educaÇÃo em foco - prefeitura de cajamar de quadrinhos do brasil, o tico-tico. a sequência...

8
EDUCAÇÃO EM FOCO Diretoria de Educação de Cajamar Ano 3 nº 31 Abril de 2010 QUADRINHOS INVADEM A SALA DE AULA HQs ajudam alunos da EMEB Demétrio Pontes a criarem suas próprias histórias, incentivando a leitura e a escrita. Página 4 REALIZAÇÃO: APOIO: Evento de lançamento marca importância do projeto para o trabalho com a leitura e a escrita na rede municipal. Cajamar em Verso e Prosa PÁGINAS 6 Projeto criado e desenvolvido pela EMEB Maria Gonçalves com orçamento do fundo do CMDCA chega ao seu terceiro ano. De portas abertas PÁGINA 8 Confira como foi o primeiro encontro de agentes educacionais pela inclusão de alunos com deficiência. Todos pela inclusão PÁGINA 7

Upload: lekiet

Post on 10-Mar-2018

218 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

EDUCAÇÃO EM FOCODiretoria de Educação de Cajamar Ano 3 nº 31 Abril de 2010

QUADRINHOS INVADEM A SALA DE AULAHQs ajudam alunos da EMEB Demétrio Pontes a criarem suas próprias histórias, incentivando a leitura e a escrita. Página 4

Realização:

apoio:

Evento de lançamento marca importância do projeto para o trabalho com a leitura e a escrita na rede municipal.

Cajamar em Verso e Prosa

páginas 6

Projeto criado e desenvolvido pela EMEB Maria Gonçalves com orçamento do fundo do CMDCA chega ao seu terceiro ano.

De portas abertas

página 8

Confira como foi o primeiro encontro de agentes educacionais pela inclusão de alunos com deficiência.

Todos pela inclusão

página 7

2

EDITORIAL

Realização: Diretoria de Educação de Cajamar JoRnalistas Responsáveis: Luiz Ricardo da Silva MTB 23442/SP Rodrigo Shimizu MTB 46718 Comitê editoRial: Equipe de supervisão de ensino e assistentes pedagógicos da Diretoria de Educação Fotos: André Skamorauskas, Benê Rocha, Luiz Ricardo e Rodrigo Shimizu Capa:Alunos monitores dA exposição sobre HQs dA emeb demétrio pontes pRoJeto GRáFiCo e diaGRamação: Klickcomk Comunicação impRessão: A.R. Fernandez tiRaGem: 1.300 exemplares distRibuição: Escolas Municipais de Cajamar

EXPEDIENTE

BEM VINDO CAjAMAR EM VERSO E PROSA!

CartasEnvie seu comentário, crítica ou sugestão de pauta para o e-mail [email protected] ou para o endereço: Av. Pedro Celestino Leite Penteado, 994 - CEP: 07750-000 - Cajamar - São Paulo

VALORIZAÇÃO

CONSELHOS MUNICIPAIS

Prefeito anuncia pacote de benefícios para funcionários

CME e CACS-Fundeb indicam incorporação de benefícios

No dia 30 de abril, em evento realizado no paço municipal, o prefeito Daniel Fonseca reuniu representantes de todas as diretorias municipais para anunciar um pacote de benefícios para os funcionários públicos cajamarenses. “O funcionalismo é a força essencial para que os projetos dêem certo e esse pacote é voltado para valorizar e recompensar essa categoria que representa o poder público e que atua para atender a comunidade”, explicou. Confira os benefícios anunciados pelo prefeito:

• Direito a seis faltas abonadas durante o ano (uma por mês);

• Licença Prêmio (90 dias de descanso a cada cinco anos);

• Adicional por tempo de serviço (1% ao ano);

• Sexta parte (acréscimo de 1/6 do salário a cada 25 anos de trabalho na prefeitura);

• Licença Maternidade estendida de 120 para 180 dias (inclusive para mães que já estão afastadas);

• Licença Paternidade estendida de 3 para 5 dias;

• Folga no dia do aniversário;• Licença Nojo (luto) estendida para sobrinhos,

tios e cunhados.

