprendizado de máquina voltado para reconhecimento de padrões em ima-gens médicas, visando sua segmentação e reconstrução 3D.

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 56 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 7

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

Flavia Rodrigues GabrielBacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e engenheira Biomédica pela mesma instituição. Línguas - Inglês-fluente, francês-intermediário e português-nativo. Linguagens de Programação - MATLAB, LabVIEW, Java e CAD. University of Western Ontario (ON, Canadá) – Ciência sem Fronteiras - Curso: Health Sciences.

Samara Silva Arbage BritoGraduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Hoje, atua como especialista de preços Brasil na General Electric, onde começou como estagiária em 2015. Possui experiência no mercado de equipamentos de Healthcare, especificamente na modalidade de diagnóstico por imagem. Durante a graduação, desenvolveu um Fleboscópio de baixo custo como projeto de Iniciação Científica, o qual ganhou o prêmio de melhor trabalho. Também desenvolveu como projeto de conclusão de curso um tómografo por impedância.

Thaís Cardoso SantosEngenheira Biomédica e bacharela em Ciência e Tecnologia no Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP. Técnica Eletrônica pela ETEP Faculdades. Pesquisadora no Núcleo de Neuroengenharia e Computação na área de Biofeedback e Tecnologias Assistivas. Realizou estágio na área de Engenharia Clínica no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence. Foi bolsista no projeto “Proposta de Estudo e desenvolvimento de sistema BAC-AMR com novas configurações de bobinas de excita-ção magnética” e “Instalação tecnológica de um sistema de neurofeedback para divulgação científica”.

ENGENHARIA BIOQUÍMICA

Marina de Carvalho MagalhãesFormada pela Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo (EEL/USP). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica, realizou intercâmbio para Alemanha pelo programa Ciência sem Fronteiras e exerceu a função de professora de biologia como voluntária no cursinho pré-vestibular gratuito formado e administrado por alunos da USP-Lorena. Realizou estágio por dois anos em uma empresa farmacêutica no departamento de P&D e, hoje, busca aperfeiçoamento profissional cursando pós de especialização de Gerenciamento de Projetos.

Renan Yuji MiyamotoFormado pela Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo (EEL/USP), du-rante a graduação realizou duas Iniciações Científicas na área de Etanol de segunda geração (E2G). Realizou estágio no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/CNPEM), em Campinas, onde atualmente executa o seu projeto de Doutorado. Tem experiência em biologia molecular, enzimologia e no processo de produção de E2G. Possui Excel e inglês avançados.

ENGENHARIA CIVIL

Ângelo Henrique Dinhane VassolerGraduado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Bolsista Fapesp por um período de dois anos, tendo como objeto de pesquisa a modelagem matemática da produção de vigotas treliçadas com enfoque na otimização linear. Graduação interrompida de Licenciatura em Matemática (2012-2013). Momentaneamente, não atua na área de formação. À procura de oportu-nidades no mercado de trabalho.

Betina Ludwig NavarroFormada pela Universidade de Marília (UNIMAR), durante a graduação sempre buscou adquirir di-versas experiências. Participou da Iniciação Científica, fez estágios na área de Orçamento, no acompa-nhamento de obra e em projetos de Saneamento. Conquistou um intercâmbio de graduação sanduíche por 11 meses na Alemanha pelo programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Braunschweig e também fez estágio na área de Geotécnia, na Deutsche Bahn. Atualmente, cursa mestrado em Engenharia Civil na Universidade Estadual de Londrina, na linha de Saneamento e Recursos Hídricos.

Bruno Evangelista Formado pela Universidade Braz Cubas (UBC), também possui as formações em técnico em Edificações, pela ETEC Presidente Vargas; e tecnólogo em Gestão Ambiental e Ocupacional (2008), pela UBC, com certificado de melhor aluno; Engenharia Ambiental com Prêmio Crea-SP de Formação Profissional 2012; pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho; e pela UNIFESP, aper-feiçoamento em Educação Ambiental. Trabalha atualmente na área de Licenciamento Ambiental, elaboração de projetos e acompanhamento de obras.

Caio Beltran dos SantosFormado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), e pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) em Edificações. Iniciou a carreira elaborando memoriais descritivos, projetos pré-exe-cutivos, de arquitetura e para aprovação em prefeitura. Atuou na área de Suprimentos como Gerente de Compras. Possui experiência em obras de hospitais públicos, sendo responsável pela gestão e acompanha-mento de projetos em obra por meio de levantamento de dados físicos e econômicos, controle de materiais,

fiscalização dos serviços executados e elaboração de medições.

Caroline Nascimento MossinatoGraduada pela Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), recebeu Prêmio de Mérito Acadêmico pelo excelente desempenho no curso. Possui inglês avançado, domínio das ferramentas Office (Excel, MS Project) e AutoCAD. Atuou como estagiária na área de administração de empresas na FALCONI e na área Geotécnica e Ambiental na FRAL Consultoria, realizando monitoramento de aterros sanitários. Interessa-se pelas áreas Ambiental e Construção. Possui disponibilidade para mudanças.

Celso Henrique Martins de SouzaGraduado pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), nível fluente no idioma inglês. Ótimo ren-dimento escolar na área de Exatas e com facilidade de aprendizado. Recebeu o Certificado de Honra ao Mérito (CREA-SP). Boa habilidade em edição e formatação de documentos em Word e Excel, bem como, em Auto Cad, e no programa de análise estrutural: SAP 2000.

Daniel Olimpio CarderanGraduado pela Faculdade Integrada de Araraquara (FIAR). Conhecimento em pro-jetar e construir em Light Steel Frame e leitura de Projeto e Montagem (MicTech). Experiência em cálculo e projetos estruturais de Concreto Armado. Hoje, atua como profissional liberal na cidade de Jaú (SP). Premiado pelo Crea-SP por ter se destacado em primeiro lugar no curso de Engenharia Civil (FIAR/2017). Possui inglês básico e conhecimento no Pacote Office, CypeCad, AutoCad e SketchUp.

Felipe Vieira AncelmiFormado pela Unicamp com graduação sanduíche na University of Nottingham

(NTTM, Reino Unido), período em que realizou um estágio de verão na multinacional AECOM. Na graduação, atuou como monitor de diversas disciplinas. Tem experiência em Cálculo Estrutural, setor em que atua hoje. Possui inglês fluente e conhecimentos em Pacote Office, Autocad, TQS, Matlab e SAP2000. Premiado pelo CREA-SP como melhor aluno de Engenharia Civil (Unicamp).

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 58 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 9

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

Flávio Herrera Filho Formado pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS/UNESP), participou do 18º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da Fatec-SP apresentando trabalho sobre Convergência de Malha do Elemento Finito Isoparamétrico Quadrilateral de 4 Nós e do XXIX Congresso de Iniciação Científica com o trabalho Vibrações em Estruturas Utilizando o Método dos Elementos Finitos. Fez estágio profissional no escritório de Arquitetura Rose Kumayama par-ticipando de reuniões com clientes, fornecedores e colaboradores e realizando o acompanhamento de obras residenciais.

Hugo Zambaldi TrabucoFormado pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Premiado pelo desempenho e dedicação nos objetivos impostos pela graduação. Atualmente, cursa especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Trabalha como autônomo, porém está à procura de oportunidades de emprego em todo o território brasileiro. Possui conhecimento em AutoCAD, Ftool, Ciclone e Excel. Apto para mudança de estado ou cidade. Disponibilidade para viagens.

Jefferson Cássio da SilvaFormado pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), é engenheiro Civil geral pela École d’ingé-nieurs Polytech Orléans (OR, França), na modalidade graduação sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras. Também possui formação de técnico em Edificações. Atuou como estagiário nas áreas de Projetos de Arquitetura, Estruturais, Topográficos, de Saneamento, Drenagem e Infraestrutura Urbana. Realizou PIC sobre sistema SAM/SAMI antifissuração de pavimentos flexíveis. Reconhecido

pelo CREA-SP como melhor aluno do curso.

Jéssica Nascimento TartariniFormada pelo Centro Universitário FEI, atualmente é estudante de pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV e trabalha na Accenture como analista de Negócios na área de Inovação, sendo responsável por toda a parte de controle da Inovação e gerenciamento de KPIs.

João Vitor Alves de Azevedo BarrosFormado pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB),

cursando o 10º termo de Engenharia Elétrica pela mesma instituição (previsão de conclusão em 2018), técnico em Segurança do Trabalho pela Escola Técnica Estadual Cel. Raphael Brandão (ETEC Barretos) e técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Campus Guanambi. Bolsista CNPQ – Jovem, pesquisa: Teores foliares de nutrientes em diferentes genótipos de bananeira, pesquisador voluntário pelo UNIFEB na área de Estruturas, avaliando deformações em vigas. Experiência em projetos estruturais, instalações e de proteção e prevenção a incêndio residen-ciais e comerciais, execução e gestão de obras.

Juliana Rocha Alves CabralNatural de Belo Horizonte. Graduada pela Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP) e em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi bolsista do Programa Capes/Brafitec, tendo estudado por um ano no INPL-Ensaia de Nancy, França. Atuou profissionalmente em empresas como Perdigão, Senai/RJ e Shell Brasil. Desde 2012 é engenheira do BNDES, onde atuou nos departamentos de Acompanhamento de Operações Indiretas e Agroindústria e, atualmente, exerce a atividade de avaliadora de bens para fins de garantia.

