“e.e. dom josé de camargo barros” - indaiatuba - sp “trabalho de filosofia do 3º bimestre de...

9
“E.E. Dom José de Camargo Barros” - Indaiatuba - SP TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948” Homem de 1948” Bárbara, Claudia, Priscila, Rodnei, Vagner. Nº.: 08, 12, 43, 37, 40

Upload: rodrigo-trigueros

Post on 07-Apr-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: “E.E. Dom José de Camargo Barros” - Indaiatuba - SP “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” “Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem

“E.E. Dom José de Camargo Barros” - Indaiatuba - SP

““TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007”

““Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948”Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948”

Bárbara, Claudia, Priscila, Rodnei, Vagner. Nº.: 08, 12, 43, 37, 40

Page 2: “E.E. Dom José de Camargo Barros” - Indaiatuba - SP “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” “Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Artigo XIIIArtigo XIII – Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro – Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada estado.das fronteiras de cada estado.

2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este 2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.regressar.

ConcluindoConcluindo: Todo ser humano tem direito de ir e vir.: Todo ser humano tem direito de ir e vir.

Page 3: “E.E. Dom José de Camargo Barros” - Indaiatuba - SP “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” “Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Artigo XIVArtigo XIV – Todo ser humano, vítima de perseguição tem o direito de procurar e de – Todo ser humano, vítima de perseguição tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros paísesgozar asilo em outros países

2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição, legitimamente motivada 2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição, legitimamente motivada por crimes de direito como um ou por atos contrários aos objetivos e princípios das por crimes de direito como um ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.Nações Unidas.

ConcluindoConcluindo: Todo ser humano pode procurar ajuda em outros países em caso de : Todo ser humano pode procurar ajuda em outros países em caso de perseguição. perseguição.

Ex: Na época da ditadura vários artistas e políticos procuraram asilo em outros países, Ex: Na época da ditadura vários artistas e políticos procuraram asilo em outros países, por serem perseguidos politicamente.por serem perseguidos politicamente.

Page 4: “E.E. Dom José de Camargo Barros” - Indaiatuba - SP “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” “Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Artigo XVArtigo XV – Todo homem tem direito a uma nacionalidade. – Todo homem tem direito a uma nacionalidade.

2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar 2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.de nacionalidade.

ConcluindoConcluindo: Todo homem quando nasce tem direito a uma nacionalidade.: Todo homem quando nasce tem direito a uma nacionalidade.

Page 5: “E.E. Dom José de Camargo Barros” - Indaiatuba - SP “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” “Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Artigo XVIArtigo XVI – Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, – Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e dissolução.Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e dissolução.

2. O casamento não será valido com o livre e pleno consentimento dos nubentes.2. O casamento não será valido com o livre e pleno consentimento dos nubentes.

3. A família é o Núcleo natural e fundamental da sociedade e com direito a proteção da 3. A família é o Núcleo natural e fundamental da sociedade e com direito a proteção da sociedade e do estado.sociedade e do estado.

Concluindo:Concluindo: Todo homem tem direito de se casar, desde que, ambos sejam maiores Todo homem tem direito de se casar, desde que, ambos sejam maiores de idade, e sejam de consentimento dos dois.de idade, e sejam de consentimento dos dois.

Page 6: “E.E. Dom José de Camargo Barros” - Indaiatuba - SP “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” “Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Artigo XVIIArtigo XVII – Todo ser humano tem direito a propriedade, só ou em sociedade com – Todo ser humano tem direito a propriedade, só ou em sociedade com outros.outros.

2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.

Concluindo:Concluindo: Todo homem pode ter uma casa, morando ele só ou acompanhado, não Todo homem pode ter uma casa, morando ele só ou acompanhado, não podendo ser privado de sua casa.podendo ser privado de sua casa.

Page 7: “E.E. Dom José de Camargo Barros” - Indaiatuba - SP “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” “Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Artigo XVIIIArtigo XVIII – Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e – Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.observância, em público ou em particular.

Concluindo:Concluindo: Todo homem pode pensar e agir da maneira que quiser. Todo homem pode pensar e agir da maneira que quiser.

Page 8: “E.E. Dom José de Camargo Barros” - Indaiatuba - SP “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” “Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Artigo XIXArtigo XIX – Todo ser humano tem direito a liberdade de opinião e expressão; este – Todo ser humano tem direito a liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e procurar, receber e direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independente de fronteiras.transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independente de fronteiras.

Concluindo:Concluindo: Todo homem pode falar e expressar o que pensa, ou seja, falar suas Todo homem pode falar e expressar o que pensa, ou seja, falar suas opiniões. opiniões.

Page 9: “E.E. Dom José de Camargo Barros” - Indaiatuba - SP “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007” “Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Bibliografia

Artigos retirados da enciclopédia WiKpédia: www.wikpedia.com.br

Imagens retirados do clip-arte, cedidos pela Microsoft.

• Bárbara Izabela Benvenú, n°08

• Claudia Luchetta, n°12

• Priscila Piria, n°43

• Rodnei Luiz de Souza, n°37

• Vagner Bueno de Camargo, n°40