É com muita felicidade que demos a largada para mais uma um Cajamar em Verso e Prosa. Diga-se de passagem que é o quarto ano consecutivo de vida deste concurso literário exclusivo para os nossos alunos, educadores, gestores e também os funcionários das trinta unidades escolares.

Saudamos mais uma vez nossa parceira de todos os momentos: Natura Cosméticos. Aproveito para agradecer à direção desta grande empresa pelo acolhimento caloroso em mais esta cooperação com a Prefeitura de Cajamar através da Diretoria de Educação. Todas as empresas do Brasil deveriam se espelhar nesse modelo de responsabilidade social que a Natura apresenta.

Convido os meus colegas educadores a trabalharem, desde já, o novo tema da nossa quarta edição: Os Encantos da Minha Escola. Vamos incentivar as colegas e os colegas (merendeiras, monitoras, auxiliares de serviços gerais e o pessoal da administração) a exercitar a escrita e, claro, a leitura. Boa sorte a todas e todos!

Quero destacar também nesta edição, a formação continuada destinada aos funcionários das escolas sobre inclusão. A iniciativa pioneira conta com o apoio da Mais Diferenças, organização que apoia o município a delinear políticas públicas de qualidade para a inclusão de alunos com deficiência.

Por fim, mas tão importante como as outras ações em destaque no Educação em Foco, felicito a reativação do Projeto de Portas Abertas na EMEB Maria Gonçalves de Freitas Gonçalves, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Parabenizamos também as 12 escolas da rede que retomaram o Projeto Vida Ativa, que tem como foco central oferecer opções de lazer, culturais e esportivas para a comunidade de seu entorno.

Não poderia deixar de ressaltar o apoio dado pelo prefeito Daniel Fonseca na execução de todos esses projetos e iniciativas. Desejo a todos uma boa leitura!

Irineu Lameira BelchiorDiretor de Educação

O pacote apresentado pelo Poder Executivo será votado na Câmara Municipal no próximo dia 12 de maio. Os vereadores compareceram ao evento e o próprio presidente do Legislativo, vereador João Missé, afirmou o compromisso na aprovação do pacote. O processo de valorização dos funcionários públicos municipais terá continuidade, sendo que outros benefícios serão incorporados ao longo da atual gestão.

As presidentes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, Andréa Rodrigues Dalcin e Sônia Edméa Tavares de Almeida, reuniram-se com o diretor de Educação, professor Irineu Lameira Belchior e com a chefe de departamento, Osana Barbosa, em reunião extraordinária no dia 30 de março, para discutir possíveis sugestões de benefícios que possam ser incorporados no Estatuto do Magistério e do Servidor Público. Foi apresentada também, proposta para contratação emergencial de professores de disciplinas específicas para atender a falta de educadores em algumas escolas de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.

As primeiras sugestões apresentadas pelo CME foram: substituir vale transporte por auxílio transporte; aumentar o valor do vale alimentação; implementação do anuênio; aumento por titulação sendo: especialização com 360h com 5% de aumento, mestrado com 12% de aumento

e doutorado com 15% de aumento; estudar a possibilidade de aumento salarial priorizando assim a valorização dos profissionais do magistério. A outra demanda discutida no encontro foi a contratação extraordinária de professores para atender a falta de profissionais de disciplinas específicas. O CME deu parecer favorável à contratação de professores com até metade do curso de graduação concluído para, inicialmente, ministrar aulas eventuais e, esgotada a classificação do processo seletivo os mesmos poderão ser contratados. Os conselheiros sugeriram ainda a inclusão de critérios que explicitem qual será a forma de classificação desses professores para efeito de atribuição das aulas.