Kamila de Oliveira CruzMestranda em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), com linhas de pesquisa na área de Geotecnia; formada no curso de extensão em Gerenciamento de Obras e Engenharia pela FAAP e graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté. Atuou profissionalmente como estagiária na empresa CR Almeida, na área técnica do prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto; e na empresa Monte Verde Engenharia e Arquitetura, elaborando projetos estruturais.

Leandro Soares HaiekFormado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), e técnico em edificações, Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, com certificado de honra ao mérito pelo CREA-SP e laure-ado com os prêmios CREA-SP de Formação Profissional por se destacar em primeiro lugar no curso de Engenharia Civil. Bolsista integral durante a graduação e monitor da disciplina de Fenômenos dos Transportes, atuou como estagiário na multinacional Odebrecht S.A., na área de Operações e Sustentabilidade e na Gafisa S.A., em Negócios e Obras. Atualmente, trabalha em incorporações e novos negócios de empreendimentos habitacionais de interesse social.

Leonardo PegoraroFormado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru), recebeu o título de melhor aluno da turma e também se destacou ao longo dos dois anos que estudou na University of San Diego (CA, EUA). Na área profissional, teve experiências em construção civil nos EUA e no Brasil. Passou por grandes multinacionais como Ambev na área de Planejamento. Atualmente, é gerente de operações da startup Espanhola Cabify, em São Paulo, trabalhando com operação logística, otimização de processos e alianças nacionais.

Luara SacchiFormada pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP/FUMEP), é técnica em Edificações pelo Colégio Técnico de Limeira/UNICAMP. Atualmente, trabalha na construtora Rio Verde Engenharia, no departamento da Qualidade. Está se especializando no curso Gestão da Qualidade e Produtividade, no Centro de Pós-Graduação - CPG/EEP-FUMEP, área a qual deseja seguir car-reira e crescer, pessoalmente e profissionalmente.

Luciana Silva BarbosaFormada pelo Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) onde também cur-

sa pós-graduação na área de Estruturas. Técnica em Edificações pela ETECVAV. Possui nível avançado do idioma inglês e experiência como estagiária em Engenharia Civil, principalmente na adequação de projetos estruturais em concreto armado

Nara Su Ellen Viana da SilvaGraduada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), atua na área de Construção Civil, com registro ativo no Crea-SP. Experiência na função de coordenadora das etapas de elaboração de pro-jetos arquitetônicos, estudos e detalhamento para aprovação junto ao órgão competente, projetos de terraplenagem, de desdobro e retificação de imóveis, elaboração de licenças ambientais e renovação de licenças junto a Cetesb. Possui dedicação e comprometimento com responsabilidades e desafios assumidos.

Nathalia Bertin Ducatti BaptistaGraduada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atualmente, está cursando especializa-ção em Gestão de Projetos (Mackenzie). Iniciou sua carreira como estagiária na empresa Hidrostudio Engenharia, onde hoje ocupa o cargo de engenheira junior realizando projetos estruturais em metálica e concreto armado, voltados à drenagem e infraestrutura urbana, através de softwares como AutoCAD, TQS, STRAP e MS Office. Na empresa, coordena a elaboração de formas, armações e planilhas quantitativas.

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 510 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 11

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

Patricia BarbosaFormada pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba - FACENS. Esp. em Estruturas - Facens. Experiencia: ABC Pára-raios (2017-atual) - orçamentista pleno; Constrt. Ferreirace- estagiária, controle da obra, elaboração de projeto, almoxarife. Atividades complementares: AutoCad, Revit e intercâmbio acadêmico. Idiomas - inglês, espanhol e libras.

Sarah Letícia Veneziani KamezawaGraduada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Inglês avançado e conheci-mento em AutoCad e Pacote Office.  Estágio de sete meses em um escritório de cálculo estrutural. Participação em projeto que utiliza escória vitrificada em argamassa de assentamento e bolsista de Iniciação Científica por cinco meses. Vivência de dezoito meses no exterior. Organizada, responsá-vel e de fácil adaptabilidade.

Vítor Oliveira Santos ViziniMestrando em Engenharia Geotécnica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP), tecnólogo Civil - Movimento de Terra e Pavimentação pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC); e téc-nico em Edificações pelo Instituto Federal de São Paulo. Realizou Iniciação Científica na área de Mecânica das Rochas (Poli-USP) e foi monitor de Mecânica dos Solos e Fundações I na Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem experiência profissional em projetos geotécnicos.

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Felipe Guerra SoaresFormado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Sorocaba), com cer-tificações em Green Belt Lean Seis Sigma e Scrum. Profissional movido a superar desafios e propor so-luções inovadoras para resolver problemas e facilitar a vida das pessoas. Na graduação realizou pesquisas em Inteligência Artificial, Robótica e Smart Grid. Atuou profissionalmente como analista de Processos e consultor de Projetos de Melhoria Contínua, Excelência Operacional e Gestão da Rotina.

Lucas Gonçales MaitanCursando MBA em Gerenciamento de Projetos e graduado pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS). Com cinco anos de experiência em indústria do ramo alimentício, trabalha com plane-jamento e controle de manutenção industrial na Meat Snacks Partner, uma joint venture entre Jack Links e JBS S/A. Atuação em gestão de manutenção e desenvolvimento de projetos de melhoria con-

tínua focados em redução de custos e paradas de máquinas. Valdemir Leandro BaptistaGraduado pela UniMetrocamp Wyden, já atuou como técnico em Instrumentação e Controle de Processos em empresas multinacionais com sede no Brasil. Hoje, atua no departamento de Automação e Controle da empresa de saneamento da cidade de Campinas. Interessa-se por IoT, Inteligência Artificial e Protocolos de Comunicação Industrial.

Vinícius Luis Trevisan de Souza Graduado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, atualmente trabalha em um projeto de IoT

na Atlas Schindler. Passou por grandes projetos globais na Schindler e na Saint-Gobain. Ganhou os prêmios de melhor aluno do Instituto Mauá de Tecnologia e do CREA-SP. Especializou-se na área de Sistemas Embarcados, na qual trabalhou em projetos acadêmicos e profissionais, com sólidos conheci-mentos de programação. Atualmente, está se desenvolvendo em Machine Learning.

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Amanda França von ZubenFormada pelo Centro Universitário UniMetrocamp. Atualmente é Líder Técnico de um time de desenvolvimento, com seis anos de experiência trabalhando como desenvolvedora Java, para um sistema com foco em Telecomunicações. Conhecimento básico em C/C++ e Oracle PL/SQL. Treinamento de Liderança pela empresa Nova Conexão, com a finalidade de prover autoconhecimento, inteligência emocional, motivação etc. Diversos cursos com foco em TI. Inglês avançado.

Bruna de Sá TavaresFormada pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Foi atleta do time de handball e representante de turma na faculdade. Estagiou nas áreas de Operações de Backoffice e CRM e hoje atua como Analista de CRM (Customer Relationship Management) dos Canais Digitais no Itaú Unibanco onde trabalha em uma área que é responsável por iniciativas no campo de Digital Analytics para a melhoria da experiência da jornada do cliente no banco.

Bruno Gois da SilvaGraduado pela Universidade Metodista de São Paulo. Já atuou como auxiliar de Projeto na Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE). Atualmente, atua como téc-nico de Gestão de Projetos na T-Systems do Brasil, onde realiza o gerenciamento de projetos de Infraestrutura de TI, executa a entrega de novos serviços contratados pelo cliente ou migração de serviços existentes para um ambiente preferível pelo cliente dentro da T-Systems.

Bruno Henrique Sebba DodoricoGraduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Relevante experiência no mercado de trabalho: Ícaro Tech (dez/17-atual): analista de Sistemas - líder técnico projeto inter-nacional da Motorola Solutions; Griaule Biometrics: estágio como desenvolvedor front-end - criação e aperfeiçoamento de soluções biométricas em grandes bancos de dados para integradores; Westfalia Technologies: estágio de verão nos EUA - codificação, testes e integração do código desenvolvido para o Sistema de Execução de Armazém - Savanna.NET. Conhecimentos: inglês fluente, C/C++, C#, JAVA, JavaScript, NodeJS, TypeScript, CSS, SQL, HTML, Docker, Scrum, Gitlab e Web Services.

Eduardo Costa Lopes da Silva JuniorComeçou a sua carreira enquanto cursava o nível técnico de programação, estagiando no setor de educação e inclusão digital para crianças carentes. Seguiu no ramo - dessa vez lecionando em cursos de manutenção de computadores - até entrar na faculdade, onde cursou Engenharia de Computação. Durante a graduação na Universidade Santa Cecília (UNISANTA) decidiu empreender na internet, como desenvolvedor de websites. Hoje trabalha com redes sociais, redação publicitária e desenvolvi-mento de soluções digitais para pequenos e médios negócios.

Guilherme Dimarchi Souza da CruzFormado pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), recebeu diversos prêmios pelo destaque acadêmico e profissional, como prêmio CREA-SP, Honra ao Mérito como melhor aluno da turma, Prêmio Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, voto de Congratulações da Câmara Municipal de Sorocaba e Startup Weekend. Hoje, atua como engenheiro de software e Cientista de Dados.

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 512 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 13

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

Gustavo DantasFormado pela Universidade São Francisco (USF) e cursando MBA em Gestão de Projetos pela mesma instituição. Iniciou sua carreira trabalhando em um provedor de internet via rádio como auxiliar técnico de serviços. Após, passou por um período de estágio em uma indústria de laticínios onde foi efetivado e faz parte da equipe de TI. Há quatro anos é responsável pelo suporte ao sistema de ERP TOTVS Protheus além de realizar atualizações do sistema, desenvolver customizações de acordo com as deman-das das áreas de negócio, relatórios em MSSQL e Power BI. Também administra servidores Windows, antivírus, firewall e Infraestrutura, além de participar ativamente na seleção e implantação de novos sof-twares. Possui nível avançado do idioma inglês, conhecimento da metodologia ITIL e norma ISO 9001.

Jade Ohara MesquitaFormada pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal. Instrutora no Projeto CNQq ‘Inclusão digital em robótica de jovens do Ensino Médio’. Monitora no curso de Arduino na Semana Tecnológica de Computação e Mecatrônica. Inglês intermediário. Microsoft Office. Empresária - Séttima Dimensão; Técnico de Urna - Engetec Tecnologia S.A. Crediarista - Ótica Nova Geração LTDA

João Vitor LeiteFormado pela Fundação Hermínio Ometto (FHO – Uniararas). Atualmente estuda sobre modelagem 3D e criação de jogos, com foco em desenvolvimento com realidade virtual. Trabalhou na Maker Robotics, empresa de robótica educacional. Hoje, trabalha na PwC Brasil, Campinas, como associate, na área de Riscos e Controles. Sempre atraído pela tecnologia, cresceu estudando sobre eletrônica e programação.

ENGENHARIA ELÉTRICA

Augusto César Pereira TakayamaGraduado  pela Universidade de Marília (UNIMAR) e formação técnica em eletroeletrônica. Atualmente, trabalha na área de manutenção em eletroeletrônica em uma indústria de grande expres-são no setor Alimentício. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se o manuseio de métodos de partidas de motores elétricos, elaboração de diagramas para projetos e atividades que envolvem lógica, acionamentos elétricos e processos industriais.  Possui  certificações de NR10, SEP, NR35, NR33, experiência com AutoCAD e inglês nível intermediário.

Carlos Henrique Santos BarrosFormado pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e técnico em Eletroeletrônica, pelo SENAI “Hessel Horácio Cherkassky”. Atualmente, trabalha na Yara Brasil como eletricista Industrial. Reconhecimento do vice-presidente devido melhorias e boas práticas empresariais. Outras experi-ências: Vale Fertilizantes, como estagiário de Engenharia Elétrica, e na ALOR Elétrica, autônomo em Projetos Elétricos.

Filipe Terra DelboniFormado em Engenharia Elétrica – ênfase em Eletrônica – pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), com intercâmbio no Waterford Institute of Technology, na Irlanda. Atualmente, é mestran-do em Telecomunicações na EESC/ SEL, na área de Antenas. Na USP, participou de grupos de automobilística Baja e Fórmula. Laureado com o Prêmio Crea-SP de Formação Profissional pelo destaque como melhor aluno dentre os formandos 2017 em Engenharia Elétrica da EESC/USP.

Guilherme de Souza AraujoGraduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas). Experiência em elaboração de projetos de pesquisa na área de energias renováveis, os quais foram apresentados em congressos nacionais de tecnologia e engenharia. Experiência profissional na área da Qualidade, Gestão e Métodos, bem como atendimento ao cliente, análise/monitoramento de indicadores de qualidade e análises técnicas de peças automotivas. Realizou três anos de estágio em empresa mul-tinacional alemã do ramo automotivo, bem como um ano de vivência e experiência internacional. Inglês avançado, alemão e espanhol intermediários.

Isabella Menezes de CarvalhoJovem paulistana e entusiasta por tecnologia e matemática, cursou Eletrotécnica no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e começou sua carreira profissional em 2012 em uma multinacional suíça que desenvolve soluções de sistemas de energia e automação. Em 2013, ingressou no curso de Engenharia Elétrica na PUC-SP, onde teve contato acadêmico com queridos mestres e doutores e participou de monitorias e do programa de Iniciação Científica. Agora, engenheira graduada com excelência, seu objetivo é aperfeiçoar-se no exercício da Engenharia para resolução de problemas cotidianos.

João Filipe Boissoni Formado pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Barretos (UNIFEB). Experiência de estágio no laboratório de Elétrica da Faculdade por dois anos. Operador de Romaneio, no Frigorífico Minerva, Barretos-SP. Atualmente, operador de Máquinas, na MR Fogões Industriais, Itajobi-SP. Inglês intermediário, noções intermediárias de Computação. Facilidade de trabalhar em equipe, sem-pre buscando inovações para melhoria da empresa.

João Paulo TeixeiraFormado pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) destacando-se por ter o melhor desem-penho acadêmico dos formandos de 12/2017. Apresentou o trabalho protótipo de um EGSE para Monitoramento dos Comandos de uma REC para o VLS VSISNAV no XII ENIC 2016 do IAE, SJC. Possui conhecimento nas seguintes áreas: Desenvolvimento de PCB com Aplicativo Altium Designer, Battery Management System, EGSE utilizando o LabView e PXI da NI, Sistema de Navegação por GPS, Protocolo de comunicação 1553B, UART e I2C, Microntrolador KL25 uti-lizando CodeWarrior e MSP430 com IAR. Idioma: inglês avançado.

Lucas Tosetto Morvillo Coordenador de Estudos e Projetos na empresa Phoenix Luferco, em Araraquara-SP, onde desen-volve projetos elétricos e de software na Área Médica e de Automação Industrial. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UNESP, onde participou de Iniciação Científica (FAPESP) na área de Sistemas de Controle e do Projeto de Extensão Fórmula SAE, na área de Eletrônica Automotiva. Possui conhecimento nas áreas de Automação Industrial, Sistemas de Controle, Eletrônica e inglês fluente.

Luís Henrique Carrasco Graduado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), atua em uma multinacional química como corresponsável pelo sistema elétrico de uma de suas plantas. Na área de sistemas de potência, executa atividades ligadas à qualidade de energia e eficiência energética, manutenção de equipa-mentos, além de projetos de expansão e retrofit. Possui experiência em automação, eletrônica e programação, tendo realizado pesquisa acadêmica em processamento digital de imagens médicas e sistema embarcados de controle fuzzy. 

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 514 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 15

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

Mariana Aparecida de MoraesGraduada pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS/UNESP). Aluna pesquisadora “Arduino: Estudo do Microcontrolador e Aplicações com LED RGB” PIBIC/PIBITI. Trabalho de graduação: “Estudo e aprimoramento do controle de um sistema viga-bola”. Participação no XXVI CIC: “Acionamento PWM de LEDs RGB através do Arduino”. E no XXVII CIC: “Projeto de Controle para um sistema viga-bola no espaço de estados”. Participou do PET e da organização dos eventos IX e X CPEnergia, ministrou o curso semestral de Robótica pelo PET durante 2015 e mi-nicursos do mesmo na 34ª e 35ª Semana de Engenharia Elétrica. Estagiou na Usina Sucroalcooleira Santa Adélia.

Stefan Thiago Cury Alves dos SantosGraduado em Engenharia Elétrica, ênfase em Sistemas de Energia e Automação, pela EESC-USP. Possui certificado em Sistemas de Controle. Atuou por um ano na área de Desenvolvimento de Produtos como estagiário na empresa Whirlpool Latin America. Desenvolveu trabalho de Iniciação Científica no projeto de controladores PI estabilizantes. Domina os idiomas inglês (avançado) e Espanhol (intermediário). É aluno de mestrado em Engenharia Elétrica, área de acionamento e con-trole de máquinas elétricas.

Vinícius Marinho SchnabelFormado pelo Centro Universitário FEI, com realização em Iniciação Científica na área de Microeletrônica. Apaixonado por tecnologia, e fascinado com a possibilidade de aprender e participar de empreendimentos inovadores, atualmente trabalha como desenvolvedor Full Stack na empresa Lipperhub, em projetos de diferentes plataformas, que utilizam tecnologia de ponta para desenvolvimento Web e Mobile, construídas para atender as mais diversas áreas.

ENGENHARIA ELETRÔNICA

Guilherme Lopes da Silva Formado pelo Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta). Durante toda a vida acadê-mica desenvolveu suas habilidades em comunicação e organização, aprimorando a capacidade de raciocínio lógico e matemático. Possui facilidade de aprendizado e de trabalho em equipe, além de ter competência em gerenciamento de tempo individual. Interessa-se pelas áreas de pesquisa e desenvolvimento, qualidade, e Eletrônica de Potência. Inglês avançado.

Kaio Alexandre Strippoli DoffiniFormado pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Estágios profissionais na área de Telecomunicações na TIM Brasil durante 5 meses e, no segmento bancário, na área de Desenvolvimento de Sistemas, no Itaú Unibanco, durante oito meses; experiência de um ano de intercâmbio na Waterford Institute of Technology - Waterford, Irlanda. Atualmente, é técnico em automação na empresa Perfitec Elétrica e Automação.

Matheus Mitsuo de Almeida KotakiGraduado pelo Centro Universitário de Lins (Unilins). Realizou duas Iniciações Científicas na área de Dispositivos Eletrônicos, além de atuar em diversos programas de monitoria. Atualmente, é mestrando na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) na linha de pesquisa “Processamento de Sinais e Instrumentação”.