As sugestões serão encaminhadas pelo professor Irineu ao prefeito Daniel e serão verificadas pelos departamentos jurídico e financeiro da Prefeitura quanto a sua viabilidade.

Anúncio aconteceu no Paço Municipal

3EDUCAÇÃO EMFOCO

Fotos: Luiz Ricardo

Professor Irineu acompanha Sérgio e Elizabete

Educadores na sala de reunião da DME

TODOS JUNTOS

Educação dialoga com as diretorias de Saúde e Cultura

SAÚDEAvanço da dengue gera estado de alerta

A primeira conversa aconteceu no início de abril no casarão de número 994, da avenida Pedro Celestino Leite Penteado, na Vila Santa Terezinha, envolvendo as gestoras das 30 unidades escolares e mais representantes das pastas de Cultura e Lazer e Saúde. “Não é para criar terrorismo entre as pessoas, porém, a situação é delicada. Cada pessoa precisa cuidar de seu quintal de maneira consciente. Claro, todo material inservível (não utilizado) dever ser eliminado”, comentou a médica-veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Marcela Galaschi.

De acordo com o diretor de Educação, professor Irineu Lameira Belchior, um trabalho de conscientização junto aos alunos será realizado uma vez por semana. Para isto, a Diretoria de Saúde disponibilizará jogos educativos sobre a Dengue como o Tapete Educativo e o Jogo da Memória.

Para os diretores e coordenadores pedagógicos, a médica Marcela lembrou que as crianças são ótimas multiplicadoras de informações em casa e ainda cobram posturas corretas dos pais. “Cajamar tem 20 mil imóveis e não temos como dar conta de todos. Em Franco da Rocha, Jundiaí e Santana de Parnaíba já foram registrados casos da doença. Precisamos mudar o comportamento das pessoas sobre a Dengue”, arrematou a médica veterinária.

CULTURAFormando Público

Elizabete Araújo da Silva e Sérgio Carvalho da Fonseca, pela Cultura, apresentaram dois projetos. “Tudo o que apresentamos não é rígido; é negociável”, disse Sérgio, referindo-se aos horários das duas propostas. No espaço próprio da diretoria de Cultura, em duas sextas-feiras por mês será disponibilizado o espetáculo A Greve-Guerra; sempre às 15 horas. A capacidade é de 90 pessoas.

Segundo Sérgio, os professores interessados na peça deverão fazer uma introdução do tema histórico da greve em sala de aula. “Todo espetáculo mostra situações a partir da visão do dramaturgo que auxilia no desenvolvimento do sentido crítico do espectador”, explicou.

Um convênio firmado com a ONG Programadora Brasil, no início de 2009, permite à Cultura exibir filmes brasileiros com quitação da mídia e dos direitos autorais por dois anos. “Além do caráter de entretenimento que o cinema possui, buscamos criar novos consumidores das artes em nossa cidade e desenvolver o espírito empreendedor nos futuros produtores artísticos. O professor pode assistir ao filme antes dos alunos”, afirmou Sérgio.

As exibições também acontecerão na própria diretoria de Cultura uma quarta-feira por mês, às 20 horas. Uma lista de produções predeterminada será disponibilizada aos professores. Ao final de cada sessão, será realizado um debate sobre o tema entre os alunos e um convidado da Cultura.

Marcela, chefe da divisão de Zoonoses

4

A gestão da escola ampliou o acervo da biblioteca como novas aquisições de HQs Algumas produções dos alunos que participaram do projeto

ENSINO FUNDAMENTAL

Quadrinhos mobilizam leitura e escrita na EMEB Demétrio PontesHomem Aranha, Mafalda, Superman,

Batman, Menino Maluquinho e Turma da Mônica, personagens clássicos das Histórias em Quadrinhos saíram diretamente dos gibis para ajudar os alunos da 6ª série da EMEB Demétrio a ler, escrever e criar suas próprias histórias durante as aulas de Língua Portuguesa do professor Ricardo da Silva.