ENGENHARIA DE ENERGIA

Davi de Marchi Formado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) com graduação sanduíche em Engenharia Mecânica pela Universidade de Windsor (ON, Canadá), com estágio na Proto Manufacturing. Trabalhou cinco anos na área de Energia e Utilidades na Termomecânica, dois anos na área de Tecnologia da Voith Paper/Hydro e um ano como Consultor Comercial na Ultragaz. Hoje, atua na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica no desenvolvimento das regras de comercia-lização do mercado de energia.

Guilherme Luís BoscoFormado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com CREA de Engenheiro em Eletrotécnica, e Técnico em Eletroeletrônica pelo COTUCA. Estagiou na Thales Group, área de Engenharia de Hardware, participando no desenvolvimento da fonte de potência do novo Acelerador de Partículas Sirius do LNLS. Foi bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras, pelo qual estudou na Temple University (PA, EUA) e fez estágio acadêmico em Stanford University (CA, EUA), onde trabalhou com projetos do Stanford Sustainable Systems Lab (S3L). Conhecimento em MS Office, SolidWorks, Altium, TOTVS etc. Inglês fluente e italiano básico.

Patrícia Moniz de Arruda Graduada em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), estudou na Universidade Técnica de Colônia e estagiou no Instituto Fraunhofer para Energia Eólica pelo Ciência sem Fronteiras. Apresentou seu trabalho de graduação no Congresso Latino-americano de Geração e Transmissão de Energia Elétrica. Foi estagiária na Zeppelin Systems e analista de Estudos de Mercado na Thymos Energia. Atualmente, é analista de preços na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

ENGENHARIA FLORESTAL

Patrícia Borges Alves Graduada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), foi bolsis-ta de iniciação científica PIBIC, com o projeto “Expressão de lipases pelo fungo patogênico Pucciniapsidii durante o processo de infecção de Eucalyptusgrandis” e bolsista do Programa Aprender com Cultura e extensão com o projeto “O Engenheiro Florestal e o meio ambiente”. Recebeu os prêmios ADEALQ, CREA, FIBRIA, Prof. Helladio do Amaral Mello, Luiz de Queiroz, SBS e John Deere, pelo destacado desempenho acadêmico no curso de engenharia Florestal da ESALQ/USP.

ENGENHARIA DE GESTÃO

Ricardo de Paula RochaGraduado em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Gestão pela Universidade Federal do ABC (UFABC), foi bolsista do PET, aluno de Iniciação Científica, intercambista voluntário pela AIESEC e ganhou dois prêmios de melhor aluno do seu curso em 2017. Possui formação em Lean Business e interesse em metodologias ágeis como o Scrum. Além do estágio, atuou como analista de vendas e de contratos na Siemens Healthineers. Atualmente, é trainee da vice-presidência da DASA e Project Owner em projetos estratégicos.

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 516 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 17

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA

João Vítor Felippe SilvaCursando Mestrado (Stricto Sensu) em Engenharia Mecânica – Área de Materiais pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG/UNESP) e graduado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Itapeva). Realização de estudos no desenvolvimento e caracterização de compósitos lignocelulósicos para aplicação estrutural. Desenvolvimento de produtos a partir de resí-duos naturais e sintéticos. Vivência em projeto de produtividade e em análises estatísticas com auxílio computacional. Possui inglês avançado.

ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO

Allan Holanda TarginoBacharel em Ciência da Computação e em Engenharia de Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Desde 2015, trabalha na Microsoft, onde atua como Engenheiro de Software focado no desenvolvimento e arquitetura de soluções para plataformas de nuvem. Possui competências centrais em aplicações distribuídas e microsserviços, ao passo que também atua em outras áreas como IoT, Machine Learning e DevOps.

Júlio Neri SoaresFormado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), atua na área de Sistemas de Automação ou Telecomunicações. Experiência: Metrô de São Paulo - Cargo: Técnico de Restabelecimento. Atividades: Restabelecimento dos sistemas de controle de trens, auxiliares e telecomunicações. NR’s 10, 33 e 35. Elaborador e instrutor de treinamentos.

Nicolas Souza LopesBacharel em Ciência e Tecnologia e engenheiro de Informação. Graduado com

Honra ao Mérito pela Universidade Federal do ABC (UFABC), realizou intercâmbio acadêmi-co de um ano na Universidade Eötvös Loránd em Budapeste, Hungria (Ciência sem Fronteiras). Possui experiência em desenvolvimento de software e, atualmente trabalha, como engenheiro de Desenvolvimento de Testes em Radiofrequência, na Ericsson Eesti As em Tallinn, Estônia.

ENGENHARIA DE INSTRUMENTAÇÃO, AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA

Alvaro Marques de Andrade Dé JúniorBacharel em Ciência e Tecnologia e engenheiro de Instrumentação, Automação e Robótica pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi bolsista de Iniciação Científica na área de Óptica Quântica, com auxílio do CNPq. Participou do programa Ciência sem Fronteiras, na Universiteit Twente, onde de-senvolveu um projeto relacionado ao controle cartesiano de um atuador robótico. Foi estagiário e analista de modelagem no Itaú Unibanco. Sua área de atuação vigente, tanto profissional quanto acadêmica, é Ciência de Dados e Inteligência Artificial. É, atualmente, aluno especial do mestrado em Ciência da Computação na UFABC. Premiado pelo CREA-SP como melhor aluno de sua turma.

Rhuan Chimenes Uliana Formado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), bacharelado em Ciência e Tecnologia. Experiência profissional: Rede Itaú, analista de Projetos Pleno; Presente LATAM Airlines - ana-lista de Processos Pleno; LATAM Airlines – Estagiário em Qualidade; Ciência sem Fronteiras - Residente nos EUA por um ano; certificado de Honra ao Mérito CREA-SP.

ENGENHARIA DE MATERIAIS

Alexandre Oliveira StellaFormado em Bacharelado em Química e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Pesquisa com atuação em processos de análise em espectroscopia atômica. Na AkzoNobel, no laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, auxiliou nos testes físicos e na prepara-ção das formulações. Na Rhodia, teve atuação com iniciativas ligadas à inovação, com foco na pre-paração de pó de polímero biodegradável. Na Japi, trabalho desenvolvido com produtos de revendas além de vasos produzidos por rotomoldagem.

Bruna Cristine CamiloFormada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Guaratinguetá) e formação técnica em

Eletrônica pelo Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG/UNESP). Durante a univer-sidade, realizou pesquisa sobre compósitos estruturais financiada pelo CNPq e pela FAPESP, e fez parte da estruturação da diretoria financeira na empresa júnior Jovens Projetistas. Estágio na em-presa AGC Vidros do Brasil na área de Engenharia e Manutenção e, atualmente, é trainee da área Financeira na empresa Magazine Luiza.

Eduardo Chaves do NascimentoFormado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e bacharel em Ciência e Tecnologia pela mesma universidade. Atuou em projetos de pesquisa nas áreas de Cerâmicos (LAS/INPE - Brasil), Metais (FEUP/Porto - Portugal) e Polímeros (Projeto BASF/UNIFESP - Brasil). Atualmente, é aluno do MBA Executivo do Insper, e engenheiro responsável pelo desenvolvimento de mercado das divisões de polímeros de engenharia da Master Polymers, em São Paulo.

Eduardo Ruben do NascimentoGraduado em Engenharia de Materiais e doutorando em Nanociências e Materiais Avançados, am-bos pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Durante a graduação participou do Programa de Ensino Tutorial – PET, fez intercâmbio de um ano em Sheffield, Reino Unido, pelo programa Ciência sem Fronteiras, além de participar de atividades de Monitoria e Iniciação Científica. Atuou no Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro estimulando projetos e parcerias em pesquisa em inovação aberta entre Brasil e Suécia.

Murilo de Oliveira Sacco JúniorFormado pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), fez intercambio de um ano na Irlanda, período em que aprimorou o inglês estudando em uma universidade estrangeira e trabalhando em uma empresa multinacional, na qual desenvolvia planilhas com macros para controle da qualidade e indicadores. Trabalhando na área de Pesquisa e Desenvolvimento, aprimorou as habilidades lógi-cas e aumentou o interesse pela área técnica. Possui facilidade de aprendizagem e muito interesse em continuar adquirindo conhecimento e trabalhando na área de formação.

Rogério Zulzke Pompermayer Formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atualmente cursa Engenharia de Gestão na Laurea Magistrale Politecnico di Milano (POLIMI). Recebeu o Prêmio “Professor Sérgio Mascarenhas” de melhor performance. Pelo Ciência sem Fronteiras, durante a graduação, cursou a Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Experiência - Estagiário de P&D, Magnesita Refratários S.A., Contagem, MG; de Pesquisa, GEMM / UFSCar; de Engenharia de Processos, Oakley Inc., FoothillRanch, CA, EUA; e de Pesquisa, UCLA / CNSI, Los Angeles, CA, e estagiário de Pesquisa Bolsista, LaMaV / UFSCar.

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 518 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 19

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

Verônica MontesFormada pelo Centro Universitário FEI. Cursando Processos Gerenciais. Pesquisas realizadas em sín-tese de material cerâmico nanoestruturado, apresentado no Congresso Brasileiro de Cerâmica, e em comportamento mecânico em aço bifásico. Inglês intermediário/avançado e Excel avançado.

Victor Buratto Tinti Iniciou sua graduação na Universidade Federal do ABC (UFABC), em 2012, no bacharelado de Ciências e Tecnologia (BC&T). Em 2015, se formou no bacharelado interdisciplinar sendo que, no mesmo ano, ingressou em Engenharia de Materiais e no programa de pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados na modalidade de mestrado, ambos na UFABC. No final de 2017, obteve o título de mestre e iniciou o curso de Doutorado na UFABC em Nanociências e Materiais Avançados. Tem experiência na área de Materiais, com foco em propriedades elétricas e magnéticas de cerâmicas avançadas.

ENGENHARIA MECÂNICA

Diego Rafael de MelloGraduado pela UNESP/Bauru, onde, por três anos e meio e com bolsa FAPESP, realizou pesquisas cien-tíficas na área de Fabricação Mecânica, resultando em publicações em revistas e congressos da área. Possui formação técnica como mecânico de Usinagem pela escola SENAI São Carlos, idioma inglês a nível avançado, conhecimentos em softwares de desenho/projetos e de engenharia. É engajado, flexível, de fácil adaptação e tem facilidade nas relações interpessoais.

Fernando Leonel FraiettaFormado pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Experiência profissional: auxiliar Administrativo na empresa COPASA. Cursos complementares: Solid Works – Polo ENTEV, programação Robótica Industrial para Controlador DX100 – Polo Robótico ENTEV – YASKAWA MOTOMAN – Basico I e II / Intermediário I.

Guilherme Henrique Gonçalves MollicaFormado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Guaratinguetá). Durante a graduação, foi monitor da matéria introdução à resistência dos materiais durante um ano. Foi contemplado com uma bolsa de intercâmbio para os Estados Unidos onde, além de cursar disciplinas da graduação por dois semestres, teve a oportunidade de realizar estágio acadêmico por dois meses na empresa multinacional Lisega, concomitantemente com a realização de um curso de lean manufacturing.

Guilherme Rossi GarciaFormado pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP/FUMEP), técnico em Eletromecânica, SENAI. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Projetos, FUMEP – Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. Experiência na Indústria de Inspeção de Equipamentos: qualificação de procedimentos e soldadores (ASME) e inspeção de segurança em caldeiras e vasos de pressão (NR-13). Há dois anos na Indústria Automotiva - Engenharia de Manufatura - desenvolvimento e otimização de pro-cessos, experiência em projetos, APQP e análise e soluções de problemas - DELPHI Technologies.

Inglês, alemão básico e CAD/CAM, lean manufacturing.

Igor Lana de MeloGraduado pela Universidade Anhembi Morumbi como melhor aluno e, técnico em Mecatrônica, pelo SENAI-SP. Vivência como estagiário em projetos de homologação de segurança veicular e emissões no setor Automotivo e em chão de fábrica no Setor de Projetos de Refrigeração Industrial. Concluindo estudos da língua inglesa e iniciando estudos em alemão. Conhecimento avançado no pacote office e softwares de desenho como AutoCAD e Inventor.

Laís Stocco BandiniGraduada em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Aluna do mestrado da UNESP/Ilha Solteira, em engenharia Mecânica com ênfase em Ciências Térmicas, trabalhando na linha de pesquisa de intensificação de transferência de calor por meios passivos. UNIFEB - Graduada em Mecatrônica Industrial; FATEC - Garça, realizando estágio com ênfase em automação e robótica.

Mateus Mota MoraisGraduado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Desenvolveu Iniciação Científica pela FAPESP sobre modelagem computacional de prensagem de cerâmica, sendo premiado pela USP com uma viagem para apresentação em um congresso em Berlim. Atuou como estagiário na empresa MTE-Thomson na área de projeto mecânico. Atualmente, é mestrando em Engenharia Mecânica na EESC, na área de Prensagem e Usinagem de Cerâmica.

Matheus Silva ProençaFormado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Ilha Solteira). Atualmente, é aluno regular do programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia (FEIS/UNESP). Atua na área de Mecânica dos Sólidos com ênfase em Vibrações e Método dos Elementos Finitos. Bolsista de mestrado do CNPq com Projeto de Pesquisa na detecção de vazamentos em dutos subterrâneos.

Paulo Henrique Nascimento LimaFormado pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS). Primeiro lugar regional no Projeto Cisne Branco da Marinha do Brasil. Contemplado com o prêmio CREA-SP de for-mação profissional 2017. Aprendiz na CBA Alumínio em oficina elétrica e ferramentaria. Estagiário no setor de Engenharia responsável pela fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos utilizados no processo de obtenção do alumínio. Atualmente, é técnico de Processos da equipe de Engenharia da CBA Sorocaba. Domínio no inglês avançado.

Reynaldo de Almeida Chagas FilhoEstágio de Engenharia Mecânica - Conerge Inspeção & Engenharia LTDA. Auxiliar na elaboração de relatórios de inspeção em vasos de pressão, de acordo com a norma regulamentadora NR-13. Auxiliar de adequação de tanques – Ultracargo Santos: auxiliar na adequação e retirada de resíduos de produtos nos tanques de armazenamento do terminal. Atualmente, cursa Tecnologia em Processos Químicos - FATEC - Praia Grande. Monitor de Química Geral.

Thamiris Zuliani da SilvaTrainee de Process Improvement na Ernst & Young. Mestranda em Materiais e Processos, en-genheira Mecânica pela FEI e tecnóloga em Processos Gerenciais pela FTT, tendo executado projetos de consultoria, pesquisa científica e monitoria em controle de sistemas mecânicos e comportamento de materiais. Premiada pelo CREA-SP e Tenaris Confab. Vivência no exte-rior, inglês e Pacote Office avançado, inclusive com Macro e VBA no Excel.

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 520 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 21

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

ENGENHARIA MECÂNICA AUTOMOBILÍSTICA

Victor Amaral LoureiroGraduado pelo Centro Universitário FEI, pós-graduando MBM (Master in Business and Management) na Fundação Getulio Vargas (FGV) (conclusão junho/2019). Experiência profissional: analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto na DUX NutritionLab; - Consultor 1 em Management Solutions (julho/2018 até o momento). Cursos complementares: de Motorsport Engineering, de Motorese Preparação de Motores e excel avançado. Idiomas - inglês avançado, alemão intermediário (B1 - Goethe Institut São Paulo) e espanhol básico.

ENGENHARIA MECATRÔNICA

João Pedro Finoto MartinsFormado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), durante a graduação, desen-volveu diversos trabalhos nas áreas de Controle, Robótica Móvel e Visão Computacional. Tem experiência com SolidWorks, MatLab e conhecimento de diversas linguagens de programação. Atualmente, trabalha como engenheiro no desenvolvimento de produtos na AnimallTag, com foco em sistemas embarcados. Premiado pelo CREA-SP como aluno destaque dentre os forman-dos de seu curso em 2017.

Leandro Zuin QuibaoGraduado pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP/FUMEP), pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho no CPG/FUMEP. Atuou como auxiliar técnico de Manutenção na Digisom Rafard. Atualmente, é chefe da Divisão de Informática na Prefeitura de Rafard. Interessa-se por automação, informática, gerenciamento de sistemas, realidade virtual e automobilística. Participou de projetos estudantis durante a graduação, sendo gerente de Elétrica na equipe EEP Baja por três anos. 

ENGENHARIA DE PETRÓLEO

Karen Mika GotoGraduada pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Participação em Iniciação Científica em Geopolítica, resultando em uma publicação na Revista TN Petróleo. Participação em dois congressos (COBRIC). Contemplada com o Diploma de Honra ao Mérito. Exerceu função de estagiária de férias na Baker Hughes, a GE Company, em um projeto de Lean Manufacturing. Intercâmbio nos EUA onde cursou inglês e Engenharia de Petróleo durante um ano e meio na Missouri University of Science and Technology. Atuação em pesquisa de verão na The University of Oklahoma.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Amanda Santana de SouzaFormada pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Experiência pro-fissional: CORBION - analista da Qualidade Júnior 2018 (julho até o momento); CORBION - analis-ta de Logística Júnior; SOLAZYME BUNGE - estagiária de Logística. Prêmios: UNIFEB e CREA- SP por ter sido a melhor aluna da turma do Curso de Engenharia de Produção -formandos/2017. Cursos complementares: GreenBelt – RL Associados, cursando – Inglês, Solid Works – Unifeb.

Carla Valverde PereiraFormada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Experiência profissional: Rud Correntes Industriais - cargo: assistente de Vendas (jun/2018 - atual); Companhia Metalúrgica Prada - cargo: estagiária nível superior. Cursos complementares: Green Belt Six Sigma – RL & Associados – Carga horária: 40h; Inglês – Wise Up); curso de extensão universitária em Mapeamento do Fluxo de Valor – UMC – Carga horária: 20 horas.

Cauana Mendes e MendesGraduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atua, hoje, como analista de Operações na Via Petro Combustíveis LTDA. Estagiou na área de Gestão de Projetos na Eaton, em Valinhos, onde também se certificou Yellow Belt. Concluiu duas Iniciações Científicas nas áreas de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. A segunda publicada no periódico Fórum da Alta Paulista, (Análise dos Modelos de Plataformas Satélites para Distribuição de Cargas em Ambiente Urbano). É voluntária na ONG APACC, em Campinas. Inglês avançado e espanhol básico.