“O uso das Histórias em Quadrinhos para o ensino da Língua Portuguesa desperta a atenção dos alunos e proporciona o estudo de um gênero complexo que envolve leitura de imagens, interpretação de texto e uso de recursos de linguagem característicos das HQs”,

explica o professor.A ação contou

com o apoio da diretora da escola Maria Lúcia Dutra Ladeira e da assessora pedagógica Maria das Dores que ajudaram a ampliar o acervo da biblioteca com a aquisição de coletâneas de histórias em quadrinhos, como os primeiros exemplares da revista Homem Aranha e uma edição especial da primeira revista de quadrinhos do Brasil, o Tico-Tico.

A sequência didática criada pelo professor Ricardo teve aproximadamente um mês de duração, num total de 24 aulas e pode ser conferida no site da Diretoria de Educação. As atividades contaram com várias etapas que envolveram a leitura por prazer, a

aproximação do gênero a partir de artigos de divulgação científica (Revista Ciência Hoje) e de livros didáticos, exibição de filmes baseados em HQs, adaptação de HQs para o gênero narrativo conto e finalmente a criação de histórias em quadrinhos pelos alunos.

A etapa final da sequência foi uma exposição organizada pelos estudantes que juntos criaram uma linha do

tempo das HQs no Brasil e no mundo, desde a primeira HQ brasileira

criada por Angelo Agostini, a Nhô-Quim, até os mangás japoneses da década de 90. “A história em quadrinhos ajuda a gente a entender histórias, é mais fácil e divertido ler e escrever com a ajuda dos gibis”, comentou o aluno Mateus Santos, da 6ª série.

Todos os alunos da escola visitaram a exposição dos alunos da 6ª série e apreciaram todo o

acervo de história em quadrinhos disponível na

biblioteca e que foi dividido cronologicamente e por

autores, como Walt Disney, Stan Lee, Ziraldo, Quino e Bill

Waterson.Confira a sequência didática

completa em: http://www.cajamar.sp.gov.br/portal/direducacao

Contato da EscolaEMEB Demétrio PontesDiretora: Maria Lúcia Dutra LadeiraAssessora Pedagógica: Maria das DoresBezerra SilvaE-mail: [email protected]: (11) 4408-0555

Turma da 6ª A que participou da exposição de Histórias em Quadrinhos na EMEB Demétrio Pontes

Foto

s: Ro

drig

o Sh

imiz

u

5EDUCAÇÃO EMFOCO

AO ALCANCE DE TODOS

Projeto Vida Ativa retoma atividades em 12 escolas municipais

Doze unidades retomaram as atividades do Projeto Vida Ativa com ações artísticas, culturais, esportivas e oficinas sempre aos sábados e domingos. De acordo com a coordenadora da iniciativa, Margarida Carvalho Couto, a EMEB Paraíso em breve vai oferecer o benefício ao seu entorno.

Aos sábados e domingos, no horário das 8 às 17 horas, as escolas participantes oferecerem uma gama de atividades como aulas de informática ou de dança e oficinas artesanais como aula de crochê e até patchwork. Veja onde e quais as ações são oferecidas:

Experiências desenvolvidas nos finais de semana nas escolas municipais durante 2009.

Foto

s: Ro

drig

o Sh

imiz

u

Desde setembro de 2008 diversas escolas oferecem opções culturais, esportivas e de lazer aos finais de semana

VIDA ATIVA – ATIVIDADES OFERECIDAS PARA A COMUNIDADE

NOME DA ESCOLA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

EMEB Arnaldo Correia da Silveira Estrada Francisco Missé, n.º 51 – Ponunduva(11) 4408-1001 – 4408-0008

Futebol, informática, jogos de mesa e artesanato

EMEB Antonio Carlos CarvalhoRua Rubens Barbosa, 250 – Jordanésia(11) 4447-4598 – 4407-8185