Eduardo MontalvãoFormado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) com graduação sanduíche em Industrial Engineering pela University of Regina (Canadá), cursando MBA em Gestão de Manufatura pela POLI-USP. Possui experiência como gestor de projetos em uma empresa de pavimentação no Canadá e, atualmente, é coordenador de Engenharia e Manufatura em uma empresa especializada em fabricação de sistemas de energia solar térmica, além de participar de comitês técnicos para elaboração de normas da ABNT e portarias do INMETRO.

Elisabete Maria LeiteGraduada pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (Metrocamp), grupo IBTA, recebeu o título de melhor aluna da turma de formandos no curso de Engenharia. Recebeu nota máxima (10), da banca em seu TCC, cujo título do artigo foi Melhoria de Processos Aplicada a Custos Operacionais com Logística Spot (Análise de casos de logística spot em uma empresa de tecnologia).Possui mais de 10 anos de experiência em Supply Chain em multinacionais, sendo cinco na IBM Brasil.Certificada pela IBM Brasil em: Agile Practitioner, Design Thinking, Cognitive Services, Earning Advocacy.Trabalhou em outras empresas multinacionais de Teleomunicações e Tecnologia da Informação. Fala, lê e escreve muito bem inglês e espanhol. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Pessoas e Liderança, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) – previsão de término em 2019.

Guilherme de Andrade CamargoFormado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), atualmente trabalha como analista de Projetos na empresa Grupo Latino Americano de Franquias. Experiência de um ano na empresa Grupo Nexo Franquicia, no cargo de analista de Marketing. Participação de palestras, visitas técni-cas e congressos. Idiomas: inglês avançado, espanhol-intermediário e italiano e russo-básico. Pacote Office avançado e perfil de profissional empenhado, comprometido, com facilidade para trabalhar em equipe e de rápida adaptação.

Júnia Leite da SilvaGraduada pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Experiência de quatro anos na ANDRITZ e EMBRAER, responsável por planejar e controlar projetos, gerir fornecedores nacionais e internacionais, execu-tar pedidos, contratos e trâmites logísticos, além de desenvolver ferramentas gerenciais automatizadas, KPIs e relatórios. Obtendo processos mais enxutos, eficientes e aumentando a satisfação dos clientes. Devido a aspira-ção por se desenvolver, realizou cursos como de Business Analytics e SCM na University of British Columbia, além de saber inglês, espanhol, alemão, francês, SAP GUI/BI,VBA, Tableau,  MS Office e Project.

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 522 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 23

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

Paula Venticinque MendesFormada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), durante o período acadêmico atuou como monitora de uma disciplina de programação, participou da empresa Jr. e fez Iniciação Científica - que proporcionou a escrita de um artigo publicado em uma revista científica, a participação em diversos congressos e um prêmio de mérito científico. Fez estágio no escritó-rio Global da Ambev por um ano e meio, onde atuou nas áreas de Sales Quality Assurance and Methodology, além de ter integrado o time de engagement.

Roberto Costa de Azevedo JuniorProfissional direcionado a resultados, com mais de seis anos de experiência (nacional e internacio-nal), incluindo atacadistas e mercado farmacêutico. Graduado pelo Centro Universitário FEI e ba-charel em Engenharia Industrial pela West Virginia University (WV, EUA). Atualmente, trabalha na Amgen, líder farmacêutica de produtos biológicos. Busca crescimento intelectual e profissional, desenvolvendo novas habilidades, aprimorando o conhecimento do mercado farmacêutico, co-nhecendo pessoas e alcançando um plano de desenvolvimento de carreira com foco especial em Contas-chave, Gestão, Planejamento e Estratégia de Negócios.

Sylvio Felippe Ventura RibeiroFormado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Bauru), foi bolsista de Iniciação Científica – CNPq sobre o tema: “Barreiras e Motivações à Adoção de Práticas de Gestão de Operações de Baixo Carbono em Empresas do Setor de Transformação Brasileiro”. Foi membro da Empresa Júnior da Faculdade dentro da diretoria Administrativa e da Equipe de Fórmula SAE, dentro da diretoria da Qualidade. Realizou estágios nas empresas CAIO Induscar e na Stud Bolts Ind. e Comércio de Parafusos LTDA, nas áreas de Pós-Venda e Qualidade, respectivamente. Recebeu certificado de Mérito Acadêmico – 1ºLugar entre os formandos de 2017 do curso de Engenharia de Produção – UNESP/Bauru. Tem interesse nas áreas da Qualidade, Gestão, PCP e Gestão Ambiental.

Vitor Platero DistasiMestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Porto – Portugal; graduação em Engenharia de Produção – Universidade São Francisco (USF), Itatiba, SP. Curso em Gestão da Inovação. Área de atuação - Engenheiro de Produção na em-presa Sunshine Cristais, com atividades de: controle de estoque e da produção; melhorias de desem-penho utilizando ferramentas e conceitos de TQM; controle financeiro; criação e produção de semi joias com Cristal Swarovski e metais hipoalérgicos. Coordenador da divisão técnica de Planejamento e Engenharia Econômica, do Departamento de Engenharia de Produção no Instituto de Engenharia. Qualificações: espanhol-intermediário, inglês-fluente, alemão-básico, conhecimentos de linguagem C++ e em SOLIDWORKS.

ENGENHARIA QUÍMICA

Ana Cristina da Silva LimaTécnica em Química pela ETEC Getúlio Vargas e Engenheira Química pelo Centro Universitário FEI, menção honrosa recebida duas vezes pelo destaque acadêmico, TCC escolhido como primeiro lugar do INOVA FEI 1°/2017. Trabalha bem em equipe ou sozinha. Conhecimentos avançados em Excel, já tendo desenvolvidos trabalhos com VBA. Conhecimentos básicos em Access, SAS e Aspen e inglês intermediário. Grande interesse pela área de Processos e Projetos. Atualmente, é analista Júnior no Itaú Unibanco S.A.

Luan Zuchi RibeiroFormado pela FHO/Uniararas, atualmente é mestrando em Engenharia de Produção na FCA/UNICAMP com pesquisa na área de Pesquisa Operacional e Modelagem Matemática. Participou do projeto Empresa Júnior StartUP! ) no cargo de diretor de Recursos Humanos e da atividade de moni-toria de Química. Iniciação Científica (bolsista PIC) na área de QVT. Possui artigos aprovados no ENEGEP, SIMPEP e COMBEPRO. Foi estagiário na Flex na área de Engenharia Industrial. Tem conhecimento do Pacote Office, AutoCAD, MATLAB e Python.

Lucas José GasparinoFormado pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Atualmente, trabalha na empresa Unither Mariol como assistente da Garantia da Qualidade. Cursos: Excel Avançado – (Microway); Validação de Processo – (Farmacêuticas); NBR ISO 9001:2015 Gestão da Qualidade – (Alquimia Consultoria); Programa 5S – (Alquimia Consultoria). Certificados: de Honra ao Mérito – (CREA-SP), Melhor Aluno – (UNIFEB). Idiomas - inglês – intermediário superior.

Mariany da CruzGraduada pelo Centro Universitário FEI. Experiência profissional: Grupo Fleury, como estagi-ária de Planejamento Financeiro. Atividades extracurriculares: trabalho voluntário no Instituto Cidinha Kopcak e Dorset Family History. Experiência internacional: residência em Bournemouth, Inglaterra, General English e Business English Courses. Idiomas inglês fluente - Cambridge Advanced English (CAE) – C1 - BULATS – C1 (Writing; Speaking) C2 (Listening; Reading). Conhecimento em Informática: Excel avançado - Tecnoponta. Pacote Office: avançado. Certificados e prêmios: Prêmio CREA-SP e Diploma de Honra ao Mérito - destaque como melhor aluna do curso de Engenharia de Produção pela FEI.

Matheus Nassar LecceFormado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Bauru). Realizou um intercâmbio na área de Engenharia Industrial na University of Miami (UM), nos EUA. Desenvolveu estágio na Fábrica de Laticínios Gotas de Leite. Participou do intercambio de tra-balho cultural do Walt Disney World, em Orlando, Flórida. Desenvolveu estágio e foi efetivado como analista na área de PCP nas Maquinas Agrícolas Jacto SA. Recentemente, trabalhou como representante cultural do Brasil também no Walt Disney World. 

Nathalia Consoni BrancoFormada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou curso de pós--graduação em nível de Extensão em Logística, Riscos e Sinistros da Cadeia de Suprimentos. Já atuou como estagiária em Operações, técnica de Sinistros e analista de Sinistros de Transportes em uma Seguradora Multinacional denominada AXA Seguros. Atualmente, compõe o time de Sinistros nas análises de resseguro.

Nathália de Oliveira Val Formada pela Universidade Federal do ABC (UFABC), atua como analista de Mercado na área Comercial da Suzano Papel e Celulose, desenvolvendo principalmente as atividades de aplicação de analytics para tratamento do perfil dos clientes de modo a encontrar padrões de consumo, auxiliando na gestão e no aumento da conversão de vendas B2B e B2C e criação e manutenção de relatórios gerenciais de toda a equipe Comercial na ferramenta Power BI. Experiência prévia como estagiária comercial na Suzano Papel e Celulose durante um ano. Inglês fluente e francês avançado.  Experiência Internacional. Cursos de Excel, AutoCad e Power BI.