Futsal masculino e feminino, vôlei, aeróbica, tênis de mesa, Informática, artesanato (pintura em tecido e crochê), teatro, dança do ventre, leitura, caraokê, jogos e brincadeiras

EMEB Bairro do ParaísoRua Charqueada, s/n.º - Polvilho(11) 4498-0117 – 4498-0088

Informática, decoupagem e reciclagem (artesanato), jogos e brincadeiras diversas (recreação)

EMEB Gato PretoRua das Paineiras, n.º 338(11) 4407-1090

Artesanato, espaço lúdico (jogos e brincadeiras), culinária, teatro e jogos de tabuleiro

EMEB Lucy Apparecida BertonciniRua Alambari, 41 – Jardim Maria Luiza(11) 4447-3056

Informática, futebol, jiu jitsu (arte marcial), manicure, padaria artesanal, artesanato (fuxico), jogos recreativos e educativos

EMEB Maria Elce Martins BertelleRua das Cisalpinas, 250 – Jordanésia(11) 4407-1108 – 4407-8099

Informática, pintura e desenho, bordado (artesanato), inglês, sabão artesanal e Jogos diversos

EMEB Maria de Lourdes MattarRua José Rangel de Mesquita, n.º 405 – Polvilho (11) 4498-0163 – 4448-0019

Informática, pintura e desenho, bordado (artesanato), inglês, sabão artesanal e Jogos diversos

EMEB Odir Garcia de AraújoEndereço: rua Teodoro Sampaio, 411, Jd. Adelaide, Polvilho. Fones: 4498-0114 e 4448-0062

Informática, teatro, artesanato e dança

EMEB República do PanamáRua Eng.º Sérgio S. Harada, 95 – Polvilho(11) 4498-0116

Informática, futsal, tênis de mesa, artesanato (várias oficinas) e jogos recreativos

EMEB Jardim São LuizRua Belmiro Campos Cortez, 99 – Polvilho(11) 4408-5454 – 4448-0042

Informática, futsal masculino e feminino, capoeira, inglês e handebol. A direção da unidade informa que existem propostas para novas oficinas

EMEB Veneranda de Freitas PintoEstrada Flávio Beneducce, n.º 80 – Centro(11) 4446-6462 – 4446-9009

Informática, futebol, violão (música), crochê, atividades manuais e jogos recreativos e de tabuleiro

EMEB São BeneditoKm. 43 da Rodovia Anhanguera(11) 4407-5167 – 4407-5004

Informática, história e teatro, fuxico, pintura em tecido, crochê, tear e bijouteira, pintura em tela, trabalho com sucata, pintura acadêmica, patchwork e brincadeiras diversas

6

CONCURSO LITERÁRIO

Cajamar em Verso e Prosa emociona mesmo na escuridão

As palavras possuem força para transformar! Ainda mais quando posicionadas em sequência, seja numa frase, num pequeno parágrafo ou até mesmo em algo mais complexo, como num livro. A junção de substantivos, verbos e adjetivos tem o poder de consolidar o abstrato (ódio, amor ou o pavor) em algo real e muito próximo do ser humano. Desta forma o “lápis falante”, na voz firme e cativante do ator Alexandre Pessôa, ganhou vida e a simpatia dos convidados durante a festa de lançamento do 4º Concurso Cajamar em Verso e Prosa. As palavras transportaram todos para um mundo imaginário, entretanto, sereno, instável e muito emocionante.

É desta mesma forma que o concurso literário da Rede Municipal de Ensino Público pretende seduzir alunos, funcionários, professores e gestores das 30 unidades municipais e apresentarem seus trabalhos, divididos em sete categorias. O prazo final para a entrega dos textos é o dia 2 de julho.

Exemplo RegionalO município é um dos 200 no Brasil que

é parceiro da Natura Cosméticos em diversas ações. “Para a Natura é um prazer imenso ser parceira no Cajamar em Verso e Prosa. Assim como a Natura, eu acredito piamente que é

através de uma educação de qualidade que vamos promover mudanças estruturais no país. Cajamar é um dos destaques devido ao trabalho que a sua rede desenvolve”, palavras da representante empresa da Rodovia Anhanguera, Luara Maranhão,

Já sem energia elétrica em parte de Cajamar-Centro, o prefeito Daniel Fonseca lembrou que os altos investimentos financeiros credenciam a cidade como referência na educação. “É um orgulho a gente poder contar com uma colaboradora como a

Natura. Realmente, somos exemplos para os nossos vizinhos”, disse Daniel.

Para o diretor municipal de Educação, professor Irineu Lameira Belchior o exemplo da empresa deveria ser seguido em todo o Brasil. “É uma maneira de promover o bem estar da comunidade e de fazer a vida um pouco mais digna. Um país se constrói com livros e homens. A educação é responsável por essa construção. Daqui a 100, 200 anos, estes livros escritos pelos nossos alunos, professores e funcionários, servirão de pesquisas para as gerações futuras”, predisse o professor Irineu.

Luara: “Assim como a Natura, eu acredito piamente que é através de uma educação de qualidade que vamos promover

mudanças estruturais no país”

Ator Alexandre Pessôa declama poesias durante lançamento do concurso

Vereador Neizão, a primeira-dama Neia Fonseca, prefeito Daniel, Irineu Belchior, Luara e Lilian Steffens (Faccamp)

Fotos: André Skamorauskas

Evento de Lançamento continuou com declamações de memórias e poesias mesmo com a queda da luz na Câmara Municipal

7EDUCAÇÃO EMFOCO

Monitores apresentam letra de ciranda apresentada por um dos grupos

Salão Paroquial em Cajamar Centro ficou lotado durante formaçãoA palestrante Maria Sirley presenteou o prefeito Daniel com dois livros de sua autoria sobre a inclusão escolar

Momento de formação dos grupos durante o encontro

“Todos somos educadores”. A frase da merendeira Gorete dos Santos sintetiza o envolvimento de auxiliares administrativos, merendeiras, monitores educacionais e gestores presentes na primeira formação de funcionários para inclusão de alunos com deficiência, iniciativa da Prefeitura de Cajamar com o apoio da OSCIP Mais Diferenças realizada no dia 22 de maio. O encontro foi um momento de destaque do Programa Educar na Diversidade, desenvolvido pela administração local desde 2009, e que este ano ampliou suas ações para a inclusão de alunos com deficiência na rede municipal. Além da formação com os professores, gestores e equipe técnica da Diretoria de Educação, 120 funcionários das escolas municipais participaram de um encontro de 8 horas com orientações práticas para garantir a inclusão como um direito de todos os alunos.

O evento contou com a presença do prefeito Daniel Fonseca que relatou de forma emocionada sua experiência com problemas de visão. “Na época da faculdade perdi temporariamente a visão por um problema na retina. Foi então que percebi como as instituições têm pouca estrutura para receber um aluno com deficiência visual. Senti que nossas limitações podem ser superadas, mas que infelizmente muitas pessoas ignoram nossas dificuldades e a sociedade em geral ainda tem restrições para incluir de fatos as pessoas com algum tipo de deficiência”, relatou o prefeito, sensibilizando os participantes ao descrever as dificuldades de locomoção e a falta de solidariedade das pessoas nesses momentos.

O diretor de Educação, Professor Irineu Lameira Belchior, também prestigiou o evento e falou da importância de investir cada vez mais em políticas públicas para a inclusão de alunos com deficiência e ampliação da acessibilidade nas escolas. “A escola pública é um bem de todos e o poder público tem o dever de garantir o acesso de todos a esse bem comum. Os educadores presentes nessa formação também são multiplicadores desse compromisso de respeito à diferença que se manifesta na escola pública”, afirmou o professor Irineu.