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 524 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 25

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

Arthur Eduardo Pastore de LimaDoutorando em Engenharia Química na University of Wisconsin-Madison (Estados Unidos). Mestre em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui graduação em Engenharia Química pela mesma universidade (2017). Participou de projetos de Iniciação Científica no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e na UNICAMP (processos FAPESP nº 2013/18062-2 e 2015/24941-4). Técnico em Química pela UTFPR – Campus Medianeira. Medalhista de prata pela OBMEP e medalhista de prata e ouro pela OBQ.

Camila Oliveira Alves de Vasconcelos TeixeiraFormada pelas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) e pós-graduanda em Cosmetologia. Atua desde 2010, em trabalho voluntário auxiliando na igreja. Domínio intermediário em inglês, conhecimentos avan-çados no Word, Excel e Power Point e básicos em Auto-Cad, Corel Draw e Informática. Certificação em Engenharia Econômica: análise de viabilidade econômica de projetos, Perfumaria básica, Gestão de Projetos, Química dos Produtos Perigosos e Lean-Six Sigma em White Belt. Objetivo profissional: área de Engenharia Química ou Projetos.

Eduardo Capelari RenzanoEngenheiro químico e farmacêutico, com atuação nas áreas de saúde coletiva, processos quí-micos e biotecnologia. Experiência na rede pública de saúde, assistência farmacêutica, farmácia clí-nica e no setor Desenvolvimento Bioenergético e Biocombustíveis, tendo como principal fonte de matéria-prima material lignocelulósico, adaptação microbiológica e desenvolvimento de processos voltado a indústria energética e química fina. Formado pela Universidade São Francisco (USF).

Jéssica Siqueira Mancilha NogueiraFormada pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), cursa mestrado em Engenharia Química pela mesma instituição, com pesquisa em catálise química e projeto financiado pela FAPESP. Durante a graduação, a engenheira, que possui Excel avançado e curso de Green Belt, participou do Centro Acadêmico de Engenharia Química; fez Iniciação Científica; fez intercâmbio financiado pela Bolsa de Mérito acadêmico da USP, em Portugal; foi monitora de Química Analítica; ministrou aulas vo-luntárias no Projeto Pescar e realizou estágio na empresa Kimberly-Clark, de Suzano.

Leonardo Vilar MouraGraduado pela École Nationale Supérieure de Chimie de Paris (ENSCP), na França, e pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde obteve os diplomas de Mestrado Profissional e de Graduação em Engenharia Química. No Mestrado Profissional, trabalhou com o desenvolvimento de catalisado-res resistentes à água para abatimento de emissões NOx no Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), na Austrália. Ainda durante o Mestrado, realizou estágio em empresa francesa do ramo de transportes. Durante a graduação, conduziu um projeto de Iniciação Científica: “A integração energética e aumento de eficiência de processos de liquefação de gás natural, usando simu-lador de processos comercial”. Premiações pelo destacado desempenho acadêmico: CRQ-IV Região, CREA-SP e Oxiteno-ABEQ. Atualmente, é aluno de pós-graduação da Faculdade de Engenharia

Química (FEQ/UNICAMP) na área de Catálise. Interessa-se por projeto de equipamentos/produtos e simulação de pro-cessos.

Letícia Scudeler RuggeroFormada pelo Instituto Mauá de Tecnologia e em técnica em Química pela ETEC Getúlio Vargas. Participou de programas de Monitoria e Iniciação Científica (FAPESP). Reconhecida por seu mérito acadêmico (CREA-SP) e pelos trabalhos desempenhados na área de Sustentabilidade (Natura, Votorantim Cimentos e WEG). Atualmente, realiza extensão em Engenharia de Alimentos no Instituto Mauá de Tecnologia e atua no setor de Pesquisa e Desenvolvimento de bebidas na Archer Daniels Midland - ADM.

Loraine IglesiasFormada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos, foi premiada pelo CREA-SP, pelo Conselho Regional de Química (Prêmio Lavoisier) e pela UNIVAP como melhor alu-na. Atuou como pesquisadora científica e bolsista PIBIC/CNPq em 2016/2017. Realizou estágio volun-tário no laboratório de Nanotecnologia e processos a plasma no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), da UNIVAP e, no ano de 2017, realizou estágio no laboratório de Síntese orgânica no IP&D.

Marco Aurélio de MouraFormado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), atualmente é pós-graduando em Perícia, Auditoria e Gestão ambiental, na Faculdade Oswaldo Cruz (FOC). Realizou estágio em ETEs - Wharton Ambiental Ltda - e na UMC, Laboratório Semi-industrial. Idiomas - inglês avan-çado e Mandarim básico. Outros cursos: Excel Avançado, AutoCad, Fundamentos Aplicados de Transferência de Massa para a Engenharia Química e certificação de Honra ao Mérito por melhor desempenho acadêmico.

Thayná Lorize Oliveira SilvaFormada pela Universidade Padre Anchieta (Unianchieta). Conhecimentos avançados em Excel pelo Senai, NBR ISO 9001:2015 e 14001:2004 pela Gestão Sustentável, HACCP/APPCC pela Food Design, cursando inglês intermediário pela Wizard e fluente em libras. Experiência de quatro anos em rotinas administrativas e de três anos em Gestão da Qualidade e Meio Ambiente pela Linde Gases onde estagiou, e Fareva Group onde atuou como inspetora da Qualidade, e atual-mente vendedora técnica na Mann-Hummel.

Vivian Maria Menezes GarbellottoFormada pela Universidade de São Paulo (USP-Lorena). Ex-voluntária da BetaEQ (2016) – sé-rie ‘Chemical Engenharia’. Realizou intercâmbio para a University of Connecticut (EUA 2015/2016), atuando com pesquisa em Nanomateriais na UConn (Dr Luyi Sun), que resultou em um artigo pu-blicado (Mimicking Wrinkly Fingers: Toward Creating Smart Surfaces), e em Materiais Magnéticos na Northeastern University (Drª Laura Lewis). Estagiou na Tenaris Confab na área de Project Management e, atualmente, é trainee/analista de Consultoria na Accenture (desde agosto/2017).

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

Francis Freitas de MattosFormado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Tem interesse em trabalhar nas áreas de Pesquisa ou Projetos em Telecomunicações. Experiência profissional: Furukawa Electric Latam S.A. – Desenvolvimento de Sistemas Wireless – Desenvolvedor de Hardware Jr. - atualmente; Furukawa Electric LatAm S.A. – Desenvolvimento de Sistemas Wireless – Estagiário; UNICAMP – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação – Estagiário e, PUCCAMP – Pontifica Universidade Católica de Campinas – monitor de Cálculo Diferencial e Integral B.

Pedro Henrique Marquez MachadoGraduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente, cursa Engenharia Elétrica. Foi aluno extensionista voluntário, tendo como título de plano de trabalho de ex-tensão “Divulgação de Soluções para Deficientes Visuais”. Trabalha na empresa Furukawa Industrial Optoeletrônica, onde apresenta experiência na área de RF. Atua na área de projetos, com foco em sistemas de rádios enlaces digitais ponto-multiponto e ponto a ponto em faixas de frequência UHF e SHF.

Relação do Prêmio Instituto de Engenharia 2017

ENGENHARIA NOME ESCOLA

Aeroespacial Fillipe Cerdan Silva Universidade Federal do ABC -UFABC

Aeroespacial Murilo Doro Rossi Universidade Federal do ABC - UFABC

Aeroespacial Murilo Ribeiro Deboni Universidade Federal do ABC -UFABC

Agrônoma Higor Augusto Seraphim PimpinatoEscola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP)

Agrônoma Mariana Peduti Vicentini SabFaculdade de Ciências Agronômicas -UNESP/ Botucatu

Alimentos Cleber da Silva MatiasCentro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta)

Alimentos Maria Carolina Anjolino CaspaniCentro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - UNIFEB

Alimentos Maria Fernanda Boldim VaggioneUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Alimentos Rodrigo Rodrigues EvangelistaCentro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB)

Ambiental e Sanitária Alessandra Leite da SilvaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Ambiental e Sanitária Daniela Defavori CasattiPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Ambiental e Urbana Alessandra Piovan Ribeiro Teixeira Universidade Federal do ABC (UFABC)

Ambiental e Urbana Natália da Silva Universidade Federal do ABC (UFABC)

Automação e Controle Everton Bertelli de Moraes Universidade Federal do ABC (UFABC)

Biomédica Barbara Teixeira SaisUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Biomédica Flavia Rodrigues Gabriel Universidade Federal do ABC (UFABC)

Biomédica Samara Silva Arbage Brito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Biomédica Thaís Cardoso SantosInstituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP)

Bioquímica Marina de Carvalho Magalhães Escola e Engenharia de Lorena (EEL-USP)

Bioquímica Renan Yuji Miyamoto Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP)

Civil Ângelo Henrique Dinhane Vassoler UNESP

Civil Betina Ludwig Navarro Universidade de Marília (UNIMA)

Civil Bruno Evangelista Universidade Braz Cubas (UBC)

Civil Caio Beltran dos SantosFundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

Civil Caroline Nascimento Mossinato UNESP

Civil Celso Henrique Martins de Souza Universidade Santa Cecília (UNISANTA)

Civil Daniel Olimpio Carderan Faculdade Integrada de Araraquara (FIAR)

Civil Felipe Vieira AncelmiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Civil Flávio Herrera FilhoFaculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS-UNESP)

Civil Hugo Zambaldi Trabuco Universidade de Araraquara (UNIARA)

Civil Jefferson Cássio da Silva Centro Universitário de Lins (UniLins)

Civil Jéssica Nascimento Tartarini Centro Universitário da FEI

Civil João Vitor Alves de Azevedo BarrosCentro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB)

ENGENHARIA NOME ESCOLA

Civil Juliana Rocha Alves CabralFaculdade de Engenharia São Paulo (FESP)

Civil Kamila de Oliveira Cruz Universidade de Taubaté

Civil Leandro Soares HaiekPontifícia Universidade Católica de São Paulo -(PUC-SP)

Civil Leonardo Pegoraro (Unesp) - Bauru

Civil Luara SacchiEscola de Engenharia de Piracicaba (EEP/FUMEP)

Civil Luciana Silva BarbosaCentro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta)

Civil Nara Su Ellen Viana da Silva Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Civil Nathalia Bertin Ducatti BaptistaFundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

Civil Patricia BarbosaFaculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS)

Civil Sarah Letícia Veneziani Kamezawa Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Civil Vítor Oliveira Santos ViziniFaculdade de Engenharia São Paulo (FESP)

Controle e Automação Felipe Guerra Soares UNESP - Sorocaba

Controle e Automação Lucas Gonçales Maitan Centro Universitário de Lins (Unilins)

Controle e Automação Valdemir Leandro Baptista UniMetrocamp Wyden

Controle e Automação Vinícius Luis Trevisan de Souza Instituto Mauá de Tecnologia

Computação Amanda França von Zuben UniMetrocamp

Computação Bruna de Sá Tavares Instituto Mauá de Tecnologia

Computação Bruno Gois da Silva Universidade Metodista de São Paulo

Computação Bruno Henrique Sebba Dodorico Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Computação Eduardo Costa Lopes da Silva Junior Universidade Santa Cecília - (UNISANTA)

Computação Guilherme Dimarchi Souza da CruzFaculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS)

Computação Gustavo Dantas Universidade São Francisco (USF)

Computação Jade Ohara MesquitaCentro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

Computação João Vitor LeiteFundação Hermínio Ometto (FHO-Uniararas)

Elétrica Augusto César Pereira Takayama Universidade de Marília (UNIMAR)

Elétrica Carlos Henrique Santos Barros Universidade Santa Cecília (UNISANTA)

Elétrica Filipe Terra DelboniEscola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP)

Elétrica Guilherme de Souza AraujoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Elétrica Isabella Menezes de CarvalhoPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Elétrica João Filipe BoissoniCentro Universitário da Fundação Educacional Barretos (UNIFEB)

Elétrica João Paulo Teixeira Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Elétrica Lucas Tosetto Morvillo UNESP - Bauru

Elétrica Luís Henrique Carrasco Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Elétrica Mariana Aparecida de Moraes UNESP - Ilha Solteira

Elétrica Stefan Thiago Cury Alves dos SantosEscola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP)

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 526 Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 5 27

“ “

www.iengenharia.org.br www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia especial prêmio instituto de engenharia

ENGENHARIA TÊXTIL

Allan Baptista ReisFormado pelo Centro Universitário FEI. No ambiente acadêmico, atuou como monitor no cur-so de Tecelagem. Participou da empresa Interface Engenharia Aduaneira como assistente de Engenharia Têxtil, por 10 meses, e estagiário na área de Engenharia Têxtil, durante 15 meses, também no grupo Interface Engenharia Aduaneira. Atualmente, está finalizando seu programa de intercâmbio, no Canadá, visando o aperfeiçoamento do idioma.

Caso tenha interesse em contatar os recém-formados aqui relacionados, encaminheum e-mail para [email protected]

ou telefone para (11) 3466-9230

Apoie Instituto de Engenhariano campo 31 da ART

Relação do Prêmio Instituto de Engenharia 2017

ENGENHARIA NOME ESCOLA

Elétrica Vinícius Marinho Schnabel Centro Universitário da FEI

Eletrônica Guilherme Lopes da SilvaCentro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta)

Eletrônica Kaio Alexandre Strippoli Doffini Instituto Mauá de Tecnologia

Eletrônica Matheus Mitsuo de Almeida Kotaki Centro Universitário de Lins (Unilins)

Energia Davi de Marchi Universidade Federal do ABC (UFABC)

Energia Guilherme Luís Bosco Universidade Federal do ABC (UFABC)

Energia Patrícia Moniz de Arruda Universidade Federal do ABC (UFABC)

Florestal Patrícia Borges AlvesEscola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALC-USP)

Gestão Ricardo de Paula Rocha Universidade Federal do ABC (UFABC)

Industrial Madeireira João Vítor Felippe Silva UNESP - Itapeva

Informação Allan Holanda Targino Universidade Federal do ABC (UFABC)

Informação Júlio Neri Soares Universidade Federal do ABC (UFABC)

Informação Nicolas Souza Lopes Universidade Federal do ABC (UFABC)

Instrumentação, Automação e Robótica

Alvaro Marques de Andrade Dé Júnior Universidade Federal do ABC (UFABC)

Instrumentação, Automação e Robótica

Rhuan Chimenes Uliana Universidade Federal do ABC (UFABC)

Materiais Alexandre Oliveira Stella Universidade Federal do ABC (UFABC)

Materiais Bruna Cristine Camilo UNESP- Guaratinguetá

Materiais Eduardo Chaves do NascimentoUniversidade Federal de São Paulo - (UNIFESP)

Materiais Eduardo Ruben do Nascimento Universidade Federal do ABC (UFABC)

Materiais Murilo de Oliveira Sacco Júnior Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP)

Materiais Rogério Zulzke PompermayerUniversidade Federal de São Carlos (UFCar)

Materiais Verônica Montes Centro Universitário da FEI

Materiais Victor Buratto Tinti Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mecânica Diego Rafael de Mello UNESP - Bauru

Mecânica Fernando Leonel FraiettaCentro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB)

Mecânica Guilherme Henrique Gonçalves Mollica UNESP - Guaratinguetá

Mecânica Guilherme Rossi GarciaEscola de Engenharia de Piracicaba (EEPFUMEP)

Mecânica Igor Lana de Melo Universidade Anhembi Morumbi

Mecânica Laís StoccoBandiniCentro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB)

MecânicaMateus Mota Morais Escola de Engenharia de São Carlos

(EESC/USP)

Mecânica Matheus Silva Proença UNESP - Ilha-Solteira

Mecânica Paulo Henrique Nascimento LimaFaculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS)

Mecânica Reynaldo de Almeida Chagas Filho Universidade Santa Cecília

Mecânica Thamiris Zuliani da Silva Centro Universitário FEI

Mecânica Automobilística

Victor Amaral Loureiro Centro Universitário FEI

Mecatrônica João Pedro Finoto MartinsEscola de Engenharia de São Carlos - (EESC-USP)

ENGENHARIA NOME ESCOLA

Mecatrônica Leandro Zuin QuibaoEscola de Engenharia de Piracicaba (EEP-FUMEP)

Petróleo Karen Mika Goto Universidade Santa Cecília (UNISANTA)

Produção Amanda Santana de SouzaCentro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB)

Produção Carla Valverde Pereira Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Produção Cauana Mendes e MendesPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Produção Eduardo Montalvão Universidade Federal do ABC (UFABC)

Produção Elisabete Maria LeiteFaculdade Integrada Metropolitana de Campinas (METROCAMP)

Produção Guilherme de Andrade CamargoFundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

Produção Júnia Leite da Silva Universidade de Araraquara (UNIARA)

Produção Luan Zuchi RibeiroFundação Hermínio Ometto (FHO - Uniararas)

Produção Lucas José GasparinoCentro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB)

Produção Mariany da Cruz Centro Universitário da FEI

Produção Matheus Nassar Lecce UNESP - Bauru

Produção Nathalia Consoni BrancoPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Produção Nathália de Oliveira Val Universidade Federal do ABC (UFABC)

Produção Paula Venticinque MendesPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Produção Roberto Costa de Azevedo Junior Centro Universitário da FEI

Produção Sylvio Felippe Ventura Ribeiro UNESP-Bauru

Produção Vitor Platero Distasi Universidade São Francisco (USF)

Química Ana Cristina da Silva Lima Centro Universitário da FEI

Química Arthur Eduardo Pastore de LimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Química Camila Oliveira Alves de Vasconcelos Teixeira

Faculdades Oswaldo Cruz

Química Eduardo Capelari Renzano Universidade São Francisco (USF)

Química Jéssica Siqueira Mancilha Nogueira Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP)

Química Leonardo Vilar MouraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Química Letícia Scudeler Ruggero Instituto Mauá de Tecnologia

Química Loraine Iglesias Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Química Marco Aurélio de Moura Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Química Thayná Lorize Oliveira SilvaUniversidade Padre Anchieta (UniAnchieta)

Química Vivian Maria Menezes Garbellotto Universidade de São Paulo (USP-Lorena)

Telecomunicações Francis Freitas de MattosPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Telecomunicações Pedro Henrique Marquez MachadoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Têxtil Allan Baptista Reis Centro Universitário FEI

Instituto de Engenharia • novembro • 2018 • n º 528

www.iengenharia.org.br

especial prêmio instituto de engenharia