O encontro teve início com uma palestra da consultora formadora da Mais Diferenças, Maria Sirley dos Santos. “A formação começa quando nascemos e acaba apenas no fim da nossa vida. É preciso humildade para reconhecer que de alguma forma sempre aprendemos com o outro”, comentou Maria Sirley. Durante a formação os funcionários compartilharam suas experiências escolares no atendimento do aluno com deficiência e refletiram sobre esse cuidado com apoio da equipe da OSCIP Mais Diferenças: Ana Lucia Bünecher, Ayeres Brandão, Maria Edineide Bezerra Linhares, Priscila Collet e Vagner Martins. Ao final, cada um dos quatro grupos formados apresentou em forma de música, poesia e até cantiga de roda a contribuição do encontro para a prática de cada um. “Antes não existia esse “todos” (diretores, professores e funcionários), mas hoje me senti incluída nessa inclusão”, comentou Claudiete Alves

Bezerra, auxiliar de serviços gerais da EMEB Lucy Apparecida Bertoncini.

PROGRAMA EDUCAR NA DIVERSIDADE

Cajamar promove 1ª formação de funcionários pela inclusão

Foto

s: Lu

iz R

icar

do e

Rod

rigo

Shim

izu

Encontro reuniu 120 funcionários das escolas municipais de Cajamar e aproximou práticas de inclusão das equipes escolares

8

PORTAS ABERTAS

EMEB Maria Gonçalves é opção de lazer para o Pq. São Roberto

Desde o dia 24 de abril, os moradores do Complexo do Parque São Roberto desfrutam de uma acessível e divertida opção de lazer. A EMEB Maria Gonçalves de Freitas Gonçalves retomou o Projeto Portas Abertas, que tem como objetivo fundamental oferecer uma variada gama de atividades esportivas, culturais para crianças, adolescentes e adultos do seu entorno.

Assim, todos os sábados e domingos, das 8 às 17 horas, os moradores tem acesso a aulas de informática, dança, música (violão), futebol de salão (masculino e feminino), caratê e artesanato. Tudo de graça! Isto é possível devido a parceria firmada entre a escola municipal com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cajamar.

De acordo com o coordenador do projeto, Wagner Alves de Souza, o repasse do CMDCA para a manutenção das atividades é de R$ 12.810,00 por mês. “Nossa intenção é de tirar as crianças das ruas oferecendo atividades diversas”, comentou Wagner. Os interessados devem procurar a secretaria da escola para fazer a matricula na oficina, curso

ou modalidade esportiva desejada.O grupo gestor da escola e mais

representantes da Associação de Pais e Mestres e do CMDCA reiniciaram as atividades do projeto no dia 24 de abril, com a presença do prefeito Daniel F erreira, Professor Irineu Lameira Belchior (diretor de Educação) e da supervisora de Ensino Telma Belchior Campos, além de pais e alunos.

Saiba mais sobre o projeto pelos telefones da escola (11) 4447-4912 ou 44078106 ou pelo e-mail [email protected].

As oficinas, cursos e as atividades esportivas começam sempre às 8 e se estendem até às 17 horas, sempre aos sábados e domingos

Wagner, Catarina, prefeito Daniel Fonseca, Professor Irineu Belchior (Educação) e Áurea Martins (APM).

A partir da esquerda, os professores e instrutores que trabalham no projeto: Benedito Donizete da Silva (Violão), Patrícia dos Santos Biano (Arte/Leitura), Gabriela Camparoni (Educação Física), Rodolfo Binatto (caratê), Daniel Alves de Ameida e Jean Carlos Pereira (Informática), Gláucia Mendonça dos Santos (Artesanato), Aline Santos Matias (secretaria), Rosemeire Santos Silva (monitora) e Danilo de Lima Valverde e Ireide dos Santos (Dança). Mais Rômulo Azzone (Caratê) e Ricardo Oliveira (Futebol de Salão).

Alguns dos produtos confeccionados na Oficina de Artesanato.

Foto

s: Lu

iz R

icar

do